Sunteți pe pagina 1din 4

w ww.pciconcursos.com.

br

||IBAMA13_CB_01N818479||

CESPE/UnB IBAMA

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

19

22

25

28

31

Denomina-se poltica ambiental o conjunto de decises e aes estratgicas que visam promover a conservao e o uso sustentvel dos recursos naturais. A poltica ambiental, portanto, tem relao direta com todas as demais polticas que promovam o uso dos recursos. Por isso, embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos rgos ambientais, todas as demais reas de governo tm um papel a cumprir na execuo das polticas ambientais. No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais para instituir mecanismos para a gesto ambiental datam do incio do sculo XIX, com a criao do Jardim Botnico, no Rio de Janeiro, e do Servio Florestal, que funcionou de 1921 a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais Renovveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei da Poltica Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), integrado por rgos federais, estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores empresariais (indstria, comrcio e agricultura), populaes tradicionais e indgenas e comunidade cientfica. Em 1985, foi criado o Ministrio do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), originado da fuso da SEMA com a Superintendncia do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF. Em 1999, a questo ambiental passou a ser tratada no mbito de uma secretaria especial da Presidncia da Repblica, e, em 1992, ano da Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, foi finalmente criado o Ministrio do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Poltica ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. So Paulo: ISA, 2008 (com adaptaes).

O trecho mecanismos para a gesto (R.10) poderia ser corretamente substitudo por mecanismos de gesto. Depreende-se da leitura do texto que a criao do Ministrio do Meio Ambiente deveu-se conferncia realizada no Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como Eco-92. A substituio do trecho foi finalmente criado o Ministrio do Meio Ambiente (R.32) por finalmente o Ministrio do Meio Ambiente criou-se, embora no prejudique a correo gramatical do texto, altera as relaes sintticas e o sentido original do perodo. A orao que estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) (R.17-19) classifica-se como adjetiva explicativa, o que justifica o fato de estar empregada entre vrgulas. A locuo verbal foi criado (R.23), empregada no singular para concordar com o ncleo do sujeito mais prximo a ela o Ministrio do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (R.23-24) , poderia ser corretamente substituda por foram criados, caso em que passaria a concordar com ambos os ncleos do sujeito composto da orao.

Julgue os itens de 1 a 9, relativos tipologia e s ideias do texto acima, bem como s estruturas nele empregadas.
1

Infere-se do texto que, alm da administrao pblica, a sociedade civil participa da Poltica Nacional do Meio Ambiente no Brasil. A expresso poltica ambiental (R.1) exerce a funo de sujeito da orao em que se insere. Haveria prejuzo para o sentido original do texto caso o trecho tm um papel a cumprir (R.7-8) fosse substitudo por so obrigadas a cumprir um papel. No texto, essencialmente narrativo, o clmax, identificado no ltimo pargrafo, corresponde criao do Ministrio do Meio Ambiente.

Os principais jornais brasileiros deram pouca ateno 18. Conferncia do Clima, que se realizou em Doha, no Catar. Os trs maiores dirios de circulao nacional mandaram reprteres para cobrir os debates e as deliberaes, mas o noticirio obteve pouco destaque. Alm disso, os editores voltaram ao antigo vcio de isolar o material sobre a questo ambiental bem longe do noticirio sobre economia e poltica, que so as matrizes por onde devem passar as decises governamentais e empresariais que podem ajudar a minimizar o efeito das mudanas climticas. Para buscar uma viso mais prxima da complexidade do grande desafio contemporneo, os leitores precisariam acompanhar os relatos das redes de ativistas, que cobrem o evento com grande riqueza de detalhes. Mas, devido a certas especificidades tpicas do prprio tema, que inclui o uso de expresses e siglas ainda pouco conhecidas, tambm a leitura desse material mais detalhado no capaz, por si s, de revelar a abrangncia do problema ambiental. Assim, entre a abordagem genrica da chamada grande imprensa e as questes especficas analisadas por ativistas e especialistas nos meios digitais, o cidado comum que no acompanha atentamente a evoluo das conferncias sobre o clima nem tem conhecimento dos acordos prvios e posteriores a esses eventos segue no escuro. No mximo, acaba declarando seu apoio a medidas de defesa do meio ambiente porque isso lhe parece politicamente correto.
Luciano Martins Costa. Ainda um assunto marginal. Internet: <www.observatoriodaimprensa.com.br> (com adaptaes).

Com referncia s ideias e tipologia do texto acima apresentado, julgue os itens de 10 a 15.
10

O autor do texto considera ter havido retrocesso na forma como a imprensa, em geral, aborda as questes ambientais.
1

w ww.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_CB_01N818479|| 11

CESPE/UnB IBAMA

A disponibilidade de material detalhado sobre a conferncia ocorrida em Doha no garante o entendimento da abrangncia do problema ambiental. O autor do texto conclui que o cidado mal informado, ao declarar apoio s medidas de defesa do meio ambiente, no o faz plenamente consciente da relevncia dessas medidas. Conclui-se das ideias expressas no texto, que se caracteriza como dissertativo, que seu autor considera inadequado o tratamento dado pela chamada grande imprensa ao noticirio da 18. Conferncia do Clima. De acordo com o texto, o cidado comum no capaz de acompanhar o que se discute nas conferncias que tratam de questes climticas. Depreende-se do texto que, se os jornais tratassem do tema ambiental nas sees de economia e poltica, o leitor se tornaria mais consciente da interdisciplinaridade entre meio ambiente, poltica e economia, e os efeitos das mudanas climticas seriam reduzidos.

12

13

14

As informaes do remetente constantes do cabealho do documento respeitam a normatizao da redao oficial para o tipo de expediente em questo. 18 O fecho, Respeitosamente, est corretamente empregado, visto que o documento em apareo endereado a autoridade de mesma hierarquia da do remetente. 19 O texto do documento apresentado est adequadamente desenvolvido, com apresentao e detalhamento do assunto que motivou a comunicao, de forma clara, direta e concisa, e com concluso que reitera a solicitao feita. 20 O vocativo, Senhor Chefe, e o pronome de tratamento Vossa Senhoria esto corretamente empregados no exemplo de correspondncia oficial apresentado.
17

15

A respeito do novo Cdigo Florestal (Lei n. 12.651/2012), julgue os itens a seguir. O Congresso Nacional no aprovou um Cdigo Florestal totalmente novo, haja vista que o anterior, datado de 1965, no foi totalmente revogado. Desse cdigo, permaneceram em vigor, por exemplo, os tpicos relativos ocupao de terras indgenas. 22 Mesmo com a aprovao de um novo Cdigo Florestal, as divergncias entre ambientalistas e ruralistas permaneceram, e o debate prosseguiu. Esse fato levou o governo federal a editar um decreto regulando a recomposio de reas de proteo permanente.
21

Servio Pblico Federal Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis SCEN Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 02, Ed. Sede do Ibama, bloco I Caixa Postal n. 09566 CEP 70818-900 Braslia-DF Tel.: 61 3316-1212 Email: cgaa@ibama.gov.br

_n. 313/2012/CGAA Braslia, 6 de janeiro de 2013. A Sua Excelncia o Senhor Fulano de Tal Chefe do Servio de Proteo ao Patrimnio e ao Ambiente Rua D, n. 123, 34.100-100 Goinia GO Assunto: Solicitao de servio Senhor Chefe, 1. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis, por meio de sua Coordenao-Geral de Aes Ambientais, vem, respeitosamente, presena de Vossa Senhoria solicitar cesso do espao fsico, bem como autorizao para realizao do X Congresso Brasileiro de Biodiversidade do Cerrado, nesta capital, no Espao Aberto do Parque das Nascentes, no dia 12 de dezembro do corrente ano. 2. O evento destina-se discusso das diretrizes do Programa de Meio Ambiente para o Cerrado brasileiro, que conta com a participao efetiva da sociedade civil organizada, sobretudo de ONGs e entidades de proteo ambiental, bem como das secretarias estaduais e municipais no entorno do bioma cerrado brasileiro, convidadas a oferecer sua contribuio para o evento. Certos do deferimento do nosso pedido, aguardamos a autorizao. Respeitosamente, Beltrano de Tal Coordenao-Geral de Aes Ambientais Em relao ao exemplo de correspondncia oficial acima apresentado, julgue os itens de 16 a 20.
16

No que se refere Conferncia Rio+20 e suas implicaes para o meio ambiente, julgue os seguintes itens. Uma das conquistas da Rio+20 foi o estabelecimento de um processo intergovernamental sobre os objetivos do desenvolvimento sustentvel global, a ser acordado pela Assembleia Geral das Naes Unidas. 24 Essa conferncia foi marcada pela assinatura da Agenda 21, em que vinte e sete princpios relativos ao desenvolvimento sustentvel foram assumidos por todos os Estados-membro presentes. 25 O governo brasileiro, sob o influxo da Rio+20, instituiu, por lei, a Poltica Nacional de Mudanas Climticas, que estabelece para o pas metas de reduo de suas emisses de CO2 at o ano de 2020.
23

Acerca da tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem.


26

27

28

29

30

O referido documento apresenta caractersticas de formatao, padronizao e finalidade tpicas de um aviso.

Caso uma servidora pblica comente com sua chefia imediata e com alguns colegas de trabalho que um servidor estaria assediando sexualmente uma colega de departamento, a conduta dessa servidora ser antitica, pois prejudicar a reputao de um colega de trabalho. Um servidor pblico que no apresente a declarao de bens e valores que componham seu patrimnio privado cometer ato de improbidade administrativa que atentar contra os princpios da administrao pblica. Considere que uma servidora pblica, impedida de se ausentar de uma reunio de trabalho, tenha solicitado ao motorista sua disposio, designado pelo rgo onde ela trabalha, para buscar sua filha no colgio. Nessa situao hipottica, a conduta da referida servidora foi antitica, pois ela desviou o motorista de suas atividades para atender a interesse particular. No mbito da administrao pblica federal, o servidor interessado deve solicitar a abertura de processo administrativo sua chefia imediata, a quem cabe decidir sobre a formalizao do pedido e o incio do processo. Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepo particular de bem, ele age em consonncia com princpios da tica pblica.
2

w ww.pciconcursos.com.br

||IBAMA13_CB_01N818479||

CESPE/UnB IBAMA

No que se refere aos princpios fundamentais da Constituio Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.
31

Considerando os princpios que regem a administrao pblica e sua organizao, julgue os itens subsequentes.
41

O conceito de estado democrtico do direito representa uma evoluo do conceito de estado de direito e significa o Estado submetido a uma Constituio e aos valores nelas consagrados. Repblica uma forma de governo fundamentada na igualdade formal entre as pessoas, na qual o poder poltico exercido por meio de representao, em carter eletivo e por um perodo determinado de tempo. De acordo com o princpio federativo, os interesses dos entes federados no podem ser sobrepostos aos interesses da Federao, visto que o federalismo baseado na relao de hierarquia entre o poder central, representado pela Unio, e as entidades que formam a Federao, representadas pelos estados e municpios.

De acordo com o princpio da autotutela, o ato administrativo discricionrio no passvel de controle pelo Poder Judicirio. O princpio da moralidade e o da eficincia esto expressamente previstos na CF, ao passo que o da proporcionalidade constitui princpio implcito, no positivado no texto constitucional. A criao do IBAMA, autarquia a que a Unio transferiu por lei a competncia de atuar na proteo do meio ambiente, exemplo de descentralizao por servio.

42

32

33

43

Acerca de competncias e cooperao entre os entes pblicos no exerccio da Poltica Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens seguintes.
44

De acordo com a CF, julgue os itens a seguir.


34

Considere que uma organizao no governamental (ONG), cujo objetivo social seja a preservao do cerrado, constate que um grande produtor rural obteve, do rgo ambiental competente, licena para desmatar uma grande extenso de determinada rea de proteo ambiental. Nessa situao hipottica, no intuito de evitar danos ao meio ambiente, a ONG dever ajuizar ao popular, pleiteando a nulidade do ato administrativo que concedeu a licena ambiental. A promoo da ao civil pblica para a proteo do meio ambiente e o controle externo da atividade policial so funes institucionais do Poder Judicirio. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado considerado um direito fundamental de terceira gerao, em razo de ser baseado no interesse comum que liga e une as pessoas e ter carter universal.

O Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, que constitui instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente, gerenciado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. cabvel a celebrao de convnios entre o IBAMA, estados e municpios para o desempenho de atividades de fiscalizao ambiental, podendo o IBAMA repassar a esses entes parcela da receita proveniente da taxa de controle e fiscalizao ambiental. A repartio constitucional das competncias ambientais privilegia a observncia das peculiaridades regionais e locais; logo, a uniformidade da poltica ambiental inadequada no Brasil, devido grande diversidade paisagstica e cultural.

45

35

46

36

O IBAMA multou e interditou uma fbrica de solventes que, apesar de j ter sido advertida, insistia em dispensar resduos txicos em um rio prximo a suas instalaes. Contra esse ato a empresa impetrou mandado de segurana, alegando que a autoridade administrativa no dispunha de poderes para impedir o funcionamento da fbrica, por ser esta detentora de alvar de funcionamento, devendo a interdio ter sido requerida ao Poder Judicirio. Em face dessa situao hipottica, julgue os itens seguintes.
37

Acerca dos deveres e responsabilidades dos servidores encarregados do poder de polcia ambiental e de atividades relacionadas, julgue os itens subsequentes.
47

Conceder o funcionrio pblico licena, autorizao ou permisso em desacordo com as normas ambientais, para atividades, obras ou servios cuja realizao dependa de ato autorizativo do poder pblico, crime, ainda que no tenha havido dolo. Os funcionrios de rgos ambientais integrantes do SISNAMA designados para a fiscalizao tm competncia para iniciar a apurao de crimes ambientais mediante lavratura de auto de infrao ambiental. A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infrao ambiental ser obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante processo administrativo prprio, sob pena de corresponsabilidade. Considere que determinada entidade pblica tenha recebido um pedido de acesso a informao contida em estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto ambiental e esses documentos estejam disponibilizados em formato impresso ou eletrnico na Internet, a referida entidade ficar desonerada de fornec-lo diretamente ao requerente, bastando que este seja informado, ainda que oralmente, do local e da forma de consulta.
3

48

A aplicao de multa e a interdio da fbrica pelo IBAMA decorrem do poder hierrquico de que o rgo dispe como ente da administrao pblica indireta. Estando o alvar concedido fbrica eivado de nulidades, poder o rgo ambiental que o concedeu revog-lo. Um dos atributos do ato administrativo executado pelo IBAMA na situao em questo o da autoexecutoriedade, que possibilita ao poder pblico obrigar, direta e materialmente, terceiro a cumprir obrigao imposta por ato administrativo, sem a necessidade de prvia interveno judicial. A concesso de alvar de funcionamento constitui ato administrativo discricionrio, razo por que tal ato somente pode ser anulado por autoridade administrativa.

49

38 39

50

40

w ww.pciconcursos.com.br

S-ar putea să vă placă și