Sunteți pe pagina 1din 5

LISTAGEM DE EXERCCIOS HISTRIA ANO:

1.Elabore uma pirmide representando a sociedade egpcia. Em seguida redija um pequeno texto comparando a vida do fara e dos nobres com a dos camponeses.

2.Por que os escribas eram importantes para a economia do Egito? Justifique.

3.Fale o que acha sobre a seguinte questo: No Egito Antigo, a relao entre poltica e religio era muito forte. E hoje?

4.No Egito faranico, uma pessoa nascida numa famlia pobre nunca chegava a ser rica. No Brasil de hoje isto tambm impossvel? Por qu?

5.Leia o documento abaixo e, de acordo com o numero que aparece entre parnteses, identifique o grupo social a que se refere. Olha como os (1) esto livres dos trabalhos pesados. A profisso de (2) a melhor das profisses e a nica que no tem superior, porque o prprio (3) um superior. Nenhum (4) tem falta de mantimentos nem das outras coisas, que vem da casa do fara. o (5) que impe as taxas e recebe os impostos. Ele faz as contas de tudo o que existe. Ele conduz os magistrados diante do fara e define a posio de cada homem. Ele comanda todo o pas, porque os negcios esto todos sob seu controle. 1 2 3 4 1

5-

6.Os estudiosos concordam que os egpcios davam grande importncia vida aps a morte e religio. Como voc provaria isto sem utilizar documentos escritos?

7.Por que, nos dias de hoje, certas obras so chamadas de faranicas?

8.O trecho a seguir foi retirado de uma inscrio deixada em uma pirmide. O que se pode deduzir da sua leitura? O rei d ordens, o rei concede dignidades, o rei distribui funes, o rei d oferendas, o rei dirige as oblaes pois tal , de fato, o rei: o rei o nico do cu, um poderoso frente dos cus!.

9.Imagine que voc trabalha numa agencia de turismo e precisa convencer pessoas, que esto indecisas, a fazerem uma viagem ao Egito. Faa um relatrio ilustrado (desenhos, fotos, mapas), incentivando-os a conhecer as pirmides, as pinturas egpcias, a navegar pelo Nilo, a visitar o Museu do Cairo, a conhecer o templo de Abu Simbel et. D um titulo a seu trabalho.

10. A partir da frase do historiador Herdoto O Nilo uma ddiva para o Egito, faa uma redao de pelo menos 15 linhas, destacando tudo o que achou de mais interessante na sociedade egpcia.

11.Relacione o contedo deste pequeno trecho da Bblia histria dos hebreus: Eis que Iaweh teu Deus vai te introduzir numa terra boa: terra cheia de ribeiros de gua e de fontes profundas que jorram no vale e na montanha; terra de trigo e cevada, de vinhas, figueiras e romzeiras, terras de oliveiras, de azeite e de mel (...) Nela nada te faltar [Livro do Deuteronmio.8, 7-10]

12. Como se pode explicar a ida dos hebreus para o Egito e seu retorno Palestina?

13.procure na Bblia os Dez Mandamentos ou Lei Mosaica, escolha um deles e comente-o.

14.Escreva um pequeno par[grafo sobre o relacionamento entre os hebreus e os romanos na Antiguidade ( pelo menos 7 linhas).

15.Aponte as principais diferenas entre egpcios e judeus sobre o quesito religio.

16.Qual foi a importncia do alfabeto fencio para a Humanidade? Justifique.

17.Qual a relao comercial existente entre fencios e hebreus?

18.Procure, em Ezequiel, as principais descries sobre os fencios.

19.Escolha um trecho do livro do Antigo testamento que mais tenha gostado e explique o motivo da sua escolha.

20.Represente, atravs de desenho, recorte/colagem, a Dispora. Crie uma legenda, explicando o significado histrico desta palavra.

LEIA COM ATENO E FAA CORRETAMENTE O QUE FOI PEDIDO. BOM TRABALHO!

Liberdade uma palavra que o sonho humano alimenta, no h ningum que explique e ningum que no entenda. (Ceclia Meireles)

S-ar putea să vă placă și