Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CINCIAS E TECNOLOGIA BACHARELADO EM CINCIAS E TECNOLOGIA CINCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE II

ATIVIDADE A DISTNCIA

Vanessa Kally Medeiros Tavares Turma 2

NATAL/RN 2010

RESUMO

A empresa fictcia Calados S/A deseja instalar uma de suas unidades em Natal/RN. Analisando suas caractersticas operacionais, a indstria classificada quanto ao seu potencial poluidor/degradador, de acordo com o plano diretor do municpio. Este trabalho apresentar os estudos e licenas necessrios empresa para instalar-se e operar legalmente.

CARACTERSTICAS OPERACIONAIS DA EMPRESA

A empresa Calados S/A estima os seguintes dados para a sua nova unidade: rea til de 22.882,60 m opera 24 horas/dia (em trs turnos), com jornada de 44 horas por semana (segunda sbado), durante todos os meses do ano; 5.600 funcionrios; Produo: 650 mil pares/dia Composio: borracha, caulim, carbonato e pigmentos entre outros; Gerao de resduos: em torno de 100 ton/dia.

POTENCIAL POLUIDOR/DEGRADADOR

O Plano diretor de Natal (Lei n 82/2007) prev uma classificao para indstrias que desejam instalar-se e operar no municpio de acordo com o potencial poluidor/degradador de suas atividades. A tabela disposta em Anexo, foi retirada do documento do Plano diretor de Natal. No item Ocupao em m e Usurios (que equivale ao nmero de funcionrios) a empresa classificada como forte. De acordo com o mesmo documento, quando o empreendimento se enquadrar em 2 (dois) ou mais parmetros de mesmo grau, ser classificado como pertencente ao mesmo. Portanto, o empreendimento da Calados S/A compatvel com o perfil de empreendimentos e atividades de forte impacto (EAFO).

ESTUDOS E LICENAS

O Art. 37 do Plano Diretor de Natal enuncia: Para anlise do pedido de licenciamento, os empreendimentos e atividades de moderado e de forte impacto devero apresentar Estudo de Impacto de Vizinhana EIV, conforme Termo de Referncia expedido pelo rgo municipal de planejamento urbano e meio ambiente mediante requerimento apresentado pelo interessado.

O EIV dever ser realizado pela Calados S/A seguindo os seguintes critrios de anlise: o adensamento populacional; equipamentos urbanos e comunitrios; o uso e a ocupao do solo; a valorizao imobiliria; a gerao de trfego e a demanda por transporte pblico; a ventilao e a iluminao; a paisagem urbana e o patrimnio natural e cultural; a drenagem urbana; o esgotamento sanitrio.

Alm disso, o pargrafo 5 e 6, do mesmo artigo, diz que o EAFO dever apresentar projeto de tratamento local de seus efluentes, alm do estudo prvio de impacto ambiental (EPIA), que de acordo com o Art. 39, podero estar no mesmo documento. A empresa tambm dever ser licenciada pelo Idema, nas licenas prvia (LP), de instalao (LI) e de operao (LO), por se tratar de um empreendimento industrial de beneficiamento de borracha e fabricao de

produtos derivados, classificado na Resoluo n. 004/2006 do CONEMA.

ANEXO

Tabela 1 - Retirada do Plano Diretor de Natal

S-ar putea să vă placă și