Sunteți pe pagina 1din 22

Ncleo de Educao a Distncia

UVAONLINE

Sade Coletiva
Unidade 4 Qualidade de Vida

Pgina 1 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Aviso importante!
Este material foi produzido com o objetivo de permitir que voc realize consultas offline ao contedo do curso virtual. No entanto, alertamos para o fato de que o curso deve ser feito no modo digital. O contedo foi desenvolvido prevendo a utilizao dos recursos que a mdia eletrnica pode oferecer. Atravs do ambiente UVAONLINE, a aprendizagem tornar-se- mais fcil, gil, interativa e eficaz. O texto que estamos disponibilizando para voc, atravs desta apostila, dever ser utilizado apenas como um reforo. Todas as prticas e atividades que devem ser realizadas ao longo e ao final de cada Unidade, s esto disponveis no ambiente virtual. Lembramos ainda que, para obter aprovao, necessrio que voc tenha realizado e enviado para o seu Tutor as atividades e avaliaes propostas em todas as unidades da disciplina. Tenha um timo estudo!

Pgina 2 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

A organizao do atendimento a sade tem sido uma grande preocupao nos pases do mundo inteiro. Atravs de reunies, conselhos, e conferncias muitos planos e leis definem metas a serem alcanadas neste mbito, e polticas pblicas de sade so elaboradas. No entanto, as dificuldades continuam paulatinamente devido aos mltiplos aspectos que envolvem os novos conceitos de sade. A concepo de que sade no simplesmente a ausncia de doenas, tem enfatizado a importncia do meio ambiente fsico e social. Segundo a Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS), uma poltica pblica saudvel, deve: facilitar opes de vida favorveis para os cidados. criar ambientes sociais e fsicos que permitam que as pessoas possam viver vidas saudveis.

Assim, a populao necessita muito mais do que no estar doente para alcanar bons nveis de qualidade de vida. Devido a isto, a Organizao Mundial de Sade (OMS) definiu qualidade de vida como: a percepo do indivduo de sua posio na vida no contexto da cultura e do sistema de valores nos quais ele vive, considerando seus objetivos, expectativas, padres e preocupaes. A qualidade de vida tem sido objeto de muita discusso na atualidade, onde os meios de comunicao divulgam informaes variadas sobre o assunto. Muitos estudos definem indicadores para determinar o padro de qualidade de vida de um local, embora ainda haja, apenas, uma grande valorizao do no estar doente. A noo de satisfao, conforto familiar e interaes com o meio ambiente podem fornecer a um indivduo a sensao do bem-estar e o equilbrio com o ambiente em que vive. Nesta dimenso, a compreenso do processo sade-doena se faz presente, e a necessidade de adaptao vida, supera a percepo do que realmente representa qualidade de vida.

Pgina 3 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

O que ser estudado nesta Unidade? Os aspectos importantes que determinam a qualidade de vida de uma populao, considerando as expectativas e ideais de um indivduo dentro do seu contexto social.

Objetivos da unidade Esperamos que nesta unidade voc seja capaz de: Identificar os aspectos que definem a qualidade de vida das populaes e suas relaes com a promoo da sade; Avaliar a importncia dos indicadores de qualidade de vida na determinao do padro ou estilo de vida de uma localidade; Estabelecer relaes entre o meio ambiente e as necessidades de vida de uma populao; Analisar as necessidades vitais de um indivduo dentro de um contexto social como alimentao e atividades fsicas;

Roteiro da Unidade: Com as seguintes lies voc poder compreender o valor da qualidade de vida para uma populao: 4.1 Relao entre os fatores ambientais e a sade 4.2 Medicina Preventiva x Medicina Curativa 4.3 Principais indicadores de qualidade de vida

LIO 4.1 - RELAO ENTRE OS FATORES AMBIENTAIS E A SADE Muitas aes coletivas so desenvolvidas para amenizar os problemas e viabilizar as solues de sade associadas ao meio ambiente. Instituies competentes investem em projetos de pesquisas de melhoria das condies de saneamento bsico no mundo inteiro. Os investimentos incluem todas os nveis de relaes do ser humano com o ambiente, como nas reas de: abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, poluio do ar,
Pgina 4 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

destino do lixo.

As entidades responsveis do governo devem estimular tecnologias de custo reduzido, mas de total competncia para serem aplicadas em reas de interesse epidemiolgico no setor de saneamento, a fim de reduzir os ndices de contaminaes que ocasionam, por exemplo, doenas de veiculao hdrica, como: clera, hepatite e esquistossomose. Um dos fatores que mais abala o ambiente o lanamento de poluentes. "Poluio a modificao de caractersticas de um ambiente de modo a torn-lo imprprio s formas de vida que ele normalmente abriga. A pesquisa cientfica deve contribuir com esclarecimentos relacionados sade para alertar as autoridades. J o governo tem o dever de fiscalizar a emisso de poluentes, criar medidas de controle de saneamento e organizar campanhas de conscientizao da comunidade. Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), milhes de pessoas morrero infectadas por gua contaminada no Sculo 21. No Frum Mundial da gua, delegaes do mundo inteiro discutem problemas ligados ao tratamento de esgoto e reduo da escassez de gua. importante garantir gua tratada e adequadas condies de destino de dejetos para o mundo inteiro. O ano de 2003 foi institudo pelas Naes Unidas como o "ano internacional da gua doce". Saiba mais sobre esse assunto, acessando o site Dia mundial da gua, onde h, inclusive, outras informaes sobre o Frum Mundial da gua. O lanamento de esgotos no tratados, em alguma via que leva ao despejo em rios, lagoas, baas ou praias, tem causado danos ao meio ambiente, e tambm um fator de risco sade da populao. Normalmente so lanados no esgoto produtos de diversos tipos, tais como detergentes, defensivos agrcolas, protenas e uria, que podem alterar o papel dos microrganismos na biodegradao natural da matria orgnica. Para resoluo deste problema, aes de altos investimentos em saneamento bsico so necessrias. A proteo da sade da populao e do meio ambiente, reduzem custos de manuteno e tornam estaes de tratamento mais eficientes e isentas de veiculao de doenas.

Pgina 5 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Alm da preocupao com o lanamento de poluentes nas guas, as aes de sade tambm so voltadas para evitar a poluio atmosfrica que a contaminao por gases txicos e partculas slidas no ar. A disseminao de poluentes no ar pode acontecer devido eliminao de resduos pelas indstrias siderrgicas, usinas, automveis e produtos domsticos. A poluio atmosfrica tem ocasionado muitos problemas de sade como doenas respiratrias, comprometimentos cardiovasculares e algumas doenas degenerativas. Na Europa h registros que apontam um nmero elevado de mortes, principalmente em fetos que so atingidos por doenas ocasionadas pela qualidade do ar. Para prevenir ou reduzir os efeitos da poluio atmosfrica so exigidas aes de acordo com o desenvolvimento industrial e social. Sendo assim, algumas medidas podem ser tomadas como as definies de limites de concentrao dos poluentes na atmosfera e a criao de estruturas de controle em reas especiais. No novo milnio os governos se preocupam com as relaes gerais entre as enfermidades e o meio ambiente. Um dos fatores de maior ateno das instituies governamentais e no governamentais do meio ambiente a indstria do petrleo, pois uma indstria poluidora e de alto risco. O uso do petrleo tem tido um aumento crescente. A sua aplicao nas indstrias dependentes do produto como nas automobilsticas, favorece um incremento na utilizao do transporte individual. Conseqentemente temos necessidade de grandes produes de petrleo espalhadas pelo mundo e a sua distribuio para o consumo, aumenta o seu risco, j que so muitas milhas percorridas at as refinarias. O uso de petrleo devolve a atmosfera, gases e poeiras com elementos como o carbono, enxofre e nitrognio. Essa mistura quase toda queimada e transforma-se num grande percentual em gs carbnico. Seus efeitos prejudiciais vo desde os campos de petrleo, com exploses de dinamite, prejuzos fauna e flora, alm de riscos de incndio, derramamentos em transporte por gua, dutos, ferrovias ou rodovias.

Pgina 6 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Quando acontecem tragdias, muda-se a legislao com mais facilidade. preciso que a biosfera seja exposta para que se verifique a possvel falha nos projetos. Temos a ntida impresso que os lucros so mais visados que a preveno de riscos. Embora existam leis, o seu cumprimento est sendo trocado pela pressa em produzir e pela previso de lucros enormes. Anlises feitas de todas as catstrofes com petrleo mostram que a maioria poderia ter sido evitada.

As solues so praticamente bvias e aguardamos providncias dos governos nas aes de sade, pois os ganhos ambientais na adequao das indstrias de petrleo preservao do meio ambiente, melhoraro com certeza as condies de vida no nosso planeta. O destino do lixo tambm constitui um grande problema para os povos. Cerca de 76% do lixo (ou resduos slidos) produzido no Brasil vai para lixes, 13% para aterros controlados, 10% para aterros sanitrios e apenas 1% passa por processos de compostagem, reciclagem ou incinerao (Banas Ambiental, Junho/2000). A coleta, transporte, tratamento e destinao final dos resduos slidos de responsabilidade dos municpios e transformou-se em um dos grandes problemas enfrentados por inmeros governantes que no sabem o que fazer com tanto lixo Fonte: http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid10.htm Qualquer depsito irregular como parte do lixo domstico que colocado em depsitos em cu aberto ocasionam risco de contaminao do solo, de rios e guas subterrneas, se os resduos alcanarem o lenol fretico. Nesses lixes proliferam parasitas causadores de doenas. O lixo confinado em camadas, intercaladas por camadas de terra representam os aterros sanitrios. Para funcionarem regularmente os aterros devem obedecer a normas de construo e manuteno. O aumento da quantidade de lixo vem sendo proporcional ao crescimento da populao. Da mesma forma, ocorrem mudanas na sua constituio, como materiais de difcil decomposio. O tempo de decomposio varivel, como por exemplo, restos de comida se deterioram rapidamente, j o papel demora entre um a seis meses, o plstico dura mais de cem anos e o vidro muito mais tempo.

Pgina 7 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Nas grandes cidades tudo piora e a quantidade de dejetos aumenta podendo levar escassez de recursos naturais, poluio do ar, da gua, do solo, alm de problemas de sade pblica, devido proliferao de parasitas e surgimento de doenas. H muitas pessoas sobrevivendo dos lixes e isto tem sido uma preocupao para os governos, em geral. Muitos programas esto sendo organizados atravs destas instituies, como por exemplo: Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF), <http://www.unicef.org.br/> Ministrio do Meio Ambiente (MMA), <http://www.mma.gov.br/> Ministrio Pblico Federal (MPF), <http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/> Fundao Nacional da Sade (FUNASA). <http://www.funasa.gov.br/>

Estas entidades visam, o favorecimento de aes para a erradicao de trabalho infantil nos lixes, a gerao de renda para as famlias dos catadores e o trmino dos lixes. O destino do lixo um problema de ordem biolgica, social e poltica que necessita de solues urgentes. De um modo geral, nesta rea, somente prticas educativas em sade facilitam o entendimento da necessidade de preservao do meio ambiente visando o equilbrio da sade.

LIO 4.2 - Medicina Preventiva X Medicina Curativa O curso histrico da medicina vem desde a prtica exercida por sacerdotes e curandeiros nas antigas civilizaes. No seu desenvolvimento, tem apresentado fases que descrevem o mdico como um conhecedor de anatomia e patologia atuando, sobretudo em doenas pr-existentes no indivduo. A medicina de hoje apresenta cada vez mais especialidades com o propsito de evitar generalidades e obter diagnsticos mais precisos. Isso se tornou possvel graas ao avano das cincias biolgicas que colaborou com a associao dos diagnsticos clnico e laboratorial. Existem correntes filosficas que caracterizam a medicina especialista como convencional, pois esta leva muitas vezes o homem a dificuldades e frustraes. Como exemplo, muitas doenas so de causas desconhecidas e inexplicveis, com

Pgina 8 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

limitaes no tratamento ou ainda com teraputicas que muitas vezes so prejudiciais ao indivduo. Com a necessidade de aumentar os seus rendimentos e padro de vida, o mdico, muitas vezes mal remunerado, acaba se excedendo no nmero de atendimentos, sem poder enxergar o paciente de forma personalizada e global. Ento verificamos que continuam os nossos questionamentos: O que doena? O que sade? Onde esto as causas do processo de adoecimento? O avano das cincias mdicas vem sendo substitudo por uma desenfreada luta na descoberta do como no ficar doente ou de pelo menos o indivduo no ser visto somente como uma parte doente, mas como um todo afetado. J no sabemos mais de que participam os profissionais desta rea. So profissionais de sade ou profissionais de doena? Cada vez mais a prtica mdica vai necessitar de equipes multidisciplinares que possam ver um indivduo ao mesmo tempo com todas as suas necessidades. O mdico no o nico profissional responsvel pelo diagnstico, e sim um dos participantes de um processo de recuperao e preveno. As aes preventivas para a promoo de sade e mudana de hbitos, prevem prticas que evitem fatores de risco e favoream o aparecimento de doenas, principalmente as crnicas e degenerativas. Um bom acompanhamento mdico deve envolver orientao aos pacientes para que desenvolvam hbitos de preveno e de melhores escolhas para a sua sade. Percebemos como importante a sade ser vista de forma globalizada. Mdico e paciente sozinhos no conseguiro alcanar os objetivos, independentemente das aes medicinais aplicadas. As melhorias na rea de sade no podem visar somente o atendimento individual, mas ao crescimento da populao. Por isto, devem ser previstas por todas as esferas do governo. A busca pelo conhecimento incessante. A medicina no ficou parada, ou melhor, o seu desenvolvimento no abrange apenas as especialidades mdicas. Cada vez mais, tem se descoberto novos caminhos que possam trazer o conforto ou o bem estar generalizado. As descobertas tecnolgicas e cientficas so importantes, mas no devem ser radicalizadas.
Pgina 9 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

A medicina tradicional tem seu lugar, porm a prtica da medicina no-tradicional ou alternativa vem modificando os padres de atendimento e reforando uma idia filosfica antiga: a de mente s, corpo so. E a partir disto, surgiram muitas linhas de tratamento que apesar de no fazerem parte do atendimento convencional, esto sendo aceitas gradativamente pela medicina, veja algumas delas: HOMEOPATIA uma prtica que se baseia na cura atravs da Lei dos Semelhantes. Significa que se uma substncia desencadeia certos sintomas em indivduos sadios, pode curar os mesmos sintomas em indivduos doentes. Seria a arte de enriquecer as defesas naturais do organismo. O seu criador foi o mdico alemo Christian Friedrish Samuel Hahnemann (17551843) de formao tradicional, mas se encontrava descontente com a medicina de seu tempo, principalmente quanto aos tratamentos radicais como sangrias e laxantes.

Ele uniu seus conhecimentos referentes medicina, aos resultados de experincias que fez em si mesmo com vrias substncias e aos seus estudos sobre o pensamento mdico. Hahnemann continuou estudando, experimentando cuidadosamente e clinicando por toda a sua vida, deixando uma obra grandiosa e de excelentes resultados para os dias de hoje. FITOTERAPIA Prtica da medicina chinesa que significa tratamento, terapia atravs das plantas, phitos. Caracteriza-se pelo uso das ervas teraputicas em vrias modalidades como por exemplo: chs, banhos, compressas e inalaes. Muitas especialidades mdicas tm feito uso da fitoterapia. Neste tipo de cincia tambm existe uma preocupao com o equilbrio total do corpo ou com o tratamento das deficincias que possam desequilibr-lo. A utilizao de espcies vegetais para a manuteno e tratamento da sade foi encontrada em relatos histricos desde as civilizaes mais primitivas. ACUPUNTURA Tem tambm origem na medicina chinesa e envolve a insero de agulhas de ao inoxidvel (acus, agulha, punctura, puno) em vrios pontos prestabelecidos do corpo, a fim de curar para produzir uma reao fisiolgica especfica. Segundo o Dr. Samuel Aisemberg, presidente da Sociedade Argentina de Acupuntura,
Pgina 10 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

A origem da acupuntura remonta-se pelo menos ao perodo neoltico segundo achados arqueolgicos e interpretaes histricas, entretanto, a confirmao formal d-se na Dinastia Shang (1766- 1123 A.C.). DO-IN um mtodo de automassagem criado pelos chineses h mais de quatro mil anos. Esta tcnica defende o princpio de que o corpo envolvido por correntes de energia situadas sob a pele denominada meridianos. Os meridianos representam os rgos do corpo e a massagem nos pontos certos tende a equilibrar a energia deles, obtendo-se a cura das doenas. A terapia chinesa acredita que exista uma influncia do Yin Yang - duas foras opostas e complementares atuando sobre o organismo. FLORAIS So obtidos do resultado da impregnao da gua com a energia das flores. As essncias devem ser manipuladas no local onde crescem as plantas utilizadas para a coleta das flores. base de gua e lcool diludo, as essncias so obtidas pelas tcnicas bsicas: solar, fervura, lunar e mista. Significa que a gua misturada ao lcool absorve a energia das flores sob o sol, lua, fervura ou por uma combinao desses mtodos. Desenvolvida pelo mdico ingls Edward Bach nascido 1886 que relacionava os males do fsico com os problemas da mente e da alma.

Ele morreu em 1936, mas o enfoque das suas tcnicas possibilitou uma nova viso das doenas, buscando uma razo emocional e um tratamento oriundo da combinao de 38 essncias florais, que ficaram conhecidos como Florais de Bach. As flores so selecionadas de planta saudveis e no so submetidas a qualquer tratamento qumico. Muitas outras novas prticas tm sido desenvolvidas na medicina, e aos poucos as integraes esto acontecendo, porm ainda falta muito para termos a prtica da medicina preventiva estabelecida no nosso cotidiano. A medicina preventiva aponta a falta de exerccios fsicos e de uma alimentao balanceada como as principais causas das doenas. Como ter sade mais do que no ter uma doena, a viso energtica da sade, identifica a atividade fsica realizada de forma moderada e com freqncia, um dos maiores benefcios para a sade. Os exerccios fsicos tm inmeros fins como na profilaxia, tratamento; reabilitao de doenas e efeitos psicolgicos importantes. A vida desorganizada pode levar ao sedentarismo, stress, desequilbrio emocional e mental.

Pgina 11 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Por isso, a atividade fsica deve estimulada em todas as idades, embora as pessoas jovens sedentrias ainda no sofram das mesmas conseqncias que as idosas, todos devem praticar exerccios fsicos. Como diz o mdico americano Keneth Cooper: Se as pessoas no conseguem encontrar tempo para fazer alguma atividade fsica, que achem tempo para ficarem doentes. Cooper aponta a obesidade como um grande mal da atualidade. O nmero de pessoas obesas no mundo vem crescendo assustadoramente e hoje este nmero est em torno de um bilho. Ele acredita que a alimentao excessiva e a falta de prtica de exerccios seja cultural, pois a obesidade tem bases no sucesso financeiro. E voc, concorda com este ponto de vista? Muitas empresas, atualmente, verificaram que mais barato prevenir do que cuidar de uma doena de um funcionrio. mais barato e eficiente manter a boa sade do que recuper-la depois de perdida. A melhor forma de mudar este quadro a reeducao tanto nos hbitos de atividade fsica quanto no consumo de alimentos. De acordo com a situao de exposio da humanidade aos fatores de risco, a OMS planejou em 2002 uma estratgia global para diminuir isso. Chama-se: Global Strategy on Diet, Physical Activity and Health

Este programa analisa o resultado de estudos epidemiolgicos sobre as populaes que so fisicamente ativas e conseqentemente tm baixa incidncia de muitas doenas. J a populao considerada sedentria pode apresentar hipertenso arterial, obesidade, diabetes mellitus, osteoporose, ansiedade e depresso dentre outros. Est comprovado cientificamente que a prtica de exerccios fsicos aumenta a sobrevida das pessoas, porm a sua realizao exige orientao mdica. Alm disso, devem ser avaliadas as condies de sade para que seja feito um programa personalizado, de preferncia com a assistncia de uma equipe multidisciplinar com: mdicos especialistas, professores de educao fsica,
Pgina 12 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

fisioterapeutas, nutricionistas e psiclogos. No podemos esquecer que tudo isto deve estar associado a uma alimentao balanceada, o que no parece ser uma realidade mundial. Existem no mundo pessoas que no tem o que comer. Por outro lado, um percentual considervel da populao joga comida fora e ainda outro, no sabe se alimentar. A quantidade de pessoas que conseguem equilbrio alimentar muito pequena, pois o que mais se v a falta de informao do teor de nutrientes e de como distribuir os alimentos ao longo do dia. Os profissionais envolvidos com a nutrio, podem orientar como chegar l. A Organizao Mundial da Sade (OMS) e Organizao das Naes Unidas para e Agricultura e Alimentao (FAO) fizeram um programa para promover um maior consumo de frutas e verduras, pois cerca de 2,7 milhes de mortes a cada ano tem a sua causa no baixo consumo destes alimentos. As estratgias visam a reduo da morbimortalidade causada pelas doenas crnicas em decorrncia desta falta no organismo.

Pgina 13 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Morbimortalidade

MORTALIDADE o evento demogrfico relacionado ao bito.

MORBIDADE Taxa de indivduos doentes num dado grupo e durante um perodo determinado

Uma alimentao saudvel e equilibrada pode nos trazer grandes benefcios. Para evitar a obesidade, precisamos programar a forma de comer e o que vamos comer. O nutricionista quem programa a orientao alimentar, levando em conta todos os dados do indivduo a ser acompanhado. A Nutrio a cincia que estuda a modificao dos alimentos dentro do organismo e suas relaes com a sade e as doenas que possamos ter ao longo da vida. A Nutrio tem contribudo na evoluo das populaes, pois visa a melhoria do estado nutricional do indivduo, e isto faz parte da sua sade geral. A boa nutrio contribui para as boas funes do organismo e previne doenas. Isto importante porque o ajuste social do indivduo depende diretamente da sua alimentao, uma vez que para realizar qualquer atividade, dependemos das bases nutricionais contidas nos alimentos. Hoje em dia tem se tentado incentivar o consumo dos alimentos naturais. A Agricultura Natural prev uma alimentao livre de produtos txicos e agentes qumicos artificiais. Quais so as diferenas entre a agricultura orgnica e a agricultura natural? Embora os agricultores orgnicos evitem substncias artificiais, usam todo o tipo de aditivos, tais como composto e esterco, pesticidas orgnicos etc. Alm disso, quando aram o solo, freqentemente usam mquinas que exigem muita energia artificial no s o combustvel usado para operar a mquina, como tambm a energia necessria para fabric-la. J a agricultura natural isso mesmo, totalmente natural. Usa apenas o que se encontra no campo. Fonte: http://www.taps.org.br/aorganica05.htm
Pgina 14 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

O governo deve:

criar programas que ensinem as pessoas a comerem com qualidade para garantir no s a sobrevivncia, mas boa qualidade de vida. dar ateno tambm, a questo da fome, pois o ideal seria que um dia todos pudessem entrar num programa alimentar. H tambm, os casos de doenas consideradas somticas (soma=corpo), que so causadas ou influenciadas por distrbios da mente. Segundo Hipcrates, deve haver integrao entre a mente e o corpo, pois ser saudvel de mente representa ser saudvel de corpo, mens sana in corpore sano. Estudos mostram que muitos fatores sociais como instruo, renda e desemprego so afetados quando os indivduos apresentam transtornos mentais. O governo deve criar estratgias de preveno de stress e tratamentos para problemas mentais j pr-estabelecidos. A poltica de sade mental est articulada com a poltica aplicada aos usurios de lcool e drogas, pois ambas visam a conquista efetiva da cidadania dos indivduos acometidos. A garantia do acesso destas pessoas s mesmas oportunidades que as outras, vem sendo estabelecida por diversos projetos mantidos pelas esferas municipal, estadual e federal. Cada vez mais entendemos que planejar a sade envolve muitos cuidados de ateno por parte dos profissionais de sade e por parte do governo. Estamos vendo que discutir a prtica da medicina no algo muito simples, assim como estamos verificando que para a sua realizao efetiva so necessrios muitos profissionais. Decidir qual o tipo de medicina deve ser adotado, se a medicina preventiva ou a curativa uma questo de bom senso. Na verdade as pessoas sempre vo precisar de atendimento, pois a vida no inerente doena, por melhores condies de sade que se tenha no mundo. Ento podemos concluir fcil que a sada minimizar as doenas e tentar evitar este processo. muito importante que se tenha uma viso holstica no atendimento mdico e saiba se separar as necessidades de utilizao das prticas mdicas no momento certo, pois o conhecimento faz valer a diferena, algo que no podemos confundir nunca. muito comum ouvirmos dizer: Coitado chegou a hora dele....

Pgina 15 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Muitas vezes isto no verdade, foi simplesmente falta do conhecimento ou de algum que tivesse embasamento cientfico suficiente para optar por uma deciso eficaz. Para a resoluo de um quadro clnico, necessrio se utilizar as ferramentas da medicina curativa, e esta envolve estudo e equipamento especializados. Seria imprescindvel que se conseguisse diminuir o nmero de quadros clnicos graves. Porm, enquanto no atingimos este objetivo, cada profissional de sade deve dominar bem a sua rea, incentivar a preveno e trabalhar a cura quando for preciso. Tambm no podemos esquecer que uma das tarefas mais importantes e antigas da prtica mdica salvar vidas. Neste caso, no importa que caminho seguir, o seu valor indiscutvel! Voc como profissional de sade, exera o melhor da sua profisso, faa a diferena!

LIO 4.3 - PRINCIPAIS INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA Os meios de comunicao tentam nos informar o tempo todo sobre qualidade de vida, porm as pessoas ainda a associam ao metabolismo corporal. Conseqentemente, qualidade de vida parece estar ligada, apenas, a um bom condicionamento fsico e ao atendimento mdico. A preocupao com o bom estado fsico uma anlise puramente fisiolgica e representa apenas um dos aspectos que determinam a qualidade de vida. No entanto, no podemos esquecer que para mantermos o nosso corpo com um bom funcionamento necessitamos de outros fatores fundamentais, como por exemplo, morar numa localidade saudvel. As condies ambientais e o bem estar social so, tambm, fatores que influenciam a sade individual das populaes. Na dcada de 80, a Organizao Mundial de Sade (OMS) lanou uma proposta de mbito mundial denominada Cidades Saudveis. Nos anos 90, esse projeto chegou na Amrica Latina atravs da Organizao Pan-americana de Sade (Opas) com o nome de Municpios e Comunidades Saudveis, atingindo quase a metade dos pases, dentre eles o Brasil. Esta proposta deu um grande incentivo melhoria do padro de vida das comunidades brasileiras, ou pelo menos da necessidade de avaliaes peridicas do que poderia ser feito para mudar os padres dos menos favorecidos.

Pgina 16 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

A pesquisadora, do Cepedoc, Dra. Rosilda Mendes, afirma que: A sade expressa a qualidade de vida de uma populao, um bem estar da sociedade. Produzir sade socialmente gerar processos participativos e orientlos. J o Conselho Econmico e Social das Naes Unidas sugere como determinantes do padro de vida de um indivduo ou famlia: os bens que possuem e os servios que tm acesso para satisfazer suas necessidades, incluindo os fatores relacionados sade, como: educao, condies de trabalho, transporte, vesturio, segurana, lazer, liberdade, dentre outros.

As anlises do padro de qualidade de vida de uma localidade envolvem representao qualitativa e quantitativa das caractersticas e propriedades do desenvolvimento humano. Neste processo, o objetivo maior a proviso de meios e recursos que facultem uma transformao do modo de vida das comunidades. Dessa forma, importante que se determine indicadores para informar o grau de qualidade de vida de uma localidade. Os valores de ponderao destes nmeros sistematizam a anlise da evoluo do padro de vida, embora estes aspectos no devam estar sustentados apenas em ndices numricos friamente, mas tambm em informaes anteriores do perfil das comunidades. Os melhores indicadores de qualidade de vida so os prprios ndices de sade que se estabelecem na verificao do desenvolvimento individual e populacional. No entanto, o desenvolvimento no pode ser avaliado apenas por critrios relacionados renda. Por isto a Organizao das Naes Unidas (ONU) elabora, anualmente, o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), desde 1975, que associa trs componentes importantes na avaliao: educao, longevidade e renda Medindo, assim, a qualidade de vida de um pas, ou seja, o crescimento social e econmico. Por outro lado, no podemos desprezar os resultados da atividade econmica de um pas, por isso foi criado o Produto Interno Bruto (PIB) que exprime a totalidade de renda ganha pelos estrangeiros que habitam no pas, mas no os nativos que moram no exterior. No mbito governamental e privado, este indicador utilizado com metodologia especfica nos programas globais e setoriais favorecendo importantes anlises de

Pgina 17 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

variaes internas. A ONU recomenda que o PIB seja revisto anualmente pelas instituies de estatstica. O IDH foi implantado como uma alternativa medio do progresso nacional baseada unicamente no clculo do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo a metodologia implantada em 1995 - de quando so as ltimas informaes -, a longevidade medida pela esperana de vida ao nascer; o conhecimento, por uma mdia entre a taxa de alfabetizao dos adultos e a taxa combinada de matrcula nos ensinos fundamental, mdio e superior; enquanto o padro de vida medido pelo poder de compra baseado no PIB per capita ajustado ao custo de vida local. Fonte: http://www.riogrande.com.br/indicadores/Data9.htm)

O Brasil subiu quatro posies, em 2003, no ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. Verificou-se um aumento na expectativa de vida e no acesso educao. No item distribuio de renda, o Brasil ficou atrs de outros pases da Amrica do Sul, porm a educao foi o item que mais favoreceu o ndice que foi compensado pelo baixo crescimento da renda per capita. Dados registram que, em 2001, 9,9% dos brasileiros viviam na extrema pobreza, com menos de um dlar por dia. O Brasil continua sendo um pas de mdio desenvolvimento humano, ficando atrs da Argentina, Chile, Cuba e Colmbia. Ainda apresentamos problemas de desigualdades, por exemplo os 10% mais ricos tm uma renda 70 vezes maior do que os 10% mais pobres. Fonte: http://www.arturbruno.com.br/atualidades/mundo/texto.asp?id=270 A ONU informou que 189 pases tm oito metas de desenvolvimento do milnio a serem cumpridas at o ano de 2015, como reduzir pela metade a pobreza e o nmero de pessoas que passam fome. Analisando a nossa situao, acreditamos ser muito pouco provvel que o Brasil cumpra todas as metas em 2015. Por exemplo, possvel que muitos brasileiros continuem a viver sem esgoto e sem gua tratada at l. Por outro lado, h grandes possibilidades de se reduzir pela metade o nmero de pessoas que passam fome, de se garantir que todas as crianas de at 14 anos estejam na escola e de se reduzir a mortalidade infantil, pois aumentou o nmero de mes que fazem o exame pr-natal. O IDH feito com bases numa rede consultiva de lderes do nvel acadmico, governamental e da sociedade civil. Estes profissionais fornecem dados, idias e sugestes quanto melhor prtica a seguir em apoio anlise e s propostas publicadas no Relatrio. (http://www.arturbruno.com.br/atualidades/mundo/texto.asp?id=270)
Pgina 18 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Atravs dos indicadores de qualidade de vida podemos ter um quadro geral da sade da populao. O Ministrio da Sade possui uma Rede Interagencial de Informaes para Sade (RIPSA), e tambm um determinante de ndice de qualidade de vida denominado Indicadores e Dados Bsicos (IDB) que facilitam a anlise dos municpios ou comunidades do padro de vida de suas populaes. Esses dados abrangem aspectos que indicam o desenvolvimento e medem a qualidade de vida dos brasileiros. Os indicadores bsicos segundo o Ministrio da Sade so:

Pgina 19 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

1. Indicadores demogrficos Esses indicadores incluem levantamentos da populao total com distribuio dos sexos; taxa de crescimento da populao; grau de urbanizao; taxa de fecundidade total e especfica; taxa de natalidade bruta e em menores de um ano de idade; taxa bruta de mortalidade; esperana de vida ao nascer e aos 60 anos de idade e ndice de envelhecimento. 2. Indicadores scio-econmicos Para avaliar esses ndices considera-se a taxa de analfabetismo; o nvel de escolaridade; o PIB per capita; a razo de renda, a proporo de pobres, a taxa de desemprego e de trabalho infantil. 3. Indicadores de mortalidade Na anlise da mortalidade conta-se com a taxa de mortalidade infantil neonatais precoce e tardia e ps-neonatal. Alm destes indicadores os clculos englobam tambm: as taxas de mortalidade perinatal e de mortalidade materna; a mortalidade proporcional s causas, idade, doenas diarricas e infeces respiratrias aguda em menores de cinco anos; as taxas de mortalidades especficas por doenas do aparelho circulatrio, por causas externas, por neoplasias malignas, por acidente de trabalho, por diabete melito, por cirrose heptica, por aids e por afeces originadas no perodo perinatal.

4. Indicadores de morbidade e fatores de risco Esses indicadores incluem a incidncia das doenas transmissveis classificadas como do tipo 1: sarampo, difteria, coqueluche, ttano neonatal, outros ttanos, febre amarela, raiva humana, hepatite B,clera, febre hemorrgica do dengue e sfilis congnita; do tipo 2: aids, tuberculose e dengue; a taxa de deteco de hansenase; o ndice parasitrio anual (IPA) de malria; as taxas de incidncia de neoplasias malignas, doenas relacionadas ao trabalho, acidentes de trabalho tpicos e de trajeto, taxa de prevalncia da hansenase e do diabete melito; ndice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D); proporo de internaes hospitalares por grupos de causas e por causas externas (SUS); proporo de nascidos vivos por idade materna e de baixo peso ao nascer; prevalncia de dficit ponderal para a idade em crianas menores de cinco anos de idade, de aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo, de pacientes de dilise (SUS).
Pgina 20 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

5. Indicadores de recursos. Esta avaliao baseia-se no nmero de: profissionais de sade, de leitos hospitalares e de leitos hospitalares do SUS por habitante; nos gastos pblico e federal com sade como proporo do PIB; no gasto federal com sade total; nas despesas familiares com sade como proporo da renda familiar; no gato mdio do SUS por atendimento ambulatorial; no valor mdio pago por internao hospitalar no SUS (AIH); no gasto federal com saneamento como proporo do PIB e total.

6. Indicadores de cobertura. Os indicadores de cobertura envolvem: o nmero de consultas mdicas pelo SUS por nmero de habitantes, procedimentos hospitalares por consulta mdica pelo SUS, internaes hospitalares pelo SUS por habitante, proporo de internaes hospitalares pelo SUS por especialidade, de gestantes com acompanhamento pr-natal, de partos hospitalares, cesreos e cesreos pelo SUS; a razo entre nascidos vivos e bitos informados e estimados; a cobertura vacinal no primeiro ano de vida; proporo da populao feminina em uso de mtodos anticonceptivos; coberturas do setor de sade suplementar, planos de seguros privados da sade suplementar, redes de abastecimento de gua, esgoto e coleta de lixo.

Pgina 21 de 22

Ncleo de Educao a Distncia

Sumrio Com esta lio, verificamos que determinar o nvel de qualidade de vida de uma comunidade no to simples, e que estas medidas no dependem somente da atitude da populao. O homem vem percebendo que a sua sade est relacionada com melhores condies de vida e busca incessantemente melhorar o seu padro de vida. Cada vez mais entendemos que sade no envolve somente os aspectos fsicos, mas uma globalidade de aspectos que muito esto relacionados com fatores ambientais e atitudes dos governos. Voc como futuro profissional de sade deve estar atento sua participao neste processo, e estar sempre buscando a qualidade de vida da comunidade que atende. Na prxima unidade voc vai se ver atuando e utilizando todos os conceitos apreendidos nas unidades anteriores: So as AES DE SADE. Na sade preciso se elaborar projetos, veicular campanhas, enfim praticar aes! De nada adiantaria conceituar, discutir, levantar historicamente, avaliar as polticas de sade e a qualidade de vida se no partirmos para a ao. Vamos nos preparar para atuar!

Ateno:
As atividades prticas e as avaliaes on-line esto indicadas no ambiente virtual, no bloco desta unidade.

Pgina 22 de 22

S-ar putea să vă placă și