Sunteți pe pagina 1din 15

OS MANUAIS DE CONDUTA E A ESCRITA FEMININA NO INCIO DO SCULO XX: O QUE DESVELAM AS NARRATIVAS?

SOUSA, Bernardina Santos Arajo de UFPE GT-23: Gnero, Sexualidade e Educao O ttulo deste trabalho sugere, por si mesmo, uma reviso na historiografia feminina, pensada luz dos textos presentes nos manuais de conduta feminina, nos manuais pedaggicos, ou em outros documentos que evidenciam uma proposta de educao sexual diluda na formao das professoras educadas na primeira metade do sculo XX. Aps uma visita aos textos aqui citados, contextualizados no enredo e cenrios prprios poca em que foram produzidos, compreendemos a presena forte do iderio catolicista-ortodoxo no controle da sexualidade feminina, ou melhor, na defesa de um assexualidade dos corpos das mulheres professoras formadas nesse perodo. H uma premente necessidade de incluso de temticas desta envergadura nas discusses sobre educao, fomentando a busca por uma maior compreenso sobre os instrumentos ou tecnologias de regulao sobre o comportamento feminino. O disciplinamento sobre os corpos das mulheres desencadeia processos que iremos chamar de assexualidade ou sexualidade disciplinada para a eugenia. Neste sentido buscaremos desvelar os discursos feitos pelo Estado e pela igreja catlica na construo e fortalecimentos dos esteretipos que marcavam e imobilizavam esses corpos atravs da formao docente. A mobilizao de professores e professoras, influenciados pelos ideais liberais com forte tom de busca de autonomia da profisso, marcou toda a primeira metade do sculo XX. Entre as vrias reivindicaes apresentadas estava pautada a emancipao da educao. Esta emancipao significava uma ruptura com o estado conservador e aristocrtico e com a igreja catlica. Pode-se perceber, claramente, que a inteno da igreja era fortalecer polticas pedaggicas que assegurassem uma formao comprometida com o combate aos processos de libertao. Na sua condio sacerdotal estariam as professoras vocacionadas a guardis da moralidade e dos bons costumes. Neste sentido, nos questionamos: quais os discursos fabricados para edificar tais propsitos? Onde algumas mulheres professoras buscavam inspirao e argumentos para se constiturem diferentes?

2 Assegurando maior contribuio a este debate, destacamos de Hypolito, na obra Trabalho Docente, Classe Social e Relaes de Gnero, a seguinte citao:
As qualidades do trabalho docentes que o Estado vai incentivar so aquelas que reforavam o iderio religioso da vocao da docncia. Essa uma contradio no s dos professores que, de alguma maneira, j despertavam para o profissionalismo, mas tambm do estado que se pretendia liberal e laico. O Estado mesmo tentando construir uma rede de ensino pblica e laica, no podia deixar de se submeter aos aspectos socioculturais construdos sob a hegemonia religiosa. (HYPOLITO, 1997, p. 23).

Neste cenrio, iremos compreender que o mesmo processo social e educacional que apontava para a formao moral da professora tinha sustentao em pilares catolicistas e apontavam para um corpo puro e higienizado. A chegada ao Brasil de vrias congregaes e ordens religiosas, vindas da Europa nas quatro primeiras dcadas do sculo XX, reforaram o iderio romano ortodoxo em educar corpos castos e vitoriosos. Encontramos nos discursos da igreja catlica, promovidos poca atravs de Congressos, crculo de palestras radiofnicas, manuais de educao para a castidade, anais de congressos eucarsticos e manuais de conduta, um forte indicador da poltica de controle da igreja catlica sobre os corpos das professoras em formao visando ao assexuamento ou docilidade sexual destes corpos. O contexto histrico pontuado nesta pesquisa vem provocar um encontro intencional, obvio, entre a grande presena das mulheres no magistrio e o encrudescimento do discurso pblico, moralizante, sobre a sexualidade feminina. Encontramos em Almeida, pesquisadora da UNESP sobre educao e relaes de gnero, a seguinte afirmao:
Mantida dentro de certos limites, a instruo feminina no ameaaria os lares, a famlia e o homem. Essa educao, que, a princpio e de acordo com a tradio portuguesa, fora negada sob o pretexto de que o conhecimento e sabedoria eram prejudiciais e desnecessrios a sua frgil constituio fsica e intelectual, acabou por revelar-se desejvel a partir do momento em que a mulher passou a ser vista, na sociedade da poca, como a principal mantenedora da famlia e da ptria. (...) (1998, p. 33).

Grupo de pesquisa gnero e educao - laboratrio de estudos pedaggicos prof. Paulo Freire da Faculdade de Formao de Professores de Belo Jardim - FABEJA. Orientadora: prof. Dr Anlia Keila Ribeiro.

3 A maternidade e a docncia, em determinado perodo da formao, abraam-se neste propsito, representadas pelos atos de abnegao, dedicao absoluta, doao incondicional. Contribuem fortemente para esta discusso, com textos permeados de muita beleza histrica, os manuais de conduta escritos para regular a vida das mulheres-mes e das mulheres-professoras, no incio do sculo XX, um dilogo que as literaturas pedaggica e feminista nos proporcionam, permitindo-nos compreender os propsitos polticos de uma educao que apontava para a construo de uma nova identidade de mulher: a me e a professora, uma unicidade que a formao das professoras dos anos 30 e 40, em algum momento, promoveu, preparando, neste contexto, o universo feminino para o exerccio do magistrio e do matrimnio. As reflexes evidenciadas neste artigo apontaro para o modelo da mulherprofessora em formao, numa sociedade que se encontrava em bastante efervescncia social, saindo de um modelo econmico agrrio-exportador para um modelo industrializado. Tambm a presena dos mdicos higienistas, reconceituando novas prticas e entendimentos sade pblica, vem contribuir para a ratificao do discurso moralizante. Neste espao, a mulher convocada a responder enquanto me e professora pela formao de novos valores sociais e morais. Associa-se a idia do corpo puro o sentimento do corpo higienizado. Associada a esta idia, ressignifica-se o iderio da vocao como sacerdcio, confunde-se o trabalho da professora com a misso, com o ato de professar que passa a ser historicamente recuperado. Para justificar esta funo como preponderantemente feminina, promoveu-se a fuso entre vocao/ensino/maternidade/funes domsticas. Para falarmos de um corpo vocacionado trazemos sobre vocao o discurso desse autor:
(...) Ligado idia de que as pessoas tm aptides tendncias inatas para certas ocupaes, o conceito de vocao foi um dos mecanismos mais eficientes para induzir as mulheres a escolher as profisses menos valorizadas socialmente. Influenciadas por essa ideologia, as mulheres desejam e escolhem essas ocupaes, acreditando que o fazem por vocao. (HYPOLITO, 1997, p. 21).

Esta concepo encontrava-se ancorada no pensamento pedaggico predominante em sculos anterioes. Embora encontremos em documentos e outros textos da poca, aqui recortados para estudo, fortes evidncias de posies contrrias a esta concepo, o que no

4 foi o bastante para coibir que se estabelecesse no imaginrio popular um iderio da profisso com feies tracejadas pelo discurso moralizante. Evidentemente, na construo desses valores morais, h uma cultura escolar de disciplinamento do corpo que controla seus gestos, suas diversas formas de portar-se e cobrir-se, o que se constitua tambm numa forma de neg-lo ou de afirm-lo inexistente. Sobre este disciplinamento encontramos em Louro a seguinte considerao:
Um corpo escolarizado capaz de ficar sentado por muitas horas e tem provavelmente, a habilidade para expressar gestos ou comportamentos indicativos de interesse e de ateno, mesmo que falsos. Um corpo disciplinado pela escola treinado no silncio e num determinado modelo de fala; concebe e usa o tempo e o espao de uma forma particular. Mos, olhos e ouvidos esto adestrados para tarefas intelectuais, mas possivelmente desatentos ou desajeitados para outras tantas. (LOURO, 2007, p. 21/22).

A mesma proposta que objetiva formar mulheres para a servido e a negao igualmente cruel com os homens. Estes so formados para a dureza, a insensibilidade, o controle absoluto das emoes e sentimentos. Um corpo tambm negado, contido, voltado para a prtica dos esportes a fim de desenvolver um corpo viril, bem esculturado, um corpo visvel. Discursar sobre a importncia da educao feminina como forma de educar os meninos no era privilgio apenas dos positivistas, anterior a estes, ainda no sculo XVIII, j se fortaleciam em Portugal os discursos religiosos com este propsito. Reforamos esta reflexo buscando em Matos a seguinte considerao:
A educao feminina tornava-se um ponto chave para a medicina, pois atravs dela pretendia-se o aperfeioamento fsico e moral da mulher, da me e das futuras geraes do pas. A nova mulher, submetida tutela mdica, alm de se constituir num agente familiar da higiene social, tornava-se o baluarte da moral da sociedade (MATOS, 1995, p. 4).

Sobre um conceito de tica e esttica dos corpos encontramos em Del Priore a seguinte considerao sobre a educao e disciplinamento do corpo:
(...) Construa-se uma esttica e uma tica. Uniformes sbrios avessos moda, escondiam os corpos das jovens, tornando-os praticamente assexuados, e combinavam com a postura discreta e digna. O mesmo valia para as professoras como modelos para as estudantes, as mestras tambm deveriam trajar de modo discreto e severo, manter maneiras recatadas e silenciar sobre sua vida pessoal (...) Todo um investimento poltico era realizado sobre os corpos

5
das estudantes e mestras. Atravs de mltiplos dispositivos e prticas ia se criando um jeito de professora. (DEL PRIORE, 2004, p. 465).

A formao das mulheres-professoras tinha um forte compromisso com a educao destes corpos, entendidos sob a tica dos conceitos biologizantes. As normas estabelecidas para definir as regularidades sobre o existir enquanto mulher eram encorporadas pelas meninas e pelas mulheres, embora nem sempre apontassem na direo desejada pelo discurso oficial, pois estas mulheres tambm constituam suas subverses aos regulamentos impostos, suas formas de resistirem. Tnhamos, ento, a unicidade de um discurso que era consolidado pela escola e reforado pela famlia, pela igreja, pelos mdicos, pelos juristas e por importantes segmentos sociais, reforando uma pedagogia da sexualidade que ignorava as diversas formas dos sujeitos se construrem e apontava para o autodisciplinamento que estes sujeitos deveriam exercer sobre si mesmos. Trazemos de Del Priore a seguinte contribuio:
A fragilidade feminina, constituda pelo discurso religioso, mdico, jurdico e educacional tambm constituinte de sua proteo e tutela. A professora ter de ser produzida, ento, em meio a aparentes paradoxos, j que ela deve ser, ao mesmo tempo dirigida e dirigente, profissional e me espiritual, disciplinada e disciplinadora. (Del Priore, 2004, p. 454).

A representatividade da me espiritual vem substituir a necessidade da me biolgica. Alguns estudos apontam para a velada existncia de um regime de celibato para as professoras. A condio de solteira ou solteirona favorecia um modelo educacional que no mais se preocupava com a eugenia, assexuava os corpos femininos. Assim sendo, reforava, agora com muito mais nfase, o magistrio como signo de pureza, vocao e sacerdcio, construa-se o iderio da grande mestra dedicada integralmente aos alunos e escola e completamente distanciada de outras relaes afetivas. (...) Nunca quis casar, dediquei minha vida ao magistrio, casei-me com ele, dele tive centenas de filhos que foram meus alunos. (professora entrevistada, formada na dcada de 1940). Esta representao da solteirice da professora ento muito adequada para fabricar e justificar a dedicao exclusiva ao magistrio, oferecendo a este campo um entendimento pouco profissionalizado e com feies bastantes domsticas.Uma renncia de si mesma, uma vivncia pelo outro, uma inexistncia.

6 Esta narrativa refora nosso entendimento sobre a entrega completa s atividades docentes, exigidas s mulheres, refora, ainda, o carter de doao e desprofissionalizao da docncia. As energias destas mulheres deveriam ser canalizadas para a escola que, simbolicamente, representaria seu lar e para seus alunos e alunas que estariam assumindo a condio de filhos espirituais. Os discursos pedaggicos favoreciam a sisudez, a severidade, o distanciamento da afetividade to bem representados pela solido e pela solteirice que tinha, poca, este significado. Evitava-se, ento, que os alunos questionassem uma possvel sexualidade daquela mulher Se aparecesse, grvida como enfrentaria os questionamentos silenciosos que poderiam surgir atravs dos olhos curiosos de toda a classe? Uma linha de distanciamento era demarcada, proibindo-se manifestaes calorosas entre professoras e alunos. De acordo com Del Priore: A professora no deveria tocar em seus alunos ou alunas, abraos ou beijos foram, por um largo tempo, consideradas prticas inadequadas. (2004, p. 468). Solteira ou casada, as professoras deveriam ter seus corpos regulados e disciplinados. No primeiro caso para o assexuamento, o celibato; no segundo, para a sexualidade dcil, submissa, com propsitos eugnicos, de perpetuao da espcie. Em ambos os casos h negao, h um pesado silenciamento encobrindo os corpos das mulheres-professoras. Assim sendo, sem constituir ameaas ordem vigente, a ocupao dos cursos de formao, pelas mulheres, deu-se, principalmente, atendendo a estes propsitos. Enfim, a perspectiva de uma profisso que retira fisicamente, em alguns casos, a mulher do espao privado sem ameaar sua domesticidade e possvel maternidade. Assim se consolidava o discurso oficial da poca. A exemplo disto trazemos um recorte de um contrato assinado entre as professoras e o Conselho de Educao da Escola, em 1923 (com durao prevista par oito meses): 1-No se casar. Este contrato torna-se nulo imediatamente se a professora se casar. 2-No andar em companhia de homens. 3-Estar em casa entre s 8 horas da noite e s 6 horas da manh, a menos que esteja assistindo a alguma funo da escola. 4-No ficar vagando pelo Centro em sorveterias.

7 5-No deixar a cidade em tempo algum sem a permisso do presidente do Conselho de Curadores. 6- No fumar cigarros. Este contrato torna-se nulo imediatamente se a professora for encontrada fumando. 8- No beber cerveja, vinho ou usque (...). 9-No andar de carruagem ou automvel com qualquer homem, exceto seu irmo ou pai. 10-No tingir os cabelos (...). 14-No usar p no rosto, rmel ou pintar os lbios. As determinaes contratuais expressas no texto acima vem corroborar, de forma bastante significativa, com a tese de que estes corpos de mulheres-professoras foram violentamente regulados, vigiados e negados tambm fora da privacidade da casa, nas tentativas de ocupao de outros espaos. A presena feminina nesses espaos, por um lado, representativo do anseio feminino e vinha sendo objeto de luta e discusso das feministas; por outro lado, vem expressar a necessidade de um modelo econmico capitalista industrial que demandava a presena de novos atores sociais em cena. Estas novas feies assumidas pela formao de professores vem estabelecer um rigor excessivo sobre os estabelecimentos de ensino responsveis por esta formao, sendo pblicos ou privados, laicos ou confessionais estavam sob as mesmas determinaes e obedeciam aos mesmos propsitos, justificando-se, segundo Almeida, a adoo de currculos que privilegiavam prendas domsticas em detrimento de outras disciplinas. (1998, p. 62). H um rigoroso controle masculino sobre a feminizao do magistrio. Este controle ultrapassa a formao e tem rebatimentos no exerccio da profisso. A pauperizao enfrentada por este trabalho se justifica nos discursos que corroboram com a idia do magistrio enquanto sacerdcio, discursos que o estado republicano insistia em preservar. Apesar desta hegemonia masculina to fortemente consolidada em torno da construo ideolgica do trabalho feminino, este foi alvo de questionamentos pelas mulheres.

8 Neste sentido a pesquisa, aqui recortada, atravs deste artigo, ir apontar para os enfrentamentos que, dialeticamente, foram construdos e testemunhados atravs da dinmica feminina que se posicionava, protestando e denunciando o controle exacerbado sobre suas vidas, suas falas e sobre o silncio imposto aos seus corpos. As tecnologias produzidas atravs dos textos oficiais e outras narrativas, todos produzidos sob a gide do catolicismo romano ou do estado brasileiro, foram transformados em discursos pedaggicos nos estabelecimentos de ensino responsveis pela formao docente em toda a primeira metade do sculo XX. Atravs dos discursos promovidos pelo Estado, consorciado com a igreja catlica, para a regulao dos corpos das mulheres-professoras, desvelamos a existncia da Pedagogia da Sexualidade comprometida com um projeto de castidade e celibatrio feminino. Em contrapartida nos foi possvel desvelar, tambm, que o a apropriao da escrita, como construo que se d dialeticamente, forneceu a algumas mulheres uma condio de escrita como forte e poderoso instrumento de denncia e resistncia. Nesta perspectiva o trabalho aponta para a construo de elementos que nos ajudaro a entender os mecanismos e formas encontradas pelas pioneiras, precursoras destas escritas, donas dessas narrativas, que organizaram uma dinmica de luta e resistncias em uma situao social quase que, totalmente, adversa. Uma leitura cuidadosa sobre a escrita feminina no final do sculo XIX, em Portugal e no Brasil, corrobora, de modo bastante significativo, para um entendimento mais consistente sobre a escrita feminina nas dcadas de 1930 e 1940, como elemento de denncia e luta pelos ideais de liberdade. No Brasil dos anos trinta, marcado pela crescente urbanizao e a rpida evoluo industrial, possvel vislumbrar o surgimento de alguns elementos que contriburam para ampliar a viso da mulher ultrapassando as fronteiras domsticas. O rdio surge como um dos instrumentos bastante representativo que vem informar sobre as rpidas mudanas da vida moderna. Dentre estas, aponta-se para aquelas decorrentes do movimento feminista, que comea a despontar em todo o Brasil, apesar da discordncia das alas conservadoras. Sobre este novo cenrio, ALMEIDA nos traz a seguinte contribuio:
Do fim do sculo XIX at as primeiras dcadas do sculo XX, mudanas socioeconmicas ocasionadas pela implantao do regime republicano no pas, pelo processo de urbanizao e

9
industrializao, pelas duas guerras mundiais e seus efeitos na mentalidade da sociedade da poca, pelas conquistas tecnolgicas representadas pela difuso dos meios de comunicao, coincidiram com a ecloso das primeiras reivindicaes do feminismo que, nos pases onde chegou, atingiu vrias geraes de mulheres, ao alertar para a opresso e para a desigualdade social a que estiveram at ento submetidas. Com o movimento feminista e na esteira das reivindicaes pelo voto, o que lhes possibilitava maior atuao poltica e social, a domesticidade foi invadida e as mulheres passaram a atuar no espao pblico e a exigir igualdade de direitos, de educao e profissionalizao. Aps o trmino do regime ditatorial, que se implantou no Brasil como primeiro Golpe de Estado em 1937, a retomada dos ideais democrticos coincidiu com o final da Segunda Guerra Mundial e contribuiu para mudanas nas representaes culturais acerca da educao feminina e do papel das mulheres na nova sociedade que emergia (ALMEIDA, 1998, p.27).

Evidentemente, as mudanas que marcaram o comportamento feminino, ocorrido ao longo das trs primeiras dcadas do sculo passado, sinalizaram para o estabelecimento de uma nova ordem na histria das relaes entre homens e mulheres contemporneos. Obviamente este movimento incomodou profundamente os setores mais conservadores da sociedade, causando reaes de represlia e coero aqueles que insistam em forar uma mudana na estrutura do patriarcado. Encontramos, na bibliografia selecionada para anlise, fortes indicadores de que os propsitos da formao, comprometidos com o iderio positivista, catlico ortodoxo e capitalista, exerceram fortes influncias sobre a construo das identidades de gnero, classe e sexo. Mas vamos encontrar tambm a formao como sendo uma condio de libertao financeira para outras que no precisariam mais do homem para prover suas necessidades materiais. Esta nova condio distancia algumas mulheres do matrimnio, que deixava de ser seu nico horizonte. Este distanciamento do casamento como principal norte vem estabelecer um novo padro para o ser professora. A apropriao da escrita, tambm, vem representar, para algumas, um importante espao de visibilidade social. As mulheres-professoras transformadas em escritoras e jornalistas fazem despontar outro cenrio que, apesar de limitado, ocupa um espao privilegiado porque utiliza a imprensa como esfera pedaggica de denncia e luta. Surgiram, ento, novos elementos que iro alimentar e retroalimentar esta dinmica, formulada pela fora das mulheres que rompiam com a mera domesticidade apontada pela

10 formao. Perrot conclui sobre isto: Escrever, para as mulheres no foi uma coisa fcil. Sua escritura ficava restrita ao domnio privado, a correspondncia familiar ou contabilidade da pequena empresa. (PERROT, Michelle, 2007, p. 97). Contribuindo com este entendimento, trazemos um artigo de Sousa (2007), intitulado Maria Mari de Castro Sarmento1: uma fala que denuncia as discriminaes e desigualdades no incio do sculo XX em Alagoas. Este estudo biogrfico vem revelar a existncia de uma mulher-professora formada na dcada de 40, que se tornando jornalista, constitu neste campo um grande espao de denncia sobre a invisibilidade feminina, a tranqilidade da cidade e o silncio das mulheres.Trazemos do texto a seguinte citao:
Por se contrapor ao estado de coisas, rompendo com o silncio estabelecido, Maria Mari considerada uma das precursoras do movimento feminista alagoano, consolidado a partir da dcada de 70. Ocupou o espao pblico tornando-o espao de denncia contra as prticas discriminatrias e excludentes. A sua voz de professora e jornalista fez ecoar o grito de revolta contra as injustias, desvelando o preconceito, apontando outras possibilidades (SOUSA, 2007, p. 2).

O processo de formao escolar das mulheres obedecera a uma hierarquia que transitava entre a formao elementar, passando pelos cursos de nvel mdio (Normal Mdio) e, em pouqussimos casos, resultando na formao de nvel superior. Esta formao veio apontar outros horizontes para o universo feminino e ajudar a romper com o silncio, com a quietude. Vamos encontrar no contexto dos idos de 40 e 50 mulheres-professoras construindo novas possibilidades em sala de aula, produzindo material didtico e metodolgico importantes, abolindo uso de palmatrias, assumindo reivindicaes de cunho tambm cultural e social. A imprensa educacional e feminina, expressando a voz e o pensamento das professoras, constitui-se em relevante instrumento de libertao e vem corroborar no sentido de romper com velhos mitos colocados poca sobre o magistrio feminino, e muito bem destacado por Almeida (1998), atravs da obra Mulher e Educao: a paixo pelo possvel.
Maria Mari de Castro Sarmento nasceu no municpio de Unio dos Palmares, Estado de Alagoas, na localidade do povoado da Usina Lajinha, no dia 16 de junho de 1917. Em 1937, deixou sua cidade para fazer o curso normal em Macei.
1

11 A construo dessa dinmica que preparava as mulheres para o enfrentamento das prticas sexistas, indo de encontro pedagogia oficial disseminada na formao e ratificada por significativa parte da sociedade brasileira, aqui apresentada como uma construo extracurricular, sedimentada s margens da centralidade da escola, embebidas em outras prticas e saberes. Considerada de extrema importncia porque nos permitir perceber a dimenso social e poltica da sexualidade, antes presa ao privado, encurralada pelas armadilhas da culpa, da vergonha, da censura e do controle. Reforando a tese sobre o controle efetivo sobre a vida das mulheres encontramos em Sousa, a seguinte considerao: Ao adotar costumes fora do padro feminino da poca, Maria Mari reforava ainda mais a resistncia dos conservadores s suas idias. Exemplo disto foi o destaque que recebeu por ter sido a primeira mulher em Unio dos Palmares a usar cala comprida e jogar sinuca, domin e baralho com os homens da cidade. (Sousa, 2006, p. 4). Enfim, como sugere Louro (2007), sobre esta outra via da pedagogia da sexualidade, que chamamos de um contra-movimento, representa uma outra possibilidade, um novo sentido, que nos encoraja a reinvent-la e tornar pblico o nosso jeito de nos construirmos enquanto sujeitos da sexualidade, do gnero. A escrita feminina, fruto deste contra-movimento, denunciador das prticas sexistas existentes, e de uma necessidade de se construir uma nova identidade de sexo e de gnero.Para enriquecer este debate, trazemos da revista Educao Sexual, publicada em 1925, o seguinte artigo:
O homem faz da mulher um animal domstico, que no sabe pensar, refletir, ter conscincia dos seus direitos e deveres. No a educa convertendo-a num ser humano; quando muito, a sua preocupao torn-la prendada; uma menina prendada a mulher que diverte, que recreia, que exibe habilidades e sensualidades, que batuca no piano Chopin. (EDUCAO SOCIAL, 1925, II (3), 15 Maro, p. 89).

12

CONSIDERAES FINAIS

A construo deste trabalho, sob a forma de artigo, trar, indubitavelmente, uma significativa contribuio Ps-Graduao em Educao porque elucidar uma compreenso sobre os dispositivos institucionais utilizados pelos estabelecimentos de formao de professores para regular e controlar os corpos das mulheres-professoras formadas nas primeiras dcadas do sculo XX. Construmos este entendimento a partir de uma anlise aprofundada sobre a documentao, a bibliografia e as narrativas sobre as quais nos debruamos. Fontes produzidas numa e sobre uma mesma poca dialogaram e nesta dialogicidade fomos buscar respostas para as questes que nos mobilizaram diante desta pesquisa. O silncio e a negao produziram a cultura do assexuamento ou de uma sexualidade dcil, eugnica; o rompimento deste silncio, o uso da fala e dos textos escritos foram entendidos como elementos que apontaro para a consolidao de outra Pedagogia da Sexualidade, indicadora de outras possibilidades de construo das identidades plurais, representadas pelas identidades sexuais e de gnero. Sobre a existncia de fontes que quebram o silncio, que rompem esteretipos, encontramos em Perrot a seguinte contribuio:
Existem, entretanto, muitas fontes. Fontes que falam delas. Fontes que emanam delas, nas quais se pode ouvir suas vozes diretamente. Podem ser achadas em bibliotecas, local do impresso, dos livros e dos jornais, como nos arquivos pblicos ou privados. Lugares solitrios e complementares, que no deveriam ser excludentes, mas que se diferenciam entretanto, por um grau maior ou menor de espontaneidade discursiva. (Perrot, 2007, p.26).

Neste sentido reforaremos a anlise feita por Perrot nas obras apresentadas com a anlise de alguns textos que nortearam a educao das jovens mulheres que habitaram o Brasil nas primeiras dcadas do sculo XX - os manuais de conduta sustentados em princpios eugnicos e castos. Esta imobilidade imposta aos corpos femininos indicativa de que o lugar do silncio tambm o espao da invisibilidade; a afirmao do silncio representa uma presena constantemente vigiada e apagada, os arquivos desfeitos, uma quase falta de vestgios de memria.

13 Mergulhar nas fontes diversas e promover um dilogo entre a diversidade dos discursos propostos, a fim de construir entendimentos sobre a histria das mulheres, suas zonas de silncio e os espaos de enfrentamento construdos ao longo do tempo, foi o propsito deste artigo que ora encerramos.

14 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, Jane. Mulher e Educao: a paixo pelo possvel Fundao Editora da UNESP, 1998. FERNNDEZ, Alicia. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedaggica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1994. FONSECA, Selma Guimares. Ser Professor no Brasil: histria oral de vida. Campinas, SP: Papilus, 1997. FOUCAULT, Michel. Histria da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1985.

HYPOLITO, lvaro L. Moreira. Trabalho Docente, Classe Social e Relaes de Gnero. Campinas, SP: Papirus, 1997. IMBERNN, F. (org.). A Educao no Sculo XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed., Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. LOURO, Guacira Lopes. Magistrio de 1. Grau um trabalho de mulher. Educao e Realidade. Porto Alegre, V. 14, n.2, p. 31-39, jul/ dez, 1989. _____. Gnero, sexualidade e educao: Uma perspectiva Ps-estruturalista. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 1997. _____. O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autntica, 2007. NOVENA, Nadia Patrizia. A Sexualidade na organizao escolar: narrativas do silncio. Tese de Doutorado, UFPE, Recife, 2004. . SCOTT, Joan W. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao e Realidade. Vol. 16 (2), p. 5-22, jul/ dez, 1990. PERRENOUD, Philippe. A Prtica Reflexiva no Ofcio de Professor: profissionalizao e razo pedaggica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. PERROT, Michelle. As mulheres ou os silncios da histria. _____. Minha histria das mulheres. So Paulo: Contexto, 2007. SOUSA, Bernardina S. Arajo. As Relaes de Gnero nas Polticas Pblicas de Educao no Municpio de Belo Jardim-PE: Silncio ou Desvelamento? Dissertao de Mestrado, UFPE. Recife: 2006

15 _____. Maria Mari de Castro Sarmento: uma fala que denuncia as discriminaes e desigualdades mo incio do sculo XX, em Alagoas. In: I SEMINRIO NACIONAL DE GNERO E PRTICAS CULTURAIS: DESAFIOS, HISTRICOS E SABERES INETRDISCIPLINARES, 1997, Joo Pessoa. ANAIS Campina Grande, EDUEP, 2007.p. 246. TOSCANO, Moema. Esteritipos Sexuais na Educao: um manual para o educador. Petrpolis, RJ: Vozes, 2000.

S-ar putea să vă placă și