Sunteți pe pagina 1din 65

7

CO O L OB A DE AR P A D RE UALI T N E Q DA

Coleo

Coleo

Fascculo 7 Entre para o bloco da qualidade


ndice
Entre para o bloco da qualidade..........................................................................06 Blocos de Concreto: teste seus conhecimentos...............................................17 Recordar Vencer. Etapa final ..........................................................................24 Concreto: trao, preparo e mistura................................................................... 30 Misturadores, frmas e vidro-prensas..............................................................37 Desfrma, transporte e cura. Cuidado para no perder o que produziu...41 Botando o bloco na rua.......................................................................................... 45 Os blocos e as novas normas................................................................................50 Coloque a mo na massa. E mude a sua realidade............................................57

ENTRE PARA O BLOCO DA QUALIDADE.

10

11

12

13

14

15

16

BLOCOS DE CONCRETO:
TESTE SEUS CONHECIMENTOS.

17

BLOCOS DE CONCRETO: TESTE SEUS CONHECIMENTOS.

18

BLOCOS DE CONCRETO: TESTE SEUS CONHECIMENTOS.

19

BLOCOS DE CONCRETO: TESTE SEUS CONHECIMENTOS.

20

BLOCOS DE CONCRETO: TESTE SEUS CONHECIMENTOS.

21

BLOCOS DE CONCRETO: TESTE SEUS CONHECIMENTOS.

22

BLOCOS DE CONCRETO: TESTE SEUS CONHECIMENTOS.

23

RECORDAR VENCER. ETAPA FINAL.

nquanto a turma responde as perguntas l no programa da TV, vamos relembrar conceitos fundamentais que voc deve aplicar na sua empresa.

Organizao da Fbrica. No
primeiro fascculo do Mo na Massa, mostramos a planta de uma fbrica. Um espao que une praticidade e inteligncia. Aproveite o layout a seguir e compare-o com a disposio dos setores da sua empresa. Essa sugesto visa aproximar as clulas de produo, aumentando a produtividade. O pessoal cansa menos ao longo do dia, pois percorre espaos mais curtos. Alm disso evitam-se alteraes no concreto, pois ele preparado e lanado imediatamente nas vibro-prensas. Outro fator que elimina desperdcios o posicionamento das cmaras de cura vizinhas produo dos blocos. Uma medida que reduz a perda de peas no transporte aps a moldagem, pois quanto menos vibrarem no deslocamento e quanto antes comear o processo de cura, melhor.

2 6 8 3 4

24

RECORDAR VENCER. ETAPA FINAL.

12 11

E tem mais. Lembre-se de regularizar as vias de movimentao dentro da fbrica, separar os agregados, cobrir as baias, estocar o cimento de uma forma adequada, enfim, de dar uma boa olhada no Fascculo 1. 01. 02. 03. 04. 05. 06. 07. 08. Silo da Areia Silo do Pedrisco Silo do P de Pedra Esteiras Transportadoras Silo de Cimento Misturador Vibro-Prensa Mquina 1 Vibro-Prensa Mquina 2 (futura ampliao) 09. Limpeza Mecnica Superficial dos Blocos (escova) 10. Talha Eltrica 11. Gaiola com Capacidade para 20 Chapas 12. Empilhadeira Manual 13. Cmaras de Cura 14. Caldeira para Cura a Vapor (opcional)

10 13

14

25

RECORDAR VENCER. ETAPA FINAL.

Cimento. O Fascculo 2 d uma boa viso desta matria-prima, porm, converse com seu tcnico. Ele deve orient-lo quanto escolha do cimento disponvel em sua regio, bem como indicar a dosagem correta que voc deve utilizar. Assim, o cimento rende mais, proporcionando blocos de maior resistncia com menor consumo de concreto.

gua. Voc sabe, quanto menos impurezas, melhor o resultado do seu concreto. Utilize gua da rede pblica ou de poos. Nesse caso, anlises constantes so necessrias. D uma espiadinha no Fascculo 2, que traz mais informaes sobre este aspecto. Aditivos. No adianta fugir deles, o negcio saber usar. Alguns fabricantes utilizam aditivos plastificantes, que alm de possibilitar a reduo do consumo de cimento, facilitam a limpeza e reduzem o desgaste das partes da mquina que entram em contato com a mistura.
Uma atitude que proporciona o aumento da produtividade e da vida til do equipamento. Ou seja, vale a pena contar com os aditivos.

DICA
Defina com qual cimento deseja trabalhar e procure no troc-lo, principalmente no meio da produo, evitando variaes no custo dos produtos, no seu nvel de resistncia e na colorao de um mesmo lote. Tem gente que substitui o cimento durante a fabricao e, ao entregar no cliente, pode ter o lote recusado devido diferena das cores.

CUIDADO
Fique atento s lendas que andam por a. Tem gente usando at detergente como aditivo, algo que altera violentamente o trao do concreto. No caia nessa, consulte o seu tcnico.

Pedra e areia. Na fabricao de blocos normalmente emprega-se areia natural ou p de pedra e brita 0. Selecione bem os seus fornecedores e siga as instrues contidas no Fascculo 2.

Pigmentos. Voc sabe o quanto importante oferecer produtos diferenciados para ganhar novos mercados. O uso de pigmentos um bom caminho para alcanar esse objetivo. Indicados para os blocos estruturais e/ou de uso aparente, conferem grande diferencial arquitetnico. Porm certifique-se da durabilidade da colorao, o efeito na resistncia e absoro dos blocos, aspectos visuais e as cores preferidas dos consumidores. Fatores estratgicos na aceitao das suas peas.

26

RECORDAR VENCER. ETAPA FINAL.

27

RECORDAR VENCER. ETAPA FINAL.

28

RECORDAR VENCER. ETAPA FINAL.

29

CONCRETO:
TRAO, PREPARO E MISTURA.

o Fascculo 3 falamos muito sobre proporcionamento e a importncia de faz-lo em massa (peso) e no em volume (litros). Afinal, o proporcionamento em massa mantm as caractersticas do trao. Porm, se voc no tem uma central de concreto com balana para pesar os agregados, aproveite a dica desse mesmo fascculo e prepare suas padiolas para pedra e areia, e os baldes para gua, da forma como mostramos. Assim voc no corre o risco de alterar a receita do concreto a cada novo ciclo de produo. Atente tambm para a seqncia de alimentao das betoneiras ou misturadores do Fascculo 3, e faa testes regulares de umidade da areia (Fascculo 4) para corrigir o trao, uma das etapas mais importantes na produo do concreto. Com essas precaues, voc preserva a qualidade da massa, evita desperdcio de matria-prima e o descarte das peas mal feitas. Uma economia e tanto, que baixa seus custos, fazendo os produtos custarem menos. O que s atrai mais compradores.

sada do molde , diminui a produtividade e deforma as arestas do produto. Por outro lado, uma massa mais seca facilita a moldagem, porm o bloco quebra mais facilmente, perde resistncia e absorve mais gua. Assim, necessrio alcanar o que chamamos de Umidade tima, o ponto de equilbrio desses fatores. Visualmente, esta umidade conseguida quando voc nota a formao de pequenas ranhuras nas paredes do bloco.

Resistncia Compresso do Bloco

Umidade tima
t

Muito mido Prensagem Mecnica

Prensagem Manual Muito Seco

Para voc ter uma idia de tudo isso, o grfico mostra que a umidade do concreto (quantidade de gua na massa) exerce uma grande influncia na resistncia e aspecto final do bloco. Uma mistura muito mida dificulta a desfrma da pea sua 30

gua no Concreto

CONCRETO: TRAO, PREPARO E MISTURA.

31

CONCRETO: TRAO, PREPARO E MISTURA.

32

CONCRETO: TRAO, PREPARO E MISTURA.

33

CONCRETO: TRAO, PREPARO E MISTURA.

Controlando a umidade da massa.


Como voc viu, a umidade interfere diretamente na resistncia, absoro de gua e aparncia do bloco. Para controlar a umidade da massa necessrio dosar a gua corretamente, com o auxlio de um medidor, verificando tambm a umidade da areia. Assim, voc deve compensar a umidade da areia, adicionando menos gua na mistura. Uma operao facilitada pelos medidores de umidade instalados no misturador, que regulam a quantidade de gua automaticamente. Para rever esses conceitos, d uma boa lida nas observaes do Fascculo 4. Mas agora, acompanhe a gente, e saiba como fazer as contas da gua necessria fabricao do concreto no caso especfico dos blocos.

gua Total do Trao (l) = gua (kg) X (kg)

30 6 = 24 l (quantidade de gua correta a ser adicionada na mistura)

Areia Total do Trao (kg) = Areia (kg) + X (kg) 150 + 6 = 156 kg (quantidade de areia correta a ser dosada para o trao)

Trao final. De acordo com os nmeros, do trao a 4% de umidade da areia dever constar 156 kg de areia, contra os 150 kg iniciais. E voc dever colocar 24 l de gua, contra os 30 l necessrios anteriormente. Portanto, corrija o trao constantemente, preservando a proporo entre os materiais e a qualidade dos seus produtos.

Umidade da areia. Pese 1000 g de areia mida em um recipiente metlico (M1). Seque, como mostramos no Fascculo 4, a areia no fogareiro e pese-a novamente no recipiente metlico (M2). Pese tambm o recipiente vazio (M3). Aplique esses trs valores na frmula abaixo. O resultado h indicar a porcentagem de umidade da areia. Exemplo: M1 = 1000 M2 = 980 M3 = 500
h = M1 M2 x 100 M2 M3 h = 1000 980 x 100 980 500

h = 4,17% de umidade da areia (aprox. 4%)

Corrigindo o trao. Depois de descobrir a umidade da areia, nesse caso 4%, utilize esse valor nas frmulas a seguir, corrigindo os volumes de areia e gua que devem constar da mistura. Supondo que inicialmente o trao leve 150 kg de areia e 30 litros de gua para chegar Umidade tima, voc dever fazer trs contas:
Areia (kg) x h (%) = X(kg) 100 150 x 4 = 6,0 kg 100

34

CONCRETO: TRAO, PREPARO E MISTURA.

TRAO SUGERIDO
O Beto tem razo, para otimizar o trao preciso estudar as condies de produo da sua fbrica. Como referncia, na pgina a seguir voc encontra uma
sugesto de mistura para Blocos de Concreto de Vedao, a ser utilizada em vibro-prensas hidrulicas.

O interessante que voc converse com seu tcnico para alcanar um melhor resultado. Confira.

35

CONCRETO: TRAO, PREPARO E MISTURA.

Misturador com capacidade de 180 l Material Quantidade de materiais (kg) 13 45 21 63 72 1:14 0,620 Nmero de Proporo blocos cimento/agregados 14 x 19 x 39 cm Consumo de cimento por bloco (kg)

Cimento Brita 0 (dimetro mx.: 9,5 mm) Areia mdia/fina P de brita

Nota: a aprovao do trao deve considerar a textura da superfcie, a resistncia mecnica e a absoro de gua do bloco. Complementando, o grfico mostra que para uma mesma resistncia mecnica, os diversos tipos de equipamentos requerem propores diferenciadas de cimento/agregados. Quanto mais eficiente a fora de prensagem, maior a proporo do agregado utilizado na mistura e, conseqentemente, pode-se otimizar o consumo de cimento.

36

MISTURADORES,
FRMAS E VIBRO-PRENSAS.
Muitas empresas de blocos so pequenas, mas nem por isso menos profissionais. E esse esprito de profissionalismo que deve falar mais alto em sua produo. Se voc no possui misturadores horizontais ou verticais, que homogeinizam melhor a massa, utilize bem as suas betoneiras. Sugestes nesse sentido encontram-se no Fascculo 3 desta coleo. E se voc no tem uma central de concreto, lembre-se de preparar a mistura em um lugar livre de impurezas, jamais fazendo isso diretamente no solo. Solues simples e de baixo custo, que melhoram a performance do concreto. 1 canecas e divisrias, componentes que sofrem maior presso de compactao e entram diretamente em contato com o concreto, uma massa abrasiva. Resultado: os blocos acabam ganhando uma espessura maior do que o aconselhado pela norma.

1. Castelo: parte superior, reponsvel pela compactao do concreto. 2. Matriz: parte inferior, responsvel pela estrutura do conjunto onde sero moldados os blocos. 3. Divisrias: peas que determinam a diviso dos blocos na Matriz. 4. Caneca: responsvel pelo formato dos furos dos blocos.

Assim, voc precisa substituir periodicamente as frmas, reform-las, e coloc-las novamente para produzir. Uma dica importante medir sempre os blocos, tanto interna quanto externamente, para controlar melhor esse aspecto. E no perder tempo em trocar a frma comprometida, j que na ponta do cliente, ele poder recusar produtos fora das especificaes. Por fim, chegamos s vibro-prensas, equipamentos que determinam o consumo de cimento, a qualidade do produto final e a produtividade. Muitas empresas utilizam as vibro-prensas manuais, que funcionam no feijo, na fora fsica. Evidentemente que a compactao que alcanam muito menor do que a das vibroprensas mecanizadas. Afinal, quanto maior a energia empregada na compactao, maior a resistncia do bloco, medida em MPa (Mega Pascal), entre outros fatores detalhados na tabela a seguir. 37

Quanto s frmas, observe que o sucesso na moldagem dos blocos depende da sua preciso dimensional. Muitos fabricantes optam por prepar-las e fazer o servio de manuteno nas prprias empresas. Outros, por terceirizar essa atividade. De uma maneira ou de outra, em mdia a cada 40.000 ciclos, as frmas, mesmo sendo de material resistente como o ao, apresentam desgastes nas partes internas, principalmente nas

MISTURADORES, FRMAS E VIBRO-PRENSAS.

TIPOS Vibro-Prensa Manual

CARACTERSTICAS

CONSUMO TEMPO DOS CICLOS* APLICAES DE CIMENTO

Rstica, movida a fora fsica. A operao manual limita a compactao dos blocos.

Alto

Blocos de Vedao

Alto

Vibro-Prensa Pneumtica Movida a ar comprimido. Possui modelos com acionamento manual ou automtico.

Mdio

Blocos de Vedao

Mdio

Vibro-Prensa Hidrulica Movida a leo hidrulico. Possui modelos com acionamento manual ou automtico. Blocos Estruturais e de Vedao

Baixo

Baixo

Vibro-Prensa Mecnica Movida por sistema mecnico com excntricos tipo Cam Driven.
Acionamento automtico.

Muito Baixo

Blocos Estruturais e de Vedao

Baixo

*Tempo dos Ciclos = intervalo entre o preenchimento da gaveta da mquina com concreto e a sada dos blocos, determinando a produtividade do equipamento.

38

MISTURADORES, FRMAS E VIBRO-PRENSAS.

Produtividade, pense nisso.


Lanamento, Compactao e Vibrao das Vibro-Prensas. Aps o preparo no misturador, o concreto lanado na gaveta das vibro-prensas. Uma operao que pode ser realizada manualmente, atravs de ps ou por correias transportadoras, que levam a massa do misturador at o silo da mquina. Voc deve cuidar para que, nesse processo, a homogeneidade do concreto seja preservada.
Considere tambm que a alimentao manual exige grande esforo fsico, desperdia material e apresenta uma baixa produtividade, ao passo que a utilizao da correia transportadora elimina o esforo fsico e a perda do concreto, aumenta a produtividade e mantm a mistura inalterada. Vantagens que voc deve levar em conta se est pensando em adquirir um equipamento como este.

Outro detalhe significativo na produtividade diz respeito vibrao do concreto. Em um ciclo de produo, a gaveta das vibro-prensas pneumticas, hidrulicas ou mecnicas realizam esse movimento atravs de dispositivos mecnicos, agilizando a entrada da massa nos vos das matrizes das frmas. Quando o molde encontra-se totalmente preenchido, a gaveta desloca-se para que as hastes metlicas (castelo) comprimam a massa no interior do molde, at o ponto em que os blocos atinjam a altura desejada. Enquanto o castelo compacta a massa, os vibradores, normalmente localizados juntos matriz, so acionados para conferir maior compacidade mistura, proporcionando homogeneidade ao bloco em todos os pontos da frma. Por fim, quando o castelo deixa de pressionar a massa, deve-se cessar o acionamento dos vibradores, fechando o ciclo. J no caso das vibro-prensas com acionamento manual, o movimento de vai-vm da gaveta e os tempos de vibrao dependem do operador. Por a voc v que a produtividade menor.

Baixa Produtividade Alta Produtividade

39

MISTURADORES, FRMAS E VIBRO-PRENSAS.

Limpeza dos Blocos. Se voc ainda executa a limpeza dos blocos manualmente aps empilh-los, pense bem. Em mquinas automticas ou com acionamento manual, instale uma mesa tracionada com escova na sada das prensas. Uma medida de baixo custo, que ajuda a limpar as rebarbas do concreto, regularizando a superfcie das peas. Assim voc ganha tempo, sem prejudicar a qualidade e acabamento dos produtos.

Fabricante, o seu parceiro. Havendo dvidas quanto prensa adequada para suprir suas necessidades, fale com o fabricante. Ele poder orientar voc sobre aspectos como o nmero de ciclos mdio do equipamento (produtividade), o melhor layout para a disposio das prensas e misturadores, os acessrios adequados, entre outros. Matriz de Produo Contnua. Finalmente, um dos itens para aumentar a produtividade no reside nem nos equipamentos e nem no treinamento da equipe. Na verdade algo que muitas empresas no se do conta: medidas para evitar paradas na produo. J pensou se falta cimento? E se no houver frmas suficientes para reposio? Voc s tem uma vibro-prensa? Quais os dias reservados para a manuteno dos equipamentos? A prensa produz bem, mas os misturadores ou betoneiras so lentos, prejudicando a sua alimentao? Pois bem, est na hora de redimensionar o fluxo do trabalho. Fazer uma matriz, colocar no papel os procedimentos necessrios para garantir a continuidade da produo. Tudo para no perder um minuto sequer. Porque tempo, nesse negcio, dinheiro. A mais ou a menos.

Baixa Produtividade

Alta Produtividade

40

DESFRMA, TRANSPORTE E CURA.


CUIDADO PARA NO PERDER O QUE PRODUZIU.

reta final da produo aquela em que voc deve tomar todo o cuidado. O maior ndice de perdas ocorre justamente na desfrma, transporte e cura. Como os blocos so produzidos em um sistema de desfrma rpida, em que a consistncia da massa recm-moldada deve se auto-sustentar, a operao torna-se delicada, pois qualquer choque ou vibrao excessiva nesse momento pode provocar fissuras imperceptveis a olho nu, responsveis por prejudicar a resistncia das peas. Por isso o concreto deve ser bem dosado, proporcionando coeso aos produtos, para que possam suportar, inclusive, o transporte interno.

Vale lembrar que visualmente os blocos so robustos. Mas as aparncias, como sempre, enganam. Eles s ganham consistncia aps um ciclo de cura bem elaborado. Um processo que visa hidratar o concreto, tirando sua umidade gradativamente, para que ele ganhe resistncia compresso, apresentando baixa absoro de gua depois de pronto.

DICA
Oriente seu pessoal a transportar e armazenar os produtos a serem curados, com cuidado, imediatamente aps a moldagem. Melhore o piso das vias e posicione o local da cura prximo s vibro-prensas, diminuindo os espaos percorridos pelos blocos. Essas medidas, alm de otimizarem o processo de produo, evitam que as peas, ainda midas, sofram o efeito do deslocamento.

No Fascculo 3 fizemos uma srie de observaes nesse sentido, porm importante ressaltarmos alguns aspectos especficos da cura dos blocos. Uma etapa que consiste em assegurar que o concreto no perca gua por evaporao. Afinal, curar no permitir que a gua de amassamento (colocada na massa) evapore para o ambiente. Assim, no exponha os produtos ao vento e insolao direta. Se isso acontecer, o concreto perder gua rapidamente. Resultado: o bloco ficar frgil, quebrando facilmente e causando outras perdas, dessa vez na produo, armazenamento e entrega. Portanto, siga as nossas recomendaes. 41

DESFRMA, TRANSPORTE E CURA:


CUIDADO PARA NO PERDER O QUE PRODUZIU.

Cura mida aquela que se d atravs da umidificao do local da cura, com gua temperatura ambiente. Veja, se voc apenas colocar os blocos ao ar livre e aspergir gua com uma mangueira pensando que est curando as peas, na verdade o que voc conseguiu foi arranjar um grande problema. Nesse mtodo, os produtos perdem homogeneidade, compromentendo a qualidade, fora todos os comentrios anteriores.

Cmara de Cura em Alvenaria

Cura ao ar livre

FAA CERTO
O ideal a utilizao de uma cmara de cura. Caso voc no a possua, mas queira construir a baixo custo, considere faz-la no formato de uma tenda, com estrutura leve, utilizando lonas plsticas para fechar as laterais e a cobertura. Internamente, empregue um sistema de asperso de gua similar ao dos jardins (spinkler). Com a proteo proporcionada pelas lonas ou paredes da cmara e o acionamento regular dos spinklres, o ambiente permanecer saturado e os blocos no perdero gua, criando o ambiente necessrio para a cura. fcil. Tente.

Cmara de Cura em Lona Plstica

Para fechar o item da cura com chave de ouro, observe a disposio dos blocos na cmara. Acomode-os em gaiolas ou estantes, de modo que um bloco no comprima o outro, evitando sua deformao, ou mesmo o aparecimento de fissuras.

42

DESFRMA, TRANSPORTE E CURA:


CUIDADO PARA NO PERDER O QUE PRODUZIU.

Aps esse perodo, voc pode retirar os blocos da cmara, empilhando-os no pteo da empresa. As pilhas no devem exceder a carga que os produtos podem suportar, pois ainda apresentam pouca resistncia. Utilizar paletes e envolver as pilhas com filme plstico uma boa soluo para proteg-las, ganhar espao no pteo e agilizar o carregamento dos caminhes. Recomenda-se que os blocos curados naturalmente sejam utilizados apenas 28 dias aps a moldagem, a menos que apresentem, antes desse perodo, resistncia mnima comprovada por ensaios de laboratrio.

Cura a Vapor

24 horas

48 horas

Cura completa

Entrega no cliente

Lembre-se
A cura dos blocos pode levar de 3 a 7 dias dependendo do cimento empregado na fabricao. Antes disso, nem pensar em entregar o lote, pois as peas ainda esto ganhando resistncia. Os blocos devem permanecer na cmara de cura, em condies favorveis de saturao da umidade, no mnimo durante 24 horas.

um meio de acelerar as reaes de hidratao do cimento. Em apenas 24 horas os blocos esto em condies de serem retirados da cmara de cura e, no dia seguinte, enviados ao cliente. Um ciclo que, comparado ao da cura mida, reduz cerca de 7 para 2 dias o tempo entre a fabricao e a entrega. Entretanto, deve-se considerar o aumento do custo de produo por conta do gasto com combustvel da caldeira. Por isso a cura a vapor s vantajosa se a fbrica trabalhar com uma produo elevada e fluxo de venda compatvel, reduzindo-se a necessidade de formao de grandes estoques no pteo.

43

DESFRMA, TRANSPORTE E CURA:

RECORDAR VENCER. ETAPA FINAL.

CUIDADO PARA NO PERDER O QUE PRODUZIU.

Cmara de cura a vapor

Caldeira para gerao de vapor dgua

A cura a vapor acontece, como visto, nas cmaras de cura, espaos fechados, dotados de caldeiras e tubulaes que distribuem o vapor de uma maneira uniforme em toda a cmara. medida que o vapor ocupa a cmara, a temperatura dos blocos tende a entrar em equilbrio trmico com o ambiente. Aps alcanar esse estgio, normalmente entre 60C a 70C, a temperatura deve se manter estvel por um tempo, com a adio peridica de vapor no mximo a 28C/hora, at que ele seja totalmente desligado. A partir do desligamento do vapor, a temperatura baixar naturalmente at o trmino do ciclo.

nquanto a t u r m a responde as perguntas l no programa da TV, vamos relembrar conceitos fundamentais que

Importante: manter os blocos em equilbrio trmico acima do tempo adequado causa expanso excessiva dos produtos,

que podem fissurar ou rachar, comprometendo a produo.

44

RECORDAR VENCER. FINAL. BOTANDO OETAPA BLOCO NA RUA.

epois da cura, chega a hora de entregar os pedidos. O que, c entre ns, significa faturamento. Porm, para que tudo ocorra bem, adote os passos a seguir. Eles garantem que os lotes sejam aceitos e o fruto do seu trabalho chegue mais rpido ao seu bolso.

Planeza. Verifique tambm a planeza das faces, colocando um gabarito metlico na linha diagonal da superfcie do bloco. Por fim, fique esperto. Se houver algum desvio em relao ao esquadro, os blocos podem estar condenados.

Controle durante a produo


Inspeo Visual. Os blocos devem ter aspecto homogneo, compacto e com arestas vivas. Trincas, quebras, superfcies irregulares, deformaes ou coloraes diferentes so indcios de dosagem do concreto ou cura deficiente. Algo que voc deve verificar diariamente, pois so sinais de problemas com a produo, que podem influir negativamente na aceitao dos lotes.
Um ltimo detalhe que voc nunca deve esconder os defeitos dos produtos. Pintar os blocos no uma boa sada. O que resolve mesmo acertar a produo. At por que boa parte dos produtos so destinados a receber revestimento, e se a sua superfcie no for suficientemente spera, uniforme e com absoro adequada, h um prejuzo sensvel na aderncia e consumo da argamassa. Um problema que certamente acabar respingando em sua empresa.

Outro fator que elimina desperdcios

Dimenses. Controle a altura do bloco ainda durante a produo. Utilize um gabarito metlico para aferir essa medida e, havendo desconformidade, regule a vibro-prensa. As demais dimenses comprimento, largura e espessura das paredes tambm devem ser checadas. Nesse caso, faa um plano de amostragem e utilize um paqumetro para obter maior preciso. Importante. Alteraes em qualquer uma das medidas so causadas pelo desgaste das partes das frmas. Portanto, faa o controle de qualidade prestando ateno ao nmero de ciclos de cada frma. Assim voc poder troc-las no momento certo, evitando a perda da produo.

Uniformidade. Fique sempre de olho na sua rea de estoque. Sabe por qu? Ela pode contribuir bastante para voc saber se as suas peas, depois de curadas, so homogneas.
45

BOTANDO O BLOCO NA RUA.

Aps uma chuva, por exemplo, os blocos porosos, aqueles que parecem o nosso amigo Bolha, permanecem encharcados, escuros (um sinal de perigo), enquanto os compactos secam rapidamente. Primeiro, porque o seu aspecto no est de acordo com o que a norma e os clientes pedem. Segundo, porque pode demonstrar que a dosagem foi realizada de uma forma errada, com menos gua, prejudicando a compactao e a resistncia dos produtos.

Verifica-se falta de homogeneidade na colorao, denotando variao da umidade da massa durante a moldagem, bem como fissuras e arestas quebradas.

O aspecto homogneo da colorao indica uniformidade da massa. No so verificadas fissuras ou outros danos aos blocos.

Porosidade e aparncia.

46

S para voc ter uma idia, com menos gua a mistura desloca-se mais rpido para o molde, diminuindo o tempo de alimentao. Entretanto, a qualidade do bloco fica comprometida e o desgaste das frmas aumenta. A utilizao da massa seca pode ser evidenciada por manchas escuras no bloco, provocadas pelo xido de ferro resultante do atrito excessivo do molde com a mistura.

BOTANDO O BLOCO NA RUA.


Pois . Um trao descalibrado e a falta de gua no concreto causam muito mais problemas do que se imagina. Portanto, atente para a questo da uniformidade dos blocos e tome as atitudes para corrigir o processo caso note as ocorrncias citadas.

Faa o teste. Mantenha a pea na horizontal e derrame um pouco de gua sobre sua superfcie. Se a gua no penetrar ou penetrar com certa dificuldade, a pea pode ser considerada compacta, sinal de produto bem adensado. A penetrao com facilidade indica grande quantidade de vazios no concreto, que so um forte indicativo de baixa resistncia ou de alto consumo de cimento, caso a resistncia esteja sendo atendida.

Paletizao.

Em tempo: voc no precisa esperar chover para fazer o teste da porosidade. Derramando um pouco de gua na superfcie da pea veja como ela se comporta. Se a absoro for tamanha, que a gua penetre para dentro do bloco, seu produto apresenta problemas. Outro teste de fcil execuo mergulhar o bloco na gua e observar se aparecem bolhas de ar. Se elas se manifestarem, seu bloco est reprovado.

Paletes so estruturas de madeira utilizadas para acondicionar produtos. Percebe-se a vantagem desse sistema na organizao das encomendas, no momento de carregar e descarregar os caminhes e tambm na ponta do cliente, que ao receber o palete o acomoda com todos os produtos no ponto de vendas ou mesmo no estoque. Na obra, a agilidade tambm grande. Os paletes, atravs de gruas, podem ir diretamente para o andar onde sero utilizados. 47

BOTANDO O BLOCO NA RUA.

H diversas medidas de paletes no mercado, sendo que o palete padro (PBR) apresenta dimenses de 1,00 x 1,20 m, acomodando 15 blocos de 14 x 19 x 39 cm, dispostos em 6 fiadas. Assim, a estrutura deve suportar cerca de 90 peas travadas, ou seja, uma perpendicular outra, alcanando altura de 1,14 m. No pteo possvel empilhar at trs paletes, tomando-se o cuidado de nivelar bem o piso. Quanto ao carregamento dos caminhes, evite utltrapassar a carga que ele suporta.

Equipamento com disco rotativo para plastificao do palete.

Pilha de blocos e paletes em terreno desnivelado, causando sobrecarga nos blocos inferiores e provocando fisuras e quebras.

Empilhamento de paletes em piso regularizado com identificao dos lotes.

48

BOTANDO O BLOCO NA RUA.

A paletizao uma tendncia. Ganha, a cada dia, maior adeso do mercado e das empresas de blocos, que devem sempre t-los em quantidade suficiente, pois enquanto um palete fica no cliente, o outro volta vazio para ser abastecido com novos pedidos, e assim por diante. Alm da facilidade e organizao que representam, a paletizao evita quebras das peas no transporte, por isso o investimento nesse processo vale a pena. Primeiro, voc deve, com ou sem palete, continuar tomando o mximo cuidado na carga, descarga e transporte dos produtos, para no perder peas. Dinheiro que, no final das contas, sai do seu bolso. Depois, preste um servio ao seu cliente. Converse com ele sobre as vantagens do sistema. Sem dvida, vocs tm muito a ganhar com a paletizao. O que voc no deve esperar que as mudanas ocorram sozinhas. Seja, na verdade, um agente, um animador das transformaes. Uma boa maneira de introduzir essa mudana sem grandes investimentos, pois os paletes demandam o uso de empilhadeiras, gruas etc., trabalhar com o sistema de mini-paletes. J existem no mercado empresas que fornecem esses equipamentos. Informe-se.

Carrinho para transporte.

Agora que voc sabe tudo de produo, hora de mostrar a competitividade dos blocos vazados de concreto! Veja no Fascculo 6 as dicas de marketing que preparamos. O importante fazer seu cliente perceber que o correto no comprar o preo dos blocos pela unidade e sim avaliar o custo total do m2 instalado. Assim ficar claro que usar blocos de concreto, que so maiores e consomem menos argamassa por m2 de parede, valem mais a pena que os blocos cermicos convencionais.

49

OS BLOCOS E AS NOVAS NORMAS.

ps discutirmos o processo de fabricao, vamos conversar sobre as mudanas introduzidas pela nova norma de blocos. A NBR 7173 (Blocos de Vedao) e a NBR 6136 (Blocos Estruturais) foram unificadas na NBR 6136. Assim, importante que voc reposicione sua produo de acordo com as regras que o mercado exige da sua empresa.

M - 7,5

M - 10 (Linha 10 X 40) ( )

7,5 x 19 x 4

7,5 x 19 x 9

7,5 x 19 x 19

7,5 x 19 x 39

9 x 19 x 4

9 x 19 x 9

9 x 19 x 19

9 x 19 x 39

M - 15 (Linha 15 X 30)

M - 15 (Linha 15 X 40)

14 x 19 x 29

14 x 19 x 14

14 x 19 x 44

14 x 19 x 4

14 x 19 x 9

14 x 19 x 19

14 x 19 x 34

14 x 19 x 39

14 x 19 x 54

M - 12,5 (Linha 12,5 X 40)

M - 20 (Linha 20 X 40)

11,5 x 19 x 4

11,5 x 19 x 9

11,5 x 19 x 19

11,5 x 19 x 39

19 x 19 x 4

19 x 19 x 9

19 x 19 x 19

19 x 19 x 39

Os Blocos de Concreto so componentes modulares de alvenaria divididos em famlias, conjunto de componentes que interagem entre si e com outros elementos construtivos, inclusive com vrios artefatos de concreto, aqueles que a Cimento & Arte fabrica, como contramarcos para janelas e peitoris. Os blocos devem ter dimenses coordenadas para a execuo de alvenarias modulares, isto , alvenarias com dimenses mltiplas do mdulo M = 10 cm e seus submdulos M/2 e M/4. Alm do bloco inteiro, h variaes de 1/2 bloco e 1/3 de bloco, utilizados na construo de juntas. H, tambm, os blocos L e T, empregados nos cantos e encontros das paredes; os blocos compensadores A e B, para ajustes de modulao; e os blocos canaletas.

50

OS BLOCOS E AS NOVAS NORMAS.

Na nova norma os blocos passam a ser classificados de acordo com sua utilizao, a saber: Classe A Com funo estrutural, para uso em elementos de alvenaria acima ou abaixo do nvel do solo; Classe B - Com funo estrutural, para uso em elementos de alvenaria acima do nvel do solo; Classe C - Com funo estrutural, para uso em elementos de alvenaria acima do nvel do solo; e Classe D - Sem funo estrutural, para uso em vedao de alvenaria acima do nvel do solo. Nota: em relao classe C os blocos M10 so recomendados para uso em edificaes de no mximo um pavimento; os blocos M12,5 para edificaes de no mximo dois pavimentos; e os blocos M15, para construes de paredes estruturais de edifcios de at 3 pavimentos.

Bloco M-15 assentado


Muita gente se pergunta, por exemplo, por que os blocos tm 1 centmetro a menos na altura, largura e espessura em relao sua dimenso nominal. A resposta fcil. Considera-se que esse centmetro a menos ser completado pela argamassa no assentamento do bloco. Se somarmos suas dimenses ao 1 centmetro de argamassa, chegaremos s dimenses finais desejadas. Portanto, considere esse aspecto na fabricao dos seus blocos. Ah! Outra mudana na nova norma refere-se s famlias de blocos. Hoje os Blocos de Vedao so oferecidos nas variantes M20, M15, M12,5, M10 e M7,5, todos pertencentes Classe D. J os blocos estruturais contam com as famlias M20 e M15 nas Classes A e B, e as variantes M15, M12,5 e M10 para a Classe C, como demonstra o quadro a seguir.

Dimenses

Classe C - M 12,5

11,5 x 19 x 11,5

11,5 x 19 x 24

11,5 x 19 x 36,5

Nova famlia de blocos para edificaes at 2 pavimentos.

51

OS BLOCOS E AS NOVAS NORMAS.

Dimenses Reais
FAMLIAS DE BLOCOS Nominal Mdulo Designao Amarrao Linha Largura (mm) Altura (mm) Inteiro Meio 2/3 1/3 Amarrao L Amarrao T Compensador A Compensador B 1/2 20 x 40 190 190 390 190 90 40 1/2 15 x 40 140 190 390 190 340 540 90 40 1/2 15 x 30 140 190 290 140 440 1/2 12,5 x 40 115 190 390 190 90 40 1/2 12,5 x 25 115 190 240 115 365 1/3 12,5 x 37,5 115 190 365 240 115 365 1/2 10 x 40 90 190 390 190 90 40 1/2 10 x 30 90 190 190 90 290 1/3 10 x 30 90 190 290 190 90 1/2 7,5 x 40 65 190 390 190 90 40 20 M - 20 15 M - 15 12,5 M - 12,5 10 M - 10 7,5 M - 7,5

Comprimento (mm)

290 -

Importante: a tolerncia mxima permitida para blocos de + - 2,0 mm na largura e + - 3,0 mm na altura e comprimento. Acima disso os blocos esto em desacordo com as novas normas de fabricao.

52

OS BLOCOS E AS NOVAS NORMAS.

Exemplo de Famlias
Famlia 29 Famlia 39

19 14 29 44 14 14 14

19 39 14 14 19 14 34 14

54

14x19x29

14x19x44

14x19x14

14x19x39

14x19x19

14x19x34

14x19x54

Bloco 29: o mais usado dessa famlia. Com ele constrese quase 90% das paredes. Bloco 14: tambm conhecido como meio bloco. Bloco 44: empregado nos encontros de paredes em forma de T junto com o bloco 29. Os cantos (encontros tipo L), so executados com dois blocos 29.

Bloco 39: o mais usado dessa famlia. Com ele constrese quase 90% das paredes. Bloco19: tambm conhecido como meio bloco. Bloco 34: empregado nos cantos de paredes junto com o bloco 39 para fazer a amarrao das fiadas. Bloco 54: usado nos encontros de paredes em forma de T junto com o bloco 34.

Blocos Especiais: tipos Canaleta ou J, so utilizados na construo das cintas, vergas e contra-vergas.

Bloco Vazado X Bloco com Fundo


Bloco fechado uma coisa do passado. Todos os blocos devem ter, de acordo com o seu tamanho, 1, 2 ou 3 furos. Com o desenvolvimento das construes pr-moldadas e da prpria evoluo do mercado, as construtoras e empreiteiras entenderam que as obras devem ser modulares e racionais, para baratear os custos envolvidos. Assim, seus projetos so pensados em funo das medidas dos blocos, contando que atravs da combinao dos furos em linha possvel passar a fiao, canos de gua, entre outros. Mais um fator de economia, pois as paredes no precisam ser quebradas depois de prontas, para a instalao eltrica ou hidrulica. Uma atitude inteligente. Uma tendncia irreversvel.

Fechado Aberto

53

OS BLOCOS E AS NOVAS NORMAS.

ABCP sobre como realizar um treinamento na sua fbrica. Desse modo, conhecendo o novo sistema, os clientes passaro a se aliar a voc, multiplicando a divulgao das vantagens dos blocos normalizados.

Espessuras das paredes


As espessuras mnimas das paredes dependem da classe e da largura do bloco. Assim, ao consultar a Norma 6136, utilize apenas os valores de espessura relacionados abaixo.

Desperdcio. O bloco com fundo utiliza mais argamassa na aplicao. Alm disso, no normalizado.

Designao por Classe, Largura e Espessura Mnima das Paredes dos Blocos
Paredes Designao longitudinais1 mm M-15 M-20 B M-15 M-20 M-10 C M-12,5 M-15 M-20 M-7,5 M-10 D M-12,5 M-15 25 32 25 32 18 18 18 18 15 15 15 15 Paredes transversais Paredes1 Espessura2 equivalente mm mnima mm/m 25 25 25 25 18 18 18 18 15 15 15 15 188 188 188 188 135 135 135 135 113 113 113 113

Classe A

Economia. No bloco vazado aplica-se argamassa somente nas partes necessrias ao assentamento. Se voc ainda produz blocos fechados, que sequer possuem normalizao, sua empresa corre o srio risco de perder clientes em pouco tempo. Por isso mude. E rpido. Entenda o mercado onde voc trabalha. Se a mo-deobra local tem tradio no uso do bloco com fundo, esta mudana nem sempre fcil. Ento, o que fazer? Chame esse pessoal para conhecer o seu produto. Consulte a

M-20 15 15 113 1) Mdia das medidas das paredes tomadas no ponto mais estreito. 2) Soma das espessuras de todas as paredes transversais aos blocos (em milmetros), dividida pelo comprimento nominal do bloco (em metros).

54

OS BLOCOS E AS NOVAS NORMAS.


Requisitos para Resistncia Caracterstica Compresso, Absoro e Retrao
Resistncia Classes Caracterstica fbk (MPa) A B C D 6,0 4,0 10,0% 3,0 2,0 16,0% (individual) 13,0% (mdia) 0,065% Absoro mdia em % Agregado Normal Agregado Leve Retrao (%)

IMPORTANTE
A tolerncia mxima permitida para as paredes dos blocos de + - 1,0 mm para cada valor apresentado na tabela.

Saiba calcular o fbk


Com tantas alteraes, importante que voc conhea a maneira de calcular o fbk. Para tanto, utilize a seguinte expresso:

Resistncia compresso, absoro e retrao dos Blocos Vazados de Concreto


Outra alterao contida na Norma 6136 diz respeito questo da resistncia compresso. At bem pouco tempo, os Blocos de Vedao apresentavam especificao de resistncia compresso mdia de 2,5 MPa, na nova norma este valor passa a ser calculado pelo fbk, assim como era feito para os blocos estruturais. Neste caso, o valor mnimo de fbk passa a ser de 2,0 MPa, que representa os mesmos 2,5 MPa de mdia especificada na norma antiga, mudando, portanto, apenas a maneira de calcular. Os valores de absoro tambm foram alterados, com a insero de valores maiores para blocos fabricados com agregados leves. Por tudo isso, voc deve transmitir esses novos parmetros ao seu laboratrio, ou refazer os testes em laboratrios externos, no sentido de verificar a adequao dos seus produtos a essas exigncias. Testes que, alis, voc deve realizar periodicamente na ABCP ou em empresas independentes.

f b(1) + fb(2) + ...f b(i-1) fbk,est = 2 i-1


amostra, expressa em MPa;

fbi

fbk,est a resistncia caracterstica estimada da fb(1), fb(2),fbi so valores de resistncia com-

presso individual dos corpos-de-prova da amostra, ordenados crescentemente; i = n/2, se n for par; i = (n -1)/2, se n for mpar; e n = quantidade de blocos da amostra.

Testes Os testes apontam a resistncia dos produtos e servem como indicadores do que deve ser alterado no trao e na forma de produzir. Por isso, faa-os regularmente, um compromisso de qualidade que voc estabelece com o mercado. Algo que reconhecido pelos compradores, fazendo com que a sua empresa venda cada vez mais. Lembre-se somente de manter um original da norma com voc, tanto para comparar os resultados como aplicar o seu contedo na produo.
55

OS BLOCOS E AS NOVAS NORMAS.

56

COLOQUE A MO NA MASSA.
E MUDE A SUA REALIDADE.

57

58

59

60

61

62

63

64

65

Criao, Textos e Diagramao Presena Propaganda

Ilustraes Maurcio Morini

Iniciativa

www.abcp.org.br

www.sebraesp.com.br

Apoio

Equipe Tcnica da ABCP Cludio Oliveira Silva e Matheus Gimenez Romano

1 edio em fevereiro de 2008 So Paulo/SP

Conhea os outros fascculos do Mo na Massa clicando em

www.abcp.org.br

S-ar putea să vă placă și