Sunteți pe pagina 1din 38

A INCLUSO DO ALUNO SURDO DA EDUCAO INFANTIL NO ENSINO REGULAR

Maria

Cristina

da

Silva

Domingos*

Penso que o mundo um acorde imenso de imensas geografias e diferenas. Nenhum homem igual a outro homem. E s por esse mistrio a vida j vale a pena. (MURRAY, RESUMO: 1997, p.23)

A incluso escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente, no ensino regular uma das principais metas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao sendo assim o aluno surdo poder ser includo no ensino regular. Com o propsito de compreender como feita a incluso do aluno surdo, este trabalho abordou uma questo pertinente organizao do espao escolar no incio da escolarizao do aluno surdo: a ao pedaggica.Esta abordagem se deu atravs de fundamentao terica e estudo de caso.Para melhor compreenso discorreremos sobre surdez, a importncia da linguagem, a educao de surdos no Brasil, a legislao referente incluso do educando com surdez e relataremos as observaes e depoimentos do aluno surdo, da me do aluno e dos envolvidos no contexto escolar.

PALAVRAS ABSTTRAT

CHAVES:

SURDEZ.

EDUCAO.

INCLUSO

The inclusion scholastic of followers with necessities educational special preferably , into the school regular that's a from the principal marks from Law of Guidelines and Bases from Education such being the case the student deaf may be included into the school regular. With the purpose of realizing eat is off the rack the inclusion of the disciple deaf este work approach a question relevant on the organization of the space scholastic into the beginning from schooling of the disciple deaf : the action pedagogical.The approach if he gave from one side to the other based abstract and study of wed. About to best apprehension discorreremos on the subject of deafness , the importance from language the education of deaf into the Brazil , the legislation concerning on the inclusion of the raising with deafness & we'll relate the observations & testimonies of the disciple deaf , from mother of the disciple & from the involved into the argument scholastic.

KEY

WORDS

DEAF.

EDUCATION.INCLUSION.

INTRODUO A escolha desta temtica fundamenta-se na importncia de entender sobre o processo de incluso do aluno surdo da educao bsica na rede regular.Uma vez que a Poltica Educacional vigente, cujo princpio bsico Educao para todos, tem como uma de suas metas principais a incluso, preferencialmente, no ensino regular, de alunos com necessidades educacionais especiais independentemente de suas especificidades. Sendo assim, as escolas do ensino regular tm recebido estes alunos; contudo, h vrias discusses, dvidas e equvocos no que diz respeito organizao destes espaos, quesito fundamental para que o sujeito nele inserido seja estimulado a desenvolver suas competncias, reconhecer suas potencialidades garantindo sua cidadania.

Com o propsito de entender e conhecer o espao escolar desde o incio da escolarizao do aluno surdo, este estudo se deu por meio de observaes, coletas de depoimentos dos profissionais envolvidos e da famlia.

As observaes, cujos sujeitos observados foram um educando surdo cursando o pr na rede regular de ensino, a me deste aluno, uma vez que participava ativamente da vida escolar do filho, a professora deste aluno e a supervisora, ocorreram no segundo semestre do ano letivo de 2008.

Foram coletados, ainda, depoimentos dos sujeitos acima mencionados os quais viabilizaram a compreenso e nortearam esta pesquisa.

Buscamos com este trabalho conhecer o universo escolar desde o comeo da escolarizao do individuo surdo includo na rede regular de ensino a fim de encontrarmos respostas que expliquem o baixo rendimento apresentado por estes ao conclurem o ensino fundamental.

Neste trabalho abordaremos sobre a surdez e a importncia da linguagem; discorreremos sobre a educao dos surdos , a legislao referente incluso do educando surdo e apresentaremos o relato das observaes e depoimentos.

1.SURDEZ Os tipos de surdez so determinados considerando o perodo em que se d a perda auditiva, ou seja, antes ou depois da aquisio da fala.

Existem dois tipos de surdez; a pr-linguistica ou pr-lingual e a ps - lingual ou ps-lingstica. A primeira congnita ou surgida em tenra idade, antes da aquisio da fala. J a segunda caracterstica das pessoas ensurdecidas depois de adquirir linguagem. Sacks (2000, apud QUADROS, 2006) afirma que os surdos pr-linguisticos no tm imagens auditivas e experincias mentais a que possam recorrer. Por nunca terem ouvido, no tm lembranas, imagens ou associaes auditivas possveis, nunca tero a iluso do som. So incapazes de ouvir seus pais e, como inconseqncia dessa impossibilidade, podem vir a ter acentuados atrasos lingsticos. Contudo, conseguem ouvir vrios tipos de rudos e ser sensveis a vibraes de toda espcie. (QUADROS, 2006, p.189).

1.1

Importncia

da

aquisio

da

linguagem

O ser humano se vale da comunicao para atuar como integrante e participativo de um universo no qual a linguagem a mediadora e para tal utiliza-se a fala. No entanto, h casos em que impossvel desenvolver essa habilidade e conseqentemente a falta de comunicao torna-se obstculo nas relaes humanas. Segundo Finau (apud QUADROS, 2007, p.218 e 219) A linguagem um dos principais meios pelos quais o homem adquire conhecimento de mundo, fator que tem participao definitivo na organizao da prpria linguagem. Por isso, hoje, os estudos de aquisio de linguagem por pessoas surdas realam a idia de que toda criana surda deveria crescer em um ambiente bilnge.Tal concepo sugere o uso tanto da lngua de sinais quanto da oral (em sua modalidade escrita e quando possvel em sua modalidade falada), pois os estudos indicam que, deste modo, as crianas conseguiriam desenvolver melhor suas capacidades cognitivas, lingsticas e sociais.

Embora a fala seja importante para a aquisio da linguagem humana, no significa que o individuo, que devido a um determinado grau de surdez, no possa desenvolver linguagem por outras vias.

Devido constituio de seus crebros, os seres humanos tm uma capacidade inata de adquirir linguagem, seja a fala, seja o Sinal. A aquisio do Sinal, da fala, ou de ambos depende do intercmbio com as pessoas volta, do ouvir a sua fala, ou do assistir ao seu Sinal. Se aos cinco ou seis anos a criana j tiver desenvolvido a fluncia em linguagem quer seja a fala ou o sinal - ela pode esperar ter uma vida rica de comunicao e de intercambio comunitrio, e desenvolver fluncia em leitura e escrita.

Mas se ela no tiver tido a oportunidade de desenvolver linguagem a essa altura, ela pode esperar ter uma vida de restries e empobrecimento cultural, e de incapacidade de ler e escrever. Naturalmente, para as pessoas que nascem

surdas, muito mais fcil adquirir uma linguagem visual como sua primeira lngua; e, dada uma firme fundao nessa linguagem, elas podem aprender a ler e escrever e, talvez, ou seja, a tornar-se bilnges e biculturais, o que o ideal para elas. (SACKS IN CAPOVILLA; RAPHAEL,2001)

Se o papel da linguagem humana proporcionar ao indivduo meios para estruturar seu pensamento transformando a si e seu entorno, deve-se considerar para tal toda e qualquer possibilidade para que a transformao acontea. A linguagem permite ao homem estruturar seu pensamento, traduzir o que sente, registrar o que conhece e comunicar-se com outros homens. Ela marca o ingresso do homem na cultura, nunca construindo-o antes como sujeito capaz de 2006, produzir p.33). transformaes imaginadas. (BRASIL,

Conforme Capovilla e Raphael (2001, p.1479 e 1480) O valor fundamental da linguagem reside na comunicao social, nas quais as pessoas fazem-se entender umas pelas outras, compartilham experincias emocionais e intelectuais, e planejam a conduo de suas vidas e de sua comunidade. A linguagem permite comunicao ilimitada acerca de todos os aspectos da realidade, concretos e abstratos, presentes e ausentes. Possibilitando reinventar o mundo cultural, para alm da experincia fsica direta do aqui e o agora. Devido linguagem, a criana pode compreender o mundo, beneficiando-se da experincia vicria para alm da mera imitao e observao e inferncia diretas. Podendo se socializar, adquirindo valores, regras e normas sociais e, assim, aprender a viver em comunidade. De acordo com Quadros (2004, p.8) a linguagem utilizada num sentido mais abstrato do que lngua, ou seja , refere-se ao conhecimento interno dos falantesouvintes de uma lngua.Tambm pode ser entendida num sentido mais abrangente, que equivale incluir qualquer tipo de manifestao de inteno comunicativa, como por exemplo, a linguagem animal e todas as formas que o prprio ser humano se vale para comunicar e expor idias e sentimentos alm da

expresso

lingstica,

expresses

corporais,

mmicas,

gestos,

etc.

Vale esclarecer que para o surdo, j que a modalidade oral-auditiva nem sempre suprir suas necessidades de comunicao, a lngua portuguesa ser entendida como L2 e a lngua gestual-visual como lngua materna ou L1.

Chama-se lngua materna a primeira lngua aprendida por um sujeito, em contato com o ambiente familiar imediato. No Brasil, a nossa lngua materna o portugus, lngua falada por nossos familiares mais prximos e tambm pela nossa comunidade em geral. (COSTA 2003)

No bilingismo, a primeira lngua (L1) dos surdos a Lngua de Sinais. A lngua falada ou escrita a ser adquirida (o Portugus, por exemplo) tida como 2 lngua (L2). A Lngua de Sinais considerada a lngua natural dos surdos. Lngua natural aquela que os indivduos adquirem na interao com outros, sem precisar de muito esforo e de um trabalho sistematizado. As pessoas com surdez adquirem a Lngua de Sinais como os ouvintes adquirem o portugus oral; quando se trata de ensin-los a falar, nem sempre os resultados so os esperados.(COSTA, 2003).

1.2

EDUCAO

DE

SURDOS

NO

BRASIL

Discorreremos neste captulo sobre os mtodos utilizados na educao de surdos bem como a incluso destes e o suporte legal para que tal ao ocorra. [...] pensar em educao de surdos levar em conta, entre outros tantos possveis aspectos que representam as experincias visuais das pessoas surdas, a sua lngua de sinais. Inegavelmente, a linguagem essencial ao ser humano para o estabelecimento de vrios tipos de relaes, para a expresso do pensamento e a constituio da subjetividade. Assim, h varias linhas de atuao possveis para a produo de conhecimentos por pesquisadores envolvidos na educao de surdos.(QUADROS,2005,p.46)

To importante quanto o desenvolvimento da linguagem proporcionar ao Surdo meios para desenvolv-la de acordo com as possibilidades prprias da sua condio. A fala no o nico recurso para a expresso do pensamento, embora a lngua de sinais, por ser gestual-visual, acontea em vias diferentes no impede que o surdo adquira conhecimentos, desenvolva habilidades e construa sua autonomia. O primeiro mtodo ou filosofia utilizada para educao dos surdos foi o Oralismo embora no fosse um mtodo compartilhado por todos os envolvidos, durante a prtica desta filosofia ficou proibido qualquer outro meio de comunicao dos surdos. O mtodo oralista objetivava levar o Surdo a falar e a desenvolver competncia lingstica oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente do modo mais normal possvel, integrando-se como um membro produtivo ao mundo dos ouvintes. Entretanto, apesar das intenes de integrao, no se pode dizer que o mtodo oralista tenha tido sucesso indiscutvel em atingir seus objetivos, quer em termos de desenvolvimento da fala, quer da leitura e escrita. Em todo o mundo, apenas um pequeno percentual daqueles que perderam a audio precocemente consegue oralizar de modo suficientemente inteligvel a terceiros. (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001 p.1481 e 1482).

Parte do fracasso escolar de surdos deve-se insistncia da oralizao mesmo quando o individuo no apresenta condies nas quais essa tcnica possa ter resultados positivos.

Desde o Congresso de Milo at os nossos dias, o oralismo ainda consegue manter-se no territrio da chamada Educao Especial, ou seja, no mbito integracionista, assimilacionista e teraputico que a caracteriza. Foi justamente este modelo clinico e assistencialista, baseado na perspectiva do dficit e na

hierarquizao de processos cognitivos e de linguagens, que gerou mais de um sculo de historia de fracasso/excluso escolar dos aprendizes surdos que, na esmagadora maioria, no alcanam os nveis mais altos da escolaridade, antes so condenados a viver sem o acesso lngua da comunidade majoritria (nem na modalidade escrita nem na oral) e at mesmo sem o acesso lngua de sinais (S, 2002, p.58)

No atentar para o fato de que o individuo tem direito a sua lngua materna impondo-lhe uma segunda lngua, que na maioria das vezes desconsidera a sua impossibilidade para tal, negar-lhe o direito de conviver com seus pares. O Oralismo impe a lngua na modalidade oral, objetivando integrar o surdo na cultura ouvinte e o afastar da cultura surda. No entanto, esta mesma imposio que atenta contra as formas de organizao cultural e cognitiva dos surdos, acaba por alij-lo, ainda mais, tanto da comunidade ouvinte quanto da comunidade surda.Outra critica ao Oralismo que, sem a base cognitiva que a lngua de sinais pode dar pessoa surda, inviabiliza-se a instrumentalizao lingstico-cognitiva, gerando, assim, um circulo vicioso. (S, 2002; p.58).

Tendo em vista o fracasso dos alunos surdos na aquisio da linguagem e o reconhecimento de que a fala no o nico instrumento utilizado para comunicao, o Oralismo d lugar chamada Comunicao Total.Certamente mais uma tentativa de preencher lacunas na educao dos surdos.

A filosofia educacional da Comunicao Total (1981) advoga o uso de todos os meios que possam facilitar a comunicao, desde a fala sinalizada, passando por uma srie de sistemas artificiais, at chegar aos sinais naturais da Lngua de Sinais. [...] A Comunicao Total advoga o uso de um ou mais desses sistemas, juntamente com a lngua falada com o objetivo bsico de abrir canais de

comunicao adicionais. mais uma filosofia que se ope ao Oralismo estrito do que propriamente um mtodo.(CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001, p.1483).

Apesar da Comunicao Total permitir o uso de sinais entre outros recursos, esta filosofia no resultou satisfatria para que o surdo encontrasse suporte para a aquisio de seus conhecimentos.

Na dcada de 1970 a filosofia educacional Oralista estrita cedeu lugar filosofia educacional da Comunicao Total, que propunha fazer uso de todo e qualquer meio de comunicao (quer palavras ou smbolos, quer sinais naturais ou artificiais) para permitir o desenvolvimento da linguagem da criana Surda. Sob a proteo dessa nova filosofia educacional, nessa poca comearam a surgir diversos sistemas de sinais cujo objetivo central era aumentar a visibilidade da lngua falada, para alm da mera leitura labial. Procurando tornar a lngua falada mais discernvel ao Surdo, o objetivo de tais sistemas era auxiliar a compreenso da lngua falada e, assim, melhorar o desempenho do Surdo na leitura e na escrita. (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001, p.1483,1484)

O fato de a Comunicao Total consistir na simultaneidade da Lngua Portuguesa, que oral auditiva, e da Lngua de Sinais, que gestual visual, no levando em conta as diferenas entre estas, fez com que esta filosofia no perdurasse. De fato, no se pode negar o valor dos mtodos da Comunicao Total para visualizao da lngua falada em uma srie de reas de aplicao para ensino da lngua escrita. No entanto, havia outros aspectos crticos em que os problemas comeavam a acumular-se.Tais problemas diziam respeito ao fato importante de que, embora, por principio, a Comunicao Total apoiasse o uso simultneo da Lngua de Sinais com sistemas de sinais; na prtica, tal conciliao nunca foi e nem seria efetivamente possvel, devido natureza extremamente distinta da lngua de sinais. (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001, p.1485)

Aps as tentativas com os mtodos anteriores nos quais a oralizao estava presente e observados os resultados pouco satisfatrios, a educao de surdos adota o Bilingismo, cujo objetivo contemplar o surdo com conhecimento inicialmente em sua lngua materna, a lngua de sinais, para posteriormente o aprendizado da lngua portuguesa, sua segunda lngua.

No Bilingismo, o objetivo levar o Surdo a desenvolver habilidades, primeiramente em sua Lngua de Sinais natural e, subseqentemente, na lngua escrita do pas a que pertence. Tais habilidades incluem compreender e sinalizar fluentemente em sua Lngua de Sinais, e ler e escrever fluentemente no idioma do pas ou cultura em que ele vive. Levando em considerao a deficincia auditiva, a educao bilnge do Surdo deve excluir o objetivo prioritrio de lev-lo a ser capaz de articular a fala. Assim, o Surdo deve ser capaz de usar o meio de expresso que seja adequado situao que encontrar, e com o qual ele se sinta mais confortvel.(CAPOVILLA E RAPHAEL, 2001, p.1486)

no Bilingismo que a possibilidade de uma educao pautada nos interesses do Surdo desponta-se promissora. Aps tentativas de educar o Surdo a partir de metodologias baseadas na oralizao, nas quais o fracasso era inevitvel, o Bilingismo sem dvida o caminho mais curto para o aprendizado do individuo surdo visto que valoriza suas habilidades.

A abordagem educacional com o Bilingismo para surdos aquela que acima de tudo estabelece que o trabalho escolar deve ser feito em duas lnguas, com privilgios diferentes: a Lngua de Sinais como primeira lngua (LI) e a lngua da comunidade ouvinte local como segunda lngua (L2). (S, 2002, p.59)

As lnguas de sinais, por serem tambm lnguas, proporcionam ao surdo condies de estruturar seu pensamento fazendo uso da linguagem, enriquecendo suas

relaes com o mundo e conseqentemente tornado-os aptos para construir outros conhecimentos inclusive na lngua portuguesa.

Utilizo a lngua dos ouvintes, minha segunda lngua, para expressar a minha certeza absoluta de que a lngua de sinais nossa primeira lngua, aquela que nos permite ser seres humanos comunicadores. Para dizer, tambm, que nada deve ser recusado aos surdos, que todas as linguagens podem ser utilizadas, a fim de se ter acesso vida. (LABORRIT IN DE PAULA, 1996)

A Lngua Brasileira de Sinais Libras a lngua prpria do surdo, sendo esta uma lngua de modalidade oral visual, vai explorar os sentidos de que ele dispe. A Lngua Brasileira de Sinais um sistema lingstico legtimo e natural, utilizado pela comunidade surda brasileira, de modalidade gestual-visual e com estrutura gramatical independente da Lngua portuguesa falada no Brasil. A Libras, Lngua Brasileira de Sinais, possibilita o desenvolvimento lingstico, social e intelectual daquele que a utiliza enquanto instrumento comunicativo, favorecendo seu acesso ao conhecimento cultural-cientifico, bem como a integrao no grupo social ao qual pertence.(ABREU, 2006, p.9).

Aps vrios anos de luta, a Federao Nacional de Educao e Incluso dos Surdos conseguiu que a lngua brasileira de sinais - Libras, fosse regulamentada viabilizando aos surdos a comunicao em sua lngua materna.

De acordo com a Lei n 10.436, de 24 de Abril de 2002 em seus respectivos artigos: Embora se trate de uma lngua que representa uma minoria lingstica e em uma modalidade diferente da lngua portuguesa, a Libras reconhecida como lngua pelo fato de possuir todos os nveis prprios das lnguas orais auditivas.

Art. 1 - reconhecida como instrumento legal de comunicao e expresso a Lngua Brasileira de Sinais Libras e outros recursos de expresso a ela associada. Pargrafo nico - Entende-se como Lngua Brasileira de Sinais Libras a forma de comunicao e expresso, em que o sistema lingstico de natureza visual motora, com estrutura gramatical prpria, formam um sistema lingstico de transmisso de idias e fatos, originrios de comunidades de pessoas surdas do Brasil. A fim de informar as sociedades e as instituies de ensino e garantir que o aluno surdo seja beneficiado de acordo com que lhe de direito, o decreto 5626 que regulamentou a Lei 10.436, mencionado em alguns de seus artigos, orienta e determina de que maneira deve ser o atendimento escolar dado ao surdo. De acordo com o decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005 em seu captulo IV, Art. 14. As instituies Federais de ensino devem assegurar, obrigatoriamente, s pessoas surdas, acesso comunicao, informao e educao nos processos seletivos, nas atividades e nos contedos curriculares desenvolvidos em todos os nveis, etapas e modalidades de educao, desde a educao infantil at a superior. Bem como no pargrafo a seguir;

VI - adotar meios que avaliem de maneira coerente com aprendizado de segunda lngua, na correo das provas escritas, valorizando o aspecto semntico e reconhecendo a singularidade lingstica manifestada no aspecto formal da Lngua Portuguesa.

1.2.1

Ensino

da

lngua

portuguesa

para

surdos

O maior problema causado pela surdez a barreira da comunicao em Lngua Portuguesa seja ela na modalidade oral ou escrita.

O aprendizado da Lngua Portuguesa tem sido, ao longo de muitos anos, a maior

dificuldade para os alunos surdos. Apesar do enorme esforo de professores e dos prprios alunos, os resultados nem sempre so satisfatrios.

O sucesso escolar do individuo surdo est diretamente relacionado com a ateno que lhe dada com relao lngua, quanto mais cedo ele tiver contato com sua lngua materna, mais fcil se dar o processo de aprendizagem.

O ensino do portugus pressupe a aquisio da lngua de sinais brasileira a lngua da criana surda. A lngua de sinais tambm apresenta um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem do portugus. (QUADROS; SCHMIEDT, 2006, p.24).

A idia no simplesmente uma transferncia de conhecimentos da primeira lngua para a segunda, mas sim um processo paralelo de aquisio e aprendizagem em que cada lngua apresenta seus papis e valores e funes sociais representados.

Embora uma lngua se organize nos nveis fonolgico, morfossinttico, semntico e pragmtico, para o aprendizado de Lngua Portuguesa pelo aluno surdo, praticamente, so considerados apenas os nveis morfossintticos, semntico e pragmtico, observando a no configurao de imagem acstica e as dificuldades articulatrias de alunos surdos. (BRASIL, 1997)

No se trata de negligenciar o conhecimento da Lngua Portuguesa ou supervalorizar a Lngua de Sinais, at porque o surdo tambm compartilha de contextos nos quais o conhecimento da lngua portuguesa escrita necessrio. No entanto, a Lngua Portuguesa oral, na qual a fontica est presente, no deve ser obstculos para o aluno surdo.

de fundamental importncia que a influncia da lngua portuguesa oral sobre a cognio no seja supervalorizada em relao ao desempenho do aluno com surdez, dificultando sua aprendizagem e diminuindo suas chances de integrao

plena. Faz-se necessria, por conseguinte, a utilizao de alternativas de comunicao que possam propiciar um melhor intercmbio, em todas as reas, entre surdos e ouvintes. Essas alternativas devem basear-se na substituio da audio por outros canais, destacando-se a viso, o tato e movimento, alm do aproveitamento dos restos auditivos existentes. (LIMA, 2006, p.89).

importante considerar que o aluno surdo percebe o mundo e processa a aquisio de conhecimentos atravs de um canal diferente do que o usado em algumas escolas inclusivas, que insistem em alocar esses alunos desconsiderando as necessidades especificas.

O no entendimento de que o ensino da Lngua Portuguesa, no caso do aluno surdo, se d com nfase no nvel semntico e que ao invs da modalidade oralauditiva deve-se explorar recursos visuais, faz com que o processo de ensino e aprendizagem encontre dificuldades. oportuno, portanto que esta escola desenvolva um projeto no qual as capacidades do aluno surdo, mediante adaptaes, possam ser estimuladas.

2.

Incluso

Escolar:

Amparo

Legal

Neste captulo abordaremos sobre a poltica de incluso de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino entendendo que a incluso no consiste apenas na permanncia fsica destes junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepes e paradigmas, bem como desenvolver o potencial das pessoas, respeitando suas diferenas e atendendo suas necessidades.

Incluso a capacidade que temos de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilgio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de ns. A educao inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceo. para o estudante com deficincia fsica, para os que tm comprometimento mental, para os

superdotados, para todas as minorias e para a criana que discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto aglomerar no cinema, no nibus e at na sala de aula com pessoas que no conhecemos. J incluso estar com, interagir com o outro.(MANTOAN, 2002).

Conforme Declarao de Salamanca, uma pedagogia que tem como foco a criana beneficial a todos os estudantes e, obviamente, sociedade como um todo. Educao inclusiva o jeito mais eficaz para construo de solidariedade entre crianas com necessidades educacionais especiais e seus colegas.

De acordo com Mazzotta (1998) nesse movimento que, com nfase crescente, objetiva descartar os servios educacionais segregados e procura, para alm da integrao, garantir a incluso de todas as crianas e jovens numa escola comum de qualidade especial, importante que atitudes de respeito ao outro como cidado sejam efetivadas em aes de reestruturao da escola atual com vistas a tal propsito.

Certamente, se o que se pretende a efetiva incluso do surdo faz-se necessrio que este participe efetivamente do processo educacional.

Questionar a integrao/incluso pode parecer insensato, principalmente porque a opinio corrente de que esta uma estratgia politicamente correta, mas, tal questionamento necessrio para que seja pensada e viabilizada uma escola pautada numa poltica da diferena (ou para a diferena), de modo a que sejam concretizados processos de aprendizagem significativos e eficazes. Tal questo diz respeito ampliao sobre o papel que cabe escola no contexto da educao, e, refere-se a outra dimenso quanto participao dos surdos no processo educacional.(S, 2002, p.359).

Conforme a Declarao dos Direitos das Pessoas Deficientes, as pessoas com

necessidades educacionais especiais tm direitos a medidas que visem capacitlas a tornarem-se to auto confiantes quanto possvel.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (9394/96) o documento que rege todas as aes no mbito educacional, orienta sobre competncias e responsabilidades. No artigo a seguir diz que a educao de pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida de preferncia na rede regular de ensino.

Embora no haja obrigatoriedade contida no artigo, vale salientar que o principio bsico desta lei : Educao para Todos. Ou seja, proporcionar a todos, independente de suas diferenas, uma educao igualitria ainda que para isso sejam feitas as adaptaes necessrias.

De acordo com LDB 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no Captulo IV da Educao Especial:

Art. 58. Entende-se por educao especial, para fins legais, a modalidade de educao escolar, oferecida de preferncia, na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades especiais.

A Declarao de Salamanca um documento que resultou da Conferncia Mundial de Educao Especial na qual os delegados representando oitenta e oito governos e vinte e cinco organizaes internacionais reafirmaram o compromisso para com a Educao para todos. A assemblia se deu em Salamanca na Espanha entre os dias sete e dez de junho de 1994.

E consoante a Declarao de Salamanca sobre Princpios, Polticas e Prticas na rea das Necessidades Educacionais Especiais.

toda criana tem direito fundamental educao, e deve ser dada a ela meios para atingir e manter o nvel ideal de aprendizagem.

aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso escola regular, que deveriam estar alocados dentro de uma pedagogia cujo centro a

criana,

capaz

de

satisfazer

tais

necessidades.

Qualquer pessoa com necessidades educacionais especiais tem o direito de exteriorizar seus desejos com relao sua educao, tanto quanto estes possam ser realizados.

O desafio que confronta a escola inclusiva no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criana e capaz de bem sucedidamente educar todas as crianas, incluindo aquelas que possuam desvantagens severas.

De acordo com a Declarao dos Direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais em seu artigo 3, s pessoas com necessidades educacionais especiais assiste o direito prprio a todo e qualquer ser humano de ser respeitado, sejam quais forem seus antecedentes, natureza e severidade de sua diferena. Elas tm o mesmo direito que os outros indivduos da mesma idade fato, que, implica desfrutar de vida decente, to normal quanto possvel. No caso da educao do surdo, h que se considerar a diferena prpria dessa comunidade cuja cultura tem peculiaridades que carecem ser conhecidas para que o processo educacional seja realmente fundamentado.

No se pode pensar na educao para as minorias sem entender como que se compem estes grupos humanos distintos, entre os quais esto os surdos que no so grupos monolticos, que no pensam todos iguais, que tem marcas diferentes, marcas culturais constitutivas. No d para pensar a educao do ponto de vista de quem planeja, sem oferecer escuta para estes grupos aos quais a educao supostamente se destina.(S, 2002, p.82).

O currculo deveria ser flexibilizado s necessidades das crianas, e no viceversa. Escolas deveriam, portanto, promover oportunidades curriculares que sejam

apropriadas

criana

com

habilidades

interesses

diferentes.

Educao Especial incorpora os mais do que comprovados princpios de uma forte pedagogia da qual todas as crianas possam se beneficiar. Ela assume que as diferenas humanas so normais e que, em consonncia com a aprendizagem de ser adaptada s necessidades da criana, ao invs de se adaptar a criana s assunes pr-concebidas a respeito do ritmo e da natureza do processo de aprendizagem. A experincia tem demonstrado que tal prtica pedaggica pode

consideravelmente diminuir a taxa de desistncia e repetncia escolar (que so caractersticas de tantos sistemas educacionais) e ao mesmo tempo garantir ndices mdios mais altos de rendimento escolar. (BRASIL, 2006,p.25). Princpio primeiro da escola inclusiva o de que todas as crianas devem aprender juntas, sempre que possvel, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenas que elas possam ter. Escolas inclusivas devem reconhecer e responder s necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educao de qualidade a todos flexibilizando currculos, arranjos organizacionais, estratgias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades (BRASIL, 2006,p.26). A Resoluo n 2, de 11 de setembro de 2001 um dos mais atuais documentos que reforam a Lei de Diretrizes e Bases da Educao no tocante Educao Especial, de como deve ser e de como os espaos escolares devem se organizar. De acordo com o Art. 2 da Resoluo n 2, de 11 de setembro de 2001, os sistemas de ensino devem incluir todos os alunos, sendo responsabilidade das escolas organizarem-se para a chegada dos educandos com necessidades educacionais especiais, oferecendo condies necessrias para uma educao de qualidade para todos.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases no Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais:

I currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos para atender s especificidades prprias das necessidades;

A pr-escola de o ensino regular e a da educao especial devem ser estimuladas a oferecer uma educao pautada no bilingismo.

O princpio regulador deveria ser o de proporcionar a mesma educao a todas as crianas, e tambm prover assistncia adicional e apoio s crianas que assim o requeiram. Professores, no entanto, possuem um papel essencial enquanto administradores do processo educacional, apoiando as crianas atravs do uso de recursos disponveis, tanto no mbito escolar como em outros espaos. (BRASIL, 2006, p.29).

Representando um avano em relao ao movimento escolar, que visava o ajustamento da pessoa com necessidades educacionais especiais para sua participao no processo educativo desenvolvido nas escolas comuns, a incluso postula uma reestruturao do sistema educacional, ou seja, uma mudana estrutural no ensino regular, cujo propsito fazer com que a escola transforme-se em inclusiva, um espao democrtico e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distino de raa, classe, gnero ou caractersticas pessoais, baseando-se no principio de que a diversidade deve no s ser respeitada como desejada. (BRASIL, 2001, p. 40).

Quando se inclui um aluno surdo sem disponibilizar-lhe a lngua de sinais, torna -se difcil a comunicao com este aluno e conseqentemente o processo de ensino e aprendizagem estar comprometido.

Consoante Felipe (2006, p.46), as escolas podem ser um dos fatores de integrao ou desintegrao das comunidades surdas, dependendo da metodologia adotada. Se uma escola no oferece a lngua de sinais, as crianas surdas que estudam nesta escola ou no vo conhecer a comunidade surda de sua cidade e, conseqentemente, no aprendero uma lngua de sinais ou podero interagir com os surdos de sua cidade somente. Devido ainda a esta metodologia oralista, h alguns surdos que, rejeitando a Cultura Surda e conseqentemente a Libras, s querem utilizar a lngua portuguesa, e h muitos

surdos que, embora queiram se comunicar com outros surdos em Libras, devido ao fato de terem se integrado a Cultura Surda tardiamente, usam, no a Libras, mas um bimodalismo, ou seja, sinalizam e falam simultaneamente, como os ouvintes quando comeam a aprender alguma lngua de sinais.

O desenvolvimento cognitivo, afetivo, sciocultural e acadmico das crianas Surdas no dependem necessariamente da audio, mas sim do desenvolvimento espontneo da sua lngua. A Lngua de Sinais propicia o desenvolvimento lingstico e cognitivo da criana Surda, facilita o processo de aprendizagem de lnguas orais, serve de apoio para a leitura e compreenso de textos escritos e favorece a produo escrita.

As necessidades educacionais especiais indicam que tipos de ajuda (suporte), diferentes das usuais, so apropriadas, de modo a suprir as necessidades da educao. As respostas a essas necessidades devem estar previstas e respaldadas no projeto pedaggico da escola, no por meio de um currculo novo, mas da flexibilizao progressiva do regular, assegurando que os alunos com necessidades especiais participem de uma programao to normal quanto possvel, mas considere as especificidades que as suas necessidades possam requerer. (BRASIL, 2007)

claro que a educao de surdos demanda projetos polticos que subvertam a ordem da dominao e da subjugao, mas no se trata de traar os projetos para eles, de entregar-lhes projetos de libertao.Trata-se de ressaltar o direito que os surdos tm a projetos e a pontecilalidade dos mesmos em participar da construo destes.(S, 2002, p.362 e 363)

Os surdos tm que ser chamados a estas discusses. Oportuno dizer que a melhor condio para definir enfoques e parmetros para a educao de surdos , sem dvida, o ser surdo, tal como quem melhor pode questionar a educao indgena, o prprio ndio, ou, quem melhor pode avaliar a educao para os imigrantes so os prprios, no entanto, estes grupos nem sempre so chamados ao debate que antecede a criao de polticas pblicas. Os surdos tm sido

calados, silenciados diante das polticas oficiais. Nesta luta por poderes e saberes talvez este seja o principal motivo do fracasso/ excluso educacional e social dos surdos. Urge que os prprios surdos narrem a histria do que significa ser surdo e de como entendem que deve ser um projeto pedaggico adequado a sua especificidade. (S 2002, p.369).

O Decreto n 5626, que regulamenta a Lei de Libras, esclarece e determina como devem ser as aes relativas maneira de avaliar a lngua portuguesa para o aluno surdo e de como as aes referentes s aes prprias dos espaos escolares freqentados por surdos.

De acordo com o decreto n 5626, de 22 de Dezembro de 2005 no Captulo IV, artigo 14. As instituies federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, s pessoas surdas, acesso comunicao, informao e educao nos processos seletivos, nas atividades e nos contedos curriculares desenvolvidos em todos os nveis, etapas e modalidades de educao, desde a educao infantil at a superior. Bem como no inciso;

VI - adotar procedimentos de avaliao coerentes com aprendizado de segunda lngua, na correo das provas escritas, valorizando o aspecto semntico e reconhecendo a singularidade lingstica manifestada no aspecto formal da Lngua Portuguesa; sendo que tambm no:

Art. 22. As instituies federais de ensino responsveis pela educao bsica devem garantir a incluso de alunos surdos ou com deficincia auditiva, por meio da organizao de:

I - escolas e classes de educao bilnges, abertas a alunos surdos e ouvintes, com professores bilnges, na educao infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. De acordo com a Declarao Mundial de Educao para todos, as polticas educacionais devero considerar as diferenas individuais e as diversas situaes. Deve ser levada em conta, por exemplo, a importncia da lngua de sinais como meio de comunicao para os surdos e garantir a todos os surdos acesso ao

ensino

da

lngua

de

sinais

de

seu

pas.

(BRASIL,

2001,

p.15).

3.

ALUNO

SURDO

EM

SEU

CONTEXTO

ESCOLAR

A pesquisa foi realizada durante o segundo semestre letivo do ano de 2008, na Escola Municipal Pr Escolar Pequenos Brilhantes, localizada na cidade de Alfenas MG.

As observaes foram realizadas de setembro a dezembro, trs vezes por semana. Os ambientes nos quais se deram as observaes foram: a sala de aula, ptio de recreao, O brinquedoteca, utilizado videoteca, nesta pesquisa refeitrio foi o e de quadra. caso.

procedimento

estudo

Segundo Stake (citado por ALENCAR; GOMES, 1998), o estudo de caso no em si uma opo metodolgica, mas a escolha de um objeto a ser estudado. O caso pode ser simples ou complexo, pode ser um nico indivduo desenvolvendo uma ao ou vrios indivduos desenvolvendo vrias aes. A vantagem do estudo de caso que ele permite examinar, em profundidade, o desenvolvimento de aes em seus prprios cenrios.

O sujeito das observaes o educando - que por questes ticas ser mencionado pelo codinome Sig (abreviao de signale do latim sinal) surdo, de seis anos, includo no Ensino Regular desde fevereiro deste ano, em atendimento solicitao da me.

Sig freqentou a Escola Especial desde os onze meses de idade. Atualmente freqenta a Escola Especial somente s sextas-feiras no segundo turno a fim de interagir com outros alunos surdos. Sig tem tios e primos surdos com os quais convive nos fins de semana.

De acordo com os depoimentos e observaes verificamos que a professora que tambm por questes ticas ser mencionada pelo codinome Anne (aluso a Anne Sulivan, tutora educacional de Helen Keller) que, ao ser informada pela direo que receberia um aluno surdo e certa de no-conhecedora de todo o universo que envolve a questo da incluso de surdos, buscou, a partir de cursos, pesquisa, reunio com a me e participao nos encontros da Associao de Surdos de Alfenas MG, informaes, conhecimento e apoio no qual seu trabalho fora pautado.

A supervisora, em parceria com a professora, e a partir das mesmas buscas, inclusive com relao ao aprendizado da Libras, desenvolveram um projeto poltico pedaggico visando a chegada de Sig. Este projeto considerou as experincias e conhecimentos que estavam sendo assimilados pelas educadoras envolvidas, foram considerados, tambm, os depoimentos da me de Sig.

A me de Sig tambm foi sujeito das observaes uma vez que sua participao em atividades que envolvem a familia fora significativa. Com base em seus depoimentos, o projeto poltico pedaggico encontrou suporte para que o trabalho educacional que estava sendo desenvolvido com Sig atingisse os objetivos. As observaes se deram no segundo semestre do ano letivo de 2007, no primeiro turno, durante a semana, nos dias teis. Esporadicamente em dois sbados letivos com eventos escolares.

A pesquisa se deu a partir de observaes e coleta de depoimentos da supervisora, da professora, da me e de Sig. Foram ouvidos, tambm outros funcionrios da escola e alguns alunos da sala de Sig.

Com relao s observaes, que ocorreram em todos os espaos j mencionados, as atividades foram anotadas em tempo real para posteriormente serem analisadas.

A fim de garantir a idoneidade da pesquisa e para que esta fosse viabilizada, foram solicitadas as autorizaes da diretora, da professora e da me de Sig, nas quais esto explicitados os fins a que se destinavam as observaes. Foram utilizadas

as anotaes dos registros de observaes que serviram para nortear o acompanhamento da evoluo do mencionado aluno.

Com base nas pesquisas, cursos e informaes obtidas atravs da me de Sig pela professora, foi desenvolvido um projeto poltico pedaggico voltado para a diferena trazida para a escola atravs da chegada deste aluno.

Parte

deste

projeto

continha:

Atividades iniciais destinadas a uma sondagem, cujo intuito era a elaborao das propostas de interveno pedaggica, no momento em que estas fossem oportunas; Propostas de projetos de palestras para a comunidade escolar sobre incluso; Estmulo capacitao de professores, especialistas e demais funcionrios da escola; Divulgao da lngua de sinais bem como seu uso;

Agendamento de visitas de membros da Associao de Surdos escola; Presena do fonoaudilogo para que, juntamente, com a professora fossem realizadas as atividades de estimulao.

A comunicao entre Sig e Anne se dava por meio da Libras, leitura orofacial, pantomimas e gestos. A lngua de Sinais foi paulatinamente aprendida pelos colegas de Sig o que tornou a convivncia tranqila.

Segundo a professora, ao ser comunicada sobre a chegada de Sig, inicialmente ficou assustada e preocupada. Recentemente formada no Curso de Pedagogia no se considerava experiente o bastante e no se julgava preparada para o desafio da incluso. Decidiu, ento, pesquisar sobre o assunto incluso de surdos

e de acordo com ela, foi paixo primeira vista. Anne diz que essa paixo a levou aos cursos de Libras e a descoberta da Cultura Surda.

De acordo com a supervisora, a chegada de Sig, tambm a preocupou inicialmente, pois era o primeiro aluno com necessidades educacionais especiais que a escola receberia. Contudo, encontrou respostas nos cursos e pesquisas compartilhados com Anne, a professora de Sig.

A fala da me de Sig denunciava angstia, insegurana e expectativas com relao ao que chama de nova etapa na vida do filho, segundo a me, era muito importante que o filho aprendesse as mesmas coisas que as outras crianas. Esta esteve presente em todos os momentos que se faziam necessrios tanto para ela quanto para a escola. No final do semestre, a fala da me ainda era contida de expectativas, porm estava mais segura e satisfeita com a socializao do filho. Os depoimentos coletados de Sig tiveram como linguagem a leitura orofacial, desenhos, pantomimas e a Libras. No inicio do semestre, o aluno se apresentava ora tmido ora extremamente agitado, ao longo do perodo das observaes sentiuse mais vontade. Atravs de frases soltas como, por exemplo, EU QUERER BRINCAR, EU GOSTAR ESCOLA, EU MOSTRAR DESENHO, EL@ AMG@ ME@ (estas frases foram sinalizadas em Libras) e atitudes como estar alegre, triste, distrado, agitado, participativo nortearam as observaes no que diz respeito aos relacionamentos entre Sig e Anne, com os colegas e os demais envolvidos no contexto escolar. Os desenhos feitos por ele foram analisados com o mesmo propsito, os quais retrataram fatos do dia-a -dia, natureza, familia com cores claras e fortes de maneira comum a crianas nesta idade escolar independente de ser considerado com necessidade educacional especial.

Sig no apresentou dificuldades no relacionamento interpessoal, conseguindo, a seu tempo e modo, uma comunicao satisfatria prpria de uma pessoa surda de seis aos de idade num ambiente de ouvintes.

Observou-se ainda, a facilidade com que este se distrai, exigindo que a professora o resgatasse vrias vezes para a cena de sala de aula. A concentrao de Sig era presente durante as apresentaes de teatros, de filmes e desenhos no vdeo.

Devido falta de concentrao de Sig, a professora eliminou vrias barreiras visuais que julgava competir com ela. A fim de no privar os outros colegas do cenrio prprio da sala de aula, construiu o que chama de nossa salinha. Tratase de uma maquete/ miniatura da sala de aula com tudo o que estas tm direto e fora construda por todos. Anne valeu-se da facilidade de visualizao de Sig e etiquetou os objetos contidos neste espao.

De acordo com os relatos da professora, no incio do ano Sig fazia garatujas, j no segundo semestre observou-se que este reconhecia as letras, nmeros e escreve o seu nome, e os nomes da professora e de sua familia, rene objetos em pequenas quantidades realizando a adio e subtrao.

Sua coordenao motora grossa e fina estava sendo aprimorada com habilidades dos grandes e pequenos msculos, atravs de exerccios rtmicos, jogos, danas, atividades livres como, por exemplo: encaixes, recortes, dobraduras, etc. A participao da professora nas atividades de estimulao com instrumentos musicais e outros objetos sonoros feitas pela fonoaudiloga proporcionou-lhe experincias possibilitando, que, com adaptaes, desenvolvesse exerccios similares na sala com todos os alunos.

Eventos propostos no projeto poltico pedaggico que visavam a participao de membros da Associao de Surdos ocorreram aos sbados com a presena das famlias aps palestras sobre a importncia da incluso social.

Inicialmente, Anne ficou preocupada ao saber da chegada de Sig porque se sentia despreparada e inexperiente, afinal conclura o Curso de Pedagogia recentemente e seria seu primeiro encontro com a incluso. No entanto a preocupao serviu-lhe de mola propulsora fazendo com que buscasse em cursos e pesquisas meios e mecanismos nos quais pudesse pautar seu trabalho.

Ao se deparar pela primeira vez com a situao de incluso em sua escola, a supervisora, a exemplo de Anne, buscou recursos em capacitao, pesquisa e troca de experincias com outros profissionais nas mesmas condies.

Essa postura de permitir que a preocupao e inseguranas dessem lugar a buscas no sentido de suprir possveis lacunas advindas da falta de experincias, proporcionou-lhe professora que descortinar disse novo ter se horizonte, compartilhar pela expectativas Cultura e descobertas. O desconhecido agora era sedutor. Vale recordar a fala da apaixonado Surda.

O aprendizado da Lngua de Sinais pela professora e supervisora garantiram a Sig que a primeira necessidade dele, como a de qualquer aluno, fosse assegurada, sabido que quando se estabelece comunicao seja qual for a via, as relaes humanas acontecem naturalmente.

Ficou claro que as mudanas estavam ocorrendo para que o aluno fosse respeitado dentro de sua diferena. Insentando-o de sofrer mutilaes psicolgicas sob o falso pretexto de ser includo.

oportuno salientar que embora haja um consenso de que a comunicao fator determinante para mediao de toda e qualquer relao humana e de que o respeito ao direito que cada um tem em ser entendido em sua lngua materna e ainda de que incluir implica adaptar os espaos para que realmente a incluso se legitime, h divergncias quanto veracidade de como os espaos devem se organizar para receber o aluno surdo entre os prprios adeptos da incluso.

at positivo que o professor de uma criana surda no saiba libras, [sic] porque ela tem que entender a lngua portuguesa escrita. Ter noes de libras facilita a comunicao, mas no essencial para a aula. No caso de ter um cego na turma, o professor no precisa dominar o braile, porque quem escreve o aluno. Ele pode at aprender, se achar que precisa para corrigir textos, mas h a opo de pedir ajuda ao especialista. S no acho necessrio ensinar libras [sic] e braile na formao inicial do docente.(MANTOAN, 2005, p.23).

Vale esclarecer que o convvio do aluno surdo com a Libras no significa negligenciar o ensino e aprendizado da Lngua Portuguesa; fato que o aprendizado de uma segunda lngua para qualquer individuo, torna-se mais fcil a partir do domnio da lngua materna.

Atitudes como a escolha adequada de atividades e de materiais, o melhor local na sala para Sig assentar-se, ter com este a mesma postura que tem com outros alunos no sentido de disciplinar e orientar, sem ignor-lo ou super-proteg-lo, deram a ele condies de igualdade.

As atividades diagnsticas nortearam a professora com relao a futuras intervenes. Dado o seu envolvimento com a Cultura Surda e, portanto ciente das diferenas que permeiam as duas lnguas envolvidas, a professora usava de palavras-chaves e comando claros evitando dvidas e ambigidades. Embora Sig ainda no estivesse totalmente alfabetizado, a etiquetao nos objetos, tendo em vista a sua a capacidade de visualizao, impregnavam sua memria com o alfabeto possibilitando, a partir da memorizao, condicionamento e associaes entre palavras. Levar em considerao as angstias, desejos, expectativas e experincias da me foi fundamental para construo da relao aluno/professora.

As atividades geralmente eram feitas em grupos, que, a cada semana, eram trocados entre si numa espcie de rodzio de modo que todos compartilhavam o grupo. Era nesse ritmo, de troca, que a Libras ia sendo divulgada, ensinada e aprendida. A oportunidade dada a Sig de se comunicar em sua lngua materna e de ser entendido reforou sua auto-estima.

A interatividade surgida dos trabalhos em grupo resultou no aprendizado de uma segunda lngua para os colegas.

As adaptaes feitas, visando a diferena de Sig, envolveram a todos de modo que, a convivncia tornou-se rica e prazerosa.

De acordo com Christo (2002), o melhor da infncia o mistrio. Povoa a criana com uma fora impondervel, superior a todas as realidades sensveis. O mistrio seduz e, tecido em encantos, assusta ou atrai ao no mostrar o rosto nem pronunciar o prprio nome. Habita aquela zona da imaginao infantil to indevassvel quanto impronuncivel. Nela, as conexes rompem limites e barreiras, o inconsciente transborda sobre o consciente, o sobrenatural confundese com o natural, o divino permeia o humano, o inslito, como drages e piratas, de uma concretude que s a cegueira dos adultos incapaz de enxergar. Atentando para as pistas oferecidas por Sig, como por exemplo, seu interesse pelo teatro, Anne adaptou para essa modalidade vrios temas do planejamento tais como: O meio ambiente, A importncia da higiene pessoal entre outros e constatou-se o envolvimento de todos os alunos.

No momento em que optou por incluir o filho na Rede Regular de Ensino, a me de Sig fez uma escolha significativa referindo-se a ela, como dito anteriormente, nova etapa na vida do filho.

Essa fala da me merece ateno. Ao referir-se incluso de seu filho como sendo uma nova etapa refora a idia contida nos sentimentos de insatisfao advindos de situaes de excluso em escolas anteriores.

Ao ser convidada a participar da vida escolar de seu filho podendo opinar e sugerir, certa de que sua participao estava sendo refletida nas atitudes da escola, sentiu-se tambm includa.

Com a participao de membros da Associao de Surdos interagindo nos eventos da escola, Sig, que vem de uma familia na qual h vrios surdos, teve a oportunidade de compartilhar com seus colegas os seus iguais.

A parceira professora/fonoaudiloga, entendidas aqui como pontes, enquanto a

primeira atuava como intrprete, a segunda desenvolvia com Sig os exerccios de estimulao na qual mais uma vez a troca de experincias daria bons resultados. evidente que, como qualquer outro aluno, Sig tinha momentos com os quais no sabia lidar, mas estava aprendendo que estar com tantos diferentes no significava estar sozinho.

evidente, tambm, que como qualquer outra educadora Anne tinha momentos com os quais no sabia lidar, mas estava aprendendo que aceitar desafios implica rever-se e descobrir-se.

E mais evidente ainda que as outras estrias ao redor de Anne e Sig estavam sendo reescritas.

Incontestavelmente a incluso de Sig teve um comeo diferente do comeo dos alunos surdos concluintes do Ensino Fundamental cujos desabafos levaram esta pesquisa, h diferena tambm na postura da escola e nas atitudes da professora. No ano seguinte Sig dar continuidade em seus estudos em outra escola e o que garantir que essa incluso continue realmente incluindo?

Afinal nem todas as escolas esto abertas para o novo e nem todos os professores esto disponveis para o novo.

Bem sabemos que leis, decretos, declaraes e afins no garantem estrias como a de Sig e Anne, sabemos que toda essa poltica de incluso deve ser cumprida e at o , contudo parece que s o cumprimento de leis muito pouco para que a incluso seja efetivada.

No entanto as marcas deixadas na vida de Sig e de sua me, dado ao bom desempenho com que a escola desenvolveu seu papel, os transformaram de tal maneira que a partir de agora sabero sugerir, persuadir e transformar a futura escola, caso esta esteja, ainda, resistente s adaptaes.

Anne tambm fora contagiada por tantas mudanas e aprendizado, podendo

tambm

contagiar

outros

tantos.

Segundo Mazzotta (1998) o que preciso evitar, sempre que possvel, a segregao dos educandos pela simples m vontade ou pelo desentendimento dos responsveis pelo ensino comum. Como se v, na relao concreta entre o educando e a educao escolar que residem os elementos que possibilitam decises educacionais mais acertadas, e no somente no aluno ou na escola. O sentido especial da educao consiste no amor e no respeito ao outro, que so as aes mediadoras da competncia ou de sua busca para melhor favorecer a evoluo, crescimento e desenvolvimento do outro. (grifo do autor)

claro que falar a mesma lngua do outro no significa que j percorremos todo o caminho, se assim fosse, no haveria tantas tragdias e desencontros entre os seres humanos, h outros pr-requisitos bsicos, bblicos inclusive.

Apropriadamente vale citar Corntios I, captulo 13, versculo 1 Ainda que eu falasse a lngua dos homens e a dos anjos, e no tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. (grifo nosso)

Entende-se, ento, que alm de leis que obriguem as escolas regulares matricularem alunos com diferenas urgente que o medo do novo d lugar ao entusiasmo e que a exemplo de Anne educar seja sinnimo de apaixonar-se.

CONCLUSO Entender a necessidade de incluir pessoas equivale admitir a existncia de excluso destas. Durante muito tempo convive-se com desigualdades, injustias, preconceitos, discriminaes e desrespeito a toda e qualquer diferena no mundo todo e em todos os segmentos da sociedade. Ora pela crena, religio, cor da pele, condio social, intelectual, ora pela opo sexual, diferenas culturais, deficincias e por a vai.

Se por um lado o mundo todo testemunha aes excludentes, por outro, comungase dos ideais de que todos tm diretos iguais. So inmeras declaraes, conferncias, decretos e leis, nos quais a palavra de ordem incluso. H um consenso de que a sociedade precisa rever condutas e valores. Como se no bastasse experimentar os absurdos resultantes da excluso, para repudi-la, criam-se leis.

Obviamente coube educao, responsvel pelas transformaes sociais e culturais, servir de cenrio para que a ao da incluso encontrasse em seus personagens rumos novos para a histria. Receber alunos com necessidades educacionais especiais e proporcionar-lhes condies para se desenvolverem com autonomia tendo garantida sua cidadania tem sido a principal meta. Contudo, apesar de leis que falam sobre direitos humanos, igualdade, polticas educacionais que visam incluir, os resultados contrariam a efetivao dos ideais proclamados nas leis.

H que se pensar que so tantos os excludos e que muitos destes esto nas escolas esperando os denominados inclusos. Afinal, como esperar que aquele que est mal resolvido consigo mesmo, devido a questes excludentes que tambm o vitimam, esteja totalmente disponvel e desarmado para receber o outro de maneira significativa.

O que se tem visto so alunos com necessidades educacionais especiais alocados em salas de aulas como meros expectadores, na maioria das vezes, sem nem saber de que.

Alegaes como despreparo e insegurana so as desculpas que no se desculpam. Vale lembrar que em todos os segmentos da sociedade h vitimas de excluso, sendo assim, h que se considerar que so diversas as barreiras a serem transpostas.

Aceitar que nem todos os educadores esto abertos para o novo e nem dispostos a enfrentar desafios to eficiente quanto admitir que h boa vontade por parte dos que apostam na incluso e que entre estes, nem todos sabem como agir.

Reconhecer que educadores, educandos e suas famlias compartilham das mesmas expectativas e que os anseios e angstias, cada qual na sua medida, so sentimentos que envolvem tanto um quanto o outro, tornando-os parceiros, fundamental para entender que ambos carecem ser includos.

inegvel que leis que fundamentem propostas educacionais e polticas que norteiam as prticas pedaggicas so essenciais para que a incluso acontea. Contudo, h que se considerar que os educadores, pea imprescindvel em todo o processo de ensino/aprendizagem, so fruto de uma escola que no os ensinou a aceitar e no os instrumentalizaram com asas que os levassem para alm dos muros da escola e por isso mais do que falta de capacitao, falta-lhes o propsito, o desejo incondicional de descobrir como seguir por onde ningum foi. Fica claro que o fator determinante est nas relaes que as pessoas estabelecem umas com as outras e com elas mesmas, no que acreditam como sendo o que vale a pena e o quanto querem e podem investir.

As relaes entre professores e alunos e os vnculos que se estabelecem, envolvendo confiana e troca, vo alm de leis e obrigaes.

Incluir e sentir-se includo, respeitar o eu do outro, levando em conta as especificidades, oferecer suporte para que o outro, embora com suas diferenas, possa se desenvolver em condies de igualdade requer compreender que para o outro o normal o diferente e vice-versa sendo, ento, os termos normais, especiais e diferentes passveis de questionamentos. Logo, na troca que se completam, nas experincias compartilhadas que as identidades so construdas, sem que para isso sejam modificadas. E para essa tarefa, os nela envolvidos precisam ser apaixonados por gente.

Entende-se que o qu est em discusso o querer fazer, sem a pretenso de julgar fcil esse fazer, observou-se que quando existe o desejo, as dificuldades servem de molas na busca e nos encontros. Barreiras como a comunicao, por exemplo, foram superadas.

Construir uma escola que inclui implica considerar que os envolvidos nesta construo precisam estar atentos aos prprios valores e condutas bem como de sua disponibilidade em abrir-se para o novo e o diferente em detrimento de conceitos enraizados e obsoletos. Ter a sensibilidade para compreender as necessidades e os interesses dos que da escola se valem para o desenvolvimento de sua personalidade, resgate de sua cidadania e formao atravs da aquisio de conhecimentos; independentemente de obrigaes legais.

Urge, portanto, rever a dimenso do ato de educar bem como todos os fazeres que contextualizam o universo escolar. Considerando que o mundo est em constante mudana, novos comportamentos devem ser aprendidos. FINAIS

CONSIDERAES

Considerando os tericos estudados e as observaes feitas no percurso que permeou este trabalho, a autora verificou que a comunicao fator importante para que as relaes humanas sejam construdas.Constatou-se ainda que a partir da comunicao que a interao do individuo com o meio e com os outros se faz. Quebrar a barreira para que o entendimento acontea dar ao aluno condies para que este se desenvolva em todos os segmentos, atentando aqui para a importncia da vida autnoma em sociedade.

imprescindvel o olhar atento do professor enquanto aquele cujo papel investigar, buscar, conhecer, mostrar, intervir e conduzir para que o aluno, posteriormente, siga com autonomia.

Especialmente no caso do aluno surdo includo em escolas de ouvintes, as chamadas escolas inclusivas, nas quais o projeto poltico pedaggico e toda a cultura da escola so de ouvintes necessria uma flexibilizao em todo o

espao

escolar.

A lngua, neste caso ser aquisio considervel para que o processo de incluso do aluno surdo se efetive.

Como no caso observado, muitas escolas no esto preparadas, no entanto quando a maioria dos profissionais est envolvida e estes certos de seus papeis, embora cientes das dificuldades, optam por buscar e encontrar novas formas de aprender e ensinar - e nesse intercurso que tambm se sentiro includos abre -se o espao das possibilidades.

A presena do intrprete educacional, devidamente preparado para atuar numa rea de estudo especifico e a integrao deste com o projeto poltico pedaggico da escola contribui significativamente para o desenvolvimento do aluno surdo. Ficou claro, para a autora, que a incluso do aluno surdo em salas regulares requer flexibilizao das prticas e posturas pedaggicas, tanto os fazeres quanto os objetivos so quesitos que devem ser abordados.

Tendo em vista que o resultado do trabalho que foi desenvolvido, considerando as mudanas j mencionadas, apontaram um caminho de possibilidades que enriquecem no s aluno surdo como tambm a todos que o cercam, constata-se que incluram-se todos.

Se a incluso o resgate humanizao, a escola que flexibiliza, modifica, se prepara, pesquisa, reconhece as diferenas e prope a igualdade a partir de trabalhos diferenciados, certamente oferece cidadania.

A incluso do aluno surdo, neste caso estudado, s foi possvel porque houve o desejo dos envolvidos de assim torn-lo.Desejo prprio dos que amam e que sabem que educar e proporcionar acessibilidade ultrapassam normas e leis.

REFERNCIAS

ALENCAR, E.; GOMES, M. A. Metodologia de pesquisa social e diagnstico participativo. Lavras: UFLA/FAEPE, 1998. 212 p. Curso de ps-graduao Lato Sensu Especializao a Distncia: Gesto de Programa de Reforma Agrria e Assentamento. ABREU, A C. Lngua Brasileira de Sinais: Uma conquista histrica. Senado Federal Bblia sagrada: Carta Braslia. Novo para testamento, o 2006, Corntios1, p. capitulo 5 13, versculo via 10. 1.

BRASIL.

terceiro

milnio.

Obtida

Internet.

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/carta_milenio.pdf CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; Dicionrio enciclopdico ilustrado trilnge da Lngua de Sinais Brasileira. 2 ed. So Paulo, Edusp. p. 1479 1487. Vol. 1. 2001. COSTA, D.A.F.; Fracasso escolar: diferena ou deficincia?, obtida via internet. http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp?entrid=84 CHRISTO; C.A.L;[FREI BETO] Ser criana uma arte. Obtida via internet. http://br.geocities.com/mcrost10/index.htm FELIPE, T.A.; Libras em contexto. 8 ed. Rio de Janeiro, Wal Print Grfica e Editora. 2007. p.45 82.

LIMA, D.M.C.A; Educao infantil: saberes e praticas da incluso. 4 ed. Secretaria de Estado da Educao. Braslia, 2006.

MANTOAN, M.T.E.; Incluso o privilgio de conviver com as diferenas. Obtida via internet.

MAZZOTA, M. J. S; III Congresso ibero americano de educao especial: Desafio para MURRAY, um R. novo milnio. Belo Foz Horizonte, do L, Iguau: 1997, p 1998. 23.

Paisagens.

PAULA, L.S.; Leitura escrita letramento: que espao ocupam na educao infantil. Revista Editorial Espao Aberto, 2004.

QUADROS, R.M.; O tradutor e o intrprete de lngua de sinais e lngua portuguesa. Braslia, MEC, SEE, 2004, p. 94. QUADROS, R. M.; SCHMILD, M.L.P.; Idias para ensinar portugus para alunos surdos. Braslia, p. 120, 2006.

QUADROS; R. M.; IV Congresso Internacional e X Seminrio nacional do INES. Rio de Janeiro, 2005.

QUADROS; R. M.; Estudos Surdos I . Petrpolis R.J, Editora Arara Azul, 2006. S, N.R.L.; Cultura, Poder e Educao de Surdos. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, p. 388, 2002.

SALLES, H. M. M. L.; Ensino de lngua portuguesa para surdos: caminhos para a prtica pedaggica. V.1, 2002.

__________. IV CONGRESSO INTERNACIONAL E X SEMINRIO NACIONAL DO INES. Surdez e universo educacional. Rio de Janeiro. 2005.

__________. CONVENO INTERAMERICANA PARA A ELIMINAO DE TODAS AS FORMAS DE DE DISCRIMINAO DEFICINCIA. CONTRA AS PESSOAS 1999. PORTADORAS GUATEMALA,

__________. Declarao de Salamanca e linha de ao sobre necessidades educativas especiais. Braslia; CORDE, 1994.

___________.DIRETRIZES NACIONAIS PARA EDUCAO ESPECIAL NA EDUCAO BSICA. Braslia, 2001.

__________. Ensino de Lngua Portuguesa para SurdosCaminhos para a Pratica Pedaggica. V. 1, Ministrio da educao Secretaria de Educao especial 2002, p. 67

__________. Lngua Brasileira de Sinais: Uma conquista histrica. Senado Federal Braslia. 2006, p. 5 10.

__________. Ministrio da Educao. Projeto Escola Viva-garantindo o acesso e permanncia de todos os alunos na Escola Alunos com necessidades educacionais especiais. Braslia, 2000 p.96.

__________. Projeto escola viva. - Garantindo o acesso e permanncia de todos os alunos na Escola Alunos com necessidades educacionais especiais. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao EspeciaL, p.9

__________. Saberes e prticas da incluso. Desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos surdos. 2 ed., Braslia, 2006, p. 116.

__________. Subsdios para Organizao e Funcionamento de Servios de Educao Especial - rea da Deficincia Auditiva - Secretaria de Educao Especial. Braslia. 1995.

S-ar putea să vă placă și