Sunteți pe pagina 1din 3

Ao

Objeto
Extino de obrigao de dar coisa ou pagar quantia

Pressupostos
Art. 355 do CC. A mora e o risco de pagamento ineficia

Legitimidade
Devedor ou terceiros (interessado ou no)

Foro
Lugar do pagamento

Procedimento
Judicial: 5 dias para o deposito contados do deferimento; citao do ru; execer direito de escolha (5 dias); Duvida sobre os credores, o autor requerer a citao de todos; com a no manifestao surge os efeitos da revelia; em caso de alegao de depsito no integral, tem o autor 10 dias para complet-lo. Petio Inicial demonstrando a prova literal do depsito e a estimativa do valor da coisa. A citaco do detentor deve ser pessoal, se conhecido, ou por edital. Terceiros interessados, por edital, sem necessidade de curador especial em caso de no contestao. Art. 282 do CPC

Contestao Particularidades
15 dias 1) tem de ser no mesmo objeto para quitao normal; 2) tem que ser realizada no tempo e modo previstos; 3) Pode ser extrajudicial (s dinheiro) ou judicial. Se extrajudicial deve o banco comunicar a consignao para o credor, em dez dias, para aceitao ou recusa (deve ser expressa); 4) pode haver quitao parcial; 5) a recusa importa ineficcia do depsito; 6) Tem o devedor 30 dias aps a recusa para propor ao, juntando a prova do deposito e a recusa

Consignaao em pagamento

Depsito

Restituir coisa depositada

Coisa retida indevidamente

Depositante e depositrio

05 dias. Segue o rito ordinrio

S pode haver consignao em caso de impossibilidade de entrega da coisa. No e possvel a exigncia de perdas e danos ou qualquer reparao pelo inadimplemento, salvo em ao prpria. Exclui o ttulo de crdito disciplinado em lei prpria. No caso de destruio parcial, o dono s ttulo solicitar a sua troca, devendo anexar a ao o que resta do titulo. Neste caso, o ru contestar em 10 dias.

Anulao e Substituio de ttulo ao portador

Garantir o seu crdito, posse e/ou propriedade, em caso de perda, desapossamento injusto, destruio total ou parcial do ttulo.

Ter sido o autor possuidor do titulo ao portador e ter ocorrido `a perda, extravio, destruio total do ttulo. Existncia de obra nova.

Ativa: Credor Foro de devedor Passiva: portador injusto do titulo; terceiros interessados, o devedor, e a Bolsa de Valores (carter preventivo). O proprietrio ou Local da Coisa possuido o condomnio ou o Municpio r a fim de impedir a edicao;

15 dias

Nunciao de Obra Nova

Evitar o abuso do direito de construir. Tutela inibitria.

05 dias

Pode haver cumulao com indenizao por danos morais e materiais; Apenas durante a realizao da obra. Com a obra encerrada no haver fungibilidade para a ao demolitria. Possibilidade de tutela de urgncia. Valor da causa ser estimativo (pedido de natureza inibitria) ou determinado. Caso o autor realizae notificao verbal ao consrutor, para a paralisao da obra, em caso de recusa, devem em trs dias, peticionar em juzo para ratificar o ato. No confundir com direito material. Apenas a usucapio de bens imveis regido pelo CPC. Apenas usucapio oudinria e extraordiniria. Observar a necessidade de citao do conjuge. A sentena meramente declaratria.

Usucapio

Aquisico de propriedade de bem imvel.

Qualificativos de continuidade, incontestabilidade e animus domini.

O possuidor, ainda que Situao do bem no esteja na posse do usucapiendo bem. No caso de composse, todos os copossuidores. Qualquer condomno em litisconsrcio necessrio Local do imvel

Individualizao do imvel e o direito a ser declarado. Deve ser intimado o MP e a Fazenda Pblica. Ao de Demarcao: antes da sentena, necessidade de laudo pericial realizado por 2 arbitradores e 1 agrimensor, demonstrando o traado da lina demarcada. Indicao de quesitos e assitentes e 5 dias. !0 dias para manifestao sobre o laudo.. Ao de Diviso: art. 282 + ttulos de domnio do promovente com os requisitos do art. 967. 20 dias demarcao. Aps, procedimento ordinrio.

Diviso e Demarcao de Terras

Demarcar fixar novos limiter ou reforar o j existentes. Diviso a partilha de bem comum. No h que se falar em prazo decadencial ou prescricional. A ao demarcatoria deve ser julgada antes da ao de diviso. indispensvel a comprovao da propriedade.. Ao de Demarcao: pode ser cumulada com pedido de reintegrao e danos morais materiais. Os rus sero citados pessoalmente, se estiverem na mesma comarca, ou por edital, se fora.

Habilitao

Regularizar a sucesso processual quando ocorre morte de qualquer das partes. No haver sucesso processual quando se tratar de direito material intransmissvel.

Requerida pela parte, Juizo do processo em em relao aos que ocorrer a sucesso sucessores do falecido.

05 dias

No pode ser instaurado de ofcio pelo Juiz.

Restaurao dos Autos

Restaurar os autos que por algum motivo tenham desaparecido.

Qualquer da partes. O Juiz no pode de ofcio.

No mesmo juzo que tramita a ao.

Em petio inicial deve ser declarado o estado da causa ao tempo do desaparecimento dos autos + as certides dos atos constantes do protocolo de audiIncias do cartrio + cpia dos requerimentos que dirigiu ao juiz + qualquer documento que facilite a restaurao Na petio inicial deve o autor provas a sua posse, a turbao ou o esbulho praticado pelo ru e a data de sua ocorrncia e a continuaao na posse, embora turbada (ao de manteno) e a perda da posse (ao de reintegrao). possvel a expedio de mandado de liminar sem ouvir o ru, exceto contra pessoa jurdica de direito pblico. No mais, aplica-se o procedimento ordinrio. Igual no interdito proibitrio. Prestao de contas: Deve ser feita de forma contbil , sob pena de extino do processo sem resoluo do mrito por falta de pressuposto processual de validade (ao de prestar contas) e permite a parte adversria inpugn-las por vcio de forma. As prestaes de contas advindas de processo j existente sero prestadass em apenso. Exigir contas: o autor pede a condenao do ru a prestar contas e ao pagamento de saldo devedor. possvel duas sentenas: a primeira para discutir a prestao de contas e a segunda para a discusso do valor do saldo devedor.. Ao de dar contas: 05 dias para contestar.

05 dias, exibindo cpias, contrafs e mais reprodues que estivrem em seu poder. 05 dias, concedido ou no o mandado liminar.

Implica suspenso do processo. Em caso de m-f pode a haver punicao processual, civil, penal e administrativa. Se o desaparecimento for depois da produo de provas, o juiz mandar repeti-las. Far-se-a nova percia, se necessrio.

Possessrias

Manuteno e reintegrao na posse

Esbulho Reintegrao de posse (perda total) Turbao Manutenco de posse (limitao) Ameaa Intedito Proibitrio Aplica-se o princpio da fungibilidade. O Ru pode pedir contra o autor na prpria contestao. Possibilidade de cumulao de pedidos ao pedido possessro com o de condenao em perdas e danos; pena em caso de nova turbao ou esbulho; desfazimento de construo ou plantao feita em detrimento de sua posse

Prestao de Contas

Sempre que existir conflito entre os sujeitos que participam da relao jurdica de direito material (acertamento econIomico definitivo)

Ao de exigir contas e de prestar contas (natureza dplice)

Embargos de Terceiros

Ao de conhecimento que tem por fim livrar de constio judicial injusta bens que foram apreendidas em um processo no qual o proprietrio ou possuidor no parte.

Atos de apreenso judicial; qualidade de senhor ou possuidor; qualidade de terceiro; prazo. O terceiro no pode participar dos embargos quando tiver responsabilidade patrimonial. Prova escrita, documento sem

Legitimado ativo: terceiro ou a parte equiparada a terceiro. Passivo: autor da ao principal, em litisconsrcio necessrio com o ru da ao principal. Ativa: credor Passiva: devedor,

No juizo em que foi ordenada a apreenso judicial.

Apenas os bens das partes podem ser atingidos por ato de apreenso judicial, com exceo do disposto no art. 592 do CPC. A fraude contra credores s pode ser declarada em ao autonoma. O processo principal ser suspenso com o recebimento da inicial dos embargos, em relao aos bens discutidos.. Correro em autos distintos, apenso ao processo em que ocorreu a constrio judicial. Pode haver tutela antecipada. O ru pode cumprir o mandado pagando ou entregando a coisa em quinze dias; quedar-se inerte, sem cumprir o

Ao Monitoria

Instrumento processual de que pode utilizar-se o credor de

quantia certa, de coisa fungvel ou bem mvel, que possua documento escrito com fora executiva, para exigir o pagamento ou a entrega da coisa.

eficcia executiva

inclusive a Fazenda Pblica.

mandado ou defender-se (constituir ttulo executivo judicial); apresentar defesa.

S-ar putea să vă placă și