Sunteți pe pagina 1din 14

A RELQUIA, ROMANCE NEOPICARESCO, A BENGALADA DO HOMEM REALISTA Ana Leticia Pereira Marques Ferreira UERJ

analeticiapereira@gmail.com

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar leituras convergentes do romance A Relquia, de Ea de Queirs. Essa obra possui caractersticas da picaresca, gnero surgido na Espanha do sculo XVI, ao mesmo tempo em que se mostra como um tpico romance do Realismo portugus do sculo XIX, cujo objetivo mximo moralizar seus leitores. Por meio das relaes entre trabalho e religio, Ea coloca lado a lado sculos to dspares. Unindo aspectos aparentemente distintos, Ea associa picaresca e realismo atravs de uma narrativa inovadora. Palavras-chave: Ea de Queirs; picaresca; Realismo. Abstract: The objective of this article is to present convergent lectures of the novel A Relquia, by Ea de Queirs. This book has picaresque characteristics, genre appeared in Spains 16 th century, at the same time that it shows oneself like a typical novel of the 19th century Portuguese Realism, whose maximum objective was moralize its readers. By means of the relations between work and religion, Ea puts side by side so dissimilar centuries. Joining aspects apparently different, Ea associates picaresque and realism through an innovating narrative. Keywords: Ea de Queirs, picaresque, Realism.

Introduo

O Realismo, apesar de interpretado de forma generalizante como um movimento literrio revolucionrio e vanguardista, apresenta, em grande parte de suas obras, um tom moralizante e at mesmo reacionrio. Representao mxima da burguesia, o Realismo portugus mostra, sim, a degenerao presente naquela sociedade, mas, por trs do mtodo de arte pela arte, podemos observar uma literatura interessada na valorizao da moral e da famlia. Para isso, no receia em momento algum tornar-se uma auxiliar pedaggica para a formao dos leitores (e principalmente das leitoras) portugueses. Entretanto, a literatura realista no se resumiu a manuais de tica. O mais interessante para uma anlise sincrnica examinar a presena (ou a ausncia) da moral, da culpa e de seus efeitos sobre a conscincia, isso em uma poca em que literatura e psicanlise ainda no andavam juntas. Para retratar a crtica religio e a valorizao da moral temas freqentes na obra de Ea de Queirs foi escolhido o romance A Relquia. Livro de difcil classificao (literatura fantstica, farsa, stira?), desprestigiado pelas crticas portuguesa e brasileira (DA CAL, 1970,

p. 7), A Relquia a perfeita lio de moral sobre uma sociedade falsa e inconscientemente beata.

O objetivo do Realismo: a bengalada do homem de bem Ao criticar a literatura de boulevard na conferncia O Realismo como nova expresso da arte, Ea de Queirs nega a produo romntica, que seria desvinculada de ideais sociais. Para o autor, a nova literatura, o Realismo, deveria ser a anatomia do carcter, cujo objetivo maior corrigir e ensinar. Ea encerra a discusso sobre a obscenidade das obras realistas vistas por muitos crticos como uma desculpa para a divulgao da pornografia e como pssima influncia para a formao tica dos leitores quando liga a literatura justia e cincia. Ele acredita que, ditando a moral em suas obras (ainda que esta aparea como concluso final, aps uma srie de cenas consideradas imprprias na poca), ajudar a propagar a idia de justia; criticando os costumes, auxiliar a cincia e a conscincia (mais uma vez o alvo da pregao da moral), e assim formar uma obra bela, justa e verdadeira. Ainda assim, Ea continuou sendo considerado um discpulo de Zola. Cerca de sete anos aps a Conferncia, Machado de Assis iria aproximar a obra do autor portugus do que acreditava ser um realismo vulgar. Falando sobre O Primo Baslio, explicita sua opinio sobre o realismo sem condescendncia de Ea de Queirs:
Os que de boa f supem defender o livro, dizendo que podia ser expurgado de algumas cenas, para s ficar o pensamento moral ou social que o engendrou, esquecem ou no reparam que isso justamente a medula da composio. H episdios mais crus do que outros. Que importa eliminlos? No poderamos eliminar o tom do livro. Ora, o tom o espetculo dos ardores, exigncias e perverses fsicas. [...] Com tais preocupaes de escola, no admira que a pena do autor chegue no extremo de correr o reposteiro conjugal (ASSIS, 1943).

certo que a obra de Ea no se limita a cenas erticas como base de pensamentos morais. Tampouco a de Assis revela o romantismo ingnuo de O Guarani, aclamado pelo brasileiro na mesma crtica. Devemos, claro, ser condescendentes com Machado, visto que o brasileiro ainda no havia escrito sua obra da chamada fase madura, e ainda via com excessivo rigor o movimento realista, no qual, posteriormente, tambm buscou inspirao.

Interessante, no entanto, atentar para a contradio entre o que seriam os romances romnticos e os realistas. Ao se imbuir do dever de difundir a moral, mostrando os vcios e as degeneraes da sociedade portuguesa para contribuir com a formao tica do leitor, Ea volta aos princpios do romance romntico. Estabelece, assim como no estilo anterior, uma tese: sero castigados todos aqueles que infringem determinadas regras da moral; e apresenta punies severas para esses personagens. Talvez seja possvel afirmar que no h muitas modificaes, no que diz respeito aos propsitos da literatura, nas produes do sculo XIX. At porque, apesar de absolutamente diferente do sculo anterior, a sociedade vitoriana era por demais especfica (e de lentas transformaes internas) para que mudanas no contexto social chegassem a alterar totalmente a temtica literria. Portanto, a temtica da moral no Romantismo idntica no Realismo, apenas com abordagens distintas. A respeito disso, podemos pensar sobre a carta de Ea de Queirs a Tefilo Braga, em 1878. Comentando sobre O Primo Baslio, afirma:
A sociedade que cerca esses personagens o formalismo oficial (Accio), a beatice parva de temperamento irritante (D. Felicidade), a literaturarinha acfala (Ernestinho), o descontentamento azedo e o tdio da profisso (Juliana), e s vezes, quando calha, um pobre bom rapaz (Sebastio). Um grupo social, em Lisboa, compe-se com pequenas modificaes, destes elementos dominantes. Eu conheo uns vinte grupos assim formados. Uma sociedade sobre estas falsas bases no est na verdade: atac-las um dever. [...] Merecem partilhar com o Padre Amaro da bengalada do homem de bem (QUEIRS, 1946, p. 43).

Ea explicita a homogeneidade da formao da sociedade lisboeta, destacando a raridade que encontrar algum tico como o Sebastio do segundo romance do autor. E, tal qual como em um espelho, segundo suas prprias afirmaes, deseja reproduzir essa sociedade para critic-la. Mais uma vez, pode-se constatar que o intuito realista, mas o resultado, romntico. Ea de Queirs, verdadeiro homem de bem, considera-se, enquanto autor, figura primordial para a reconstruo da moral e da tica na sociedade, pois ser ele quem dar a bengalada do homem de bem. dessa forma que se ir construir a obra de Ea, atravs das teses segundo as quais a sociedade formada, extramos as lies de moral, sempre aps a constatao de que o mundo (e o autor) j desferiu sua bengalada. Para que melhor possamos compreender os alvos de Ea de Queirs, preciso observar alguns dos aspectos valorizados pela moral vitoriana.

A religio e o trabalho: a moral no sculo XIX

As intensas modificaes ocorridas no sculo XIX, sobretudo nas reas social e cientfica, provocaram uma sensao de mal-estar generalizada. possvel afirmar que a sociedade vitoriana em geral sentia dificuldades para enquadrar-se na nova ordem social burguesa. Com um claro carter de salvao, as pessoas buscavam uma corrente capaz de analisar e solucionar as questes ticas e morais da poca. Ainda na esteira iluminista, correntes positivistas conviviam com a criao de novas religies de cunho mstico e, o que mais interessante, com o ressurgimento da f na Igreja Catlica e seu embate filosfico com o protestantismo. O que havia, na realidade, era uma necessidade de acreditar em algo. A f catlica era representada em sua maioria pela burguesia, essencialmente pelas mulheres. Apontada por muitos historiadores como passatempo de senhoras, a religio crist do sculo XIX est marcada pela extrema valorizao da filantropia e de rituais como missas e procisses verdadeiramente muito mais eventos sociais do que prticas religiosas, tanto para burgueses quanto para trabalhadores. Parece contraditrio que esse revival da religio esteja muito prximo da secularizao, mas, na realidade, isso tanto evidencia a necessidade da sociedade daquele sculo de agarrarse (mesmo que ingenuamente) a algo que a conforte; quanto reflete a falta de senso moral daquele mundo vitoriano, que misturava religio com festas e bebidas. Religio e trabalho sempre andaram juntos. Primordialmente no sculo XIX no qual a ascenso da burguesia comprovava os mritos do trabalho , o labor era considerado um meio eficiente de manter a mente ocupada, uma vez que a ociosidade seria o caminho para a propagao do pecado. A divulgao do trabalho como aliado religio no fazia parte apenas do cotidiano burgus, mas sobretudo do dia-a-dia da classe trabalhadora. A burguesia valorizava o trabalho, ainda que no fsica e ostensivamente como apoiava o dos trabalhadores. Essa era a forma mais bvia de garantir que, no desejando mais do que Deus poderia dar-lhes, a classe trabalhadora manter-se-ia para sempre conformada com sua posio social. Em contraposio a essa difuso do ideal burgus do labor estava a prpria famlia burguesa, cujos filhos nascidos na prosperidade ganharam ares de aristocracia, desprezando o trabalho e legitimando o cio como garantia de status social. Nessa categoria encaixa-se

perfeitamente Teodorico Raposo, que no rico, mas vive, ainda que aventureiramente, sob a gide da prosperidade da Titi. Talvez seja possvel afirmar que nem sempre os vitorianos estavam interessados em cumprir as idias que difundiam. No entanto, certo podermos dizer que a moral do sculo XIX era constituda por crena e trabalho, ainda que fossem exercidos de maneira hipcrita.

A neopicaresca como gnero literrio do sculo XIX

A picaresca surgiu na Espanha do sculo XVI com A vida de Lazarillo de Tormes e das suas Fortunas e Adversidades, de autor annimo. O que atualmente podemos tomar como caractersticas do romance picaresco so baseadas nesse livro, no apenas por ser a primeira novela do gnero, mas tambm porque foi a nica obra do perodo picaresco espanhol clssico (1552-1646) que no foi influenciada pela censura da Inquisio. Considerado um anti-heri, o pcaro algum com origem social baixa, que vive astuciosamente para ascender na sociedade. Para isso, faz o mnimo de trabalho e o mximo de trapaa possvel, sempre se envolvendo em aventuras e sem, de forma alguma, ter crises de conscincia em relao ao vencido. O pcaro um heri nico porque, por meio de suas atitudes, rebaixa a si mesmo, por desprezo classe social a qual pertence, mas tambm rebaixa as classes privilegiadas, por inveja. Como seu grande objetivo ascender socialmente, comporta-se como os ricos no trabalha e ostenta uma falsa imagem por conta do vesturio. Vive de aparncias porque este o caminho mais simples para ser um homem de bem, seu objetivo final. Evidencia assim no s a sua ilicitude, como tambm a daqueles que detm o poder. Esse anti-heri nada mais que uma pardia da ascenso social burguesa, em uma sociedade que despreza os valores dessa classe. possvel observar caractersticas da picaresca em obras muito posteriores ao perodo citado. certo que o contexto socio-econmico-cultural jamais se repetiu, mas o que torna obras posteriores ao Lazarillo de Tormes pertencentes picaresca a resposta semelhante do pcaro s diversas situaes (GONZLEZ, 1994, p. 282). Isso significa que o ambiente no o mesmo, mas as atitudes so semelhantes. Essas reprodues do primeiro pcaro podem ser chamadas de neopicaresca.

A recepo da crtica e a classificao como neopicaresca

A Relquia foi, por muitos anos, desmerecido pela crtica. Apesar disso, e do descrdito da crtica luso-brasileira, em outros pases o romance foi exaltado pela mistura de stira aristofanesca, poesia bblica e romance (DA CAL, 1970, p. 7), tanto que essa a obra de Ea com maior nmero de edies e tradues. Queirs, em carta a Ramalho Ortigo, diz que inscreveu o romance no concurso da Academia das Cincias de Lisboa no porque haja sequer a sombra fugitiva duma probabilidade mais magra do que eu, de que me seja dado o conto mas porque desejava gozar a atitude da Academia diante de D. Raposo! (QUEIRS, 1946, p. 136). Ea sabia que a Academia no estava preparada para o recebimento de uma nova proposta de narrativa como A Relquia. O autor estava certo. Pinheiro Chagas refutou a obra baseado em uma pretensa inverossimilhana do sonho de Raposo. Pinheiro Chagas, assim como o restante da crtica, acreditava que um personagem baixo, sem grandes nuances psicolgicas, no seria digno da grande Revelao da religio que ocorre durante o sonho. Segundo sua viso, autor e personagem fundem-se no romance, como se isso fosse obra apenas de um descuido de Ea. Depois do lanamento do livro, em carta a Lus de Magalhes, Ea de Queirs afirma no gostar de seu resultado final, pois lhe falta um sopro naturalista dironia forte que daria unidade a todo o livro e diz que seu nico valor o realismo fantstico da Farsa (QUEIRS, 1946, p.139). Mais uma vez a crtica no conseguiu perceber durante muito tempo o significado dessa carta em que, ao concordar com o julgamento do concurso, Ea estava ironizando o valor dado a uma instituio incapaz de reconhecer um novo estilo narrativo. O que Ea faz uma subverso da narrativa, subverso esta que justifica a difcil classificao da obra, que transita admiravelmente pela farsa, stira, literatura fantstica e picaresca. De acordo com Rosa (1964, p.337), Ea era conhecedor da picaresca clssica, leitor dO Lazarillo de Tormes e do Gil Blas, picaresca francesa. Ainda que nada tenha dito no imbrglio do concurso, reconhecia-se como o primeiro autor de picaresca portuguesa. Outros crticos tambm acreditam que Ea compreendeu a estrutura picaresca espanhola muito antes da crtica da poca (FONTES, 1976, p. 40). Todavia, apesar de ser clara a influncia da picaresca na obra, talvez no seja possvel afirmar to categoricamente que Ea estava pensando em seguir essa linha quando escreveu o romance. Se assim fosse, em alguns de seus escritos encontraramos menes sobre a picaresca ou sobre a classificao dA

Relquia. Ainda seguindo essa linha de raciocnio, e considerando como sria a carta a Lus de Magalhes, Ea no hesitaria em acentuar os traos naturalistas, uma vez que estes so inerentes ao pcaro, cuja trajetria aventuresca muito mais interessante que sua origem ou sua relao com o meio. At mesmo o episdio do sonho, causador de tantas controvrsias na crtica, seria melhor explicado pelo autor se fosse apresentado como picaresco, uma vez que atravs dele que a aventura mxima de Raposo a camisa de Miss Mary se realiza e tambm porque, para o pcaro, personagem baixo, comum que ocorram acontecimentos inexplicveis para seu prprio proveito (como o caso da Revelao). Consciente ou no do gnero que representava, Ea escreveu o primeiro romance picaresco portugus, representao digna da sociedade que elegia d. Patrocnio como um padro de moral. impossvel discutir a ascenso dos inescrupulosos, em uma sociedade que valorizava a religio (como era a do sculo XIX), e no lembrar do pcaro. A rede de trapaas e aventuras que garantia o final feliz do rapaz sem escrpulos talvez muito mais fcil de ser encontrada na vida real do sculo XIX, do que na do sculo XVI. Assim, natural que a picaresca seja considerada literatura realista, j que se adapta facilmente ao contexto social da poca. Teodorico Raposo, protagonista dA Relquia, de Ea de Queirs a prova de como um rapaz de origem baixa, criado em meio burguesia e religio, poderia ascender por meios escusos. Como j foi dito, so tomadas como base para a anlise da neopicaresca as caractersticas da primeira novela, O Lazarillo de Tormes. H muito em comum entre o livro espanhol e A Relquia, podendo ser aceitas, portanto, como caractersticas da neopicaresca, o carter autobiogrfico, a origem baixa e confusa do protagonista e sua infncia sem amor, longe dos pais. Tambm vale citar a necessidade de ser aceito pelo protetor (a Titi) como meio de sobrevivncia, os ardis que emprega para isso, a ausncia de culpa ou arrependimento, caracterizando total falta de moral. So ainda traos da neopicaresca o carter de aventura, o erotismo do protagonista, seu envolvimento com mulheres de reputao desconfivel e o tom muito mais satrico do que crtico da histria. Ao tratar da manipulao que Teodoro faz da religio da Titi, Ea parece estar criando uma tese: anterior criao das religies, a conscincia deve nortear o homem para que ele no se perca no vcio e nas mentiras, como fez Teodorico. Apenas a conscincia capaz de moralizar, j que apesar de ter sido criado sob bases religiosas, foi exatamente isso o que, aparentemente, causou o desvirtuamento do protagonista.

Para falarmos, no entanto, das aes da conscincia na vida de Teodoro, preciso pensar o protagonista dA Relquia em dois momentos distintos. O Teodorico da infncia traz, certo, dentro de si o germe da imoralidade, porm ainda no o Raposo adulto, que busca o gozo pleno atravs de inmeros ardis. Logo no prlogo, o narrador, que acredita ter atingido a maturidade plena, explica por que escreve suas memrias. Independente das aes que vai protagonizar na histria que comea a contar, Teodoro credita-se uma lio de moral lcida e forte. Ainda assim, prefere ser chamado de profanador de tmulos a adorador de antepassados, e tudo isso para agradar a Burguesia Liberal. Ser a diluio entre as figuras do autor e do personagem? Ser que Teodorico realmente se moralizou? Antes de refletirmos sobre isso, vale lembrar o final do prlogo, onde h a reafirmao do objetivo realista de moralizao: [...] nestas pginas de repouso e de frias, onde a Realidade sempre vive, ora embaraada e tropeando nas pesadas roupagens da Histria, ora mais livre e saltando sob a caraa vistosa da Farsa (QUE IRS, 1997, p. 13). Teodoro, o menino que cresce sem o amor da me e logo perde o pai, chega casa da Titi esperando encontrar um amor substituto de me. Todavia, descobre na figura da tia Patrocnio que o mundo no to bom quanto lhe parecia. Quando a tia manda que passe pelo oratrio e faa o sinal da cruz, Teodoro tem o primeiro contato com os objetos de culto religioso. Os santos, a luz das velas e o Cristo feito em ouro deixam Teodorico deslumbrado. Sua ambio j aparece quando pensa que no Cu catlico tudo ser como a perfeio digna que um Cu merece: anjos e santos recobertos de ouro e talvez de pedras preciosas. Ainda sem conhecer o poder do dinheiro, Teodoro conclui facilmente: Que rica era a titi! Era necessrio ser bom, agradar sempre titi!. S vai, entretanto, comear a desfrutar os prazeres que o dinheiro da tia pode oferecer quando, aps anos de internato, passa a morar na hospedagem das Pimentas, onde conhece sem moderao, todas as independncias, e as fortes delcias da vida (QUEIRS, 1997, p. 23). A maturidade e a virilidade chegam para comear a transformao de Teodoro em Raposo. Medina, citando Larbaud, j atenta para a proximidade semntica de Raposo e raposa, nome que est ligado idia de astcia, ardil (1988, p. 556). As maiores astcias comeam quando, apesar da relativa liberdade da qual goza longe de casa, Teodoro escreve tia contando sobre os falsos estudos, jejuns e novenas e sofre quando a rotina das prticas religiosas torna-se realidade nas frias de vero, ao lado da tia. Mesmo tendo percebido que

seu caminho e sua salvao no esto na religio, Teodoro comea a entender que apenas por meio dela conseguir agradar a tia, que est presa a uma beatice cega. Ainda aqui no insensvel. Teodoro conhece Xavier, um parente afastado, e fica emocionado com a pobreza em que vivem este e a famlia, composta por uma espanhola, com quem amigado, e seus trs filhos. Chega a pensar em pedir ajuda tia, mas quando d. Patrocnio critica Xavier por suas relaxaes, v-se, apesar de tudo, obrigado a concordar, j que precisa garantir a sua prpria sobrevivncia. A conduta hipcrita de Teodoro agrada cada vez mais Titi. Esconde dela seu interesse pelas mulheres, enquanto encontra-se escondido com Adlia. E faz mais, chega a simular uma carta em que se mostra chateado com um colega que o convida para relaxaes. Em diversas situaes, finge teatralmente o encontro com as maravilhas da religio no oratrio. Toda essa encenao do protagonista deslumbra a tia que, como uma boa burguesa, deixa-se levar por adornos de santos e arroubos de transe religioso. A idia que se tem que Teodoro no tem problemas com a conscincia porque h desimplicao subjetiva. A culpa do mundo, que o deixou sem amor de me, rfo, pobre, dependente de parentes. A culpa da Titi, que no soube dar-lhe afeto de me, que ama apenas o Cristo de ouro no oratrio. Entretanto, as coisas comeam a se modificar ao descobrir que a Titi pretende deixar a herana para a Igreja e que seu rival Jesus Cristo em pessoa. Ambiciosamente, Teodoro deduz que preciso aumentar sua f. a partir desse momento que os efeitos da conscincia de Teodoro decaem at a extino completa, pois passa a agir em nome da ambio. No visa mais somente sobrevivncia, agora quer todo o ouro da Titi, ouro que aprendeu a admirar desde a infncia. Uma vez que o mundo o diminuiu, com sua origem baixa e sua infncia triste, resolve gozar o que sempre lhe faltou. Cada vez que engana a tia no s para garantir a casa e a comida que ela lhe d, mas para ter o gozo antevisto do gozo sem limite. A culpa por seus atos deixa de ser sempre do Outro e passa a ser tambm dele, j que comea a deixar a posio de vtima e passa a agir em benefcio do gozo prprio. Nunca se pode esquecer que Teodoro tem uma profisso, cultura e poderia iniciar sua prpria vida, sem depender da Titi. Mas claro que Raposo sucumbe tentao. Por que, como ele mesmo diz, no fartaria o bandulho? A sociedade no presta, precisa levar uma bengalada; ningum melhor do que Raposo para receb-la. Teodoro d, ento, lies de humildade e devoo, pensando em ludibriar a tia at a sua morte, quando herdaria tudo por ter sido admiravelmente santo. Isso ocorre at o momento em

que surge a oportunidade de ir para Jerusalm, representar a tia Patrocnio na Terra Santa. A surge realmente a grande chance do pcaro Raposo trazer a relquia to ardentemente desejada e pedida pela titi. Assim que chega a Alexandria, tem um caso com Miss Mary, uma luveira inglesa de reputao contestvel, que lhe deixa de lembrana uma camisa de dormir, chamada por Teodorico de relquia de amor. Um leitor mais desatento pode no se dar conta, mas desde j Ea inicia o paralelismo entre as duas relquias, ambas profanas e desejadas por Raposo, ambas causadoras de sua runa. A relquia de Mary traz a seguinte dedicatria: "Ao meu Teodorico, meu portuguesinho possante, em lembrana do muito que gozamos!" (QUEIRS, 1997, p. 65). Alm da importncia bvia que tm as palavras e os objetos na vida do pcaro, no possvel deixar de relacionar o gozo antevisto de Teodoro com a relquia da tia e o gozo com Mary, gozo este que colocar em xeque seus sonhos de riqueza acalentados desde a infncia. Na chegada a Jerusalm inicia-se a desconstruo do ideal religioso burgus vitoriano. A idia de santurio sublime, Terra Santa e morada eterna do Cristo adorado pela titi demolida pela imagem de uma Jerusalm humana e cheia de Teodoros vendendo ridculas relquias. Ligando sempre o amor ou o sexo (ambos s obtidos atravs de prostitutas) ao dinheiro da tia, resolve escrever para ela, dizendo que est procura da grande relquia e aumentando ainda mais seu repertrio de falsidades ao relatar vises de santos e conversas com imagens, nas quais d. Patrocnio sempre louvada. Ainda no estamos na passagem do sonho, mas Teodoro mostra-se dbio como comum a todo pcaro, refletindo ainda a fina crtica irnica que perpassa a obra de Ea.
Obedecendo recomendao da Titi, despi-me, e banhei-me nas guas do Batista. Ao princpio, enleado de emoo beata, pisei a areia reverentemente como se fosse o tapete de um altar-mor; e de braos cruzados, nu, com a corrente lenta a bater-me os joelhos, pensei em So Joozinho, sussurrei um padre-nosso. Depois ri, aproveitei aquela buclica banheira entre rvores; Pote atirou-me a minha esponja; e ensaboei-me nas guas sagradas, trauteando o fado da Adlia. [...] No me contive, arranquei o capacete, soltei por sobre Cana este urro piedoso: Viva Nosso Senhor Jesus Cristo! Viva toda a corte do cu! (QUEIRS, 1997, p. 88).

Teodoro, com um brilho de visitao celeste, encontra os galhos espinhosos que se tornaro a futura relquia. Teme que a falsa coroa de espinhos de Jesus Cristo tenha alguma virtude verdadeira e d. Patrocnio fique boa dos seus inmeros males. Segundo Raposo, ele s comearia a viver quando ela comeasse a morrer. Instaura-se o conflito interno (religioso ou filosfico?) de Teodorico seriam verdadeiros todos ensinamentos da Titi? Imagens, relquias, vises teriam algum significado e poder de deciso sobre o seu destino? Ea coloca a Religio ao lado da Cincia. Inicia-se ento o perodo do sonho, narrativa que abarca um tero do livro e vai mostrar a Revelao to refutada pela crtica. Jerusalm, a cidade da Revelao catlica ser tambm o templo da Revelao da Verdade, do cristianismo humano e da moral anterior a qualquer religio. Teodoro acompanha com Tpsius a priso de Cristo, a desconfiana da populao em relao aos seus objetivos e sua castidade. Na casa de Gamaliel, doutor da Lei, aprende que as virtudes teologais so anteriores a Cristo, fazem parte de vrias religies e constituem o saber necessrio para o bom desenvolvimento da conscincia. Teodorico, que literalmente desconhece o Cristo catlico, ir encontr-lo no seu corpo humano e real, vestido do linho de que os homens se vestem, coberto com o p que levantam os caminhos humanos! [...] (QUEIRS, 1997, p. 115). Questiona a sua f como somente um catlico vitoriano faria, relacionando a crena imagem encontrada na Igreja, dando importncia nica a esse aspecto do culto. A mesma relao entre imagem e pessoa dar-se- quando Teodoro assistir crucificao de Cristo. Este o incio da Revelao Teodoro descobre que Cristo no apenas a imagem do oratrio da Titi. Daquele Cristo, o da imagem, ele no tinha medo, pois durante toda a sua vida no conteve nenhum significado. J o Cristo verdadeiro, do sonho, o assusta frente desumanidade do mundo, o faz acreditar no no Cristo da religio catlica, mas nas virtudes que ele representa. Mesmo aps o sonho, a mescla de religio (ainda que falsa) e ambio continua fazendo parte de Teodoro. Aps a descoberta feita pela Titi de que a coroa de espinhos era na verdade a camisa da prostituta, Raposo vai embora de casa, fugido. Passa a vender as falsas relquias para sobreviver, e com isso mostra que no tem nenhum arrependimento do que fez. Seu nico desespero ver-se sem o dinheiro da tia e as mordomias das quais gozava em sua casa. Questionando-se sobre como os embrulhos teriam sido trocados, Teodoro pensa em algo de sobrenatural e avista um Cristo crucificado dentro de uma caixa. Inicia a um dilogo no qual acusa a imagem, afirmando que a desgraa que recebe em troca depois de ter se

compadecido de sua morte no episdio do sonho. O Cristo sai ento do caixilho e aponta os erros de Teodoro suas mentiras e a falsa beatice para a d. Patrocnio, enquanto dormia com prostitutas em segredo. Chegou o momento da to esperada bengalada de Ea de Queirs. Teodoro apavora-se com a Voz, que o persegue e o faz sofrer. finalmente a hora em que a culpa o atormenta, a conscincia inicia o seu papel.
Eu no sou Jesus de Nazar, nem outro deus criado pelos homens... Sou anterior aos deuses transitrios; eles dentro em mim nascem; dentro em mim duram; dentro em mim se transformam; dentro em mim se dissolvem; e eternamente permaneo em torno deles e superior a eles, concebendo-os e desfazendo-os, no perptuo esforo de realizar fora de mim o deus absoluto que em mim sinto. Chamo-me conscincia; sou neste instante a tua prpria conscincia refletida fora de ti, no ar e na luz, e tomando ante teus olhos a forma familiar, sob a qual, tu, mal-educado e pouco filosfico, ests habituado a compreender-me [...] (QUEIRS, 1997, p. 202).

Essa a Revelao a Verdade no est nas religies, mas sim na conscincia, que deve dirigir o Homem para que este no infrinja no as regras de moral catlicas, mas a moral necessria para o bom desenvolvimento de uma sociedade. A conscincia, da qual descendem todas as religies, o triunfo do romance de Ea. Talvez seja mesmo o seu personagem principal, que s aparece no ltimo captulo. Teodoro ainda tenta agir como antes. Chega a iniciar uma orao, clamando pelo Senhor Jesus, Deus e filho de Deus, mas a conscincia j teve sua ao e seu caminho agora tornar-se um homem de bem, casado, pai, respeitvel e at mesmo dono de mosteiro. Mas Ea no poderia deixar de mostrar que as crenas cegas esto (ou podem estar) acima da Verdade. E justamente disso que se valem os pcaros, como Raposo, para prosperarem. Teodoro lembra-se de que o bilhete de Miss Mary continha as iniciais M.M. e que ele poderia ter afirmado tratar-se da camisa de Maria Madalena. Estaria, assim, ainda mais realizado e por que no o fez? Por que perdeu a sua oportunidade de prosperar? Porque houve um momento em que me faltou esse descarado herosmo de afirmar, que, batendo na terra com p forte, ou palidamente elevando os olhos ao cu cria, atravs da universal iluso, cincias e religies (QUEIRS, 1997, p. 208).

Concluso

A Relquia farsa, stira, picaresca; crtica ao catolicismo da culpa e do castigo, do fanatismo e da secularizao. Reproduz tudo o que a sociedade europia do sculo XIX queria esconder sobre a religio, a moral e sua relao com o trabalho e os meios lcitos de ascenso. Combalida pela crtica, A Relquia no certamente a obra-prima de Ea de Queirs, mas pode ser considerada um marco no conjunto de suas obras, pois ali assume um estilo narrativo incomparvel a qualquer outra produo portuguesa do sculo XIX. tambm nica a fuga do maniquesmo, que uma obra satrica capaz de proporcionar. Reduzir o romance validade das bengaladas de Ea ou critic-lo pelo aspecto burlesco do protagonista desmerecer uma obra que no pra na crtica simples, mas se estende reproduo dos efeitos da conscincia no ser humano, anunciando o objeto de estudo to bem desenvolvido posteriormente pela psicanlise.

Referncias bibliogrficas: A crtica de Machado de Assis ao Primo Baslio, de Ea, e uma carta de Ea a Machado. Rio de Janeiro, A Noite, agosto de 1943. Letras Brasileiras, vol. 1. ALMEIDA, Lindinalvo A. de. Conscincia crtica de Ea de Queirs Leitura principiada em A Relquia e outros textos. In: PAIVA, Jos Rodrigues de (dir.). Estudos Portugueses 150 anos de Ea de Queirs n. 6. Associao de Estudos Portugueses Jordo Emerenciano, 1996. DA CAL, Ernesto Guerra. A Relquia romance picaresco e cervantesco. Lisboa: Editorial Grmio Literrio, 1970. DAVID, Srgio Nazar. Freud e a religio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. _____. Desimplicao subjetiva em O Mandarim de Ea de Queirs. In: DAVID, Srgio Nazar. O paradoxo do desejo o masoquismo moral nas literaturas portuguesa e brasileira (1829-1899). Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. _____. Entre o vcio e o dever: a fico realista-naturalista. In: MALEVAL, Maria do Amparo Tavares & PORTUGAL, Francisco S. (org.). Estudos galego-brasileiros. Rio de Janeiro: H.P. Comunicao Editora, 2003. _____. O mundo, o diabo e a carne Ea de Queirs e os inimigos da Alma. In: DAVID, Srgio Nazar (org.). O diabo o sexo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.

FERREIRA, Nadi Paulo. O mito do amor sob o signo da paixo. In: DAVID, Srgio Nazar. Paixo e Revoluo. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996. FONTES, Manuel da Costa. A Relquia e o Lazarillo de Tormes: uma anlise estrutural. In: COELHO, Jacinto do Prado (dir.) Colquio Letras, n. 31, Maio de 1976. GAY, Peter. A educao dos sentidos. So Paulo: Companhia das Letras, 1999. _____. O sculo de Schnitzler. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. _____. A paixo terna. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. GONZLEZ, Mrio M. A saga do anti-heri. So Paulo: Nova Alexandria, 1994. _____. Introduo ao Lazarillo de Tormes. So Paulo: Pgina Aberta, 1992. KOTHE, Flvio R. O heri. So Paulo: tica, 2000. MATOS, A. Campos. Dicionrio de Ea de Queirs. 2 ed. Lisboa: Editorial Caminho, 1988. _____. Suplemento ao Dicionrio de Ea de Queirs. 2 ed. Lisboa: Editorial Caminho, 2000. MEDINA, Joo. (A) Relquia, romance de peregrinao e descoberta. In: MATOS, A. Campos. Dicionrio de Ea de Queirs. 2 ed. Lisboa: Editorial Caminho, 1988. QUEIRS, Ea de. A relquia. [s/l]: Klick Editora, 1997. _____. A afirmao do realismo como nova expresso da arte. In: AMORIM, Claudia (org.). O Marrare. Rio de Janeiro: EdUERJ, Ano 2, nmero 2, 2002. _____. Correspondncia. Porto: Lello & Irmo Editores, 1946. _____. Notas contemporneas. Porto: Lello & Irmo Editores, [s/d]. REIS, Carlos. Estratgia narrativa e representao ideolgica n A Relquia. In: FERREIRA, David Mouro (dir.). Colquio Letras, n. 100, novembro-dezembro de 1987. ROSA, Alberto Machado da. Ea, discpulo de Machado? Lisboa: Presena, 1964.

S-ar putea să vă placă și