Sunteți pe pagina 1din 10

Os peixes chatos selvagens que vivem nas longnquas guas cristalinas do Alasca so geridos de forma a proporcionar uma fonte

de alimentao sustentvel e proteger simultaneamente o habitat. Os pescadores dedicam-se a uma gesto responsvel da pesca e tm liderado os esforos para desenvolver proativamente medidas que permitam atingir os objetivos de sustentabilidade. A pesca de peixes chatos no Alasca a mais importante do mundo e um modelo das melhores prticas de gesto pesqueira.

P E I X E S C H AT O S DO ALASCA

tualmente, a pesca de peixes chatos efetuada em duas zonas de gesto distintas: o Mar de Bering / Ilhas Aleutas (MBIA) e Golfo do Alasca (GdA). Estes peixes preferem os fundos planos e arenosos da plataforma continental do Mar de Bering e reas semelhantes no Golfo do Alasca. A pesca de peixes chatos no MBIA, que engloba a maioria das capturas, quase totalmente efetuada por barcos-fbrica. Estas embarcaes possuem equipamento a bordo para processar e congelar o pescado algumas horas aps a sua captura, fornecendo um produto fresco, congelado a bordo. Estas embarcaes tm um comprimento entre 110 e 300 ps1 e uma tripulao at 50 pessoas. A pesca no GdA combina barcos de pesca e barcos-fbrica. Os barcos de pesca so geralmente mais pequenos do que os barcos-fbrica, tendo uma tripulao de 4 ou 5 membros.factora y llevan 4 o 5 tripulantes.

MAR DE BERING / ILHAS ALEUTAS

GOLFO DO ALASCA

(MBIA)
EMBARCAES PROCESSAMENTO Barcos de pesca e barcos-fbrica A bordo

(GA)
Barcos de pesca e barcos-fbrica A bordo e em terra em Kodiak, King Cove e Sandpoint Alabote-dente-curvo, Solha-darocha, Solha-japonesa, Solhoamericano

ESPCIES

Solha-spera, Solha-da-rocha, Alabote-dente-curvo, Solhajaponesa, Solha-do-Alasca, Alabote-da-Gronelndia 250.000 t

VOLUME

40.000 t

1 p = 30,48 cm

ESPCIES DE P E I X E S C H AT O S D O A L A S C A

SOLHA-SPERA

Em 2011, 94% das capturas de peixes chatos do Alasca correspondiam s seguintes 5 espcies: solha-spera, solha-da-rocha, alabote-dente-curvo, solha-japonesa e solha-do-Alasca. Outras espcies de peixe chato comercialmente disponveis so o ala-

Alabote-dente-curvo (arrowtooth flounder atheresthes stomias) / Alabote-japons (kamchatka flounder, atheresthes evermanni) Atualmente, o alabote-dente-curvo a espcie mais abundante no GdA e, a nvel mundial, a maioria deste peixe proveniente do Alasca. Os alabotes-dente-curvo e japons so capturados principalmente de maio a agosto. Solha-japonesa (flathead sole hippoglossoides elassodon). O Alasca responsvel pela maioria das capturas de solha-japonesa nos Estados Unidos. A solha-japonesa capturada durante todo o ano por barcos-fbrica no MBIA e por uma combinao de barcos de pesca e barcosfbrica no GdA. Solha-do-Alasca (alaska plaice pleuronectes quadrituberculatus) tem sido pescada, de um modo geral, sem grande presso, sendo retida em outras pescas de valor comercial mais elevado. No entanto, desde que a gesto das espcies de peixes chatos do MBIA foi alterada em 2008, a captura da solha-do-Alasca tem aumentado juntamente com o desenvolvimento do mercado.

SOLHA-DA-ROCHA

bote-japons, o alabote-da-Gronelndia, o solho-americano, o butter sole (Isopsetta isolepis)2, a solha-de-Dover e a solha-estreladado-Pacfico.


Solha-spera (yellowfin sole, limanda aspera) representa a maior captura de peixes chatos nos Estados Unidos, com predomnio nas guas do Alasca. capturada no Mar de Bering durante todo o ano e em maior quantidade de maro a maio e de agosto a outubro. Solha-da-rocha (northern rock sole lepidopsetta polyxystra) A maioria das capturas mundiais de solha-da-rocha ocorre no Alasca. A solha-darocha sobretudo pescada de janeiro a abril, quando os peixes se encontram em cardumes. maioritariamente capturada por barcos-fbrica no MBIA, embora seja tambm capturada ocasionalmente por barcos de pesca no GdA.

ALABOTE-DENTE-CURVO

SOLHA-JAPONESA

No existe nome comum em portugus

SOLHA-DO-ALASCA

ESPCIES

CAPTURA MDIA EM

C U OTA MDIA EM

PRODUTOS

DIMENSO

2008-2011 SOLHA-SPERA 124.359 t

2008-2011 189.763 t D&E (decapitado e eviscerado), inteiro e kirimi (fatiado) Peso geral D&E 130-450 g, inteiro 200-700 g

SOLHA-DAROCHA

51.581 t

75.905 t

D&E, D&E com ovas e inteiro

Peso geral D&E 150-500 g, inteiro 230-800 g

ALABOTEDENTE-CURVO / ALABOTEJAPONS

MBAI: 29.460 t GdA: 27.365 t

MBAI: 57.078 t GdA: 43.000 t

D&E sem cauda (D&E/C)

Peso geral D&E/R 500-2500 g, inteiro 750-3500 g

SOLHAJAPONESA

18.786 t

47.228 t

D&E com ovas

Peso geral D&E 180-750 g

SOLHA-DO ALASCA

17.785 t

35.875 t

D&E e inteiro

Peso geral D&E 350-1000 g, inteiro 500-1500 g

R E S P O N S V E L

S U S T E N T V E L

GESTO DA PESCA D E P E I X E S C H AT O S

Muitos dos desafios enfrentados pelos pescadores de peixes chatos noutras partes do mundo foram j superados pelo robusto sistema de gesto do Alasca.
Os pescadores de peixes chatos do Alasca utilizam a mtodos de captura responsveis e tm participado em muitos estudos cientficos para evitar ou reduzir as capturas acessrias indesejadas. Colaborao e Transparncia. O North Pacific Fishery Management Council (NPFMC ou Conselho) tem autoridade sobre a gesto de todos os peixes chatos do Alasca, com exceo do alabote-do-Pacfico. Nos termos do Magnuson-Stevens Act, o Conselho obrigado por lei a garantir stocks sustentveis de peixes chatos atravs de uma abordagem conservadora gesto pesqueira. O Conselho trabalha em colaborao com o National Marine Fisheries Service (NMFS), o estado do Alasca, outras organizaes governamentais, a International Pacific Halibut Commission (IPHC), a indstria pesqueira, organismos ambientais e o pblico em geral com vista a desenvolver e implementar estratgias de captura sustentveis. Os processos do Conselho so transparentes e abertos participao de todas as partes interessadas. Cincia de Preveno. O Alasca foi pioneiro na abordagem cientfica preventiva gesto dos recursos piscatrios. Os cientistas recomendam ao Conselho os limites de Captura Biologicamente Aceitvel (ABC),de forma a garantir nveis futuros de biomassa robustos e sustentveis. O Conselho define ento as Capturas Admissveis Totais (TAC), que nunca excedem os limites de ABC e garantem nveis conservadores de captura.

Reduo das capturas acessrias. O salmo, arenque, caranguejo das neves, caranguejo real e alabote-do-Pacfico so espcies atribudas a outras frotas. De forma a criar incentivos para evitar a captura destas espcies, o Conselho designouas como proibidas e exige que sejam devolvidas ao mar. Na pesca de peixes chatos, h limites de captura de espcies proibidas e os funcionrios do NMFS encerram a pesca quando estes limites so atingidos. A captura de alabote do Pacfico representa o maior desafio. Nos pesqueiros, os pescadores colaboram entre si para identificar e comunicar as zonas com elevada abundncia de alabote-do-Pacfico, de modo a que a frota possa evit-las. Nos casos em que isso no possvel, a indstria desenvolveu dispositivos seletivos em redes de arrasto que consistem numa porta, grelha ou outro aparelho incorporados na rede. Os dispositivos seletivos aproveitam o comportamento natural do alabotedo-Pacfico para permitir que este evite a captura. Consideraes sobre o ecossistema. Todos os anos os cientistas progridem no conhecimento do ecossistema. Os cientistas do NMFS elaboram um relatrio anual das suas concluses para que o

Conselho possa adotar medidas de gesto apropriadas para a reduo do impacto da pesca. O Conselho tem um longo historial de identificao dos habitats necessrios propagao sustentvel de todas as formas de vida marinha e de proteo destas reas, atravs da implementao de reas Marinhas Protegidas (AMPs). As AMPs do Alasca so das mais extensas do mundo. Para mais informao sobre as AMPs consulte http://sustainability.alaskaseafood.org/resourcesand-tools. O Conselho criou tambm a rea de Investigao do Norte do Mar de Bering (NBSRA) fechando essas reas a todos os arrastos no pelgicos. A NBSRA uma zona prstina do rtico na qual a pesca tem sido relativamente reduzida. medida que as temperaturas do oceano aumentam, os stocks de peixe deslocam-se para Norte. A NBSRA representa uma oportunidade nica para avaliar os efeitos da pesca. Com vista a um conhecimento mais aprofundado desta zona nica, o NMFS, o Conselho, representantes da comunidade Oeste do Alasca e a indstria pesqueira colaboram num esforo sem precedentes para desenvolver um plano de investigao, aps o qual o Conselho poder permitir ou no a pesca na zona.

Atribuio de quotas como medida de conservao. Antes de 2008, a frota pesqueira de peixes chatos com arrasto do MBIA estava envolvida numa corrida ao peixe, competindo por pores maiores dos limites de quota. Esta corrida ao peixe resultou em prticas piscatrias ineficazes, sendo os limites de captura de espcies proibidas atingidos prematuramente, em muitos casos antes de atingidas as TACs para os peixes chatos. Em 2008, o Conselho terminou com a corrida ao peixe no MBIA atravs da atribuio de quotas anuais para vrias espcies e da formao de cooperativas de pesca. As espcies incluem a solhaspera, a solha-japonesa, a solha-da-rocha, o bacalhau-do-Pacfico, Atka mackerel (Pleurogrammus monopterygius)3 e o cantarilho-do-Pacfico; foram tambm estabelecidos limites de captura de espcies proibidas para o caranguejo real, o caranguejo das neves e o alabote-do-Pacfico. As rejeies diminuram de forma significativa devido exigncia da sua reteno e aos novos sistemas de gesto das cooperativas. Mais de 90% de todos os peixes de fundo capturados por esta pesca multiespecfica so retidos. A atribuio de quotas s cooperativas permite as embarcaes associadas podem abrandar as operaes, dar mais ateno qualidade do produto, evitar zonas de elevada pesca acessria e introduzir alteraes nos aparelhos de pesca que melhoram a eficcia e reduzem o impacto ambiental.
3

Monitorizao. Para garantir uma contabilizao correta das capturas, o Conselho, o NMFS e a indstria colaboraram no desenvolvimento de um dos programas de monitorizao das pescas mais robustos do mundo. Em cada embarcao, dois observadores certificados federalmente asseguram a amostragem de praticamente todos os lances de arrasto. Balanas com compensao de movimento garantem observaes precisas do peso das amostras, independentemente do movimento da embarcao no mar. Bscula dinmica para pesar a captura total. Estes aparelhos so colocados por baixo de uma correia transportadora que desloca o peixe de uma rea para outra e produzem pesagens precisas de toda a captura. Estao definida de observao e amostragem, opes eletrnicas ou visuais para monitorizar o fluxo da captura pelo navio e outras ferramentas de monitorizao da captura. Sistema de Monitorizao do Navio (VMS). O VMS permite que os agentes oficiais do NMFS possam certificar-se de que os navios pescam apenas em reas abertas.

Sem nome comum em portugus

I N OVA E S N A S R E D E S DE ARRASTO

A rede de arrasto para peixes chatos evoluiu significativamente nos ltimos 20 anos e j no aquele aparelho grande e pesado antigamente utilizado por frotas estrangeiras e hoje em dia ainda usado em outras partes do mundo. A rede utilizada atualmente mais leve, tem um impacto menor no ambiente e incorpora inovaes visando direcionar o esforo de pesca para espcies comerciais, reduzindo tambm a pesca acessria indesejada como o alabote-do-Pacfico e o caranguejo. Representantes da indstria pesqueira e cientistas do NMFS desenvolveram em conjunto a Rede de Arrasto do Mar de Bering para Peixes Chatos. A partir de 2011, foi exigido que todos os navios de pesca de peixes chatos do Mar de Bering uti-

lizassem a Rede de Arrasto do Mar de Bering para Peixes Chatos. Esta rede inclui dispositivos que levantam as malhetas do fundo, eliminando praticamente o impacto no fundo marinho. A investigao conduzida pelos cientistas do NMFS indica que o efeito nas estrelas-do-mar, gorgnias e outros invertebrados marinhos que habitam o fundo foi reduzido praticamente a zero. Alguns navios tambm usam portas pelgicas voadoras que no entram em contacto com o fundo marinho. A frota do GdA encontra-se atualmente a trabalhar com cientistas para avaliar a viabilidade da utilizao desta rede de arrasto em reas mais fundas e com fundos mais duros, tpicos desta regio.

Rede de Arrasto do Mar de Bering para Peixes Chatos

Saco flutuante Portas Bobinas para manter as malhetas afastadas do fundo Bobinas para levantar a rede do fundo

Os peixes chatos do Alasca so uma fonte sustentvel de pescado de grande qualidade. O excelente sabor e a textura destes peixes brancos so mundialmente apreciados. Para mais informao sobre a gesto da pesca de peixes chatos visite o website do Conselho em www.fakr.noaa.gov/nfmc/ O Alaska Seafood Marketing Institute disponibiliza mais informao sobre a gesto sustentvel da pesca no Alasca, identificao de peixes chatos e guia de compra de peixes brancos. Por favor contacte-nos pelo nmero +1 800-806-2497 ou visite www.alaskaseafood.org

E S C R I T R I O N O S U L D A E U R O PA www.alaska seafood.org c/ Borrell 7 - Local 19 08172 St. Cugat del Valls (Barcelona) Espanha Tel: +34 93 589 8547 Fax: +34 93 589 7051 Email: dmcclellan@alaskaseafood.org Escritrio Central: 311 Franklin Street, Suite 300 Juneau, Alasca 99801-1147 EUA Tel: + 19074655560 Fax: + 19074655572

Selvagem, Natural & Sustentvel

S-ar putea să vă placă și