Sunteți pe pagina 1din 8

Figurino

Figurino o traje usado por uma personagem de uma produo artstica (cinema, teatro ou vdeo) e o figurinista o profissional que idealiza ou cria o figurino. necessrio que o figurinista conhea a fundo a histria a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. Para elabor-lo, o figurinista deve levar em conta uma srie de fatores como a poca em que se passa a trama, o local onde so gravadas as cenas, o perfil psicolgico dos personagens, o tipo fsico dos atores e as orientaes de luz e cor feitas pelo diretor de arte. Nos Estados Unidos, na Frana e na Itlia, o figurino est diretamente ligado ao designer e comunicao visual, e existem cursos especficos para a sua formao. No Brasil, a profisso est longe de ter o reconhecimento que merece e so poucos os cursos existentes.

Princpios bsicos do figurino

Figurinos histricos de Le Cateau-Cambrsis, Frana.

Figurino luminoso de Beo Beyond

"O hbito fala pelo monge, o vesturio comunicao alm de cobrir o corpo da nudez, ela tem outras finalidades". Umberto Eco
o figurino

O figurino composto por todas as roupas e os acessrios dos personagens, projetados e/ou escolhidos pelo figurinista, de acordo com as necessidades do roteiro, personagem, da direo do filme e as possibilidades do oramento. Ele mais que uma simples veste, mais que uma roupa, pois ele possui uma carga, um depoimento, uma lista de mensagens implcitas visveis e subliminares sobre todo o panorama do espetculo e possui funes especficas dentro do contexto e perante o pblico, ora com grau maior ora menor. Mas no esqueamos de diferenciar os termos figurino, indumentria e vestimenta: Denominamos que indumentrias seriam todo o vesturio em relao a uma determinada poca e povos. Vesturio, um conjunto de peas de roupas que se veste e o figurino seria o traje usado por uma personagem criada. O figurinista que cuida da criao dos figurinos, os interpreta, idealiza, desenvolve a pesquisa, criao dos croquis, pode reelaborar figurinos j existentes, coordena a equipe de produo e organizao do guarda-roupa. responsvel enfim, por toda e qualquer produo necessria, seja delegando funes a terceiros ou produzindo ele mesmo, dentro desta concepo de totalidade, necessrio que tenha noes de cenografia, teatro, expresso corporal, iluminao, noes de espao, arte, alm de como se criar um traje, como histria do vesturio, desenvolvimento de croquis, desenho tcnico, modelagem, conhecimento sobre tecidos, acessrios, costura, e onde pode encontrar materiais e pessoal especializado.

Funo de um figurino

Marcar a prpria presena, chamar a ateno, pr nfase em determinadas partes do corpo, denotar com uma imagem clara e muitas vezes mesmo codificada com preciso alguns significados, e dar a conhecer outros de maneira explcita, mas, sempre sensvel, eis o objetivo principal do vesturio.[4] Como anteriormente dito, um figurino no apenas uma vestimenta ele possui significados e variantes embutidos e com funes simples ou complexas, comunicaes que so passadas a outrem e que devem ser salientadas e reforadas em uma apresentao artstica por ser esta uma arte de mostrar e exibir mensagens. A roupa faz transparecer sentimentos, vida, esttica, movimento, posio social, pocas e lugares atravs de suas formas, cores e texturas. Estabelecido isso, o espectador ao olhar o conjunto faz a identificao imediata da situao ou do simbolismo da personagem dentro da pea junto com os outros elementos cnicos e assim o espectador pode captar a cena sem que os sons estejam anunciados. Eles influem e contribuem juntamente com o cenrio e iluminao e sua linguagem pode alterar-se ou manter-se de acordo com estes outros elementos visuais. Os acessrios com seus significados simblicos ajudam a acentuar os objetivos e linguagens que o todo quer passar. "Estudando a histria da indumentria podemos observar que a simbologia sempre foi intensa na construo dos trajes, tem significados perante a sociedade, perante a personalidade, perante uma forte distino de classes, explorao de artifcios sexuais ou at ocultao destes artifcios. No teatro ou qualquer outra representao artstica, temos a representao destes significados e caracterizao subliminar ou exagerada atravs das roupas e acessrios, os quais se encarregam se passar as mensagens sugeridas". [4] Se a mensagem (histria) do espetculo no causar efeito e no atingir o pblico ento ele no vai entender a mensagem, no se emociona, no ri nem chora, no reflete sobre o que est vendo e ouvindo, e nada lhe altera nos sentimentos, ento podemos concluir que no houve comunicao. Os signos reforam-se uns aos outros, se completam, e estas combinaes e afinidades formam uma linguagem homogenia que deve ser transmitida. Os signos teatrais so artifcios planejados e induzidos onde os atores e os outros elementos cnicos (cenrios, iluminao, figurino, atores, etc) so encarregados de passar. Se por acaso um destes signos estiver em desarmonia, fora do contexto h uma quebra e o espectador pode ser sugado da fantasia e volta realidade, visualizando um teatro simples. Mesmo que o espectador tenha que ter o trabalho de decifrar e questionar, pensar sobre o que os elementos e signos significam, para que possa compreender a histria, no podem ser demais, pois podem levar ao descaso e muitos so to sutis e subliminares, que passam despercebidos, ainda que possuam uma misso importante para o contexto visual, ou seja, um figurino descuidado afeta a chamada suspenso da descrena, interferindo na verossimilhana da narrao:

"A suspenso da descrena se refere primariamente disposio do leitor ou espectador de aceitar as premissas de um trabalho de fico, ainda que sejam fantsticas ou impossveis. Tambm refere-se disposio da platia de relevar as limitaes de uma mdia, de maneira que elas no interfiram com a iluso. Entretanto, a suspenso da descrena um quid pro quo: a platia concorda a provisoriamente suspender seu julgamento em troca da promessa de entretenimento. Inconsistncias ou falhas na trama que violem as premissas iniciais, regras establecidas, ou senso comum, so frequentemente vistas como um rompimento desse acordo. Para fs particularmente leais, essas "quebras de acordo" so normalmente acompanhadas pela sensao de traio."2 Vale ressaltar que a suspenso da descrena ocorre com o figurino fora de contexto, coeso e vazio de sentido, resultados de uma m pesquisa histrica, conceitual e falta de dilogo do figurinista com o ator, diretor, cengrafo e iluminador. Figurinos tambm fazem uso dos clichs visuais, esteretipos e arqutipos para facilitar sua identificao no palco, pois algumas roupas so usadas sempre para um mesmo fim, e assim socialmente comea a se criar uma identificao automtica, um canal de assimilao pela lgica. "Hoje em dia os esteretipos esto mais camuflados, e quanto mais naturalista o espetculo, os esteretipos tendem a desaparecer em suas caractersticas marcantes. Estes esteretipos podem ser mudados com a inteno do figurinista e do diretor, pois com a harmonia de idias surgem os figurinos enchendo o palco de glamour e trazendo uma personagem com uma mensagem passar e uma histria a contar". [4] A linguagem do vesturio teatral reforada de acordo com a necessidade e a inteno, e realizada com ateno, estudo e sabedoria ela consegue ter a capacidade de falar por si s, ela refora a dramaticidade da cena, aumenta o drama pelo que o ator est passando, aumenta o impacto visual junto com a iluminao, e causa o espanto, a alegria, a emoo no nosso pblico. Enfim, o figurino parte de suma importante do espetculo, pois atravs dele se cria uma linguagem atravs das formas, cores, texturas, transmite a poca, a situao econmica poltica e social, indica a regio ou cultura, estilo da personagem, estao climtica, aspecto psicolgico, ou seja, todos os elementos necessrios para passar ao espectador o sentido do espetculo, devendo mostrar as relaes entre todos os personagens e ser complementar aos outros elementos da cena. "O que um figurinista faz um cruzamento entre magia e camuflagem. Ns criamos a iluso de mudar os atores em algo que eles no so. Ns pedimos ao pblico que acreditem que cada vez que eles vem um ator no palco ele se tornou uma pessoa diferente." Edith Head.
Relao do figurino com elementos da narrativa Espao-tempo

O figurino faz parte do conjunto de significantes que molda os elementos tempo e espao: para nos convencer que a narrativa se passa em determinado recorte de tempo,

seja este um certo perodo da histria (presente, futuro possvel, passado histrico etc.), do ano (estaes, meses, feriados), do dia (noite, manh, entardecer) e pode tambm demonstrar a passagem desse tempo. Quanto ao espao, o figurino ajuda a definir (ou tornar imprecisa) a localidade geogrfica onde a histria se passa. O tempo pode ser definido com auxlio do figurino de modo sincrnico ou diacrnico como afirma Costa. No modo sincrnico, o figurino molda o ponto histrico em que a narrativa se insere: um figurino realista resgata com exatido e cuidado as vestimentas da poca cujo filme visa retratar; um figurino para-realista, enquanto insere o filme em um determinado contexto histrico, procede a uma estilizao que prevalece sobre a preciso, criando uma atmosfera menos real e mais manipulvel, atemporal. No modo diacrnico, a passagem do tempo mostrada com auxlio da troca de indumentria dos personagens em meio evoluo da pea. No so apenas os tempos distantes que so retratados pelo vesturio de um filme: o figurino tambm serve para definir a contemporaneidade de um filme, e, eventualmente, serve como documentao histrica da moda da poca retratada, seja como relator, seja como inventor que influenciar a moda de seu tempo.
Personagem

O figurino serve narrativa ao ajudar a diferenciar (ou tornar semelhante) os personagens, e ajuda a identificar em que arqutipo (clich e esteretipo) a personagem se encaixa. O figurino muitas vezes serve como elemento para identificar a personagem e separ-la da persona do ator que o interpreta. Atores famosos tm presena constante na mdia, e se tornam familiares para a platia para faz-los parecer pessoas diferentes daquelas vistas em noticirios e colunas sociais, e papis interpretados anteriormente seus personagens devem parecer diferentes na tela de cinema neste ponto entra o figurino, criando elementos prprios para cada personagem. As roupas tambm podem servir para delinear a histria de uma personagem, seja atravs do estado em que elas se encontram ou da significao que a pea, ou parte dela, tem dentro da estrutura do filme. Lembremos que o figurino no pode ser visto independentemente de outros elementos de um filme: ele se insere em um contexto que inclui a cenografia, a maquiagem, a iluminao, a fotografia, a atuao. Significa o ponto do espao-tempo em que a histria se insere, marca passagens de tempo e tambm indica as caractersticas sociopsicolgicas dos personagens.

Elementos de um figurino Estilo

Se realista ou estilizado, como demonstra a classificao adotada por Marcel Martin e Grard Betton:
1. Realistas: comportando todos os figurinos que retratam o vesturio da poca retratada pelo filme com preciso histrica; 2. Para-realistas: O figurinista inspira-se na moda da poca para realizar seu trabalho, mas procedendo de uma estilizao onde a preocupao com o estilo e a beleza prevalece sobre a exatido pura e simples; 3. Simblicos: quando a exatido histrica perde completamente a importncia e cede espao para a funo de traduzir simbolicamente caracteres, estados de alma, ou, ainda, de criar efeitos dramticos ou psicolgicos. Cores

Cores expressam sensaes e podem definir um contexto com muitos significados. Atravs das cores pode-se detectar o estado de esprito (se est alegre, triste, de luto, se recatada, clean, rebelde, etc) e o gnero no qual a pea/filme est inserido (drama, comdia etc). A cor uma linguagem universal e tanto pode ser dito por ela () valiosa ao estabelecer a atmosfera para a cena. [6] Empregada de maneira inteligente pelo produtor e pelo designer, pode dirigir a ateno da platia e apontar aes importantes e, claro, em uma primeira vista pode melhorar a figura do palco e dar prazer aos olhos. A cor em figurinos individuais pode ajudar um ator a estabelecer e sublinhar sua personagem e sua importncia na pea[6]
Volume

Produes estilizadas pode ser utilizadas de formas exageradas ou pequenas demais para enfatizar uma cena. Pode se utilizar para ressaltar aspectos do corpo do ator como, por exemplo, uma barriga saliente numa personagem com carter cmico.
Texturas

Atravs das texturas pode se demonstrar algo sobre a personagem no relacionamento dele com os outros personagens, ou de determinados grupos. A demonstrao de classes sociais menos favorecidas geralmente visualizada fortemente em tecidos mais rsticos e sujos. A textura tambm expe ocasies.
Contexto e ambiente

Muitas vezes a escolha do vesturio muda de significado segundo o contexto em que se insere por exemplo, usar camisola para dormir tem um significado, mas sair na rua

com ela tem outro bem diferente. E todas estas significaes auxiliam na personificao de uma personagem.[4] de suma importncia notar o figurino corresponde ao contexto pedido na cena, assim como observar a ambientao culturalmente, temporalmente, se no h conflito entre o figurino, a cenografia e a iluminao para que no haja uma descaracterizao, ou sobreposio de sentidos que faa o figurino perder em conceito. Obviamente, de importncia primria ao designer saber antes que os figurinos sejam planejados onde a pea ser apresentada.[6]
Silhueta

A silhueta do figurino o insere temporalmente. Cada perodo, o nosso prprio inclusive, tm um contorno e uma silhueta muito bem definidos[6]
Movimento da roupa e da personagem

o figurino de palca uma combinao, como vimos, da cor e da forma do perodo inventado com um fim definido em vista: vestir o ator adequadamente, para ajudar a estabelecer a personagem e ser parte de um esquema geral que conecta toda a produo.[6] nenhum ator deve ser capaz de se mover e e sentir em casa dentro de seu figurino[6] O figurino deve no apenas possuir movimento prprio para assim prender o olhar do espectador ao traar seu caminho no palco como condizer com as necessidades de movimentao da personagem. Neste caso, acessrios merecem especial ateno, uma vez que se a personagem segurar algo em suas mos ter a movimentao de certa forma limitada.
Elemento de destaque

Para a construo da personagem muitas vezes se escolhe um elemento de destaque a ser priorizado na construo do figurino, seja ele inerente personalidade da personagem, a sua histria ou seu contexto cultural. Mas de fato o elemento de destaque observado pelo espectador atravs de conceitos como:
1. Contraste: entre cores, cenrio, personagens, elementos antagnicos e muito discrepantes; 2. Exagero: excesso de freqncia de certo elemento, excesso de volume etc; 3. Ordem de apario: primeiro objeto a ser notado pelo pblico; 4. Ausncia: a falta de certo elemento, como peas de roupa essenciais a exemplo de nus- faz o pblico sentir a estranheza pela quebra da conveno social e portanto notar a falta desse elemento; 5. Deslocamento: Colocar um objeto do figurino que em condies normais, ou seja, na realidade, no estaria presente nesse determinado local do ator, ou ele no o manejaria desta forma.

Bibliografia
1. BETTON, Grard. Esttica do cinema . So Paulo. 1987. 2. COLERIDGE, Samuel Taylor. Biographia Literria. 1817. 3. COSTA, Francisco Araujo da. O figurino como elemento essencial da narrativa. Porto Alegre. 2002 4. GHISLERI, Janice. Linguagem do Vesturio Teatral 5. GHISLERI, Janice. Como entender a importncia do figurino no espetculo?

S-ar putea să vă placă și