Sunteți pe pagina 1din 2

1

Escriturao empresarial
Todo empresrio ou sociedade empresria deve, no mnimo, fazer livros e demonstraes contbeis que devem ser validados na Junta comercial da sede da empresa, de modo a conferir f pblica queles documentos. A falta de contabilidade ou a sua fraude considerada crime falimentar. Esto dispensados da obrigatoriedade da escriturao os pequenos empresrios. funo inerente escriturao a organizao dos negcios, para o controle endgeno do prprio empresrio; para servir como prova perante terceiros que o aleguem judicialmente e para o fisco, ambos em um controle exgeno. CC, Art. 1.179. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou no, com base na escriturao uniforme de seus livros, em correspondncia com a documentao respectiva, e a levantar anualmente o balano patrimonial e o de resultado econmico. 1o Salvo o disposto no art. 1.180, o nmero e a espcie de livros ficam a critrio dos interessados. 2o dispensado das exigncias deste artigo o pequeno empresrio a que se refere o art. 970. So requisitos intrnsecos dos livros empresariais a escriturao no idioma e moeda corrente nacionais. CC, Art. 1.183. A escriturao ser feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contbil, por ordem cronolgica de dia, ms e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borres, rasuras, emendas ou transportes para as margens. Pargrafo nico. permitido o uso de cdigo de nmeros ou de abreviaturas, que constem de livro prprio, regularmente autenticado. So requisitos extrnsecos dos livros empresariais a autenticao e os termos de abertura e encerramento feitos pela Junta comercial CC, Art. 1.181. Salvo disposio especial de lei, os livros obrigatrios e, se for o caso, as fichas, antes de postos em uso, devem ser autenticados no Registro Pblico de Empresas Mercantis. Pargrafo nico. A autenticao no se far sem que esteja inscrito o empresrio, ou a sociedade empresria, que poder fazer autenticar livros no obrigatrios.

Livros mercantis obrigatrios Livro dirio


CC, Art. 1.180. Alm dos demais livros exigidos por lei, indispensvel o Dirio, que pode ser substitudo por fichas no caso de escriturao mecanizada ou eletrnica. Pargrafo nico. A adoo de fichas no dispensa o uso de livro apropriado para o lanamento do balano patrimonial e do de resultado econmico. o registro histrico de toda a atividade negocial. No Livro dirio tem os lanamentos de todas as operaes do dia (a entrada e a sada de capital). Quando o livro eletrnico, ento ele chamado de balancetes dirios e balanos; normalmente so usados para operaes mais complexas (Ex: as operaes do Carrefour). CC, Art. 1.184. No Dirio sero lanadas, com individuao, clareza e caracterizao do documento respectivo, dia a dia, por escrita direta ou reproduo, todas as operaes relativas ao exerccio da empresa. Art. 1.185. O empresrio ou sociedade empresria que adotar o sistema de fichas de lanamentos poder substituir o livro Dirio pelo livro Balancetes Dirios e Balanos, observadas as mesmas formalidades extrnsecas exigidas para aquele. Art. 1.186. O livro Balancetes Dirios e Balanos ser escriturado de modo que registre: I - a posio diria de cada uma das contas ou ttulos contbeis, pelo respectivo saldo, em forma de balancetes dirios; II - o balano patrimonial e o de resultado econmico, no encerramento do exerccio. No encerramento anual do livro dirio dever conter o balano patrimonial, que representa a equao: ativo passivo = patrimnio lquido. E o resultado econmico significa dizer se a empresa te lucros ou no. CC, Art. 1.188. O balano patrimonial dever exprimir, com fidelidade e clareza, a situao real da empresa e, atendidas as peculiaridades desta, bem como as disposies das leis especiais, indicar, distintamente, o ativo e o passivo. Pargrafo nico. Lei especial dispor sobre as informaes que acompanharo o balano patrimonial, em caso de sociedades coligadas. Art. 1.189. O balano de resultado econmico, ou demonstrao da conta de lucros e perdas, acompanhar o balano patrimonial e dele constaro crdito e dbito, na forma da lei especial. Normalmente, a guarda da contabilidade para fins de fiscalizao de 5 anos, tempo para prescrio de impostos da receitas. CC, Art. 1.194. O empresrio e a sociedade empresria so obrigados a conservar em boa guarda toda a escriturao, correspondncia e mais papis concernentes sua atividade, enquanto no ocorrer prescrio ou decadncia no tocante aos atos neles consignados.

Livro de registro de duplicatas


Este um livro obrigatrio apenas para aqueles estabelecimentos empresariais que adotem um regime de vendas com pagamento a prazo superior a 30 dias, isto , que emitam duplicatas. um livro chamado de obrigatrio condicional. Lei 5.474, Art . 19. A adoo do regime de vendas de que trata o art. 2 desta Lei obriga o vendedor a ter e a escriturar o Livro de Registro de Duplicatas.

Controle das demonstraes contbeis


Como colocado anteriormente, o controle endgeno feito pelo prprio empresrio e o exgeno feito de forma administrativa, pelas auditorias tributrias, e de forma judicial, pelo juiz de direito. A legislao tributria assegura aos agentes fiscais e previdencirios o direito de exigir a exibio administrativa dos livros contbeis. STF, Smula 439, Esto sujeitos fiscalizao tributria ou previdenciria quaisquer livros comerciais, limitado o exame ao s pontos objeto da investigao. CC, Art. 1.193. As restries estabelecidas neste Captulo ao exame da escriturao, em parte ou por inteiro, no se aplicam s autoridades fazendrias, no exerccio da fiscalizao do pagamento de impostos, nos termos estritos das respectivas leis especiais. Os livro contbeis so de acesso restrito, uma vez que apresentam o segredo do negcio, alm do mais, procura se prevenir a concorrncia desleal. Entretanto, pginas dos livros, ou o livro por inteiro, podem ser requisitados pelo juiz em processos judiciais, no qual a recusa da apresentao dos livros presume a veracidade do que alega a outra parte. STF, Smula 260, O exame de livros comerciais, em ao judicial, fica limitado as transaes entre os litigantes. CC, Art. 1.192. Recusada a apresentao dos livros, nos casos do artigo antecedente, sero apreendidos judicialmente e, no do seu 1o, terse- como verdadeiro o alegado pela parte contrria para se provar pelos livros. Pargrafo nico. A confisso resultante da recusa pode ser elidida por prova documental em contrrio.

Livros mercantis facultativos


So facultativos: o livro caixa, livro razo, livro de contas correntes, etc.

Palavras-chave:
Escriturao empresarial | Controle das demonstraes contbeis | Livros mercantis

Leia Crie seu site grtis: http://www.webnode.com.br

mais: http://jurisfacultas.webnode.com.br/news/escritura%C3%A7%C3%A3o-empresarial/

S-ar putea să vă placă și