Sunteți pe pagina 1din 16

Doena mental e cura na Umbanda 1

Prof. Dr. Jos Guilherme Cantor Magnani Departamento de Antropologia da Universidade de So Paulo

INTRODUO.

Dona Teresa estava louca. Alm de h muito tempo no realizar mais as tarefas domsticas, quando tinha seus acessos assumia atitudes muito estranhas: no meio da noite saa seminua a provocar os homens em bares, fazia as necessidades fisiolgicas por toda a casa, entrava em supermercados, onde enchia o carrinho de mercadorias e, na hora de pagar, atirava-os para o alto, aos gritos. No conseguia mais dormir e perdera a memria: no reconhecia nem mesmo os prprios filhos. Seus familiares tinham experimentado de tudo, sem sucesso. Internada em diversos hospitais psiquitricos, onde fora submetida aos tratamentos habituais, apresentava ainda sinais e feridas causados pelas ataduras com que era sujeitada, cada vez que entrava em estado de agitao. J sem esperana, marido e filhos resolveram, ento, seguir a indicao de um conhecido e a levaram ao terreiro de umbanda "Tenda de Umbanda Caboclo Trovejeiro" da me de santo "madrinha" Lourdes, localizado em Pirituba, bairro de periferia na zona oeste da cidade de So Paulo. Como este, so incontveis os casos de pessoas que, por motivo de doena, conflitos familiares, questes afetivas, problemas econmicos e distrbios psquicos, recorrem aos cultos denominados afro-brasileiros - entre os quais se enquadra a Umbanda - em
A publicao deste texto deveu-se ao interesse de Luiz Henrique de Toledo, que me convenceu a fazlo, apesar de algumas resistncias iniciais que precisam ser explicitadas at para que se possa entender a prpria estrutura do artigo. Ele tem como base uma pesquisa que coordenei, na dcada de 80, com auxlio financeiro da Fundao Oswaldo Cruz e cujo responsvel institucional foi o mdico psiquiatra Uraci Simes Ramos. O relatrio final, que nunca foi publicado, tinha como sub-titulo: "subsdios para uma proposta de estudo comparativo entre a prtica mdica oficial e prticas alternativas" e trazia os dados de campo colhidos em vrios terreiros de umbanda na cidade de So Paulo. Utilizei parte das observaes, entrevistas e anlise num texto didtico que circulava entre alunos e que, posteriormente, foi atualizado e tomou o formato de artigo. Essa verso, entretanto, nunca foi publicada, pois eu queria localizar a paciente tratada pela me-de-santo e incluir seu depoimento, aps o processo aqui descrito, com o propsito de cotej-lo com o discurso de madrinha Lourdes; infelizmente, nunca consegui localizar dona Teresa. Ainda acho que o texto fica incompleto sem a comparao; no entanto, fui convencido de que, apesar de datado e marcado por essa limitao, valeria a pena divulg-lo na medida em que mostra, ao menos em parte, a lgica da cura no contexto ritual e doutrinrio da umbanda em uma de suas vertentes.
1

busca de alvio para as mazelas do corpo e aflies da alma. As dimenses deste fenmeno - para muitos, indicativo do grau de atraso, abandono e ignorncia das camadas mais baixas da populao - podem ser avaliadas pelo nmero de casas de culto: s no municpio de So Paulo, e contando apenas os devidamente registrados, existem atualmente cerca de 18.000 terreiros de umbanda, candombl e centros espritas 2. Mulher com xale. Vincent Van Gogh - 1883 - Fonte: www.cnn.com A disseminao destas e outras formas de religiosidade popular tem levado alguns estudiosos a vincul-la s condies de vida da populao de baixa renda nos grandes centros urbanos. Sujeita a uma intensa rotatividade no mercado de trabalho, confinada a bairros de difcil acesso e carente dos recursos mais essenciais, essa populao v-se compelida a montar estratgias capazes de articular os escassos rendimentos com suas necessidades bsicas, a fim de garantir a sobrevivncia. Uma dessas estratgias seria fornecida pelo atendimento oferecido por diferentes cultos religiosos que constituem de certa forma uma alternativa deficiente rede pblica hospitalar. Cabe assinalar, contudo, que no apenas pessoas oriundas dos estratos mais pobres freqentam os centros umbandistas. A presena de membros das camadas mdias, por exemplo - evidentemente com acesso aos servios mdicos convencionais - torna insuficiente a explicao do florescimento de tais cultos por fatores como a pobreza ou ignorncia de seus freqentadores. Certamente ligada insegurana produzida pelas duras condies de vida, a resposta mgico-religiosa a problemas como desemprego, perturbaes mentais, doenas fsicas, dificuldades na relaes interpessoais, etc., no se restringe busca de soluo para questes concretas e imediatas: quando se recorre s prticas religiosas, busca-se algo mais. A religio, antes de mais nada, oferece um conjunto de certezas que constituem pontos de referncia diante da imprevisibilidade da vida cotidiana. Se nem sempre evita o sofrimento, torna-o inteligvel, d-lhe um significado. Princpio integrador de acontecimentos que em sua incoerncia se apresentam como insuportveis, propicia a introduo de uma ordem no caos. E aqui onde reside uma diferena fundamental entre a prtica mdica oficial e as prticas alternativas, particularmente as que se
2

Este dado foi levantado por Negro, 1996 e aproximativo, pois tem como base informaes oficiais colhidas em cartrios de registro. H, porm, muitos locais de culto que no so registrados e nem todos que fecham fazem a devida comunicao.

vinculam a sistemas religiosos como o caso da Umbanda. Enquanto a primeira tende cada vez mais especializao e tecnificao - separando, dividindo, classificando estas ltimas oferecem um princpio integrador. Analisar a composio qumica das folhas, razes e ervas empregadas em banhos e infuses; estudar o papel teraputico da msica e da dana; entender o fluxo energtico contido nos passes e defumaes - elementos utilizados pelas prticas curativas umbandistas - se de um lado podem trazer algum conhecimento sobre sua eficcia deixam, contudo, escapar o essencial: essa, com efeito, reside menos nas propriedades dos objetos e gestos mobilizados durante os rituais do que na referncia a um sistema mais abrangente que, antes de mais nada, define o que doena e fundamenta as prticas de cura. Pensar, pois, a questo da doena e da cura no interior do culto umbandista implica levar em considerao sua cosmologia, seu ritual, a prtica de seus agentes. Portanto, antes do relato do tratamento da dona Teresa, fazem-se necessrias alguma referncias ainda que sumrias sobre os fundamentos da Umbanda.

UMBANDA: PRINCPIOS E FUNDAMENTOS

No cabe, nos limites deste artigo, uma descrio pormenorizada da religio umbandista, principalmente porque isto implicaria expor e analisar os complexos laos que mantm com outras religies e cultos que lhe serviram de matrizes, no passado, e com aqueles com que estabelece, no presente, relaes de troca ou competio. Limitarme-ei, por conseguinte, aos elementos que permitiro o entendimento do seu sistema de classificao das doenas e do prprio ritual mobilizado na cura de dona Teresa. Tal como ocorre nos demais cultos de possesso que, em graus diferentes, esto em sua base, como o Candombl e o Espiritismo, a pedra angular da Umbanda a comunicao entre a esfera do sobrenatural e o mundo dos homens, atravs da incorporao das entidades espirituais num grupo e no corpo dos iniciados. Apresenta, contudo, algumas particularidades que a diferenciam daqueles cultos. No Candombl, por exemplo, as entidades - orixs - no so consideradas espritos de mortos, mas reis, princesas e heris divinizados que representam foras da natureza (Ians, os ventos, a tempestade; Iemanj, o mar; Osse, as folhas e plantas; Oxum, os rios e cascatas, etc.); atividades humanas (Oxossi, a caa; Ogum, a guerra e a metalurgia; Omulu, a medicina); virtudes e paixes (Xang, a justia, Oxum, o amor e o cime; Oxal, a sabedoria), etc., cujas aes se desenrolaram num tempo mtico 3.
3

Cabe lembrar que h diferenas entre as "naes" de candombl (quetu, angola, ijex, etc.) em relao ao panteo, denominaes das divindades e suas caractersticas; aqui tomo como referncia a verso mais conhecida do candombl quetu ou nag.

Na Umbanda, as entidades so considerados espritos de mortos que descem do astral onde habitam para o planeta terra - visto como lugar de expiao - onde, atravs da ajuda dos mortais, ascendem em seu processo evolutivo em busca da perfeio. Tal concepo, tributria da doutrina do carma, apresenta, contudo, algumas diferenas com relao ao Espiritismo kardecista 4: enquanto para este ltimo os espritos que descem nas sesses so individualizados e reconhecidos pela histria de suas vidas passadas, as entidades umbandistas constituem categorias mais genricas, onde a referncia vida pessoal substituda por representaes como, por exemplo, caboclos e pretos-velhos.

Perdida a lembrana dos traos individualizadores, os espritos de velhos escravos e ndios assumem o papel de antepassados de etnias africanas e indgenas, sendo representadas por uma srie de marcas correspondentes a uma viso que se generalizou atravs de tradies orais e da escrita: a figura altiva do ndio, amante da liberdade, popularizada pela corrente indianista da literatura romntica; o aspecto humilde do preto-velho, sbio e compreensivo com as misrias humanas e o sofrimento, viso idealizada sobre velhos escravos e escravas conhecedores de segredos, remdios e tambm poderosas magias empregadas contra os senhores brancos. Nos trs casos citados - Candombl, Espiritismo, Umbanda - o carter do transe diferente: no Candombl, ele regulado por um conjunto de mitos que contam as sagas dos deuses e que os iniciados repetem, atravs da coreografia, cnticos e roupas, representando assim, uma histria muito antiga, mtica. No Espiritismo kardecista, os mdiuns emprestam seu corpo, sua voz, sua matria, enfim, para que mortos possam continuar comunicando-se com os parentes, amigos, discpulos. Na Umbanda, o transe no nem estritamente individual nem propriamente uma representao com a profundidade dos mitos, mas a atualizao de fragmentos de uma histria mais recente atravs de personagens tais como foram conservados na memria popular: o caboclo Tupinamb, ou o pai Joaquim de Angola, quando descem, no so a representao deste ou aquele indivduo em particular, mas uma representao genrica e estereotipada de ndios brasileiros, escravos africanos e outros personagens liminares (Turner, 1974) presentes em diferentes contextos histricos e sociais brasileiros 5. As entidades umbandistas so, portanto, espritos de mortos - ainda que no individualizados - para quem a misso de ajudar os homens um meio de expiar faltas passadas de acordo com a doutrina do carma e assim progredir em busca da perfeio. Tem-se, assim, a crena na comunicao concreta e real entre o mundo dos vivos e dos mortos; estes o fazem em virtude da necessidade de evoluir espiritualmente, para o qu necessitam da materialidade do corpo fsico dos iniciados.

4 5

Que, por sua vez, tomou o termo da tradio hindusta. Como as entidades que representam boiadeiros, cangaceiros, ciganos, marinheiros, etc.

As entidades dividem-se, basicamente, em espritos de luz (ou da direita) e espritos no evoludos (ou da esquerda). Tanto uns como outros encontram-se em diferentes estgios de progresso espiritual: os mais atrasados na escala evolutiva, muito prximos ainda da matria so os exus, cuja representao iconogrfica os aproximaria da figura do diabo da tradio crist. No panteo do candombl, porm, Exu considerado o orix que estabelece mediao entre o mundo dos homens e o dos deuses: no evoca o mal, mas a ambigidade, a passagem, a comunicao. Na Umbanda, o correspondente feminino de exu a pomba-gira, que geralmente assume a forma estereotipada da prostituta 6.

Exus e pombas-gira so antes representaes coletivas do que espritos individuais; para se designar espritos de mortos individualizados usa-se o termo eguns. Estes, antes de iniciar seu processo evolutivo - neste caso considera-se que permanecem vagando, podendo inclusive afetar as pessoas - so nomeados pelo termo quiumbas. No provocam transe mas, como se ver, uma perturbao. Os espritos de luz, que trabalham na direita, quando baixam no terreiro e se apossam do corpo dos mdiuns, assumem posturas corporais e exibem adornos que permitem identificar sua origem: so os j citados caboclos, pretos-velhos, marinheiros, etc. Cada uma dessas categorias, agrupadas em linhas, atendem a pedidos especficos, "especializam-se" em determinadas doenas e problemas. Assim, por exemplo, exus e pombas-gira atendem a casos que envolvem dinheiro, sexo, desavenas de ordem afetiva; espritos de luz, como caboclos e pretos velhos no se envolvem com tal tipo de questes: do conselhos, receitam remdios de ervas e razes, insistem no fortalecimento espiritual, abrem caminhos. Tais categorias so fundamentais para se compreender a classificao das doenas, na Umbanda, e os processos de cura. Assim, costuma-se distinguir, em primeiro lugar, as doenas crmicas: so as decorrentes de uma provao pela qual a pessoa deve passar em razo de faltas no expiadas que seu esprito, do qual o corpo mero invlucro, tenha cometido em vidas anteriores. Neste caso resta apenas resignar-se porque da aceitao do sofrimento presente depende a evoluo do esprito rumo perfeio. Geralmente tal tipo de explicao aplica-se a enfermidades congnitas. Em alguns casos as perturbaes, tanto fsicas como mentais - fraqueza, desmaios, dores de cabea, vises, convulses - so consideradas no doenas propriamente ditas, mas sintomas de mediunidade. A pessoa que possui essa capacidade e no sabe, ou se sabe e no quer aceit-la pode sofrer uma srie de distrbios interpretados como resistncia a dar passagem entidade espiritual que a escolheu como instrumento para sua misso na terra.

Corruptela do termo quimbundo "bombongira"

H tambm perturbaes causadas por outras pessoas: so o resultado de influncias negativas por causa da inveja nas relaes afetivas, profissionais e tambm por causa de feitios e encantamentos encomendados por desafetos. Se no primeiro caso o malefcio interpretado como resultado de fluidos negativos, no segundo produzido diretamente pela manipulao de foras espirituais atravs de ritos e objetos mgicos. Finalmente, h as doenas causadas por encosto: no ltimo plano da escala evolutiva esto espritos ainda sem luz, os quiumbas, que vagam sem destino e podem apossar-se das pessoas (nas quais encostam). Quando isto acontece, essas pessoas ficam perturbadas, com dores de cabea, desmaios, compulso ao suicdio, tm convulses e at mesmo distrbios fsicos. Se o encosto chega a domin-las completamente, trata-se de uma obsesso: ele toma o lugar do esprito da pessoa o que pode acarretar perturbaes mais srias e at levar morte. Segundo as palavras de uma me-de-santo entrevistada,

"... os que vem com encosto, pra eles sair, deixam desmaiado... porque esses que s vezes esto doente, que no tem cura, que os mdicos esto procurando saber porque eles no esto com seu esprito, o esprito deles est vagando e o que est aquele companheiro morto, um guia ruim morto, e como que eles (os mdicos) vo achar, eles no podem achar, eles ficam procurando e dizem 'voc no tem nada', no tem nada naquela matria. Porque um esprito que est vagando, que est ali, no p dele... A Raimunda, ela passou dezessete dias nas (Hospital das) Clnicas, mal, mal, e os mdicos no estavam mais dando vida pra ela, ela s ficou boa quando fiz o levantamento dentro das Clnicas, chamei o esprito dela, tirei aquele que estava vagando com ela, trouxe pr c e fiz transporte aqui no terreiro mesmo, na gira, foi a que deu trs dias e ela recebeu alta: ela no abria os olhos, no falava mais. Enquanto no tirar (o esprito obsessor) pode at morrer, porque taca remdio sem aquela matria precisar, no ? a toma aqueles remdios, injeo, operao, duas, trs operao, eles queriam operar e eu disse no opera e dito e feito, no precisou, at hoje". (Gilda Alves, me-de-santo da "Tenda de Umbanda Caboclo Sete Flechas")

DOENA E CURA

Tendo em vista que para os umbandistas corpo e mente constituem uma unidade, pertencente ao mundo fsico e contraposta ao plano espiritual, csmico, a doena mental surge sempre no discurso sobre doena de forma geral. Encostos, faltas no expiadas em outras encarnaes, mediunidade no desenvolvida, ms influncias de terceiros, trabalhos feitos 7 - tudo isso pode acarretar perturbaes tanto no corpo como na mente. Por outro lado, sendo a terra "um planeta de trevas, de expiao, de sofrimentos, por isso o mal predomina nos espritos reencarnados neste mundo: somos imperfeitos, isto , somos maus, orgulhosos, odientos, vaidosos, vingativos, ciumentos,
7

No sentido mais corrente de feitio, encantamento com fins malficos.

invejosos e temos faltas a redimir provindas das encarnaes anteriores", de acordo com as palavras de um lder umbandista , a humanidade est sujeita a toda sorte de ms influncias que afetam as pessoas mais fracas, sem a cobertura e proteo dos guias. A existncia do mal no mundo, que para os adeptos mais intelectualizados da Umbanda resultado da posio inferior que a terra ocupa no plano evolutivo csmico, no discurso de pais e mes-de-santo de terreiros mais populares aparece vinculada a problemas muito concretos que afetam a vida de seus clientes: dificuldades econmicas, conflitos familiares, desemprego, e outros:

"...s vezes est desempregado, j est biruta, falando sozinho, a a gente diz: 'Filho, voc precisa de arrumar um emprego, eu vou arrumar pr voc um emprego' - j fica alegre, no outro dia volta, eles chegam com a carteira (profissional), os orixs benzem aquela carteira, eles saem com aquela f e arruma no mesmo dia, no outro dia volta a trabalhar, j ento deixa de pegar a loucura, porque j vai trabalhar, e no pensa mais nisso" (Gilda Alves, me-desanto).

Neste caso, a doena mental, ainda que sempre referida ao plano espiritual, no est diretamente vinculada interferncia dos fatores sobrenaturais, mas conseqncia de conflitos e dificuldades bem prosaicos. Nos terreiros mais populares no h a preocupao globalizante do discurso dos intelectuais umbandistas que procuram relacionar tudo ao plano csmico e para quem a desordem se situa no desajuste entre este plano e a esfera dos mortais. Mais colados ao cotidiano de seus consulentes, seu mvil menos a coerncia doutrinria que a busca de alvio para os problemas concretos e existenciais daqueles que os procuram. A primeira concluso a que se pode chegar sobre o carter da doena na concepo e prtica umbandistas que as perturbaes, sejam fsicas ou mentais, esto sempre relacionadas com o plano espiritual: de forma explcita, no discurso dos intelectuais e dirigentes da Federaes Espritas, portadores de uma doutrina mais elaborada; nos terreiros mais populares essa relao mais difusa e fragmentria. Algumas, como as doenas de origem crmica e as perturbaes consideradas sintomas de mediunidade, so diretamente produzidas pela interferncia do plano csmico na vida dos mortais. As doenas decorrentes de encostos, trabalhos feitos e fluidos negativos de outras pessoas, ainda que induzidos pela ao de terceiros, de uma forma ou outra passam pela mediao da esfera espiritual: o encosto a alma de algum morto, geralmente prximo ao enfermo (parente, colega) que por ignorncia ou vingana apossa-se dele; os trabalhos feitos supem manipulao de foras e entidades espirituais atravs de determinados ritos e as ms influncias so consideradas irradiaes fludicas malficas. Vejamos mais de perto o caso das perturbaes produzidas por encostos. Aparecem repentinamente: a pessoa est bem e, de um momento para outro, comea a ter vises,

idias compulsivas de suicdio, surtos temporrios de loucura - brigas com familiares, acessos de fria com quebra de objetos em casa - ou acometida inexplicavelmente por algum mal fsico. A primeira providncia a ser tomada identificar que tipo de esprito est encostado, pois o processo da cura depender de sua natureza: geralmente entram na categoria de quiumbas, isto , espritos sem luz, atrasados. Pertenceram a pessoas que se dedicaram, na terra, a fazer o mal e por isso depois da morte ficam vagando sem descanso. Nem sempre so associados a pessoas que em vida tiveram alguma relao com o doente. Uma vez identificados - o que implica nome-los - e satisfeitos seus pedidos de tabaco, aguardente ou comida pois, como se viu, so considerados espritos ainda muito prximos da matria, devero ser afastados. O processo de expulso inclui uma srie de ritos conforme o grau de domnio do encosto sobre a pessoa. Se a possesso no total, podem ser suficientes alguns gestos rituais, os passes: o paciente - descalo e desprovido de objetos de metal - rodeado pelos mdiuns incorporados com suas entidades que passam vigorosamente as mos pelo seu corpo, de alto a baixo, da cabea aos ps; do-lhe baforadas de tabaco, fazem-no girar sobre si mesmo, sacodem seus braos, etc. Se o esprito resiste, insistindo em habitar e perturbar aquela pessoa, faz-se um descarrego ou desobsesso. O ritual varia de terreiro para terreiro, mas o processo consiste em transferir o encosto do corpo do afetado para o do mdium, que atua como uma correia de transmisso; tal prtica tambm chamada de transporte. So ainda empregados banhos de ervas, descargas de plvora, defumaes e outros recursos como tcnicas auxiliares. Quando, no processo de identificao, estabelece-se uma relao mais direta entre o encosto e a pessoa afetada, para faz-lo subir preciso descobrir os motivos pelos quais se apossou dela. Este foi o caso de dona Teresa, que ser relatado a seguir.

CASO DE DONA TERESA

Dona Teresa chega ao terreiro amarrada: seu caso desesperador. Como j foi assinalado na introduo, h muito tempo deixara de cumprir com suas obrigaes de dona de casa e, quando tinha os surtos, apresentava um comportamento estranho e perturbador: convidava os filhos a compartilhar seu leito, fugia de casa, fazia as necessidades fisiolgicas pela casa, altas horas da noite aparecia em bares em atitudes provocativas, at em supermercados do centro da cidade fora encontrada, fazendo confuso. No dormia mais, nem reconhecia os prprios filhos. Independentemente de qualquer diagnstico mdico, estava louca, ou seja, seu comportamento estava em desacordo com os padres vigentes no seio de sua famlia e de seu meio social, como resultado de processos desconhecidos para ela e seus familiares e que resultavam em sofrimento para todos.

"A primeira vez que ela veio ao terreiro, entrou ela, o marido e os dois filhos. Era uma morena bonita, cabelo curto, rosto redondo, olhos deste tamanho. Os olhos, como duas bolas de fogo. Quando eu olhei, disse para mim mesma - Meu Deus, agora ela me mata! - a sorte que eu tinha sado do assentamento, eu fao meu trabalho espiritual ali. A gente sente quando uma pessoa chega carregada, no ?" (Madrinha Lourdes, trecho de entrevista.)

Quando a mulher v a me-de-santo, fica furiosa, solta-se e avana sobre ela aos tapas e pontas-ps, arrebentando-lhe as guias (colares de contas coloridas) e rasgandolhe a roupa. O marido e os filhos querem intervir, mas madrinha Lourdes os impede: "Seu Bertolino" e "Rosa Bacura", duas entidades espirituais so invocadas para ajud-la. So as entidades protetoras dessa me-de-santo e do seu terreiro; ela atua tanto em estado de possesso, com os espritos incorporados, como tambm de forma consciente, apenas com sua invocao e presena espiritual. Por um tempo a doente se acalma, pede desculpas e ajoelha-se a seus ps, mas madrinha Lourdes diz que no preciso, pois

"(...) eu era igual a ela, mas ela no queria: - Ah, a senhora me desculpe, a senhora me perdoe - A eu j fui chamando meus protetores, fazendo a minha parte. Ela ficou quietinha, dizendo: - A senhora me perdoe, viu, a senhora me perdoe. Mas apenas tinha se acalmado, j mudou: - Ai, credo, que casa fedida, Deus que me perdoe! De novo chamei meus protetores, peguei na mo dela, falei para ela: - Agora a senhora gosta de mim? - Eu gosto! A senhora muito boa, mas o que eu vim fazer aqui? - A senhora veio passear, tomar um caf... - Eu no quero caf, no! Deus me livre, nesta casa cheia de enxofre. Aqui igreja? Ela estava com cala preta e blusa vermelha (so as cores rituais preferidas pelas pombagiras). A eu pedi para tirar aquela blusa e ela disse: - Ah, para eu ficar pelada? Eu fico pelada!"

Madrinha Lourdes lava-lhe a cabea e a doente volta a acalmar-se: chega a dizer para o marido que se sente bem, que outra mulher. A me-de-santo comea ento a perceber os encostos perto dela, que tinham ficado fora, por causa da "cerca espiritual" que suas entidades protetoras, os guias de cobertura, tinham feito quando ela chegou. Vai, ento, comear a identificao dos espritos que atormentam aquela mulher. Todos participam: a me-de-santo, a prpria dona Teresa, o marido, os filhos, e os mdiuns do terreiro que vo chegando - cada qual contribuindo, sua maneira, como se ver adiante, para o processo coletivo de busca e construo de categorias com base no

repertrio comum oferecido pelas narrativas e representaes das entidades e a partir da biografia da paciente. A estrutura do processo o seguinte: a me-de-santo "v" cada um dos encostos, descreve-os, interpela-os firmemente para saber porque esto com aquela mulher e em seguida confirma suas percepes com os filhos, o marido e com a prpria dona Teresa quando volta a si, perguntando se realmente existiu tal ou qual pessoa, se eles sabiam quem era, qual a relao que havia entre eles e dona Teresa. Esta, durante todo o processo, alternar entre estados de conscincia alterados - quando, ento, sero os encostos que se manifestam - e momentos de volta a si. De sumo interesse seria conservar, na ntegra, o discurso e o encadeamento que a me-de-santo imprime ao processo; tendo em vista, porm, seu tempo de durao "essa confuso foi pr mais de uma hora, meu filho, mais de uma hora s conversando", afirmou madrinha Lourdes - vou procurar reconstituir de forma mais econmica as falas a partir do relato original:

"(...) a ela comeou a conversar comigo depois do banho, quando da a pouco (os encostos) iam aparecendo, um por um. Cada um que ia aparecendo, ela j ia ficando tomada. Assim, chegou primeiro uma velhinha, uma velhinha baixinha de leno na cabea, era bem de idade mesmo, uma pessoa de 80 anos, bem velha mesmo, com um pano amarrado aqui assim, um aventalzinho xadrez, com uma blusinha branca com um babadinho aqui, a roupa amarrada aqui assim, com um pedacinho de queijo na mo, um pano como um coador e um pedacinho de queijo. Mastigando, assim, uma coisa bem esquisita. Foi s a velha entrar que, pronto, ela (dona Teresa, alterada) comeou: - Ah, que eu vou ficar louca, porque eu vou ficar louca, porque eu no gosto dela, porque eu tenho raiva dela, porque eu quero que ela morra! "A, eu falei para eles (para o marido e os filhos): Eu vi entrar uma velha. E ela, falando como velha: - Eu quero banana, eu quero banana! " Ento o marido virou para ela e disse": - Teresa, no tem banana aqui, na casa da madrinha no tem banana... - Eu no sou Teresa, no, no sou Teresa, no! "A, eu falei" : - Olha, eu estou vendo muito bem a senhora - a ela baixou a cabea - no v pensar que a senhora vai entrando aqui de pato a ganso, porque aqui tem quem chamar, entendeu, eu mesma estou vendo a senhora, estou vendo a senhora de tnis marrom, de avental escuro de pintinha, meio remendado num canto, estou vendo a senhora com um pano amarrado na cara, estou vendo a senhora com um coadorzinho e com um pedao de queijo. A, ela desencostou e ficou num canto mascando, mascando. A, eu falei: "E eu tenho o nome da senhora, a senhora chama-se Nh Mica". - Ah, eu quero banana, eu quero banana! - A, ela voltou de novo. "Ento eu falei que ia mandar buscar banana, mandei buscar na hora e o senhor sabe como , banana uma coisa que quando acaba de fritar quente, no ? O senhor acredita que

o Lus foi buscar as bananas para ela e ela comeu as sete bananas num minuto! Quente, fervendo, num minuto!" - Agora que a senhora j comeu as bananas, agora a senhora vai contar porque persegue esta moa. Ela uma senhora casada, ela tem filhos, ela tem a vida dela. Se a senhora pertenceu famlia dela, ou se teve amizade com ela, a senhora tem que entender que j no deste mundo. A carcaa dela no da senhora, a da senhora j foi h muito tempo. Ns vamos fazer uma prece para a senhora, para a senhora reconhecer o seu estado -porque fazendo uma prece, ela sente aquela leveza, assim, e aquela fora, compreende? " Dizem que para os espritos ganharem luz, demora muito porque enquanto Deus no v que tem merecimento, Ele no d luz... Mas naquela horinha, s para ele reconhecer seu estado e deixar aquela carcaa em paz, os orixs de luz do um pouquinho de luz, s para eles reconhecerem que no pertencem mais a este mundo." - Senhor Jos, Ismael, Marcos, vamos fazer uma prece para dar fora para esse egun desencostar um pouquinho e reconhecer o estado dele. - Pronto, fizemos aquela prece e (o encosto) saiu, saiu e ela ficou quieta, mas daqui a pouco veio de novo: - Ah, eu no gosto dela, no! - Por que a senhora no gosta dela? - Ah, eu trabalhava na casa do nh Domingos, e a mulher do nh Domingos contratou ela para trabalhar no meu lugar, pensando que eu ia ficar escrava dela, que ela ia pisar em mim, aquele lugar me pertencia, no era dela, ento eu morri logo e estou em cima dela e vou deixar ela louca. - Est bom. Mas a senhora vai sair dela. - "A, eu perguntei: - Dona Teresa, a senhora conheceu fulana de tal, assim, assim? - Conheci, sim, era um velhinha que fazia queijo na casa do meu tio e meu tio morreu e casou com outra mulher e esta senhora pediu para eu ficar l, e esta velhinha era a caseira e vivia brigando comigo por tinha cimes, pois eu sabia fazer queijo muito bem. - A, o marido dela falou: - mesmo, dona Lourdes, como que pode, meu Deus? - Ele ficava assim to desesperado e comeou a contar tambm da nh Mica. A eu falei que est bom , que est confirmado. E de repente ela comeou de novo a dizer que estava louca e a dizer umas oraes que o padre faz na Semana Santa, que ningum entende, oraes de So Pedro, Santo Agostinho, So Paulo, ela cantava Ave Maria, fazendo de conta que estava com o rosrio na mo. A eu fiquei quieta e enquanto ela fazia isso a outra veio e encostou... Uma outra, morena plida, morena bem bonita, de cabelo comprido, com uma falha de dente, de culos, com brinco de argola, de vestido comprido, sapato branco uma fita azul e um pano roxo...

Nem bem tinha subido o primeiro encosto, quando se manifesta o segundo. Para resumir, dona Teresa estava possuda por cinco encostos, um exu e uma pomba-gira.... para cada um, repete-se o mesmo processo: identificao, descrio rica em detalhes

concretos, confirmao, interpelao. Madrinha Lourdes trabalha a "loucura" daquela mulher introduzindo um princpio de classificao e ordem: cada encosto tem um nome, uma caracterizao e uma histria que se cruza com a biografia de dona Teresa. A "morena de cabelo comprido", Mercedes, era uma colega sua que fora afastada do coro da igreja pelo proco para ceder o lugar a ela; "pai Incio", um cuidado de porcos da fazenda que a detestava; Serafim, um mendigo; Zinha, sua aluna de catecismo que morrera atropelada. Havia, ainda, um exu e uma pombagira:

(...) A eu falei: Olha, eu estou vendo voc e conheo voc muito bem. Voc a Maria Sete Saias e voc est perturbando a pessoa errada, ela uma senhora casada, uma senhora me de filhos, uma senhora de muito respeito. E se voc foi destinada para ser uma protetora dela, voc deve proteger ela para no ter imoralidade, para ela no pensar em coisas feias, assim como no se deve, como no permitido para uma senhora casada. A ela (a pombagira) saiu e pediu que ela (Teresa) lhe desse uma saia vermelha, de babado e uma flor para ela pr no cabelo. Disse que no ia mais amolar ela. Mas que ela tem de trabalhar com ela. A o marido dela disse que era justamente essa da que ficava falando, quando tirava a roupa e chamava os filhos... A Teresa falava muito nessa Sete Saias..."

Construdo, desta forma, um vnculo de cada um desses personagens com a histria da vida de dona Teresa, a me-de-santo estabelece uma srie de relaes: a pombagira (Maria das Sete Saias) era, pois, quem a impelia a fugir de casa e aparecer em bares; o esprito do mendigo era quem a levava ao roubo e assim por diante. Com base nessas relaes, toma, ento suas decises: aqueles encostos que estavam ligados a ela por sentimentos negativos - vingana, cime, dio - deviam ser afastados. Exu e pombagira, na realidade espritos de outra categoria, (no individualizados, e j classificados - ainda que da linha da "esquerda"), podiam vir a ser seus protetores, desde que ela se dispusesse a trabalhar com eles. O nico encosto que expressara bons sentimentos, de gratido, tinha sido sua antiga aluna, Zinha; ento:

(...) deixei a menina para dar uma cobertura, porque depois de todos aqueles encostos pesados, ela ficou muito abatida, muito fraca e a gente no pode retirar tudo, sabe, a pessoa vai amofinando, vai amofinando at morrer... Ento eu falei para o marido - Olha, de todos os que estavam com ela, o mais leve, porque uma criana, a gente vai ver se pode purificar com muito amor, com preces, com flores, com doces, ento o esprito dela vai ficando mais entendido e fica sendo uma protetora. Porque de todos, a nica que a gente podia deixar era a menina, que estava para o bem dela. A menina estava encostada porque queria agradecer, gostava dela. Mas, a velha, estava com raiva, a moa, estava com raiva...

Dona Teresa permaneceu durante sete dias na casa da madrinha Lourdes que, durante esse tempo a benzia, dava-lhe chs, preparava-lhe todos os dias banhos especiais com ervas e razes diferentes.

P. E depois de uma semana que ela ficou aqui, ela saiu... R. Igual a todo mundo. Durante o dia ela ficava quieta, sentada, comia, bebia, tomava
banho, sentava no sol, lia revista, como qualquer um. Era como se voc me levasse para passar uns dias na sua casa: a gente acorda, come, bebe, ajuda a lavar a loua...

P. E antes, ela no fazia nada disso? R. Nossa Senhora! Ela no pegava nas coisas de jeito nenhum! ela no queria nada com
a casa, era ele quem lavava a roupa, os filhos que passavam... Pois se at dos filhos ela no lembrava mais... Aqui, no dia seguinte, ela j falou - "Ai, estou pensando no Marcos, no Ismael..." Ela tambm no lembrava do nome do marido. Mas aqui, todo mundo perguntava "Onde o Jos trabalha? Como o nome dos seus filhos?" Todo mundo que vinha aqui perguntava... E ela respondia, "fulano de tal." E falava bem, com uma gramtica... fala bem mesmo, gente fina...

CONCLUSO

FOTO DE ADENOR GONDIM http://www.apenasbahia.blogger.com.br/ Este relato sugere aproximaes e pontos de contato (mas tambm contrastes, igualmente significativos) entre o processo desenvolvido no mbito de um sistema religioso com as prticas e pressupostos do aparato e espaos institucionais voltados para o tratamento da doena mental. No era seu propsito, entretanto, estabelecer uma comparao entre esses sistemas de cura procurando determinar qual seria o mais

eficaz, "verdadeiro", nem ir muito longe na comparao, mesmo porque nenhum dos dois, especialmente o sistema baseado na medicina oficial, foram aqui apresentados e discutidos com o cuidado que o tema exige. Interessa to somente apontar algumas pistas para uma posterior discusso. Assim, diferentemente do hospital, por exemplo, a casa da me-de-santo - onde est situado o terreiro, ou local do culto - no se distingue das demais edificaes do bairro: o material da construo, o estilo, os objetos e implementos domsticos, a decorao so os mesmos das outras casas da vizinhana; h roupas dependuradas no varal, no falta uma pequena horta ou jardim. Observando-se com mais ateno, contudo, percebem-se, aqui e ali, alguns sinais que trazem a marca do sagrado: entre as plantas, h algumas especiais - arruda, guin, peregum, espada de So Jorge e outras; uma ou outra vela acesa e, junto ao porto, a casinha de Exu, o guardio, o senhor dos caminhos e encruzilhadas (O encosto no se enganara: - "Aqui igreja?"). J as marcas de ruptura que o hospital introduz no so, assim, to sutis: o edifcio se destaca - grande e alto, branco e cercado de muros - com guichs, corredores, salas, celas, funcionrios. Enquanto o terreiro estabelece relaes de contigidade com a casa, o armazm, o bar, e as ruas do bairro, onde transcorre a vida cotidiana, o hospital pertence a outro quadro de vnculos paradigmticos: evoca os espaos e edifcios que so a sede do poder, como a delegacia, a prefeitura, e outros rgos pblicos. L, o espao familiar, conhecido; aqui, impessoal, burocratizado. Dona Teresa chega amarrada casa da madrinha Lourdes, que manda solt-la, tomalhe a mo, e diante de sua indagao tranqiliza-a dizendo que "veio tomar um caf"; assim que inicia o processo de reconstituio de sua identidade desarticulada. No hospital, o contrrio, pois l - onde o paciente amarrado, sujeitado - o ritual de iniciao e "boas vindas" a retirada dos ltimos sinais de identificao: raspam-lhe os cabelos, vestem-no com o camisolo, aplicam-lhe sedativos... Neste ltimo, os objetos (equipamentos, remdios), o espao (salas, enfermarias, consultrios), os agentes (atendentes, enfermeiros, mdicos) as normas (fichas, rotinas) so sinais e mecanismos de um poder que se exerce dividindo, separando, marcando as diferenas entre doente e so, ignorncia e saber, submisso e autoridade... No caso da me-de-santo o que vemos atuando o que Lvi-Strauss denomina de "complexo xamanstico" (1958: 197): a participao, cada qual com sua especificidade, do agente da cura (no caso, a me-de-santo), do paciente, e do pblico (assistentes, parentes) na produo de um ritual integrativo, de juno, de agregao. O poder que o pai ou me-de-santo exercem sobre a "loucura" dos outros tem como base e garantia o domnio sobre a prpria loucura, provados atravs de seu desenvolvimento, a partir da feitura de cabea, ou seja, de sua iniciao nos segredos e prticas sagrados, sujeitos a controle e contestao por parte da comunidade. Madrinha

Lourdes "delira" junto com sua paciente, revive, com ela, sua prpria crise; s que sabe como entrar e sair desse estado, e o faz ritualmente, de forma codificada. Sua estratgia no consiste em tentar eliminar a loucura, mas abrir um espao para que esta possa expressar-se: para tanto, constri, de maneira vvida e convincente, as imagens dos encostos a partir de fragmentos de informaes que vai recolhendo durante o processo; ainda que no estejam totalmente "verdadeiras", isto , em conformidade com o que realmente aconteceu, essas imagens so, com certeza, verossmeis - e isso o que importa, para sua eficcia e poder de convencimento. Recompe-se a biografia daquela mulher e o que era vivido, dolorosamente, como "loucura", adquire inteligibilidade: em vez de ser reprimida encontra, agora, lugar num espao ritual ao lado da de outras pessoas com experincias semelhantes, passando a manifestar-se atravs de um cdigo legitimado por referncia aos mitos que lhe do sustentao. A iniciante ter sua disposio, para desenvolver-se, todo um espectro de possibilidades: ser uma mulher sedutora e debochada, atravs de sua pombagira; arrogante e independente, por intermdio do caboclo; sbia e conformada, com seu preto ou preta-velha e assim por diante. Sua "loucura" no ser mais a exploso incontrolvel de foras desconhecidas e perigosas: comear e terminar ritualmente. O tratamento realizado no terreiro, em vez de isolar o louco do convvio dos sos, integrador em vrios nveis, pois fornece-lhe uma linguagem para exprimir sua loucura; ensina-lhe a conviver com ela, permitindo um reordenamento de tendncias e pulses desagregadoras; integra-o no grupo dos demais praticantes e o re-situa no meio de um grupo que no o v como anormal, mas, ao contrrio, como portador de uma misso. O que est em causa no a tentativa de suprimir o conflito, mas a possibilidade de torn-lo inteligvel, de dar-lhe um significado (Geertz, 1978). A linguagem religiosa e as referncias ao mundo dos espritos que permeiam a prtica umbandista no significam, pois, um mecanismo simplificador destinado a reduzir todas as perturbaes a uma causa nica, espiritual, "ilusria". certo que a referncia ao sistema religioso est presente e a ele que se recorre em busca de fundamento. No entanto, na outra ponta do processo esto os problemas concretos e reais resultantes de dificuldades econmicas, familiares, afetivas, etc. as quais, sejam ou no pensadas em termos de encostos, trabalhos feitos, etc., no deixam de constituir fatores de angstia, sofrimento e conflitos. O discurso religioso globalizante, conforme afirma Geertz (op.cit.) permite pens-los dentro de alguma ordem, oferece um critrio de classificao e representa um princpio integrador de acontecimentos que em sua incoerncia se apresentam como insuportveis. E a umbanda o faz sua maneira como se pde ver com base no relato sobre o encontro de dona Teresa e madrinha Lourdes.

BIBLIOGRAFIA

Geertz, Clifford. - A interpretao das culturas , Rio, Zahar Editores, 1978 Lvi-Strauss, Claude. - Anthropologie Structurale, Paris, Plon, 1958 Magnani, J.Guilherme. - Umbanda, So Paulo, Ed. tica, 1996. Magnani, J.Guilherme e Ramos, Uraci S. - "Doena e Cura na religio umbandista" PESES, Fundao Oswaldo Cruz - Relatrio de Pesquisa, 1980 Negro, Lysias - Entre a cruz e a encruzilhada: formao do campo umbandista em So Paulo . So Paulo, Edusp. 1996 Turner, Victor. - O processo ritual. Petrpolis, Vozes, 1974

Artigo publicado em Teoria e Pesquisa - revista do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais, Departamento de Cincias Sociais da da Universidade Federal de So Carlos, n. 40/41 jan/jul 2002.

S-ar putea să vă placă și