Sunteți pe pagina 1din 12

Instrumentao

Vazo

Lquidos, vapores e gases em movimento, podem ser medidos com relao a sua vazo e volume. Vazes so volumes determinados por unidade de tempo e podem ser medidas na forma de vazes volumtricas ( m3/h ; L/min ) , ou vazes mssicas ( ton/h ; kg/min ). Medio de Vazo A vazo de um fluido a quantidade de material que flui por um determinado local na unidade do tempo. Pode-se medir a vazo instantnea ou a vazo mdia do material que est escoando, podendo-se ainda estabelecer as condies de presso e temperatura em que a medio da vazo foi feita. Vazo em Volume ou Volumtrica - (Q) A vazo em volume dada pela relao entre o volume escoado V e o tempo t que esse volume levou para escoar: A velocidade de escoamento v do fluido em uma distncia h dada por: v=h/t No mesmo tempo t que o fluido levou para se deslocar, o volume V do fluido que passou preenche toda a parte do conduto e dado por: V = A.h fazendo t = h / v, temos: Q=V/t ; Q = (A.h) / (h / v) ; ento Q = A.v , ou seja, a vazo em volume igual

ao produto da rea de seo transversal do conduto pela velocidade de deslocamento do fluido dentro desse conduto.

68

SENAI

Instrumentao

Vazo em Massa ou Mssica - (W) A vazo em massa dada pela relao entre a massa escoada m e o tempo t que essa massa levou para escoar: W=m/t Como a massa especfica a relao entre a massa m e o volume V, temos: = m / V e m = .V ; ento W = .V / t ; como V / t = Q, temos: W = .Q

Regimes de escoamento de fluidos em tubulaes Regime Laminar e Regime Turbulento O escoamento de um fluido numa tubulao pode ser caracterizado por um dos seguintes regimes: o laminar e o turbulento. Nmero de Reynolds (Re) O escoamento em um tubo, depende de quatro variveis, elas so combinadas em um valor numrico adimensional conhecido como nmero de Reynolds. O nmero de Reynolds de uma instalao dado por: Re = v D / Onde: v = velocidade de escoamento. D = dimetro da tubulao = densidade = viscosidade absoluta Se a instalao apresentar Re < 2300, o escoamento ser laminar; se Re > 4000, o escoamento ser turbulento; se 2300 < Re < 4000, ento o escoamento ser uma transio entre o regime laminar e o regime turbulento.

SENAI

69

Instrumentao

Distribuio de velocidades Nas medies de vazes na indstria o regime de escoamento na maioria dos casos turbulento. O regime turbulento caracterizado por um perfil de velocidades mais uniforme que o perfil correspondente ao regime laminar. Viscosidade A viscosidade e uma caracterstica das mais importantes dos fluidos j que interfere diretamente no regime de escoamento do mesmo. Viscosidade absoluta A viscosidade pode ser definida como sendo a resistncia que o fluido oferece ao deslocamento de suas partculas em relao umas as outras. Viscosidade Cinemtica A viscosidade cinemtica de um fluido a relao entre a viscosidade absoluta e a massa especfica do fluido , mesma temperatura: =/ No sistema internacional (SI) a unidade o metro quadrado por segundo ( m/ s). No sistema CGS, a unidade o stokes. 1 stokes = 1 cm / s . O centistokes ( cSt ) a unidade usada geralmente para lquidos derivados do petrleo: 1 cSt = 10-6 m / s.

MEDIDORES DE VAZO POR PRESSO DIFERENCIAL Para se medir a vazo de um fluido por presso diferencial, so necessrios dois dispositivos: a) Um elemento primrio capaz de provocar uma perda de presso no fluido; b) Um medidor (geralmente transmissor) de presso diferencial capaz de medir essa perda de presso. Podem ser usados instrumentos tais como: manmetros em U, de foles opostos, de diafragmas, ou transmissores por equilbrio de foras, sejam estes eletrnicos ou pneumticos, etc. Na figura a seguir, podemos observar a variao de presso do

70

SENAI

Instrumentao

fluido ao longo da tubulao, nas proximidades de um elemento deprimognio conhecido como placa de orifcio.

QUEDA DE PRESSO PERMANENTE P

OBSTCULO:PLACA DE ORIFCIO

FLUXO MONTANTE JUSANTE

P1

P2

A perda de presso na linha causada principalmente pelo aquecimento e rudo que dissipam parte da energia inicial da linha, isto , montante. Os elementos primrios de medio de presso diferencial mais usados so: a) Placas de Orifcio; b) Tubos de Venturi; c) Tubo Pitot; d) Bocais. Placas de Orifcio O tipo mais comum consiste numa chapa fina com um furo circular. Trs tipos padres so conhecidos. A mais utilizada a placa com furo circular concntrico com a linha central do tubo. Do lado da entrada do fluido a borda do furo deve ser em ngulo reto e do outro lado deve se chanfrada 45. Outro tipo de placa a excntrica, geralmente usada para fluidos contendo material pesado. A placa com furo segmentado empregada para fluidos contendo slidos em suspenso.

SENAI

71

Instrumentao

ORIFCIO CONCNTRICO (a)

ORIFCIO EXCNTRICO (b)

ORIFCIO SEGMENTADO (c)

Tipos de placa de orifcio: a) orifcio concntrico; b) orifcio excntrico; c) orifcio segmentado. A placa colocada entre flanges e as tomadas de presso podem ser feitas nos flanges, nos tubos (2 1/2D e 8D, antes e depois da placa, D = dimetro interno do tubo), ou na "vena contracta"(veia contrada), onde a tomada de alta presso feita.

Tubo Venturi Como se v na Fig., um tubo Venturi combina, em uma s unidade, um estrangulamento na seo do tubo entre duas ligaes para a medida da presso diferencial. Consta de trs partes: uma seo cnica de entrada com dimetro decrescente, uma seo paralela central e uma seo cnica de sada, com dimetro crescente. geralmente usado na medio de lquidos com slidos em suspenso ou quando se requer uma pequena perda de presso na linha. A tomada de alta presso colocada meio dimetro a montante do cone de entrada e a de baixa no meio da seo central.

ALTA PRESSO

BAIXA PRESSO

SEO DA GARGANTA

SEO PRINCIPAL

72

SENAI

Instrumentao

Tubo Pitot Este instrumento mede a diferena entre a presso esttica e a presso total dada pela soma da presso esttica e aquela devida a velocidade do fluido. Um tubo Pitot possui duas aberturas para a medio das presses, uma perpendicular ao eixo do fluxo, sendo esta a tomada de baixa presso e a outra, com frente para o fluido, fornecendo o ponto de impacto a tomada de alta. A diferena entre presso total e a presso esttica da linha nos dar a presso dinmica, a qual proporcional ao quadrado da velocidade.

PRESSO DINNICA PRESSO ESTTICA

Bocais Situada na tubulao com duas tomadas, permite a medio de vazes 60% superiores as de placa de orifcio nas mesmas condies de servio. A sua perda de carga 30% a 80% da presso diferencial. Sua principal aplicao na medio de vapor com alta velocidade e fluidos que arrastam slidos em pequena quantidade.

TOMADAS DE PRESSO

SENAI

73

Instrumentao

Medidor de rea Varivel Um rotmetro possui um flutuador colocado dentro de um tubo de dimetro varivel, geralmente de vidro. O lado do dimetro menor est na parte inferior e a entrada do fluido. O flutuador alcana uma posio de equilbrio que proporcional ao escoamento quando a fora ascendente do fluido, passando pelo espao anular, torna-se igual ao peso (fora descendente) do flutuador. A vazo pode ser lida diretamente em uma escala graduada.

UNIO DE SADA CONEXO DE SADA LIMITADOR DO FLUTUADOR CAIXA DE VEDAO SELA O TUBO DE VIDRO COM A UNIO DE METAL MXIMO FLUXO OBTIDO NA PARTE SUPERIOR DO TUBO TUBO AFUNILADO DE VIDRO

FLUTUADOR DE MEDIDA

MNIMO FLUXO OBTIDO NA PARTE INFERIOR DO TUBO LIMITADOR DO FLUTUADOR

CONEXO DE ENTRADA UNIO DE ENTRADA

Existem vrios tipos de flutuadores. Por exemplo:

PONTO DE LEITURA

PONTO DE LEITURA

PONTO DE LEITURA ESFRICO LIVRE

PONTO DE LEITURA

PRUMO GUIADO

PRUMO NO GUIADO

CARRETEL

74

SENAI

Instrumentao

Outros Medidores de Vazo Para outros fins mais particulares so usados vrios instrumentos entre os quais temos: de turbina; magnticos; ultra-snicos; de vrtice; coriolis Medidores tipo TURBINA A turbina um instrumento de excelente preciso mas de confiabilidade limitada. A turbina propriamente dita, pea mvel principal, est numa seo de passagem do fluido. Este pode ser gas ou lquido, mas precisa ser limpo. Os slidos em suspenso podem interferir na livre rotao da turbina. Existem dois tipos de turbina: as mecnicas e as eletrnicas. Nas turbinas mecnicas existe a transmisso de movimento atravs da utilizao de engrenagens de preciso. Nas turbinas eletrnicas so usados pick-off , sensores de passagem das paletas de turbinas.

VAZO SUPORTE ROTOR

SENAI

75

Instrumentao

MAGNTICOS Consiste na aplicao da lei de FARADAY, em que o condutor mvel o prprio fluido que, colocado num campo magntico, provoca a gerao de uma diferen de potencial proporcional velocidade mdia do fluido. A grande limitao de seu uso que o fluido medido precisa ser lquido e ligeiramente condutor de eletricidade, o que elimina os hidrocarbonetos.

CAMPO MAGNTICO

ELETRODOS

ULTRA-SNICOS Podem ser intrusivos, isto , o feixe de ultra-som emitido e recebido atravs de furos na tubulao, podem ser tambm no intrusivos fazendo-se a medio por auscultao. Nos medidores de tempo de trnsito, o medidor no pode conter partculas estranhas. Um transdutor emissor/detector de ultra som fixado de cada lado do tubo, formando com o eixo da tubulao um certo ngulo. Os transdutores transmitem e recebem, alternativamente, um trem de ondas ultra-snicas de pequena durao. O tempo de durao de transmisso levemente inferior quando a emisso orientada para jusante, e levemente superior quando orientada para montante. As diferenas de tempo de trnsito servem de base para a medio de velocidade mdia do fluido na seo considerada. Nos medidores de efeito DOPPLER, so impurezas, partculas ou descontinuidades do fluido que refletem as ondas sonoras. Os transdutores emissores projetam um feixe contnuo de ultra-som na faixa de centenas de Hertz. Os ultra-sons refletidos por partculas veiculadas pelo fluido tm sua freqncia alterada proporcionalmente componente da velocidade das partculas na direo do feixe.

76

SENAI

Instrumentao

A influncia da concentrao de partculas do fluido medido afeta sobremaneira a medio de vazo. O resultado uma medio de velocidade de determinada parcela da seo de escoamento, nem sempre numa relao constante com a vazo.

MEDIDOR US "TEMPO DE TRNSITO"

MEDIDOR US EFEITO DOPPLER

MEDIDORES TIPO VRTICES Vrtices ou turbilhes aparecem quando se introduz um obstculo ou quando se provoca uma determinada mudana de direo no escoamento de um fluido. Nos medidores de vrtice, uma barra de formato adequado colocada transversalmente ao tubo. A partir de uma certa velocidade, os turbilhes comearo a se formar alternadamente de cada lado da barra.

A uma determinada realizao corresponde um certo nmero de Strouhal (S), funo de freqncia de sucesso de dos turbilhes(f), do obstculo (D) e da velocidade do fluido (V). Sendo S uma constante e D fixada pelas dimenses do sensor, a frequncia de sucesso dos turbilhes diretamente proporcional velocidade do fluido. A deteco dos turbilhes pode ser feita por sensores trmicos, extensomtricos ou eletromecnicos. Medidores tipo CORIOLIS

SENAI

77

Instrumentao

Estes medidores possuem uma grande aplicao nas indstrias qumica, petrleo, papel, alimentcia, farmacutica, etc..., e sua medio independente das variveis de processo tais como: densidade, viscosidade, condutibilidade, presso, temperatura, perfil do fluido. Um medidor CORIOLIS, possui dois componentes : tubos de sensores de medio e transmissor. Os tubos de medio so submetidos a uma oscilao e ficam vibrando na sua prpria freqncia natural baixa amplitude, quase imperceptvel a olho nu.

O efeito Coriolis se manifesta toda vez que um corpo se movimenta sobre um sistema em movimento, isto , quando um fluido qualquer introduzido no tubo em vibrao, causa uma deformao no tubo em forma de uma toro, que captada por meio de sensores magnticos que geram uma tenso em formato de ondas senoidais. O sensor consiste basicamente de um par de tubos, convenientemente dobrados montados em paralelo e conectados linha percorrida pelo fluido a ser medido atravs de um bloco de conexo. Na entrada do bloco de conexo, o fluxo principal separado em dois fluxos parciais paralelos, que se deslocam uniformemente atravs do par de tubos, e quase se juntam novamente na sada.

78

SENAI

Instrumentao

Os tubos, juntamente com as duas hastes e as barras de toro, formam um sistema capaz de oscilar, quando for eletronicamente excitado atravs de bobinas, com uma freqncia natural de vibrao, como se fosse um diapaso. Nas extremidades dos semicrculos formados pelos tubos, existem duas bobinas de induo, estas bobinas convertem a oscilao mecnica induzida no sistema em oscilao eltrica gerando duas ondas senoidais proporcionais velocidade angular de um tubo em relao ao outro. O transmissor composto de um cirquito eletrnico que gera um sinal para os tubos de vazo, alimenta e recebe o sinal de medida, propiciando sadas analgicas de 4 20 mA, de freqncia ( 0 10 kHz ) e at digital RS 232 e/ou RS 485. Estas sadas so enviadas para instrumentos receptores que controlam bateladas, indicam vazo instantnea e totalizada ou para CLPs, SDCDs, etc...

SENAI

79

S-ar putea să vă placă și