Sunteți pe pagina 1din 2

27/7/2010

Zeno

Zeno de Elia: Fragmentos 21. Aristteles Metaphysique B 4 7 10001b Se a unidade indivisvel, ser, de acordo com a proposio de Zeno, no ser nada. Que no faz nada de mais por sua adio a isso, nem menor, por sua subtrao do mesmo, no , diz ele, uma coisa real em todos, pois claramente o que real deve ser uma grandeza. E, se uma magnitude, que corpreo, por que corpreo, que est em cada dimenso. As outras coisas (ou seja, superfcies e linhas) se adicionados de uma forma vai tornar as coisas maiores, acrescentou em outro que ir produzir nenhum efeito, mas o ponto e que a unidade no pode fazer coisas maiores, de qualquer maneira.

Se houver espao, ser em alguma coisa, pois tudo o que se est em alguma coisa, e estar em alguma coisa estar no espao. Isto vai, ad infinitum, pois no h espao. RP 106. Voc no pode percorrer um nmero infinito de pontos em um tempo finito. Voc deve percorrer a metade de qualquer determinada distncia antes de atravessar o todo, ea metade dos que mais uma vez antes que voc possa atravess-lo. Isto vai, ad infinitum, de modo que - (se o espao constitudo por pontos), h um nmero infinito em qualquer espao dado, e no pode ser percorrido em um tempo finito.

O segundo o famoso quebra-cabea de Aquiles ea tartaruga. Aquiles deve primeiro chegar ao local de onde a tartaruga comeou. Por esse tempo a tartaruga ter pegou um pouco. Aquiles deve, ento, que atravessam, e ainda a tartaruga estar frente. Ele est sempre chegando mais perto, mas ele nunca faz-se a ele. O terceiro argumento contra a possibilidade de movimento atravs de um espao composto por pontos que, nesta hiptese, uma flecha em um dado momento de seu vo deve estar em repouso em algum ponto particular. Aristteles observa muito bem que este argumento depende da suposio de que o tempo composto de "agoras", isto , de instantes indivisveis. Suponha que trs fileiras paralelas de pontos na justaposioFig. 1. Fig. 2. A ...... A ...... B ...... B ...... C ...... C ...... Um deles (B) imvel, enquanto A e C direes opostas com igual velocidade, de modo a entrar em posio representada na fig. 2. O movimento de C para A ser o dobro em relao ao seu movimento B, ou, em outras palavras, qualquer ponto C passou o dobro de pontos em A, que tem em B. No se pode, portanto, ser o caso de um instante de tempo corresponde passagem de um ponto a outro.
http://philoctetes.free.fr/zeno.html 1/2

27/7/2010

Zeno

Mas, se partirmos do princpio de que a unidade uma coisa, cada um deve ter uma certa magnitude e uma determinada espessura. Uma parte deve a uma certa distncia do outro, eo mesmo pode ser dito sobre o que supera em pequenez; por isso, tambm ter magnitude, e algo vai ultrapass-lo na pequenez. Tudo o mesmo que dizer isso uma vez e dizer que sempre, para que nenhuma parte de tal vai ser a ltima, nem uma coisa vai ser inexistente em comparao com o outro. Assim, se as coisas so um nmero, eles devem ser pequenos e grandes, to pequeno que no tem nenhum valor em tudo, e to grande que ser infinita. RP 105 C. Se as coisas so muitos, so grandes e pequenas, to grande como a de uma grandeza infinita, e to pequenas que no tm nenhum valor em tudo. Aquele que no tem nem magnitude nem espessura nem a granel, no ser mesmo. "Para", diz ele, "se ser adicionado a qualquer outro: coisa que no far qualquer maior, pois nada pode ganhar em magnitude com a adio de que no tem magnitude e, portanto, segue-se uma vez que o que foi acrescentado foi nada.... Mas se, quando este tirado de outra coisa, essa coisa no menos, e novamente, se, quando ele adicionado a outro coisa, que no aumenta, claro que o que foi acrescentado no era nada, eo que foi tirado era nada. RP 105 A.

Se as coisas so muitos, eles devem ser apenas quantos so, nem mais nem menos. Agora, se eles so tantos quantos eles so, eles sero em nmero finito. Mas, novamente, se as coisas so muitos, sero em nmero infinito, pois haver sempre outras coisas, entre elas, e outros ainda entre estes. RP 105 B.

http://philoctetes.free.fr/zeno.html

2/2

S-ar putea să vă placă și