Sunteți pe pagina 1din 30

ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE)

23/05/2010 Apostila Particular Handerson Handnelle

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

SUMRIO
LNGUA PORTUGUESA 1. 2. Interpretao de texto Significao das palavras 03 14 14 15 15

2.1. Sinnimos 2.2. Antnimos 2.3. Sentido prprio e figurado

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 2

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

LNGUA PORTUGUESA

1. Interpretao de texto.

Sempre que nos deparamos com um texto, estabelecemos com ele algum tipo de dilogo. Antes mesmo de saber seu contedo, ns j temos algumas pistas sobre o que encontraremos nele. Ao manusear um livro, por exemplo, adquirimos muitas informaes sobre seu contedo antes de iniciar a leitura; ao recebermos uma correspondncia, temos algo de seu contedo pr -denunciado ao manusear o envelope, por seu formato, pelo tipo de letra, pelo remetente, pelo local de onde vem... O tipo de texto com o qual nos defrontamos tambm denunciado em nosso primeiro contato com ele: uma entrevista, uma reportagem jornalstica, uma crnica de futebol, um romance, um poema, uma propaganda, um e-mail etc. Esse dilogo continua durante todo o tempo em que temos contato com a escrita, ampliando nossa leitura, at o ponto em que o interpretar supera em muito o mero compreender e reproduzir as idias do texto lido, levando-nos a assumir uma atitude de posicionamento diante da escrita.

Considerada a complexidade da leitura, e o sem-nmero de elementos que interferem em sua realizao, no se pode estabelecer uma lista fechada de itens que funcionem como um programa de leitura eficaz, mas possvel lembrar alguns procedimentos que podem ajud-lo a se comportar criticamente diante da escrita: Procure identificar que tipo de texto voc est lendo; Verifique a ocorrncia de variao lingstica e analise-a; Julgue a adequao do texto situao em que ele foi empregado; Identifique as relaes entre as partes do texto, que denunciam sua estrutura; Identifique as estratgias lingsticas utilizadas pelo autor; Relacione o texto cultura da poca em que ele foi produzido, comparando-a com a da atualidade; Identifique termos cujo aparecimento freqente denuncia um determinado enfoque ao assunto;
Pgina 3

Handerson Handnelle de Almeida Alves

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Identifique expresses que o remetem a outro texto; Localize trechos que refletem a opinio do autor; Identifique traos que permitem relacionar o autor a certos grupos sociais e profissionais ou a correntes ideolgicas conhecidas; Procure evidncias que permitem extrair concluses no explicitadas no texto; Relacione textos propriedades. apresentados, confrontando suas caractersticas e

Posicione-se diante do texto lido, dando sua prpria opinio.

Vrias de suas habilidades de leitura podero ser testadas no texto seguinte, sobre o qual so formuladas as trs questes que se seguem, reproduzidas da prova do ENEM-98. O texto apresenta uma situao inesperada em que se confrontam uma linguagem formal, que no se espera de um jogador de futebol, e uma linguagem bastante coloquial, que o que se espera dele em uma entrevista. O texto o seguinte:

Para falar e escrever bem, preciso, alm de conhecer o padro formal da Lngua Portuguesa, saber adequar o uso da linguagem ao contexto discursivo. Para exemplificar este fato, seu professor de Lngua Portuguesa convida-o a ler o texto A, Galera, de Lus Fernando Verssimo. No texto, o autor brinca com situaes de discurso oral que fogem expectativa do ouvinte.

A, Galera

Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? A, campeo. Uma palavrinha pra galera.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 4

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Minha saudao aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. Como ? A, galera. Quais so as instrues do tcnico? Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo da ao. Ahn? pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? Pode. Uma saudao para a minha progenitora. Como ? Al, mame! Estou vendo que voc um, um... Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao? Estereoqu? Um chato? Isso.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 5

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Antes de responder s questes, vamos dialogar com o texto. Percebemos de imediato que se trata de uma entrevista que cria uma situao ideal que provoca o riso. O humor aqui veiculado por meio do inesperado, em que cada expresso erudita do jogador soa como algo to fora de contexto que, ao imaginarmos a situao, no deixamos de achar graa. A habilidade do autor consiste em explorar com inteligncia uma situao hipottica de inadequao lingstica para provocar o humor. As duas primeiras questes propostas a seguir pretendem exatamente verificar a capacidade do aluno de julgar a inadequao lingstica e relacion-la com o inesperado; a terceira exige que o candidato consiga traduzir a gria futebolstica para a linguagem formal. Vamos a elas:

Q1. (ENEM) O texto retrata duas situaes relacionadas que fogem expectativa do pblico. So elas: a) a saudao do jogador aos fs do clube, no incio da entrevista, e a saudao final dirigida sua me. b) a linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c) o uso da expresso galera, por parte do entrevistador, e da expresso progenitora, por parte do jogador. d) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. e) o fato de os jogadores de futebol serem vtimas de estereotipao e o jogador entrevistado no corresponder ao esteretipo.

Q2. (ENEM) O texto mostra uma situao em que a linguagem usada inadequada ao contexto. Considerando as diferenas entre lngua oral e lngua escrita, assinale a opo que representa tambm uma inadequao da linguagem usada ao contexto: a) o carro bateu e capot, mas num deu pra v direito - um pedestre que assistiu ao acidente comenta com o outro que vai passando. b) E a, meu! Como vai essa fora? - um jovem que fala para um amigo. c) S um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observao - algum comenta em uma reunio de trabalho.
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 6

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

d) Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretria Executiva desta conceituada empresa - algum que escreve uma carta candidatando-se a um emprego. e) Porque se a gente no resolve as coisas como tm que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro prximo, muito pouca comida nos lares brasileiros - um professor universitrio em um congresso internacional.

Q3. (ENEM) A expresso peg eles sem cala poderia ser substituda, sem comprometimento de sentido, em lngua culta, formal, por: a) peg-los na mentira. b) peg-los desprevenidos. c) peg-los em flagrante. d) peg-los rapidamente. e) peg-los momentaneamente

Sempre que voc se vir numa situao de ter de interpretar um texto, procure dialogar com ele antes de passar operao (seja numa questo de mltipla escolha ou numa questo aberta). Faa um reconhecimento inicial, leia as referncias que ele contm, investigue sua natureza, seu contexto, o tipo de linguagem que utiliza, como se articulam suas partes; aja com rigor, voltando sempre ao texto e aperfeioando sua leitura. Na questo nmero 1, so apresentadas dez situaes retiradas do texto, portanto, comprovadas por ele. Cabe a voc julgar, entre as dez, quais delas fogem expectativa do pblico. Podemos identificar quatro delas como inesperadas para o pblico e duas delas formam o mesmo item, que a resposta.

A segunda questo extrapola o texto para apresentar novas situaes que voc dever relacionar com o discurso criado. O julgamento quanto ao item que apresenta uma inadequao seu.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 7

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Na terceira, o processo mental mais simples, e sua habilidade consiste em relacionar seu conhecimento da linguagem formal com a modalidade culta da lngua, ou seja, entender a mesma expresso em dialetos diferentes. Seguir uma metodologia de interpretao e compreenso de textos importante, e somente a prtica da leitura com mtodo ir consolidar esse processo em sua mente, tornando-o um leitor cada vez melhor. Voc sempre ser hoje um leitor melhor do que o de ontem, e amanh um leitor melhor do que o de hoje.

Respostas: Q1. b) No se imagina um jogador de futebol utilizando um tipo de linguagem to formal e com tanta desenvoltura. Q2. e) Um professor universitrio, num congresso internacional, no usaria coloquialismos como a gente, termos imprecisos como as coisas como tm que ser, nem flexo inadequada de infinitivo em termos.

Quais so os textos escolhidos?

Textos retirados de revistas e de jornais de circulao nacional tm a preferncia. Portanto, o romance, a poesia e o conto so quase que exclusividade das provas de Literatura (que tambm trabalham interpretao, por evidente). Assim, seria interessante observar as caractersticas fundamentais desses produtos da imprensa.

Os Artigos

So os preferidos das bancas. Esses textos autorais trazem identificado o autor. Essas opinies so de expressa responsabilidade de quem as escreveu - chamado aqui de articulista - e tratam de assunto da realidade objetiva, pautada pela imprensa. Vejamos um exemplo: um dado conflito eclode em algum ponto do planeta (a todo o instante surge algum), e o professor Dcio Freitas, historiador, abordar, em seu artigo em ZH, os aspectos histricos do embate. Portanto, os temas so, quase sempre, bem atuais.
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 8

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Trata-se, em verdade, de texto argumentativo, no qual o autor/emissor ter como objetivo convencer o leitor/receptor. Nessa medida, idntico redao escolar, tendo a mesma estrutura: introduo, desenvolvimento e concluso.

Exemplo de Artigo

Os nomes de quase todas as cidades que chegam ao fim deste milnio como centros culturais importantes seriam familiares s pessoas que viveram durante o final do sculo passado. O peso relativo de cada uma delas pode ter variado, mas as metrpoles que contam ainda so basicamente as mesmas: Paris, Nova Iorque, Berlim, Roma, Madri, So Petesburgo. (Nelson Archer - caderno Cidades, Folha de S. Paulo, 02/05/99)

Os Editoriais

Novamente , so opinativos, argumentativos e possuem aquela mesma estrutura. Todos os jornais e revistas tm esses editoriais. Os principais dirios do pas produzem trs textos desse gnero. Geralmente um deles tratar de poltica; outro, de economia; um outro, de temas internacionais. A diferena em relao ao artigo que o autor, o editorialista, no expressa sua opinio, apenas serve de intermedirio para revelar o ponto de vista da instituio, da empresa, do rgo de comunicao. Muitas vezes, esses editoriais so produzidos por mais de um profissional. O editorialista , quase sempre, antigo na casa e, obviamente, da confiana do dono da empresa de comunicao. Os temas, por evidente, so a pauta do momento, os assuntos da semana.

As Notcias

Aqui temos outro gnero, bem diverso. As notcias so autorais, isto , produzidas por um jornalista claramente identificado na matria. Possuem uma estrutura bem fechada, na qual, no primeiro pargrafo (tambm chamado de lide), o autor deve
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 9

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

responder s cinco perguntinhas bsicas do jornalismo: Quem? Quando? Onde? Como? E por qu?

Essa maneira de fazer texto atende a uma regra do jornalismo moderno: facilitar a leitura. Se o leitor/receptor desejar mais informaes sobre a notcia, que v adiante no texto. Fato que, lendo apenas o pargrafo inicial, ter as informaes bsicas do assunto. A grande diferena em relao ao artigo e ao editorial est no objetivo. O autor quer apenas "passar" a informao, quer dizer, no busca convencer o leitor/receptor de nada. aquele texto que os jornalistas chamam de objetivo ou isento, despido de subjetividade e de intencionalidade.

Exemplo de Notcia

O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de So Paulo, negou-se a responder ontem CPI do judicirio todas as perguntas sobre sua evoluo patrimonial. Ele invocou a Constituio para permanecer calado sempre que era questionado sobre seus bens ou sobre contas no exterior. (Folha de S. Paulo, 05/05/99)

As Crnicas

Estamos diante da Literatura. Os cronistas no possuem compromisso com a realidade objetiva. Eles retratam a realidade subjetiva. Dessa maneira, Rubem Braga, cronista, jornalista, produziu, por exemplo, um texto abordando a flor que nasceu no seu jardim. No importa o mundo com suas tragdias constantes, mas sim o universo interior do cronista, que nada mais do que um fotgrafo de sua cidade. interessante verificar que essas caractersticas fundamentais da crnica vo desaparecendo com o tempo. No h, por exemplo, um cronista de Porto Alegre (talvez o ltimo deles tenha sido Srgio da Costa Franco).

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 10

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Se observarmos o jornal Folha de S. Paulo, teremos, junto aos editoriais e a dois artigos sobre poltica ou economia, uma crnica de Carlos Heitor Cony, descolada da realidade, se assim lhe aprouver (Cony, muitas vezes, produz artigos, discutindo algo da realidade objetiva). O jornal busca, dessa maneira, arejar essa pgina to sisuda. A crnica isso: uma janela aberta ao mar. Vale lembrar que o jornalismo, ao seu incio, era confundido com Literatura. Um texto sobre um assassinato, por exemplo, poderia comear assim: Chovia muito, e raios luminosos atiravam -se terra. Num desses clares, uma faca surge das trevas..." D-se o nome de nariz de cera a essas matrias empoladas, muito comuns nos tempos heroicos do jornalismo.

Sobre a crnica, h alguns dados interessantes. Considerada por muito tempo como gnero menor da Literatura, nunca teve status ou maiores reconhecimentos por parte da crtica. Muitos autores famosos, romancistas, contistas ou poetas, produziram excelentes crnicas, mas no so conhecidos por isso. Carlos Drummond de Andrade um belo exemplo. Pela grandeza de sua poesia, o grande cronista do cotidiano do Rio de Janeiro foi abafado. O mesmo pode-se falar de Olavo Bilac, que, no incio do sculo passado, passou a produzir crnicas num jornal carioca, em substituio a outro grande escritor, Machado de Assis.

Essa diviso dos textos da imprensa didtica e objetiva esclarecer um pouco mais o vestibulando. No entanto, importante assinalar que os autores modernos fundem essa diviso, fazendo um trabalho misto. o caso de Luis Fernando Verssimo, que ora trabalha uma crnica, com os personagens conversando em um bar, terminando por um artigo, no qual faz crticas ao poder central, por exemplo. Martha Medeiros, por seu turno, produz, muitas vezes, um artigo, revelando a alma feminina. Em outros momentos, faz uma crnica sobre o quotidiano.

Exemplo de Crnica

Quando Rubem Braga no tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando no encontrava, dava no mesmo, ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que no havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que tambm dava no mesmo: a crnica estava feita. No tenho nem o engenho nem a arte de Rubem, mas tenho a varanda aberta sobre a Lagoa - posso no ver melhor, mas vejo mais. Otto Maria Carpeaux no gostava do gnero "crnica", nem
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 11

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

adiantava argumentar contra, dizer, por exemplo, que os cronistas, uns pelos outros, escreviam bem. Carpeaux lembrava ento que escrever verbo transitivo, pede objeto direto: escrever o qu? Maldade do Carpeaux. (...) Nelson Rodrigues no tinha problemas. Quando no havia assunto, ele inventava. Uma tarde, estacionei ilegalmente o Sinca-Chambord na calada do jornal. Ele estava com o papel na mquina e provisoriamente sem assunto. Inventou que eu descia de um reluzente Rolls Royce com uma loura suspeita, mas equivalente suntuosidade do carro. Um guarda nos deteve, eu tentei subornar a autoridade com dinheiro, o guarda no aceitou o dinheiro, preferiu a loura. Eu fiquei sem a multa e sem a mulher. Nelson no ficou sem assunto. (Carlos Heitor Cony, Folha de S. Paulo, 02/01/98)

Instrues Gerais

Em primeiro lugar, voc deve ter em mente que interpretao de textos em testes de mltipla escolha pressupe armadilhas da banca. Isso significa dizer que as questes so montadas de modo a induzir o incauto e sofrido vestibulando ao erro. Nesse sentido, importante observar os comandos da questo (de acordo com o texto, conforme o texto, segundo o autor...). Se forem esses os comandos, voc deve-se limitar realidade do texto. Muitas vezes, as alternativas extrapolam as verdades do texto; ou ainda diminuem essas mesmas verdades; ou fazem afirmaes que nem de longe esto no texto.

Exemplo de Editorial

UFRGS - 1998 Em 1952, inspirado nas descries do viajante Hans Staden, o alemo De Bry desenhou as cerimnias de canibalismo de ndios brasileiros. So documentos de alto valor histrico (...)

Porm no podem ser vistos como retratos exatos: o artista, sob influncia do Renascimento, mitigou a violncia antropofgica com imagens idealizadas de ndios,
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 12

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

que ganharam traos e corpos esbeltos de europeus. As ndias ficaram rechonchudas como as divas sensuais do pintor holands Rubens.

No sculo XX, o pintor brasileiro Portinari trabalhou o mesmo tema. Utilizando formas densas, rudes e nada idealizadas, Portinari evitou o ngulo do colonizador e procurou no fazer julgamentos. A Antropologia persegue a mesma coisa: investigar, descrever e interpretar as culturas em toda a sua diversidade desconcertante. Assim, ela capaz de revelar que o canibalismo uma experincia simblica e transcendental - jamais alimentar.

At os anos 50, waris e kaxinaws comiam pedaos dos corpos dos seus mortos. Ainda hoje, os ianommis misturam as cinzas dos amigos no pur de banana. Ao observar esses rituais, a Antropologia aprendeu que, na antropogafia que chegou ao sculo XX, o que h um ato amoroso e religioso, destinado a ajudar a alma do morto a alcanar o cu. A SUPER, ao contar toda a histria a voc, pretende superar os olhares preconceituosos, ampliar o conhecimento que os brasileiros tm do Brasil e estimular o respeito s culturas indgenas. Voc vai ver que o canibalismo, para os ndios, to digno quanto a eucaristia para os catlicos. sagrado. (adaptado de: Superinteressante, agosto, 1997, p.4)

Questo 15 da prova de 98

Considere as seguintes informaes sobre o texto:

I - Segundo o prprio autor do texto, a revista tem como nico objetivo tornar o leitor mais informado acerca da histria dos ndios brasileiros. II - Este texto introduz um artigo jornalstico sobre o canibalismo entre ndios brasileiros. III - Um dos principais assuntos do texto a histria da arte no Brasil.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 13

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Quais so corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e III e) Apenas II e III Resposta correta: B

Comentrios:

A afirmao I usa a palavra nico, o vestibulando deve cuidar muito com essa palavrinha, geralmente ela traz uma armadilha. A afirmao reduz o texto, que vai bem alm de ter como nico objetivo informar sobre a histria dos ndios. Alis, no a histria dos ndios, mas sim da antropofagia deles.

A afirmao III est erradssima, pois a histria da arte est longe de ser um dos assuntos principais do texto.

Essas afirmaes da banca merecem algumas observaes. Em primeiro lugar, a afirmao I diz: "Segundo o prprio autor do texto". Mas quem esse autor, tendo em vista que se trata de editorial? No h um autor expresso.

A afirmao II, considerada como certa, traz uma impreciso. O texto no introduz um artigo jornalstico. Como vimos, artigo bem diferente. O editorial introduz matria ou reportagem, nunca um artigo. Percebe-se aqui que os professores que elaboraram o texto desconhecem a tipologia e a nomenclatura textual do moderno jornalismo. As questes a seguir esto baseadas no seguinte texto:

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 14

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

L pela metade do sculo 21, j no haver superpopulao humana, como hoje. Os governos de todo o mundo presumivelmente, todos democrticos 05 podero incentivar as pessoas reproduo. E ser melhor que o faam com as melhores pessoas. A eugenia humana isto , a escolha dos melhores exemplares 10 para a reproduo, de modo a aprimorar a mdia da espcie, como j se fez com cavalos - encontrar o perodo ideal para sair da prancheta dos cientistas para a vida 15 real. Pessoas selecionadas por suas caractersticas genticas sero empregadas do estado. O funcionalismo pblico ter uma nova categoria: a dos reprodutores. Este exerccio de futurologia foi apresentado 20 seriamente pelo professor do Instituto de Biocincias da USP Osvaldo Frota Pessoa, em palestra no colquio Brasil Alemanha tica e Gentica quarta-feira noite. [...] Nas conferncias de segunda e tera, a eugenia foi citada como um perigo das novas tecnologias, uma idia que no cientificamente e muito menos tica mente defensvel.
25

(TEIXEIRA, Jernimo. Brasileiro apresenta a viso do horror. Zero Hora, 6.10.95, p. 5, 2 Caderno)

Questo 07 (UFRGS/96-1)

Considere as seguintes afirmaes sobre a posio do autor com relao ao assunto de que trata o texto.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 15

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

I. O autor do texto favorvel eugenia como soluo para a futura queda no crescimento demogrfico, como indica o primeiro pargrafo. II. O autor trata as idias do professor Osvaldo Frota-Pessoa com certa ironia, como demonstra o uso da palavra seriamente na linha 18. III. Ao relatar posies contraditrias por parte dos cientistas com relao eugenia humana, o autor revela que esta uma concepo controversa.

Quais esto corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

Resoluo da Questo 07 Os ltimos vestibulares da UFRGS solicitam do aluno este tipo de informao: saber de quem a opinio. Muitas vezes, como este o caso, o autor apenas expressa o ponto de vista de outra pessoa. A resposta correta d.

Questo 08 (UFRGS/96-1)

Assinale a alternativa que est de acordo com o texto.

(A) Segundo lemos na primeira frase do texto, vivemos num mundo em que o nmero de pessoas considerado excessivo.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 16

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

(B) Como se conclui da leitura do primeiro pargrafo, a escolha dos melhores seres humanos para a reproduo, atravs da eugenia, causar uma queda na populao mundial. (C) A partir da leitura do segundo pargrafo do texto, conclumos que a especialidade do professor Frota-Pessoa a futurologia. (D) De acordo com o significado global do ltimo pargrafo, o maior perigo das novas tecnologias a tica. (E) A eugenia humana, ao tornar os reprodutores candidatos a funcionrios pblicos, constituir uma oportunidade de trabalho apenas para homens.

Resoluo da Questo 08 A) Resposta Correta: Hoje existe superpopulao. B) A causa da queda da populao no foi revelada no texto. C) Esta concluso falsa. O tal professor fez apenas um exerccio de futurologia. Novamente a banca tenta iludir e confundir o vestibulando. Cuidado! D) Aqui temos uma troca: o maior perigo das novas tecnologias no a tica, mas sim a eugenia. E) Em absoluto o texto afirma que so os homens: aborda as pessoas em geral. Alm disso, tambm no faz afirmaes sobre o mercado de trabalho.

Questo 09 (UFRGS/96-1)

Considere as seguintes afirmaes sobre a eugenia humana:

I. O uso restritivo da palavra humana (linha 07), no texto, indica que a palavra eugenia (linha 07) no se refere apenas reproduo humana, mas reproduo de qualquer espcie. II. Pelos princpios expostos no texto, o vigor fsico e a inteligncia sero os critrios de eugenia a partir dos quais ser feita a seleo dos melhores exemplares.
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 17

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

III. Conforme o texto, a eugenia humana j existe na forma de projeto cientfico.

Quais esto corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

Resoluo da Questo 09 O uso restritivo de humana diz exatamente isto: humana. Logo, no se estende a outras espcies. Resposta Correta: D

Texto Os concursos apresentam questes interpretativas que tm por finalidade a identificao de um leitor autnomo. Portanto, o candidato deve compreender os nveis estruturais da lngua por meio da lgica, alm de necessitar de um bom lxico internalizado.

As frases produzem significados diferentes de acordo com o contexto em que esto inseridas. Torna-se, assim, necessrio sempre fazer um confronto entre todas as partes que compem o texto. Alm disso, fundamental apreender as informaes apresentadas por trs do texto e as inferncias a que ele remete. Este procedimento justifica-se por um texto ser sempre produto de uma postura ideolgica do autor diante de uma temtica qualquer.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 18

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Denotao e Conotao Sabe-se que no h associao necessria entre significante (expresso grfica, palavra) e significado, por esta ligao representar uma conveno. baseado neste conceito de signo lingstico (significante + significado) que se constroem as noes de denotao e conotao.

O sentido denotativo das palavras aquele encontrado nos dicionrios, o chamado sentido verdadeiro, real. J o uso conotativo das palavras a atribuio de um sentido figurado, fantasioso e que, para sua compreenso, depende do contexto. Sendo assim, estabelece-se, numa determinada construo frasal, uma nova relao entre significante e significado.

Os textos literrios exploram bastante as construes de base conotativa, numa tentativa de extrapolar o espao do texto e provocar reaes diferenciadas em seus leitores. Ainda com base no signo lingstico, encontra-se o conceito de polissemia (que tem muitas significaes). Algumas palavras, dependendo do contexto, assumem mltiplos significados, como, por exemplo, a palavra ponto: ponto de nibus, ponto de vista, ponto final, ponto de cruz... Neste caso, no se est atribuindo um sentido fantasioso palavra ponto, e sim ampliando sua significao atravs de expresses que lhe completem e esclaream o sentido.

Como Ler e Entender Bem um Texto

Basicamente, deve-se alcanar a dois nveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa. A primeira deve ser feita de maneira cautelosa por ser o primeiro contato com o novo texto. Desta leitura, extraem-se informaes sobre o contedo abordado e prepara-se o prximo nvel de leitura. Durante a interpretao propriamente dita, cabe destacar palavras-chave, passagens importantes, bem como usar uma palavra para resumir a ideia central de cada pargrafo. Este tipo de procedimento agua a memria visual, favorecendo o entendimento.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 19

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

No se pode desconsiderar que, embora a interpretao seja subjetiva, h limites. A preocupao deve ser a captao da essncia do texto, a fim de responder s interpretaes que a banca considerou como pertinentes. No caso de textos literrios, preciso conhecer a ligao daquele texto com outras formas de cultura, outros textos e manifestaes de arte da poca em que o autor viveu. Se no houver esta viso global dos momentos literrios e dos escritores, a interpretao pode ficar comprometida. Aqui no se podem dispensar as dicas que aparecem na referncia bibliogrfica da fonte e na identificao do autor.

A ltima fase da interpretao concentra-se nas perguntas e opes de resposta. Aqui so fundamentais marcaes de palavras como no, exceto, errada, respectivamente etc. que fazem diferena na escolha adequada. Muitas vezes, em interpretao, trabalha-se com o conceito do "mais adequado", isto , o que responde melhor ao questionamento proposto. Por isso, uma resposta pode estar certa para responder pergunta, mas no ser a adotada como gabarito pela banca examinadora por haver uma outra alternativa mais completa.

Ainda cabe ressaltar que algumas questes apresentam um fragmento do texto transcrito para ser a base de anlise. Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente parea ser perda de tempo. A descontextualizao de palavras ou frases, certas vezes, so tambm um recurso para instaurar a dvida no candidato. Leia a frase anterior e a posterior para ter ideia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta ser mais consciente e segura.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 20

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

2. Significao das palavras:

2.1. Sinnimos

So palavras que apresentam, entre si, o mesmo significado. Triste = melanclico. Resgatar = recuperar Macio = compacto Ratificar = confirmar Digno = decente, honesto Reminiscncias = lembranas Insipiente = ignorante.

Questes:

1) Assinale a alternativa cujas palavras substituem adequadamente as palavras e expresses destacadas abaixo:

Passou-me sem ateno que a sua inteno era estabelecer uma diferena entre os ignorantes e os valentes, corajosos. a) desapercebido - descriminar - incipientes - intemeratos. b) despercebido - discriminar - insipientes - intimoratos. c) despercebido - discriminar - insipientes - intemeratos. d) desapercebido - descriminar - insipientes - intemeratos. e) despercebido - discriminar - incipientes - intimoratos.
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 21

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

2) O apaixonado rapaz ficou exttico diante da beleza da noiva. A palavra destacada sinnima de: a) imvel b) admirado c) firme d) sem respirar e) indiferente

3) Indique a alternativa errada: a) As pessoas mal-educadas, sempre se do mal com os outros. b) Os meus ensinamentos foram mal interpretados. c) Vivi maus momentos, naquela poca. d) Temos que esclarecer os mau-entendidos. e) Os homens maus sempre prejudicam os bons.

4) Os sinnimos respectivamente:

de

exilado,

assustado,

sustentar

expulso

so,

a) degredado, espavorido, suster e proscrio. b) degradado, esbaforido, sustar e prescrio. c) degredado, espavorido, sustar e proscrio. d) degradado, esbaforido, sustar e proscrio. e) degradado, espavorido, suster e prescrio.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 22

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

5) Trate de arrumar o aparelho que voc quebrou e costurar a roupa que voc rasgou, do contrrio no sara de casa nesse final de semana. As palavras destacadas podem ser substitudas por: a) concertar, coser e se no. b) consertar, coser e seno. c) consertar, cozer e seno. d) concertar, cozer e seno. e) consertar, coser e se no.

Respostas: 1) B / 2) B / 3) D / 4) A / 5) B

2.2. Antnimos.

So palavras que apresentam, entre si, sentidos opostos, contrrios. Bom x mau Bem x mal Condenar x absolver Simplificar x complicar

s vezes, a oposio significativa resulta do emprego de palavras constitudas por radicais diferentes: alto/baixo. Outras vezes, as palavras so cognatas, isto , tm o mesmo radical, e a oposio significativa obtida pelo emprego de prefixo negativo: grato/ingrato. Finalmente, pelo emprego de palavras cognatas, obtendo-se a oposio significativa pela utilizao de prefixos de significao oposta: progresso/regresso.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 23

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

2.3. Sentido prprio e figurado.

A significao global de uma palavra (e, por extenso, de um texto) abrange uma dupla face: os significados denotativos e conotativos. A denotao designa "o significado mais literal e restrito de uma palavra, independente do que se possa sentir em relao a ela ou s sugestes e ideias que ela conota" (Cuddon), enquanto a conotao designa o conjunto de associaes que uma palavra ou texto sugerem, ou cada um desses sentidos secundrios. A denotao e a conotao combinam-se em graus variveis, ocorrendo oscilaes entre ambas: a nfase no polo denotativo (referencial) dilui o polo conotativo (predominantemente - mas no exclusivamente expressivo).

Denotao a significao bsica, normal, objetiva. a propriedade que possui uma palavra de limitar-se a seu prprio conceito, de trazer apenas o seu significado primitivo, original. Assim, as palavras de um livro tcnico so meramente denotativas. Podemos simplificar dizendo que DENOTAO O SENTIDO COMUM, HABITUAL E PRECISO DE UMA PALAVRA, AQUELE QUE CONSTA NOS DICIONRIOS.

Conotao a significao adquirida, derivada, secundria. a propriedade que possui uma palavra de ampliar-se no seu campo semntico, dentro de um contexto, podendo causar vrias interpretaes. O autor de uma obra literria dela se vale para criar uma realidade imaginria. Podemos dizer que CONOTAO O SENTIDO FIGURADO QUE UMA PALAVRA PODE ASSUMIR NO CONTEXTO EM QUE EMPREGADA.

DENOTAO As estrelas do cu Vesti-me de verde

CONOTAO As estrelas do cinema O jardim vestiu-se de flores


Pgina 24

Handerson Handnelle de Almeida Alves

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

O fogo do isqueiro

O fogo da paixo

O sentido denotativo das palavras aquele encontrado nos dicionrios, o chamado sentido verdadeiro, real. J o uso conotativo das palavras a atribuio de um sentido figurado, fantasioso e que, para sua compreenso, depende do contexto. Sendo assim, estabelece-se, numa determinada construo frasal, uma nova relao entre significante e significado.

Quando surgir o fenmeno da natureza escrito na orao ou quando a frase possuir sentido figurado, temos os exemplos: Choveram pedras sobre Londrina. Choveram papeizinhos coloridos sobre os soldados que desfilavam.

Polissemia Significaes variadas contidas numa palavra. A determinao dessas significaes somente se realiza no interior de cada contexto. A palavra cabea, por exemplo, contm mltiplas significaes. O sentido determinado, entretanto, dessa palavra estar na dependncia do contexto de que ela estiver participando.

Homnimos So palavras iguais na forma e diferentes na significao. H trs tipos de homnimos: 1. Homnimos Perfeitos: Tm a mesma grafia e o mesmo som. Cedo (advrbio) e cedo (verbo ceder); Meio (numeral), meio (adjetivo) e meio (substantivo).

2. Homnimos Homfonos: Tm o mesmo som e grafias diferentes. Sesso (reunio), seo (repartio) e cesso (ato de ceder); Concerto (harmonia) e conserto (remendo).

3. Homnimos Homgrafos: Tm a mesma grafia e sons diferentes.


Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 25

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

Almoo (refeio) e almoo (verbo almoar); Sede (vontade de beber) e sede (residncia).

Parnimos So palavras de significao diferente, mas de forma parecida, semelhante. Retificar e ratificar; Emergir e imergir.

EXERCCIOS

Responda as questes de 1 a 10 de acordo com o texto abaixo: O primeiro dever passado pelo novo professor de portugus foi uma descrio tendo o mar como tema. A classe inspirou-se, toda ela, nos encapelados mares de Cames, aqueles nunca dantes navegados; o episdio do Adamastor foi reescrito pela meninada. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhus foi o tema de minha descrio. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existncia de uma vocao autntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com ateno o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela pgina seria no futuro um escritor conhecido. No regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos. Passei a ser uma personalidade, segundo os cnones do colgio, ao lado dos futebolistas, dos campees de matemtica e de religio, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espcie de Crculo Literrio onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro, sensao permanente durante os dois anos em que estudei no colgio dos jesutas. Houve, porm, sensvel mudana na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteo e colocou em minhas mos livros de sua estante. Primeiro "As Viagens de Gulliver", depois clssicos portugueses, tradues de
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 26

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

ficcionistas ingleses e franceses. Data dessa poca minha paixo por Charles Dickens. Demoraria ainda a conhecer Mark Twain, o norteamericano no figurava entre os prediletos do padre Cabral. Recordo com carinho a figura do jesuta portugus erudito e amvel. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criao literria. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha priso, minha primeira priso. Jorge Amado

1. Padre Cabral, numa determinada passagem do texto, ordena que os alunos: a) faam uma descrio sobre o mar; b) descrevam os mares encapelados de Cames; c) reescrevam o episdio do Gigante Adamastor;. d) faam uma descrio dos mares nunca dantes navegados; e) retirem de Cames inspirao para descrever o mar.

2. Segundo o texto, para executar o dever imposto por Padre Cabral, a classe toda usou de um certo: a) conhecimento extrado de "As viagens de Gulliver"; b) assunto extrado de tradues de ficcionistas ingleses e franceses; c) amor por Charles Dickens; d) mar descrito por Mark Twain; e) saber j feito, j explorado por clebre autor.

3. Apenas o narrador foi diferente, porque: a) lia Cames; b) se baseou na prpria vivncia;
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 27

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

c) conhecia os ficcionistas ingleses e franceses; d) tinha conhecimento das obras de Mark Twain; e) sua descrio no foi corrigida na cela de Padre Cabral.

4. O narrador confessa que no internato lhe faltava: a) a leitura de Os Lusadas; b) o episdio do Adamastor; c) liberdade e sonho; d) vocao autntica de escritor; e) respeitvel personalidade.

5. Todos os alunos apresentaram seus trabalhos, mas s foi um elogiado, porque revelava: a) liberdade; b) sonho; c) imparcialidade; d) originalidade; e) resignao.

6. Por ter executado um trabalho de qualidade literria superior, o narrador adquiriu um direito que lhe agradou muito: a) ler livros da estante de Padre Cabral; b) rever as praias do Pontal; c) ler sonetos camonianos; d) conhecer mares nunca dantes navegados; e) conhecer a cela de Padre Cabral.
Handerson Handnelle de Almeida Alves Pgina 28

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

7. Contudo, a felicidade alcanada pelo narrador no era plena. Havia uma pedra em seu caminho: a) os colegas do internato; b) a cela do Padre Cabral; c) a priso do internato; d) o mar de Ilhus; e) as praias do Pontal.

8. Conclui-se, da leitura do texto, que: a) o professor valorizou o trabalho dos alunos pelo esforo com que o realizaram; b) o professor mostrou-se satisfeito porque um aluno escreveu sobre o mar de Ilhus; c) o professor ficou satisfeito ao ver que um de seus alunos demonstrava gosto pela leitura dos clssicos portugueses; d) a competncia de saber escrever conferia, no colgio, tanto destaque quanto a competncia de ser bom atleta ou bom em matemtica; e) graas amizade que passou a ter com Padre Cabral, o narrador do texto passou a ser uma personalidade no colgio dos jesutas.

9. O primeiro dever... foi uma descrio... Contudo nesse texto predomina a: a) narrao; b) dissertao; c) descrio; d) linguagem potica; e) linguagem epistolar.

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 29

INSS - INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL ANALISTA ADMINISTRATIVO (HABILITAO: CONTABILIDADE) CONCURSO PBLICO

10. Por isso a maioria dos verbos do texto encontra-se no: a) presente do indicativo; b) pretrito imperfeito do indicativo; c) pretrito perfeito do indicativo; d) pretrito mais que perfeito do indicativo; e) futuro do indicativo.

GABARITO 01. A 02. E 03. B 04. C 05. D 06. A 07. C 08. D 09. A 10. C

Handerson Handnelle de Almeida Alves

Pgina 30

S-ar putea să vă placă și