Sunteți pe pagina 1din 3

24/05/13

Amando Minha Ovelha Perdida - Liahona Agosto de 2002 - liahona

Amando Minha Ovelha Perdida


Nome omitido a pedido da autora

Por meio do Esprito do Senhor, descobri que a melhor maneira de ajudar minha filha era fazendo algumas mudanas em minha prpria vida.
Quando era ainda uma jov em me, meu corao partiu quando meu marido afastou-se da Igreja e me deix ou. Agarrei-me a minhas duas filhinhas e coloquei o ev angelho no centro da nossa v ida. Orav a todos os dias por minhas filhas e as env olv ia em ativ idades salutares. Os mestres familiares e bispos assegurav am-me que essas pequeninas ficariam comigo por toda a eternidade e apreciariam o sacrifcio que fiz por elas. Confortei-me no fato de que, por terem nascido sob o conv nio, elas seriam herdeiras das bnos a ns prometidas. Trs anos aps o div rcio, casei-me com um santo dos ltimos dias fiel, e senti que tudo daria certo. Contudo, logo comeamos a ter srios problemas com minha filha mais nov a. Ela fora uma criana feliz e cheia de energia, mas como adolescente tornara-se ex igente, rebelde e agressiv a. Comeou a fumar, beber, ex perimentar drogas e roubar em lojas. Passou a usar uma linguagem v ulgar e a ter v ida sex ual ativ a. Desafiav a as autoridades e, por fim, abandonou a escola.

Momentos de Desespero
De todos os problemas que enfrentara, esse era o mais difcil. Meu marido e eu desejv amos que ela se arrependesse, ganhasse um testemunho e sentisse paz. Fiquei desanimada e inconsolada no podia suportar a idia de perder mais uma pessoa querida. Oramos e jejuamos, rogando ao Pai Celestial que no a deix asse se perder. Meu marido e eu nos aconselhamos com o bispo. Pusemos o nome dela na lista de oraes do templo. Embora meu paciente marido fosse uma grande fora para mim, seu esforo era ineficaz, pois minha filha se recusav a a aceit-lo como a autoridade dentro da nossa casa. Durante essa poca, recebi inmeras bnos do sacerdcio. Passei horas tentando conv ersar com minha filha. Li as escrituras e liv ros a respeito de lidar com filhos rebeldes. Pedi conselhos, consultei meus amigos e familiares, e pedi ajuda aos lderes dos jov ens. Perguntei-me: Onde est a alegria da v ida familiar? Quando v o acabar esses problemas? Temamos todos os pesadelos da juv entude: grav idez precoce, doenas sex ualmente transmissv eis, dependncia de drogas, morte por dirigir embriagada. Como no encontrv amos soluo para o problema, perdi totalmente minha confiana na capacidade de ser uma boa me. Senti-me triste, transtornada, irritada e desamparada.

Fazendo Mudanas Em Minha Vida


Ento, depois de alguns anos de frustrao, comecei a perceber que precisav a fazer mudanas em minha prpria v ida. Comecei a v er que, em meus esforos para ajudar minha filha, estav a agindo com desespero, no com f. O Senhor no faz coisa alguma com precipitao. Jesus Cristo traz esperana, no desespero. Satans o autor do desnimo e da infelicidade. Eu estav a dando ouv idos v oz errada.
https://www.lds.org/liahona/print/2002/08/9?lang=por&clang=por 1/3

24/05/13

Amando Minha Ovelha Perdida - Liahona Agosto de 2002 - liahona

Decidi v oltar-me aos princpios bsicos do ev angelho e cultiv ar uma espiritualidade mais forte, mais slida. Ponderei, por ex emplo, qual a ltima v ez que tinha orado agradecendo algo. Ser que eu tinha esquecido todas as minhas bnos? Ser que tinha procurado as v irtudes da minha filha rebelde? Ser que dei v alor aos meus familiares obedientes? Reconheci os momentos de alegria que tinha? Apreciei um lindo pr-do-sol ou uma chuv a fina? Senti v ergonha. Tornara-me to negativ a e infeliz que meus pensamentos e aes no refletiam meu testemunho de Jesus Cristo. Meu semblante no mostrav a mais meu amor pelo Salv ador nem minha esperana Nele. Decidi mudar. Concentrei-me em preencher minha alma com pensamentos e sentimentos positiv os. Li liv ros inspiradores e parei de assistir a programas de telev iso sem contedo. Segui um programa regular de ex erccios fsicos, o que me proporcionou alv io para o estresse e deu-me nov o nimo. Mas o mais importante que mudei minha rotina de estudo das escrituras. Minha mente est mais concentrada pela manh, por isso comecei a ler as escrituras mais cedo. s v ezes, leio apenas alguns v ersculos, outras v ezes alguns captulos. No carro, em v ez de ligar o rdio, passei a ponderar o que lera pela manh. As ex perincias espirituais que tiv e em meu carro supriram muito mais minhas necessidades do que as notcias sobre o trnsito e outras.

Recebendo Revelao Pessoal


Coisas surpreendentes comearam a acontecer. Comecei a ter muitas idias inspiradoras: Surgiram idias sobre como lidar com minhas obrigaes do dia-a-dia e como me preparar para cumprir as designaes da Igreja, alm de receber inspirao sobre como interagir com minha preciosa filha. Um dia, senti que dev ia direcionar a conv ersa com minha filha para as coisas positiv as que tnhamos em comum. Com toda certeza, nossos interesses em comum com relao a msica, artes e filmes antigos forneceram-nos tpicos no ameaadores para nossa conv ersa. Essa mudana representou um timo passo para reparar o desgaste do nosso relacionamento. Certa manh, senti uma forte inspirao, que me acompanhou pelos meses subseqentes: Forar no a soluo. Triste, pedi ao Pai Celestial que me perdoasse por ter esquecido que o arbtrio uma parte fundamental do Seu plano. Percebi que no certo tentar forar algum a fazer algo, por mais justo que seja. Esse o plano de Satans. A mudana no ocorreu da noite para o dia. Foi difcil mudar e foram muitas as mudanas. Tiv e dificuldades, mas continuei tentando. Como pais, ainda tnhamos que estabelecer padres do que era aceitv el ou no em nossa casa, mas nossa filha comeou a reagir mais positiv amente, v isto que agora eu estav a mais confiante e menos emotiv a. As fortes impresses espirituais que recebamos continuamente eram-nos uma grande bno. Linha sobre linha, o Esprito ensinou-nos o que fazer e quando fazer. Se obedecamos, ramos abenoados. Se resistamos, ramos bondosamente lembrados.

F Em Jesus Cristo
Certa ocasio, o Esprito lembrou-me que a v erdadeira conv erso v em por intermdio do Senhor. Assim, em v ez de simplesmente orar por minha filha para que ela fizesse o que eu pedia, comecei a orar para que Deus a abenoasse com uma mudana de corao. Procurei oportunidades para falar com ela a respeito do
https://www.lds.org/liahona/print/2002/08/9?lang=por&clang=por 2/3

24/05/13

Amando Minha Ovelha Perdida - Liahona Agosto de 2002 - liahona

Salv ador. Ela concordou, por ex emplo, que um mundo to v iolento necessita muito das v irtudes de Cristo. Conforme o Esprito me ensinou, passei a reconhecer mais a grande misericrdia de Cristo para comigo. Pensei um dia: Talv ez minhas ex perincias com familiares infiis me ajude a perceber que eu tambm me torno infiel quando no confio e no deposito minha f inteiramente Nele. Talv ez nossa luta com essa ov elha perdida de nossa famlia possa, enfim, rev erter para nosso prprio benefcio. Talv ez nossas fraquezas, embora no to v isv eis quanto as dela, tambm precisem de refinamento. Ao comear a pensar dessa forma, tornei-me mais grata do que nunca pela Ex piao de Cristo. E medida que aumentav a minha gratido, tambm aumentav a minha f em Sua capacidade de tocar a v ida da minha filha. Desenv olv i uma firme conv ico de que Ele continuar tentando influenci-la e traz-la de v olta, pois Ele a ama at mais que eu! Meu papel agora estar junto dela e tentar ser o melhor ex emplo dos ensinamentos do Salv ador.

A Esperana de Um Futuro Melhor


Hoje, minha filha ainda no est ativ a na Igreja, mas v iv e bem. Casou-se recentemente com um bom homem, e uma profissional responsv el e capaz, com uma boa carreira. Ela e eu temos um timo relacionamento, e tenho esperanas de que ela ir, algum dia, v oltar-se para os ensinamentos de sua infncia. Ao longo desses anos difceis, aprendi que temos o direito de receber inspirao para nossa prpria v ida. Creio firmemente que o Esprito Santo pode ajudar-nos, quando nos preparamos para ouv ir Seus sussurros e para agir segundo os mesmos. As ex perincias que tiv e com minha filha aprox imaram-me mais do Salv ador. Elas ensinaram-me tambm a ex aminar minha prpria alma, a buscar a orientao do Esprito Santo, a confiar na Ex piao, a ser grata pelo que tenho e a esperar por um futuro melhor.

Atraiam-nos para perto de vocs


Meu corao compunge-se por nossos jov ens, que muitas v ezes esto muito sozinhos. Eles esto cercados por esses males (). Espero que eles possam div idir o fardo com v ocs, pais e mes. Espero que v ocs ouam, que sejam pacientes e compreensiv os para que assim consigam atra-los para perto de v ocs e os consolem e fortaleam em sua solido. Orem pedindo orientao. Orem pedindo pacincia. Orem para terem fora e amor, ainda que o pecado tenha sido grav e. Orem suplicando compreenso e bondade e, acima de tudo, sabedoria e inspirao. Presidente Gordon B. Hinckley (A Paz de Teus Filhos Ser Abundante, A Liahona , janeiro de 2001 , p. 67 )

Sit e Oficia l de A Ig r eja de Jesu s Cr ist o dos Sa n t os dos lt im os Dia s 2 0 1 3 In t ellect u a l Reser v e, In c. T odos os dir eit os r eser v a dos.

https://www.lds.org/liahona/print/2002/08/9?lang=por&clang=por

3/3

S-ar putea să vă placă și