Sunteți pe pagina 1din 17

1 CAPTULO 1

O que Educao a Distncia (EaD) online? Conceitos iniciais para educadores e alunos na rea da sade
Luiz Roberto de Oliveira Andra Soares Rocha da Silva Lidia Eugenia Cavalcante

Introduo Um dos temas mais discutidos na rea educacional nos dias atuais, e ainda bastante polmico, aparentando por vezes constituir um debate interminvel, refere-se ao tpico da Educao a Distncia - EaD e, particularmente, da EaD online. Um grande contingente de pessoas, entretanto, permanece ainda sem dominar conceitos bsicos, sem discernir adequadamente o que representa a EaD no momento atual (e quais suas possibilidades no futuro), no apenas em termos potenciais, mas como possibilidades concretas passveis de uso imediato, permitindo inclusive melhorias no ensino presencial. Menos conhecidos ainda so os detalhes histricos acerca de suas origens e progressiva transformao, embora alguns conhecimentos sobre a evoluo histrica da educao a distncia no constitua to somente um quesito de erudio, mas algo essencial para perceber os diversos contrapontos, nos vrios contextos em que ocorreu e ainda ocorre seu crescimento, no mundo e em nosso prprio pas (MAIA & MATTAR, 2007, p 1; NUNES, 2009, p 2; MOREIRA ALVES, 2009, p 9). Muitos educadores e alunos de diversos nveis e nas mais diversas reas persistem, assim, em situao de quase completa desinformao, muitas vezes incapazes de ir alm da mera identificao da sigla, embora j tenham escutado ou visto, em alguma circunstncia e de forma rpida, comentrios sobre aplicaes da EaD, principalmente na mdia televisiva. Outros, ainda, mesmo que vagamente, associam-na ao uso da internet, carecendo, no entanto, de uma viso mais detalhada das relaes que permeiam o ensino online, quer pelo lado educacional em si, quanto pela vertente da tecnologia educacional, sem uma correta compreenso dos modelos pedaggicos existentes, embora percebam estarem impregnados pelas novas tecnologias. Esse estado de informaes incompletas e desconexas relativas ao ensino online, associados, conforme ressalta Litto (2010), ao conservadorismo dos educadores brasileiros, [...] ao mesmo tempo hostil e incrdulo em rela~o { EaD, sem deixar de levar em conta que, nas

2 faculdades de educao, pouco espao e pouco prestgio dado para a rea de tecnologia em geral, talvez seja uma das principais causas responsveis por grande parte da resistncia e do preconceito ainda encontrados no tocante EaD, no apenas na rea da sade mas em vrias outras reas. Em sade, no entanto, com nfase na medicina, talvez tambm contribua como agravante a influncia de um processo de ensino e aprendizagem tradicionalmente apoiado em padres instrucionistas, algo j criticado h tempos por Cook Lane (2000, p 39) ao afirmar e indagar a um s tempo:
Um enorme desafio uma sala de aula passiva e o que fazer para se criar um interesse genuno sobre o tema. Como transformar o processo de aprendizado passivo em uma forma din}mica, agrad|vel e cheia de aventuras?

Um dos problemas do paradigma subjacente ao ensino presencial, centrado no professor e no contedo, frente s novas exigncias do mundo globalizado e conectado, como destacam Valente, Moran & Arantes (2011, p 13), que uma forma~o totalmente baseada na memorizao j no capaz de preparar pessoas para atuarem e sobreviverem na sociedade do conhecimento. Portanto, encarar a EaD online como uma maneira til apenas para fornecer informaes sem atentar para a necessidade de construo do conhecimento, constitui outro aspecto errneo da contextualizao inadequada com que muitos, infelizmente, encaram o ensino online, conforme esses mesmos autores, quando afirmam:
[...] o que acontece uma grande confuso e, de certo modo, uma falta de compreenso das questes sobre aprendizagem, que acaba por criar aes educacionais ou cursos a distncia que prometem o que no tm condies de cumprir. Por exemplo, cursos que adotam a abordagem de transmisso de informao e utilizam na sua justificativa temas como construo de conhecimento ou o aprender a aprender (VALENTE, MORAN & ARANTES, 2011, p 14).

A polmica, no obstante, consonante com a modernidade atual, pode se inserir em campo bem mais vasto, qual seja o da utilizao do computador e das Novas Tecnologias da Informao e das Comunicaes (NTIC) na rea do ensino, e sobre como essas tecnologias podero revolucionar o processo de ensino-aprendizagem. Miller (1996, p. 89), comentando a fora do paradigma dentro do qual nossas instituies tm florescido por 900 anos, acredita que as NTIC, da seu potencial para contrapor-se a algo to antigo e arraigado, no constituem apenas uma mudana causada pela tecnologia, mas elas em si viabilizam essa mudana, o que permite v-las em perspectiva de transformao bem mais radical. Assim sendo, sua utilizao

3 desperta anlises e reflexes controversas, havendo entretanto os que enxergam oportunidades de redeno e de substancial melhoria da educao e da aprendizagem (FORTES & YURI, 2011, p. 80), desde que, evidentemente, as mudanas no fiquem restritas apenas ao emprego das tecnologias emergentes. Como sintetiza Tavares (2006, p1):
viabilizar na EAD o aprender a aprender, integrando o ser humano aos meios tecnolgicos e sendo ele o condutor dos processos fazer um confronto dialtico voltado para a ao humanizada na reestruturao do processo de ensino-aprendizagem, integrado s tecnologias de informa~o e comunica~o.

Azevedo (2005, p 34), em suas consideraes analisando argumentos a favor e contra o uso (e o mau uso) dos ambientes virtuais de aprendizagem, identifica na raiz de toda a discrdia um problema mais atrelado nfase dada a um ou outro dos modelos pedaggicos vigentes:
[...] Um modelo tem por fundamento a ideia de que a transmisso de informao a base da educao... Outro modelo parte do pressuposto de que a intera~o e o di|logo de muitos com muitos (o multlogo) constituem a base do processo educativo.

Em outras palavras, segundo o mesmo autor, o segundo modelo pressupe que o aprendizado, embora necessite da memorizao de informaes, essa no a uma premissa por si s suficiente, algo explcito e corroborado por Valente, Moran & Arantes (2011, p 14), pois hoje necessrio desenvolver competncias que so impossveis de ser simplesmente memorizadas. Azevedo (2005, p 35), em relao ao segundo modelo pedaggico, acrescenta ainda:
Aprender , [...] construir coletivamente conhecimentos a partir do questionamento, problematizao, discusso, apresentao de dvidas e troca de informaes no contexto de uma comunidade de aprendizagem colaborativa.

Mas h, tambm, opinies contrrias, como j mencionado, resistentes a quaisquer mudanas, no sistema tradicional, exceto as mais superficiais. Perpetu-lo sem qualquer mudana, quando se tornam evidentes as inegveis vantagens da convergncia do presencial e do virtual para o aprendizado (TORI, 2010, p 20) no demonstra qualquer sintonia com o momento atual. E h ainda, evidentemente, os desvios, os problemas do uso inadequado dessas novas tecnologias, que se configuram, por exemplo, como indica Valente (1999, p. 2), quando se faz apenas a informatizao de esquemas j tradicionais, reforando e reproduzindo processos

4 meramente instrucionistas. No caso da EaD online, por seu turno, acrescente-se ainda o problema do letramento e da incluso digital, algo aparentemente bvio mas, na prtica, algo no to bvio quanto possa parecer primeira vista. Os autores do presente captulo, portanto, advogam que grande parte da confuso reinante, ou pelo menos a maior parte dela, decorre frequentemente do pouco conhecimento do que venha a consistir realmente essa modalidade educacional denominada Educao a Distncia (EaD), apoiada em tecnologias emergentes que, entre outras vantagens, facilitam sobremaneira o acesso aos diversos contedos e uma dinmica mpar na sua apresentao. Por outro lado, a integrao entre a educao presencial e a EaD online, e independente dessa ltima ser utilizada como suporte quela ou vice-versa, e apesar das dificuldades e controvrsias (DELGADO & HAGUENAUER, 2010, p. 3; MOSCOSO, 2011, p.14), aos poucos vai se tornando evidente ser um caminho sem retorno. Mas carece de formao por parte dos professores, para que possam se assenhorar dos elementos pedaggicos (e andraggicos) bsicos que do lastro EaD online, evitando assim que tudo esvaia num mero deslumbramento tecnolgico, ou como to bem coloca Azevedo (2005, p 33), que se venha a apreciar apenas a vanguarda tecnolgica do atraso pedaggico. Franco (1995, p 8), entre outros, reconhecendo as dificuldades de romper com a matriz pedaggica vigente, indica como soluo o caminho do construtivismo. A referncia do ensino presencial O ensino presencial, de qualquer forma, como j bem conhecido, pode ser falho por diversos motivos: muitas vezes por questes ligadas gesto, ao comprometimento e formao dos professores, por fatores relacionados aos prprios alunos, ou por sua prpria incapacidade como modelo para atender, por exemplo, as demandas da sociedade atual, e no especificamente por falta de qualquer tecnologia, sofisticada ou no, e muito menos por ser apenas presencial. Vem, por isso mesmo, paulatinamente perdendo a exclusividade como nico paradigma vlido. Observa-se, isso sim, no atual contexto histrico e social, um momento de transio particularmente mpar, com oportunidades e possibilidades no mnimo especiais de rever e atualizar diversas abordagens e modelos, inclusive os pedaggicos (CARLINI & TARCIA, 2010, p. 3). O que se busca, na verdade, so meios de melhorar o ensino presencial, e no de simplesmente abolir sua utilizao. Esse momento que tem por passado histrico, como afirma Lvy (1993, p. 8), um h|bito antropolgico, consignado na escola como institui~o que h| cinco mil anos se baseia no falar/ditar do mestre, na escrita manuscrita do aluno e, h quatro sculos, em um uso moderado da impresso, encontra-se entretanto, apesar da fora da tradio, inserido em uma sociedade com novas caractersticas, includas a as novas percepes

5 advinda da Andragogia (Cavalcanti, 1999, p 1). H, portanto, razes de sobra para se esperar resistncias a quaisquer modificaes propostas, independentemente do interesse em melhorar o ensino presencial, ou a propostas de corrigir suas imperfeies. Nesse cenrio de conhecimento parcial e resistncias, para citar um exemplo bem simples, at h algum tempo, inclusive, havia uma dvida acerca do uso ou no da crase na expresso que se referia EaD. Qual deveria ser a forma correta, { dist}ncia ou a dist}ncia? A dvida, atualmente, encontra-se quase abolida, pois a gramtica estabelece s ser necessrio utilizar a crase se a dist}ncia for especificada. Dessa forma correto dizer { dist}ncia de 30 metros, mas, no caso da EaD, basta dizer a dist}ncia. Nunes (1994, p. 4), no entanto, comenta que na express~o Educa~o { Dist}ncia o uso da crase opcional, no sendo, portanto, de todo errneo seu emprego, embora seja obrigatrio no primeiro caso (indicando a distncia). Tambm curioso notar, por outro lado, a grande profuso sinonmica que sem dvida pode e deve ter contribudo de algum modo para uma srie de desentendimentos. Ouve-se falar de Educao Virtual, Teleducao, Educao online, Educao baseada na Web, Educao com Novas Tecnologias e ainda o termo em ingls, muito valorizado em alguns nichos de interesse, o e-learning. Numa interessante referncia s redes eletrnicas, e reforando a artificialidade, se no a impropriedade do termo Educao a Distncia, pela maior nfase ao problema e no soluo, Tori (2010, p. 19) j prope estarmos em plena era da Educao sem Distncia, um tcito apelo atual facilidade de comunicaes, na vigncia da comunicao wireless e da telefonia celular 3G (a 4G j anunciada para muito breve). Especificamente em relao ao termo teleduca~o, Nunes (1994, p. 4), novamente, comenta que algumas pessoas ainda (...o) confundem ... como sendo somente educa~o por televis~o. Seria um esquecimento quanto { origem etimolgica grega do termo tele, significando ao longe (ou a distncia). Teleducao, no entanto, teria uma conotao anacrnica, ou mesmo depreciativa (exatamente por ser entendida apenas, ou exclusivamente, como ensino realizado por meio da televiso), por isso mesmo sendo recomendvel evit-la. O interessante, entretanto, constatar que imersos nesses contextos, como todos nos encontramos, e observando mais uma vez os comentrios de Lvy (1993, p. 9), percebe-se vasto campo de novas tecnologias intelectuais, aberto, conflituoso e parcialmente indeterminado, onde nada est decidido a priori. Mas no custa lembrar: tais consideraes, no que pesem sua atualidade, foram escritas h quase duas dcadas! E, quem sabe, resida justamente a o cerne de outro elemento capaz de contribuir para alguma indefinio ainda reinante, pelo menos semntica, pois a cada concluso enunciada, a cada nova realidade ou mudana tecnolgica,

6 mesmo sutil, e com frequente ocorrncia, renova-se a necessidade de reinterpretar o que se dava por definitivo ainda h pouco tempo. Nesse cenrio aparentemente conturbado, o que, entretanto, vem mesmo a ser tudo isso? E qual a importncia desse tema para a rea da sade? Como pode afetar as geraes atuais de educadores e alunos ou afetar as prximas geraes? Como tornar-se um professor a distncia ou como proceder para ser um bom aluno a distncia? E com foco exclusivo na rea da sade? Qual a formao de um professor de medicina que deseje atuar na EaD? Quais as caractersticas de um bom estudante online em um curso de medicina, enfermagem ou odontologia? E como fugir das armadilhas de cursos sem o menor comprometimento de proporcionar uma boa formao, como escolher bem um curso, que realmente tenha valor e proporcione aprendizado? Como perceber quando um mero tutorial autoinstrucional ofertado na internet com a denominao de curso? E esses tutoriais possuem algum valor? Quais as melhores estratgias para introduzir a EaD online no mbito de uma escola, universidade, ou at mesmo apenas com a oferta de um curso isolado, obtendo melhora no processo de ensino-aprendizagem? Finalmente, onde se encaixam o letramento digital e informacional dos envolvidos com EaD online, e qual o nvel mnimo necessrio? Esse artigo tenta discutir, como primeira abordagem ao assunto, alguns pontos conceituais que possam ajudar na reflexo e compreenso dessas indagaes. Mas, trata-se apenas de uma introduo ao tema, multifacetado por sua prpria natureza, sem querer aprofundar a discusso em demasia, evitando aumentar ainda mais a resistncia, justo por tornla enfadonha com uma longa apresentao. O objetivo, portanto, proporcionar oportunidade de vencer, em etapas gradativas, as dificuldades de compreenso acerca desse palpitante assunto. E, alm disso, estimular a autonomia de possveis interessados ao indicar bibliografia bsica e atual, buscando sempre apontar caminhos, entre eles alguns autores fundamentais. O intento, por conseguinte, proporcionar um primeiro contato com o tema da EaD, em particular com a EaD online, um acesso inicial aos diversos pontos aparentemente polmicos para os que apenas agora se acercam do tema. Detalhes no bem compreendidos, sem dvida, dificultam a adeso de maior nmero de educadores e de outros profissionais, principalmente os da rea da sade, para que possam perceber os benefcios dessa importante e, na atualidade, indispensvel modalidade de ensino, capaz de proporcionar aprendizado com qualidade, entre outras vantagens. , ainda, um convite para conhecer a EaD, suas caractersticas, para desfazer mal entendidos, orientar estudos e buscar alternativas para compreenso mais segura dos temas envolvidos, e com foco especial na rea da sade, em face de suas peculiaridades.

7 Percursos Histricos Educao a Distncia (EaD) no algo novo, muito pelo contrrio. Por ser atividade bem estabelecida e h bastante tempo, e em diversas partes do mundo, pode-se afirmar que a EaD, do ponto de vista histrico, tem varias fases ou geraes. O que relativamente novo, mas j nem tanto assim, o uso da EaD mediada pelas Tecnologias da Informao e das Comunicaes, ou simplesmente novas tecnologias. E tal ocorrncia no aconteceu necessariamente de forma incua, principalmente com o advento da Web (a WWW), que pode ser considerada, numa comparao incompleta, como a interface grfica da internet, a grande teia ou grande rede, como afirma Bello (2002), comentando o despreparo dos profissionais da educao (o que bem se aplica aos da sade) nas questes tecnolgicas envolvidas:
Essa ignor}ncia (sem sentido pejorativo) por parte dos profissionais vinculados educao fez com que a utilizao das novas tecnologias na sala de aula, e no concerne educao a distncia, fosse liderada por aliengenas formao pedaggica. Enquanto os educadores, por ignorarem realmente do que se trata, e por desconhecerem o potencial da mquina computador, no tomam iniciativas de assumir o controle tcnico pedaggico desta nova prtica, j colocada em uso em larga escala no s em outros pases do mundo, como tambm no Brasil, profissionais de outras reas descobriram o filo e se apoderaram dela. Se fizermos um levantamento da formao dos que coordenam os cursos de educao a distncia, vamos descobrir que a maioria deles so da rea de exatas, predominantemente da engenharia e da anlise de sistema. Muitos ainda fazem um curso de ps-graduao na rea da educao, como Inform|tica na Educa~o ou similar, para legalizar suas situaes, mas a maioria tem sua gradua~o em outras |reas que n~o a da educa~o.

A EaD, na sua primeira fase ou gerao, e tambm na segunda fase, bem anterior a tudo isso. O que houve foi grande aumento de sua visibilidade, justamente com a maior exposio da internet quando do advento da Web, embora a prpria EaD online at j existisse em pocas bem anteriores, utilizando recursos de redes informatizadas em cursos presenciais em meados dos anos 70 (AZEVEDO, 2005, p 60), quando ainda no eram disponveis os recursos grficos. Essa maior exposio da EaD a partir do incio dos anos 90, com a inveno da World Wide Web (www), por Tim Berners-Lee (BARWINSKI, 2009), o que determinou inclusive a designao de Educao a Distncia baseada na Web, ocorre tambm pelo detalhe, entre outros, de ser a internet, tal como a conhecemos hoje, fruto de uma constante evoluo, ao mesmo tempo,

8 suporte e meio de disseminao de contedo, e em especial com a Web (com destaque para sua verso 2.0). Independente da gerao considerada, interessante notar, a EaD sempre esteve associada de algum modo s tecnologias vigentes ou dominantes de cada poca. Essas tecnologias sempre foram necessrias para atender basicamente a duas necessidades essenciais: o modo de veicular, isto , o meio fsico para servir de continente e para apresentar o contedo a ser ensinado e aprendido (portanto, a tecnologia de suporte fsico ao contedo), paralelamente associada forma ou modo de transmisso, a estratgia para fazer esse contedo chegar (no suporte escolhido) {s m~os do aluno. Como afirma Zilberman (2001, p. 15), [...] a raa humana n~o se contentou com as potencialidades da linguagem, e [...] usu|ria da fala [...] inventou uma forma de registr-la - a escrita. Essa a primeira tecnologia criada pelo homem que lhe permite ascender de uma sociedade, cujo modelo bsico de comunicao oral, para outra, onde a escrita se impe como transformao marcante, posteriormente secundada pela inveno da imprensa e, na atualidade, da internet, conforme indicam Tarcia & Costa (2010, p. 4), citando Lvy (1999). Na EaD, portanto, e em especial com o uso da internet e da Web, as tecnologias disponveis que facilitam a transmisso de contedo apesar da separao fsica ou temporal, as possibilidades tecnolgicas de super-las, no constituem, em si mesmas, o elemento mais importante. E a comunicao entre professor e aluno, entre emissor e receptor, dever ser entendida num sentido no somente de vencer barreiras de distncia e de tempo, como no poderia mesmo deixar de ser, e nem tem sido em qualquer de suas geraes. O que deve ocorrer a utilizao de tecnologias para intermediar a indispensvel comunicao, mas com sentido de colaborao, no apenas para suprir/substituir a separao geogrfica e/ou temporal existente, vez que os atores no se encontram no mesmo espao fsico e ao mesmo tempo. As tecnologias, mais que superar barreiras geogrficas e temporais, devem melhorar a qualidade da comunicao, e esse elemento merece um comentrio muito interessante de Wolton (2007, p.11)
[...] em uma sociedade em que a informao e a comunicao so onipresentes, o desafio no diz respeito aproximao dos indivduos e das coletividades, mas, ao contrrio, administrao de suas diferenas; no celebrao de suas semelhanas, mas quela muito mais complexa, de suas alteridades. No h nada mais perigoso do que ver na presena das novas tecnologias cada vez mais performticas a condio para a aproximao entre os homens. na realidade o contrrio. Quanto mais prximos esto uns dos

9
outros, mais as diferenas so visveis, tanto mais necessrio garantir certas distncias para suportar as dessemelhanas e conseguir coabitar.

O elemento crtico, portanto, no exatamente (e nem somente) o de vencer as barreiras da separao geogrfica e temporal, mas de proporcionar qualidade na comunicao, e at em pensar como o distanciamento em si pode tornar-se til como fator que influencie na melhoria dessa qualidade. Pode at parecer antagnico, mas se as novas tecnologias impedirem no apenas a ausncia da falta de comunicao, mas tambm, e ao mesmo tempo, permitirem, alm disso, melhorar sua qualidade apesar do distanciamento no tempo e no espao, por facilitarem administrar melhor as idiossincrasias individuais, naturalmente diferentes, capazes de constituir obstculo boa comunicao, ento esse um timo estmulo e justificativa irrefutvel para adot-las. Resta discutir, ou pesquisar, qual o modo de empreg-las (tambm) com tal enfoque. A estratgia de uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, pelo menos em parte, determina indubitavelmente a necessidade de mudana na relao entre professor, aluno e contedo, inclusive pela particularidade de operar em um espao e n~o em um lugar (PACHECO, 2001. p 16). A modificao dessa relao, na verdade, constitui um ponto central e crtico nas discusses sobre EaD online, pois, j no incio, o processo de ensinoaprendizagem passa a ser focado no aluno e na aprendizagem, no mais no professor e no ensino (transmisso de informaes e de contedo em contexto simplesmente instrucional). ainda interessante notar que as tecnologias, medida que se renovam e evoluem, nem sempre substituem as anteriores, mas muitas vezes se associam, embora com mudana na perspectiva com a qual so utilizadas. Essas possibilidades associativas, por seu turno, representam instigantes oportunidades de inovao e de pesquisa. A EaD, mais uma vez, no pode ser vista apenas como uma oportunidade de vencer distncia e tempo, mas sim, e talvez at mais importante, de desenvolver processos educativos continuados, capazes de incrementar a comunicao entre todos os envolvidos, sistematicamente organizados, com estratgia de adequao do uso de multimeios ao pblico alvo (NUNES, 1994, p. 4). Dessa forma, a separao (pela distncia, pelo tempo, ou ambos), pode ser, inclusive, e pelo que foi exposto acima, uma vantagem a ser explorada. Pelo mesmo motivo, por outro lado, errneo considerar as metodologias ativas de aprendizagem (o PBL, como exemplo) incompatveis com o emprego das NTIC, pois mesmo considerando a capacidade dispersiva dessas ltimas, na verdade o desenho didtico, privilegiando a postura dialgica, o fator primrio do qual depende o sucesso dessa combinao (ARAJO, 2011, p 48).

10 Na primeira gerao da EaD, que perdurou por muito tempo, e ainda utilizada isoladamente ou em combinao com diversas outras facilidades tecnolgicas disponveis, h tambm a considerar que o material instrucional, para ser veiculado num determinado suporte fsico e, posteriormente apreendido pelo(s) aluno(s) a quem se destinava(m), implica tambm no domnio indispensvel da tecnologia lecto-escrita. Ou seja, a produo de lies transcritas ou impressas, sem levar em conta o suporte fsico no qual estivessem e nem sua transmisso (o transporte), e sem considerar o aspecto grfico desse material (cores, figuras, diagramao), determinava implicitamente, como requisito e pressuposto bsico, o domnio da tecnologia da leitura e da escrita, e a capacidade de interpretao, ou seja, o letramento. Na atualidade, com a revoluo da internet, possivelmente ser melhor considerar a meno a letramentos, em face das possibilidades abertas pela cibercultura, nos tempos digitais (ARAJO & DIEB, 2009, p. 24). Durante muito tempo, o principal meio de comunicao existente, isto , a tecnologia que permitia a chegada de contedo ao aluno, foi representada pelo correio. longa a evoluo histrica do que hoje conhecemos por correio (ADDISON, 2002. p 22). Mas, importante ressaltar que essa comunicao no permitia grande interao entre aluno e professor, e viceversa, compreensvel e forosamente bastante restrita. A interatividade, no mais das vezes, resumia-se, portanto, ao que se podia obter exclusivamente do contato do aluno com o material que lhe era remetido, e muito pouco entre emissor e receptor (em qualquer dos sentidos). Outras oportunidades de comunicao entre professor e aluno dependiam do mesmo padro de enviar e receber material escrito pelo correio, o que embora ajudasse, obviamente, no ocorria com a riqueza comunicacional (e a praticidade) hoje existente com uso das novas tecnologias. Tal comunicao segue o padro de um (o professor) para todos (os alunos), praticamente em apenas um sentido, e inevitavelmente a comunicao do aluno com o professor resulta bastante reduzida, praticamente inexistente. O mesmo ocorre entre os prprios alunos, mantido esse contexto comunicacional, os quais, portanto, defrontam-se muito mais com uma situao de exercerem sua autoaprendizagem. No contexto descrito no pargrafo anterior, dessa forma, no ocorria o que hoje tanto se valoriza em EaD online - a ampla interatividade, a possibilidade de troca de experincias, de compartilhamento de compreenses, ou de dvidas, de confronto de realidades prticas, capazes de enriquecer e at facilitar o aprendizado. O esforo mantinha-se focado no ensino (e no no aprendizado) e centrado no contedo, no no aluno, que permanecia (permanece?) muito mais dependente do professor. Acrescente-se ainda, o que hoje inconteste, que somente propiciar informao, independente do volume, da qualidade ou do modo de sua apresentao, no

11 suficiente para que ocorra aprendizado. Informao, por si s, no conhecimento. E sem conhecimento no h mudana de hbito, de comportamento, o que caracteriza o real aprendizado. Ocorreram, evidentemente, esforos para aperfeioar a aprendizagem em tal contexto, como diversos materiais classificados dentro da categoria da instruo programada (BELLO, 2002), baseados em diversas teorias sobre o aprendizado (MOURA, AZEVEDO & MEHLECKE, 2011). Com o crescimento e a melhoria dos chamados meios de comunicao de massa, com destaque para o rdio e, posteriormente, a televiso, a EaD passa para uma segunda etapa, ou gerao, em que a veiculao de contedo ocorre empregando ambos os meios. Ou seja, o envio de material impresso pelos correios e as comunicaes radiofnicas, o uso de transmisses televisivas, o emprego de vdeos, buscando apoio nas tecnologias de multimdia emergentes. Isso favoreceu atingir um nmero de alunos expressivamente maior que apenas empregando os correios, e os custos tambm podem at ser reduzidos. O material impresso, entretanto, no desaparece, tornando-se instrumento complementar, de apoio, embora a comunicao permanea basicamente no esquema de um para todos. Ainda n~o ocorre melhoria visvel na interatividade, ou no estmulo mais intenso levando alunos e professores a compartilhar experincias. Nessa segunda fase, j surge tambm, a figura do monitor (um precursor do que hoje consideramos tutor?), aquele profissional auxiliar, presente nas salas de recepo da aula por radiofonia ou televiso, que devidamente treinado auxiliava os alunos em dificuldades ocasionais ou pontuais para as quais o professor virtual seria de pouco ou nenhum valor (ou incapaz de atuar). Esse instrutor no tinha a mesma formao do professor, mas era treinado para dirimir certas dificuldades, incluindo proporcionar suporte no uso do material de apoio complementar. So exemplos disso o conhecido Telecurso 2 Grau, uma conjuno de tecnologias j designada de Tecnologia da Esperana, por Niskier (1999, p. 19), tal seu impacto benfico na possibilidade de erradicao do analfabetismo. A evoluo tecnolgica seguinte ao rdio e televiso conduz aos tempos da internet. De uma forma bem ampla, pode-se comentar que durante todo o tempo alguma coisa sempre esteve se modernizando: o aparecimento da chamada multimdia, o emprego crescente de recursos audiovisuais, projetores de slides, retroprojetores, transparncias, animaes em duas e posteriormente em trs dimenses, tudo isso tem tornado a maneira de apresentar contedos, e os meios de veicul-los, uma atividade mais dinmica. A maneira de melhorar a fixao desses contedos, como recentemente demonstram experincias utilizando jogos, por exemplo, indica

12 um fenmeno novo, j| mencionado por alguns como gamefica~o (Fortes & Yuri, 2011, p. 82). O advento do computador e a ideia de colocar computadores em comunicao uns com os outros em rede, sem dvida, determinou impacto inimaginvel e isso, incontestavelmente, modificou a maneira de relacionamento das pessoas na sociedade atual. A possibilidade de utilizar o computador como instrumento isolado para transmitir informaes - instruo mediada por computador, e at para ajudar a verificar o grau de sua reteno, sem dvida, foi uma evoluo quase natural de seu emprego em diversas outras reas, em parte repetindo esquemas de educao ou autoinstruo programada, to valorizados em determinado perodo, quando o computador era considerado uma mquina de ensinar e de avaliar. O objetivo era aprender com a mquina ou, como menciona Valente (1999, p. 1), a tentativa de implementar a m|quina de ensinar idealizada por Skinner. No de se estranhar, portanto, que quase concomitantemente tenha surgido uma variedade de mdias ou suportes de contedo, alguns dos quais, como o disquete, praticamente descontinuados. Durante um perodo bem interessante, disseminou-se o costume de se distribuir aulas em fitas cassetes, posteriormente em fitas microcassetes, dentro do esprito dominante dos Programas de Educa~o Continuada, muitos deles mantidos e divulgados por destacados representantes da indstria farmacutica, acompanhados ou no de materiais impressos. E essa tendncia persiste, empregando suportes mais sofisticados, como o CD-ROM e o DVD, muito embora o papel no tenha ainda sido de todo abolido, ou a possibilidade de impresso a partir de pginas eletrnicas especficas. Na poca atual, com predomnio absoluto de gravadores digitais e de arquivos MP3, dos podcasts, dos vdeos em arquivos no formato MP4 ou flash, apenas para citar os mais comuns, e da disseminao do uso de smartphones e dos tablets, gerando uma mirade de possibilidades de como processar informaes em todos os nveis, tudo leva a crer que a evoluo tecnolgica dever continuar por muito tempo. Observe-se, por exemplo, o ocorrido com os aparelhos de vdeo: inicialmente analgicos, depois digitais, presencia-se o momento em que o formato blueray est iniciando uma nova gerao de mdias, afigurando-se como o novo padro vigente. O mais interessante perceber que a internet - a mdia que contm todas as mdias, aos poucos se impe como tecnologia que a um s tempo permite no apenas veicular contedo, mas permite tambm transportar o contedo a ser veiculado, de forma mais rpida e com diversas outras vantagens, obrigando inclusive que se torne prioritrio disponibilizar conectividade abundante em quantidade e qualidade, como fator de desenvolvimento em todos os setores. Alugar um vdeo pela internet, ou obt-lo de forma pirata pela mesma via, no importam as

13 conotaes ticas implicadas, tornou-se uma tarefa praticamente sem nenhum segredo. A chamada incluso digital, considerada fator crtico para o desenvolvimento econmico e social, para romper ou minorar a pobreza a partir das novas tecnologias, est na ordem do dia (SILVEIRA, 2001, p.5). Tudo isso tipifica a terceira gerao da EaD, mas h quem j tenha vislumbrado ter-se atingido uma quarta e quinta geraes, com menes futuristas a uma sexta gerao, a qual seria caracterizada por mundos virtuais e imersivos (GOMES, 2008, p. 198). Essa classificao tomando por referenciais aspectos histricos e tecnolgicos da EaD interessante, mas importa considerar que no a nica existente, pos que outras consideram aspectos pedaggicos para esse exerccio classificatrio (Anderson & DRON, 2011, p. 82). Apesar de toda a evoluo miditica, entretanto, persiste na EaD a contnua utilizao de textos escritos, mas agora no necessria ou exclusivamente impressos em papel e nem enviados/recebidos pelos correios, obviamente. A leitura continua indispensvel, portanto, e o uso das novas tecnologias, como se comentar mais adiante, no est proposto com interesse ou inteno de fazer desaparecer a figura do professor e nem de abolir o livro. Ao se empregar a internet, os arquivos podem ser lidos diretamente na tela do computador, mas ningum impede que esse material seja impresso, no obstante deva-se alertar ser mais ecolgico no faz-lo. sintomtico perceber como as instituies de ensino ora apregoam como atestado da qualidade da educao que proporcionam no mais apenas a existncia de computadores em seus laboratrios, mas a disponibilidade de tablets, e esses, por seu turno, j comeam a causar reduo na venda de computadores, sejam eles desktops, laptops, notebooks ou netbooks. Uma nova gerao de dispositivos hbridos, mistos de tablets e notebooks, com diversas caractersticas especiais, mas aliando a praticidade a grande poder de processamento, j se encontram disponveis no mercado, bem como uma nova gerao de computadores portteis, os ultrabooks. E tudo isso ocorre celeremente, em escala global. Mais importante: a comunicao deixa de ser possvel apenas entre professor e aluno, mas todos podem se comunicar uns com os outros. a comunicao de todos para todos, a interatividade como elemento diferencial da qualidade a ser alcanada na educao, ocorra por meio de cmeras nos celulares ou em quaisquer outros dispositivos, independentemente de qualquer ferramenta. O importante, como diversos autores indicam, a possibilidade de construo coletiva do conhecimento, mas considerando a clara distin~o que deve ser feita entre transmitir informa~o e criar condies de constru~o de conhecimento (VALENTE, 2003, p. 139). De fato, como atestam Pi ttamiglio & Batista (2006, p, 223):
As novas tecnologias da informao e comunicao (NTICs) expandem a capacidade humana de recuperar, armazenar, organizar, tratar, produzir,

14
comunicar e disseminar a informao. Como o processo educacional tem na informao e na comunicao dois dos apoios essenciais para a construo de conhecimento, tanto no ensino como na pesquisa, a incorporao das NTICs de forma adequada aos ambientes de aprendizagem e, consequentemente, prtica do professor, mostra-se relevante.

Essas so as questes bsicas e iniciais relativas EaD, seu conceito, evoluo histrica, a importncia do modelo socio-construcionista e a ntima relao com a internet (na sua terceira gerao), pelas modificaes que essa ltima determinou no relacionamento social entre as pessoas, capazes de influenciar de modo absolutamente favorvel, no presente e no futuro, a acessibilidade, a equidade e a qualidade do aprendizado na rea da sade (ARAJO, 2010, p 38). Do mesmo modo foi apresentada uma classificao do ensino online, uma tipologia, baseado em critrios histricos, tecnolgicos e no tipo de interatividade entre emissor e receptor, sem esquecer a interatividade com o prprio contedo, com nfase nas geraes que utilizam as novas tecnologias.

Referncias Anderson, Terry & Dron, Jon. Three generations of distance education pedagogy. IRRODL, 12(3):80-97, 2011 Disponvel: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890/1826. Acesso em: 13/04/13. Arajo, U. F. A quarta revoluo educacional: a mudana de tempos, espaos e relaes na escola a partir do uso de tecnologias e da incluso social. ETD Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, n.esp., p.31-48, mar. 2011 Disponvel: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2279/pdf_68 Acesso: 30/03/12. Arajo, J. D. & Dieb, M. (org) Letramentos na Web. Gneros, Interao e Ensino. Fortaleza: Edies UFC, 2009. Azevedo, W. Muito Alm do Jardim de Infncia. Temas de Educao online. Rio de Janeiro: Armazm Digital, 2005. Azevedo, W. O Desafio do Preparo de Alunos e Professores online. In: Azevedo, W. Muito Alm do Jardim de Infncia. Temas de Educao online. p 7-12. Rio de Janeiro: Armazm Digital, 2005.

15 Barwinski, L. A World Wide Web completa 20 anos, conhea como ela surgiu. (Tecmundo - em 20 de maro de 2009). Disponvel em: http://www.tecmundo.com.br/historia/1778-a-world-wide-web-completa-20anos-conheca-como-ela-surgiu.htm Acesso: 26/03/12 Bello, J. L. de P. Educao ou instruo a distncia? Skinner venceu? Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2002. Disponvel em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/ead02.htm Acesso em: 17/06/2011 (s 23h22). Carlini, A. L. & Tarcia, R. M. L. 20% a Distncia, e agora? Orientaes Prticas para o uso de Tecnologia de Educao a Distncia no Ensino Presencial. In: Litto, F. M. Prefcio. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. Cavalcanti, R. de A. Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos. Clnica Cirrgica da Paraba, 6(4):1-6, 1999. Disponvel em: http://www.ccs.ufpb.br/depcir/andrag.html Acesso em: 09/10/11 Cook Lane, J. (org.) O processo de ensino e aprendizagem em Medicina. So Paulo: Fundo Editorial Byk, 2000. Delgado, L. M. M. & Haguenauer, C. J. Uso da Plataforma Moodle no Apoio ao Ensino Presencial: um Estudo de Caso. Revista Educao Online. Volume 4 (1): 1-16, Janeiro/abril. 2010. Disponvel em: http://www.latec.ufrj.br/revistaeducaonline/vol4_1/2_Moodle_laura.pdf. Acesso em: 09/10/11 Fortes, D. & Yuri, F. O Jogo est s comeando. poca Negcios, 51: 80-93, maio, 2011. Franco, S. R. K. O construtivismo e a educao. Porto Alegre: Medio, 1998. Gomes, M. J. Na Senda da Inovao Tecnolgica na Educao a distncia. Revista Portuguesa de Pedagogia, 42(2): 181-202, 2008.

16 Lvy, P. As Tecnologias da Inteligncia. Futuro do Pensamento na Era da Informtica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. *Maia, C & Mattar, J. ABC da EaD. Educao a Distncia hoje. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Miller, G. E. A Educao a Distncia e o Meio Ambiente Emergente da Educao. Em Aberto, Ano 16, n 70, p 89-92, abr./jun. 1996. Moreira Alves, J. R. A Histria da EAD no Brasil. In: Litto, F. M. & Formiga, M. M. M. (orgs.) Cap. 2. p 9-13. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Moscoso, L. Ambiente Virtual. Ensino a Distncia alia tecnologia e educao. Dirio do Nordeste. Caderno Cidade. Domingo, 09/10/2011. p 14. Moura, A. M. M. de; Azevedo, A. M. P. de; Mehlecke, Q. As Teorias de Aprendizagem e os Recursos da Internet Auxiliando o Professor na Construo do Conhecimento. Fonte: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=17 ltimo acesso: 19/06/2011 (23:29h). Niskier, A. Educao Distncia. A Tecnologia da Esperana. Polticas e Estratgias para a implantao de um Sistema nacional de Educao Aberta e Distncia. So Paulo: Edies Loyola, 1999. Nunes, I. B. Noes de Educao a Distncia. Revista Educao a Distncia n. 4/5, Dez./93Abr/94 Braslia, Instituto Nacional de Educao a Distncia, pp. 7-25. Nunes, I. B. A Histria da EAD no mundo. In: Litto, F. M. & Formiga, M. M. M. (orgs.) Cap. 1. p 3-8. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Pacheco, A. Das Estrelas Mveis do Pensamento. tica e verdade em um mundo digital. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. Pittamiglio, S. E. L de. & Batista, N. A. O docente e sua relao com as Novas Tecnologias da informao e da Comunicao (NTICs). In: Batista, N. A., Batista, S. H. & Abdalla, I. G. (Org). Ensino em Sade: visitando conceitos e prticas. So Paulo: Arte & Cincia, 2005.

17 Silveira, S. A. da Excluso Digital. A Misria da Era da Informao. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2001. Tarcia, R. M. L. & Costa, S. M. C. Contexto da Educao a Distncia. In: Carlini, A. L. & Tarcia, R. M. L. (org.) 20% a Distncia, e agora? Orientaes Prticas para o uso de Tecnologia de Educao a Distncia no Ensino Presencial. Cap. 1. p 3-14. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. Tavares, V. R. de C. O ambiente inovador da EaD nas prticas pedaggicas. Disponvel em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2006/12/13/428051/mbiente-inovador-daead-nas-praticas-pedagogicas.html Acesso: 13/06/2011 Tori, R. Educao sem distncia: as tecnologias interativas na reduo de distncias no ensino e aprendizagem. So Paulo: Editora SENAC, 2010. Valente, J. A. O Computados na Sociedade do Conhecimento. (org.) Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. Valente, J. A. Educao a distncia no ensino superior: solues e flexibilizaes. Interface Comunic, Sade, Educ, v7, n12, p.139-48, fev 2003. Valente, J. A.; Moran, J. M. & Arantes. Educao a distncia: pontos e contrapontos. So Paulo: Summus, 2011. Wolton, D. Internet, e depois? Uma Teoria Crtica das Novas Mdias. Porto Alegre: Sulina, 2 Ed., 2007. Zilberman, R. Fim do Livro? Fim dos leitores? So Paulo: Editora SENAC, 2001.

S-ar putea să vă placă și