Sunteți pe pagina 1din 15

Direito Previdencirio

FCC

Prof. Hugo Goes

Captulo 1: Seguridade Social 1. (TCE/SE - Analista de Controle Externo 2011) No tocante evoluo legislativa da Seguridade Social no Brasil, dentre as primeiras regras de proteo, a aposentadoria por invalidez aos servidores pblicos (A) foi prevista inicialmente na Constituio Federal brasileira de 1946. (B) somente teve previso constitucional na Constituio Federal brasileira de 1988. (C) teve previso inicial em lei especial de carter nacional publicada em 1942.

Captulo 1: Seguridade Social (D) foi prevista inicialmente na Constituio Federal brasileira de 1891. (E) teve previso inicial de carter nacional na conhecida Lei Eloy Chaves.

Constituies Brasileiras
1891 - A primeira Constituio a trazer a expresso aposentadoria foi a de 1891, que instituiu a aposentadoria para os funcionrios pblicos em caso de invalidez, custeada integralmente pelo Estado. 1934 - primeira a estabelecer, em texto constitucional, a forma tripartite de custeio: contribuio da Unio, do empregador e do empregado. 1937 - teve por particularidade a utilizao da expresso seguro social. Tambm a primeira a utilizar a expresso previdncia. 1946 - primeira a utilizar a expresso previdncia social. Em 1965, a EC 11 acrescentou Constituio de 1946 o princpio da preexistncia do custeio em relao ao benefcio. 1967 - acrescentou como riscos sociais a doena e o desemprego. Previu a criao do seguro-desemprego. 1988 - A primeira a adotar a expresso seguridade social

Captulo 1: Seguridade Social 2. (FCC Perito Mdico do INSS 2006) Assinale a alternativa correta. a) O primeiro diploma a instituir um sistema previdencirio no Brasil foi a Lei Orgnica da Previdncia Social LOPS, de 1923, que criou a Caixa de Aposentadoria e Penso dos Ferrovirios. b) O segurado da Previdncia Social adquire o direito aposentadoria no momento em que rene todos os requisitos legais para a sua obteno, inclusive o requerimento, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Captulo 1: Seguridade Social c) O objetivo constitucional da universalidade de cobertura autoriza o legislador a criar benefcios previdencirios independentemente de fonte de custeio. d) O direito previdencirio no pode ser considerado ramo autnomo do direito porque os princpios do direito do trabalho so inteiramente aplicveis aos conflitos previdencirios.

Captulo 1: Seguridade Social e) O salrio-maternidade um benefcio previdencirio que tem seu valor correspondente ao salrio da atividade para a segurada empregada a fim de impedir a discriminao na contratao de mulheres, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal.

Captulo 1: Seguridade Social


1. Lei Eloy Chaves e as CAPs Decreto Legislativo n 4.682, de 24/01/1923 - instituiu as CAPs para os ferrovirios. CAPs organizadas por empresa. 2. IAPs (a partir de 1933) Unificao das CAPs em IAPs. Organizadas por categorias profissionais. A Lei 3.807/60 (LOPS), padronizou o sistema assistencial, estabelecendo regras uniformes para o amparo a segurados e dependentes dos vrios IAPs. 3. FUNRURAL (Lei n 4.214/63) 4. INPS (01/01/1967) - unificou os IAPs . O INPS foi criado pelo Decreto-lei n 72/66. 5. SINPAS (Lei 6.439/77) - agregava as seguintes entidades: INPS, IAPAS, INAMPS, LBA, FUNABEM, DATAPREV, CEME. 6. INSS (Lei 8.029/90) Fuso do IAPAS com o INPS.

Captulo 1: Seguridade Social 3. (PGE/MT - Procurador do Estado 2011) A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social. Considere os itens abaixo relacionados: I. universalidade da cobertura e do atendimento; II. uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III. seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios;

Captulo 1: Seguridade Social IV. irredutibilidade do valor dos benefcios; V. carter democrtico e centralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados. Quanto aos princpios e diretrizes da Seguridade Social, esto corretos os itens (A) I, II, III e IV, apenas. (B) I, III, IV e V, apenas. (C) I, II, IV e V, apenas. (D) II, III, IV e V, apenas. (E) I, II, III, IV e V.

Captulo 1: Seguridade Social 4. (FCC - TCM/BA - Procurador Especial de Contas - 2011) So princpios constitucionais da Seguridade Social: (A) universalidade do atendimento; seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios e irredutibilidade do valor dos benefcios. (B) diversidade da base de financiamento; contrapartida e centralizao da administrao. (C) universalidade da cobertura; formalismo procedimental e irredutibilidade do valor dos benefcios e servios.

Captulo 1: Seguridade Social (D) uniformidade e equivalncia dos benefcios s populaes urbanas e rurais; unicidade da base de financiamento e irredutibilidade do valor dos servios. (E) equidade na forma de participao do custeio; incapacidade contributiva e diversidade de atendimento.

Captulo 1: Seguridade Social 5. (Advogado - Nossa Caixa - 2011) O princpio da universalidade da cobertura prev (A) que os benefcios so concedidos a quem deles efetivamente necessite, razo pela qual a Seguridade Social deve apontar os requisitos para a concesso dos benefcios e servios. (B) que a proteo social deve alcanar todos os eventos cuja reparao seja premente, a fim de manter a subsistncia de quem dela necessite. (C) que o benefcio legalmente concedido pela Previdncia Social no pode ter o seu valor nominal reduzido.

Captulo 1: Seguridade Social (D) a participao equitativa de trabalhadores, empregadores e Poder Pblico no custeio da seguridade social. (E) que no h um nico benefcio ou servio, mas vrios, que sero concedidos e mantidos de forma seletiva, conforme a necessidade da pessoa.

Captulo 1: Seguridade Social 6. (Tcnico do Seguro Social 2012) A Seguridade Social encontra-se inserida no ttulo da Ordem Social da Constituio Federal e tem entre seus objetivos: (A) melhorar o atendimento da populao. (B) promover o desenvolvimento regional. (C) promover polticas sociais que visem reduo da doena. (D) uniformizar o atendimento nacional. (E) universalizar o atendimento da populao.

S-ar putea să vă placă și