Sunteți pe pagina 1din 4

INFORMATIVO SOBRE A CONSTRUO DO PPA Plano Plurianual (PPA)

O Plano Plurianual de um municpio o instrumento de planejamento estratgico de suas aes, contemplando um perodo de quatro anos. Por ser o documento de planejamento de mdio prazo, dele se derivam as Leis de Diretrizes Oramentrias e as Leis de Oramento Anuais. O Plano Plurianual define as diretrizes, os objetivos e metas da administrao pblica para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. Estas despesas sero planejadas atravs das aes que integraro os Programas do PPA, exceo do servio da dvida (amortizao e encargos) e de outros encargos especiais, bem como da reserva de contingncia. 1. Legislao O PPA j estava previsto em artigos da Constituio Federal de l988: - art.165, onde se dispe sobre o contedo do PPA (1). Pelo 9 deste mesmo artigo, caber a lei complementar dispor sobre a vigncia, os prazos, a elaborao e a organizao do PPA, da LDO e da LOA; - art.166, 3, inciso I, onde se prev que as emendas ao Projeto da LOA ou aos projetos que modifiquem o este oramento somente podem ser aprovadas caso sejam compatveis com o PPA e com a LDO; - art.167, 1, onde se veda o incio de investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro, sem que tenha sido includo no PPA ou previsto em lei especfica; - art.35 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, que trata da regionalizao das aplicaes. 2. Objetivos Os principais objetivos do PPA so: - Definir, com clareza, as metas e prioridades da administrao bem como os resultados esperados; - organizar, em Programas, as aes de que resulte oferta de bens ou servios que atendam demandas da sociedade; - estabelecer a necessria relao entre os Programas a serem desenvolvidos e a orientao estratgica de governo; - nortear a alocao de recursos nos oramentos anuais, compatvel com as metas e recursos do Plano; - facilitar o gerenciamento das aes do governo, atribuindo responsabilidade pelo monitoramento destas aes e pelos resultados obtidos; - integrar aes desenvolvidas pela Unio, Estado e governo local; - estimular parcerias com entidades privadas, na busca de fontes alternativas para o financiamento dos programas; - explicitar, quando couber, a distribuio regional das metas e gastos do governo; - dar transparncia aplicao de recursos e aos resultados obtidos. O PPA deixa de representar um documento elaborado apenas para cumprir obrigaes legais. O alcance dos objetivos do Plano requer, portanto, que: - haja compatibilidade entre a orientao estratgica do governo, as possibilidades financeiras do municpio e a capacidade operacional dos diversos rgos/entidades municipais; - esteja integrado com as Leis de Diretrizes Oramentrias, as Leis Oramentrias Anuais e com a execuo do oramento; - seja monitorado e avaliado, para o que se definiro, a cada Programa, gerentes responsveis pela gesto de cada programa ; - seja revisto, sempre que se fizer necessrio. 3. O Ciclo de Gesto do Plano Plurianual

A atividade de planejamento se desenvolve de forma contnua, cada fase se constituindo em fonte de orientao para os passos seguintes. O ciclo de gesto do PPA compreende, alm da elaborao do Plano, a implantao dos Programas que o constituem e seu monitoramento, bem como a avaliao e reviso do Plano. A elaborao do PPA ser seguida pela discusso no mbito do Legislativo. Aprovado o Plano, inicia-se sua implantao. fundamental que, desde a elaborao, se tenha claro o modelo de gesto deste Plano. 3.1 Elaborao - processo de construo da base estratgica e de definio dos Programas e aes, atravs dos quais se materializar a ao do governo. O PPA elaborado ser apresentado sob a forma de Projeto de Lei, para discusso com o Legislativo; 3.2 Implantao - a operacionalizao do Plano aprovado, atravs de seus Programas, onde a disponibilizao de recursos, atravs dos oramentos anuais, tem carter fundamental. 3.3 Monitoramento - processo de acompanhamento da execuo das aes do Programa, visando obteno de informaes para subsidiar decises, bem como a identificao e a correo de problemas. 3.4 Avaliao - o acompanhamento dos resultados pretendidos com o PPA e do processo utilizado para alcan-los. A avaliao do Plano buscar aferir at que ponto as estratgias adotadas e as polticas pblicas desenvolvidas atendem as demandas sociedade, que nortearam a elaborao dos Programas integrantes do PPA. 3.5 Reviso - processo de adequao do Plano s mudanas internas e externas da conjuntura poltica, social e econmica, por meio da alterao, excluso ou incluso de Programas. A reviso do PPA resulta dos processos de monitoramento e avaliao. 4. Plano Plurianual - Elementos Essenciais De acordo com a metodologia aqui apresentada, o PPA compe-se de: 4.1 Base Estratgica - compreende a avaliao da situao atual e perspectivas para a ao municipal, com o objetivo de subsidiar a definio da orientao estratgica do governo; 4.2 Programas - so os instrumentos de organizao da ao governamental para enfrentar um problema. Os programas tm objetivos, voltados para atender demandas de um pblico-alvo. importante, portanto, que o problema seja identificado pela sociedade e no no interior da instituio O alcance destes objetivos ser avaliado por meio de indicadores. Os Programas dividem-se em: - finalsticos - resultam em bens ou servios ofertados diretamente populao; e - de apoio administrativo - contempla as despesas de natureza tipicamente administrativa, que, embora contribuam para a consecuo dos objetivos dos outros programas, no so passveis de apropriao a estes programas. 5. Contedo do PPA O documento final, elaborado a partir do roteiro a seguir, ter a seguinte composio: - MENSAGEM Avaliao da situao atual e perspectivas para a ao municipal. Sntese da orientao estratgica, elencando os macroobjetivos e explicitando os critrios utilizados na projeo da receita e a o impacto de restries de ordem legal sobre o planejamento oramentrio. - PROJETO DE LEI O texto do Projeto de Lei dever conter disposies sobre:

o perodo abrangido pelo Plano, legislao aplicada e seu contedo bsico; encaminhamento de eventuais alteraes nos Programas que compem o PPA; encaminhamento de mudanas em aes que compem os Programas do PPA; avaliao peridica do Plano, estabelecendo prazo para seu envio Cmara de Vereadores; reviso do PPA, dispondo sobre a atualizao peridica do Plano.

O Anexo ao Projeto de Lei dever conter: os Programas e aes que compem o PPA, apresentados em quadros resumo, classificados de acordo com diferentes categorias, como macroobjetivos, funo, subfuno. 6. Etapas da Elaborao do PPA 6.1 Elaborao da Base Estratgica - A elaborao da base estratgica, coordenada pela UCP (SEPLOC), compreende: avaliao da situao atual e perspectivas para a ao municipal sobre a cidade, a cargo da UCP (SEPLOC), levantamento, pelos dirigentes municipais, das aes em andamento em sua rea e das demandas da populao por novas aes. Os dirigentes devero explorar as possibilidades de compartilhamento de responsabilidades com o Estado e a Unio e de ao conjunta com outros municpios para a resoluo de problemas comuns. participao popular, que acontece em paralelo com a avaliao da situao atual, e ser conduzida de acordo com a orientao poltica de cada Prefeitura; avaliao de restries legais ao planejamento oramentrio: vinculaes de receitas, limites de gastos e outras, orientao estratgica do Prefeito e definio dos macroobjetivos da administrao municipal. definio dos recursos disponveis por rgo/entidade.

- Definio de Programas A definio dos Programas que integraro o PPA se inicia na fase anterior, de estruturao da Base estratgica, com o levantamento preliminar, por rgo/entidade, das aes em andamento e das novas aes propostas, servindo como um dos insumos para que o Prefeito possa definir sua orientao estratgica. definio dos Programas pelos rgos/entidades, adequando-os aos recursos disponveis e orientao estratgica dos dirigentes de rgos/entidades (a cargo das unidades setoriais).

A definio dos Programas que integraro o PPA se encerra com a consolidao e validao dos Programas finais que comporo o Plano, apresentada pela UCP(SEPLOC) ao Prefeito para ajustes finais. O importante que, ao final de sua elaborao, o PPA indique com clareza a orientao do governo, de forma a preservar sua compatibilidade com a LDO e LOA.

Equipe SEPLOC

S-ar putea să vă placă și