Sunteți pe pagina 1din 5

Gerenciamento de Processos: Windows Vs Linux

Neste post, mostraremos as diferenas entre o Windows e o Linux quanto ao gerenciamento de processos e suas maneiras diferente de acess-lo. O que um processo? Processo uma instncia de um programa em execuo, no um processo quando um programa est apenas localizado em um disco ou na memria, como um dado. Se dois usurios estiverem executando o mesmo programa simultaneamente, existiro dois processos separados. Windows O gerenciamento de processos no Windows executado atravs da ferramenta grfica "Gerenciador de Tarefas". Para acess-lo h maneiras bem simples: Clicando com o boto direito do mouse na barra iniciar e selecionar a opo "Iniciar Gerenciador de Tarefas", ou pressionar as teclas Ctrl + Alt + Delete, ou pelo Iniciar -> Executar -> Digitar "taskmgr" e pressionar Enter. Na aba "Aplicativos" podemos visualizar os aplicativos em execuo de forma mais simples, ou seja, de forma mais prtica para o usurio comum.

Na aba "Processos" podemos visualizar os processos propriamente ditos, com a diferena de no exibir apenas os aplicativos que esto instanciados pelo usurio como antes, e sim, todos os processos (contando com o sistema operacional). Ao clicar em um processo com o boto direito, podemos finalizar o processo, finalizar rvore de processos (finaliza tudo relacionado ao processo desejado) e definir a prioridade de execuo do processo.

Na aba "Desempenho", podemos visualizar de forma detalhada a utilizao da CPU, da memria RAM, o histrico do uso da CPU, da memria fsica, nmero de threads, processos utilizados no momento dentre outras opes, til para identificar o motivo da mquina estar lenta.

Linux No Linux h duas maneiras de realizar o gerenciamento de processos: Atravs de uma janela de terminal ou por forma grfica. Atravs da janela de terminal Executar a seguinte sequncia (distribuio Ubuntu): Ctrl + Alt + F5 Ser exibida a seguinte tela:

Digite o comando "top", ser exibida a seguinte tela:

O principal papel do comando top exibir os processos que estejam sendo executados em um sistema Linux. A primeira linha traz o nome do programa, hora do sistema, tempo decorrido desde a inicializao do sistema, quantidade de usurios e carga do sistema. O Linux possui uma infinidade de processos sendo gerenciados, e para facilitar a sua classificao e gerenciamento possui algumas caractersticas. Uma delas o PID (Process Identifier), assim que uma tarefa criada, ela recebe um nmero de identificao nico. Para matar um processo, digite o comando "k" e voc receber um prompt para indicar o PID de algum processo. Voc deve informar ou o nmero do PID ou o nome do processo. Atravs da forma grfica Executar a seguinte sequncia (distribuio Ubuntu): Iniciar -> Digite em "Pesquisar" Monitor do Sistema e clique-o, conforme a tela abaixo:

Ser exibida a seguinte tela:

Em "Sistema" ser exibido as informaes da distribuio que usa, tais como verso do sistema operacional, do kernel, e informaes de hardware como memria RAM e processador, alm do espao disponvel em disco. Na aba "Processos", alm dos processos propriamente ditos, exibido o usurio que est utilizando-os, o percentual de uso da CPU, o ID do processo, a quantia de memria alocada para o processo, e sua prioridade, podendo alter-la. Ao clicar com o boto direito do mouse em um processo, exibido as opes abaixo:

Na aba "Recursos" que similar a aba "Desempenho" do Windows, mostra o histrico do CPU, da memria RAM e swap, alm do histrico da rede, mostrando a taxa de download e upload que est sendo utilizada no sistema.

Na aba "Sistemas de arquivos" mostra os dispositivos de armazenamento que esto no sistema, seu tipo de partio (no caso a EXT4, explicaes sobre a mesma no post anterior este), o tamanho total do dispositivo, o espao livre no mesmo, e o quanto est sendo usado.

Aps essa demonstrao sobre o gerenciamento de processos no Linux, vemos que o Linux, ainda mais uma distribuio to intuitiva como o Ubuntu, pode ser de fcil manuseio/adaptao, para simples usurios casuais/domsticos, at aos profissionais que necessitam dele.

S-ar putea să vă placă și