Sunteți pe pagina 1din 18

SPED: EFD Contribuies:

1 MDULO: 1. PRAZO, OBRIGATORIEDADE E CERTIFICADO

2 A partir de janeiro/ 2012 empresas no presumido devero apresentar o EFD PIS/COFINS, como isso vai funcionar o que devo fazer para ir me preparando. Exemplo: Tenho uma empresa no presumido atividade de vendedor que emite uma mdia de 3000.00 p/ ms de comisses recebidas, essa empresa tambm esta obrigada?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A escriturao das pessoas jurdicas tributadas com base no lucro presumido, sujeitas exclusivamente ao regime cumulativo, ser exigida a partir de julho de 2012. O Guia Prtico da EFD-PIS/Cofins, disponibilizado no portal do Sped, no site da Receita Federal, j contm as orientaes e procedimentos referentes escriturao das empresas tributadas pelolucro presumido, para a escriturao: - No Registro F500: Para a apurao das contribuies pelo regime de caixa; - No Registro F550: Para a apurao das contribuies pelo regime de competncia; - No Registro F525: Para informar a origem dos recursos recebidos no ms, no caso de apurao pelo regime de caixa (F500) - No registro 1900: Para informar os valores totais das receitas faturadas, por documento tipo de documento fiscal.

A escriturao das empresas tributadas pelo lucro presumido ser efetuada com a verso 2.00 do PVA, a ser disponibilizado em abril de 2012.

4 Gostaria de saber se s as empresas do Lucro Real que tem que entregar escriturao Fiscal?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Todas as empresas devem entregar a EFD-PIS/Cofins. Aobrigatoriedade encontrase disciplinada na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3.

6 Gostaria de saber se necessrio importar todas as notas de entrada mesmo sem direito ao credito de PIS/COFINS e quando a empresa esta no regime cumulativo.

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. Apenas as notas de entrada com direito a crdito, total (sobre todos os itens) ou parcial (apenas sobre alguns itens da nota). Uma vez informada a nota (C100), deve ser escriturado todos os itens da nota (C170).

7 Onde e como fao para ver o cronograma das empresas obrigadas a entregar a EFD PIS/COFINS, somente sero entregues a de Lucro Real?Qual o perodo a ser entregues?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: O prazo de obrigatoriedade encontram-se disciplinados na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3. .

13 A obrigatoriedade da entrega da EFD PIS/COFINS abrange tambm as empresas optantes pelo lucro presumido que recolhe o PIS (0,65%) e a COFINS (3,00%) sobre o faturamento sem controle

do dbito e crdito? Ou seja, a obrigatoriedade tanto para os recolhimentos cumulativos e no cumulativos?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A obrigatoriedade alcana todas as empresas, conforme disposto na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3.

16 Existe obrigatoriedade da EFD PIS/COFINS para as organizaes sem finalidade de lucro imunes e isentas?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As pessoas jurdicas dispensadas encontram-se relacionadas na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3- A.

17 A partir da quando as empresas optantes pelo Lucro Presumido devero entregar esta obrigao: E relativo a qual perodo ser?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A partir dos fatos geradores a partir de julho de 2012, conforme disposto na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3.

23 No caso das empresas do Lucro Presumido e das entidades imunes/isentas do Imposto de Renda, quais sero as informaes que devero aparecer no SPED PIS e COFINS?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As informaes representativas das receitas auferidas (regime de competencia) ou recebidas (regime de caixa), conforme o caso.

24 Quais as informaes que vo ser preciso enviar para a Receita Federal? Qual vai ser o tipo de Certificado Digital para transmitir para Receita Federal?

Resposta

RFB/EFD-PIS/Cofins: A

pessoa

jurdica

sujeita

ao

regime

no-cumulativos,

as

informaes

representativas de receitas e das operaes com direito a crdito. Pode ser usado qualquercertificado digital para a assinatura e transmisso da escriturao.

25 Apesar de no estar especfica em legislao, tem blocos especficos para declarao de PIS sobre Folha nos registros M350. As empresas isentas e imunes, esto obrigadas a entrega do EFD PIS/COFINS? Produtor rural individual com CNPJ, tem obrigao de entregar a EFD PIS/COFINS? Se uma empresa emite NFE e recebe NF modelo 1, no bloco C010, eu irei informar 1 (consolidada) ou 2 (detalhada)?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A obrigatoriedade de entrega est definida na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3. To somente em relao NF-e, a pessoa juridica escolhe se escritura as contribuies de forma detalhada (por documento fiscal NF-e) no registro C100 e filhos, ou de forma consolidada, nos registros C180 e filhos (receitas auferidas) ou C190 (aquisies com crdito).

Quando obrigado a informar os registros C181 e C185? (NF modelo detalhado) Quanto ao registro 0400, todos so obrigatrios informar? .

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. trata-se de registro opcional. Deve ser o contribuinte ler as orientaes contidas no Guia Prtico da Escriturao.

26 Gostaria de sanar algumas dvidas, segue abaixo: O Plano de Contas contbeis de preenchimento obrigatrio para as empresa do Lucro Real? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. opcional. Ver os registros obrigatrio no Guia Prtico. Se obrigatrio, quais contas devero ser registradas no EFD PIS/COFINS? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Caso preenchido, apenas as contas objeto de escriturao de receitas ou de operaes com crdito. No regime da no cumulatividade, posso fazer crdito de PIS e COFINS relativo ao FRETE na compra para revenda de mercadorias com a tributao monofsica ? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: O frete na aquisio de produtos para revenda integra o custo de aquisio, exceto de o produto revendido seja monofsico. Desta forma, como regra geral, faz juz ao crdito sobre o valor do frete na aquisio de produtos, cuja legislao reconhea o direito a crdito. Devem ser observadas as orientaes do Guia Prticoda EFD-PIS/Cofins, a respeito. Nota Fiscal de venda de cartes telefnicos, cujo CFOP 5.949 (outras sadas de mercadoria e/ou prestao), em que bloco e registro dever ser escriturada a referida operao, haja visto que oCFOP mencionado no consta na tabela de cdigo de operao do EFD PIS/COFINS ? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: S se deve escriturar as operaes representativas de RECEITAS. Saidas de mercadorias que no se constituam operaes representativas de vendas, no precisam ser escrituradas. A Tabela CFOP Operaes Geradoras de Receitas referida, no validada nem utilizada pelo PVA. No Portal do Sped, a referida tabela sequer disponibilizada. Todas as operaes geradoras de receitas devem ser escrituradas, independente do CFOP constante no documento fiscal. 27 Necessitamos, de orientao sobre o correto preenchimento dos itens das notas fiscais. Como somos uma empresa no ramo de transporte, (prestadora de servios) optante pelo Lucro Real, gostaramos de saber, se ao adquirirmos produtos de uso e consumo, no qual no nos creditaremos do PIS/COFINS, mesmo assim teremos que lanar item a item da nota de entrada? Ou poderemos lanar apenas um determinado item? Como por exemplo: itens diversos? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A pessoa jurdica sujeita ao regime no-cumulativos, s precisa escriturar as informaes representativas de receitas e as operaes com direito a crdito. As demais operaes no precisam ser escrituradas. .

28 Em 2012 as empresas Lucro Presumido deveram entregar o SPED ref. Julho a Dezembro/2011? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. a obrigatoriedade a partir de julho de 2012, conforme disposto na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3. 31 As pessoas jurdicas isentas do IRPJ, assim como as OSCIP, e aquelas que apurem exclusivamente PIS/PASEP sobre a folha de salrios, na verdade no h base legal que obrigue essas a enviarem a EFD, contudo h previso em tornar obrigatrio a escriturao para essas entidades no futuro? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A obrigatoriedade de entrega ou no da EFD-PIS/Cofins encontra-se regulada pela Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, nos artigos 3 e 3-A. 42 Vocs poderiam me passar o cronograma da obrigatoriedade, e tambm gostaria de saber se EDF PIS/CONFIS um programa como DCTF ou Dacon, onde fao o dowlowd e preencho? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A obrigatoriedade de entrega ou no da EFD-PIS/Cofins encontra-se regulada pela Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, nos artigos 3 e 3-A. O Programa Validador e Assinador (PVA) da EFD-PIS/Cofins, verso 1.07, encontra-se disponibilizado no portal do Sped, no site da Receita Federal.

44 Eu pessoa fsica, tenho procurao eletrnica, de uma empresa que vai entregar a EFD PIS/COFINS, questiono: possvel eu assinar o EFD-PIS/COFINS, com o certificado A3, pois tenho procurao da empresa, registrada na RFB? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: sim possvel, conforme disciplinado na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 2. 45 Presto servios Contbeis e Fiscais para uma transportadora tributada no lucro real e nela se tem uma apurao de depreciao de bens novos onde eu tenho uma parcela de base de calculo para crditos do PIS E COFINS mensais amparada pela legislao vigente, porm eu no tenho nenhum documento fiscal quanto a este procedimento, agora a minha duvida a seguinte: como vou informar este credito na declarao para o SPED PIS COFINS? Aguardo respostas Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Os crditos referentes aos encargos de depreciao devem ser escriturados no registro F120, devendo ser observadas as orientaes a respeito, constantes noGuia Prtico da EFD-PIS/Cofins. 46 Pergunta: EFD PIS/COFINS para o Lucro presumido a partir de 01/2012 somente vou entregar informaes do Livro Fiscal Sada (Faturamento/Base de Calculo dos tributos) no estando obrigada a informar valores da contabilidade, Ok? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A obrigatoriedade em relao aos fatos geradores ocorridos a partir de julho de 2012, devendo ser observadas as orientaes de escriturao constantes .

no Guia Prtico, nos registros F500 (apurao pelo regime de caixa), F510 (fabricantes de bebidas frias), F525 (Demonstrao das origens das receitas recebidas), F550 (apurao pelo regime de competencia), F560 (fabricantes de bebidas frias) e 1900 (Demonstrao dos valores totais devendas). 52 Conforme a legislao sero obrigadas a adotar a EFD-PIS/COFINS: a) Em relao aos fatos geradores ocorridos a partir de 1 de abril de 2011, as pessoas jurdicas sujeitas a acompanhamento econmico-tributrio diferenciado, nos termos da Portaria RFB n 2.923, de 16 de dezembro de 2009, e sujeitas tributao do Imposto sobre a Renda com base noLucro Real; b) Em relao aos fatos geradores ocorridos a partir de 1 de julho de 2011, as demais pessoas jurdicas sujeitas tributao do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real; c) Em relao aos fatos geradores ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2012, as demais pessoas jurdicas sujeitas tributao do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Presumido ou Arbitrado. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A obrigatoriedade foi prorrogada, conforme a Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3. Recebemos notificao da Receita Federal informando acompanhamento econmico-tributrio diferenciado das que nossa entidade jurdicas e foi inclusa no Programa de esta razo os nveis

pessoas

por

de arrecadao de tributos federais por parte da entidade teriam acompanhamento mensal. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Todas as empresas tributadas do IR com base no lucro real, sujeitas a acompanhamento diferenciado ou no, devem proceder escriturao da EFD-PIS/Cofins, a partir de janeiro de 2012, conforme disposto na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3. No sendo uma sociedade empresria, seus atos constitutivos, alteraes e atas no esto sujeitos ao registro pela Junta Comercial e sim pelo Registro de ttulos e documentos pessoa jurdica. A entidade sem fins lucrativo dever entregar EFD-PIS/COFINS e qual prazo? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Toda pessoa jurdica que apure o imposto de renda, com base nolucro real, presumido ou arbitrado, sujeitam-se EFD-PIS/Cofins. A entidade que gozo da imunidade tributria dever entregar EFD-PIS/COFINS e qual o prazo?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A obrigatoriedade ou no da entrega encontra-se disposta nos art. 3 e 3 A, da Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010. Conforme a legislao esto obrigadas a entrega do SPED as pessoas jurdicas sujeitas a acompanhamento econmico-tributrio diferenciado, porm optante ao Lucro Real, podemos .

considerar como cumulativo alnea a. Ou seja, dever ser Lucro Real e sujeitas a acompanhamento diferenciadas? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Toda pessoa jurdica que apure o imposto de renda, com base nolucro real, presumido ou arbitrado, sujeitam-se EFD-PIS/Cofins, conforme disposto na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010. Vale observar que uma entidade recolher o PIS sobre folha de pagamento e a outra recolhe oCOFINS. 53 Gostaria de tirar uma dvida o SPED PIS E COFINS s pra entregar as empresas do lucro real ou tambm pra entregar do Lucro Presumido Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Toda pessoa jurdica que apure o imposto de renda, com base nolucro real, presumido ou arbitrado, sujeitam-se EFD-PIS/Cofins, conforme disposto na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010. 54 As Entidades Sem Fins Lucrativos devem entregar a EFD-PIS/COFINS? Se sim, para quando fica a obrigatoriedade? H fundamento legal? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Ver a relao de entidades dispensadas da entrega na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010, no artigo 3 A. 61 Estou ficando na dvida, vocs falam entrega em fev/2010 empresas LR a partir de 04/2011, o correto a partir de 07/2011? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As empresas tributadas pelo lucro real, sujeitam-se obrigatoriedade a partir de janeiro de 2012. 63 Apenas empresas do lucro real estaro obrigadas a escriturao do PIS e COFINS em fev/2012? A partir de qual competncia? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Toda pessoa jurdica que apure o imposto de renda, com base nolucro real, presumido ou arbitrado, sujeitam-se EFD-PIS/Cofins, conforme disposto na Instruo Normativa RFB n 1.052, de 2010. 65 Empresas optantes do lucro presumido, j tem previso a partir de quando ser a adeso? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A partir dos fatos geradores ocorridos a partir de julho de 2012. 70 Sou contador, e tenho algumas empresas no regime tributrio do lucro real, situadas no estado de SP, obrigada a entrega do SPED do PIS e COFINS, como sei se elas so enquadradas no perfil A ou B no SPED do PIS e COFINS? .

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A EFD-PIS/Cofins no tem obrigatoriedade em funo de perfis de contribuintes e sim, em funo exclusivamente da forma de apurao do imposto de renda. 71 Uma cooperativa de transporte rodovirio de cargas, est obrigada a entrega do SPED do PIS e COFINS a partir de 07/2011, lembrando que no est enquadrada no rol das empresas com

acompanhamento tributrio diferenciado e como trata-se de cooperativa que visa sobras e no lucro ficamos na duvida, pois no do regime do lucro real e nem do presumido, enfatizando que a mesma apura o PIS e COFINS pelo regime cumulativo. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Se entrega a DIPJ com base no lucro real, a obrigatoriedade a partir de janeiro de 2012, se entrega com base no lucro presumido ou arbitrado a obrigatoriedade a partir de julho de 2012. 2 MDULO:

2. PVA E ERROS 1 Estamos com dificuldade de importar o arquivo no programa disponibilizado pela Receita Federal, o SPED PIS COFINS. Aps escolhermos o arquivo de texto com as informaes a serem importadas o programa gera o erro mostrado na imagem em anexo (Erro SPED PISCofins.JPG), mas depois nos mostrado uma mensagem de que o arquivo foi importado sem erros. Afinal, h algum problema na hora da importao? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Recomenda-se que sejam repetidos os procedimentos utilizando a atual verso 1.07 da EFD-PIS/Cofins, observando as instrues do prprio PVA e do Guia Prtico da escriturao. Caso persista a inconsistncia, provavelmente deve-se ao contedo do arquivo a ser importado. 3 Empresa que, revende cigarros classificados na posio 2402 da TIPI. Na EFD PIS/COFINSenquadra-se na tabela 4.3.12 Produtos Sujeitos a Substituio Tributria da Contribuio Social (CST 05). Realizamos toda a Escriturao, classificando estes produtos com o CST 05 e informando Alquota Zero na tributao do PIS/COFINS nas vendas(revendas). As Vendas foram realizadas atravs de NFe (mod. 55) e ECF/IF (cod. 2D). Ocorre que, para as vendas realizadas pelo ECF/IF, o PVA est gerando relatrio de erros para todos os registros C481, relativos ao PIS e registros C485, relativo a COFINS, informando os seguintes erros no Campo destinado as Alquotas Para operaes com CST=05, deve ser informado alquotas constantes na Tabela 4.3.12 Produtos sujeitos a substituio tributria ou Alquota igual a Zero, no caso de revenda de produtos sujeitos

substituio tributria. Vejam, que exatamente a forma como procedemos, e corretamente para os registros das NFe, no .

foram gerados erros, mas esto gerando erros nos registros dos ECF, e com isto, no conseguimos a validao. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Recomenda-se que sejam repetidos os procedimentos utilizando a atual verso 1.07 da EFD-PIS/Cofins, observando as instrues do prprio PVA e do Guia Prtico da escriturao. Caso persista a inconsistncia, provavelmente deve-se ao contedo do arquivo a ser importado. 8 Estou com um erro na validao do arquivo devido a uma nota fiscal ser emitida com o PIS/COFINS duplicados que procedimento podemos adotar para conseguir validar o arquivo. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: deve ser informado na escriturao o valor correto do PIS e daCofins, mesmo que o valor informado no documento fiscal esteja com inexatido. 10 Estamos com dificuldade de importar o arquivo no programa disponibilizado pela Receita Federal, o SPED PIS COFINS. Aps escolhermos o arquivo de texto com as informaes a serem importadas o programa gera o erro mostrado na imagem em anexo (Erro SPED PISCofins.JPG), mas depois nos mostrado uma mensagem de que o arquivo foi importado sem erros. Afinal, h algum problema na hora da importao? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Recomenda-se que sejam repetidos os procedimentos utilizando a atual verso 1.07 da EFD-PIS/Cofins, observando as instrues do prprio PVA e do Guia Prtico da escriturao. Caso persista a inconsistncia, provavelmente deve-se ao contedo do arquivo a ser importado. 15 As NF. canceladas precisam ser mencionadas no EFD PIS/COFINS? Lanadas no sistema elas so e tem somente um cdigo para diferenci-las das NF. autorizadas. Quando gero o arquivo para EFD automaticamente elas tambm sero importadas para o programa, e l apresentam erro no registro C170, posso excluir essa NF. do programa EFD PIS/COFINS, pois elas esto canceladas e no vo gerar dbito. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Podem ser excludos os documentos cancelados, no representativos de receitas.

18 Trabalho em escritrio de contabilidade, na escrita fiscal, temos um cliente obrigado ao EFD PIS/COFINS que emite a nota fiscal eletrnica modelo 55, ele tem um sistema de emisso de notas fiscais eletrnicas que comprou de um programador. Ele nos envia mensalmente( via email) o arquivo XML , que importamos para o nosso sistema de escrita fiscal. Minha dvida : 1- Para as empresas que emitem a nota fiscal eletrnica modelo 55, que tem o arquivo XML, .

haver a possibilidade de importar o arquivo XML para o programa da escrita fiscal do escritrio decontabilidade, e gerar os arquivos para o EFD PIS / COFINS ? Ou o programador do Sistema que emite as Notas Fiscais Eletrnicas do nosso cliente,dever criar uma opo no prprio sistema de emisso de notas fiscais eletrnicas , que gere as informaes para o EFD PIS / COFINS, para que possamos importar para o nosso Sistema da Escrita Fiscal do Escritrio de Contabilidade , e transmitir para a Receita Federal? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No, o arquivo a ser importado pelas escrituraes fiscais (SpedFiscal (ICMS e IPI) e EFD-PIS/Cofins) so no formato txt. 19 Gostaria de saber se o programa para as empresas do Lucro Presumido o mesmo que o usado para as empresas de Lucro Real e se no qual a previso para disponibilizao deste? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. A verso do PVA que ir disponibilizar os registros da escriturao das receitas, das pessoas juridicas tributadas pelo lucro presumido, ser a verso 2.00 a ser disponibilizada em abril de 2012. A atual verso 1.07 no contempla os registros F500, F525, F550 e 1900. 29 Gostaria de saber em primeiro lugar, como proceder este sistema, como funciona, como ser enviado, se tem que baixar ou algum programa para que possa se importar e exportar os arquivos Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Deve os profissionais encarregados da elaborao da escriturao proceder leitura do Guia Prtico da EFD-PIS/Cofins, disponibilizado no portal do Sped, no site daReceita Federal, que contm todas as orientaes e procedimentos referentes escriturao. 30 Como fao para que as NFs de servios tomados que do direito ao credito de PIS e COFINS, constem na EFD PIS COFINS ? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Estas notas fiscais de servios contratados, com direito a crdito, devem ser escrituradas nos registros A100 (dados gerais da nota fiscal) e A170 (itens da nota fiscal). Ou posso inserir manualmente na EFD? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Pode sim ser inserido manualmente, editando o registro no prprio PVA. 48 Conforme lei a baixo, gostaria de saber o sistema do SPED aceita mais que duas casas decimais, pois para transporte de carga temos alquotas diferenciadas e conforme seu sistema terceirizado no posso fazer a escriturao com 4 casas decimais. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Aceita sim, os campos representativos de alquotas esto definidos com 4 casas decimais. OBS1: No caso de subcontratao, por empresa de transporte rodovirio de cargas, de servio de transporte de carga prestado por pessoa jurdica transportadora optante pelo Simples, a alquota dos crditos de 5,7% (Cofins) e 1,2375% (Contribuio para o PIS/Pasep) .

Crdito presumido na subcontratao de servio de transporte de cargas: A empresa de servio de transporte rodovirio de carga que subcontratar servio de transporte de carga prestado por pessoa fsica, transportador autnomo, poder descontar, da Contribuio para o PIS/Pasep e da Cofins devida em cada perodo de apurao, crdito presumido de 5,7% e 1,2375% calculados sobre o valor dos pagamentos efetuados por esses servios.

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Correto. 3 MDULO 3.1. CDIGOS (INTERNOS, CFOP, NCM) 9 Boa tarde qual o CST devo usar na vendas, de combustveis sou revendedor posto e precisa preencher o NAT REC? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: deve ser informado o CST 04 Operao tributvel monofsica Revenda a alquota zero. 11 Tenho duvidas quanto a qual CST do PIS e COFINS utilizar em operaes de remessas em bonificao, remessas para conserto entre outras remessas, entradas dessas remessas tambm. Devo utilizar CST de no incidncia? Ou outras entradas e outras sadas? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Saidas que no se referem a operaes de receitas, deve no documento fiscal (NFe) informar o CST 49 ou 99. Na EFD-PIS/Cofins esses documentos, no representativos de receitas, no devem ser informados. 20 Referente ao SPED FISCAL, gostaria de saber se obrigado informar os CFOP 1.556/2.556 (registro de entradas) compras material de consumo. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. No tocante s aquisies, s devem ser escrituradas as operaes com direito a crdito. Ver no portal do Sped a tabela de cdigos de CFOP que representam operaes com direito a crdito. Qual o manual onde posso de apoiar para tirar as duvidas sobre o assunto. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: O Guia Prtico da EFD-PIS/Cofins, disponibilizado no portal do Sped, no site da Receita Federal, j contm as orientaes e procedimentos referentes escriturao. 21 Recebi o e-mail do Sescon referente ao tira dvidas, assim, peo a gentileza de esclarecer sobre remessa para teste o CST do PIS e da COFINS 49 (outros) ou 07 (Isenta)?A .

Industrializao no tem PIS e COFINS somente dos insumos utilizados, assim peo esclarecimento de qual CST utilizar? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As remessas para teste no se referem a operaes de receitas, deve no documento fiscal (NF-e) informar o CST 49 ou 99. Na EFD-PIS/Cofins esses documentos, no representativos de receitas, no devem ser informados. devem ser informado, 22 1-) A empresa em que trabalho possui 14 filiais, em cada filial temos cdigos diferente para o mesmo produto, o mesmo ocorre com os cadastros de fornecedores, clientes, servios. EXEMPLO: Na filial 1 tenho o produto coca cola com o cdigo 0010 Na filial 2 tenho o produto coca cola com o cdigo 0015 OS CADASTROS SO NICOS POR FILIAL OU PELA MATRIZ?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Pode a empresa adotar um cadastro unico ou cadastro especificos para cada estabelecimento. Fica a critrio da empresa. Toda a validao a ser efetuada pelo PVA levar em considerao os cadastros efetuados pela empresa, no Bloco 0. 2-) No estamos enquadramos na legislao do IPI, somos uma empresa hoteleira, e temos servios de hospedagem e venda de alimentos e bebidas em nossos restaurantes. Respostas RFB/EFD-PIS/Cofins: Devemos informar o ncm (nomenclatura comum do mercosul)? A obrigatoriedade de informar o NCM est especificada no Guia prtico, nas orientaes do registro 0200.

Como devo informar o ncm (nomenclatura comum do mercosul) na venda de um buffet? uma vez que no encontramos uma classificao de ncm para esse produto. S se informa NCM existente. nem todo produto tem

classificao NCM. Caso a pessoa juridica tenha dvida quanto correta classificao fiscal do produto a escriturar, deve dirigir-se ao planto fiscal para obter os esclarecimentos a respeito, ou formular consulta escrita Receita Federal, quanto correta classificao fiscal.

37 Uma dvida que tenho e que ainda no ficou totalmente clara para mim foi com relao aos cdigos dos produtos. Digamos que na minha nota de compra emitida pelo meu fornecedor o produto Azeitona venha com o cdigo 007102, porm esse produto no meu sistema cvsoft esteja cadastrado com o cdigo 00051 e eu emito notas de sadas usando esse cdigo .

00051.Como deve ficar o cdigo deste produto na escriturao fiscal PIS e COFINS? Terei que tratar esse produto como 007102 ou como 00051. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Deve ser usado o cdigo da pessoa jurdica que est fazendo a escriturao, e no a codificao da pessoa juridica emitente do documento fiscal. 38 - Gostaria de saber se as receitas que devem ser informadas no arquivo txt so somente aquelas cujos CFOPs esto contidos na Tabela CFOP Operaes Geradoras de Receitas disponibilizadas pela Receita Federal. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Todas as operaes geradoras de receitas devem ser escrituradas, independente do CFOP constante no documento fiscal. Em tempo, na tabela acima especificada no constam os CFOPs genricos, tais como 5.949, 6.949. Temos um cliente que tem uma receita de venda de sucata e utiliza o CFOP 5.949 e apresentava essa receita na Dacon, porm, para o EFD Pis/Cofins, no tem como informar, ou melhor, tem receio de informar tendo em vista que o CFOP utilizado no consta da tabela acima especificada.Como devemos proceder nesses casos? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A Tabela CFOP Operaes Geradoras de Receitas referida, no validada ne m utilizada pelo PVA. No Portal do Sped, a referida tabela sequer disponibilizada. Todas as operaes geradoras de receitas devem ser escrituradas, independente do CFOPconstante no documento fiscal. 39 Primeiramente gostaria de parabenizar vocs pela parceria, pois ser de grande ajuda para que a implantao do EFD PIS/COFINS tenha um excelente resultado. A minha dvida referente ao cigarro por ser um produto de substituio tributria no ramo de supermercados qual CST citar no sistema (blocos) pela compra e venda do produto? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: CST 05 Operao tributvel por substituio tributria, ou CST 08 Operao sem incidncia da Contribuio. Recomendamos a escriturao com o CST 05, como forma de preencher adequadamente os registros M400 e M800. Gostaria de saber tambm se tem como eu ter acesso as dvidas de outras pessoas. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: disponibilizado no portal do Sped, na pgina da EFD-PIS/Cofins, arquivo com as perguntas mais frequentes, no rodap da pgina, com o link Perguntas Frequentes. 47 Fao importao por conta e ordem de terceiros, e a trading que faz a intermediao para a minha empresa, emite uma NF de transferncia de mercadoria aonde credito o ICMS, IPI, .

PIS e COFINS na qual dou entrada. O estado de SC, diz que tenho que lanar com o CFOP 1.101, j a RFB diz que importao, Pois tenho que diferenciar no SPED PIS e Cofins e na DACON, o insumos Importados do insumos do Mercado Interno. E para o SPED PIS e COFINS, Jogar os valores dos insumos importados no Bloco M como Insumo Importado (CDIGOS VINCULADOS RECEITA 108, 208 e 308), o CFOP deveria Iniciar com 3.101. Questiono, o que fazer agora? Utilizar 1.101 para atender ao Estado de SC, ou utilizar o CFOP 3.101, ou tem outra soluo? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Deve informar com o CFOP 3.101.

49 Estava realizando a leitura dos artigos em um blog , encontrei um artigo que falava deste canal de comunicao entre contribuinte e SESCON-SP e RFB. Desde j quero parabenizar pela belssima iniciativa destas duas entidades. A minha dvida seria: Temos um software que gera estas informaes para serem transmitidas aos rgos responsveis, e estamos vivenciando um grande problema dentro da empresa que na classificao dos NCMs que influencia direto na tributao dos produtos. Produtos Monofsicos e No-Monofsicos. Como analisar se as minhas informaes que estarei transmitindo esto corretas e a classificao dos itens esto de acordo com a legislao vigente. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Caso a pessoa juridica tenha dvida quanto correta classificao fiscal do produto a escriturar, deve dirigir-se ao planto fiscal para obter os esclarecimentos a respeito, ou formular consulta escrita Receita Federal, quanto correta classificao fiscal. 56 Com relao a tabela III, referente a CST PIS E COFINS SPED FISCAL qual cdigo devo utilizar nos seguintes casos abaixo: Empresa: Comrcio Atacadista De Medicamentos E Material Hospitalar Lucro Real a venda de produtos sujeitos a alquota pis 1,65 e cofins 7,6% no cumulativa cst = 01 b venda de produtos da lei 10147/2000 monofsicos alquota zero cst = 04 c venda de produtos decreto 6.426/2008 alquota zero quando destinado a hospitais e clnicas cst = 06 d venda de produtos decreto 6.426/2008 tributado pis e cofins quando no destinado a hospitais e clnicas cst = 01 e venda de produtos lei 12058/2009 alquota zero cst = 06 f venda de ativo imobilizado cst: 08 1 compra de produtos sujeitos a alquota pis 1,65 e cofins 7,6% no cumulativa cst = 50 a 56 2 compra de produtos da lei 10147/2000 monofsicos alquota zero cst = 70 .

3 compra de produtos decreto 6.426/2008 alquota zero quando destinado a hospitais e clnicas cst = 70 4 compra de produtos decreto 6.426/2008 tributado pis e cofins quando no destinado a hospitais e clnicas cst = 50 a 56 5 compra de produtos lei 12058/2009 alquota zero cst = 70 6 compra de ativo imobilizado cst: 70 (sem credito) ou 50 a 56 (com direito a crdito). 57 Estou com uma dvida sobre o cadastro de produto. A legislao permite que tudo o que for consumo seja cadastrado com um item genrico, s que pelo que vi isso pode trazer problemas para a empresa. Pois o mesmo item (90898887 tecido) pode ter vrios preos nas entradas. A dvida : Devo cadastrar item a item independente se muda apenas um grama do item? Pois posso ter que fazer a devoluo desse item e no pode ser feita diferente do que deu entrada. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Pode sim, cadastrar como um unico item. 58 Na tabela de CFOP de operaes geradoras de crditos (site da Receita Federal SPEDPIS/COFINS), porque o CFOP 1.252 no consta nesta tabela? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A referida tabela especifica para a validao de crditos informado nos registros C170 (Itens de nota fiscal) ou C191/C195 (consolidao de itens). O crditos sobre compra de enrgia eltrica no so escriturados nestes registros e sim, no registro C500, o qual no se informa sequer o CFOP, por ser desnecessrio. 59 Empresa de comrcio varejista de artigos de papelaria e de equipamentos e suprimentos de informtica, optante pelo regime de apurao do Lucro Real, pondera:

obrigatrio informar a NCM completa (Decreto 6.006/06), conforme o Guia Prtico EFD PIS/COFINS verso 1.0.2, nos casos: - de empresas industriais e equiparadas a industrial, referente aos itens correspondentes s suas atividades fins; - de pessoas jurdicas, inclusive cooperativas, que produzam mercadorias de origem animal ou vegetal (agroindstria), referente aos itens correspondentes s atividades geradoras de crditopresumido; - de empresas que realizarem operaes de exportao ou importao; - de empresas atacadistas ou industriais, referentes aos itens representativos de vendas no mercado interno com alquota zero, suspenso, iseno ou no incidncia, nas situaes em que a legislao tributria atribua o benefcio a um cdigo NCM especfico. Nas demais situaes o Campo 08 (NCM) no de preenchimento obrigatrio. .

Por entendermos que a empresa no se enquadra em nenhum dos casos supracitados, o cadastramento de itens so feitos com apenas o captulo da NCM (os dois primeiros dgitos), apesar de haver vendas no mercado interno com alquota zero, suspenso, iseno ou no incidncia. Ao efetuar a validao da estrutura do arquivo no PVA EFD PIS/Cofins, apontada a existncia de erro no registro 0200, campo COD_NCM: Contedo do Campo: 85 Valor Calculado: No se Aplica Mensagem: Tamanho de campo invlido/incorreto. Feitas as consideraes, pergunta-se: Embora a orientao no esteja explcita no Guia Prtico da EFD PIS/COFINS verso 1.0.2, as empresas varejistas que realizem vendas com alquota zero, suspenso, iseno ou no incidncia do PIS e da COFINS tambm esto obrigadas a informa a NCM completa? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As condies de obrigatoriedade so as prescritas no Guia Prtico, Registro 0200, Campo 08. Uma vez preenchido o campo 08, ele deve conter 08 caracteres. 60 Tenho duas duvidas em relao ao EFD PIS/COFINS. A primeira diz respeito aos crditos Presumidos de Carne para Comercio Varejista. O correto seria reduzir as alquotas de Pis e Cofins? Ou podemos reduzir a Base de Calculo permanecendo as alquotas normais, sendo que o resultado seria o mesmo.? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: O correto informar as alquotas reduzidas, devidamente transcritas na Tabela 4.3.9. A segunda duvida em relao aos Cdigos dos Itens (cdigos internos de cada empresa); gostaria de saber se o cdigo do item de Entrada dever obrigatoriamente ser o mesmo cdigo do Sada., exemplo: se eu usar o cdigo de item 10 para o produto Abacaxi nas Entradas, serei obrigado a usar o mesmo cdigo de item 10 para o registro no Sada? Na maioria dos casos, como usa-se a importao de Nf-e por XML nas Entradas, o cdigo dos itens do Entrada puxa o que vem na Nf-e (ou seja, cdigo interno de cada Fornecedor), sendo que no registro do Sada temos um cadastro pronto na empresa com outros cdigos internos, que certamente diferente do que o importado nas notas de Entrada. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A codificao refere-se na cada item da escriturao, independente de ser item de entrada ou de saida. Pode em relao a um mesmo item, ocorrer operaes de compra e de venda (empresa comercial, por exemplo), o que no quer dizer que .

tenha ser ser cadastrados dois codigos. A codificao refere-se a cada item/produto da escriturao e no, em funo da movimentao (entrada/saida). 69 Empresa com. varejista de combustveis (POSTO DE GASOLINA) A minha dvida a seguinte:

Qual o cdigo da Situao Tributria ref. ao Pis e Cofins? Devo usar o cdigo 04 ou 06? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Deve ser informado o cdigo 04. 3.2. PROGRAMA 18 Trabalho em escritrio de contabilidade, na escrita fiscal, temos um cliente obrigado ao EFD PIS/COFINS que emite a nota fiscal eletrnica modelo 55, ele tem um sistema de emisso de notas fiscais eletrnicas que comprou de um programador. Ele nos envia mensalmente( via email) o arquivo XML , que importamos para o nosso sistema de escrita fiscal. Minha dvida : 1- Para as empresas que emitem a nota fiscal eletrnica modelo 55, que tem o arquivo XML, haver a possibilidade de importar o arquivo XML para o programa da escrita fiscal do escritrio decontabilidade, e gerar os arquivos para o EFD PIS / COFINS? Ou o programador do Sistema que emite as Notas Fiscais Eletrnicas do nosso cliente,dever criar uma opo no prprio sistema de emisso de notas fiscais eletrnicas , que gere as informaes para o EFD PIS / COFINS, para que possamos importar para o nosso Sistema da Escrita Fiscal do Escritrio de Contabilidade , e transmitir para a Receita Federal? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: O arquivo a ser importado pelo PVA da EFD-PIS/Cofins no formato txt. 19 Gostaria de saber se o programa para as empresas do Lucro Presumido o mesmo que o usado para as empresas de Lucro Real e se no qual a previso para disponibilizao deste? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A escriturao das pessoas jurdicas tributadas pelo lucro presumidoser

disponibilizada em abril de 2012, com a verso 2.00 do PVA da escriturao. 32 Tenho algumas duvidas no PIS para gerar o SPED PIS e da COFINS, estou elaborando o gerador da minha ERP: Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: F200 somente para empresa com atividade no ramo imobilirio? Sim .

F600 Abrange muitas empresas Como saber as Empresas (atividades) que so obrigadas? Abrange toda e qualquer empresa que sofra reteno na fonte, bem como as sociedades cooperativas que efetuam retenes. F700 Tem alguns exemplos? Ver os cdigos de incidncia no prprio registro e as orientaes doGuia Prtico. M100 COD_CRED Melhor inform-lo na escriturao o sistema process-lo automtico? Fica a critrio de cada contribuinte. O PVA disponibiliza as duas funcionalidades. 33 Trabalho em uma software-house e estamos adaptando nosso ERP para gerar o arquivo TXT do SPED PIS COFINS. Estou com um problema no envio de notas de entrada canceladas, emisso prpria (registro A100): Neste caso, devemos informar apenas os campos Chaves: REG, IND_OPER, IND_EMIT, COD_SIT, SER, SEB e NUM_DOC. Mas esta apresentado o erro 4 COD_PART: Campo obrigatrio na entrada. Se informarmos o COD_PART, apresenta o erro Campo no deve ser preenchido Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Recomendamos observar os procedimentos para a escriturao do registro C100, contidas na verso 1.04 do Guia Prtico, e utilizar a atual verso 1.07 do PVA. 34 Trabalho em uma software-house e estamos adaptando nosso ERP para gerar o arquivo TXT do SPED PIS COFINS. Estamos com a seguinte dvida: Mtodo de apropriao: Existem duas formas (apropriao direta e rateio proporcional) nosso software do ramo de concessionria de veculos e estamos em dvida, pois quando utilizamos o mtodo de rateio proporcional o validador aplica o

percentual de reduo em todos os crditos (no somente em cdigos fixos Ex: Energia Eltrica, etc. e Outros Crditos). Poderia, por gentileza, nos explicar qual o mtodo correto para o nosso caso e explanar suas caractersticas? Pois este ponto ainda est muito obscuro para ns. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: O determinante a ser observado a correta classificao do CST. Se a pessoa jurdica classifica a operao com CST 53, 54, 55 ou 56, est indicando ao PVA que se trata de uma operao objeto de rateio. Se determinada operao no comum a mais de um tipo de receita (condio necessria para o rateio), deve informar o CST 50, 51 ou 52. 50 Estou fazendo a importao dos dados referente s vendas efetuadas por ECF (emissor decupom fiscal). Os valores das vendas dirias que esto sendo importados para o SPED .

PIS / COFINS nas fichas C400 e C405 referente s redues Z so os valores BRUTOS, ou seja, sem as dedues dos valores CANCELADOS e nem os DESCONTOS, na qual no bate com os valores escriturados no Livro de Sada, pois so escriturados os valores lquidos informando os cancelamentos e descontos nas observaes. Gostaria de saber se est correto esse procedimento, pois nas fichas acima citadas esto com o ttulo Valor da Venda Bruta nos referidos campos. Estou enviando em anexo a cpia da reduo Z e da pgina do lanamento no SPED PIS / COFINSse necessrio uma checagem. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Est correto. O tratamento tributrio aplicvel s contribuies sociais no , necessariamente, correspondente ao tratamento tributrio a ser adotado na escriturao do ICMS. 3.3. BLOCOS 3-) Em So Paulo a nota fiscal de servio somente emitida atravs do site da prefeitura e nossa atividade exige agilidade na emisso do documento fiscal , assim emitimos uma RPS (recibo provisrio de servios) que posteriormente substituda pela nota fiscal de servio, logo em nosso sistema somente temos o numero da RPS (recibo provisrio de servios) e no da nota fiscal de servio. Devemos informar no bloco (a) o numero da rps (recibo provisrio de servios) ou o numero da nota fiscal de servio?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No campo 08 do registro A100 deve ser informado o numero da nota fiscal, documento base para formalizar a ocorrencia do fato gerador da contribuio (para a pessoa jurdica prestadora do servio) e do crdito (para a pessoa jurdica contratante do servio). Deve ser observado que o PVA aceita que a data de emisso do documento fiscal representativo da receita seja diversa (anterior ou posterior) data do perodo mensal da escriturao. 4-) Na nota fiscal de servio temos os servios prestados como tambm os cupons fiscais de alimentos e bebidas entre outros ou seja a nota fiscal de servio funciona hoje como uma nota fiscal totalizadora de todos os gastos que o hospede realiza em nossos hotis. Como devemos informar no bloco (a) (servios) as receitas de alimentos e bebidas que esto na nota fiscal de servio? (uma vez que vamos informar essa mesma receita no bloco c (produtos) pela emisso dos cupons fiscais)

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A nota fiscal conjugada (produtos e servios) deve ser escriturada no registro C100, conforme disciplinado no Guia Prtico tanto do Sped Fiscal (ICMS), como da EFD-PIS/Cofins. .

Como devemos informar no bloco (a) os valores cobrados na nota fiscal de servio a titulo de taxa de turismo assim tambm como as doaes a entidades beneficentes?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Aspectos relativos ao tratamento tributrio (tributao ou no) dos diversos valores constante em um documento fiscal, devem ser objeto de consulta no planto fiscal ou mediante formulao de consulta escrita Receita Federal. Como devemos informar no bloco (a) as receitas oriundas de servios prestados por terceiros e que so cobradas do cliente em nossa nota fiscal de servio? (reconhecemos como receita prpria do hotel somente um percentual dessa prestao de servio)

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Se constar na nota fiscal, deve ser reconhecido como receita. Os diversos aspectos envolvendo essa situao, de receita dita de terceiros, constante na nota fiscal emitida pelo hotel, esto tratados no arquivo de Perguntas Freqentes, questo 74, disponibilizado no portal do Sped, na pgina da EFD-PIS-Cofins. 40 Bom dia, como devo lanar as notas fiscais de devoluo com CFOP 6.949? O erro em que me deparo so exigncias dos registros C191/C195. Como proceder? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As notas fiscais de devoluo de compras, com o cdigo 6.949, podem ser escrituradas no registro C170 (registro individualizado de cada item da Nota Fiscal) ou nos registros C191/C195. Ressalte-se que as devolues que devem ser objeto de escriturao so, to somente, aquelas referentes a operaes que geraram crdito quando da aquisio. 3.4. REGISTROS 5-) A maior parte das despesas necessrias para a operao dos hotis so registradas nacontabilidade atravs de nota de debito a titulo de reembolso de despesas condominiais. possvel se creditar das despesas existentes na nota de debito emitida pelo condomnio? se possvel como podemos registrar no SPED?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A legislao tributria s recepciona e valida as operaes geradoras de crdito, com base em documentos hbeis e idneos. Tendo em vista que as hipteses de credito previstas na legislao da no cumulatividade (Leis n 10.637 e 10.833) apenas permite o creditamento em relao a operaes praticadas com pessoas jurdicas, devem assim existir documento fiscal ou equivalente (contratos, por exemplo) para documentar a operao. .

Quanto s penalidades previstas: Entendemos que esses valores precisam ser reavaliados a fim de evitar maior transtornos tanto para o empresrio como para o contabilista, pois como uma empresa de representao que fatura em mdia R$ 5.000,00 por ms pagar uma multa to elevado em caso da no entrega desta obrigao? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A penalidade em referncia est prevista na legislao tributria (art. 57 da Medida Provisria n 2.158-35, de 2001), vincula e impe compulsoriamente Receita Federal, a sua aplicao. 43 tenho Saldo credor desde Maro/2011 e preenchi um Registro 1100 e 1300 1500 e 1700 para o perodo. Para o ms de Abril e assim por diante teria a cada ms mais um Registro de cada, ou seja, mantenho em Abril os de Maro mais o de Abril? Devo considerar o credito do Ms de apurao para composio dos saldos mesmo com valor credor a transportar? Qual o CST para devoluo de cliente? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Deve o contribuinte observar as orientaes contidas no Guia Prtico, o qual dispe e esclarece que nos referidos registros, deve a empresa demonstrar na escriturao, o estoque de crditos

disponveis, de perodos anteriores, segregados ms a ms, ou seja, um registro para cada ms que tenha saldos de crditos ainda no utilizados. 55 Sou analista de sistemas de uma empresa Comercial Ltda. localizada no Interior de SP, estou trabalhando na implantao do SPED PIS e COFINS em nosso software prprio. Posso lhes enviar as minhas dvidas? Se sim aproveito e envio a primeira Aps gerar o arquivo e tentar validar recebi a seguinte mensagem de erro, CNPJ Invlido Informar no Registro 0140 antes de utiliz-lo Erro sendo apontado no registro C010 Vamos ver se entendi. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Recomenda-se que sejam repetidos os procedimentos utilizando a atual verso 1.07 da EFD-PIS/Cofins, observando as instrues do prprio PVA e do Guia Prtico da escriturao. Caso persista a inconsistncia, provavelmente deve-se ao contedo do arquivo a ser importado. O Registro 0140 deve listar todos os fornecedores e clientes que tiverem notas relacionadas no arquivo? No seria apenas no 0150 como no Sped Fiscal? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: recomenda-se a leitura atenta do Guia Prtico da escriturao. O Registro 0140 para o cadastramento dos estabelecimentos da pessoa jurdica que realizaram operaes objeto de escriturao; j o registro 0150 para o cadastramento de fornecedores e clientes. .

Importante ressaltar que caso a escriturao das vendas ou compras, por Nota Fiscal Eletrnica(NF-e), seja efetuada de forma consolidada, em C180 (Vendas) e C190 (Compras) dispensa-se o cadastramento dos fornecedores e clientes em referncia, bastando informar, nestes registros (C180 e C190), apenas o CNPJ. Devo realmente gerar um C010 para cada nota (no caso cada C100)? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: recomenda-se a leitura atenta do Guia Prtico da escriturao. O Registro C010 identifica o estabelecimento que realizou operaes objeto de escriturao. 66 Minha dvida, ref. a quais registros devo gerar quando a empresa LP e no Real. Pois no ADE 24, no registro 0110, foi includo o campo 05: Cdigo indicador do critrio de escriturao e apurao adotado, no caso de incidncia exclusivamente no regime cumulativo (COD_INC_TRIB = 2), pela pessoa jurdica submetida ao regime de tributao Com base no lucro presumido: 1 Regime de Caixa Escriturao consolidada (Registro F500 e/ou F510); 2 Regime de Competncia Escriturao consolidada (Registro F550 e/ou F560); 9 Regime de Competncia Escriturao detalhada, com base nos registros dos Blocos A, C, De F. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A escriturao das pessoas jurdicas tributadas com base no lucro presumido, sujeitas exclusivamente ao regime cumulativo, ser exigida a partir de julho de 2012. O Guia Prtico da EFD-PIS/Cofins, disponibilizado no portal do Sped, no site da Receita Federal, j contm as orientaes e procedimentos referentes escriturao das empresas tributadas pelolucro presumido, para a escriturao: - No Registro F500: Para a apurao das contribuies pelo regime de caixa; - No Registro F550: Para a apurao das contribuies pelo regime de competncia; - No Registro F525: Para informar a origem dos recursos recebidos no ms, no caso de apurao pelo regime de caixa (F500) - No registro 1900: Para informar os valores totais das receitas faturadas, por documento tipo de documento fiscal.

A escriturao das empresas tributadas pelo lucro presumido ser efetuada com a verso 2.00 do PVA, a ser disponibilizado em abril de 2012. .

73 Devo considerar na gerao do Registro M200 e M210 as informaes ref. a Folha de Salrios (M350)? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. Por que no registro M200, no cita nada ref. a folha de salrios, mas no M210 existe o cdigo de Receita 99 correspondente a Folha de salrios. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A escriturao do PIS sobre a folha, em M350, especifico para as pessoas jurdicas que apuram as contribuies tanto sobre o faturamento e como sobre a folha, como no caso das sociedades cooperativas, nos termos da MP n 2.158-35, de 2001. 74 No guia Prtico, tem a seguinte informao ref. ao registro 1800: REGISTRO 1800: INCORPORAO IMOBILIRIA RET Este registro deve ser preenchido pela pessoa jurdica que executa empreendimentos objeto de incorporao imobiliria e que apuram contribuio social com base em Regimes Especiais de Tributao RET. Devem ser escriturados registros especficos para cada incorporao imobiliria, bem para cada Regime Especial estabelecido na legislao tributria, sujeitos ao pagamento mensal unificado a alquotas diversas. A receita da incorporao sujeita a tributao pelo RET no deve ser computada nos demais registros da escriturao, relativos a suas outras atividades empresariais, inclusive incorporaes no optantes pelo RET. Com essa explicao, eu entendo que nenhuma informao ref. a este registro NO dever ser considerado nos demais registros, inclusive no bloco M. isso mesmo? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Correto. Isso mesmo. 5 referente a entrega, tenho a lucro real, no-cumulativo. Quanto aos dbitos: alem das minhas receitas, tenho que informar tambm a movimentao/NFe de remessa ? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A pessoa jurdica sujeita ao regime no-cumulativo, s precisa escriturar as informaes representativas de receitas e as operaes com direito a crdito. As demais operaes no precisam ser escrituradas. .

Quanto ao crdito: j selecionei as notas que uso de crditos. e as demais notas de entrada que no uso para credito. (material de escritrio, limpeza, servios e/ou mesmo as de remessa?) tenho que informar tambm? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No precisa ser informada as operaes que no do direito acrdito. 4 MDULO OUTROS ASSUNTOS 12 Boa Tarde, Sou contador, gostaria de saber se haver treinamento por parte da Receita Federal. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As orientaes quanto ao preenchimento e elaborao da escriturao esto contidas tanto no Guia Prtico da escriturao, disponibilizado no portal doSped, como no esclarecimento e divulgao das perguntas mais freqentes, atravs do link Perguntas Freqentes. 14 A gerao do arquivo ter que ser feita na empresa e no no escritrio contbil? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: irrelevante onde o arquivo gerado. 35 Tendo em vista a publicao do ADE COFINS n 24 de 22/08/2011, com o objetivo da Simplificao na entrega EFD/Pis/Cofins a partir de 01/01/2012, para empresas que tem sua opoLUCRO PRESUMIDO, aqui no caso Apurao por Competncia(Total de Faturamento). Pergunto: No haver necessidade de apurao por item de mercadoria? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: No. Na escriturao simplificada das pessoas jurdicas no lucro presumido, no h a necessidade de escriturao por item. 36 Tenho uma empresa que recebe mensalmente cerca de 5.0 00 (Cinco Mil) CTRCs, em formulrio Mod. 8, preciso fazer o lanamento de todos os CTRCs um por um ou posso fazer um nico lanamento no final do ms ?

Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: As orientaes quanto ao preenchimento e elaborao da escriturao esto contidas tanto no Guia Prtico da escriturao, disponibilizado no portal doSped, como no esclarecimento e divulgao das perguntas mais freqentes, atravs do link Perguntas Freqentes. Registre-se que a escriturao das receitas de transporte de cargas efetuado no registro D200, contemplando a movimentao diria e no, a escriturao por documento fiscal individualizado. .

51 com relao e EDF PIS/COFINS, ela complicada, pois j estive em uma palestra sobre o assunto, mas com certeza para aplic-lo tenho que fazer outro curso, mas por que a multa de 5.000,00, por que nos calamos por esse absurdo desta cobrana, pois sozinhos nada podemos fazer, onde esto a cabea destes legisladores, a quem reclamar este valor absurdo de multa? 62 Senhores, boa tarde no consigo visualizar nas normativas como devo preparar o programa para atender as instituies financeiras, existe alguma normativa neste sentido ou as instituies financeiras (Banco, distribuidora de ttulos, corretora de cambio) tem que adequar no lay-out divulgado, estive em cursos e palestras e no souberam me informar. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A escriturao das instituies financeiras ser efetuada em registros especficos e prprios para o setor, que se encontram em fase de definio quanto ao seu contedo e regras. 64 Boa tarde gostaria de esclarecer uma duvida em relao ao sped como eu informo a parte do credito da depreciao dentro do meu sistema, terei que lanar todos meus ativos imobilizados cadastrados no meu sistema? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Recomenda-se que sejam observadas as orientaes quanto ao preenchimento e elaborao da escriturao do registro F120 esto contidas tanto no Guia Prticoda escriturao, disponibilizado no portal do Sped, como no esclarecimento e divulgao das perguntas mais freqentes, atravs do link Perguntas Freqentes. E quando meu produto for alquota zero no caso de pneus, como eu fao para explicar isso para aReceita Federal? Informar as operaes com o CST = 04. 67 Nossos clientes esto enquadrados no regime no-cumulativo e apuraro o IR pelo Lucro Reale a minha dvida em relao ao mtodo de apropriao de crditos que devemos considerar na escriturao desses clientes, se Mtodo de Apropriao Direta ou Mtodo de Rateio Proporcional (Receita Bruta). Como distinguir esses dois mtodos para aplic-los corretamente na escriturao? O que os define e qual a diferena entre eles? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A empresa que define, a cada ano-calendrio, qual o mtodo que lhe mais adequado. Assim como a empresa j deve vir fazendo, h anos, no preenchimento mensal do Dacon. 68 Estou com uma dvida ref. ao campo 05 VL_BC_PIS_CUM Parcela do Valor Total da Base de Clculo informada no Campo 04, vinculada as receitas com incidncia cumulativa. Campo de preenchimento especfico para a pessoa jurdica sujeita ao regime.

cumulativo e no-cumulativo da contribuio (COD_INC_TRIB = 3 do Registro 0110).No consegui entender o que seria esse valor. Quando os crditos so baseados no Rateio, entendi. No entendo quando o crdito aproveitado de forma direta, pois entendo que neste caso, esse campo seria zerado, pois cumulativo, no informa valores de crditos. Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: A empresa mesmo que tributada no regime no cumulativo, pode vir a auferir receita tributada no regime cumulativo, como as relacionadas no art. 10 da Lei n 10.833/2003. Neste caso, deve ser informada a receita bruta de natureza cumulativa, para fins de anulao dos crditos a elas associados, no rateio em funo da receita bruta. 72 - Para fins de crdito do PIS e da COFINS na nota fiscal de entrada das mercadorias, considera-se como base de clculo o valor do produto somados os impostos como IPI e ICMS-ST, se for o caso, e as despesas acessrias

(frete, seguro,etc), ou somente o valor do produto? ou valor dos produtos mais despesas acessrias sem considerar os impostos de IPI e ICMS-ST? Resposta RFB/EFD-PIS/Cofins: Deve a empresa observar as orientaes contidas na legislao das contribuies sociais (Leis n 10.637/2002, n 10.833/2003, Instruo Normativa RFB n 247/2002, IN RFB n 404/2004, etc) e no Guia Prtico da EFD-PIS/Cofins.

S-ar putea să vă placă și