Sunteți pe pagina 1din 2

Ao adentrar em uma sala de aula o professor deve sempre ter em mente o que ir lecionar para aquela turma, ele

deve saber o contedo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos didticos necessrios para aquela aula e, acima de tudo, ter uma aula bem preparada. Todo esse preparo tem um nome especfico e chama-se plano de aula. Um plano de aula um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que ser realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prtica pedaggica bem como melhorar o aprendizado dos alunos. O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relao dos meios que ele utilizar para realizao das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula uma previso de tudo o que ser feito dentro de classe em um perodo determinado. importante lembrar ao professor que a elaborao de um plano de aula no o isenta de preparar as aulas a serem ministradas, pelo contrrio, ele deve sempre preparar uma boa aula, apresentando um esquema e uma seqncia lgica dos temas trabalhados. Um plano de aula tem como principal objetivo fazer a distribuio do contedo programtico que ser trabalhado durante o ano, o semestre, o trimestre, etc. e nele ainda dever constar o nmero de aula e o tempo necessrio para cada assunto abordado dentro da disciplina. importante ressaltar que o plano de aula deve ser encarado como uma necessidade e no como exigncia ou obrigao imposta pela coordenao do colgio. Apesar de ser uma ferramenta que descreve detalhadamente os elementos necessrios para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, o professor no deve ficar escravo dela, ou seja, ele pode se afastar do plano de aula sempre que os alunos tiverem necessidade, por exemplo, se o professor de fsica est lecionando a matria de calorimetria que estava elaborada no plano de aula e sente a necessidade de fazer uma demonstrao experimental para melhor fixao de contedo dos alunos, ele pode fazer sem medo, pois nem sempre possvel seguir risca o plano.

Para planejar sua aula voc precisa ter objetivos. a)Os OBJETIVOS abrangem seis grandes reas do conhecer, e para formul-los voc deve prestar ateno em como usar os verbos. 1- Conhecimento Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, verificada no final da aula, se o aluno captou o sentido da mensagem. 2- Compreenso Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final da aula ministrada. 3-Aplicao Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traar. 4- Anlise Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar.

5- Sntese Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. 6- Avaliao Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAO. Objetivo no se repete verbo. (+ ou 5). b)COMPETNCIAS Tem que ter verbos da COMPREENSO e da APLICAO. (+ ou 3). c)CONTEDO pode ser PROGRAMTICO OU EIXO TEMTICO CONTEDO PROGRAMTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMTICO quando for apenas de uma parte/captulo. d)METODOLOGIA Aula expositiva dialgica (Vice-Versa), exposio via televiso ou via televiso/DVD de filme, documentrio, clipe e etc. Exposio de transparncias via retro projetor, elaborao de fichamentos, resumos de textos pr-selecionados, mapeamentos, resoluo de exerccios, aplicao de mini aulas, utilizao de recursos instrucionais (lapis, quadro, apostila, TV, dvd). e)AO DIDTICA Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, s pode ter verbos terminados em MENTO e AO. (+ ou 3) Exemplo: Primeiro Momento, Segundo Momento, Terceiro Momento. f)HABILIDADES O que o aluno dever desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AO. g) TEMPO- Lembre-se, seu tempo deve ser cronometrado. h)AVALIAO Forma com que o aluno ser avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR CANTA. (+ ou 3). i) BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

S-ar putea să vă placă și