Sunteți pe pagina 1din 10

A ARQUIGNOSIS EGIPCIA

Edio Original: LECTORIUM ROSICRUCIANUM Bakenessergracht, 1 1-15 NL 201 1 JS Haarlem Holanda

Edio Brasileira: LECTORIUM ROSICRUCIANUM Sede Central - Templo de "Aquarius" Rua Heitor Peixoto, 58 - Aclimao Caixa Postal 15195 - 01543 - So Paulo S P Tel. (011) 278-8682

Ncleos Belo Horizonte: Avenida Otacllio Negro de Lima, 2130 Pampulha - 30000 - MG - Te1.(O31) 441-8341 - C P 2497 Brasflia: QL 11 - Bloco J - Sala 4 - Lago Sul - 70293 - DF Tel. (O61) 248-6705 Fortaleza: Rua Vicente Lopes, 195 - Jardim das Oliveiras 60000 - CE - Tel. (085) 239-2427 Marilia: AI. Rosacruz Aurea, 96 - Sftios de Recreio Nascimento - Cx.P. 261 - 17500 - S P - Tel. (0144) 33-7694 Patos de Minas: Caixa Postal 61 - 38700 - MG Tel. (034) 821-2565 Rio de Janeiro: Rua Marianpolis, 600 - Graja - 20561 RJ - Tel. (021) 258-9898

Salas de Contato Itapetininga: Rua Silva Jardim, 732 - Sala 7 - Centro - S P Macei: ~ d i(cio f Breda, Sala 420 - 4.0 andar - Centro - AL Petrpolis: Avenida Imperador, 288 - 6.0 - Sala 609 - RJ Ponta Grossa: Rua 7 de Setembro, 800 - Sala 704 - PR Santos: Rua Pedro Amrico, n.o 114 - Gonzaga - S P

AA R Q U I G N O S I S EGIPCIA
e o seu chamado no eterno presente
de novo proclamada e esclarecida baseada na

TABULA SMARAGDINA e no CORPUS HERMETICUM


de HERMES TRISMEGISTO

Por J. VAN RIJCKENBORGH

Tomo I I 1 .a edio - 1986

Uma publicao do
LECTORIUM ROSICRUCIANUM ESCOLA ESPIRITUAL DA ROSACRUZ AUREA

So Paulo

Brasil

Traduzida do alemo:

DIE AGYPTISCHE URGNOSIS - 2

Tltulo do original holands:

DE EGYPTISCHE OERGNOSIS EN HAAR ROEP IN HET EEUWIGE NU

ROZEKRUIS-PERS
Bakenessergracht 1 1 - 1 5 Haarlem - Holanda

Todos os direitos, inclusive os de traduo ou reproduo do presente livro. por qualquer sistema, total ou parcial, so reservados Rozekruis-Pers, Haarlem, Holanda.

O TERCEIRO LIVRO O MAIOR MAL DO HOMEM E N A 0 CONHECER A DEUS

1.

Hermes: Para onde correis, homens, vs que estais brios por vos terdes embebedado com a palavra destituda de toda a Gnosis, a palavra de total ignorncia, que no podeis suportar e que por isso estais para vomitar?

2. Parai e tornai-vos sbrios! Vede de novo pelos olhos


do vosso coraco !E se todos vs no podeis faz-lo, pelo menos os que esto em condies para tanto que o facam, pois o mal da ignorncia submerge toda a Terra, leva a alma que est aprisionada no corpo ruina e a impede de entrar no porto da salvaco.

3.

No permitais, pois, serdes arrastados pela violncia da corrente, mas deixai que aqueles dentre vs, que esto em condices de atingir o porto da salvaco, usem a contracorrente para nele entrar.

4.

Buscai Aquele que vos tomar pela mo e vos conduzir pelas portas da Gnosis, onde irradia a clara luz, na qual no h trevas; onde ningum est embriagado, mas todos so sbrios e elevam o corao para Aquele que quer ser conhecido. Porm, sabei: Sua voz no pode ser ouvida, nem Seu nome ser expresso, nem podem olhos materiais contempl-Lo; s a Alma-Espirito est em condies de faz-lo. Por isso, deveis primeiramente rasgar as vestes que levais, o tecido da ignorncia, o fundamento da maldade, o grilho da corrupo, a priso tenebrosa, a morte vivente, o cadver com sentidos, o tmulo que levais convosco, o saqueador que habita convosco e que, pelas coisas que ama, odeia-vos e, pelas coisas que odeia, tem cimes de vs. Tal a veste inimiga pela qual estais envoltos, a veste que, impedindo-vos de respirar, puxa-vos para si, para baixo, para que no volteis a ver e, contemplando a beleza da verdade e o bem que nela reside, no comeceis a odiar a sua maldade e compreender as ciladas que ela vos prepara.

5.

6.

7.

8. Ela torna os vossos sentidos insensveis, fechando-os


com uma abundncia de matria e enchendo-os de voluptuosidade pecaminosa, a flm de que no oupis o que precisais ouvir e no vejais o que tanto precisais ver.

QUARTO LIVRO DISCURSO DE HERMES EM LOUVOR A DEUS

1.

Deus, o poder de Deus e a natureza divina so a magnificncia do Universo.

2. Deus o principio, a idia primordial, a faculdade


de crescimento e a matria de todas as criaturas; a sabedoria para a revelao de todas as coisas.

3.

O poder de Deus causa, nascimento e crescimento, fora ativa, destivo, morte e renovao.
Havia no abismo uma escurido infinita, a gua e o alento da criao que estava para tornar-se ativo; tudo isso encontrava-se no caos pela fora de Deus. Ento a santa luz se liberou, os elementos primordiais se separaram da substncia mida e se adensaram, e todos os deuses em conjunto fizeram a separao entre os aspectos da natureza madura para a germinao.

4.

5 .

6. Do indefinido e informe, os elementos leves se separaram elevando-se, enquanto os elementos pesados encontraram base na areia mida, de maneira que, mediante a atividade do fogo, o Todo se diferenciou em suas partes componentes e, ordenado pelo alento da criao, foi mantido em movimento continuo.

7.

O Universo manifestou-se em sete c/?-culos,e os deuses manifestaram-se na forma de estrelas com todas as suas constelaces; a natureza, em todos os seus aspectos, foi, com o aux~iio dos deuses nela presentes, formada numa ordem orgnica, e o crculo que a envolvia, circundado por uma nuvem astral, foi movimentado em sua marcha circular pelo alento divino.

8 . Cada deus criou, pela sua prpria fora, o que lhe


era confiado; e assim apareceram animais quadrpedes, rastejantes, aquticos, alados; assim como todas as sementes fecundas e as ervas, e o tenro crescer de tudo o que floresce; e a semente da reproduo estava oculta nelas.

9.

E os deuses produziram igualmente os gneros humanos, a fim de que aprendessem a conhecer as obras de Deus e serem um testemunho ativo da natureza.

10. Para que aumentassem em multides, reinassem ilimitadamente sobre todas as coisas abaixo do cu e aprendessem a conhecer as boas coisas, crescendo

assim enquanto aumentassem, e se multiplicassem em multidlies. 1 1 . E os deuses produziram todas as almas que, segundo a determinao do Fatu m *, pela ordem dos deuses dentro dos circulas, foram semeadas na carne, para que observassem minuciosamente a abbada celeste, a marcha dos deuses celestes, as obras divinas e a atividade da natureza;

12. para que elas aprendessem a conbcer o verdadeiro


bem e o poder divino que mantm a roda da determinao do Fatum em movimento,

13. a fim de que, deste modo, aprendessem a distinguir o bem e o mal e a apropriar-sede toda a elevada arte do cumprimento das boas obras.
14. E' este para elas, desde o inicio, o caminho: elas colhem experincias da vida e assimilam sabedoria, em relaco a sua determinao, do Fatum, resultante da marcha circular dos deuses; e finalmente elas so libertas e deixam na Terra grandes monumentos como lembranas das obras elevadas que, como libertas, realizaram.

15. E tudo o que na marcha do tempo deslustra e espalha a treva: toda a existncia da carne animada e da gerao B maneira do jovem animal, tudo o que o

ver glossrio no final do livro

homem realiza, tudo isso que faz definhar (1) ser renovado pelo Fatu m, pela renovao dos deuses e da marcha circular da natureza, quando o seu nmero se tiver tornado completo,

16. pois o divino o Todo csmico, fundido em unidade, renovado pela natureza, porque tambm a natureza est ancorada na onipotncia de Deus.

Definhar o contrrio de crescer, o crescimento que Deus deu ao hmem como incumbncia: "Oesceienquanto aurnentais". (Ver tomo I de "A Arquignosis Egpcia e o seu chamado no eterno presente", o primeiro livro de P i m d r o , versculo 47; e neste volume, o Quarto Livro, versculo 10).
(1)

S-ar putea să vă placă și