Sunteți pe pagina 1din 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Pedagogia
5a Srie Fundamentos e Metodologia de Lngua Portuguesa
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Denise F. B. Marquesin


Faculdade Anhanguera de Jundia

Maria da Graa Torres Bagne


Faculdade Anhanguera de Jundia

Pedagogia 5 Srie - Fundamentos e Metodologia de Lngua Portuguesa

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Atuar com tica e compromisso com vistas construo de uma sociedade justa, equnime, igualitria. Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superao de excluses sociais, tnico-raciais, econmicas, culturais, religiosas, polticas e outras. Relacionar as linguagens dos meios de comunicao aplicadas educao, nos processos didtico-pedaggicos, demonstrando domnio das tecnologias de informao e comunicao adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Produo Acadmica

Leitura de textos tcnicos e literrios. Pesquisa em fontes virtuais e fsicas. Apreciao de imagens fotogrficas. Elaborao de apresentao final em PowerPoint.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco componentes, sob a orientao do tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que sero mantidas durante todas as etapas, devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado1 , com o seguinte padro:

Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 20 para ttulo, 16 subttulo e 14 para o texto do slide; At 15 slides, sendo: 1. Capa no primeiro slide (capa), dever conter: Logo da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do tutor a distncia; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
Maria da Graa Torres Bagne

Denise F. B. Marquesin

Pedagogia 5 Srie - Fundamentos e Metodologia de Lngua Portuguesa

Pg. 3 de 3

2. Introduo apresentar de forma breve o tema pesquisado; 3. Desenvolvimento abordar as etapas pesquisadas; 4. Consideraes finais apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa; 5. Referncias bibliogrficas indicar as fontes de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT.

DESAFIO
Este desafio consiste na produo de uma apresentao em PowerPoint, com os contedos de cada etapa realizada. O objetivo ampliar a compreenso dos alunos sobre as possibilidades de comunicao e de trabalho com a Lngua Portuguesa em sala de aula, tendo o texto como objeto de estudo. Os alunos podero utilizar a criatividade ao mesmo tempo em que estaro refletindo sobre os contedos abordados ao longo da disciplina.

Objetivo do Desafio
Produo de apresentao em PowerPoint.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc se aproxime do conceito de variao lingustica e perceba a diferena entre a lngua falada e a escrita. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler, no Livro-Texto da disciplina - Aquisio de Linguagem. Aps a leitura, pesquisar em outras fontes bibliogrficas de sua preferncia sobre as principais diferenas entre a fala e a escrita. Passo 2 (Equipe) Produzir um quadro com as principais diferenas entre a linguagem verbal e a escrita. Organizar as informaes de modo claro e completo. Este registro deve ser desenvolvido em at 2 (dois) slides que devem fazer parte da apresentao final. Passo 3 (Equipe) Elaborar uma lista de ao menos vinte palavras cuja fontica alterada no momento da fala (exemplo: manteiga e mantega). Selecionar oito palavras que o grupo julgar mais interessantes e montar em at 3 slides a apresentao das palavras indicando a escrita convencional brasileira, a forma com que pronunciada (na regio em que voc se encontra) e uma pequena figura/foto ilustrando a palavra. Lembrar-se de citar corretamente as referncias de todas as imagens coletadas.

Denise F. B. Marquesin

Maria da Graa Torres Bagne

Pedagogia 5 Srie - Fundamentos e Metodologia de Lngua Portuguesa

Pg. 4 de 4

Passo 4 (Equipe) Selecionar ao menos vinte palavras que possuem variao lingustica (exemplo: mandioca a uma raiz branca utilizada para culinria. Ela recebe esse nome na regio Sul do Brasil, e recebe o nome de aipim na regio Nordeste do Brasil). Selecionar as oito palavras que o grupo julgar mais interessantes e montar at 3 slides registrando o significado de cada palavra, sua imagem e as formas utilizadas para sua nomeao em diferentes regies.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc entenda que a lngua tem natureza homognea e heterognea, e dotada de ordem e sistematizao. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, nas ruas e avenidas da cidade onde moram, placas publicitrias, outdoors ou anncios com textos que contenham erros ortogrficos e/ou de coerncia verbal e nominal. Registrar por fotografias todas as ocorrncias encontradas. Caso no encontrem muitos textos, recorrer a imagens j coletadas e armazenadas em sites de domnio pblico. Neste caso, lembrar-se de atribuir a autoria das imagens e de citar corretamente as fontes. Passo 2 (Equipe) Discutir sobre os problemas da lngua convencional encontrados nos textos das placas / outdoors / anncios. Selecionar, no mnimo trs e no mximo seis textos e/ou expresses para anlise. Passo 3 (Equipe) Apresentar em at 3 slides as imagens contendo os textos, a escrita convencional e as reflexes do grupo.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc se aproxime de elementos da lngua que transformam a funo comunicativa em prazer, discusso, arguio, defesa, entre outras funes com propsito social. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler, no Livro-Texto da disciplina Poder da Palavra Capacidade para Comunicao. Aps a leitura, pesquisar em outras fontes bibliogrficas de sua preferncia sobre a linguagem verbal e a comunicao entre as pessoas.

Denise F. B. Marquesin

Maria da Graa Torres Bagne

Pedagogia 5 Srie - Fundamentos e Metodologia de Lngua Portuguesa

Pg. 5 de 5

Passo 2 (Equipe) Produzir um slide com os principais apontamentos do texto lido. Organizar as informaes de modo claro e completo. Este registro compor um slide para compor a apresentao final. Passo 3 (Equipe) Ler e discutir a parbola indicada:

ESOPO. A melhor e a pior coisa do mundo. Disponvel em: < https://docs.google.com/file/d/0B8qKHuHMENvZGZkdUhDN2FjRDQ/edit?usp=sharing >. Acesso em: 13 jan 2013.

Passo 4 (Equipe) Realizar uma anlise interpretativa do texto lido, colocando as percepes do grupo a respeito das possibilidades de sentido oferecidas pela leitura de tal parbola. Elaborar um slide com o registro desta reflexo.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc se aproxime de alguns gneros literrios e estabelea relaes entre as formas de estrutura, aspectos gramaticais e mensagens. Outro aspecto direciona-se preparao para a leitura e as possibilidades de trabalho com os diferentes gneros. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Revisar os estudos realizados envolvendo a linguagem oral e a lngua escrita. Discutir sobre as formas de comunicao: dilogo, entrevista, tempestade cerebral (brainstorm), estudo de casos, exposio e reunio. Verificar suas caractersticas no Livro-Texto da disciplina. Passo 2 (Equipe) Pesquisar sobre os diferentes gneros literrios conhecidos pela equipe e fazer uma lista com no mnimo dez gneros encontrados pelo grupo. Montar uma lista em at 2 slides explicativos. Passo 3 (Equipe) Selecionar um nico gnero literrio. Descrever sua estrutura lingustica, detalhar suas caractersticas e exemplificar em um slide claro e objetivo. A equipe pode utilizar imagens que dialoguem com os textos e auxiliem na compreenso dos conceitos, evidenciando seu movimento de pesquisa. Passo 4 (Equipe) Organizar o material produzido ao longo de todas as etapas, formatando e padronizando todos os slides em um nico arquivo, com extenso .ppt. importante respeitar a sequncia

Denise F. B. Marquesin

Maria da Graa Torres Bagne

Pedagogia 5 Srie - Fundamentos e Metodologia de Lngua Portuguesa

Pg. 6 de 6

dos passos, para garantir o entendimento da pesquisa realizada. Postar a apresentao na plataforma virtual, dentro do prazo estipulado, para avaliao do tutor a distncia.

Livro-Texto da Disciplina
GOMES, Maria Lucia de Castro. Metodologia do Ensino de Lngua Portuguesa. Curitiba: IBPEX, 2011. PLT 240.

Critrios de Avaliao
Sugere-se como critrio de avaliao que o aluno tenha:

Demonstrado apropriao dos saberes elementares sobre a temtica abordada. Ampliado seu campo de conhecimento terico e prtico acerca da formao profissional, cultural e social. Realizado a leitura e reflexo dos textos sugeridos e discutido com o grupo as implicaes educacionais dos mesmos. Produzido a apresentao em PowerPoint dentro dos padres especificados, com reflexes claras e objetivas acerca da temtica estudada, contemplando os registros, anlises e produes de todas as etapas, de modo completo e deixando transparecer o aprendizado realizado durante o desafio.

Denise F. B. Marquesin

Maria da Graa Torres Bagne

S-ar putea să vă placă și