Sunteți pe pagina 1din 13

Relaes interpessoais na enfermagem, consolidando o papel teraputico do enfermeiro1. Autor: Dra.

Sueli de Carvalho Vilela Iniciamos nossa reflexo pelo conceito de homem que Buber define. O homem um ente de relao, ou seja, a relao essencial e o fundamento da existncia humana, pois a palavra proferida uma atitude efetiva e atualizadora do homem; no entanto, o seu princpio ontolgico de que homem um ser dialogal. Para ele, o valor existencial da relao o encontro dialgico, assim o homem s existe por meio da relao estabelecida entre as palavras-princpio EU-TU e EU-ISSO. A enfermagem enquanto feita de pessoas e para pessoas tem seu maior instrumento as relaes, as quais se do por meio da comunicao. Teria como pensar a enfermagem sem pensar relaes? Pense um pouco e tente encontrar momentos no trabalho da enfermagem que no envolve relaes. Bem, mesmo quando o enfermeiro est em atividades burocrticas ou administrativas (como escrevendo relatrios, livros de registros, etc.) as relaes aparecem porque todo o registro da enfermagem tem como objetivo a troca de informaes e estas se do no contexto de relaes. As relaes tm caractersticas diferentes, mas quando situam no contexto profissional elas adquirem implicaes e constitutivas especficas (Rigol, 2007). Quando a relao estabelecida com pessoas que requerem ajuda ou enfermos, com fins teraputicos, entendemo-la como relao teraputica ou relao de ajuda. Acrescenta que esses termos tm conotaes similares, e suas diferenas residem nas definies de diferentes autores e nos modelos conceituais, resultando numa difcil diferenciao. Entretanto, no entendimento de Novel (2007), esses termos so indistintos, porque tanto a sua finalidade como os seus contedos so sinnimos. Assim, no Brasil, depara-se com os termos relao teraputica, relao de ajuda, relacionamento teraputico, relacionamentos interpessoais e interao; cada termo parece representar uma determinada teoria, como o apontado por Rigol (2007), mas em grande parte dos trabalhos a teoria no fica claramente definida.

Este material parte, com adaptao, do referencial terico da tese de doutorado: VILELA, S.C. Escala de observao da interao enfermeiro-cliente: construo e validao. DISPONIVEL EM: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06112012-184946/pt-br.php S permitida a utilizao e reproduo com citao da fonte.

A ttulo didtico, ns optamos por trazer alguns esclarecimentos a respeito desses termos, a fim de situar o leitor no contexto das relaes interpessoais, no pretendendo eliminar todas as possibilidades. Rogers (2001b) define a relao de ajuda como sendo a relao na qual pelo menos uma das partes, procura promover no outro o crescimento, o desenvolvimento, a maturidade, um melhor funcionamento e uma maior capacidade de enfrentar a vida, o que incorre em um dos participantes, ou ambos, procurar promover no outro uma maior apreciao, expresso e utilizao funcional dos recursos internos latentes. Todavia, tal definio abrangente, fazendo com que a Relao de Ajuda envolva qualquer modalidade de relao, cunho educacional, familiar, vocacional, dentre outras, cujo objeto central facilitar o crescimento pessoal. Furegato e Morais (2009), ao descreverem as bases do relacionamento interpessoal em enfermagem, tratam da Relao de Ajuda como sendo uma atividade do enfermeiro em qualquer de suas especialidades, em hospitais, ambulatrios, rede de ateno primria e comunitria, envolvendo tanto atividades individuais como grupais. Para elas, a relao de ajuda, em se tratando do enfermeiro em sade mental, um processo dialgico que, alm de ajudar a pessoa a identificar e resolver suas necessidades, a auxilia no encontro dos pontos positivos ajudando a lidar com problemas e, consequentemente, promovendo o crescimento e amadurecimento possveis. Rudio (1999) define Relao de Ajuda como uma conversa estruturada, com fins de resolver um problema ou uma dificuldade com base na no-diretividade. Stefanelli, Fukuda e Arantes (2008) elucidam que a Relao de Ajuda centra-se em auxiliar o outro na resoluo de um problema, implica na disposio para ajudar a quem necessita de apoio em um dado momento e no tem o objetivo de promoo, de manuteno ou de recuperao de sade. Furegato (1999) e Rudio (1999) apontam caractersticas bsicas do profissional ao se desenvolver Relao de Ajuda como sendo compreender-se e aceitar-se, o contato num clima efetivo tendo para com o cliente a considerao positiva incondicional, a compreenso emptica e a congruncia. Frente a isso, entende-se que a matriz do pensamento rogeriano, quanto s atitudes facilitadoras, influencia tais autores. Quanto ao relacionamento teraputico, Furegato (1999) e Furegato e Morais (2009) situam o na enfermagem em duas modalidades estruturais: sob a forma de interaes teraputicas e sob a forma de seguimento ou processo.

Para essas autoras, as interaes interpessoais incluem todos os contatos entre enfermeiro-cliente, em diferentes ambientes de cuidado, desde que no tenham durao maior que o contato em si, com o proposto de prover conforto, higiene ou procedimentos tcnico especficos, ou seja, tm o propsito de cuidar. Por outro lado, o relacionamento teraputico na forma de seguimento, acontece em fases, numa sequncia ou em etapas, a fim de atingir o objetivo de aporte psicolgico, tendo como propsito ajudar a pessoa no enfrentamento de uma doena, de um sofrimento e/ou de uma situao de crise. Nas duas interaes, o foco do cuidado no a tcnica nem a doena, mas a pessoa em si. Assim como exigem-se que desenvolvam em locais que favoream a abertura relao, formando-se de encontros programados com definio de acordos quanto ao local, horrio e objetivo estabelecido, assim como o pacto ou contrato teraputico. Em se tratando de interaes, Williams e Irurita (2004) diferem as interaes interpessoais nesses dois contextos; nas suas palavras, eles trazem a seguinte diferenciao: interaes interpessoais so situaes em que esto presentes duas ou mais pessoas e nelas ocorre a comunicao verbal e no verbal entre enfermeiro e cliente; j a interao interpessoal teraputica aquela interao que facilita o conforto emocional, aumentando o sentimento do paciente quanto ao controle pessoal, ajudandoo a sentir-se seguro, informado e valorizado. Nesse sentido, o desenvolvimento de uma relao em que o enfermeiro ajuda o cliente pode ocorrer em situaes de interaes interpessoais teraputicas, relaes teraputicas ou relaes de ajuda e relacionamentos teraputicos, cada qual com suas peculiaridades prprias. Quanto noo de processo, todas essas possibilidades abrangem etapas ou fases, quer sejam num contnuo de encontros ou no mesmo encontro. As fases de incio, desenvolvimento e trmino ou inicial, intermediria e final como so classificadas por Furegato (1999), Rodrigues (1986, 1996) e por Novel (2007), respectivamente, acontecem tambm em interaes de enfermagem teraputicas ou no. Novel (2007) informa que, de um modo em geral, a relao teraputica compreende de trs a cinco fases, segundo diferentes autores e, que cada uma dessas fases possui objetivos, caractersticas e necessidades de interveno diferentes. Quanto ao relacionamento interpessoal, Peplau (1993) e Travelbee (1982) descrevem quatro fases. As fases para Travelbee so pr-interao, introdutria ou de orientao, identidade emergente e termino; enquanto para Peplau so: orientao,

identificao, explorao e resoluo. Ambas descrevem as caractersticas de cada fase, que trazem uma lgica em comum medida que o relacionamento vai se firmando por meio do estabelecimento de vnculo, maior abertura e, por conseguinte, maior explorao da necessidade ou problema, as atividades tanto do enfermeiro quanto do cliente vo caminhando para o desfecho, para a emancipao da autonomia e da independncia do cliente. Para Rogers (2001b) o processo teraputico, em psicoterapia, envolve sete estgios, os quais se caracterizam pela abertura do cliente e do facilitador, desde um estgio de fixidez e distanciamento e rigidez psicolgica at a maior abertura do Eu livre de mscara e tenso psicolgica, no qual a pessoa se aproxima dela mesma, aceitando-se, com uma comunicao interior livre, com uma confiana slida na sua prpria evoluo e com uma conscincia subjetiva e reflexiva de sua existncia. Tanto Travelbee, Peplau, Rogers, Furegato entendem que as fases num processo teraputico so inter-relacionadas. De uma forma em geral, suas caractersticas e intervenes so peculiares em conformidade com o crescimento pessoal alcanado, a abertura do sujeito que, por conseguinte, se consegue por meio da qualidade da relao estabelecida, ou seja, desenvolvimento de vnculo e de aliana teraputica, dentre outras questes. Na Abordagem Centrada na Pessoa, a qualidade da relao interpessoal o elemento mais significativo para sua eficincia, sendo mais importante que o conhecimento do terapeuta e sua orientao terica, ou seja, o encontro que se d durante a relao teraputica, propicia ao cliente ser compreendido e reconhecido como pessoa, firmando a plena existncia (ROGERS, 2001b, 2005). Para Novel (2007), uma relao teraputica tem as seguintes caractersticas: primeira que uma relao multiforme, visto que a relao estabelecida entre enfermeiro-cliente nica e no se repete, pois cada um tem forma distinta de se relacionar e os resultados diferem entre si segundo as caractersticas pessoais de cada um. Nesse sentido, acrescenta que no existe um protocolo sobre a forma de iniciar e manter uma relao de ajuda, devendo esta estar adequada pessoa, situao e ao momento presente. O que condiz com os dizeres de Rogers (2001b) ao elucidar que o processo teraputico uma experincia dinmica e nica, diferindo de indivduo para indivduo. Nesse contexto, para Tambara e Freire (2010), a relao teraputica, por ser de orientao no-diretiva, nica e sui generis. Para esses autores, as atitudes do terapeuta devem ser vivenciadas de forma genuna, autntica, sincera e espontnea.

A segunda caracterstica que a relao teraputica implica um processo de crescimento pessoal, no qual tanto o cliente quanto o enfermeiro vivenciam uma experincia mpar de aprendizagem e de crescimento. Na concepo de Rogers (2004), a ACP uma maneira de ser que se expressa em atitudes e comportamentos que criam um clima facilitador do crescimento; tambm uma filosofia que, se vivida, ajuda a pessoa a expandir o desenvolvimento de suas prprias capacidades e estimula mudanas construtivas nas pessoas sua volta. Bower (2004) acrescenta que as trs atitudes facilitadoras que a ACP enfatiza em relao aos clientes devem tambm ser internalizadas pelo terapeuta, as quais devem estar interligadas e coexistirem compondo o todo para, assim, facilitar a mudana. A terceira que cada relao teraputica se estrutura e evolui de acordo com um processo determinado, ou seja, cada tipo de relao se desenrola em um contexto e momentos determinados e pode-se falar em atitudes necessrias sua evoluo, assim como a existncia de fase ou de etapas na sua evoluo. Rogers (2001b) tambm pontua o processo teraputico em sete estgios, nos quais o indivduo sai da rigidez psicolgica para uma unidade em movimento equilibrado em direo experincia organsmica. A quarta caracterstica difere dos demais tipos de relao como, por exemplo, a social. A relao teraputica ou relao de ajuda difere das demais em algumas caractersticas: pelo calor e a capacidade de resposta por parte do terapeuta tornando a relao possvel de evoluir a um nvel mais profundo; por existir uma permissibilidade na expresso de sentimentos livre de qualquer julgamento ou atitude moralista por parte do terapeuta, ou seja, a atitude de compreenso impregna toda a entrevista; mesmo diante da completa liberdade de expresso, existem limites definidos quanto ao do cliente na entrevista teraputica, como por exemplo, as questes do contrato estabelecido entre o terapeuta e o cliente, que envolve, dentre outras coisas a questo de tempo e local; a consulta livre de qualquer tipo de presso ou coero, como tambm na orientao existencialista, quando o profissional evita toda anlise, deduo, interpretao e linguagem tcnica (KINGET, 1975). A quinta refere-se exigncia de conhecimentos, habilidades e competncias especficas a respeito de diferentes questes como diversidade cultural, problemas emocionais, crenas, manejo de situaes difceis, habilidades relacionais, tomada de deciso e ser capaz de reconhecer as formas mais eficazes de apoio em cada situao. Tambm exige do enfermeiro autoconhecimento suficiente para identificar e compreender as prprias necessidades, as crenas, os valores e as causas do prprio

comportamento. Por fim, o enfermeiro deve possuir certas atitudes facilitadoras da relao como a empatia, aceitao, autenticidade, escuta e disponibilidade. Nesse sentido, para Rogers (2001a, 2001b), as atitudes do facilitador que determinam a eficcia da relao, embora no se possa desconsiderar que a percepo do cliente quanto a tais atitudes que as far efetivas. Por fim, a relao teraputica se desenvolve cogitando sempre de acordo com objetivos teraputicos, os quais devem ser definidos em consenso com o cliente, com a famlia e/ou com grupo, com um acordo mtuo e explcito, como um contrato teraputico, permitindo responsabilidades de cada um, os limites e a participao ativa da pessoa em seus prprios cuidados (NOVEL, 2007). Os resultados da relao teraputica sero sempre o crescimento e o desenvolvimento tanto da pessoa do cliente e como do facilitador. Para Tambara e Freire (2010), Rogers identificou trs caractersticas bsicas que emergem numa pessoa quando passa por uma terapia centrada na pessoa bem sucedida: a crescente abertura experincia, crescente confiana no prprio organismo e crescente engajamento no processo de se tornar ela mesma. Isso leva a identificar a necessidade de certas habilidades como a comunicao interpessoal, com suas tcnicas, princpios e a entrevista de ajuda. A comunicao

A capacidade de comunicao tem um valor especial na qualidade da relao e Rogers (2001b) explica que, medida que o terapeuta consegue comunicar ao cliente as atitudes facilitadoras, sendo genuno e o cliente percebe tais atitudes de forma clara, o processo teraputico se inicia; assim possvel perceber que no adianta o terapeuta ter as atitudes facilitadoras, preciso comunic-las/express-las ao cliente, de forma que ele as perceba claramente. Com base em um levantamento bibliogrfico sobre comunicao e enfermagem, Spagnoulo e Pereira (2007) concluem que, para o enfermeiro enfrentar os desafios de agentes transformadores e de mudana, deve abandonar as estratgias informais e unilaterais da comunicao e adotar prtica dialogada sensvel demanda, compartilhando com o outro. Corroborando com isso, Schaurich e Crossetti (2008) compreendem a enfermagem como um dilogo vivo, constitudo de um encontro vivido e dialogado, o

qual exige do enfermeiro a disponibilidade para ajudar, a existncia de uma pessoa que necessita de ajuda e que ambos estejam abertos relao dialgica. Braga e Silva (2007) comentam que a comunicao se torna competente quando o enfermeiro a compreende como um processo interpessoal, sendo ento uma habilidade fundamental a ser adquirida por esse profissional. A comunicao interpessoal para Littlejohn (1982) ocorre no contexto da interao face a face por meio da permuta de signos verbais e no -verbais, envolvendo troca de mensagem, a codificao dos signos e significantes, relativamente carente de estrutura, marcada por certa informalidade e flexibilidade. Ocorre em interaes simtricas ou complementares. Na enfermagem, consenso que a comunicao um de seus instrumentos bsicos, segundo Cianciarullo, (2003), Furegato, (1999), Furegato e Morais (2009), Mendes, (1994), Morais et al. (2009), Peplau (1993), Pontes, Leito e Ramos (2008), Stefanelli, (1993), Stefanelli e Carvalho (2005), Stuart e Laraia (2002), Taylor (1992), Townsend (2002) e Travelbee, (1982) dentre outros, uma vez que evidenciam que os objetivos dessa profisso no se dariam se no por meio de processo de comunicao, quer seja a interpessoal, a de grupo e a de massa. Contudo a comunicao interpessoal talvez seja a mais valorizada e enfatizada, principalmente ao se tratar do papel teraputico da enfermagem. Santos et al. (2010) e Silva (1996) sinalizam que o profissional de enfermagem somente poder ajudar seu cliente a conceituar seus problemas, enfrent-los, buscar alternativas de soluo dos mesmos, decidir de forma autntica e conscienciosa, desenvolver novos padres de comportamento e avaliar possveis consequncias de seus atos pelo uso da comunicao efetiva, interagindo diretamente com ele e atentando s tcnicas de comunicao interpessoal. Quando a Comunicao interpessoal se processa com o objetivo de ajuda, tendo como foco as necessidades e satisfaes do outro, ela se torna teraputica, pois facilita o enfermeiro ampliar seu papel, ou seja, identificar e explorar os problemas com o cliente, desenvolver maneiras saudveis de satisfazer as necessidades dos mesmos e ter uma relao interpessoal satisfatria (TOWNSEND, 2002). Tambm deve oferecer elementos ao cliente para identificar, enfrentar e resolver uma necessidade, desenvolver o autocuidado e o potencial para participao no tratamento, na recuperao e na reintegrao na famlia e na comunidade, alm de satisfazer as necessidades de incluso

e afeio social, criar oportunidades de aprendizagem e promover nos pacientes sentimentos de confiana (STEFANELLI; FUKUDA; ARANTES, 2008). Stefanelli (1993) e Stefanelli e Carvalho (2005) conceituam a comunicao teraputica como sendo a habilidade do enfermeiro em utilizar os conhecimentos sobre comunicao e suas estratgias para tornar efetiva a ajuda s pessoas. Para isso, utilizam a facilitao de expresso, a clarificao da mensagem (signos e significantes) e a validao da mesma (STEFANELLI; FUKUDA; ARANTES, 2008). Para Tambara e Freire (2010), as atitudes facilitadoras se expressam e se tornam presentes na relao teraputica por meio da comunicao interpessoal entre o terapeuta e o cliente. Contudo, elas acrescentam que a comunicao no se restringe ao processo verbal; os sinais no-verbais emitidos pelo terapeuta compem o quadro dinmico da relao, sendo que o calor, a acolhida, a receptividade, a segurana e a confiana so comunicados muito mais por esses sinais que pelas palavras. Na ACP, o potencial teraputico est diretamente ligado habilidade do terapeuta em comunicar ao cliente as trs atitudes facilitadoras - a empatia, a aceitao incondicional e a congruncia. Enquanto que as duas primeiras atitudes esto na perspectiva do terapeuta para com o cliente, a terceira perspectiva especialmente em relao ao terapeuta consigo mesmo e dele para com o cliente. A entrevista de ajuda A relao interpessoal teraputica, na ACP e na enfermagem, toma a dimenso estrutural de entrevista ou encontro fundamentado na orientao no-diretiva. A entrevista amplamente utilizada na enfermagem e apresenta-se em vrios contextos e com diferentes objetivos, como recorrer informao e proporcion -la, detectar necessidades, ensinar e favorecer a relao teraputica (LLUCH, 2007). Na relao teraputica, a entrevista, geralmente, denominada de entrevista de ajuda. Para Benjamin (2008), a entrevista de ajuda uma interao ampla, cuja finalidade o ato de capacitao, de maneira que o entrevistador capacita o entrevistado a reconhecer, sentir, saber, decidir e escolher se deve mudar. Como na relao ou relacionamento teraputico, Benjamin (2008) define trs estgios principais de uma entrevista de ajuda a abertura ou colocao do problema, desenvolvimento ou explorao e encerramento.

Quanto sua forma estrutural, as entrevistas de ajuda geralmente so do tipo abertas e livres, o que Pags (1976) e Rudio (1999) denominam como no diretivas. Embora grandes sejam as discusses a respeito desse tema na abordagem rogeriana, inclusive, com o passar do tempo o prprio Rogers deixou de fazer tal meno, na enfermagem a orientao de escolha ao se tratar de relao de ajuda. Isso por acreditar que os mtodos no-diretivos facilitam a comunicao do cliente com ele mesmo, abstm-se de interpretao e provoca a espontaneidade. Pags (1976), situando a noo de no-diretividade, esclarece que essa noo, antes de uma tcnica ou mtodo, uma atitude do terapeuta em face ao cliente, pela qual se recusa imprimir nele uma direo e um plano qualquer. Isso testemunha a confiana na capacidade de autodireo do cliente e acredita -se no processo natural de auto-desenvolvimento, auto-realizao, autonomia e ajustamento do cliente (PAGS, 1976; RUDIO, 1999). O papel do terapeuta criar condies facilitadoras que auxiliam o cliente a libertar-se de tenses psicolgicas e emocionais, como ser avaliado, julgado e interpretado por meio de um referencial de juzo de valor. Tal referencial seria o critrio de aceitabilidade e incluso, contudo, tais abstenes levam o cliente a sentir, perceber, simbolizar e experienciar aceitao de si pelo outro (o terapeuta) (PAGS, 1976; RUDIO, 1999). Esses so os pontos positivos das tcnicas ou mtodos no-diretivos e em funo deles que a enfermagem adota tal referencial. A entrevista de ajuda, como apresentado anteriormente, se estabelece em fases, sendo elas: a) Abertura ou colocao do problema Nesse estagio o assunto ou problema situado, ou seja, ambos compreendem o que deve ser discutido e concordam que o ser. Todavia, na entrevista pode ser levantados outros pontos de merecem destaque e, o que parecia tema central no inicio pode ter sua importncia diminuda e ser substitudo por outro tema. Exemplo ilustrativo: uma senhora passa pela consulta de enfermagem queixando de enorme cefaleia. Encorajada a descrever os sintomas (quando inicia, em que circunstancias, etc) em um determinado momento ela diz que pensa estar gravida novamente e discorre sobre a dificuldade que passar se a gravidez for diagnosticada. Nesse momento, o tema central (verdadeiro problema) aparece e a entrevista prossegue de modo adequado. b) Desenvolvimento ou explorao

Uma vez que o tema foi situado, passa se ento a ser examinado e explorado. o corpo principal da entrevista, assim a maior parte dela ser despendida no exame mtuo do assunto, tentando para verificar todos os aspectos e tirando algumas concluses. A enfermagem, com base na centralidade na pessoa, parte para algumas direes como, por exemplo: explorar diversas alternativas possveis, suas possibilidades e ps e contra em cada uma dessas alternativas; sempre tendo em mente o que pode significar as possibilidades para a pessoa e que tipo de sentimento aparecer considerando todos os aspectos inerentes a pessoa como a religiosidade ou espiritualidade, as questes sociais e econmicas, de sade, da cultura, etc. Nesse momento, algumas questes podem aparecer no entrevistador como o que posso ou no falar, o que posso ou no fazer. Nesse sentido, devemos ter em mente os conceitos de no-diretividade, conhecer as tcnicas de comunicao teraputica, mas uma questo fundamental o uso do bom senso e da intuio, uma vez que cada entrevista nica e tem sua singularidade. Duas possibilidades devem ser eliminadas do repertrio de qualquer enfermeiro: Se eu fosse voc, eu..... e, Eu sei exatamente o que est sentindo... Entretanto, Benjamim (2008) sinaliza algumas perguntas devem ser feitas para voc mesmo ao avaliar suas entrevistas, como: - Voc ajudou o entrevistado a ampliar seu campo de percepo at o limite possvel? -Voc ajudou o entrevistado a deslocar-se de uma estrutura de referencia externa para a interna? - Voc permite que o entrevistado explore o que quiser, sua maneira, ou o conduz na direo que escolheu para ele com base no seu referencial interno? E importante observar que algumas pessoas gostam de ser conduzidas e gostam de ser interrogadas, mas essas pessoas provavelmente esperam que o resolvamos seus problemas em lugar de ajud-las a atingir suas prprias e mais significativas solues. Nesses casos, demonstrado ou falado a pessoa que nosso papel o de ajud -la a resolver seus problemas e no resolv-los por ela, assim numa situao futura ela poder enfrent-la da melhor maneira possvel. C) Encerramento No encerramento os dois interlocutores devem ter conscincia de que est terminando a entrevista e aceitar esse fato. Nesse momento de encerramento nenhuma

material novo deve ser includo ou discutido, caso exista temtica nova, deve -se marcar nova entrevista para discuti-lo. Um dica, seria, avisar ao entrevistado que o tempo est esgotando e perguntar se h alguma coisa que gostaria de acrescentar antes de verificar at onde chegaram nessa entrevista. Para tanto o entrevistador deve perceber que a temtica j foi explorada amplamente e que no iro chegar a lugar nenhum a partir do ponto aonde j chegaram. Todo final de entrevista importante que se faa o resumo do que se discutiu e das possibilidades que conseguiram explorar. Nem sempre a deciso por uma ou outra possibilidade acontea na entrevista, uma vez que o entrevistado pode necessitar de tempo para introjetar as possibilidades e suas consequncias tomando a deciso mais tarde. Stefanelli aponta tcnicas de sumarizao que podem ser usadas nesse momento, como pedir ao entrevistado que coloque o que compreendeu, outra o entrevistador situar a temtica do que foi discutido. Em muitas vezes importante indicar assuntos que foram mencionados, porm no discutidos por falta de tempo. Nesses casos, devem acordar nova entrevista. Por outro lado, importante tambm que o entrevistador faa suas ponderaes, relembre contedos que ficaram de ser revistos ou decididos ou executados pelo entrevistado. Deve-se permitir tempo suficiente para o encerramento, de modo a no o apressarmos, podendo criar a impresso de que se rejeita o entrevistado. Os passos de reviso ou resumo de questes devem ser analisados sem pressa e, preferencialmente, como uma tarefa conjunta. Geralmente essas entrevistas devem ter um tempo estipulado no incio e acordado com o entrevistador. Um tempo mais ou menos ideal de 50 a 60 minutos. Menos que trinta minutos poucas possibilidades podem ser exploradas exaustivamente e mais que 60 minutos o assunto torna-se improdutvel e o objetivo da entrevista se perde.

Alguns resultados do relacionamento interpessoal teraputico e a comunicao teraputica na enfermagem

Vrios autores tm abordado a relao ou relacionamento teraputico e a comunicao interpessoal teraputica na enfermagem como Alves (2008), Arrendondo-

Gonzlez e Siles-Gonzles (2009), Briga (2010), Chistforo, Zagonel e Carvalho, (2006), Coelho et al. (2009), Courey et al. (2008), Lima, Silva e Gentile (2007), Monteiro e Pagliuca, (2008), Moraes, Lopes e Braga, (2006), Oliveira et al. (2005), Roehrs et al. (2007), Veiga, Fernandes e Sadigursky (2010) e Waidman, Elsen e Marcon, (2006). Sendo consenso, nesses estudos, os resultados positivos desses temas para a enfermagem em diferentes especificidades, como na relao de ajuda com mes de recm-nascidos internados em unidade de tratamento intensivo, no cuidado em properatrios, com idosos oncolgicos, na conduo de grupos, na questo da violncia sexual, com familiares de adolescentes, na formao do enfermeiro, na relao com pessoas impossibilitadas de se comunicarem, na reduo do estresse em pr-operatrios, dentre outros. Com a nfase na ateno aos portadores de transtornos mentais, esto os estudos de Hoga (2004), Macedo et al. (2006), Manetti e Marziale (2007), Paes et al. (2009), Ramos, Pedro e Furegato (2009), Ribeiro e Pedro (2005), Rodrigues e Botti (2009), Rolim (2008), Rolim, Pagliuca e Cardoso (2005) e outros. Os componentes da relao enfermeiro cliente so citados por Novel (2007) e Townsend (2002) como merecedores de habilidades e competncia por parte do enfermeiro e citam como atitudes facilitadoras: a atitude emptica, a aceitao, a congruncia e a autenticidade, dentre outras. A empatia tem sido amplamente estudada em vrias reas como, por exemplo, na psicologia, na enfermagem, na medicina (ALCORTA-GARZA et al., 2005; CARVAJAL et al., 2004; DECETY; LAMM, 2006; DUARTE, 2009; OLIVEIRA; FALCONE; RIBAS JUNIOR, 2009; WEBSTER, 2010; YEGDICH, 1999) e outros. Segundo os estudos de Brunero, Lamont e Coates, (2010), inar et al. (2007), Duarte, (2009), Falconi, Gil e Ferreira, (2007), Mercer et al. (2004), Mercer e Reynolds, (2002), Oliveira, Falcone e Ribas Jnior, (2009), Yegdich (1999) e Yu e Kirk, (2009) a empatia um componente importante, fundamental e essencial na formao, no desenvolvimento e na continuidade nas relaes interpessoais, principalmente as teraputicas. Ela tida tambm como uma habilidade que pode ser adquirida por meio de processos educacionais como treinamentos (BRUNERO; LAMONT; COATES, 2010; FALCONE, 1999; ROGERS, 2001a). Quanto considerao positiva incondicional e congruncia, alguns autores como Furegato (1999), Furegato e Morais (2009), Stefanelli (1993), Stefanelli, Fukuda e Arantes (2008), Stuart e Laraia (2002), Townsend (2002) referem-se a esses termos quando tratam do relacionamento teraputico e da comunicao teraputica.

Segundo Stefanelli, Fukuda e Arantes (2008), a aceitao envolve aceitar ao outro sem julg-lo, no necessariamente aceitar o comportamento do outro, mas a pessoa. Alguns trazem esta aceitao como respeito por no querer que os padres de comportamento do cliente satisfaam determinados padres sociais, morais, etc. (TOWNSEND, 2002). A congruncia encontra-se evidente no cenrio da comunicao teraputica e, s vezes, apresenta-se como autenticidade, ou seja, implica na capacidade do enfermeiro de ser franco e autntico e na capacidade de demonstrar aquilo que est realmente sentindo (STUART; LARAIA, 2002). No mais, elas acrescentam que, isso no significa que o enfermeiro deve se expor por completo, mas que tudo o que vier a demonstrar seja real, assim como no significa que ele deve adotar relaes ou comportamentos sociais, de familiares ou de amizade para o cliente, mas manter-se atento, pois suas necessidades devem dar lugar as do cliente.

S-ar putea să vă placă și