Sunteți pe pagina 1din 6

CURSO EFA / SECUNDRIO ST e IE 2012 / 2015 rea de Competncia: Sociedade, Tecnologia e Cincia UFCD (6): URBANISMO E MOBILIDADE Resultado

o de Aprendizagem (1) Competncia: Associar conceitos de construo e arquitectura integrao social e melhoria do bem-estar individual. Tema: Construo e Arquitetura Ficha de validao FORMANDO:_______________________________________________________N ____ Data ___ / ___ / _____ Objetivos da UFCD: Identificar, compreender e intervir em questes de relao entre habitao, meios de subsistncia, relacionamento social e mobilidade em ambiente rural ou urbano, na perspetiva da contribuio para a harmonizao e melhoria da qualidade de vida. Sociedade Competncia: Atuar no plano da construo e arquitetura dos espaos fsicos, identificando diferentes tipos de alojamento familiar associados a modos de vida particulares, no sentido da melhoria do bem-estar social, da qualidade de vida e da integrao sociocultural.
Tipo I: Identificar diferentes espaos funcionais nos alojamentos das famlias portuguesas em funo de tradies socioculturais. Tipo II: Compreender apropriaes diferenciadas dos espaos de um alojamento familiar e suas necessidades. Tipo III: Explorar modos de integrao de famlias deslocadas de determinado tipo de alojamento para outros contextos sociais.

S1. As casas possuem reas reservadas a diferentes funes, por exemplo, para dormir o quarto. Apresente outros espaos funcionais dos alojamentos das famlias portuguesas em funo de tradies socioculturais.

S2. As famlias ao longo do tempo fazem modificaes nas suas habitaes. Apresente exemplos comuns de alteraes na casa e a(s) razo(es) das mesmas.

Formadores: Ftima Henriques e Joaquim Marques

Junho 2013 EFA ST e IE

Pgina 1 de 6

Leia a notcia da rtp (http://www.rtp.pt/noticias/?article=197295&layout=123&visual=61&tm=8&, consultado em 29/5/2013) Ciganos da Quinta da Fonte vo ser realojados temporariamente (14 Jul, 2008, 18:20)
Algumas pessoas da comunidade cigana residentes na Quinta da Fonte, Loures, vo ser realojadas temporariamente at que a situao de segurana seja normalizada. O plano foi revelado pela Pastoral dos Ciganos e pela Federao dos Ciganos de Portugal, aps o encontro hoje com a Governadora Civil de Lisboa. A comunidade cigana sai do bairro at que os nimos acalmem, mais tarde a comunidade regressa. por agora este a estratgia a seguir e que foi aceite pela comunidade cigana, como relata o jornalista Vtor Rodrigues Oliveira.

S3. No caso relatado, devido a problemas de segurana, algumas pessoas da comunidade cigana foram realojadas noutro local. Transparece da notcia problemas de integrao de algumas pessoas de etnia cigana na Quinta da Fonte. Estas situaes so muito comuns pois quando as comunidades ciganas que viviam em acampamentos ou em barracas so instaladas em habitaes normais, para alm dos problemas de aceitao social pelos vizinhos, tambm tm problemas de adaptao nova habitao. Comente este assunto.

Tecnologia Competncia: Atuar ao nvel das tecnologias inovadoras de construo na otimizao das condies de habitabilidade e arquitetura ajustadas.
Tipo I: Identificar diferentes tecnologias utilizadas nos atuais materiais de construo. Tipo II: Compreender a introduo de novos materiais como meio para melhorar as condies de habitabilidade e durabilidade das construes e de diminuio de custos. Tipo III: Explorar o desenvolvimento de novos materiais como resposta a recuperaes inovadoras de edifcios antigos ou a construo de novos edifcios de arquitectura inovadora, com respeito pelos crescentes critrios de segurana ssmica, de isolamento trmico e acstico, ou de incluso de servios. T1 Identifique materiais de construo tradicionais.

T2 Os materiais de construo tm evoludo e h atualmente materiais de construo com a designao de ecoeficientes. Em que consiste este tipo de materiais? Qual a razo dos investigadores e empresas desenvolverem estes materiais?

Formadores: Ftima Henriques e Joaquim Marques

Junho 2013 EFA ST e IE

Pgina 2 de 6

Cincia Competncia: Atuar ao nvel das propriedades dos materiais, tradicionais e modernos, em funo das necessidades e qualidade da construo (por exemplo, tintas ecolgicas, isolantes reciclados, etc.) e/ou ao nvel das quantidades desses materiais em funo das reas ou volumes em que sero utilizados.
Tipo I: Identificar o papel da esttica, soma de foras e de momentos de foras no projecto de estruturas de uma habitao e a noo de vector como conceito fundamental. Tipo II: Compreender o modo de determinar as condies de equilbrio esttico em situaes simples (por exemplo, de uma escada de comprimento, altura e inclinao conhecidas), associando essas condies de equilbrio lgebra de vectores. Tipo III: Relacionar as propriedades do beto (compresso) e do ferro (extenso) com a sua utilizao na fabricao dos elementos estruturais das construes de beto armado, com nfase no seu papel s cargas e s vibraes. Estimar quantidades de material a usar, em funo das reas e volumes envolvidos, bem como o tipo de material adequado a certas especificidades, como a resistncia ao esforo, por exemplo.

A famlia Antunes mudou-se da cidade para o campo. Foram viver para a antiga casa dos pais do Sr. Antunes. Mas a casa precisa de algumas reparaes. Considera os seguintes dados que se referem planta da casa apresentada ao lado. Todas as medidas facultadas esto em metros; A casa mede de altura 3 metros; As portas interiores medem 90

centmetros de comprimento por 2 metros de altura; As portas exteriores medem 1 metro de comprimento por 2 de altura; As janelas das casas de banho medem 1 metro de comprimento por 1 metro de altura. Todas as outras janelas medem 1,2 metros de comprimento por 1 metro de altura.

Formadores: Ftima Henriques e Joaquim Marques

Junho 2013 EFA ST e IE

Pgina 3 de 6

(C1) Calcula a rea de cada uma das divises da casa.

(C2) Calcula a rea total da habitao.

(C3) O cho dos quartos era de alcatifa. Como est velha e j no se usa vai ser substituda por soalho de madeira. Cada metro quadrado de soalho custa 14 euros. Qual o valor total a despender para pavimentar os quartos?

(C4) O cho da sala vai ser pavimentado com mosaicos. Cada caixa tem 9 mosaicos que perfazem um 1 m . (C4.1) Quantas caixas vai ter de comprar o Sr. Antunes?

Formadores: Ftima Henriques e Joaquim Marques

Junho 2013 EFA ST e IE

Pgina 4 de 6

(C4.2) Quantos mosaicos so utilizados no total?

(C4.3) Sabendo que cada metro quadrado vendido a 24 euros, qual foi o custo total?

(C4.4) Calcula quantos metros de rodap so necessrios adquirir para a sala.

(C5) Os azulejos das casas de banho vo ser todos eles substitudos. As paredes das casas de banho vo ser todas elas revestidas de azulejos. (C5.1) Quantos metros quadrados de azulejo sero necessrios adquirir?

(C5.2) O metro quadrado dos azulejos vendido a 18 euros. Qual o custo total?

(C5.3) Cada caixa traz 25 azulejos quadrados que perfazem 1 metro quadrado.

Formadores: Ftima Henriques e Joaquim Marques

Junho 2013 EFA ST e IE

Pgina 5 de 6

(C5.3.1) Quantas caixas so necessrias?

(C5.3.2) Quais as dimenses de cada azulejo?

(C6.) Explique o que uma casa energeticamente eficiente e quais as vantagens deste tipo de habitao.

Formadores: Ftima Henriques e Joaquim Marques

Junho 2013 EFA ST e IE

Pgina 6 de 6

S-ar putea să vă placă și