Sunteți pe pagina 1din 9

Cano do Exlio.

Leia : Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi; As aves, que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l.

Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, noite, Mais prazer eu encontro l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi.

Minha terra tem primores, Que tais no encontro eu c; Em cismar sozinho, noite Mais prazer eu encontro l; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabi.

No permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para l; Sem que disfrute os primores Que no encontro por c; Sem quinda aviste as palmeiras, Onde canta o Sabi. Cano do exlio, De Primeiros cantos (1847)

lvares Azevedo:
Se Eu Morresse Amanh

Se eu morresse amanh, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irm, Minha me de saudades morreria Se eu morresse amanh! Quanta glria pressinto em meu futuro! Que aurora de porvir e que manh! Eu perdera chorando essas coroas Se eu morresse amanh! Que sol! que cu azul! que doce nalva Acorda ti natureza mais lou! No me batera tanto amor no peito Se eu morresse amanh! Mas essa dor da vida que devora A nsia de glria, o dolorido af... A dor no peito emudecera ao menos Se eu morresse amanh!

Anjos do Cu

As ondas so anjos que dormem no mar, Que tremem, palpitam, banhados de luz... So anjos que dormem, a rir e sonhar E em leito d'escuma revolvem-se nus! E quando de noite vem plida a lua Seus raios incertos tremer, pratear, E a trana luzente da nuvem flutua, As ondas so anjos que dormem no mar! Que dormem, que sonham- e o vento dos cus Vem tpido noite nos seios beijar! So meigos anjinhos, so filhos de Deus, Que ao fresco se embalam do seio do mar! E quando nas guas os ventos suspiram, So puros fervores de ventos e mar: So beijos que queimam... e as noites deliram, E os pobres anjinhos esto a chorar! Ai! quando tu sentes dos mares na flor Os ventos e vagas gemer, palpitar, Por que no consentes, num beijo de amor Que eu diga-te os sonhos dos anjos do mar?

Manuel Antnio de Almeida


Arte de Amar

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma. A alma que estraga o amor. S em Deus ela pode encontrar satisfao. No noutra alma. S em Deus - ou fora do mundo.

As almas so incomunicveis. Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas no.

Coisa Amar

Contar-te longamente as perigosas coisas do mar. Contar-te o amor ardente e as ilhas que s h no verbo amar. Contar-te longamente longamente.

Amor ardente. Amor ardente. E mar. Contar-te longamente as misteriosas maravilhas do verbo navegar. E mar. Amar: as coisas perigosas. Contar-te longamente que j foi num tempo doce coisa amar. E mar. Contar-te longamente como doi

desembarcar nas ilhas misteriosas. Contar-te o mar ardente e o verbo amar. E longamente as coisas perigosas.

Machado de Assis
Crculo Vicioso Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: - Quem me dera que fosse aquela loura estrela, que arde no eterno azul, como uma eterna vela ! Mas a estrela, fitando a lua, com cime:

- Pudesse eu copiar o transparente lume, que, da grega coluna gtica janela, contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela ! Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

- Misera ! tivesse eu aquela enorme, aquela claridade imortal, que toda a luz resume ! Mas o sol, inclinando a rutila capela:

- Pesa-me esta brilhante aureola de nume... Enfara-me esta azul e desmedida umbela... Porque no nasci eu um simples vaga-lume?

Livros e flores

Teus olhos so meus livros. Que livro h a melhor, Em que melhor se leia A pgina do amor?

Flores me so teus lbios. Onde h mais bela flor, Em que melhor se beba O blsamo do amor?

No alto O poeta chegara ao alto da montanha, E quando ia a descer a vertente do oeste, Viu uma cousa estranha, Uma figura m.

Ento, volvendo o olhar ao subtil, ao celeste, Ao gracioso Ariel, que de baixo o acompanha, Num tom medroso e agreste Pergunta o que ser.

Como se perde no ar um som festivo e doce, Ou bem como se fosse Um pensamento vo,

Ariel se desfez sem lhe dar mais resposta. Para descer a encosta O outro lhe deu a mo.

S-ar putea să vă placă și