Sunteți pe pagina 1din 6

Lista de obras de literatura surda

1. Obras de literatura surda ou com temtica da surdez que acompanham livro impresso e lngua de sinais em DVD.
DADOS DO LIVRO DIGITAL (E IMPRESSO) Capa O Feijozinho Surdo (KUCHENBECKER, 2009) http://www.editoradaulbra.com.br/ EXPLANAES SOBRE O LIVRO /DVD Escrita por professora ouvinte a partir de suas vivncias com crianas surdas; o enredo mostra a ansiedade da famlia quando nasce um filho surdo e o que ocorre em escolas inclusivas e especiais (ROSA & KLEIN, 2011, p. 99). Traz vrios elementos prprios da cultura surda e a presena do SignWriting. A traduo para a escrita da LIBRAS foi realizada por duas surdas; a autora e ilustradora ouvinte. (SANTOS et. al., 2011, p. 45) Nome do livro: O Feijozinho Surdo Ano: 2010 Editora: Editora Edulbra So Jos/ Canoas, RS Autora e ilustradora: Lige Gemelli Kuchenbecker Capa Um mistrio a resolver: o mundo das bocas mexedeiras (OLIVEIRA; OLIVEIRA & CARVALHO, 2008) http://www.lsbvideo.com.br/ Autoras ouvintes que narram algo que a realidade para os surdos (ROSA & KLEIN, 2011, p. 99). Uma menina com um mistrio a resolver: por que quando as pessoas ao seu redor mexem a boca conseguem o que querem, seja na escola, seja na padaria, seja no mercado, e ela mexe a boca do mesmo jeito e ningum a compreende? A histria foi traduzida para LIBRAS pela pedagoga surda Luciane Rangel e pelo professor ouvinte Luiz Carlos Freitas, e foi gravada em DVD em LIBRAS pelo ator e cinegrafista surdo Nelson Pimenta, numa produo da LSB Vdeo. A Editora LSB vdeos especializada em materiais didticos, de ensino da LIBRAS, paradidticos e literatura especializada em surdez em DVD e impressa com DVD.

Nome do livro: Um mistrio a resolver: o mundo das bocas mexedeiras. Ano: 2008 Editora: LSB vdeo, Rio de Janeiro, RJ Autoras: Maria A. Amin de Oliveira; Maria Lcia Mansur Bomfim de Oliveira; Ozana Vera Giorgini de Carvalho.

p. [1] http://ihainforma.wordpress.com

Capas

Inicialmente Foram dez obras em formato DVD produzidas pelo MEC/SEESP em parceria com o INES, de 2005 e 2006 centralizando-se em materiais ldicos ou informativos. Temas de sugesto de como deve ser a educao de surdos, desde a educao infantil at o final do ensino fundamental, tanto no INES quanto em escolas regulares. Variadas fbulas e histrias infantis clssicas (SANTOS et. al., 2011, p. 49) A lngua de sinais utilizada como ponte para a aprendizagem da lngua portuguesa (SANTOS et. al., 2011, p. 49).

Editora: MEC/SEESP/INES Rio de Janeiro, RJ. Autores: Diversos

Atualmente H novos ttulos: INES 150 anos; Aquarela do Brasil, Abre Alas, Atlas Geogrfico, Dicionrio. O material produzido pelo INES distribudo gratuitamente. O ofcio dever ser redigido em papel timbrado da Instituio, ser assinado pelo profissional responsvel e informar o endereo completo da Instituio garantindo assim a remessa do material solicitado. Para tal, faz-se necessrio o envio de ofcio da Instituio para: Via Correio: Departamento de Desenvolvimento Humano, Cientfico e Tecnolgico DDHCT. Sra. Maria Ins Ramos Rua das Laranjeiras, 232 Laranjeiras. Rio de Janeiro RJ CEP: 22240-003.

Novos ttulos

DVD - INES 150 anos DVD - Aquarela do Brasil DVD - Abre Alas DVD - Atlas Geogrfico

Via Fax: (21) 2285-7990 Diviso de Estudos e Pesquisas do INES.

p. [2] http://ihainforma.wordpress.com

Capas Editora: Arara Azul Petrpolis, Rio de Janeiro, RJ

Existem livros da literatura clssica traduzidos da lngua portuguesa para a lngua de sinais, disponveis em DVD, com os textos traduzidos como, por exemplo, os distribudos pela Editora Arara Azul. Materiais da Editora Arara Azul como Alice no pas das maravilhas (2002), Iracema (2002) e O alienista (2004) so exemplos de traduo em LIBRAS (MOURO, 2011, p. 74). A Editora Arara Azul possui vrios ttulos em livros paradidticos e literatura especializada em surdez, impressa e em DVD.

2. Obras de literatura surda ou com temtica da surdez na forma impressa, sem acompanhar mdia em DVD.
DADOS DO LIVRO DIGITAL (E IMPRESSO) Capa Tibi e Joca: Uma histria de dois mundos (BISOL, 2001) EXPLANAES SOBRE O LIVRO /DVD O personagem um menino surdo que nasceu em uma famlia com pais ouvintes. Todos passaram por momentos difceis at que comeam a usar a lngua de sinais (KARNOPP, 2010, p. 166). O texto rico em ilustraes e, alm da histria registrada na lngua portuguesa, h um bonecotradutor que sinaliza as palavras-chave de cada pgina, que permitem ao usurio da LIBRAS acompanhar a histria (KARNOPP, 2010, p. 166). Houve a participao especial de um surdo, Tibiri Maineri.

Nome do livro: Tibi e Joca: Uma histria de dois mundos. Ano: 2001 Editora: Mercado Aberto Porto Alegre, RS Autora: Claudia Bisol Ilustrador: Marco Cena

p. [3] http://ihainforma.wordpress.com

Capa Cinderela Surda (HESSEL; ROSA; KARNOPP, 2003) http://www.editoradaulbra.com.br/

Faz uma releitura do clssico Cinderela e apresenta aspectos da cultura e identidade surda (KARNOPP, 2010, p. 170). As ilustraes acentuam as expresses faciais e os sinais, destacando elementos que traduzem aspectos da experincia visual. Nesse livro, as ilustraes ocupam uma pgina e a outra registra a histria em escrita de sinais (SignWriting) e na lngua portuguesa (KARNOPP, 2010, p. 170).

Nome do livro: Cinderela surda Ano: 2007 Editora: Editora da ULBRA So Jos/ Canoas, RS Autores: Carolina Hessel; Fabiano Rosa & Lodenir Karnopp Capa Rapunzel Surda (SILVEIRA; ROSA; KARNOPP, 2003) http://www.editoradaulbra.com.br/

Por se tratar de adaptao, o sino foi substitudo por um relgio, pois este mais visual. Foi feita a substituio do sapato pela luva, a qual Cinderela perde a sair do baile; a luva foi escolhida por ser um simbolismo da lngua de sinais (ROSA & KLEIN, 2011, p. 95).

Quando nasceu, a menina foi raptada pela bruxa e viveu muitos anos escondida e isolada em uma torre (...). Na histria de Rapunzel, no h um ambiente lingustico para a aquisio e o desenvolvimento da linguagem, no h usurios da lngua at que ela felizmente encontra o prncipe. (KARNOPP, 2010, p. 170) Tematiza a aquisio da linguagem e a variao lingustica nas lnguas de sinais (KARNOPP, 2010, p. 170). Tambm apresenta a escrita de sinais (SignWriting) e lngua portuguesa.

Nome do livro: Rapunzel surda Ano: 2003 Editora: Editora da ULBRA So Jos/ Canoas, RS Autores: Carolina Hessel Silveira, Fabiano Rosa & Lodenir Becker Karnopp

p. [4] http://ihainforma.wordpress.com

Capa Ado e Eva (ROSA; KARNOPP, 2005) http://www.editoradaulbra.com.br/

Os autores contam a origem da lngua de sinais e salientam que verses dessa histria so recorrentes nas comunidades de surdos (...) (KARNOPP, 2010, p. 169). O objetivo refletir sobre a possibilidade de as lnguas de sinais serem utilizadas por diferentes comunidades, sejam elas ouvintes ou surdas.

Nome do livro: Ado e Eva Ano: 2005 Editora: Editora da ULBRA So Jos/ Canoas, RS Autores: Fabiano Rosa & Lodenir Becker Karnopp Capa Patinho Surdo (ROSA; KARNOPP, 2005) http://www.editoradaulbra.com.br/

As ilustraes so em preto e branco e h um glossrio ao final do livro (KARNOPP, 2010, p. 169).

Conta a histria de um patinho surdo que nasceu em um ninho de ouvintes. Quando encontra patos surdos, aprende com eles a Lngua de Sinais da Lagoa e descobre sua histria de vida (KARNOPP, 2010, p. 170). O texto aborda as diferenas lingusticas na famlia e na sociedade, alm de apresentar a importncia do intrprete na comunicao entre surdos e ouvintes. As ilustraes so em preto e branco e h um glossrio ao final do livro (KARNOPP, 2010, p. 170).

Nome do livro: Patinho surdo Ano: 2005 Editora: Editora da ULBRA So Jos/ Canoas, RS Autor: Fabiano Rosa & Lodenir Becker Karnopp Capa A cigarra surda e as formigas (OLIVEIRA & BOLDO, s.d.)

Escrita por duas professoras de surdos, uma ouvinte e a outra surda, apresenta como tema a importncia da amizade entre surdos e ouvintes (KARNOPP, 2010, p. 167). A histria foi fruto do trabalho realizado em sala de aula, segundo as autoras: onde houve uma apresentao teatral por crianas surdas, em LIBRAS, e tambm a produo do texto em escrita de sinais (SignWriting) e na lngua portuguesa (...), nas pginas mpares, h ilustraes que remetem ao desenvolvimento da histria (KARNOPP, 2010, p. 167). O livro foi produzido manualmente e as ilustraes foram feitas por um aluno.

Nome do livro: A cigarra surda e as formigas Ano: s.d. Autoras: Carmem Oliveira & Jaqueline Boldo

p. [5] http://ihainforma.wordpress.com

3. Bibliografia

KARNOPP, Lodenir Becker. Produes culturais de surdos: anlise da literatura surda. In: Cadernos de Educao. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [36]: 155 - 174, maio / agosto 2010. KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Mrcia Lise. Produo, circulao e consumo da cultura surda brasileira. In: KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Mrcia Lise (Orgs.). Cultura Surda na Contemporaneidade: negociaes, intercorrncias e provocaes. Canoas: Ed ULBRA, 2011. MOURO, Claudio Henrique Nunes. Literatura surda: produes culturais de surdos em lngua de sinais. In: KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Mrcia Lise (Orgs.). Cultura Surda na Contemporaneidade: negociaes, intercorrncias e provocaes. Canoas: Ed ULBRA, 2011. ROSA, Fabiano Souto & KLEIN, Madalena. O que sinalizam os professores surdos sobre literatura surda em livros digitais. In: KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Mrcia Lise (org.). Cultura Surda na Contemporaneidade: negociaes, intercorrncias e provocaes. Canoas: Ed ULBRA, 2011. ROSA, Fabiano Souto & KLEIN, Madalena. Anlises de professores surdos sobre elementos tcnicos de sinalizao na literatura surda em livros digitais. In: PERLIN, Gladis; STUMPF, Mariane (Orgs). Um olhar sobre ns surdos: leituras contemporneas. Curitiba, PR: CRV, 2012. SANTOS et. al. Diferentes usos da cultura surda na literatura: a lngua de sinais atravessada por marcas culturais e ressignificada nos processos de incluso. In: KARNOPP, Lodenir Becker; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Mrcia Lise (Orgs.). Cultura Surda na Contemporaneidade: negociaes, intercorrncias e provocaes. Canoas: Ed ULBRA, 2011.

Cristiane Taveira Lab. LIBRAS

p. [6] http://ihainforma.wordpress.com

S-ar putea să vă placă și