Sunteți pe pagina 1din 3

O Brasil Nao hoje e a Alemanha de Friedrich List em 1841

Enviado por Oswaldo Conti-Bosso, qui, 04/04/2013 - 13:47 Autor: Oswaldo Conti-Bosso Caros geonautas, Alfredo Bosi lembra-nos, nada se aprende fora da histria, quando o alemo Friedrich List lanou seu livro em 1841, Sistema Nacional de Poltica Econmica, ele foi simplesmente massacrado pela elite alem de sua poca, a elite e a economia alem era fortemente vinculada e dependente no comrcio do imprio britnico, e a Alemanha no era ainda um pas unificado, o que ocorreu em 1871 com Bismarck e s se consolidou como nao no fim do sculo XIX e incio do sculo XX. O primeiro pas a entender e traduzir o livro de List, poucos anos depois, foi os EUA, pois tinha tudo a ver com a experincia de Friedrich List nos EUA, as assimilaes das ideias de Alexander Hamilton como primeiro secretrio do tesouro dos EUA no final do sculo XVIII (Report on Manufactures: Communicated to the House of Representatives, December 5, 1791) e principalmente o livro de Henry Clay, American System (1827), que na mesma linha de Hamilton, defendia uma doutrina de proteo contra o liberalismo ingls. No perodo de 1829 a 1832, o Presidente Americano Andrew Jackson, em defesa dos bancos nacionais americanos, no renovou a carta de crdito do Banco Rotshchild, o banco quebrou nos EUA em 1932, enquanto no Brasil, no mesmo perodo, Dom Pedro I negociou com o imprio britnico, para o Brasil assumir a enorme divida de Portugal, e ele assumiu o trono portugus (1831), deixando seu filho no imprio ao sul do equador. Dvida essa financiada pelo Banco Rotshchild de Londres, ou seja, o dinheiro nem saiu da Inglaterra, como revelou o historiador, Luiz Felipe de Alencastro, o Brasil na prtica, foi um dos poucos pases do mundo que comprou sua independncia, divida que levamos at o fim do imprio e incio da Repblica. O final do sculo XIX, do fim do imprio e incio da Repblica, o Brasil tinha uma caracterstica peculiar como imagem no mundo europeu, conforme demonstra em seu livro, Os Cabeas de Planilhas (Luis Nassif), existia nas comdias encenadas em Paris, a figura do personagem brasileiro que dava o golpe financeiro em seu suposto pas, Brazil zil zil (sic,sic!), e viajava para a Europa, para gastar seu dinheiro na Frana.

O Brasil de hoje, do lulismo que no tem um projeto de pas, A 'bravata' do lulismo: Temos um projeto poltico (22-02-2013), e o Brasil dos falsos liberais, que no fundo so os mesmos entreguistas desde o Brasil colnia. O velho entreguismo revestido de modernidade: A ideologia neoliberal da Casa das Garas (02-04-2013), que tem como projeto, primeiro a defeso dos interesses internacionais, e depois, se possvel, os interesses e as sobras para o Brasil. O Brasil ter negros na Diplomacia um sonho a perder de vista, o bolsa diplomacia em tese j comeou. Os EUA ativou a IV Frota Martima aps o Pr-sal, e colocou um almirante negro no comando, Luiz Felipe de Alencastro perguntou: cad os nossos negros nas foras armadas? Est tal qual os negro na diplomacia ou no alto escalo da funcionalismo pblico. O Brasil que tive a prepotncia, a arrogncia e a infantil inocncia-estpida de sonhar, como muitos, como as ideias de 2009 e 2010 no retorno a terra brasilis, Desenvolver um sculo numa gerao - Dobrar a aposta de JK, ou no ano seguinte, inspirado em John Kenneth Galbraith, Brasil, a primeira sociedade afluente dos trpicos? Creio ter cado na real, a colheita no anual e nem em dcada, so dcadas, secular, de nossa histria patrimonialista. Confesso, com meus limitados conhecimentos e certa conscincia, e sob os efeitos de anos em estudos de cenrios prospectivos (como os textos: O lulismo e a desafiante do poder, Marina Silva, so fruto desse linha de pensamento), na qual um deles diz na imaginao do futuro incerto e no sabido, que a luz no fim do tnel est longe, essa uma possibilidade que creio hoje, jamais verei em vida, mesmo que viva mais algumas dcadas. Essa uma construo, uma pequena possibilidade que nos leva para meados do sculo e a sua segunda metade. O rei est nu, e o patrimonialismo mais forte ainda (a condenao do jornalista L. C. Azenha s a ponta do iceberg, "efeito colateral"), tudo como Dantes no quartel de Abrantes. Pano rpido, trocando em midos, o estgio do Brasil Nao de hoje, guardada as devidas propores e histrias, pode-se dizer, o mesmo da Alemanha de Friedrich List de 1841. Estamos em algum ponto entre Friedrich List e a unificao alem de Bismarck, pois estamos a quase dois sculo desde a independncia - a inacreditvel independncia comprada, histria ainda no contada nos livros de histria nas escolas, e ainda estamos entre as sociedades mais desiguais do planeta, e deste estgio para tornar-se uma nao soberana, tem cho, muito cho mermo. Ser com um tremendo orgulho, admitir no lognquo amanh, que estava errado.

Minha esperana, meu desejo num cenrio possvel para as prximas geraes construir uma sociedade brasileira diferente de sua histria passada, seculares, que se tem pontos positivos, temos tambm muitos pontos negativos, herana do "positivismo" da "ordem e progresso", secularmente vergonhoso, somos uma sociedade que a quase dois sculos, no atingimos o bem estar da maioria da populao, e o erro no a falta de cultura ou de educao da populao, mas de sua elite. Em relatrio recente da ONU o Brasil possui 11% de sua populao com curso superior, a Argentina e o Chile tm ndices acima 30%, os pases da OCDE, acima de 50%, em cursos tcnicos, segundo o SENAI (2012), temos apenas 6% da populao formados com cursos tcnicos, os pases da OCDE acima de 40% e o Japo atinge a marca de 56%. Os dados mostram que temos muito, mas muito mesmo a caminhar. O desenvolvimento da sociedade brasileira que inclua o povo, no pode e no deve ser apenas medidos com nmeros quantitativos de cursos superiores ou cursos tcnicos comparados com os pases da OCDE, faz-se necessrio, o fator qualitativo na equao, alm dos nmeros, criar uma nova sociedade com "vida qualificvel" para a maioria do povo, esse o desafio maior, para deixarmos de ser uma sociedade secular primria, passar de uma "elite marginal", para lembrar Raymundo Faoro, para uma nova elite que represente a maioria do povo. Certamente no ser fcil, mas um sonho possvel. Quem viver ver! Oswaldo Conti-Bosso Engenharia de ideia e laos sociais: Quem sou e de onde vim? P.S.: O nome do Jornal que entrevistou List em 1841 (arquivo abaixo), chamava-se, "Nao Soberana", qualquer semelhana com a realidade da Alemanha do perodo, deveria ser mera coincidncia. "Rapadura doce, mas no mole no". Friedrich List: entrevista de maio de 1841.
http://www.advivo.com.br/blog/oswaldo-conti-bosso/o-brasil-nacao-hoje-e-a-alemanha-defriedrich-list-em-1841

S-ar putea să vă placă și