Sunteți pe pagina 1din 18

Lingustica e Linguagem:

As ideias de Noam Chomsky

Material de cunho meramente didtico

Langue e parole; competncia e desempenho


Langue-> Representa o sistema lingustico coletivo, independente de qualquer realizao fsica individual, constituda apenas de potencialidades, virtualidades. Parole-> Representa as manifestaes individuais da langue em atos de fala especficos. Competncia No , para Chomsky, um fato social, pois o conhecimento que o falante tem do sistema lingustico de sua lngua. Desempenho- J se aproxima mais da noo de parole, pois ambas as noes designam o ato lingustico individual.

A substituio da dicotomia langue/parole pela dicotomia competncia/desempenho pode ser vista como uma mudana na perspectiva filosfica da teoria lingustica: Viso saussuriana- as lnguas so, antes de tudo, instituies humanas visando interao social. Viso chomskyana- antes de ter a funo comunicativa, as lnguas tm a funo de ser expresso do pensamento (funo cognitiva).
Em qualquer de seus usos, a lngua mantm sempre presente sua caracterstica de ser SUPORTE DO PENSAMENTO.

COMPETNCIA LINGUSTICA a capacidade humana que torna fundamentalmente possvel que todo ser humano seja capaz de interiorizar um ou vrios sistemas lingusticos, i. , uma ou vrias gramticas. As lnguas naturais so um dote do ser humano, e apenas dele. Nenhum animal fala como ns falamos. Parece bastante plausvel supor que a capacidade de falar uma lngua tenha conexo direta c/ o aparato gentico da espcie humana e que isso que a distingue de todas as outras espcies. Postula-se, assim, que o ser humano possui em seu aparato gentico alguma coisa como uma FACULDADE DA LINGUAGEM alocada no crebro, uma hiptese plausvel que se presta a marcar a diferena fundamental entre a espcie humana e todos os outros seres do planeta.

Linguagem- Caracteriza-se por ser o que h de comum entre as diferentes lnguas. Duplo objeto de estudo da lingustica: - o estudo da linguagem em geral; - o estudo das diferentes lnguas, de sua gramtica. Linguagem especfica ao homem; universal

FACULDADE DA LINGUAGEM Um dos rgos mentais, ou estruturas cognitivas, que integra a mente humana. Estaria, nas lnguas reais, em interao com os demais rgos mentais de funes e propriedades diferentes.

ABORDAGEM MODULAR DA MENTE Baseando-nos no conhecimento da estrutura do corpo humano, Chomsky postula que a mente/o crebro tambm modular composta por mdulos ou rgos responsveis por diferentes atividades [...] a parte do crebro/da mente que lida com a lngua tem especificidades frente quela que lida, digamos, com a msica. Assim ... a FACULDADE DA LINGUAGEM no parte da inteligncia como um todo, mas especfica, c/ uma arquitetura especial p/ lidar c/ os elementos presentes nas lnguas naturais e no em outros sistemas quaisquer.

Hiptese do Inatismo: Tese de que h uma estrutura mental inata, ou estado inicial. Tal estrutura um rico sistema de princpios gerais que impe limites na variao possvel entre as lnguas, sendo, por isso mesmo, chamada de esquematismo restritivo, o qual tambm restritivo c/ relao aprendizagem da lg. a essa matriz biolgica fornecedora do arcabouo em que o desenvolvimento da lngua pode ser feito que se denomina gramtica universal.

-> Linguagem humana: um tipo de sistema cog-

nitivo, caracterizado por certas propriedades genticas, inatas, denominadas gramtica universal. Enfim, segundo Chomsky, a faculdade da linguagem uma estrutura cognitiva inata, humana e universal, e faz parte da herana gentica de cada membro da espcie humana, do mesmo modo que a viso parte dessa herana.

Chomsky justifica o carter inato da linguagem (o inatismo) de dois modos: no processo de aquisio da lngua; na limitao real da variao de lngua para lngua. Considerar os universais lingusticos como inatos tem duplo valor explicativo: - ajudam a explicar a facilidade e rapidez c/ que as crianas aprendem sua prpria lngua; - eles prprios restringem drasticamente a forma de qualquer lngua humana possvel, o que explica ser a variao de lngua p/ lngua limitada.

Propriedades diferenciadoras das lnguas naturais: - produtividade ilimitada; - criatividade; - multiplicidade de funes; - arbitrariedade da ligao entre significante e significado, e entre signo e referente; - carter necessrio dessa ligao; - descontinuidade dos elementos em que as mensagens lingusticas se decompem, e articulao desses elementos em dois planos o do contedo e o da expresso.

Outras propriedades passveis de ser apontadas como caractersticas das lnguas naturais: - seu carter eminentemente oral; - seu fim social de visar comunicao entre os membros de uma dada comunidade; - a intercambiabilidade de papis entre emissor e receptor nos atos de enunciao; - a possibilidade de transferncia de meio que permite a passagem da fala p/ a escrita, e vice-versa; - o seu carter sistemtico e o fato de serem regidas por regras.

AS LNGUAS SO REGIDAS POR REGRAS


- Criatividade das lnguas naturais e a competncia dos falantes/ouvintes.
Os falantes no aprendem uma a uma as frases de sua lngua: depreendem regras de construo de frase que os capacitam a produzir e a compreender outras, inteiramente novas.

- Criatividade das lnguas naturais e o carter limitado das unidades lingusticas.


A produo de frases infinitas em extenso e ilimitadas em n, a partir de um n limitado de elementos, s possvel mediante o uso de regras.

Caracterizao de lngua Uma lngua natural a realizao especfica da faculdade da linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas e na utilizao efetiva desse sistema c/ o fim social precpuo de possibilitar a comunicao entre os seus falantes/ouvintes, e cujo aspecto de ser expresso do pensamento subjaz a qualquer uma de suas funes sociais.

Definio formal de lngua Uma lngua natural um conjunto de sentenas (as frases da lg). Essas frases, por sua vez, so representveis em termos de uma sequncia finita de sons (os elementos bsicos de uma lngua natural) p/ a forma falada ou letras (p/ a forma escrita).

GRAMTICA: Como gramtica particular, o sistema abstrato e finito de regras de uma lngua, que permite gerar um conjunto infinito de sequncias da lngua. Como gramtica universal, o estado mental inicial, que corresponde estrutura lingustica herdada geneticamente pelos membros da espcie humana, cada um deles.

Conceito de gramtica
Exemplos: C viu a Maria saindo. Voc viu a Maria saindo. *A Maria vai ver c.

Sentenas gramaticais so aquelas formadas segundo a gramtica do portugus brasileiro, enquanto as que assim no so construdas, so agramaticais. Gramtica internalizada - um conjunto de regras que rege a distribuio de formas como c e voc. GRAMTICA Conhecimento que o falante tem de sua lngua materna, um conhecimento inconsciente, independentemente de ter tido aulas de portugus na escola ou de conhecer a Nomenclatura Gramatical Brasileira. ENTO, no h lugar para os conceitos de certo e errado, baseados exclusivamente em uma norma que, particularmente no caso do portugus do Brasil, at podemos questionar que seja ainda utilizada por algum falante. GRAMATICALIDADE E AGRAMATICALIDADE: Ou seja, sentenas que pertencem ou no a uma dada lngua.

Recapitulando... O modelo terico gerativista postula: o ser humano possua uma Faculdade da Linguagem, inata, isto , codificada geneticamente e estruturada de forma modular, que independe de mecanismos gerais de inteligncia e aprendizagem, sendo, portanto, especfica linguagem; o funcionamento sinttico das lnguas naturais pode ser reduzido a Princpios gerais e abstratos que se aplicam a toda e qualquer lngua e a Parmetros que, ainda que restritos, do conta da diversidade entre as lnguas.

De posse de tal arsenal, esse modelo terico descreve as lnguas, mas tambm pretende explicar seu funcionamento. E exatamente porque se dispe a ser explicativo, deve ter algo de relevante a dizer sobre o processo de aquisio da linguagem, porque entender como as crianas adquirem suas lnguas maternas essencial no s para a cincia da linguagem como um todo, mas pode nos ajudar a compreender melhor a prpria organizao das diferentes lnguas.

Bibliografia
LOBATO, L. M. P. Sintaxe gerativa do portugus: Da teoria padro teoria da regncia e ligao. Belo Horizonte: Viglia, 1986. LYONS, J. Lingua(gem) e lingustica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987. MIOTO, C.; SILVA, M. C. F.; LOPES, R. E. V. Novo manual de sintaxe. Florianpolis: Insular, 2004.

S-ar putea să vă placă și