Sunteți pe pagina 1din 43

LEGISLAO A SER CONSULTADA:

CONSTITUIO FEDERAL CDIGO CIVIL CDIGO DE PROCESSO CIVIL CDIGO PENAL ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE (LEI N. 8.069/90) ESTATUTO DO IDOSO LEI MARIA DA PENHA( n. 11.340/2006) LEI N. 5.478/68 ( Alimentos) LEI N. 6.015/73 ( Registro Pblicos) LEI N. 8.009/90 ( Bem de Famlia) LEI N. 9.263/96 ( Planejamento Familiar) LEI N. 11.105/2005 ( Destinao dos embries excedentes) LEI N. 11.804/2008 ( Alimentos gravdicos) Lei da Alienao Parental Dec- Lei: 3.200/1941 ( casamento entre colaterais do segundo grau) Resoluo n. 1358/92 do CFM

CONTEDO PROGRAMTICO: UNIDADE I: Direitos de Famlia. Princpios do Direito de Familia Casamento: Conceito. Capacidade. Impedimentos. Causas Suspensivas. Divrcio Direto (Judicial e Administrativo)

Unio Estvel. Direito Parental: da relao de parentesco. Direito de filiao. Dvidas e Impugnao filiao. Reconhecimento de filhos. Adoo. Poder Familiar. Proteo pessoa dos filhos. Alienao Parental. Guarda, Alienao Prental Tutela e Curatela. Alimentos Alimentos gravdicos UNIDADE II: Direito Patrimonial de Famlia: Do Bem de Famlia. Regime de bens. Usufruto e administrao dos bens dos filhos menores. Sucesso em geral. Herana e sua administrao. Princpio da Saisine Aceitao e renncia da herana Capacidade para suceder Excludos da sucesso (indignidade e deserdao). Sucesso legtima (descendentes, ascendentes, colaterais, cnjuge e companheiro) Direito de representao. BIBLIOGRAFIA Bibliografia bsica: GONCALVES, Carlos Roberto. Direitos Civil brasileiro, Vol. VI: Direito de Famlia e Vol. VII Direito das Sucesses. So Paulo: Saraiva, 2012. LOBO, Paulo. Direito Civil: Famlias e Direito Civil: Sucesses So Paulo. Saraiva 2012. FARIAS, Cristiano Chaves de. ROSENVALD, Nelson. Direito de Famlia.. So Paulo: Lmen Jris, 2012.

Bibliografia complementar:

HIRONAKA, Giselda Maria F. Novaes. TARTUCE, Flvio. SIMO, Jos Fernando. Direito de Famlia e das Sucesses: temas atuais. So Paulo, Editora Mtodo, 2011. NOGUEIRA, Claudia de Nogueira. Direito das Sucesses: comentrios Parte geral e Sucesso Legtima. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

CURSO DE DIREITO DE FAMLIA

Professora Lucivnia Guimares Salles

PRIMEIRA PARTE: Conceito, Contedo e abrangncia, Evoluo histrica, A Famlia Constitucionalizada e Princpios:
I Direito de Famlia: um conjunto de regras que disciplinam os direitos pessoais e patrimoniais das relaes de famlia ( Lobo). 1. Contedo e abrangncia: Paulo Netto Lobo divide o contedo de direito de famlia da seguinte forma, tendo como paradigma a famlia diante da nova ordem constitucional, a saber: a) o direito das entidades familiares: que abrange o casamento e os demais arranjos familiares, sem discriminao. b) O direito parental: relativo a situaes jurdicas de paternidade, maternidade, filiao e parentesco; c) O direito patrimonial familiar: relativo ao regime de bens entre os cnjuges e companheiros, alimentos, bem de famlia, e administrao do bem de famlia, d) O direito assistencial: relaciona-se a guarda, tutela e curatela 2. Evoluo histrica: 3. A Famlia constitucionalizada: arts. 226 a 230 da CF

3.1- Espcies de entidades familiares:

a) Famlia matrimonial ou Casamento: b) Unio estvel: c) Unio homoafetiva: d) Monoparental: e) Pluriparental ou mosaico: f) Anaparental: II- Princpios: indica suporte ftico hipottico necessariamente indeterminado e aberto, dependendo a incidncia dele da mediao concretizadora do intrprete, por sua vez orientada pela regra instrumental da eqidade, entendida segundo formulao grega clssica, sempre atual, de justia no caso concreto. ( Lobo) 1. Princpios fundamentais: 1.1-Dignidade da pessoa humana e famlia: segundo Paulo Lobo, viola o princpio da dignidade da pessoa humana todo ato, conduta ou atitude que coisifique a pessoa, ou seja, que a equipare a uma coisa disponvel, ou a um objeto.

1.2- Princpio da solidariedade familiar: tem matriz constitucional, I, do art. 3 da C.F. 2. Princpios gerais: 2.1- Princpio da igualdade: art.s 5, I ; art. 226, caput, 5; art. 227, 6 todos da Constituio Federal. 2.2- Aplicao do princpio da liberdade as relaes familiares:

2.3- Princpio da afetividade: o princpio que fundamenta o direito de famlia na estabilidade das relaes socioafetivas e na comunho de vida, com primazia sobre as consideraes de carter patrimonial ou biolgico. ( Lobo)

2.4- Princpio da convivncia familiar: o ninho no qual as pessoas se sentem recproca e solidariamente acolhidas e protegidas, especialmente as crianas. ( Lobo) 2.5-Princpio do melhor interesse da criana e do adolescente: a criana e o adolescente devem ter seus interesses tratados com prioridade.( art. 227, caput, da CF e arts. 1583 e 1584 do CC) e arts 3 e 4 do ECA. Vide enunciado 101, do Conselho de Justia Federal, I Jornada de Direito Civil:

Segunda parte Direito das entidades familiares


Prembulo: Concepo Constitucional de Famlia: A CF tem um captulo prprio que trata da famlia, da criana, do adolescente e do idoso Ttulo I- Do casamento: INoes gerais sobre casamento:

1. Conceito: negcio jurdico de direito de Famlia por meio do qual um homem e uma mulher se vinculam atravs de uma relao tpica, que a relao matrimonial. Esta uma relao personalssima e permanente, que traduz ampla e duradoura comunho de vida. (Lamartine Corra de Oliveira apud GONALVES) 2. Natureza jurdica: a).Contrato: na concepo clssica ou concepo individualista, diz-se que o casamento um contrato que deriva, apenas, da manifestao de vontade das partes, como qualquer contrato em geral. b) Instituio: conhecida, tambm, como supra-individualista, diz que o casamento uma grande instituio social, a ela aderindo queles que resolvem convolar npcias. c) Contrato sui generis ou Contrato de Direito de Famlia: a teoria ecltica, adveio da fuso das anteriores, determina que o casamento um ato complexo, os nubentes aderem com sua manifestao de vontade a uma instituio organizada legislativamente e passam a adquirir o estado de casados. ( corrente majoritria) 3. Princpios aplicados ao casamento: a) Monogamia: b) Liberdade de unio

c) Comunho de vida d) 4. Finalidades: art. 1.511 do CC IIDo processo de Habilitao:

Nesta fase busca-se averiguar a capacidade dos nubentes, a inexistncia de impedimentos matrimoniais e dar publicidade a pretenso dos noivos. 1. Da capacidade para o casamento: A aptido genrica para o casamento estabelecida pelo critrio biolgico, idade. Assim, esto aptos a casar os maiores de 16 anos que a idade nbil, art. 1.517 do CC. Necessidade de autorizao dos pais: art. 1517 Suprimento da autorizao dos pais: Suprimento da idade nbil: art. 1.520 do CC

III-

Dos Impedimentos:

1.-Conceito: so aqueles que visam evitar unies que possam, de algum modo, ameaar a ordem pblica, resultantes de circunstncias ou fatos impossveis de serem supridos ou sanados( GONALVES) 2. Espcies: Impedimentos resultantes do parentesco, Impedimentos resultantes de casamento anterior e Impedimento decorrente de crime, 2.1-Impedimentos resultantes do parentesco art. 1.521, I a VIII a) consangneos: so os parentes ligados por vnculo de sangue,

b) afinidade: o que liga um cnjuge ou companheiro aos parentes dos outros. A proibio, refere-se, apenas, a linha reta. A linha colateral (cunhados) no h o empecilho, no se desfaz com a morte do cnjuge ou companheiro, nem com o divrcio. c) adoo:

2.2-Impedimentos resultantes de casamento anterior: procura restringir a poligamia e adota a monogamia. 2.3- Impedimento decorrente de crime: IVDas causas suspensivas: so determinadas circunstncias capazes de suspender a realizao do casamento, mas que no provocam, quando infringidas, a sua nulidade ou anulabilidade. (GONALVES)

1. Consideraes gerais: 2. Confuso de patrimnios: 3. Confuso de sangue, art. 1523 II CC: 4. Tutela e curatela: 5. Concluso: VEspcies de casamento vlido:

1. Casamento putativo: 1.1- Conceito: art. 1.561 do CC Casamento putativo aquele nulo ou anulvel, mas que, em ateno boa-f com que foi contrado por um ou ambos os cnjuges, produz, para o de boa f e os filhos, todos os efeitos civis at passar em julgado a sentena anulatria. ( Alpio Silveira apud Gonalves) 1.2- Efeitos: art. 1561 e art. 1.564 do CC. 2. Casamento religioso com efeitos civis: - com prvia habilitao: (art. 1.516, 1 do CC) - com habilitao posterior a celebrao religiosa: (art. 1.516, 2 do CC)

3. Converso da unio estvel em casamento: Art. 1726 do CC.

VI-

Da inexistncia e da invalidade do casamento:

1. Casamento inexistente: 1.1Diversidade de sexos: faltando este requisito o casamento ser inexistente, pois o art. 226 pargrafos 3 e 5 da CF assim dipem. Vide, tambm, os arts. 1517 e 1565 do CC. Falta de consentimento: trata-se de hiptese de ausncia de consentimento como no caso de procurao sem poderes especiais, silencio do nubente ou negativa como resposta diante do questionamento da autoridade celebrante. Ausncia de celebrao na forma da lei: a celebrao se reveste de formalidades, dentre elas, ser presidida por autoridade competente. As autoridades competentes so indicadas nas leis de organizao judiciria de cada Estado, aqui em Sergipe o magistrado que celebra.

1.2-

1.3-

2. Casamento invlido: 2.1- Casamento nulo: art. 1.548 do CC 2.2- casamento anulvel: arts. 1550, 1556 e 1558 do CC 3. Casamento irregular: VIIDa eficcia jurdica do casamento:

1. Efeitos do casamento: 1.11.21.3Efeitos sociais: Efeitos pessoais: Efeitos patrimoniais:

2. Deveres recprocos dos cnjuges: art. 1.566 do CC 2.1-Fidelidade recproca:

2.2- Vida em comum, no domiclio conjugal: 2.3-mtua assistncia: 2.4- Sustento, guarda e educao dos filhos: 2.5- Respeito e considerao mtuos:

VIII- Dissoluo do casamento: O casamento vlido s se dissolve pela morte ou pelo divrcio. 1. Morte: 2. Divrcio: tem o poder de dissolver o vnculo do casamento. ( art. 1571, IV, 1 do CC) 2.1 Direto Judicial: Art. 226, 6 da CF e art. 1580, 2 do CC, se requerido por um dos cnjuges, litigioso, se requerido por ambos os cnjuges, consensual. 2.2 Divrcio extrajudicial: art. 1.124 A do CPC Apesar de haver silncio do legislador, o professor Cristiano Chaves de Farias tem entendido que este procedimento de aplica, tambm, as dissolues consensuais de unio estvel. 2.2.1- Forma: 2.2.2- Requisitos: a- Inexistncia de filhos menores ou incapazes do casal: b.Consenso sobre todas as questes emergentes do divrcio: c. Lavratura de escritura pblica por tabelio de notas: d. No existe mais prazo, o divorcio atualmente Express e. Assistncia de advogado:

Ttulo II- Unio Estvel: 1. Consideraes gerais: 2. Elementos caracterizadores, art. 1.723 do CC e 3 do art. 226 da CF: a) relao afetiva entre homem e mulher, diversidade de sexo: b) convivncia pblica, contnua e duradoura: c) objetivo de constituio de famlia, ( afecttio maritalis- elemento subjetivo): d) possibilidade de converso em casamento. 3. Distino e converso do namoro em unio estvel: 4. Direitos e deveres: art. 1724 5. Relaes patrimoniais: Meao do patrimnio quando da dissoluo da unio estvel, pois se aplica o regime da comunho parcial de bens. Obrigao de alimentos art. 1.704 do CC Direito sucessrio: art. 1790 do CC 6. Converso da unio estvel em casamento:

Terceira Parte: Direito Parental


IDa Relao de parentesco:

1. Conceito e classificao:

1.1-

Conceito: parentesco o vnculo entre duas ou mais pessoas que existe em razo de descenderem uma da outra ou de um ancestral comum. Em sentido amplo, engloba, tambm os vnculos provenientes da afinidade e da adoo. Classificao:

1.2-

a) consangneo ou natural: o parentesco que existe entre pessoas que descendem umas das outras ou de um mesmo tronco ancestral. b) Civil: art. 1593, o parentesco que resulta de outra origem que no a consanginidade. Atualmente, entende-se como aquele que deriva da adoo e tambm os decorrentes de tcnica de reproduo assistida heterloga. c) Por afinidade: o vnculo que liga o cnjuge ou companheiro aos parentes do outro., art. 1595. A afinidade limita o parentesco na linha colateral at o segundo grau, cunhados. Na linha reta no h limites, alm disso, no se extingue com a dissoluo do casamento ou da unio estvel. Esta espcie de parentesco s tem relevncia para os impedimentos matrimonias, no qualquer efeito em relao a alimentos ou unio estvel. Lembre-se que marido e mulher no parentes entre si, existem, apenas, um vnculo matrimonial. 2. Parentesco na linha reta: a que existe entre pessoas que esto umas para as outras na relao de ascendentes e descendentes. No sentido ascendente divide-se em paterna ( agnao) e materna ( cognao)

3. Parentesco colateral: conhecido tambm como trasversal ou obliquo: aquele que existe entre pessoas que provm de um s tronco, sem descender uma da outra. Ex. tios, sobrinhos, irmos. A linha colateral poder ser igual quando a distncia entre os parentes for a mesma em relao ao ancestral comum ( irmos ou primos) Poder ser desigual quando houver diferena entre a distncia de cada um dos parentes e o antepassado comum, ex. tios e sobrinhos. Existe, tambm, o parentesco colateral bilateral que ocorre quando a ascendncia comum for tanto paterna quanto materna, a temos os irmos germanos ou bilaterais. Parentesco unilateral: quando as ascendncia comum for apenas paterna ou materna.

Irmos somente por parte de me(uterinos) Irmos somente por parte de pais: ( consangneos) Ainda se pode falar em parentesco unilateral simples ou dplice: Simples: verifica-se quando houver apenas um vnculo de parentesco, como acontece em geral. Dplice: quando houver dois motivos para que ocorra o parentesco, exemplo, dois irmos casados com duas irmos, seus filhos sero colaterais dplices. 4. Graus de parentesco e sua contagem: Graus: so as distncias entre parentes por gerao. Contagem: varia de acordo com o tipo d elinha: Na linha reta: cada gerao equivale a um grau, filhos e pais so parentes em primeiro grau, avs e netos,. So parentes em segundo grau... No existe limitao de grau na linha reta. Na linha colateral: o parentesco se limita ao quarto grau. A contagem se faz desta forma: Sobe-se dos parentes at o ascendente comum, e depois se desce at encontrar o outro parente. Irmos so colaterais em segundo grau, tios e sobrinhos em terceiro grau, primos em 4 grau. IIDireito de Filiao:

1. Conceito de filiao: A filiao um fato jurdico do qual decorrem inmeros efeitos, amplamente podemos dizer que a filiao compreende todas as relaes, e respectivamente sua constituio, modificao e extino, que tm como sujeitos os pais com relao aos filhos. ( VENOSA, 2003:267) 2. Princpio da igualdade da filiao: art. 1.596 do CC e art. 227,6 da CF 3. Direito ao planejamento da filiao: art.226,7 da CF , a Lei n. 9.263/96 dispe sobre o planejamento familiar ( trata das hipteses de controle de natalidade masculina e feminina) 4. Modos e presunes legais de concepo dos filhos:art. 1.596 do CC 4.1- A presuno pater is est: presumida a paternidade do marido no caso do filho gerado por mulher casada. Art. 1.597 do CC.

4.2- A procriao assistida e o novo Cdigo Civil: Resoluo n. 1.358/92 do CFM a)Inseminao artificial homloga: aquela que manipula gametas da mulher(vulo e do marido ( smen). b)Inseminao artificial heterloga: ocorre quando utilizado o smen de pessoa diversa do marido, doador annimo, para fecundar a mulher, seja na inseminao artificial, seja na fecundao in vitro. As presunes de filiao na unio estvel: 1. Distino entre estado de filiao e direito da personalidade ao conhecimento da origem gentica: 2. Prova da filiao: art. 1603 3. Validade e eficcia do registro de nascimento: art. 1.604 do CC 4. Posse do estado de filiao: art. 1605- refere-se a situao ftica na qual uma pessoa desfruta do status de filo em relao a outra pessoa, independentemente desta situao corresponder realidade real. ( Lobo) QUESTES CONTROVERSAS SOBRE O ASSUNTO: 1.As presunes de paternidade dos incisos III, IV e V do art. 1597 do CC devem ser aplicadas tambm nos casos de unio estvel? 2. 3. possvel a inseminao artificial heterloga no caso de unio homoafetiva? sim O que fazer com embries no utilizados no processo de fertilizao in vitro? Podem os mesmos serem utilizados para fim de utilizao cientfica? No se pode destruir ( lei bio-humanidade?!?!??!) Seria possvel a criao de um cardpio de espermas em bancos de smem, em que o casal escolhe o material de acordo com as caractersticas gerais dos doadores? Nesse sentido, seria possvel criar um ser humano geneticamente superior?

4.

5.

Na hiptese prevista no art. 1597, V, do CC( inseminao heterloga), falecendo tanto o pai quanto a me legtima( que fizeram a inseminao), e estando desamparado o filho nascido pela fecundao heterloga, poder o mesmo pleitear alimentos do pai biolgico, que forneceu o material gentico? Apenas para averiguao da IDENTIDADE GENTICA, porm no lhe trar direito. Cabe investigao de paternidade contra o doador do material? O filho ter direitos sucessrios em relao a esse pai biolgico? Sucessrio no, no cria vinculo de associao possvel a barriga de aluguel, inclusive com intuito oneroso? Em casos tais, havendo litgio, o vnculo de maternidade existir em relao me que forneceu o material biolgico ou em relao a que forneceu o tero?/ IIIDvidas e impugnao da filiao:

6.

1. Novas npcias da mulher: 2. Impotncia para gerar: Impotncia coeundi: a impossibilidade de cpula em virtude de disfuno dos rgos sexuais tanto no homem como na mulher em razes de ordem fsicas ou psquicas. Impotncia generandi: neste caso estamos diante da esterilidade absoluta do homem ou da mulher. 3. Presuno de paternidade e o adultrio da me: art. 1.600 do CC 4. Impugnao da paternidade pelo marido da me: art. 1601 do CC Este direito exclusivo do marido, pois o nico titular, com excluso de qualquer outro. direito personalssimo. Nem mesmo o filho ou a me poder impugnar a paternidade. 5. Anulao de registro: art. 1.604 do CC 6. Impugnao da maternidade pela suposta me: art.1.608 do CC 7. Adoo brasileira: Ocorre com declarao falsa e consciente de paternidade ou maternidade. IVReconhecimento de filho:

1. Filiao havida fora do casamento: art. 1606 do CC 2. Reconhecimento voluntrio: 2.1 Modos de reconhecimento voluntrio: art. 1609 do CC a) prprio termo de nascimento: b) escritura pblica c) escritura particular: d) testamento:
OBS: PROVA :Art. 1.610. O reconhecimento no pode ser revogado, nem mesmo quando feito em testamento. Mesmo em vida o testamento pode ser vlido na questo de reconhecimento de paternidade. RECONHECIMENTO INCIDENTAL

e)por manifestao direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento no haja sido o objeto nico e principal do ato que o contm: ex. 2.2- meios de oposio ao reconhecimento voluntrio: art. 1.614 do CC Se o reconhecimento se deu a filho menor de idade, este poder impugnar o reconhecimento no quatrinio que se seguir a aquisio da capacidade civil. 3. Reconhecimento judicial: investigao de paternidade e investigao de maternidade: 3.1- Legitimidade para a ao: Legitmidade ativa: 3.2- Fatos que admitem a investigao de paternidade: 3.3- Ao de investigao de maternidade: 3.4- Meios de prova: 4. Efeitos do reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento: Art. 1611, 1612, art. 1616

V-

Adoo:

1. Conceito e natureza jurdica: Adoo o ato jurdico solene pelo qual algum recebe em sua famlia, na qualidade de filho, pessoa a ela estranha ( GONALVES) 2. Caractersticas e fundamentos constitucionais: O art. 227, 5 e 6 da CF traam toda a base da adoo: no poderemos mais falar em filhos adotivos e sim em filhos, at porque h uma primazia da paternidade socioafetiva.

3. Legitimados a adotar: 4. Estgio de convivncia: 5. Consentimento para adoo: 6. Adoo por duas pessoas: 7. Adoo de maiores de 18 anos: 8. Efeitos da adoo: De ordem pessoal: A) parentesco: B) Poder Familiar: C) Nome: 8.2- De ordem patrimonial: a) Alimentos: alimentos so devidos reciprocamente pois um direito resultante do parentesco. b) Direito Sucessrio: a direito sucessrio idntico aos dos filhos consangneos. VIPoder Familiar:

1. Conceito: o conjunto de direitos e deveres atribudos aos pais, no tocante pessoa e aos bens dos filhos menores. (GONALVES) 2. Caractersticas:

Constitui-se num mnus pblico: pois ao Estado que fixa normas para os eu exerccio, interessa o seu bom desempenho. irrenuncivel: imprescritvel: 3. Titularidade do poder familiar: arts. 1631 a 1633 do CC 4. Contedo do poder familiar: 4.1- Quanto pessoa dos filhos: art. 1634 do CC 4.2- Quanto aos bens dos filhos: art. 1689 do CC exceo: art. 1693 do CC 5. Extino suspenso do poder familiar: 5.1- Extino e perda do poder familiar:art. 1635 do CC 5.2- Suspenso do poder familiar:art. 1637 do CC

Quarta Parte Do Direito Assistencial:


I Da Guarda e Proteo das pessoas dos filhos: art. 1.583 a art. 1590 C.C. 1. Proteo dos filhos como direito convivncia: 2. Guarda de filhos de pais separados: 3. Guarda exclusiva: 4. Direito de visita e direito de convivncia: O regime de visitas entendido como a forma pela qual os cnjuges ajustaro a permanncia dos filhos em companhia daquele que no ficar com a guarda, compreendendo encontros regularmente estabelecidos, repartio de frias escolares e dias festivos. ( Paulo Lobo) 5. Guarda compartilhada:

II -Da Tutela:

1. Conceito: similar ao poder familiar, pelo instituto da tuela confere-se a pessoa capaz, parente ou no, a responsabilidade para cuidar, protegendo-o e administrando seus bens, sempre que o menor seja rfo, os pais forem ausentes ou terem decado do poder familiar. 2. Espcies: 2.1- testamentria: aquela feita pelo pai ou pela me , em ato de disposio de ltima vontade, seja no testamento propriamente dito ou em outro ato autntico ( codicilo, escritura pblica). 2.2 -Legtima: aquela que recai sobre as pessoa sindicadas na lei conforme a ordem preferencial estabelecida no art. 1.731 do CC, quando os pais no tiverem feito a nomeao. 2.3- Dativa: aquela que decorre de nomeao judicial quando no for possvel a testamentria, nem legtima. 3. Incapacidade de exerccio e escusa da tutela: Incapacidades: a)No podero exercer a tutela aqueles que no tiverem a livre administrao de seus bens: b) Existncia de alguma relao jurdica entre o possvel tutor, ou algum interesse de seus parentes prximos, e o menor, gerando conflito de interesses. c) Os inimigos do menor ou de seus pais, ou aqueles que tiverem sido expressamente excludos da tutela pelos pais. d) Aquele que tiver sido condenado pelo crime de furto, estelionato, crime contra a famlia, ou crime contra os costumes, por faltar idoneidade. e) As pessoas que tenha mau procedimento, ou falhas de probidade, e as culpadas por abuso em tutorias anteriores. f) aqueles que exercerem funo pblica incompatvel com a boa administrao da tutela. Possibilidades de escusas do tutor: art. 1.736 e 1.737 do CC 4. A figura do protutor: inovao do CC de 2002, art. 1.752, 2, tem a funo de fiscalizar os atos do tutor e nomeado pelo juiz.

5. Garantias da tutela: 6. Exerccio da tutela

Art. 1746 do CC 7. Responsabilidade e remunerao do tutor: O tutor responde pelos prejuzos que, por dolo ou culpa, causar ao menor Ter direito a receber remunerao proporcional importncia dos bens administrados

8. Prestao de contas: o tutor obrigado a prestar contas da administraod os bens do menor que se justifica em razo de cumprimento de seu dever com zelo e boa-f. 9. Cessao da tutela: Quando o pupilo completar a maioridade. Quando houver reconhecimento do menor pelo pai ou adoo. Vide, tambm, artigos 1.736 e 1735 do CC Quando expirar o termo que tiver sido obrigado a servir, mnimo 2 anos. IIIDa Curatela:

1. Conceito: semelhante a tutela, no entanto direciona-se a proteo das pessoas em razo de incapacidade. 2. Espcies de curatela: 2.1- Curatela propriamente dita: a curatela que deferida num processo de interdio judicial, para que se cuide da pessoa e dos seus bens em caso de incapacidade. 2.2- Curatela do nascituro: art. 1179 do CC 2.3 Curatela do enfermo ou portador de deficincia fsica: art. 1780 do CC 3. O processo de interdio: interdio o procedimento especial de jurisdio voluntria por meio do qual se busca obter a certeza e o grau de incapacidade de uma pessoa. 3.1- Legitimados ad causam: art. 1.768 do CC

3.2- Pessoas habilitadas a exercer a curatela: art. 1775 do CC Cnjuge ou companheiro no separado de fato, na falta destes, o encargo cabe ao pai ou a me, ou ao descendente que se mostrar com maior aptido ( preferindo-se os mais prximos em relao aos ais remotos). 3.3- Natureza jurdica da sentena de interdio: 3.4- Levantamento da interdio: 4. Exerccio da curatela: arts. 1781 a 1783 do CC

Quinta Parte- Do Direito Patrimonial familiar:


IDo usufruto e da administrao dos bens de filhos menores: 1. Exerccio do usufruto e da administrao: 2. Autorizao judicial para prtica de atos que ultrapassem a mera administrao 3. Bens excludos do usufruto e da administrao dos pais: IIDos Alimentos:

1. Conceito: so prestaes para satisfao das necessidades vitais de quem no pode prov-las por si. ( Orlando Gomes apud Gonalves). Podemos dizer que no direito brasileiro os alimentos tm natureza jurdica assistencial. 2. Espcies: 2.1- Quanto natureza: a) civis ou cngruos: destinam-se a manter a condio social, o status da famlia. ( art. 1694 pargrafo primeiro do CC) B) naturais ou necessrios: restringem-se ao indispensvel satisfao das necessidades primrias ( pargrafo segundo do art. 1694 e art. 1704 do CC) 2.2- Quanto a causa jurdica: a) legais ou legtimos:decorrem de uma obrigao legal que pode decorrer do parentesco ( ius sanguinis), do casamento ou do companheiro. Pertencem a direito de famlia. b)voluntrios: decorrem de uma obrigao contratual, doao ou em testamento. c) indenizatrios:resultam da prtica de um ato ilcito e constituem forma de indenizao do dano, art. 948, II e 950 do CC.

2.3-Quanto finalidade: a) definitivos: so os alimentos de carter permanente estabelecidos pelo juiz na sentena ou quando as partes fazem um acordo e este homologado judicialmente. ( art. 1699) b) Provisrios:so aqueles fixados liminarmente ao se despachar a petio inicial na ao de alimentos pelo rito especial da Lei n. 5.478/68. Exige-se a prova prconstituda do parentesco. obrigatrio se houver comprovao do vnculo de parentesco, art. 4 da citada lei. c) Provisionais: so aqueles fixados como medida cautelar nos processos de separao, divrcio, nulidade ou anulao e alimentos. Tem natureza processual, est regulamentado no art. 852 do CPC e deve obedecer os requisitos das cautelares, fumus boni jris e periculum in mora. 2.4- Quanto ao momento que so reclamados: a) pretritos: quando o pedido retroage ao perodo anterior ao ajuizamento da ao, b) atuais: so postulados a partir do momento do ajuizamento da ao. d) futuros: os alimentos devidos somente a partir da sentena. 3. Obrigao alimentar e direito a alimentos: 3.1- Caractersticas da obrigao alimentar: a) Transmissibilidade: art. 1700 do CC b) Divisibilidade: cada devedor responde por sua quota-parte, assim, ela no solidria, pois a solidariedade s pode resultar da lei e da vontade das partes. Art. 1698 do CC c)Condicionalidade: 1 do art. 1694 do CC. d) Reciprocidade: art. 1.696 do CC. e) Mutabilidade: art. 1699 do CC 3.2- Caractersticas do Direito a Alimentos: a)Personalssimo: b) Incessvel: no podem ser objeto de cesso de crdito, art. 1.707 do CC c) Impenhorvel: art. 649 do CPC d) incompensvel:

e) Imprescritvel: f) Intransacionvel: como so indisponvel e personalssimos no podem se robjeto de transao, isto o direito a alimentos. g) Atual: h) Irrepetvel: os alimentos uma vez pago no podem ser restitudos. i) Irrenuncivel: atinge somente o direito e no o seu exerccio. Os alimentos decorrem do direito vida. 4. Pressupostos da obrigao alimentar: arts.1694 e 1695 do CC a) Existncia de um vnculo de direito de famlia: tem que haver um vnculo de parentesco, ascendente, descendente, colateral at o segundo grau. Cnjuges ou companheiro. b) necessidade do reclamante: c) possibilidade da pessoa obrigada: d) proporcionalidade:

5. Alimentos decorrente da dissoluo da sociedade conjugal e da unio estvel: Aplica-se os mesmos princpios e pressupostos j estudados aqui. Se na separao litigiosa o cnjuge culpado necessitar de alimentos s ter direito a alimentos naturais, art. 1.704 pargrafo nico. O cnjuge inocente ter direitos a alimentos cngruos, art.1694 do CC. Extingue-se a obrigao alimentar neste caso o casamento, a unio estvel ou o concubinato do credor, art. 1708 do CC, bem como o procedimento indigno por parte do credor em face do devedor. O casamento do devedor no gera extino da obrigao alimentar, art. 1.709 do CC. 6. Alimentos gravdicos:

III- DO BEM DE FAMLIA

1. Conceito: o imvel residencial utilizado para a moradia da famlia. E que inalienvel e impenhorvel enquanto forem vivos os cnjuges, companheiros e at que os filhos completem a maioridade.

2. Espcies: 2.1- Legal: aquele que previsto na lei n. 9.009/90 que surge independentemente de providencia por parte do interessado.

2.2- Voluntrio: quando institudo por manifestao de vontade do interessado, regulamentado no Livro de Famlia, CC, arts. 1.711 a 1.722.

3. Requisitos para a instituio: a)- Legitimidade: b)- Forma: escritura pblica ou testamento. c)- Valor do bem: o bem de famlia a ser institudo no poder ultrapassar um tero do patrimnio lquido existente ao tempo da instituio. 4. Objeto do bem de famlia: art. 1712 do CC

5. Efeitos da Instituio: a impenhorabilidade do bem, ou seja, este no ser suscetvel a satisfazer dvidas que forem constitudas posteriormente a data da instituio do bem de famlia. 6. Extino do Bem de Famlia: art. 1719 e art. 1722 do CC. IV-Do Regime De Bens Entre Os Cnjuges:

1. CONCEITO: consiste no conjunto de norma que disciplinam as relaes patrimoniais entre os cnjuges na constncia do casamento.

2. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DOS REGIMES DE BENS: 2.1)Princpio da variedade de regimes: a lei oferece vrios tipos de regime de bens a disposio da parte, so eles- da comunho parcial de bens, da comunho universal de bens, da participao final nos aqestos e o da separao de bens. 2.2) Princpio da autonomia da vontade: conhecido, tambm, como princpio da liberdade de escolha, art. 1.639 do CC. Limitaes ao citado princpio: a) clausula que se contraponha disposio absoluta de lei( art. 1.654 do CC) b) quando a lei impuser citado regime: art. 1.641 do CC Questo que se impe se o novo Cd. Civil pode-se aplicar o entendimento que no regime da separao obrigatria os aqestos se comunicam? Antiga smula 377 do STF que decorria do teor do art. 259 do CC de 1916 . No Regime da separao legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constncia do casamento 2.3) Mutabilidade: possibilidade de alterao do regime durante a constncia do casamento. -A questo , esta alterao se aplica a casamentos celebrados sob a gide do Cd. Civil de 1916? -Pode-se aplicar a mutabilidade aos regimes da separao legal de bens? 3. DISPOSIES GERAIS ACERCA DOS RESGIMES DE BENS: 3.1-Atos que podem ser praticados livremente pelo marido e pela mulher qualquer que seja o regime de bens: ( art. 1642 e 1643 do CC) 3.2- Atos que o cnjuge no poder praticar sem a autorizao do outro, salvo no regime da separao de bens:art. 1647 do CC - Alienar ou gravar de nus real os bens imveis: - Pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos:

- Prestar fiana ou aval: -Fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao: 4.ESPCIES: 4.1- Do regime da comunho parcial de bens: neste regime as conquistas patrimoniais que qualquer cnjuge durante o casamento, presume-se de forma absoluta fruto da participao de ambos, passa a se constituir nos aqestos, patrimnio, comum.

Massa dos bens particulares de cada um dos cnjuges: art. 1659 do CC I- Os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que sobrevierem, na constncia do casamento, por doao ou sucesso, e os sub-rogados em seu lugar: II- Os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges em sub-rogao dos bens particulares. III- As obrigaes anteriores ao casamento. IV As obrigaes provenientes de ato ilcito, salvo reverso em proveito do casal. V- os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profisso. VI- Os proventos do trabalho pessoal de cada cnjuge. VII- As penses, meio-soldos, montepios e outras rendas semelhantes. Previses de incomunicabilidade do art. 1661 do CC Observaes importantes: Em relao ao patrimnio particular dos cnjuges sua administrao e disposio competem ao cnjuge proprietrio, salvo se houve disposio diversa no pacto antenupcial. Pelas dvidas que o cnjuge contrai na administrao do seu patrimnio particular no responde o patrimnio comum, art. 1666 do CC Bens que entram na comunho: art. 1660 do CC

4.2- Do Regime da Comunho Universal de bens: deve haver escolha pelos cnjuges, mediante o pacto antenupcial. A principal caracterstica deste regime a existncia de uma massa comum de bens, todos os bens esto em condomnio entre os consortes. Bens que podem ser excludos da comunho: art. 1668 do CC 4.3- Do Regime de participao final nos aqestos: constitui-se em inovao do n CC e se configura como um regime hbrido, pois um misto entre a separao de bens e a comunho parcial de bens. 4.4- Do Regime da separao de bens: aquele que se caracteriza pela existncia de duas massas patrimoniais distintas, pertencentes a cada consorte exclusivamente. H dois tipos de separao: a)a legal, compulsria ou obrigatria, art. 1641 do CC b) conhecida como separao convencional ou absoluta de bens, art. 1687 e 1688 do CC.

DO DIREITO DAS SUCESSES


PRIMEIRA PARTE: DA SUCESSO EM GERAL IConsideraes gerais:

1. Conceito de sucesso: Direito das sucesses o ramo do direito privado que se ocupa dos princpios e das normas que regulam a transferncia do conjunto de direitos e obrigaes de que o morto era titular para os seus sucessores. (NEVES, 2006:1) O direito das sucesses disciplina a transmisso do patrimnio ( o ativo e o passivo) do de cujus ( ou autor da herana) a seus sucessores. Essa expresso latina abreviatura da frase de cujus sucessione ( ou hereditatis) agitur, que significa aquele de cuja sucesso ( ou herana) se trata. 2. Justificativa da sucesso hereditria: A prpria C.F de 1988 garante o direito de herana, art. 5, XXX

O Cdigo Civil disciplina o direito das sucesses em quatro ttulos: Da Sucesso em Geral, Da Sucesso Legtima, Da Sucesso Testamentria e Do Inventrio e da Partilha. Busca-se por meio da transmisso da herana aos familiares do morto garantir uma continuidade e estabilidade familiar. IIAbertura da sucesso: art. 1784 do CC o primeiro momento do processo sucessrio e de fundamental importncia precisar o exato momento de sua ocorrncia. 1. Momento da transmisso da herana: Segundo o disposto no Cdigo Civil Brasileiro em seu artigo 6, a existncia da pessoa natural termina com a morte sem titular, no mesmo instante em que aquela acontece, abre-se a sucesso, transmitindo-se automaticamente a herana aos herdeiros legtimos e testamentrios do de cujus ( art. 1.784 do CC). Levando-se em soluo de continuidade e ainda que estes ignorem o fato.

2.Transmisso da posse: o princpio da saisine art. 1784, segundo o qual o prprio defunto transmite ao sucessor o domnio e a posse da herana ( le mort saisit le vif ) . Aqui estamos diante de uma fico legal onde h a presuno de que o falecido investiu seus herdeiros na propriedade e posse de seu patrimnio porque este no pode ficar sem titularidade. Como conseqncia imediata da abertura da sucesso ocorre a chamada devoluo ou delao sucessria, que significa o oferecimento do patrimnio do de cujos aos seus herdeiros. Excees ao princpio da saisine, ou seja, transmisso automtica. Nestas hipteses a transmisso da herana se d posteriormente: a)na substituio fideicomissria: o herdeiro fideicomissrio s adquire a herana aps o implemento da condio ou do termo que constar do testamento; b) quando o testamento beneficiar prole eventual ( art. 1799,I do CC) c) quando houver nomeao de herdeiro sob condio suspensiva Fora estas excees a os bens so transmitidos para os herdeiros sem necessidade da tomada de qualquer providencia por parte destes, no h nem a exigncia que o herdeiro tenha conhecimento da morte do autor da herana. 3. Local da abertura da sucesso: art. 1785 do CC e art. 96 do CPC

E se o de cujos tinha vrios domiclios? Art. 94, 1 do CPC E se no tinha domiclio certo? Art. 96, 1 do CPC Trata-se de competncia territorial, portanto prorrogvel por ser relativa. 4. Lei que se aplica sucesso aberta: art. 1787 do CC Aplica-se o CC de 2002 as sucesses abertas em momento posterior a sua entrada em vigor. Antes desta data, aplica-se o Cod. Civil de 1916, art. 2.041 do CC Em relao a sucesso testamentria a regra no to simples assim, pois temos duas fases, a da feitura do testamento e o da abertura da sucesso. Na sucesso testamentria a lei vigente na data da feitura do testamento regula: a) A capacidade do testador, b) A forma extrnseca do testamento, A lei vigente ao tempo da abertura da sucesso regula: a) A capacidade para suceder testamentariamente; b) A eficcia das disposies testamentrias IIIEspcies de Sucesso: Existem dois critrios para classificar o fenmeno sucessrio: 1. De acordo com a fonte do direito sucessrio: a) Testamentria ou voluntria causa mortis: aquela que se d por disposies de ltima vontade do prprio autor da herana, manifestada por meio de testamento.

b) Legtima, legal ou ab intestato: aquela sucesso que determinada por lei e tem aplicao supletiva, ou seja, a lei presume a vontade do autor da herana na falta de disposio de ltima vontade, ou quando o testamento for declarado nulo ou caducado. Sucesso anmala ou irregular: -A regra do art. 10, 1 da LICC: pode haver no Brasil uma sucesso legtima que no ser resolvida pela ordem de vocao hereditria brasileira, desde que a lei do pas do morto seja mais favorvel para o cnjuge ou para os filhos brasileiros que ele tenha deixado.

-A lei n.6.858/80, regulamentada pelo decreto n. 85.845/81 e da Lei n. 8.036/90, regulamentada pelo Decreto n.99.684/90:

-Doao conjuntiva em favor dos cnjuges: pargrafo nico do art. 551 do CC. c) Pactcia, contratual ou voluntria inter vivos: aquela que regulada por meio de um contrato, ou seja, de um negcio jurdico que tenha por objeto direitos hereditrios de uma sucesso no aberta. Aqui no Brasil tal espcie de sucesso vedada, pois se constitui em Pacto sucessrio, art. 426 do CC. 2. De acordo com a determinao dos bens: A ttulo universal e a ttulo singular: D-se a primeira quando o herdeiro chamado a suceder na totalidade da herana, fruio ou parte alquota ( porcentagem) dela. Podendo ocorrer tanto na sucesso legtima como na testamentria. J no caso da sucesso singular, o testador deixa ao beneficirio um bem certo e determinado, denominado, legado, como um veculo ou um terreno, por exemplo. IVEspcies de sucessores: 1. Herdeiros: a)Legtimo o indicado pela lei, em ordem preferencial ( art. 1.829). b)Testamentrio o beneficiado pelo testador no ato de ltima vontade com uma parte ideal do acervo, sem individuao de bens. 2. Legatrio: so os sucessores chamados a receber algum ou alguns bens certos e determinados.

A importncia da distino entre herdeiros e legatrios est na diversidade de tratamento jurdico que dada pela lei a cada uma dessas espcies de sucessores: Herdeiros -recebe imediatamente a propriedade e posse(ainda que indireta) dos bens da Legatrios O legatrio s adquire a posse do bem com a abertura da sucesso se este for

herana, com a simples abertura da sucesso, -o herdeiro responde pelas dvidas do autor da herana na proporo de seu quinho hereditrio,

infungvel, mas a posse s adquire com a partilha, Se o bem for fungvel adquirir o tanto propriedade como a posse bem na oportunidade partilha, s a do da

No responde palas dvidas do autor da herana,

V-

Objeto da sucesso: a herana

1. Conceito e contedo da herana: Herana o patrimnio deixado pelo morto, formada no s pelos bens matrias do falecido, mas pelos seus direitos ( crditos ou aes) e suas obrigaes. Constitui-se do ativo e do passivo. No so todas as situaes jurdicas que o de cujos era titular que faro parte do se 2. Caractersticas da herana: 1. considerada bem imvel por determinao legal, art. 80,II 2. Indivisibilidade: art. 1791 do CC Enquanto no houver a partilha a herana indivisvel pela lei. 3. Responsabilidade dos herdeiros: art. 1.792 do CC A responsabilidade do herdeiro nunca ultrapassa as foras da herana, mas ele tem que provar o excesso, art. 1792, 2 parte. 4. Cesso de Direitos hereditrios: (arts. 1793 a 1795 do CC) Conceito: negcio jurdico translativo entre vivos, pois s pode ocorrer aps a abertura da sucesso. O que se transfere a quota parte do herdeiro na herana, seu quinho hereditrio. Forma e objeto:

Como a sucesso aberta considerada imvel por determinao legal, deve ser cedida por escritura pblica e depende de outorga do outro cnjuge, salvo no regime da separao absoluta de bens. 5. Direito de Preferncia do co-herdeiro: art. 1794 e 1795 do CC Para efeito de direito de preferncia os co-herdeiros so equiparados aos coproprietrios em caso de alienao de quinho a estranhos. S pode ser exercido nas cesses onerosas. 6. Administrao provisria da herana: art. 1796 e art. 1.797do CC VIVocao Hereditria: prever aqueles que podero ser herdeiros legtimos ou testamentrios quando da abertura da sucesso, bem como aqueles que no podero suceder em determinadas situaes especficas.

1. Legitimao para suceder pela sucesso legtima: art. 1.798 do CC

E os embries congelados em laboratrio tem direito a herana? Ou so considerados como prole eventual? 2. Legitimao, tambm, para suceder por testamento: a) Aqueles que ainda no foram concebidos: art. 1.799,I do CC Trata-se de nomeao de um concepturo como herdeiro, ou seja aquele que ainda no foi concebido, difere do nascituro pois este j se encontra nidado no ventre materno. Questes importantes: 1. Qual o prazo que dever se aguardar at que se saiba se realmente o concepturo beneficiado nascer com vida e adquirir os bens herdados? 2. Quem cuidar dos bens testados at o nascimento com vida do concepturo? b) Pessoas jurdicas: art. 1.799, II, do CC As sociedades de fato podem ser contempladas em testamento?

3. Os que no podem ser nomeados herdeiros testamentrios nem legatrios, art. 1801 do CC. 4. Simulao de contrato oneroso e interposio de pessoa: art. 1.802 do CC VIIDa aceitao e renuncia da herana:

1. A aceitao ou adio da herana: o ato pelo qual o herdeiro anui transmisso dos bens do de cujus, ocorrida por lei com a abertura da sucesso, confirmando-a. 1.1 -Existem trs espcies: a) Expressa, se resultar da manifestao escrita, segundo o art. 1.805, 1 parte, do Cdigo Civil. b) A Tcita, quando resultante de conduta prpria de herdeiro. a forma mais comum, tendo em vista que toda aceitao, por lei, feita sob benefcio do inventrio ( art. 1.792 CC), dispensando-se a manifestao expressa. c) A Presumida, quando o herdeiro permanece silente, depois de notificado nos termos do art. 1.807 do CC.; para que declare, em prazo no superior a trinta dias, a pedido de algum interessado- geralmente o credor- se aceita ou no a herana. 1.2-Caractersticas: 2. A Renncia negcio jurdico unilateral, pelo qual o herdeiro manifesta a inteno de se demitir dessa qualidade; devendo ser expressa e constar obrigatoriamente, de instrumento pblico ou termo judicial, lanado nos autos do inventrio ( art. 1.806 CC). 2.1- Espcies: a) Renncia Abdicativa, ou renncia propriamente dita, quando o herdeiro a manifesta sem ter praticado qualquer ato que exprima aceitao, logo ao iniciar o inventrio ou mesmo antes, e mais: quando pura e simples, isto , em benefcio do monte, sem indicao de qualquer favorecido, segundo o art. 1.805, 2, do Cdigo Civil. b) A Translativa quando o herdeiro renuncia em favor de determinada pessoa, citada nominalmente. tambm chamada de cesso ou desistncia da herana; podendo ocorrer tambm, mesmo quando o herdeiro renuncia em favor de determinada pessoa, a citada nominalmente. . 2.3-Pressupostos: 2.4 Os efeitos da Renncia:

-ocorrendo a excluso, da sucesso, do herdeiro renunciante, que ser tratado como se jamais houvesse sido chamado; -acrscimo da parte do renunciante dos outros herdeiros da mesma classe ( art. 1.810, CC); - e a proibio da sucesso por direito de representao, pois ningum pode suceder representando herdeiro renunciante. 2.5 Ineficcia da renncia: 2.6 invalidade absoluta: 2.7- Irretratabilidade: VIII- Excludos da sucesso: 1. CONCEITO: A indignidade constitui uma sano civil imposta ao herdeiro ou legatrio, privando-o do direito sucessrio por haver praticado contra o de cujus os atos considerados ofensivos, enumerados na lei: atentado contra a vida, contra a honra e contra a liberdade de testar ( art. 1.814, do CC). 2. AS CAUSAS DE EXCLUSO ESTO CONTIDAS NO ART. 1.814 DO CC. a) autoria ou participao em crime de homicdio doloso, ou em sua tentativa, contra o autor da herana, seu cnjuge, companheiro, ascendente ou descendente; b) acusar o de cujus caluniosamente em juzo ou incorrer em crime contra a sua honra, , ou de seu cnjuge ou companheiro; c) inibir ou obstar, por violncia ou meios fraudulentos, o de cujus de dispor livremente de seus bens por ato de ltima vontade. 3. DECLARAO DA INDIGNIDADE: A declarao de indignidade no automtica, necessita de sentena proferida em ao prpria. 4. EFEITOS DA EXCLUSO: so pessoais. Os descendentes do herdeiro excludo sucedem, como se ele fosse antes da abertura da sucesso ( art. 1.816, CC), por estirpe ou representao. Sendo que retroagem data da abertura da sucesso: o indigno obrigado a restituir os frutos e rendimentos que dos bens da herana houver percebido, mas tem direito a ser indenizado das despesas com a conservao deles. 5. REABILITAO DO INDIGNO: no art. 1.818 do CC, possibilita a reabilitao ou perdo do indigno, permitindo-lhe ser admitido a suceder se o ofendido, cujo herdeiro ele for, assim o determinar em testamento.

SEGUNDA PARTE: DA SUCESSO LEGTIMA IIntroduo: D-se esta espcie de sucesso, chamada de legtima ou ab intestato, em caso de inexistncia, ineficcia ou caducidade de testamento, e tambm em relao aos bens nele no compreendido.

1. Consideraes gerais: A sucesso legtima decorre da lei, ope-se a sucesso testamentria onde se leva em considerao as disposies de ltima vontade do testador. a) linha de parentesco: a srie de pessoas provindas do mesmo progenitor, que se denomina tronco e pode ser reta ou colateral. ( Itabaiana de Oliveira, 1952:65) b) Classe de herdeiros: um determinado grupo de herdeiros que guarda semelhana entre si. Ex. Classe dos descendentes, classe dos ascendentes c) Graus: decorrem do nmero de geraes que separa determinadas pessoas. 2. Regras fundamentais da sucesso legtima e suas excees: 2.1- Primeira regra fundamental: a existncia de herdeiros de uma classe exclui do chamamento sucesso herdeiros da classe seguinte. 2.2- Segunda regra fundamental: dentro de uma mesma classe de herdeiros, os de grau mais prximo excluem da sucesso os de grau mais remoto. ( art.s 1833, 1835 e 1840 do CC). Pedro ( autor da herana) Gildo ( descendente em 1 grau) (recebe 50%) Mateus( filho de Gildo, descendente em 2 grau) ( nada recebe) Luiza( descendente em 1 grau) (recebe 50%)

2.3- Das excees. O Direito de Representao: Excees regra pela qual dentro de uma classe de herdeiros o mais prximo exclui o mais remoto:

a) na classe dos colaterais, se do tio morto( parente em 3 grau) concorrer com o sobrinho do morto ( tambm, parente em 3 grau) o sobrinho do morto ficar com toda a herana, art. 1.843 do CC) b) Direito de Representao ( art. 1.851 a 1856 do CC): d-se o direito de representao quando a lei chama certos parentes do falecido a suceder em todos os direitos em que ele sucederia se fosse vivo ( art. 1851 do CC)

Quadro retirado de Tartuce( 2008: 141) Igualdade ou no Tipo de Sucesso de graus Tipo de partilha Hipteses legais - falecido deixa apenas filhos como herdeiros, Se houver Igualdade de graus Dos herdeiros no Momento do falecimento Sucesso por Partilha por cabea direito prprio - falecido deixa apenas netos como herdeiros, Falecido deixa apenas ascendentes como herdeiros -falecido deixa apenas irmo como herdeiros -falecido deixa apenas sobrinhos como herdeiros -falecido deixa apenas colaterais em 3 grau( s sobrinhos ou s tios) -falecido deixa s parentes colaterais em 4 grau - falecido deixa descendentes de diversos graus ( filhos vivos e netos filhos de uma filha pr-morta) por Partilha por estirpe

Se houver desigualdade de graus dos herdeiros no momento do Sucesso

falecimento e a lei representao determinar a sucesso de parentes de grau mais remoto

- falecido deixa irmos e sobrinhos (filhos de um irmo pr-morto) - falecido deixa filhos, sendo um deles indigno. Os filhos do indigno sucedem por representao.

II-

Da ordem de vocao:

Observao: por questes didticas as hipteses que abordaremos na sucesso do descende e do ascendente, o falecido no tem cnjuge ou companheiro. Deixaremos para abordar estas hipteses nos tpicos pertinentes. 1. A sucesso legtima na linha reta descendente: A primeira classe de herdeiros a ser chamada a suceder a dos descendentes, sabendo-se que podem concorrer com o cnjuge ou companheiro sobrevivente a depender do caso. Observe-se que se constituem em herdeiros necessrios, 50% do patrimnio do falecido, obrigatoriamente dever ser reservado para esta classe ( art. 1845 do CC). a) entre os descendentes, os de grau mais prximo excluem o de grau mais remoto, salvo direito de representao ( art. 1833 do CC): b) Se todos os descendentes forem do mesmo grau, todos recebem por direito prprio, e a partilha ser por cabea ( art. 1835 do CC): c) Se todos os representantes de uma gerao desaparecerem, os da linha subsequente so chamados a herdar por direito prprio ou por representao?

2. A sucesso na linha resta ascendente: Na falta de descendentes, so chamados a suceder os ascendentes. Lembre-se que tambm podem concorrer com o cnjuge e o companheiro, seja qual for o regime de bens. A sucesso dos ascendentes no se d nem por cabea, nem por direito prprio, aqui h um sistema especfico denominado sucesso por linhas.

Na linha ascendente h dois troncos: um paterno e outro materno, aqui o grau mais prximo exclui o mais remoto sem distino d elinhas, art. 1.836, 1 do CC. Se houver mais de um ascendente de igual grau e diversidade de linhas, a diviso ser feita de acordo com a regra do 1.836, 2 do CC. 3. A sucesso legtima do cnjuge: Na falta de ascendentes, a herana da pessoa que tenha falecido casada ou separada de fato a menos de dois anos ser deferida por inteiro, ao cnjuge sobrevivente. Este ocupa sozinho a terceira classe da ordem de vocao hereditria. O novo Cd. Civil foi bastante inovador neste aspecto, revolucionou e chocou ao mesmo tempo. As redaes defeituosas dos dispositivos geram polemicas j existe um projeto legislativo buscando a sua alterao. A ordem de preferencia, est descrita no art. 1.829 do CC, a seguir: a) descendentes, em concorrncia com o cnjuge, salvo se casado este com o falecido no regime da comunho universal, ou no da separao obrigatria de bens, ou se, no regime da comunho parcial, o autor da herana no houver deixado bens particulares; b) ascendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente; c) cnjuge sobrevivente; d) colaterais

Traaremos nosso estudo com base nas seguintes indagaes: 1. O Cnjuge herda os bens deixados pelo falecido? 2. Sendo a resposta a cima positiva, o cnjuge dividir os bens herdados com os descendentes do falecido? 3. Qual o quinho que caber ao cnjuge do falecido? 4. Qual o quinho que receber o cnjuge do falecido concorrendo com os ascendentes? 5. Se o falecido no deixou ascendente, nem descendente o regime de bens altera a situao sucessria do cnjuge? 3.1- Requisitos necessrios para que o cnjuge seja herdeiro- art. 1830 do CC ( o cnjuge s ser herdeiro se houver subsuno as hipteses deste artigo: a) o cnjuge no pode estar separado judicialmente, nem divorciado: b) O cnjuge no pode est separado de fato h mais de dois anos: 3.2- A concorrncia sucessria com os descendentes do morto: art. 1829, I 3.2.1- regime de bens do casamento. Meao x Sucesso.

Em determinadas situaes o cnjuge concorrer com os herdeiros, em outras, mesmo sendo casado, no ter direito sucessrio. Os conceitos de meao e de herana no se confundem, os bens que compem a herana do falecido podem ser comuns ou particulares, a depender do regime de bens adotado. Se forem bens comuns, o falecido no proprietrio de 100%, mas apenas da metade, tendo o cnjuge sobrevivente a sua meao e os outros 50% do patrimnio faro parte da herana. Se forem bens particulares, como o falecido proprietrio de 100% no haver meao, e a totalidade dos bens far parte da herana. 3.2.2- regimes em que o cnjuge no concorrer com os descendentes: a) na comunho universal de bens: neste caso, o cnjuge suprstite ter direito meao da totalidade dos bens, salvo daqueles gravados com clausula de incomunicabilidade, assim, o legislador entendeu que ele no estaria desamparado. b) na separao obrigatria de bens: Aqui h um erro do legislador quando faz remisso no art. 1829 ao art. 1640 pargrafo nico, leia-se art. 1641. Existem duas razes para que no haja concorrncia sucessria com os descendentes neste caso: c) na comunho parcial de bens, em que o falecido no deixa bens particulares: neste caso os bens so todos comuns e o cnjuge suprstite j tem sua meao garantida. 3.2.3- Regime em que o cnjuge concorrer com os descendentes: a) na separao convencional de bens: No haver nenhuma comunicao de bens se os cnjuges optaram por este regime, a separao absoluta, superado entendimento de que a Smula 377 do STF se aplicava a este caso. Neste regime o cnjuge suprstite ser herdeiro e concorrer com os descendentes do morto, lembre-se que nem por testamento, salvo o caso de deserdao, o autor d a herana poder afastar o outro consorte. herdeiro necessrio. c) na comunho parcial de bens em que o autor deixou bens particulares:

A corrente majoritria entende que o cnjuge suprstite s ser herdeiro se o de cujos deixou bens particulares se deixou apenas, bens comuns, ser apenas meeira. d) Na participao final dos aquestos: o cnjuge s ter direito sucessrio em relao aos bens particulares do outro cnjuge, aplicam-se as mesmas regras sucessoras do regime da comunho parcial de bens. 3.2.4- O quinho dos cnjuges que concorre com os descendentes: art. 1823 do CC Aqui importante diferenciar a situao dos filhos comuns em relao aos filhos exclusivos do autor da herana. Pois se o cnjuge concorre com filhos comuns, ter o direito de reserva de da sua quota na herana. Exemplos: -cnjuge e um filho ( comum ou no): para o filho e para o cnjuge. -cnjuge e dois filhos ( comuns ou no): 1/3 para o cnjuge e 1/3 para cada filho - cnjuge e trs filhos ( comuns ou no) para o cnjuge e para cada filho - cnjuge e quatro filhos comuns: para o cnjuge e a serem divididos entre os quatro filhos. H a reserva de quinho. - cnjuge e quatro filhos s do falecido ( exclusivos): 1/5 para o cnjuge e 1/5 para cada filho. 1. Filiao hbrida: hiptese que o cnjuge concorre com filhos comuns e exclusivos do autor da herana ao mesmo tempo. O Cdigo omisso, da ser uma das grandes polmicas do direito sucessrio atual:

1 Corrente: Sim, no caso de filiao hbrida, h a reserva de da herana a o cnjuge suprstite. Entendem desta forma Silvio de Salvo Venosa e Francisco Jos Cahali. 2 Corrente: ( majoritria) No, no caso de filiao hbrida, no h a reserva de . Neste caso caber quotas iguais ao cnjuge e a cada um dos descendentes. Adeptos da corrente: Euclides de Oliveira, Maria Helena Diniz, Flvio Tartuce, Maria Berenice Dias, Rodrigo da Cunha Pereira, Rolf Madaleno, Zeno Veloso. 3 corrente: A terceira corrente traz a teoria da sub-herana, busca soluo matemtica para o problema. Divide-se proporcionalmente a herana, segundo a quantidade de descendentes, com posterior abatimento da reserva na quota dos herdeiros comuns. Do professor Eduardo de Oliveira Leite.

II Concorrncia sucessria do cnjuge com os ascendentes do morto art. 1.829, II do CC Os ascendentes so chamados a concorrer na falta de descendentes, aqui em todos os regimes de bens h concorrncia do cnjuge. -Qual o quinho que receber o cnjuge do falecido se concorrer com os ascendentes? a) Se o cnjuge concorrer com o pia e com a me do falecido, a herana deve ser dividida em trs partes iguais, cabendo 1/3 ao pai, 1/3 a me e 1/3 ao cnjuge suprstite. b) Se o cnjuge concorrer apenas com o pai, apenas com a me ou com outro ascendente qualquer, ter direito metade da herana. III O Cnjuge como herdeiro na totalidade dos bens: No havendo descendentes ou ascendentes, o cnjuge recolher a totalidade da herana, independentemente do regime de bens do casamento. IV O direito de habitao do cnjuge suprstite: art. 1831 do CC. Constitui-se num direito real sobre coisa alheia, onde h a propriedade de uma pessoa limitada por um direito real de outra, habitao. O titular de um direito de habitao pode morar gratuitamente em um imvel que no lhe pertence, no pode alug-lo, nem emprest-lo a terceiro.

4. A sucesso legtima do companheiro: No Cd Civil atual a situao do companheiro sobrevivente muito diferente do cnjuge suprstite. Apesar do companheiro no est includo no art. 1829 do CC no se pode negar a sua condio de herdeiro legtimo, j que o seu chamamento a herana se d por fora d elei, art. 1.790 do CC. S poder participar da sucesso em relao aos bens que foram adquiridos a ttulo oneroso durante a convivncia. Os demais bens sero entregues aos parentes do morto, de acordo com a ordem hereditria sem qualquer participao do companheiro. Basta excluir sua meao para que seja encontrado o montante da herana a ser partilhada com sua participao na qualidade de herdeiro.

I- Se concorrer com filhos comuns, ter direito a uma quota equivalente que por lei for atribuda ao filho. . II- Se concorrer com descendentes s do autor da herana tocar-lhe- a metade do que couber a cada um deles

E se concorrer com filhos hbridos? Como ficar a sucesso? 1 corrente: A soluo dividi-la igualitariamente, incluindo o companheiro ou companheira. Essa concluso deflui da juno dois dois incisos,pois no h que se admitir outra soluo, uma vez que os filhos no importando a origem, possuem os mesmos direitos hereditrios. ( Venosa, 2003:121) Esta a corrente majoritria. 2 corrente: o companheiro recebe meia quota. Corrente defendida por Maria Helena Diniz, Flvio Tartuce, Zeno Veloso 3 corrente: da sub-herana Defendida por Giselda Hironaka. Ousamos discordar por estabelecer a desigualdade na herana entre filhos. IIISe concorrer com outros parentes sucessveis, ter direito a um tero da herana.

Tanto concorrendo com os ascendentes ou colaterais a companheira receber um tero da herana. Concorrendo com colaterais: A companheira, tambm, s ter direito a 1/3 da herana, da parte que se constitui bem comum da unio estvel. IVNo havendo parentes sucessveis ter direito a totalidade da herana.

Neste caso a totalidade da herana passa a companheira. 5. A sucesso legtima na linha colateral

Na falta de ascendentes, descendentes e cnjuge sobrevivente so chamados a suceder os colaterais at o quarto grau. Em princpio vigora a regra de que os colaterais de grau mais prximo excluem os de grau mais remoto. Pro exceo: permite a lei o direito de representao em favor dos sobrinhos do morto, quando concorrerem com irmos vivos deste ( art. 1840 a 1853 do CC) Nem sempre a herana que for atribuda a cada irmo o ser de forma igual. Vai depender ser so irmos bilaterais ou unilaterais, art. 1841 do CC. Frise-se que a mesma regra se aplica caso concorram a herana sobrinhos do morto, filhos de irmos unilaterais e bilaterais., art. 1843, 2 do CC. Quando todos forem irmos unilaterais a herana ser dividida em partes iguais, art. 1.842 do CC. Na falta dos irmos devem ser chamados a suceder os parentes de 3 grau. Interessante observar que tanto sobrinhos como tios do morto so parentes colaterais em 3 grau, mas os sobrinhos tero preferncia, excluindo os tios. ( art. 1843) Na falta dos sobrinhos, recebem os tios. Na falta de parentes em 3 grau, a herana ser entregue aos colaterais de 4 grau. Aos primos, tios-avs e sobrinhos-netos que concorrem a herana em igualdade de condies. VDos herdeiros necessrios:

1. Quem so os herdeiros necessrios: Herdeiro necessrio, legitimado ou reservatrio, o descendente ( filho, neto, bisneto, etc.) ou ascendente ( pai, av, bisav, etc.) sucessvel, ou seja, todo parente em linha reta no excluindo da sucesso por indignidade ou deserdao, bem como o cnjuge. Ao herdeiro necessrio a lei assegura o direito legtima, que corresponde metade dos bens do testador, sendo calculada sobre o valor dos bens existentes na abertura da sucesso. Sendo que para se excluir da sucesso os herdeiros colaterais, basta que o testador disponha de seu patrimnio sem os contemplar ( art. 1.850 CC). Havendo ainda as clusulas restritivas dispostas no art. 1.848 do CC. 2. A legtima e a disponvel:

Bibliografias utilizadas: GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, Vol. VI, Direito de Famlia, 2012, Editora Saraiva. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil, Vol. 6, Direito de Famlia, 7 edio, Ed. Atlas.2012 LBO, Paulo. Direito Civil, Famlias. So Paulo: 2012, Saraiva. DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famlias, 2 edio, Porto Alegre:2005, Ed. Livraria do Advogado. PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princpios Fundamentais Norteadores do Direito de Famlia, Belo Horizonte:2005. Editora Del Rey. TARTUCE, Flavio, SIMO, Jos Fernando. Direito Civil V. Direito de Famlia, 7 edio, 2012. TARTUCE, Flavio, SIMO, Jos Fernando. Direito Civil VI. Direito das Sucesses, 7 edio, 2012.

S-ar putea să vă placă și