Sunteți pe pagina 1din 5

Entende-se por "trao" a receita que diz a quantidade exata de cada componente que vai no concreto.

Como vimos, o concreto pode ser constituido de uma variedade muito grande de componentes. Nas condies brasileiras, os materiais que mais se usa so a areia e as pedras britadas. Como vimos, a quantidade de cada componente, inclusive a necessidade de determinados aditivos deve ser determinada por profissional especializado, denominado Tecnlogo de Concreto, que vai empregar at anlises de laboratrio para saber o que vai e quanto vai ser colocado no concreto. Esses cuidados todos so necessrios para obras de responsabilidade como prdios altos, viadutos e tneis. Nessas obras todos os componentes devem ser medidos em pso. Nas obras comuns como baldrames, vigas de casas, laje de cobertura e cimentados em geral, no h a necessidade desse rigor todo. Nem seria possvel a medida dos componentes em pso na maioria das obras residenciais. Ento as normas brasileiras permitem que os agregados sejam medidos em volume (em latas ou caixas). Entretanto, para salvaguardar a segurana da obra, as normas determinam que seja adotado, nos clculos, valores de resistncia bem abaixo dos valores reais. Deste modo, embora se possa conseguir produzir concretos com resistncias da ordem de 400 kgf/cm2, pelo que determinado nas normas, o calculista deve considerar limites da ordem de 150 kfg/cm2. Essa diferena, entre o que se considera no clculo e o que poderia ser medido na pea pronta, era chamada de Coeficiente de Segurana, depois mudado para Fator de Majorao mas que traduz um fator de desconhecimento ou um fator de inexequibilidade face s condies locais, geralmente muito precrias, e muitas vezes at por condies culturais ou desconhecimento dos fenmenos intrnsecos que conferem dureza e resistncia mecnica ao concreto. O presente site voltado para internauta que no dispe de todo o aparato tecnolgico para fazer uma dosagem rigorosa da qualidade do concreto mas que, mesmo assim, desejam fazer a concretagem da laje da sua modesta casa de forma que a laje, depois de pronta, atenda finalidade durante muitos e muitos anos. Os componentes do concreto considerado nas tabelas abaixo so: Cimento, gua, Areia e Pedra Britada. O Cimento o cimento Portland comum (CP-I) que se encontra em qualquer depsito de material de construo.

A gua a gua comum potvel (aquela que voc bebe) e no se usa gua suja, gua salobra (gua do mar), gua dura, gua mineral gaseificada. Pode ser de rio, de poo, fretico ou artesiano, desde que seja limpa. Pode ser de torneira, desde que no tenha cloro (quando a gua sai esbranquiada). A areia deve ser lavada e peneirada. No use areia bruta, isto , aquela que foi simplesmente extrada do rio e no foi lavada nem peneirada. O depsito vende Areia Fina, Areia Mdia e Areia Grossa. Quanto mais grossa melhor para a qualidade do concreto. No use areia fina pois ela produz muitas fissuraes durante a cura. A areia para o concreto deve estar bem seca. Se choveu e a areia est um pouco mida, ento deve-se reduzir a quantidade de gua no preparo do concreto. Um concreto muito aguado vai permitir que partculas de gua faam parte do concreto endurecido e com o tempo essa gua evapora deixando vazios que vai transformar o seu concreto numa espcie de esponja e com baixa resistncia. As Britas so rochas modas, geralmente granito. O depsito vende Brita N0 1 (gros pequenos), Brita N0 2 (gros mdios) e Brita N0 3 (gros grandes). No use a Brita N0 1 no concreto, a no ser que o concreto seja para peas muito delgadas, finas. Use sempre a Brita N0 2. TRAOS: Os traos a seguir so traos baseados na composio do concreto com areia formadas a partir de silicatos e brita de granito. claro que existem milhares de traos possveis onde se emprega outros componentes como brita de basalto, seixos rolados e outros materiais. Veja mais detalhes sobre agregados em . Alm de gua, cimento, areia e brita, o concreto pode ter as suas caracteristicas modificadas com a adio de aditivos como retardadores de pega, aceleradores de cura, expansores, fluidificadores, etc. Veja mais detalhes sobre aditivos em 1 - CONCRETO MAGRO - TRAO 1:4:8 O Concreto Magro no armado e se emprega em lastros de fundo. Fundo da vala antes de levantar o alicerce, fundo da calada antes de receber o concreto, fundo da vala antes do concreto da sapata, etc. Pode ser preparado mo ou na betoneira e sua resistncia caracterstica da 2 ordem de R = 90 kgf/cm . O consumo mdio de cimento de 160 kgf/m3 e de gua de 197 litros/m3.
PADIOLA: C = 45 cm

L = 35 cm H = 30 cm

TRAO 1:4:8

1 Saco de Cimento

60 litros de gua

4 Padiolas de Areia

8 Padiolas de Brita

2 - CONCRETO SIMPLES - TRAO 1:3:4 O Concreto Simples no armado e se emprega em obras no estruturais como caladas, cimentados, passeio pblico, etc. Pode ser preparado mo ou na betoneira e sua resistncia caracterstica da 2 ordem de R = 110 kgf/cm . O consumo mdio de cimento de 230 kgf/m3 e de gua de 202 litros/m3.
PADIOLA: C = 45 cm L = 35 cm H = 30 cm 40 litros de gua

TRAO 1:3:4

1 Saco de Cimento

3 Padiolas de Areia

4 Padiolas de Brita

3 - CONCRETO ARMADO PARA LAJES E VIGAS - TRAO 1:2:3 O Concreto Armado neste trao recomendado para obras estruturais como Lajes e Vigas. Pode ser preparado mo ou na betoneira e sua resistncia caracterstica da 2 ordem de R = 180 kgf/cm . O consumo mdio de cimento de 398 kgf/m3 e de gua de 210 litros/m3.
Usar Lata de 18 litros. 1 Saco de Cimento 1 Saco de 30 litros de gua 30 3,5 Latas de Areia 4 Latas 4,5 Latas de Brita 5 Latas

TRAO 1:2:3

Na Mo

Na

Betoneira

Cimento

litros de gua

de Areia

de Brita

4 - CONCRETO ARMADO PARA PILARES E ESCADAS - TRAO 1:2:4 O Concreto Armado neste trao recomendado para obras estruturais como Pilares, Cintas e Escadas. Pode ser preparado mo ou na betoneira e sua resistncia caracterstica da 2 ordem de R = 160 kgf/cm . O consumo mdio de cimento de 356 kgf/m3 e de gua de 205 litros/m3.
Usar Lata de 18 litros. 1 Saco de Cimento 34 litros de gua 34 litros de gua 3,5 Latas de Areia 4 Latas de Areia 6 Latas de Brita 6,5 Latas de Brita

Na Mo TRAO 1:2:4 Na Betoneira

1 Saco de Cimento

5 - CONCRETO ARMADO PARA FUNDAES - TRAO 1:3:4 O Concreto Armado neste trao recomendado para obras estruturais como Blocos de fundaes, viga baldrame, sapata, brocas, estacas moldadas no local, strauss. Pode ser preparado mo ou na betoneira e sua resistncia caracterstica da 2 ordem de R = 135 kgf/cm . O consumo mdio de cimento de 315 kgf/m3 e de gua de 200 litros/m3.
Usar Lata de 18 litros. 1 Saco de Cimento 44 litros de gua 44 litros de gua 6 Latas de Areia 6 Latas de Areia 6 Latas de Brita 6,5 Latas de Brita

Na Mo TRAO 1:3:4 Na Betoneira

1 Saco de Cimento

A execuo de toda e qualquer obra de concreto, por envolver questes de segurana e de responsabilidade civil, deve ser acompanhada por um tcnico resposvel com registro na Prefeitura Municipal. As dicas acima so meramente ilustrativas e s tem valor didtico. Pelo aspecto pedaggico envolvido, as matrias e figuras podem ser livremente copiadas e distribudas.
ET-10\www\roberto\concreto\conc9.htm em 31/12/2008, atualizado em 05/07/2009.

S-ar putea să vă placă și