Sunteți pe pagina 1din 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE COMUNICAAO

ANA CLARA SIQUEIRA VELOSO JSSICA RIBEIRO MARINS

TRABALHO FINAL DE PSICOLOGIA E COGNIO

Rio de Janeiro 2010/2

Ana Clara Siqueira Veloso, Jssica Ribeiro Marins

TRABALHO FINAL DE PSICOLOGIA E COGNIO

Relatrio apresentado ao professor Paulo Vaz, na disciplina Psicologia e Cognio, da turma EC6.

Rio de Janeiro 2010/2

SUMRIO
1 2 3 4 5 6 INTRODUO....................................................................................................................................... 04 DESCRIO DO OBJETO DE ESTUDO ................................................................................................... 06 DA CULPA............................................................................................................................................. 07 DO DIREITO FELICIDADE ................................................................................................................... 10 REFERNCIAS ....................................................................................................................................... 11 ANEXO A LETRA DA MSICA A CULPA .............................................................................................. 12

1 INTRODUO
As questes da sociedade so, muitas vezes, definidas em algum produto cultural. Sejam em forma de longa-metragem, livro ou msica, tanto os sentimentos quanto os aspectos cotidianos podem ser retratados pela indstria cultural. De acordo com Adorno, a idia de uma indstria cultural, consiste na concepo de uma produo artstica e cultural organizada sob moldes das relaes capitalistas, atendendo aos padres econmicos de tal regime e reproduzindo-o. Sendo assim, perde seu valor intrnseco, para ganhar um valor de mercadoria. Os produtos da indstria cultural tm o intuito de entreter seus consumidores, o que facilita o controle dos mesmos. Por meio da diverso, o espectador aceita a mercadoria oferecida pelos meios de comunicao de massa, sem objees. Isso pode ser interpretado como um mtodo de manipulao retroativa, em que os indivduos se convencem de que escolhem o que realmente desejam, quando, na verdade, apenas recebem o que pensam que querem. Nesse panorama, os produtos criados pela indstria cultural podem, em larga escala, formar o gosto pessoal do indivduo, perpetuando o regime. Nota-se ainda, que a sociedade manipulvel confere aos meios o papel de manipuladores. Outra estratgia utilizada pela indstria a da expropriao do esquematismo. Contextualizando Kant, o esquematismo tem a funo de ligar as percepes do sujeito sua capacidade de raciocnio. Contudo, pode-se tambm fazer uma interpretao livre desse conceito: com as aes da indstria cultural, o pblico recebe como sua interpretao deve ser e, assim, ela expropria uma capacidade que j estaria na subjetividade dos indivduos. Alm disso, com a mercantilizao da cultura, h um reconhecimento mais rpido pela sociedade dos produtos anunciados, visto que as caractersticas entre eles so semelhantes. O conhecimento do lugar-comum considerado confortvel pela sociedade, devido previsibilidade que prope. Em larga escala, o desconhecido assusta e tende a afastar as pessoas, enquanto a imitao traz a sensao de familiaridade. nesse sentido que oferecido

continuamente, sob formas diferentes, algo que sempre igual. Ao determinar o consumo, excludo tudo que diferente, por se configurar um risco intil. nesse panorama que cabe a anlise de grandes sucessos musicais, por exemplo, e como eles retratam seu pblico. Isso responsvel pelo discurso publicitrio retratado em A vida feliz das vtimas de Paulo Vaz, em que basta pensar em ser feliz que surgem em nossa mente imagens de uma famlia sorrindo numa casa repleta de objetos que trariam conforto e aliviariam a dureza do trabalho domstico; ou ento cenas de jovens se aventurando por praias, florestas e montanhas ou se divertindo em festas (2010, p. 136). Esses clichs so vendidos repetidamente, criando imagens padres para representar os sentimentos da sociedade. Assim, atravs de um produto miditico que busca se aproximar do pblico retratando situaes comuns e que doutrina medida que incorpora falas teraputicas a sua letra, analisaremos a sociedade atual em meio temtica da obrigao imposta de Ser feliz hoje.

2 DESCRIO DO OBJETO DE ESTUDO


O presente trabalho analisar a msica interpretada pelOS VARANDISTAS e Maria Gad, no CD Multishow Ao Vivo Maria Gad que apresenta em sua letra, composio de Fred Sommer, um discurso tipicamente teraputico e que em seu ttulo j anuncia o ponto de partida para entendimento das escolhas, das vtimas, dos culpados numa sociedade: A CULPA. Esta que intitula a cano o que move os sujeitos de acordo com suas culturas: pelo que sentir culpa, pelo que vale a pena sentir culpa... Algum pode ser culpado por querer ser feliz? So as respostas construdas socialmente para essas perguntas que norteiam o nosso modo de viver. Assim, o enredo da msica trata de um casal que se encontra defronte ao desgaste da relao amorosa e encara-o de jeitos diferentes: o homem parece estar desistindo e a mulher, ainda v solues. Podemos dividir, ento, a msica em duas partes. Na primeira, a mulher busca um por que para o mal-estar e assim, distribui a culpa no coletivo a partir do deve ser. A incerteza perturba a moralidade (VAZ, 2010, p. 145). Logo, na segunda parte da msica, fica subtendido que o homem se encontra perturbado e age sob impulso, muitas vezes condenado pela mulher. Estes versos ltimos ainda traduzem o direito felicidade e como os sujeitos a buscam e a encaram.

3 DA CULPA
O direito felicidade de cada indivduo um lema maior das culturas ocidentais contemporneas. Essa felicidade qual teramos direito e seria nosso dever perseguir apresentada como residindo na esfera privada (VAZ, 2010, p. 135).

Nossa felicidade no depende mais do bem-estar na esfera coletiva e reside sim na intimidade de um lar ou nas amizades joviais. Por isso, quando o vemos ameaado atualmente, buscamos achar culpados para tal. E, se antes nos diramos sofro por minha culpa, no mais isso ocorre: o mal sempre causado pela ao alheia. Esta forma de perceber os infortnios disseminada pela cultura teraputica que nomeada assim pelo ponto comum presente em todas as culturas ocidentais contemporneas: Todas as culturas promovem terapia, consolam os indivduos (ibidem, p. 137). O debate entre culpa e vergonha criou vertentes para ambos os sentimentos, como a sociedade da culpa. Esta, relacionada interioridade, visto que a culpa supe uma luta interna no sujeito, cria o dilema entre o desejado e o proibido. Diante essa escolha, surge o sentimento do erro e da culpa. Nessa perspectiva, os indivduos buscam teorias para confort-los. Em Genealogia da Moral, Nietzsche, no debate entre o bem e o mal, utiliza-se do argumento da teoria conspiratria. Nesta, o autor declara que a moral normalmente ocorre nos povos que sofrem. Isso resulta na religio do dio, o paradoxo judaico, em que a frase sntese pode ser sofro por sua culpa, transmitindo a ideia de ressentimento. Os derrotados vivem com dio daqueles que os derrotaram, sustentando a vingana. Outra corrente a catlica, em que a aproximao entre Deus e o homem tambm pode ser considerado um paradoxo. Nas outras religies, os homens no conseguem matar seu Deus, apenas a catlica o coloca morto na cruz, criando o pensamento de que Deus morre porque precisvamos ser salvos. Isso cria, ao contrrio da religio do dio, a ideia de culpa, em

que o sofrimento causado por ns mesmos. No h mais o ressentimento, agora o indivduo sofre por sua culpa. Na msica em anlise, o eu-lrico coloca-se como refm da teoria conspiratria de Nietzsche. Ah, que se o amor no mais como antes, meu bem, Deve ser do mundo que gira ou de uma outra mulher, A culpa1 Ao dizer isso, a mulher parece j ter sido consolada por um terapeuta, j que no culpa a si mesma por no agrad-lo ou saber segur-lo, razes para separaes muito disseminadas no mundo machista no qual vivemos e em que os personagens femininos acabam interiorizando o discurso. Sabe-se que as terapias de maior sucesso social no admoestam ou sequer propem aos indivduos pensarem sobre a implicao de seu desejo no que lhes acontece (VAZ, 2010, p. 143). Quando no h o apoio psicolgico na separao, a mulher acaba na maioria das vezes se culpando por ter vontade-prpria ou mesmo esperar demais do companheiro. O objetivo das terapias para com os sujeitos ento parece ser alivi-los da culpa que tanto os obceca e que os faz depreciarem a si prprios. (ibidem, p.143) A partir destas proposies, a msica inspira mais a sensao dessas serem falas prontas de uma consulta teraputica, pela personagem que se abstm da responsabilidade da mudana na relao, culpando o tempo ou as mudanas naturais do mundo pelo desgaste, ser uma mulher. A cultura teraputica tambm a cultura da vtima, aquela em que os indivduos esto novamente aprendendo a se conceber como inocentes e a afirmar que sofrem por culpa de imorais (ibidem, p. 162). Portanto, a personagem culpa uma mulher pelo fracasso de seu amor. Uma mulher imoral j que a lei judaica condena aquele que deseja o cnjuge do prximo.

Letra completa da msica escolhida em anexo A.

Deve ser do tempo que passa e das rugas distantes do rosto, Mas vistas de longe no fundo da alma; Do gosto que muda de quando em vez Nestes versos, percebe-se a mudana do que traz felicidade a um sujeito contemporneo. O que importa na conquista da felicidade o bem-estar interior e o ponto central da discusso de culpa no mais o sexo e sim as emoes.
O relevante uma sensao manipulvel de bem -estar, onde a felicidade deixa de ser conseqncia colateral da busca de algum fim comunal superior e se torna uma finalidade a ser assumida por cada indivduo (RIEFF, 1966:13, 261 apud VAZ, 2010, p. 136).

Por isso o bem-estar deve ser buscado nos relacionamentos privados e incomoda tanto que estes sejam ameaados. A ruga que aparece na alma, se mostra muito mais desagradvel que a do rosto. certo que o bem-estar, como objetivo a ser alcanado, no descrito como um prazer corporal; contudo, um sentimento e est vinculado a uma srie de prticas que envolvem os prazeres do corpo (VAZ, 2010, p. 146). Entende-se que os sentimentos requerem prticas materiais e/ou fsicas para se agradarem, no entanto, esse no mais o foco. O prazer sexual, por exemplo, no mais um meio de trazer a conseqente felicidade; apenas se apresenta como uma das possveis ramificaes nas quais se podem explorar o bem-estar, sensao esta que j implanta a felicidade no indivduo.

4 DO DIREITO FELICIDADE
Est explcito no prprio termo (cultura teraputica) que esse tipo de cultura se caracteriza tambm por um modo singular de lidar com o sofrimento (VAZ, 2010, p. 136).

A segunda parte da msica que ser analisada ressalta essa caracterstica marcante de nossa cultura: os sujeitos no mais se permitem sofrer como antes. Isso pode ser remetido ao narcisismo e hedonismo que prevalecem nos modos de vida atual e, principalmente, ao direito felicidade que nos reservamos. Essa caracterstica presente remete ao aproveitamento da vida, encontrada no texto A vida feliz das vtimas, como se pode observar em dependendo de quem ele ser, talvez se arrependa no de ter feito, mas de no ter feito, de no ter aproveitado a vida como deveria e enquanto tinha chance (ibidem, p. 145). Percebe-se ainda que quando h resistncia por parte de algum indivduo no caso, o homem , desistindo ou culpando-se, o coletivo se responsabiliza por convert-lo e faz-lo acreditar nas solues e alegrias merecidas, pois o que importa a sua felicidade.
Numa cultura teraputica, porm, o nico bem comum a felicidade de cada indivduo; desse modo, as instituies relevantes so o teatro e o hospital, a busca da excitao e o cuidado com o sofrimento (ibidem, p.136).

Na msica, a importncia destas instituies representada pela referncia ao ato de sangrar fazendo aluso ao sofrimento e ao de sonhar, remetendo-nos ao ldico, que tanto trabalhado nos espetculos teatrais. Como referncia a estes ltimos ainda se fala nas palmas, que so comumente ofertadas aos atores em final de cena. Essas proposies sero melhores explicadas a seguir. Calma! Espere por mim (De novo e sempre um carinho se fez). No vale a pena sangrar por sangrar, crescer de vspera, Fugir diante das palmas, lembrar de chorar um pranto, enfim... Os versos direcionam o leitor a achar que o homem em questo est afobado ou agindo por impulso: impulso que segundo Vaz no texto Ser feliz hoje, se d pela incerteza de futuro (p.

145). Ressaltado ainda por no ser uma incerteza de como ser o futuro, mas se haver um futuro para aquela relao. Assim, ela pede que o companheiro a espere, contando com a solidariedade social que alimentada pela percepo de uma injustia. Por isso antes de fazer o pedido, a narradora se pe como vtima da situao, apenas procurando culpados nos versos anteriores. ... ser uma vtima eleva imediatamente o estatuto de um indivduo: ele tem at o direito de confrontar os poderosos. (ibidem, p.158) Ironicamente, ela quem diz tambm que no vale pena se martirizar. E por isso, ela tem tanto cuidado com seu sofrimento: deixando os acontecimentos em suas ordens naturais, no se sobressaltando ou adiantando o fim. O teatro e o hospital so os dois lados de uma mesma moeda o lugar central ocupado pelas emoes dos indivduos. (ibidem, p. 155) Com a recusa de sangrar por sangrar e de fugir diante das palmas, esses aspectos so revelados. Este ltimo ato seria ainda um grande impulsionador ao fracasso. A baixa auto-estima no se reconhecer merecedor - grande aliada da desistncia prematura assim como a auto-estima o conceito chave para a soluo de sofrimentos individuais. Isso pode ser melhor entendido quando se l:
E retirar a fantasia de culpabilidade individual, aprender a dizer que o sofrimento culpa da sociedade seria condio para o indivduo aumentar sua auto-estima e por consequncia, sua capacidade de agir. (ibidem, p. 155)

Para a mulher, enfim, diante da incerteza do futuro, valeria mais pena aproveit-lo at o fim. Ela frisa o efmero e as oportunidades que talvez sejam nicas, irrepetveis. Em lugar de renunciar, o lema goze agora e deixe para pagar depois; ( ...) (ibidem, p. 145). Isto confirmado em: No durma antes de sonhar!

O ltimo verso da msica parece contraditrio no contexto geral em que a personagem sempre defende a passagem na ordem correta e que seria neste caso, dormir para sonhar. Entretanto, a ordem proposta revela que para a mulher, os sonhos devem mesmo ser vividos e

construdos num tempo/mundo real. Inquietos com nossas experincias somos convidados a fantasiar uma vida privada rotineira e feliz, sem doenas, sofrimentos, acidentes e crimes.

5 REFERNCIAS
ADORNO, Theodor W. Sociologia. Org. Gabriel Cohen. Trad. Flavio R. Kothe. So Paulo: tica, 1986. DURO, F. A. (Org.); ZUIN, A. (Org.); VAZ, A. F. (Org.). A Indstria Cultural Hoje. So Paulo: Boitempo Editorial, 2008. GAD, Maria. In Multishow Ao Vivo. So Paulo: Som Livre, 2010. 2 discos (CD) (73 min.): som. Faixa 11. HORKHEIMER, Max. ADORNO, Theodore. Indstria Cultural: o esclarecimento como mistificao das massas. In: Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986, p. 133-155. NIETZSCHE, Friederich. Genealogia da Moral. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. VAZ, Paulo. A vida feliz das vtimas. In: Ser feliz hoje: Reflexes sobre o imperativo da felicidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

6 ANEXO A LETRA DA MSICA A CULPA, DE FRED SOMMER.

Ah, que se o amor no mais como antes, meu bem, deve ser Do mundo que gira ou de uma outra mulher a culpa. Deve ser Do tempo que passa e das rugas distantes do rosto, mas vistas De longe no fundo da alma; do gosto que muda de quando em vez. Calma! Espere por mim (de novo e sempre um carinho se fez). No vale a pena sangrar por sangrar, crescer de vspera, Fugir diante das palmas, lembrar de rolar um pranto, enfim... No durma antes de sonhar

S-ar putea să vă placă și