Sunteți pe pagina 1din 5

Voc j se perguntou como as pessoas resolviam as equaes do 2 grau antigamente quando no existia aquela famosa frmula de Bhaskara?

H muito tempo atrs, quando ainda no existia a frmula de Bhaskara, as pessoas utilizavam um mtodo bem interessante para resolver as equaes do 2 grau. Esse mtodo era chamado de "completar quadrados".

Tal mtodo foi criado pelo matemtico al-Khwarizmi, no qual, voc poder conhecer mais sobre sua vida se assim desejar.

Existem muitas maneiras de se explicar esse mtodo. Muitas delas bem complicadas que at eu me atrapalho as vezes. Nessa publicao irei mostr-lo por meio de um processo geomtrico bem interessante, que consiste em transformar a representao geomtrica de uma equao do 2 grau em um quadrado.

Toda equao do 2 grau pode ser expressa da seguinte maneira: ax + bx + c = 0 com "a" diferente de zero. Essa a representao bsica de uma equao do 2 grau, porm, o que nem todos sabem que, essa apenas uma das vastas maneiras de se expressar uma equao de grau 2. Uma delas, em particular, a representao geomtrica de uma equao do 2 grau. Irei mostrar um exemplo e a partir dele construirei a explicao do mtodo de completar quadrados usando algumas figuras geomtricas, veja:

Exemplo:
Encontre as razes da seguinte equao do 2 grau: x + 4x - 12 = 0 O primeiro passo que devemos seguir colocar o nmero que no tem "x" para o segundo membro, ento a equao ficar assim: x + 4x = 12 Agora vamos traduzir a equao acima em forma de figuras geomtricas, ou seja, faremos a representao geomtrica dessa equao do 2 grau, veja como: Vou dizer que "x" representa a rea de um quadrado de lado "x" e que "4x" representa a rea de um retngulo de lados "4 e x" e o "12" ser a rea total equivalente a juno dessas duas figuras geomtricas. Veja o que eu quis dizer por meio das figuras abaixo:

Note que se eu juntar esse quadrado da esquerda com o retngulo da direita a figura que ser formada no vai se parecer nenhum pouco com um quadrado, pois ela vai ser um retngulo, confira:

ai que surge uma pergunta: Como transformar essa figura em um quadrado? Veja como fcil fazer Vou pegar o retngulo de rea "4x" e irei cort-lo em quatro pedaos iguais horizontalmente, veja:

Vou colocar umas cores em cada pedao para no confundirmos nada:

Agora vou pegar cada pedacinho desse e juntar com cada um dos lados do quadrado de lado "x" que ainda no mexemos. Veja como a figura vai ficar agora:

Agora que vem o que chamamos de "completar quadrados", veja que a figura que eu formei est faltando apenas os cantos para se transformar em um quadrado. Note que esses cantos so pequenos quadrados de lado "1", ou seja, no final das contas para completarmos esse quadrado devemos adicionar quatro quadradinhos de lado "1" e como cada quadrado tem a sua rea tambm igual "1" ento, no total, iremos adicionar o valor "4" a

nossa equao, pois so 4 quadrados. Veja a nova figura:

Veja que o quadrado formado possui o lado medindo "1+x+1" ou simplificando "x+2". Agora se somarmos 4 em ambos os membros da nossa equao teremos: x + 4x + 4 = 12 + 4 (x + 2) = 16

x + 2 = 4 ou x + 2 = -4 x = 4 - 2 ou x = -4 - 2 x=2 ou x = -6 Achamos as razes da nossa equao do 2 grau usando o mtodo da "completao de quadrados" com o auxlio de figuras geomtricas. Espero que tenha gostado dessa publicao, atenciosamente prof.jalmires

S-ar putea să vă placă și