Sunteți pe pagina 1din 20

Regina Silveira

Atractor, 2011 instalao com vinil espelhado sobre fachada dimenses variveis Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

A escala foi crescendo. O atrevimento tambm. Me interessa essa mudana de escala: sair do papel e ir para o mundo. Sair do museu e ir para a cidade.1

SILVEIRA, Regina. In: LOPES, Fernanda. Mundo de Luzes e Sombras. Das artes: artes visuais em revista. Rio de Janeiro: O Selo, abril/maio de 2010. 2 SILVEIRA, Regina. Linha de sombra. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009, p. 82. 3 A expresso site specific (lugar especfico) faz referncia a obras criadas para um espao determinado, onde o trabalho artstico dialoga com o meio circundante, seja este uma galeria, o ambiente natural ou reas urbanas. 4 DA VINCI, Leonardo. Trait de la peinture. Paris: BergerLevrault, 1987, p. 101. 5 Idem nota 1.
1

Luz e sombra pertencem a um mesmo campo semntico. Ou seja, quando nos referimos a uma, logo lembramos da outra. Luz e sombra tambm fazem parte do campo semntico da arte e, mais especificamente, do trabalho de Regina Silveira. Marcadamente inseridos nas obras barrocas e renascentistas (artistas como Leonardo da Vinci e Caravaggio foram mestres na manipulao desses elementos), os estudos de luz e sombra sempre estiveram presentes na histria da arte. O fascnio exercido pela pintura de Caravaggio frequentemente atribudo maestria com a qual o artista explorou a ao dramtica por meio da luz. No entanto, ainda que esses elementos continuem sendo objeto de investigao artstica, a maneira como so explorados pelos artistas contemporneos difere, na maioria das vezes, daquela vista em trabalhos de pintura. Concentrando-se na luz e na sombra como problemas plsticos em si, Regina Silveira tem trabalhado, h mais de trinta anos, com este tema. Durante muito tempo, a obra da artista caracterizou-se pelas sombras projetadas, embora a luz sempre tenha estado [. . .] envolvida nessas projees de sombra, pela simples relao de causalidade entre as duas.2 Concebida especialmente para a exposio, Atractor faz parte de um conjunto de obras que tem a luz como significado central. Em 2000, por exemplo, a artista escreveu em fibra tica a palavra luz nos vidros da janela do Museu de Arte Contempornea da USP (MAC-USP). Quando a luz externa diminua, a luz controlada por uma clula fotoeltrica acendia, evitando, metaforicamente, que o museu ficasse s escuras. Obras que dialogam com a arquitetura, especialmente os site specific3 caso de Atractor so uma marca do trabalho de Regina Silveira, cuja potica e, neste caso, a potica da luz, tem sido vista em escalas cada vez maiores.

Para pensar [...] a escultura est sujeita a uma certa iluminao, a saber, de cima, e a pintura leva com ela, por todos os lugares, a sua luz e a sua sombra.4 Essa frase de Leonardo da Vinci sugere uma rgida separao entre as artes. Voc enquadraria Atractor em alguma categoria artstica (desenho, pintura, escultura...)? Por qu? A relao entre arte e arquitetura no privilgio da arte contempornea. A pintura inscrita em palcios e igrejas, assim como as esculturas presentes nos templos gregos, so alguns exemplos de um dilogo que no de hoje. Quando Regina Silveira opta por sair do museu e ir para a cidade5, que tipo de relao se estabelece entre pblico e obra de arte? H diferena entre uma obra que est no museu daquela exposta em espao pblico?

Regina Silveira
Da srie Desaparncia, 1999 (2011) plotter de recorte sobre vinil adesivo dimenses variveis Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

Quis criar uma imagem-resumo, que sintetizasse algumas reflexes recorrentes sobre a representao e o papel da pintura.1

Johannes Vermeer A arte de pintar, 1666-1667

SILVEIRA, Regina. Traduo livre. Disponvel em: http://reginasilveira.uol.com.br/desaparencias.php.


1

A produo contempornea tem estimulado uma revitalizao nas categorias tradicionais da arte, uma vez que hoje impossvel pens-la somente a partir de designaes como pintura ou escultura. Nesse contexto, a trajetria artstica de Regina Silveira um bom exemplo para pensarmos maneiras pelas quais tal revitalizao ocorre. Ao utilizar adesivos em vinil para produzir, em linhas interrompidas, um ateli de pintura em perspectivas radicais e distorcidas, a artista questiona a ideia de representao vinculada a uma perspectiva linear. Introduzido pela arte renascentista, esse sistema de representao busca tornar a pintura o mais real possvel, ou seja, o mais prxima da viso humana. Utilizando as linhas interrompidas, como imagens escondidas ou em desaparecimento, Regina ironiza no s a pintura, mas, tambm, o suposto lugar de trabalho do artista um estdio com cavaletes, mveis e instrumentos para estudos tradicionais de pintura. Desaparncia , tambm, segundo a prpria artista, uma pea autobiogrfica. Aluna de artistas como Ado Malagoli e Iber Camargo, Regina inicia sua carreira em Porto Alegre como pintora, muito provavelmente em um estdio como o representado na obra. Ao deixar a cidade, h uma virada conceitual em seu trabalho, o que faz com que o banquinho e o cavalete desapaream, metaforicamente, de seu fazer artstico. Propor outras formas de representao, assim como subverter o olhar do espectador, instabilizando sua percepo, so atitudes contemporneas. Rever, problematizar tanto a arte como a si prprio, indica que cada momento possui uma determinada viso de mundo e, portanto, uma maneira singular de usar a perspectiva.

Para pensar Na sua opinio, qual o lugar ideal para um artista desenvolver o seu trabalho? Por qu? E para expor? Justifique sua resposta. Regina Silveira prope um estdio em linhas interrompidas como forma de lembrar o seu passado como pintora. Ao tomar como exemplo uma mudana significativa na sua vida, como voc trabalharia artisticamente tal situao? Aqui, voc livre para escolher tcnica, material e dimenses da obra, assim como o espao onde a colocaria.

Regina Silveira
Srie Enigmas, 1981 fotogramas 42 x 46 x cm c/u Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

As sombras nas fotos de Regina no esto apenas ali onde so vistas, no so aqueles traos de garfo, pente, martelo e serra. A sombra tudo, a sombra o conjunto, a sombra princpio e a mola do jogo.1

COLEHO, Teixeira. In: SILVEIRA, Regina. Linha de Sombra. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009, p. 58. 2 Idem. 3 LAUTRAMONT, Comte de. Os cantos de Maldoror. Obra completa: os cantos de Maldoror. So Paulo: Iluminuras, 1997.
1

No por acaso que Regina Silveira chama de Enigmas a srie na qual prope aproximaes entre signos desconexos, como bolsa + sombra de serra ou panela + sombra de pente. No dicionrio, a palavra enigma consta como dito ou fato de difcil interpretao; aquilo que dificilmente se compreende. Mas, em momento algum, designada como algo incompreensvel. Haveria, ento, o que desvendar quando da juno entre uma bolsa e a sombra de uma serra? Qualquer esforo em dar significado a esses jogos de aproximaes tende a ser uma tentativa frustrada. Quando Regina opta por projetar a sombra aleatria de uma serra sobre uma bolsa, no o faz com a inteno de tornar a bolsa objeto concreto mais evidente e natural (vale lembrar que, tradicionalmente, na histria da arte, a sombra desempenhava ditas funes). A silhueta da serra cria, justamente, o enigma visual. A artista tampouco, como sugere o crtico Teixeira Coelho2, faz referncia a idiomas cujas palavras so formadas pela justaposio entre signos independentes: faca + um corao = tristeza; boca + um pssaro = cantar. No trabalho de Regina, a preocupao de estimular e aguar a percepo, o que vincula a artista, de alguma maneira, ao movimento surrealista, para o qual o belo estaria no encontro fortuito de uma mquina de costura e um guardachuva sobre uma mesa de dissecao3.

Para pensar Como maneira de aguar a percepo, escolha um dos quatro jogos de aproximao de Regina Silveira e crie a sua resposta em relao ao enigma visual. O interessante, aqui, comparar as diferentes percepes que a obra da artista pode suscitar. Voc consegue enxergar beleza no encontro fortuito de uma mquina de costura e um guarda-chuva sobre uma mesa de dissecao? Que sentido tem o belo para voc? E o belo na arte?

Regina Silveira
Lunar, 2002/2003 vdeo digital, projeo em colaborao com Ronaldo Kiel e Olhar Perifrico trilha sonora de Rogrio Rochlitz dimenses variveis Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

Como em um bal de duas esferas-luas a se desdobrarem no espao csmico.1

DOCTORS, Marcio. Disponvel em: http://www.revistamuseu.com.br/galeria.asp?id=9707. 2 ROCA, Jos. Regina Silveira mil e um dias e outros enigmas. Porto Alegre: Fundao Iber Camargo, 2011, p. 12.
1

Entre as noes mais bsicas da perspectiva, est a ideia de que quanto mais prximo um objeto est do seu observador, maior ele vai parecer. Da mesma maneira, pela lgica, quanto mais afastado estiver o objeto, menor ser o seu tamanho. Mas a arte de Regina Silveira no se guia exatamente por noes lgicas. Em Lunar, a artista prope outro modo de enxergar esse conceito ao brincar com nossas percepes. Regina apresenta a animao de duas esferas visuais que crescem e encolhem; cada uma de acordo com sua coreografia prpria. Essa dana, desconexa e aleatria, combinada com o uso estratgico de luz e sombra, cria um ambiente de perplexidade, em que os referentes visuais com os quais o espectador se situa em frente imagem so postos em dvida, resultando em uma experincia corporal desestabilizadora.2 A sensao de estranheza no espectador estimulada pela proposta multimdia da artista, que harmoniza arte e tecnologia em uma potica provocadora e inesperada. A incorporao de elementos multimdia ao fazer artstico acaba, tambm, por proporcionar o surgimento de criaes interdisciplinares em Lunar, Regina Silveira contou com a colaborao do grupo Olhar Perifrico na animao e sonorizao do vdeo.

Para pensar A instalao Lunar joga com a nossa percepo, e notamos isso quando do contato com a obra. No entanto, no nos damos conta de que a prpria natureza nos prope, a todo o momento, esse tipo de jogo. Voc saberia explicar, por exemplo, por que enxergamos as estrelas piscando e os planetas de forma esttica quando observamos o cu noite? Aqui, sugere-se um trabalho conjunto com professores de cincias ou fsica, dependendo da faixa etria dos alunos. Pode-se pensar em outros jogos de percepo a partir de fenmenos naturais.

Regina Silveira
Mil e um dias, 2007 (2011) vdeo digital, projeo produo: Andr Costa (Olhar Perifrico Filmes), edio e videografia: Matias Lancetti dimenses variveis Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

Mil e um dias [...] responde inteno de propor uma narrativa totalmente ficcional, em que o teto e a parede do prdio se abrem virtualmente para um espao aberto no cu ou no cosmos e deixam penetrar o tempo o tempo que passa, o tempo da memria.1

ROCA, Jos. Regina Silveira mil e um dias e outros enigmas. Porto Alegre: Fundao Iber Camargo, 2011, p. 15. 2 A expresso site specific (lugar especfico) faz referncia a obras criadas para um espao determinado, onde o trabalho artstico dialoga com o meio circundante, seja este uma galeria, o ambiente natural ou reas urbanas. 3 COELHO, Teixeira. Disponvel em: http://reginasilveira.uol.com.br/ficcoes.php.
1

A exemplo de obras como Atractor, a animao digital Mil e um dias foi reconfigurada especialmente para interagir com a arquitetura de lvaro Siza. Em mais um site specific2, Regina Silveira apresenta uma projeo na qual imagens do dia e da noite se alternam em uma construo de carter filosfico. Em outras verses da obra apresentada pela primeira vez em 2007 , a instalao vinha acompanhada de uma trilha sonora ora resgatada, ora criada, que fazia ouvir, por exemplo, um vozerio de crianas na parte do dia e rudos de bichos e insetos noturnos na parte da noite. Um som de vento forte, porm, estava sempre presente, unindo os dias e as noites em uma narrativa ficcional que contrapunha a agitao diurna serenidade noturna. No caso da obra realizada para a Fundao Iber Camargo, a passagem do tempo indicada apenas pelo silncio das imagens. Porm, a poesia gerada pelas alternncias visuais faz com que o prprio espectador imagine sua trilha sonora. Numa dimenso quase cinematogrfica, Mil e um dias provoca uma hipnose visual, oferecendo um efeito de mundo anterior a toda interpretao intelectual que se lhe possa agregar3.

Para pensar Em outras verses de Mil e um dias, Regina Silveira evoca, alm das imagens, sons representativos do dia e da noite. Se voc tivesse que propor uma trilha sonora para a obra, qual seria? Que sons, na sua opinio, representam mais o dia e quais so mais caractersticos da noite? Tanto a imagem, como o som, atuam como articuladores da nossa memria. Ou seja, eles nos auxiliam a lembrar de situaes passadas, constituindo-se em um importante arquivo de lembranas. Pense em um perodo significativo da sua vida e escolha uma imagem e uma trilha sonora que melhor o represente, apresentando-as aos colegas.

Regina Silveira
Rerum naturae, 2007/2008 porcelana sobrevidrada, linho bordado sobre mesa 70 x 220 x 120 cm Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio del Re Mundus admirabilis, 2007 plotter de recorte sobre vinil adesivo dimenses variveis Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

Para os que tm medo e nojo deles a situao de pavor. Para alguns eles so pragas bblicas, para outros, apenas animais interessantes. Para Regina Silveira eles so admirabilis.1

MACHADO, ngelo. Disponvel em: http://reginasilveira. uol.com.br/mundusadmirabilis.php. (Textos Crticos). 2 SILVEIRA, Regina. Disponvel em: http://reginasilveira.uol.com.br/mundusadmirabilis.php. 3 CAMARGO, Iber. Gaveta dos guardados. So Paulo: Edusp, 1998, p. 137.
1

Uma conhecida narrativa sobre as dez pragas que assolaram o Antigo Egito reatualizada por Regina Silveira em obras como Rerum naturae e Mundus admirabilis. Segundo a tradio judaico-crist, as pragas foram lanadas por Deus como forma de contrapor o politesmo egpcio, e com isso, provar a unicidade divina. Moscas enormes e gafanhotos predadores so exemplos dessas pragas. Influenciados ou no por essas narrativas, ainda hoje chamamos de pragas os insetos que atacam plantas e animais, assim como os vegetais sem funo conhecida, ou prejudiciais ao seu entorno. A escolha por reproduzir insetos classificados como daninhos faz do trabalho de Regina Silveira uma metfora [...] das pragas muito mais furiosas que hoje em dia nos assolam, em nvel mundial e global, em diversas frentes: sociais, ambientais, culturais e civilizadoras, ameaando um futuro que parece a cada dia mais invivel2. Nas instalaes complementares Rerum naturae e Mundus admirabilis compostas por centenas de insetos retirados de publicaes de Histria Natural , encontramos uma artista cuja preocupao poltica passa pelo filtro da ironia. Iber Camargo, que fora professor de Regina, tambm retratou algumas das pragas civilizadoras, assim como escreveu sobre elas: As contnuas reformas na nossa cidade a cidade a nossa casa nos transformam em forasteiros. O progresso uma ao de despejo em execuo.3

Para pensar Regina Silveira, por meio da metfora dos insetos daninhos, faz referncia a pragas ambientais, sociais, culturais e civilizadoras. Na sua opinio, quais as principais pragas da nossa sociedade? Voc pode pensar tambm em contextos especficos, como o pas, a cidade e o bairro onde vive. Muitos artistas se valem de uma linguagem potica para criticar questes com as quais no esto de acordo. Regina Silveira evoca as pragas de uma maneira global. Iber Camargo aborda a questo da urbanizao desenfreada em alguns de seus quadros. E voc? Como representaria, poeticamente, aquela que, na sua opinio, a pior das pragas?

Regina Silveira
Paradoxo do santo, 1994 (2000) plotter de recorte sobre vinil adesivo, madeira e escultura de madeira dimenses variveis Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

O paradoxo da sombra que diferente daquilo que a origina e que por sua vez conecta figuras de dois chefes militares de atuaes historicamente discutveis me possibilitou unir tempos e geografias diferentes e comentar as relaes seculares de poder que o militarismo e a religio tm mantido neste continente.1

SILVEIRA, Regina. Linha de Sombra. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009, p. 92.

Em Paradoxo do santo, Regina Silveira problematiza as relaes seculares entre religio e poder militar no continente latino-americano. A artista prope um paradoxo visual e conceitual ao justapor um santo popular e um general. O pequeno santo de madeira Santiago Mata-Mouros patrono militar da Amrica Espanhola na poca do descobrimento. J a silhueta a de um monumento ao general Duque de Caxias patrono militar brasileiro e comandante geral dos exrcitos da Trplice Aliana (entre 1864 e 1870, a Aliana formada entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai resultou em uma batalha sangrenta que praticamente destruiu esse pas). Ao projetar uma sombra, a do general, diferente do objeto que a origina, o santo, Regina conecta signos que, embora visualmente diferentes, tm agora uma relao conceitual. A obra os une em funo de suas atuaes historicamente discutveis vinculadas s lutas pela dominao da Amrica Latina. Paradoxo do santo tem um forte apelo conceitual, pois, ainda que a potica visual de Regina Silveira esteja fortemente marcada (podemos citar, aqui, o uso da sombra, o paradoxo visual, a coliso de signos, etc.), a ideia a partir da qual o trabalho elaborado antecede e determina sua materializao.

Para pensar Como vimos, Paradoxo do santo questiona a atuao da igreja e do militarismo nas lutas de dominao da Amrica Latina. Na sua opinio, funo da arte provocar esse tipo de reflexo? Ou a essncia da arte estaria associada a questes puramente estticas? Alm dos aspectos artsticos, a que reas do conhecimento a obra faz referncia?

Regina Silveira
Quimera, 2003 plotter de recorte sobre vinil adesivo, transparncia em objeto em madeira dimenses variveis na parede e no piso Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

No mundo real, a sombra se produz pela ausncia de luz; o mundo de Silveira se rege por outras regras.1

ROCA, Jos. Regina Silveira mil e um dias e outros enigmas. Porto Alegre: Fundao Iber Camargo, 2011, p. 12.

Na mitologia, Quimera a criatura hbrida com cabea de leo, corpo de cabra e cauda de drago, fruto da unio entre Equidna e Tifon. a imagem de um animal desconexo, uma composio absurda, longe daquilo que estamos habituados a classificar como normal. A Quimera (2003) de Regina Silveira pode ser caracterizada de forma semelhante: contraditria, a obra apresenta uma forma fantasmagrica encabeada por uma lmpada (na verdade, a imagem de uma lmpada), que emite sombra ao invs de claridade, jogando com a ideia racional de representao. Afinal, para os normais, o que se pode esperar de uma lmpada seno a projeo de uma luz? Mais uma vez protagonista do trabalho de Regina Silveira, a temtica luz/sombra ganha outras significaes. A artista desvia das armadilhas do senso comum, questionando a prpria fsica: e se acendssemos uma sombra?. Ao brincar com a noo de iluminao, Regina d luz sua prpria criatura hbrida, cuja corporeidade invade o espao expositivo.

Para pensar A palavra quimera descrita nos dicionrios como uma imagem v, fantstica ou sem realidade possvel. A exemplo do que fez Regina ao acender uma sombra, que outras quimeras desse tipo poderamos gerar? Se entendemos quimera como qualquer coisa que no conseguimos explicar ou que foge s nossas expectativas, qual seria, para voc, a(s) principal(is) quimera(s) da sociedade em que vivemos?

Regina Silveira
Umbra, 2008 fibra, vidro e vinil adesivo dimenses variveis Coleo da artista, So Paulo Foto: Fabio Del Re

Silveira quebra a relao direta que h entre um objeto e sua sombra, relao indissolvel no mundo real, mas fonte de liberdade criativa no mundo da representao.1

ROCA, Jos. Regina Silveira mil e um dias e outros enigmas. Porto Alegre: Fundao Iber Camargo, 2011, p. 13. 2 Idem.
1

Seja por meio de projees, reflexos ou distores, seja pelo uso de objetos reais e imaginrios, Regina Silveira desafia, constantemente, o olhar lgico do espectador ao criar iluses a partir da temtica luz/sombra. Em Umbra (2008) no diferente. primeira vista, uma esfera posicionada no espao expositivo tem sua sombra projetada na parede. O espectador, baseado em sua experincia do mundo fsico, reconhece o objeto como forma tridimensional e a sombra como projeo em duas dimenses2. No entanto, a desestabilizao ocorre quando se percebe que a suposta sombra , na verdade, um buraco cncavo como se a esfera houvesse sido destacada da parede, abrindo um buraco negro em seu lugar. Regina cria uma situao peculiar, na qual a suposta sombra substituda por uma representao inventiva que distorce a ideia racional de representao. Umbra mais um exemplo de como a artista explora a cultura visual em seu sentido mais profundo, trabalhando, de maneira singular, a noo de impossibilidade caracterstica marcante de seu trabalho.

Para pensar A sombra sempre uma imagem semelhante ao objeto a que pertece? Justifique sua resposta. Para o poeta mexicano Octavio Paz, perder nosso nome seria como perder nossa sombra. Que relaes podemos estabelecer a partir da afirmao do poeta? Qual seria a funo anloga desempenhada por nome e sombra?

Regina Silveira
Masterpieces (In Absentia: Man Ray), 1998 poliestireno e madeira 203 x 560 x 51 cm Coleo Museu de Arte Moderna de So Paulo Foto: Fabio Del Re

A ausncia tem sido associada, histrica e filosoficamente, imagem da sombra.1

Man Ray Cadeau, 1921

SILVEIRA, Regina. Linha de Sombra. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009, p. 36.

O trabalho de Regina Silveira est cheio de referncias histria da arte, algumas mais diretas, outras nem tanto. No caso de In absentia: Man Ray, vemos a sombra da obra Cadeau, de autoria do referido artista. Trata-se de uma sombra fictcia que parte da base de uma escultura absolutamente vazia, desafiando a percepo conforme os pontos e a distncia do olhar. No entanto, ainda que tenhamos duas ausncias, a do objeto e a evocada pela prpria sombra (Regina lembra que, histrica e filosoficamente, a ausncia tem sido associada imagem da sombra), a obra de Man Ray est ali. Ou seja, sua presena marcada pela sua ausncia, evidenciando uma das principais caractersticas do trabalho da artista a ambiguidade da perspectiva. Mas voltemos s referncias de Regina Silveira em relao histria da arte, uma vez que, alm de Man Ray, trabalhos de artistas como Alexander Calder e Marcel Duchamp tambm foram objetos de projeo em Masterpieces. A srie reflete, de alguma maneira, o jogo de apropriaes que tomou conta da arte no sculo XX, quando a ideia de autoria comea a ser problematizada. No caso de Regina, poderamos pensar ainda em uma apropriao da apropriao, ao levarmos em conta que ela evoca artistas que tambm trabalharam com uma arte metalingustica.

Para pensar Na sua opinio, o fato de um artista apropriar-se do trabalho de outro artista como Regina faz com Man Ray, por exemplo, interfere na autoria da obra? Por qu? Se voc tivesse de escolher uma obra da exposio para propor uma releitura, qual delas seria? Por qu? Aqui, para facilitar, sugere-se eleger uma das dez obras que compem o material didtico.

S-ar putea să vă placă și