Sunteți pe pagina 1din 17

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.

05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

SOBRE O TPICO SENTENCIAL, ALGUMAS CONSIDERAES


Jair Barbosa da Silva

Resumo: Neste artigo far-se- uma breve reviso na literatura sobre o tpico sentencial, item bastante mencionado nos estudos lingsticos de base formal e funcional, mas ainda carente de estudos mais detalhados. A discusso que faremos neste espao, no entanto, ser pautada apenas nos trabalhos de orientao funcionalista sobre o tpico. Para tal, lanaremos mo dos trabalhos de Pontes (1987), Givn (1995) e Pezatti (1992 a 1998). Palavras-chave: tpico, ordem de palavra, funcionalismo. Abstract: In this article one brief revision will become the sentential topic in literature, item sufficiently mentioned in the linguistic studies of formal and functional base, but still devoid of more detailed studies. The discussion that we will be made in this space, however, will be only based in the works of functionalist orientation on the topic. For such, we will launch hand of the works of Pontes (1987), Givn (1995) and Pezatti (1992 to 1998). Key-words: topic, word-order, functionalism.

1. Introduo

Certamente o termo tpico bastante veiculado no mbito da literatura lingstica, seja ela de base formal ou funcional. No entanto, essa categoria lingstica no tratada de forma comum entre as perspectivas de abordagens da lngua e nem poderia o que pode causar algum tipo de equvoco aos mais ingnuos ou mesmo queles estudiosos experientes mais radicais. Isso se justifica porque cada perspectiva lingstica analisa o tpico sob um vis especfico, portanto, quando um formalista fala em tpico, necessariamente no est tratando do mesmo tpico de que falam os funcionalistas. E mesmo entre estes h divergncias, o que parece justificar-se por haver, como lembra Neves (1990), a existncia de funcionalismos. A ttulo de ilustrao veja-se o que alguns dicionaristas definem como sendo tpico. Para Dubois (1993: 590), tpico o mesmo que tema.

Mestrando em Lingstica pela Universidade Federal de Alagoas UFAL.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

Numa frase assertiva, chama-se tema o constituinte imediato (sintagma nominal) a respeito do qual se diz alguma coisa (predicado): o tema pode ser ou no sujeito da frase. Por exemplo: o livro e Pedro so temas das frases seguintes: O livro est na mesa e Foi Pedro que eu vi ontem. Dubois (Op. Cit.: 581)

J para Crystal (2000: 255) o tpico o

Termo usado na SEMNTCA e na GRAMTICA como parte de uma caracterizao binria da ESTRUTURA DA SENTENA, alternativa caracterizao tradicional SUJEITO-PREDICADO; o oposto de tpico COMENTRIO. O tpico de uma sentena a pessoa ou coisa sobre a qual se fala algo, enquanto que o que se falou a respeito desta pessoa ou coisa o comentrio. A utilidade da distino permitir afirmaes gerais sobre as relaes entre as sentenas que no ficam claras com a distino sujeito/predicado (ou outros contrastes do mesmo tipo). O tpico freqentemente coincide com o sujeito da sentena (ex.: Um homem / est se aproximando de casa), mas no necessariamente (L est o homem / que me ajudou) e, mesmo quando um sujeito, no precisa vir em primeiro lugar na sentena (ex.: Jos Silva meu nome ). s vezes, chamado de sujeito psicolgico.

Em Camara Jr. (1986) no h meno ao termo tpico ou tema, ao menos enquanto verbetes. Alis, o autor faz sim meno ao termo tema, mas na acepo mrfica da coisa. Ou seja, enquanto parte do vocbulo flexional. Como se pode observar, a noo de tpico bem abrangente e tambm distinta de autor para autor. Os dicionaristas citados apenas demonstram as vrias possibilidades de se lidar com essa categoria lingstica. bem verdade que no se pode exigir de um dicionarista uma definio de um verbete que d conta dum item especfico por completo. Ainda assim notria a distino feita pelos autores ou a insuficincia delas. Ora, dizer que o tpico de uma sentena a pessoa ou coisa sobre a qual se fala algo, alm de ser insipiente, pode levar o leitor incipiente a crer que tpico e sujeito so a mesma coisa como, alis, sugere Crystal (Op. Cit.). Em se consultando uma gramtica de lngua portuguesa, o conceito mais comum que se pode encontrar de sujeito este: ser ou coisa sobre o/a qual se diz algo. Dessa forma, parece ser insuficiente a definio de Crystal acerca do tpico, como a de Dubois tambm o . Se num simples confronto de verbetes de dicionrios encontram-se pontos de vista to divergentes sobre o tpico, imagine-se quando se buscam referncias acerca do assunto em autores diversos, de orientao terico-lingstica distinta. o que ser feito no decorrer deste artigo com a finalidade de discutir a pertinncia das propostas apresentadas pelos autores selecionados.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

Para os fins deste trabalho, sero tomados por base trs autores, de orientao funcionalista, cujos trabalhos versam sobre o tpico sentencial, a saber: Pontes (1987), Givn (1995) e Pezatti (1992 a 1998). A seqncia cronolgica dos trabalhos no foi feita propositadamente, porm parece sugerir que est havendo certa preocupao em se empreender pesquisas sobre o assunto. Tambm se faz necessrio ressaltar que os trs autores ora citados, apesar de tomarem o funcionalismo como base norteadora de seus trabalhos, adotam perspectivas distintas a respeito do tpico. claro que essa questo no anula, em hiptese alguma, a co-relao entre os autores. Primeiro porque o tpico uma categoria comum a todas as perspectivas de estudo funcional; segundo porque, como bem sugere Neves (1990), no temos apenas um funcionalismo, mas funcionalismos, o que permite abordagens diferenciadas dos fenmenos lingsticos e no caso em particular, do tpico. A proposta de cada autor ser exposta na seqncia seguinte: Pontes, Givn e Pezatti. Sempre que possvel, alm de apresentar o que defendem os autores do ponto de vista terico, far-se- a exposio de suas anlises a fim de se verificar como abordam a questo do tpico e dela do conta. Para fins metodolgicos de ilustrao das teorias expostas pelos autores, sero usados os exemplos por eles propostos, bem como sentenas de conversao espontnea coletadas pelo autor desse texto.

2. A proposta dos autores

2.1. Pontes

A obra de Pontes a que se faz referncia neste trabalho est subdividida em sete captulos, os quais podem ser lidos separadamente. So artigos que fazem parte da experincia acadmica da autora de 1980 a 1982 e que, reunidos em livro, com o ttulo de O tpico no portugus do Brasil, abordam, no s a questo do tpico, mas tambm outros temas a ele relacionados, como a ordem dos constituintes sentenciais na orao. Para este trabalho, sero teis, em especial, os captulos um Da importncia do Tpico em Portugus e trs Topicalizao e Deslocamento para a Esquerda , em que a autora centra sua discusso no tpico.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

Para Pontes (1987), com base na tipologia das lnguas proposta por Li e Thompson (1976), as lnguas so divididas em quatro tipos:

a) Lnguas com proeminncia de sujeito, em que a estrutura das sentenas bem mais descrita como de sujeito-predicado; b) Lnguas com proeminncia de tpico, em que a estrutura das Ss bem mais descrita como de tpico-comentrio; c) Lnguas com proeminncia de tpico e sujeito, em que h duas construes diferentes; d) Lnguas com proeminncia de sujeito ou tpico, em que o sujeito e o tpico se mesclaram e no se distinguem mais os dois tipos.

Aps apresentar a tipologia acima transcrita, a autora cita exemplos de lnguas que se encaixam numa ou noutra tipologia e diz que o portugus, apesar de ter sido considerado por muito tempo uma lngua com proeminncia de sujeito, pode ser, hoje, considerado com proeminncia de tpico, uma vez que a quantidade de ocorrncia de construes tpicas na modalidade oral muito abundante. A autora, referindo-se s construes tpicas, ainda diz que a maioria delas ainda no foi objeto de nenhum estudo detalhado at o momento (Pontes 1987: 12), o que parece ser verdadeiro. Uma busca na literatura sobre o assunto suficiente parar se percebe a pouca consistncia dos trabalhos publicados ou uma grande dificuldade em se estabelecer o que, de fato, um tpico ou ainda como essa categoria configurada na lngua. Uma questo relevante apontada pela autora diz respeito ao fato de que fazer o estabelecimento do tipo de uma lngua no fcil, haja vista que lingistas e gramticos partem do pressuposto de que sujeito-predicado uma construo universal. A esse respeito, o trabalho de Pezatti no apresenta dificuldades, pois a autora, tomando por base a proposta de Dik (1981 a 1989), sugere que as noes de sujeito e predicado so de competncia da sintaxe ao passo que noo de tpico de competncia da pragmtica.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

Em sendo assim, parece no haver necessidade de se fazer uma tipologia das lnguas tomando-se como referncia a proeminncia de sujeito ou de tpico, uma vez que so aspectos pertencentes a componentes distintos sintaxe e pragmtica, respectivamente parecem ser categorias co-existentes, pois. Para Pontes, sobretudo no portugus coloquial informal, comum encontrarmos sentenas como:

(1) a) b) c) d) Essa bolsa as coisas somem, aqui dentro1. Essa bolsa aberta a, eu podia te roubar a carteira. As cadeiras optativas, c precisa ter um conhecimento bom primeiro. Eu agora, cab desculpa de concurso, n?

Conforme Chafe, Li e Thompson (apud Pontes, 1987: 13) o que caracteriza o tpico nas lnguas como o chins2 ele estabelecer um quadro de referncia para o que vai ser dito a seguir. Segundo a anlise de Pontes, o comentrio sempre feito com uma estrutura completa, ou seja, com sujeito e predicado. Para ela a relao estabelecida entre o comentrio e o tpico das Ss (sentenas) acima apenas semntica. Na viso da autora no se pode dizer que um elemento da sentena-comentrio foi topicalizado. O SN as cadeiras optativas, aos olhos da autora, no possvel de ser considerado como um caso de deslocamento para a esquerda da construo completa sujeito/predicado. Para sustentar sua argumentao, Pontes diz que o contexto em que a sentena foi produzida no permite interpretaes do tipo As cadeiras optativas, c precisa de um conhecimento bom antes de curs-las. Quanto anlise de Pontes cabe um questionamento: se o SN as cadeiras optativas no pode ser interpretado como tpico, por que cham-lo de tpico? A prpria autora diz que a relao entre o tpico [referindo-se ao constituinte as cadeiras optativas] ao e o comentrio puramente semntica. E ainda, em casos em que a relao no puramente semntica.

1 2

Dados retirados de Pontes (1987: 13) A referncia aqui ao chins feita por ser esta lngua considerada como uma lngua com proeminncia de tpico. Os autores citados por Pontes, e ela mesma, vo ao extremo de dizer que o verdadeiro tpico o do chins.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

No tocante proposta de Pontes para a questo do tpico, convm lembrar a nfase dada ao discurso, aqui entendido como fala, pela autora. Na sentena O Mardnio pifou o freio de mo do carro e ele foi levar na oficina, construo similar ocorrncia do tpico chins, foi proferida num contexto em que se perguntou E o Mardnio?; da, segundo a autora, o porqu de a sentena comear com esse SN, ou seja, h, nesse caso, uma retomada do que foi dito antes. Pontes, certa altura de seu trabalho, sente a necessidade de fazer esclarecimentos sobre a possvel ambigidade da palavra tpico. Essa palavra tem sido usada na literatura sobre discurso, com um sentido mais geral, prximo de assunto, sentido previsto tanto na proposta de Pezatti como na de Givn . Contudo, Pontes (1987: 15) diz usar o termo tpico num sentido mais restrito, referindo-se a construes que esto mais prximas da sintaxe, eu diria que no limiar entre a sintaxe e o discurso. A grande questo saber qual o limiar entre sintaxe e discurso. Pontes fala de uma quase-sintaxe, isso existe? No seria mais adequado pensar que determinados usos discursivos (entenda-se como fala em contextos e com finalidades especficos) configuram determinadas construes sintticas como as construes tpicas? Uma questo a ser (re)pensada. Ainda citando Chafe sobre o quadro de referncia caracterstico do tpico, este pode ser espacial, temporal ou individual. Para Chafe, no ingls ocorrem construes similares ao chins com determinados advrbios temporais como em Tuesday I went to the dentist; no ingls, no entanto, na maioria dos casos a preposio obrigatria, ao contrrio do chins. Nesse sentido, as construes do portugus coloquial, afirma Pontes, esto mais prximas do chins, uma vez que bastante comum o no uso da preposio, como se pode ver nos dados abaixo.

(2)
a) O seu apartamento entra muita poeira3? b) Agora o CESMAC tudo pago. c) Recife t uma violncia terrvel. d) A UFAL, noite, as aulas vai at dez horas e olhe l. e)Prximo ano eu s v tir dez em Matemtica.

Numa abordagem transformacional, dir-se-ia que quando se topicaliza o adjunto adverbial temporal ou de lugar, suprime-se a preposio, Pontes (1987: 17). Para Pontes, as
3

Dados coletados de conversas informais.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

ocorrncias topicalizadas no so um privilgio dos locativos e dos indicadores de tempo. Em portugus qualquer SN pode ser topicalizado, portanto. Gostaramos ainda de ressaltar dois aspectos importantes da proposta de Pontes: o primeiro diz respeito s caractersticas do tpico nas lnguas de tpico; o segundo, s caractersticas das lnguas de tpico. Esses dois aspectos esto sintetizados nos quadros abaixo. 1. CARACTERSTICAS DO TPICO NAS LNGUAS DE TPICO4 CARACTERSTICA DEFINIO RELAES SELECIONAIS DETERMINADO PELO VERBO PAPEL FUNCIONAL CONCORDNCIA VERBAL POSIO INICIAL NA SENTENA PROCESSOS GRMATICAIS + + + + TPICO + SUJEITO + +

2. CARACTERSTICAS DAS LNGUAS DE TPICO CARACTERSTICA OCORRNCIA EM PORTUGUS PASSIVIZAO SUJEITOS VAZIOS No h ou muito rara. No h, diferentemente do ingls e do francs, com o it e o il, respectivamente.
4

importante considerar alguns fatores quando da leitura do quadro acima, a saber: I. a oposio tpico/sujeito se deu porque se levou em conta a questo das lnguas em que se tem proeminncia de tpico em relao s que tm proeminncia de sujeito; II. todas as caractersticas referentes ao tpico so bastante rgidas, mas isso no implica a impossibilidade de haver uma ou outra que supere essa rigidez. A concordncia, apesar de muito rara, exatamente porque o verbo seleciona o sujeito e no o tpico, pode se dar com o tpico.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

DUPLO SUJEITO

Ocorre, o que tpico das lnguas de tpico.

CO-REFERNCIA

estabelecida com o tpico e no com o sujeito.

RESTRIES DO TPICO

No h, qualquer SN pode ser tpico.

SENTENAS BSICAS

As sentenas de tpico no so derivadas; so por elas mesmas bsicas.

As caractersticas expostas nos dois quadros acima so adotadas por Pontes de Li & Thompson (1976) e, apesar dos quase 30 anos, ainda so bastante atuais no sentido de que d conta das ocorrncias de tpico no portugus falado. Com isso, est-se admitindo que a proposta de Pontes para anlise das sentenas de tpico se faz coerente dentro do quadro terico adotado por ela. claro que alguns aspectos pela autora adotados, como a noo de deslocamento esquerda5, parecem no mais fazer sentido para os estudos da sentena, sob a tica do funcionalismo. Convm lembrar, todavia, que isso passvel de alguma relatividade, se se considera a existncia de funcionalismos, como j foi mencionado anteriormente.

2.2. Givn

Para Givn concebe o tpico como uma categoria hbrida, o qual se estrutura hierarquicamente de forma organizada e sintaticamente de modo linearizado no discurso. Na sentena, o tpico mencionado pelo falante e pode ser representado por um SN pleno, por um pronome ou por anfora zero. Na proposta de Givn est tambm includa a idia de que, no
De acordo com Pontes (1987: 65) na literatura americana de origem transformacionalista, os lingistas costumam distinguir, entre as construes de tpico, aquelas que so geradas atravs de uma regra de Topicalizao (Top) das que o so atravs de uma regra de Deslocamento Esquerda (D.E.). Essa distino proposta por Ross (1967) e caracteriza-se, basicamente, pela ausncia de um pronome cpia nas construes com tpico, enquanto que nas construes com deslocamento esquerda, o pronome cpia aparece. Para Ross apud Pontes (Op. Cit.) numa sentena como Beans I dont like ocorre tpico uma vez que no h o pronome cpia; j em The man my father works with in Boston, hes going to tell police that ... ocorre deslocamento esquerda, pois o pronome cpia est a retomando o elemento deslocado.
5

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

texto, certos tpicos recobrem outros, de tal forma que legtimo falar em tpicos e subtpicos. Para esse autor, Topicality is a property of the nominal participants (referents NPs) in clauses. Propositional information about states or event, coded as clauses, tends to be about same participant(s) in the state/event, Givn (1993: 201). No entender desse lingista, quando um event ou state topicalizado, ocorre sempre uma nominalizao, da o sujeito ou o objeto passa a constituir outra sentena. Na concepo de Pontes, mesmo que de forma pouco explcita, essa idia tambm est presente. s lembrar que a autora diz que todo SN pode ser tpico. Em Givn, alm de se afirmar essa ocorrncia, se demonstra como ela ocorre. a. Topical agent He surprised Sylvia by showing up with flowers. b. Topical event His showing up with flowers surprised Sylvia.

Para Givn (Op. Cit), as sentenas acima so codificadas de duas maneiras distintas: em a) the agent is topical, and thus occupies the subject position; em b) the whole event clause is topical, and is thus nominalized and made the subject. De acordo com Givn, a topicalidade no constitui um fenmeno no nvel da sentena, mas sim no nvel do discurso, muito embora haja uma manifestao gramatical at the clause level. O tpico , portanto, uma noo discursiva codificada pelos falantes e depreendida pelos ouvintes. De forma muito sumria, convm apontar alguns aspectos relevantes da proposta de Givn (1993)6 no que se refere topicalizao. O tpico, na concepo givoniana, constitui um domnio funcional complexo, no uma entidade atmica, discreta, antes uma noo escalar que se manifesta num contnuo. A esse respeito Givn prope uma escala que implica o nvel de continuidade da codificao do tpico. Nessa escala so incorporados elementos fonolgicos, morfolgicos e sintticos: anfora zero, pronome tono, pronome tnico, SN definido deslocado para a direita, SN definido em ordem neutra, SN deslocado para a esquerda, SN em topicalizao contrastiva, construo clivada / de foco e SN indefinido referencial.
6

Saliente-se que as questes aqui colocadas acerca do tpico tomam por base Givn (1993). H, no entanto, propostas mais recentes desse autor, s quais no se teve acesso quando da elaborao deste texto.

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

Ainda em relao topicalidade, Givn apresenta dois itens acessibilidade e importncia que nos parecem relevantes, a saber: a) informao mais importante ou urgente tende a ser colocada primeiro no fluxo; b) informao menos acessvel ou menos previsvel tende a ser colocada primeiro no fluxo. Isso implica dizer que as construes topicalizadas so sempre sentenas cuja informao desconhecida do ouvinte, ou que o falante quer prender a ateno do ouvinte com uma informao julgada por ele importante. Esses elementos tm sido considerados por Givn como subitens da topicalidade, os quais so definidos, respectivamente, por anfora e por catfora. Da natural que as construes tpicas apaream na posio inicial do discurso como forma de codificar informaes imprevisveis e/ou importantes. Nesse aspecto, a proposta de Givn se aproxima dos demais autores (Pontes e Pezatti), sobretudo no que diz respeito posio das construes tpicas. Tomando-se a sentena (2) d A UFAL, noite, as aulas vai at dez horas e olhe l. a ttulo de exemplificao, em que a UFAL o constituinte topicalizado, possvel perceber que se trata de uma informao sobre a qual o falante quer centrar a ateno do ouvinte. Considerando o contexto7 em que ela foi produzida, no se pode deduzir que o constituinte topicalizado uma informao nova ou pouco previsvel para o ouvinte. Trata-se, antes, de uma informao tida como relevante para o falante e naquela situao discursiva especfica passada para o ouvinte. Ora, o falante poderia topicalizar qualquer um dos SNs da sentena noite, as aulas e assim por diante , no entanto, no o faz. Por qu?

2.3. Pezatti

Tomando a linguagem com um instrumento usado para propsitos essencialmente comunicativos Pezatti (1998: 133) diz que s possvel compreender adequadamente as expresses lingsticas se forem consideradas operando em circunstncias efetivas de interao verbal. A partir dessa concepo de linguagem, a autora justifica a necessidade de se analisar a lngua, a que ela chama de estrutura gramatical, a partir de contextos distintos, o que implica a atribuio de diferentes funes pragmticas aos constituintes das sentenas. Funes
Alunos da prpria UFAL conversando entre si nos corredores da Instituio sobre o horrio de funcionamento desta em relao a outras instituies de ensino superior de Macei.
7

10

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

pragmticas, segundo a autora, dizem respeito ao conjunto completo de conhecimento, crena, suposies, opinies e sentimentos disponveis ao falante no momento da interao, Pezatti (Op. Cit.: 134). De antemo, j podemos notar que a autora no ter o problema de tratar funes sintticas como sujeito e predicado por funes pragmticas como tpico, foco, etc. Isso fica evidente no momento em que ela define funes pragmticas. Estas, de acordo com o que prope a autora, nada tm a ver com a noo de sujeito e ou de predicado. Essa autora adota a proposta de Dik (1980), que determina trs nveis de funo na descrio das expresses lingsticas, a saber:

1. Semantic functions: Agent, Goal, Recipient, etc; 2. Syntactic functions: Subject and Object; 3. Pragmatic functions: Theme and Tail, Topic and Focus.

Para Dik (1980: 3)

Functional Grammar is called functional not only because it is based on a functional view of the nature of language, but also because functional or relational notions, as opposed to categorial notions, are given a central role in the description of linguistic expressions.

Parece que o trato feito dessa forma presta-se a no pensar, por exemplo, que em sentenas do tipo O Joo, ele professor h dois sujeitos, o que seria um equvoco. Veja-se, ento, o que prope a autora para a questo do tpico. Para incio de conversa, ela aponta que h uma grande confuso na considerao das funes pragmticas tpico, foco, antitpico, tema etc (Pezatti 1998:134). Quer, com isso, dizer a autora que na literatura sobre as funes pragmticas h divergncia entre os autores no tocante aos conceitos veiculados. Em relao ao tpico, por exemplo, h quem o trate como constituinte

11

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

deslocado esquerda, ou simplesmente como informao dada e, por vezes, confundido com sujeito, categoria sinttico-semntica, e ainda com tema. Tomando como fundamento a proposta de funcionalismo de Dik (1981 1989), a qual sustenta que cada lngua tem um ou mais padres funcionais para a ordenao dos constituintes sentenciais, conforme representao no esquema abaixo, a autora sugere uma definio, segundo ela, precisa sobre o que tpico. A partir do esquema dado, P2, P1 (V) S (V) O (V), P38 P1 P2 P3 S O V (V) , (VRGULA) Tpico ou foco. Posio reservada para tema. Posio reservada para antitema. Sujeito. Complemento. Verbo. Verbo. Indica pausa entonacional.

Pezatti sugere que a possvel confuso entre tema e tpico se desfaz, uma vez que este s pode ocupar a posio de P1 enquanto que aquele, a de P2. Para Pezatti (1998) quando se tem algum constituinte da predicao que se encontra na posio de P2 pode haver o equvoco de conceb-lo como tpico, como o faz Pontes (1987), vejamos: (3)
Em Dik (1980: 20) se l: the first preference is accounted for by assumption that all languages have one or more functional patterns which difine a number of crucial positions for constituents to go to. All these functional patterns are in turn hypothesized to conform to the following language-independent pattern-schema: Theme, P1 (V) S (V) O (V), Tail, o que nos faz crer que Pezatti e Camacho fizeram algumas adaptaes ao esquema proposto por Dik, a partir das quais resolveram chamar a posio Theme de P2 e Tail de P3. Embora parea irrelevante esta observao, j fomos questionados sobre o porqu de P2 no ser P1, por exemplo, e P1 ser P2. Para efeito do nosso trabalho, no entanto, adotaremos a nomenclatura usada por Pezatti e Camacho, uma vez que no tivemos acesso a todos os textos de Dik o texto de Dik citado pelos autores de 1981a, possvel que o autor tenha dito P2, P3, enfim, so hipteses.
8

12

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

De dinheiro, a Vnia no entende nada. De acordo com o arcabouo terico adotado por Pezatti, o constituinte de dinheiro, por ocupar a posio P2, s pode exercer a funo pragmtica de tema; j o constituinte a Vnia, por ocupar a posio P1, exerce a funo pragmtica de tpico, mas tambm acumula a funo sinttica de sujeito. Em relao a tpico e sujeito, embora muitas vezes o mesmo constituinte exera a funo sinttica de sujeito, a funo pragmtica de tpico e ainda a funo semntica de agente, no h como confundir porque so funes relacionadas a componentes distintos, defendem Pezatti e Dik. Ainda com base em Dik, Pezatti classifica as funes pragmticas em intra e extraoracionais. So intra-oracionais as funes representadas por P1, ou seja, tpico e foco. Estas so sempre atribudas a algum elemento da predicao. J as extra-oracionais so aquelas representadas por P2 e P39. O que parece interessante nessa distino a possibilidade de se estabelecer critrios para distinguir tpico das demais funes pragmticas. Ora, se o tema, por exemplo, est sempre em P2, e, portanto, fora da predicao, jamais ser confundido com o tpico; se o antitema est em P3 e, portanto, fora da predicao e direita dela, jamais pode ser confundido com tpico, foco, tampouco com tema. Dessa forma o que poderia causar algum tipo de dificuldade seriam os constituintes tpico e foco, j que ambos se inserem dentro da predicao. No entanto, Pezatti (1998) apresenta algumas caractersticas do foco como: salincia da informao, marcao entonacional e contraste com algum item da predicao, as quais no se fazem presentes no tpico. Em sendo assim, a confuso a que Pezatti faz referncia seria desfeita. Veja-se ento como a autora analisa, com base no esquema acima, as construes tpicas. Em

O empresrio havia sado de Sorocaba por volta das 12h, com destino a Taquarituba (315km a oeste de So Paulo), segundo CMM, primo de MJ e administrador da construtora. Ele levava consigo cerca de US$ 40 mil para fazer pagamento de funcionrios que trabalhavam na construo de casas populares,

Cf. Pezatti 1998.

13

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

os termos sublinhados exercem a funo sinttica de sujeito, funo semntica de agente e funo pragmtica de tpico. Ela diz ainda que a funo de tpico apresenta uma entidade sobre a qual a predicao predica alguma coisa, Pezatti (1998: 137), o que nos parece uma afirmao por demais vaga. Dik (1989 apud Pezatti 1998: 144) diz que o tpico um conceito discursivo, j que qualquer discurso, tomado no sentido mais amplo de texto coerente,fala necessariamente a respeito de entidades a que Dik denomina Tpico-Discursivo. A partir desse ponto de vista, surgem as noes de Tpico-Novo (Top-N), Tpico-Dado (Top-D), SubTpico (Sub-Top) e Tpico-Retomado (Top-R), conceitos que no sero discutidos neste espao, uma vez que esto no nvel do discurso e no no da sentena, campo delimitado para a observao do tpico neste artigo. Em (4), pode-se observar o preenchimento de todas as funes pragmticas do esquema proposto por Pezatti. (4) Bebida alcolica, ele gosta muito, o Pedro10.
(...) bebida alcolica o Tema, que ocupa a posio mais esquerda da predicao; o pronome ele, por acumular concomitantemente a funo pragmtica de Tpico e a sinttica de Sujeito da predicao, posiciona-se em P1, lugar reservado aos constituintes que tm uma funo especial, seja gramatical ou pragmtica; j o constituinte o Pedro, por esclarecer anaforicamente a referncia do pronome ele, pragmaticamente um Antitema, e ocupa a posio P3, reservada para essa funo. Pezatti (1998: 136).

3. Consideraes finais

Do que foi dito at ento, algumas consideraes. Em primeiro lugar, bom lembrar que, embora adotando perspectivas funcionalistas distintas, os autores a que se fez meno, de alguma forma so coerentes com suas propostas dentro dos seus limites de alcance. Pode-se dizer que h alguma complementaridade entre cada proposta. Considerando-se a descrio feita por Pontes acerca das caractersticas do tpico nas lnguas de tpico, possvel contrast-las com o esquema proposto por Pezatti para as funes pragmticas dos constituintes sentenciais a fim de se obter

10

Dado retirado de Pezatti (1998: 136).

14

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

anlises mais precisas acerca do tpico. Para o mesmo fim, possvel lanar mo da proposta givoniana de acessibilidade e importncia de informaes. As comunhes so possveis, mas as ressalvas a cada proposta, necessrias. No que diz respeito a Pontes, vlido lembrar a distino que a autora faz entre tpico e deslocamento esquerda. O que distingue um do outro, segundo a autora, a presena do pronome cpia no deslocamento esquerda e sua ausncia nas construes tpicas. Essa uma distino no mais feita por Pezatti, por exemplo. Esta autora argumenta que um princpio da Gramtica Funcional a no movimentao de um constituinte de uma posio a outra, o que implica considerar as construes com deslocamento esquerda tambm com construes tpicas. bem verdade que nem sempre o que Pontes considera como tpico equivale noo desse item na perspectiva de Pezatti. Muitas vezes, o que tpico na perspectiva adotada por Pontes constitui tema na proposta de Pezatti, e tema aqui no sinnimo de assunto como prope Givn, dentre outros autores Uma idia proposta por Pezatti (1992 - 1998) que carece ser refutada diz respeito a uma enorme confuso acerca do que um tpico. Confrontando a proposta dessa autora com a de Pontes e de Givn, pode-se observar que no se trata de uma confuso conceitual, mas sim de perspectivas distintas de se observar o tpico. Aqui pertinente trazer memria a clebre frase de Saussure (1916) em que se l o ponto de visa que faz o objeto. Com isso, a proposta da referida autora acerca do tpico no se torna desmerecida, at porque muito coerente, como as demais o so. No entanto, parece pouco convincente tomar-se um quadro terico dentro do funcionalismo e, a partir disso, desconsiderar as outras vertentes funcionalistas a fim de sustentar essa suposta confuso conceitual sobre o tpico. Sem dvida a proposta apresentada por Pezatti baseada no esquema elaborado por Dik (1981 - 1989) P2, P1 (V) S (V) O (V), P3 bastante razovel para a localizao e ou identificao do tpico a partir da posio dentro da predicao, j que o tpico , de acordo com esses autores, um constituinte intra-oracional. Nessa perspectiva, a posio define o tpico, mas no s ela. Aqui convm lembrar Givn, que embora sumariamente apresentado em termos tericos, concebe o tpico como categoria manifesta na sentena, mas de carter discursivo e, dessa forma, pode, tambm, ser analisado no nvel do texto. Os demais autores a que fao meno tambm

15

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

comungam dessa opinio. Dik (1989) apud Pezatti (1998: 144) diz que o Tpico um conceito discursivo, j que qualquer discurso, tomado no sentido mais amplo de texto coerente, fala necessariamente a respeito de entidades. Em Pontes (1987) se l que o tpico est no limiar ente a sintaxe e o discurso, o que a autora chama de uma quase-sintaxe, ou seja, a lingista reconhece que o tratamento do tpico no pode ser feito apenas do ponto de vista da estrutura gramatical, da sintaxe h uma necessidade de se recorrer ao discurso, aqui entendido como fala mais todo o contexto em que essa fala produzida. De modo geral, a breve passagem pelos autores supracitados permite tirar-se algumas concluses: a) a categoria tpico carece ainda de estudos mais detalhados que lhe dem conta no nvel sinttico, semntico, pragmtico, textual e discursivo; b) a categoria tpico pode ser analisada no nvel da sentena ou do texto; c) a categoria tpico pode ser analisada sob perspectiva distintas do Funcionalismo e at de perspectivas formais, sem que, no entanto, uma determinada anlise invalide as demais, como tenta fazer Pezatti. Os itens, ora, expostos so apenas minscula parte do leque de possibilidades de que dispe a lngua(gem) de modo geral e do tpico, em particular.

4. Referncias

1. CAMARA JR. J. M. Dicionrio de lingstica e gramtica. 24. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. 2. CAMARA JR. J. M. Problemas de lingstica descritiva. 18. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000. 3. CRYTAL, D. Dicionrio de Lingstica e Fontica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. 4. CUNHA. M. A. F da et al. Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: DP & A, 2003. 5. DECAT, M. B. N. Construes de Tpicos em Portugus: uma abordagem diacrnica luz do encaixamento no sistema pronominal: In: TARALLO, F. (org.). Fotografias Sociolingsticas. Campinas: Pontes, 1989.

16

REVISTA LETRA MAGNA Revista Eletrnica de Divulgao Cientfica em Lngua Portuguesa, Lingstica e Literatura - Ano 03- n.05 -2 Semestre de 2006 ISSN 1807-5193

6. DIK, S. C. Studies in Functional Grammar. London: Academic Press, 1980. 7. DIK. S. C. Functional Grammar. Dordrecht: Foris Publications, 1981a. 8. DILLINGER, M. Forma e funo na lingstica. DELTA. 1991. vol.7, n1: 395-408. 9. DUBOIS, J. et al. Dicionrio de lingstica. 9. ed. So Paulo: Cultrix, 1993. 10. GIVN, T. Functionalism and grammar. Amsterdam: John Benjamins, 1995. 11. LYONS, J. Linguagem e lingstica: uma introduo. Rio de Janeiro: LTC, 1987. 12. MARTELOTTA, M. E. e AREAS, E. K. A viso funcionalista da linguagem no sculo XX. IN: CUNHA. M. A. F da et al. Lingstica funcional: teoria e prtica. Rio de Janeiro: DP & A, 2003. p. 17-28. 13. MUSSALIM, F e BENTES, C. (Orgs). Introduo lingstica. So Paulo: Cortez, 2004. V. 3. 14. NASCIMENTO, M. Teoria gramatical e mecanismos funcionais do uso da lngua. DELTA, 1990. vol. 6, n1: 83-98. 15. NEVES, M. H. M. Gramtica funcional. So Paulo: Martins Fontes, 1997. 16. PEZATTI, E. G. A ordem de palavras em portugus: aspectos tipolgicos e funcionais. Araraquara, SP, 1992. Tese de Doutorado. 17. PEZATTI, E. G. e CAMACHO, R. G. Ordenao dos constituintes na sentena: uma interpretao funcional. So Paulo: Alfa, 1997. N 41(esp.), p 99-126. 18. PEZATTI, E. G. Constituintes pragmticos em posio inicial: distino entre tema, tpico e foco. So Paulo: Alfa, 1998. N 42, p. 133 -150. 19. PONTES, E. S. L. O tpico do portugus do Brasil. Campinas, SP: Pontes, 1987. 20. VALENA, P. J. da S. Sintaxe: forma ou funo? IN: MOURA, D. (Org). Reflexes sobre a sintaxe do portugus. Macei: EDUFAL, 2005. p. 189-213.

17

S-ar putea să vă placă și