Sunteți pe pagina 1din 15

MDULO 10

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

Caro estudante,
Queremos lhe dar as boas-vindas e cumpriment-lo pela oportunidade de participar dessa modalidade de ensino-aprendizagem presente no currculo do curso que escolhestes estudar. Voc est participando de um momento importante na instituio e no nosso pas, pois a Educao a Distncia EAD est se expandindo cada vez mais, por ser uma modalidade que busca atender as novas demandas educacionais decorrentes das mudanas na nova ordem econmica mundial. As caractersticas fundamentais da sociedade contempornea que tm impacto sobre a educao so, pois, maior complexidade das relaes scio-produtivas, uso mais intenso de tecnologia, redimensionamento da compreenso das relaes de espao e tempo, trabalho mais responsabilizado, com maior mobilidade, exigindo um trabalhador multicompetente, multiqualificado, capaz de gerir situaes de grupo, de se adaptar a situaes novas e sempre pronto a aprender. Em suma, queremos que a partir do conhecimento das novas tecnologias de interao e do estudo independente, voc, caro estudante, torne-se um profissional autnomo em termos de aprendizado e capaz de construir e reconstruir conhecimentos, afinal esse o trabalhador que o mercado atualmente exige. Dessa forma, participe de todas as atividades e aproveite ao mximo esse novo tipo de relao com os seus colegas, tutores e professores, e nos ajude a construir uma FATE e uma sociedade cada vez melhor.
Malverique Neckel Diretor Acadmico FATE

A Importncia da Disciplina de Metodologia Cientfica


Apresentao: Este Mdulo tem como objetivo abordar a importncia da Disciplina de Metodologia Cientfica como ferramenta fundamental no desenvolvimento de produes cientficas pelos alunos que ingressam nas universidades e ao longo do curso so estimulados a desenvolver trabalhos cientficos como parte dos requisitos de avaliao.

A Importncia da Disciplina de Metodologia Cientfica O termo Metodologia significa [...] estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer cincia (DEMO, 1995, p. 11). Ainda, segundo Demo (1995), a metodologia uma disciplina que instrumentaliza quanto aos procedimentos a serem tomados na pesquisa, possibilitando acesso aos caminhos do processo cientfico. Pode-se dizer ainda que a Metodologia Cientfica significa estudo dos mtodos ou da forma, ou dos instrumentos necessrios para a construo de uma pesquisa cientfica; uma disciplina a servio da Cincia. O conhecimento dos mtodos que auxiliam na elaborao do trabalho cientfico (LISTON e SILVA). Ou melhor, dizendo, a complexidade do mtodo fez dele uma disciplina denominada metodologia. Metodologia cientifica o estudo dos mtodos de conhecer. Trata-se de mtodos de buscar o conhecimento, uma forma de pensar para se chegar natureza de um determinado problema, seja para explic-lo ou estud-lo. O mtodo cientfico entendido como o conjunto de processos orientados por uma habilidade crtica e criadora voltada para a descoberta da verdade e para a construo da cincia hoje, a pesquisa constitui seu principal instrumento ou meio de acesso (CERVO e BERVIAN, 2002). Severino (2000, p.18) define Metodologia como: [...] um instrumental extremamente til e seguro polticos para e a gestao aos que [...] de uma postura educao ou lgicos, amadurecida universitria frente problemas nossa So tcnicos cientficos, instrumentos

filosficos enfrenta.

operacionais, sejam eles

mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na cincia, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, o objetivo intrnseco do ensino e da aprendizagem universitria.

De acordo com Marconi e Lakatos(2003): A Metodologia Cientfica, mais do que uma disciplina, significa introduzir o discente no mundo dos procedimentos sistemticos e racionais, base da formao tanto do estudioso quanto do profissional, pois ambos atuam, alm da prtica, no mundo das ideias. Podemos afirmar at: a prtica nasce da concepo sobre o que deve ser realizado e qualquer tomada de deciso fundamenta-se naquilo que se afigura como o mais lgico, racional, eficiente e eficaz. (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 17 ). O conhecimento importantssimo para todos os segmentos da humanidade, tornou-se valioso, pois quem o domina pode ter acesso a inmeras oportunidades. (TEIXEIRA, 2010apudSANTOS, 2013).Vieira et al. (2003), aponta que o conhecimento tomou propores que vo alm dos limites das instituies de ensino ou do que o professor pode dispor, podendo ser construdo em vrias formas e lugares. Dentre as necessidades porque passa o ensino para favorecer uma maior participao efetiva dos alunos, podemos destacar a motivao. Observa-se que h nos estudantes, uma dificuldade de entender o processo de construo do conhecimento, proposto na disciplina metodologia cientfica, o que dificulta a participao ativa do estudante no processo de ensino/aprendizagem e, conseqentemente, desenvolver plenamente sua futura atividade como profissional (PEREIRAetall, 2007). Segundo Listone Silva (2013), percebe-se que ao longo do ano acadmico os discentes se encontram diante de muitas dificuldades para cumprir as exigncias do TCC, provavelmente, em decorrncia de uma formao deficiente na formao bsica. Esse fato refletido quando os acadmicos esto cursando o ltimo ano do curso de graduao.

Muitos deles no conhecem as normas mais elementares para a elaborao de um texto cientfico, tais como: desenvolvimento e estrutura do trabalho (Pr-projeto), padres de redao, procedimentos para se fazer pesquisas bibliogrficas, seleo e organizao da leitura das obras, construo de citaes diretas e indiretas, bem como sobre o propsito de inclu-las no corpo do prprio texto. De acordo com Listone Silva (2013), essas dificuldades podem ser a causa de uma grande aflio para estes alunos, que muitas vezes podem lev-los ao desnimo e, at mesmo, a desistncia do curso, quando os mesmos tm a conscincia que no decorrer do perodo acadmico no conseguiram entender o real valor da disciplina de Metodologia Cientfica, ministrada ao longo dos Cursos. Segundo Incio Filho (2003apudMAIA, 2008), os alunos tm grande dificuldade na elaborao detrabalhos de forma sistemtica e eficiente, repetindo sempre noes de pesquisa que trazem do ensino bsico. Tais noes, por no diferirem do senso comum, induzem estes sujeitos a tomarem experincias por experimento e pesquisa por cpias, como se os termos fossem sinnimos.Portanto, necessrio o estmulo de reflexes que subsidiem a formao de umaconscincia crtica fundamentada, capaz de influir na educao. Diante do exposto de suma importncia questionar: de que forma a disciplina de Metodologia Cientfica pode ajudar os alunos de nvel superior a superar as suas dificuldades na hora de elaborar uma produo cientfica? (MAIA, 2008). Ainda de acordo com Maia (2008), a preparao, a redao e a apresentao de trabalhos cientficos envolvem um grande nmero de questes de natureza tcnica e esttica, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleo da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, alm da obedincia a certas normas de redao e apresentao do texto final.

A Metodologia Cientfica ir abordar as principais regras da produo cientfica para alunos dos cursos de graduao, fornecendo uma melhor compreenso sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produes. Um dos grandes mritos desta disciplina, na opinio de Neves (2013), : a reflexo sobre a inconstncia do

conhecimento, pois permite a compreenso da necessidade do ser humano produzir perguntas e respostas relacionadas s dvidas e questionamentos postos, objetivando a interpretao e a explicao da realidade, das coisas e dos fenmenos. Neste sentido, o conhecimento que hoje ns validamos, amanh podemos refut-lo, constituise num aspecto fantstico que se traduz na sua prpria inconcluso do ser, na ideia do provisrio. Isso nos remete ao campo da produo das explicaes e das verdades. comum os alunos e alunas terem um conceito de verdade absoluto, uma nica referncia. No processo de leituras e debates a desconstruo destas ideias, algo que se torna inevitvel. Ainda segundo Neves (2013), o objetivo principal ao ministrar esta disciplina o de apresentar instrumentos necessrios para a realizao de trabalho de pesquisa objetivando a construo do conhecimento dos acadmicos de forma a favorecer-lhes uma leitura e escrita mais eficiente, pesquisa e redao com embasamento cientfico elaborados segundo as tcnicas da ABNT.

Considerando as necessidades de aprendizagens postas, propomos como contedos a serem discutidos e apropriados, os seguintes: a importncia da leitura, as normas da ABNT, as tcnicas para elaborao dos trabalhos de graduao, as partes que compe um trabalho dessa natureza, os mtodos e tcnicas, o trabalho de campo (SEVERINO, 2000), o projeto de pesquisa (GIL, 2004), o correspondente relatrio de pesquisa, a produo do artigo cientfico, a resenha, fichamento e o resumo (MEDEIROS, 2003). O contedo da disciplina Metodologia Cientfica pode ser classificado como conceitual e procedimental, uma vez que no basta memorizar as aes ou as normas da ABNT sem uma construo de sentidos, pois preciso compreender sua lgica de funcionalidade, bem como, realizar as etapas - que comporta o saber fazer para isso as condies de aprendizagem so: a reflexo sobre a ao que o sujeito est fazendo, a exercitao constante, preciso fazer uso deste conhecimento com frequncia e a descontextualizao saber aplicar em outras situaes que se apresenta como necessidade (ZABALA, 2001apud NEVES, 2013). Tendo claro esta questo, que os alunos aprendero a fazer, fazendo em um contexto pleno de significados, que temos propiciado espaos onde os alunos, tm oportunidade de realizar atividades num processo experimental a partir dos textos das outras disciplinas, como o exerccio de sublinhar textos, produzir esquemas e resumos, montar um trabalho exigido na graduao considerando as normas da ABNT, entre outros. As bases epistemolgicas da disciplina de metodologia cientfica contribuem fundamentalmente para a racionalizao de todos os processos a serem utilizados pela cincia, permitindo a apreciao e a anlise dos respectivos fundamentos cientficos e filosficos da Teoria do Conhecimento. No entanto, o estudo de metodologia cientfica nas universidades raramente bem aceito pelos alunos.

As perguntas cruciais advm do por que e para que estudar tantas regras, tantos detalhes, indicaes rgidas para digitao e formatao do texto, que parecem cercear a liberdade do aluno em pensar e escrever sem nenhuma exigncia metodolgica (FALCO, 2011). Ainda, conforme descrito por Falco (2011), entende-se que o objetivo primordial da metodologia cientfica no seja apenas de colocar disposio do aluno um elenco e regras, s quais ele deveria se ate para produzir o seu saber. No existem caminhos pr-traados que nos conduzam inexoravelmente verdade, ou garantam necessariamente a descoberta do novo. Consideramos que a metodologia pode, entretanto, contribuir no sentido de oferecer pontos de vista que tornem possvel uma discusso crtica sobre a cincia, e de sugerir parmetros que propiciem uma avaliao dos resultados da produo cientfica. Somos, alm disso, de opinio que uma metodologia se alia, naturalmente, a uma reflexo filosfica mais ampla acerca do homem construtor do saber cientfico do qual todo conhecimento depende e para o qual todo saber gerado. Conforme salienta Ruiz (1985): O objetivo da Metodologia Cientfica tomar os neo-universitrios pela mo e caminhar ao seu lado, acompanhando-os em seus primeiros passos de vida universitria, indicando o caminho certo na procura do saber superior,iluminando problemas para que melhor possam v-los a assumir e a desenvolver hbitos de estudo e tcnicas de trabalho que tornem realmente produtivos os anos de vida universitria, to preciosos e, no raro, to mal aproveitados. (RUIZ, 1985, p.16). Aps todas as definies acima, resta-nos tentar responder a seguinte pergunta:

Por que estudar Metodologia Cientfica? Qual sua finalidade e importncia? A Metodologia Cientfica, enquanto disciplina, objetiva: a) capacitar o aluno para a organizao de seus estudos na universidade; b) capacitar para elaborao de trabalhos acadmico-cientficos; c) distinguir Cincia de outras formas de conhecimentos; d) entender a importncia da Cincia para a compreenso da realidade; e) entender o que mtodo cientfico, seus tipos e procedimentos; f) capacitar o aluno para que, a partir da ao-reflexo-ao, produza conhecimentos; g) desenvolver o esprito crtico, tico, reflexivo, analtico, sistemtico, investigativo, criativo, curiosidade, indagador, questionador e gosto pela pesquisa e estudos. Com a Metodologia Cientfica voc est aprendendo a aprender. Em outras palavras, a disciplina que confere os caminhos necessrios para o auto-aprendizado em que o aluno o sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. Ela baseada na apresentao e exame de diretrizes aptas a instrumentar o universitrio no que tange ao estudo e ao aprendizado. A Metodologia Cientfica, enquanto disciplina, deve possibilitar ao aluno aprender a estudar e a elaborar os trabalhos acadmico-cientficos, de acordo com os procedimentos e normas metodolgicas, e normas oficializadas por instituies especializadas. Ela no s deve transmitir conhecimentos, mas possibilitar ao aluno a relao teoria e prtica e a produzir conhecimento (Unit online, 2013).

Atividades de Aprendizagem O Mdulo X apresentou a importncia da Disciplina de Metodologia Cientfica para o aluno que est cursando o Ensino Superior. Pode-se observar que, a metodologia uma disciplina que instrumentaliza quanto aos procedimentos a serem tomados na pesquisa, possibilitando acesso aos caminhos do processo cientfico, alm disso, ela visa, tambm, promover questionamentos acerca dos limites da cincia sob os aspectos da capacidade de conhecer e de interferir na realidade. Vamos conferir se voc teve bom entendimento do que foi abordado! Para saber, responda a atividade proposta. Caso ainda tenha alguma dvida, faa uma leitura cuidadosa dos conceitos ainda no entendidos ou, se achar necessrio, entre em contato com seu tutor. - Leia a frase abaixo e depois verifique se voc tem argumentos para descrever a respeito: Levando em considerao as

dificuldades vivenciadas pelos que ingressam no nvel superior, a Metodologia Cientfica d suporte tcnico, terico e metodolgico para as produes acadmicas e mais que forem ao desenvolvidas durante o curso, pois apontar caminhos seguros simples acadmico na construo de conhecimento. Leia o artigo: MAIA, R. T. A importncia da disciplina de metodologia cientfica no desenvolvimento de produes acadmicas de qualidade no nvel superior. Revista Urutgua. Revista acadmica multidisciplinar (DCS/UEM).n 14 dez.07/jan./fev./mar.2008. Quadrimestral. Maring. Paran.

10

O entendimento deste artigo cientfico ser necessrio para responder o Questionrio, que est disponvel a voc como Atividade do Mdulo X. Caros Alunos, Nosso objetivo principal ao ministrar esta disciplina foi o de apresentar instrumentos necessrios para a realizao de trabalho de pesquisa objetivando a construo do conhecimento dos acadmicos de forma a favorecer-lhes uma leitura e escrita mais eficiente, pesquisa e redao com embasamento cientfico elaborados segundo as tcnicas da ABNT. Considerando as necessidades de aprendizagens postas, propomos como contedos a serem discutidos e apropriados, os seguintes: a importncia da leitura, a ABNT e as NBR, as tcnicas para elaborao dos trabalhos de graduao, as partes que compe um trabalho dessa natureza, os mtodos e tcnicas, o trabalho de campo (SEVERINO, 2000), o projeto de pesquisa (GIL, 2004), o correspondente relatrio de pesquisa, a produo do artigo cientfico, a resenha, fichamento e o resumo (MEDEIROS, 2003).

11

Referencias
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Cientfica. 5. ed. So Paulo: Pearson Practice Hall, 2004. DEMO, P. Metodologia cientfica em cincias sociais. 3 ed, So Paulo, Atlas, 1995. FALCO, P. H. B. O ensino da disciplina metodologia cientfica atravs de mapas conceituais e do diagrama do conhecimento. V Colquio Internacional: Educao e Contemporaneidade. So Cristovo Se, Br. 2011. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A.. Fundamentos de metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2003. LISTON, P. C.; SILVA, M. I. A importncia da disciplina de metodologia cientfica na elaborao do Trabalho de Concluso de Curso - TCC nos cursos de graduao. Acesso em: Fev/2013. Disponvel em: <http://www.fecra.edu.br/controle/paginasrevista/ed1/a_importancia_da_disciplina_de_metodologia_cientifica_na_el aboracao_do_trabalho_de_conclusao_de_curso__tcc_nos_cursos_de_graduacao.pdf> MAIA, R. T. A importncia da disciplina de metodologia cientfica no desenvolvimento de produes acadmicas de qualidade no nvel superior. Revista Urutgua. Revista acadmica multidisciplinar (DCS/UEM).n 14 dez.07/jan./fev./mar.2008. Quadrimestral. Maring. Paran. Metodologia Cientfica: Ambiente de Aprendizagem Virtual AVA. Apostila Unit. Acesso: <http://ava.unit.br/dokeos/conteudo/pdf/mc_u01_t01.pdf> NEVES, J. G. Metodologia Cientfica ou a dor e a delcia de aprender a ler e escrever na graduao. Revista Partes. Ano V. Fev. 2007. maro/2013.

12

PEREIRA, T. R. D. S.; ANJOS, T. D. S.; GUIMARES FILHO, A. B.; SANTOS, A. O. A importncia da disciplina metodologia cientfica e tecnolgica da produo no curso de engenharia de produo civil na uneb estudo de caso. In: XXXV Congresso Brasileiro de Educao em Engenharia (COBENGE), 2007. RUIZ, J. . Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. So Paulo, Atlas, 1985. SANTOS, A. R. A.A Importncia da Metodologia Cientfica para Estudantes no Contexto Universitrio. Acesso em: Maro/2-13. Disponvel em <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/importancia-metodologiacientifica-para-estudantes-contexto-universitarios.htm> SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez, 2000.

13

14

S-ar putea să vă placă și