Sunteți pe pagina 1din 5

As 10 carreiras que mais causam depresso

SO PAULO - Exausto, acmulo de estresse e presso a todo o momento. Esses so alguns dos males contemporneos que podem causar depresso nos profissionais. Imagine ento se a profisso que voc escolheu est constantemente ligada a muitas outras caractersticas como essas? O site da revista Health listou as 10 profisses que so mais propensas que seus profissionais tenham depresso, ocasionada por estilos de vida incomuns e estressantes. Para a a conselheira de sade mental e PhD, Deborah Legge, h certos aspectos que apontam que qualquer trabalho pode contribuir para exacerbar a depresso. Porm, pessoas que trabalham com cobranas e tenso tm maiores chances de desenvolver a doena do que, por exemplo, pessoas que trabalham com gesto. s vezes, os profissionais no se do conta que esto doentes e que precisam de ajuda, disse Legge. Voc ficou na dvida se sua profisso est na lista? Confira abaixo as 10 carreiras que precisam de ateno: Enfermeiras e cuidadoras de crianas Esse grupo de profissionais est no topo da lista, com quase 11% que enfrentam a doena. Um dia tpico pode incluir alimentao, banho e cuidar de pessoas que so incapazes de expressar gratido e apreciao, "pois, eles esto muito doentes e muito pequenos para isso. Ou simplesmente no tm esse hbito, revela o psiclogo clnico da Tufts University, Christopher Willard. estressante ver as pessoas doentes e no conseguir motiv-las positivamente. Garons Muitos garons tm salrios baixos e enfrentam jornadas de trabalho cansativas, tendo de lidar com inmeras pessoas mal-educadas e briguentas. Enquanto 10% destes profissionais que enfrentam depresso a mais que no ano anterior, quase 15% so mulheres. Muitas vezes, esse trabalho ingrato. As pessoas podem ser rudes e h grande esforo fsico dirio. Quando as pessoas esto deprimidas, difcil ter energia e motivao, ressalta Legge. Assistentes sociais No surpresa constatar que os assistentes sociais esto entre os cargos com maiores chances de depresso. Lidar com crianas vtimas de abuso ou abandono e

famlias beira de inimaginveis crises e combinar essas situao com muita burocracia pode deixar qualquer profissional estressado. errado cultivar uma cultura que dita sacrifcios emocionais em pr de um bom trabalho, diz Willard. Isso se aplica, principalmente, com os assistentes sociais, que trabalam com pessoas carentes e se sentem presos ao prprio trabalho, por achar que no esto dando o mximo de si. uma presso muito grande atribuir ao seu trabalho sentimentos como tristeza, dor, felicidade, culpa. Profissionais da sade Mdicos, enfermeiros, terapeutas, fisioteraputas e outros profissionais da rea da sade. Essas carreiras exigem longas e cansativas horas de trabalho e nos mais improvveis horrios, tudo com muita ateno e cuidado. Alm de atingir o fsico, esses profissionais esto constantemente colocados em situaes extremamente emotivas, em que vidas de outras pessoas esto em suas mos, literalmente. Em outras palavras, o estresse e a presso sempre desafiar seu bem estar. Todos os dias eles esto lado a lado com doenas, traumas e mortes, alm de lidar com membros da famlia dos pacientes. Isso pode gerar uma triste perspectiva, que todo o mundo assim, lembra Willard. Artistas e escritores Essas carreiras podem trazer contracheques irregulares, horas incertas e isolamento. Muitos diriam que pessoas criativas so menos tristes, mas pense se as mesmas no conseguem ter inspirao? De acordo com a publicao, houve um aumento de 9% dos profissionais da rea que relataram problemas com depresso, em relao ao ano passado. O que mais eu vejo bipolariedade entre os artistas. A depresso comum para aqueles que trabalham com artes, pois seu estilo de vida contribui para isso, afirma Legge. Professores Muitos professores trabalham em mais de uma ou duas escolas e ainda levam trabalho para casa. Em outras situaes, eles aprendem a fazer muito com pouco recurso e tempo. H presso para dar um bom ensino as crianas. Seus pais e escolas cobram do professor o cumprimento de normas e de demandas diferentes, considera Willard. Para ele, as constantes cobranas podem fazer os profissionais esquecerem da razo de ter escolhido a rea.

Profissionais de apoio administrativo Pessoas dessas reas, que incluem secretrias e atendentes, sofrem de um caso clssico: alta demanda, baixo comando. Eles esto na linha de frente, recebendo ordens de todas as direes, tanto dos clientes quanto dos patres. Ainda, so normalmente mal-remunerados e se sentem inferiores por no ter poder para fazer alm. Antes de duvidar do estresse causado por essa carreira, conte quantas vezes voc j ouviu de algum atendente ou secretria a frase isto no est ao meu alcance. Poderei lhe encaminhar para o gerente, aguarde. Alm disso, no so reconhecidos por seu trabalho e ainda precisam contornar educadamente qualquer crise de seus patres ou consumidores. Profissionais de manuteno Como iria se sentir caso apenas fosse procurado quando algo der errado? Isso essencialmente o ganha-po dos profissionais de manuteno, como encanadores, pintores, eletricistas, entre outros. Eles tambm tm de trabalhar horas incomuns, pois para atender a demanda, precisam ser rpidos e acessveis, seno perdem para a concorrncia. Ainda, ganham pouco e fazer trabalhos cansativos. Em termos de colegas de trabalho, eles so isolados, e isso pode ser um trabalho um tanto solitrio, pontua Willard. Consultores financeiros e contabilistas A frase tempo dinheiro se coloca perfeitamente na situao. A maioria das pessoas no gostam de lidar com seus prprias finanas, ento imagine lidar com milhares ou at milhes de outras pessoas? H grande responsabilidade em cuidar de finanas que no so suas e, ainda por cima, o profissional no tem controle do mercado. Nem sempre sua culpa, mas mesmo assim, os clientes perdem dinheiro e eles provavelmente tiraro satisfaes to pouco educadas com esses profissionais, ressalta Legge.

Medo de reunies? Siga as tcnicas de controle emocional


SO PAULO - Muitos profissionais j tiveram ou tero alguma reunio difcil a ser apresentada em algum momento de sua carreira. Uns dos maiores viles so o nervosismo e a ansiedade de passar o contedo para dezenas ou at centenas de profissionais e ainda esperar bons resultados dessa apresentao. Porm, existem tcnicas de controle emocional simples que qualquer profissional pode fazer nessas horas. A especialista e coordenadora do 10 Congresso LatinoAmericano de Programao Neurolingustica (PNL), Mara Larangeira, afirma que ao em vez de lutar contra ou tentar fugir de se apresentar, as tcnicas ensinam o profissional a ter concentrao antes e durante as reunies. Para isso, Mara sugere o exerccio chamado Encontrando sua Zona de Excelncia Interior", que segundo ela, explora a sabedoria da mente, do corpo e da intuio. "Ao conseguir enxergar a situao de um prisma maior, a pessoa consegue encarar a situao com mais opes - o que em estado de estresse e falta de preparo no seria possvel. Passo a passo A especialista conta que preciso isolar-se para fazer o exerccio de controle emocional antes da reunio, o que poder garantir um estado de calma e clareza para lidar com situaes embaraosas que possam surgir, como perguntas que no sabe responder, interrupes frequentes e outras situaes que desencadeiam sentimentos como medo, insegurana ou raiva. Para isso, siga o passo a passo a seguir: 1. Sente em uma cadeira com a postura ereta e confortvel, com os ps apoiados no cho. Em todo o exerccio faa uma respirao abdominal e regular. 2. Inicialmente, traga a sua ateno para as solas dos ps. Sinta a superfcie de seus calcanhares, dedos e arcos dos ps. 3. Agora, expanda a sua ateno subindo os seus sentidos para pernas, joelhos, coxas, plvis e quadris. Concentre-se no centro do abdome, respire profundamente e diga para si: Eu estou me centrando. Estou aqui. Estou presente.

4. Em seguida, foque seus sentidos para a coluna, pulmes, costelas, peito. Traga toda a sensao para o centro do seu corao, respire expandindo o seu peito e diga para si: Eu estou aberto. Eu estou me abrindo. 5. Continue e sinta os seus ombros, braos, cotovelos, antebraos, punhos, mos e dedos. Perceba os seus sentidos tambm pelo pescoo, garganta e rosto. Inclua olhos, ouvidos, nariz, boca e lngua. Traga os seus sentidos ao crnio, crebro e ao centro da sua cabea, atrs dos seus olhos. Respire como se estivesse respirando no centro da sua cabea, enchendo-se de oxignio e de energia e diga para si mesmo: Estou desperto. Estou consciente. Estou alerta e vejo tudo de forma clara. 6. Permanea em contato com as suas sensaes fsicas em curso no seu corpo, desde os seus ps passando por todos os trs centros: corao, abdome e cabea. Sinta todo o espao que existe embaixo de voc, indo at o centro da Terra. Em seguida, todo o espao acima de voc chegando at o cu. Agora, todo o espao que houver do lado esquerdo. Depois, todo o espao que houver do seu lado direito. Todo o espao atrs de voc. Agora, todo o lugar sua frente.

S-ar putea să vă placă și