Sunteți pe pagina 1din 12

Formao: A Santa Missa

Introduo A Missa, ou Celebrao Eucarstica, um ato solene com que os catlicos celebram o Sacrifcio de Jesus Cristo na cruz, recordando a ltima Ceia. Na nossa refeio sempre reunimos em torno da mesa as pessoas que se querem bem, pois um momento de partilha, de confraternizao, de amizade. H dois mil anos tambm era assim. E foi uma ceia que Jesus escolheu para reunir os seus apstolos durante a Pscoa do ano da sua morte. Com certeza Jesus queria um ambiente de confraternizao e cordialidade para esse encontro que, s Ele sabia, seria o ltimo a reunir o grupo todo. Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias culturais judaicas. No incio o hospedeiro tomava um pedao de po, erguia um palmo acima da mesa e dizia uma breve orao antes de dividir o po com todos. E na Pscoa, para assegurar as graas divinas, a ceia inclua o sacrifcio de um cordeiro. Mas, dessa vez, no incio Jesus tomou o po, partiu e, no lugar da orao convencional, disse Tomai, e comei. todos Isto o Meu Corpo que ser entregue por vs. Pronunciando aquelas palavras, Jesus colocava-se no lugar do cordeiro sacrificado habitualmente e os pedaos do po que distribua representavam o Seu corpo que brevemente, pelo sacrifcio na cruz, seria entregue para a salvao de toda a humanidade. No fim da ceia Jesus tomou o clice de vinho abenoou-o dizendo Bebei dele todos; porque isto o meu sangue, o sangue da Nova Aliana, derramado em favor de muitos para remisso de pecados. Ao dizer Nova Aliana (o mesmo que Novo Testamento), Jesus quis demonstrar que no valia mais a Antiga Aliana (ou Antigo Testamento) pela qual Deus havia escolhido apenas Israel para ser o Seu povo. A Nova Aliana estabelecia uma nova relao entre Deus e os homens. Com ela, no apenas Israel, mas todos os povos seriam chamados a serem filhos de Deus.

E, para deixar esta mudana marcada no corao dos homens de uma forma especial, Jesus terminou dizendo Fazei isto em memria de mim. Assim foi institudo o sacramento da Eucaristia, que o ritual central da Missa e a memria da paixo de Cristo. Nesse ritual, atravs da comunho mostramos a nossa gratido por poder partilhar a presena do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O ritual da Missa justamente revive todos os momentos daquela memorvel refeio com o mesmo sentido de fraternidade. So quatro partes ou momentos bem distintos. A primeira parte da Missa, os Ritos Iniciais, marca a chegada e a reunio de todos os convidados em torno da mesa. Segue-se uma animada conversa entre amigos que se encontram: a segunda parte, a Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus a Boa Nova que Jesus sempre pregava. A terceira parte o momento central de toda ceia todos vo alimentar-se. a Liturgia Eucarstica, o corao da Missa. Ela revive o mistrio pascal de Cristo, isto , Sua Morte e Ressurreio. Com a consagrao feita sobre o altar, a hstia adquire as propriedades do Corpo de Jesus. E como fizeram os apstolos naquela ceia, os fiis tambm tomam seu alimento slido (o po, agora carne), e podem tomar o vinho, seu alimento lquido (em muitas ocasies o celebrante imerge a hstia no clice de vinho antes de oferec-la ao fiel). A Eucaristia recorda esse momento de comunho. Na Eucaristia os fiis ressurgem com Cristo para uma nova existncia.

Encerrando a Ceia, a bno e a despedida dos Ritos Finais tm o mesmo sentido da bno dada por Jesus a seus discpulos aps Sua ressurreio: nesse momento Jesus os enviava ou despedia para pregar pelo mundo a palavra de Deus.

Ritos Iniciais

PRIMEIRA PARTE DA MISSA

Em nome da Santssima Trindade renem-se os fieis os pecados cometidos so confessados louvores e graas pedem Deus. A assembleia se prepara para viver todos os atos da Missa propriamente dita. Os Ritos Iniciais so uma introduo para a Missa que vai ser celebrada. O objetivo fazer com que os fieis se preparem para comungar ideias e sentimentos. Aqui se inicia uma dupla comunho: uma comunho com Deus e uma comunho com os demais membros da comunidade. Os Ritos Iniciais so: Antfona da Entrada / Saudao: A Missa comea com a assembleia, de p, saudando a chegada do celebrante e dos ministros com o Canto de Entrada, o primeiro dos trs cnticos tradicionais na liturgia (os outros dois cnticos tradicionais so o Senhor e o Glria). Chegando ao presbitrio, o celebrante e os ministros sadam o altar e todos fazem o sinal da cruz. importante notar que a assembleia no se rene em seu prprio nome, mas em nome da Santssima Trindade. Fazer o sinal da cruz significa dizer Ns nos reunimos em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Depois da saudao, usual o celebrante dizer algumas palavras sobre a Missa do dia.

Ato Penitencial: Em seguida, o celebrante convida os fiis a uma confisso geral e conclui com a absolvio. Aqui no se trata de uma confisso regular, mas apenas de uma forma de os fiis tomarem conscincia de sua condio de pecadores. Na medida em que a pessoa reconhece sua pequenez, sua condio de pecador, Deus pode vir-lhe ao encontro com Sua graa. Este reconhecimento pode ser feito por uma orao (eu pecador, me confesso) pela leitura de versculos bblicos (Tende compaixo de ns, Senhor) ou por uma ladainha. Hino de Louvor Glria O Glria um hino antiqussimo e venervel, pelo qual a Igreja glorifica a Deus Pai e ao Cordeiro. No constitui aclamao trinitria. Louvamos ao Pai a ao Filho,

expressando atravs do canto, a nossa alegria de filhos de Deus. O Glria no cantado nos Tempos Litrgicos da Quaresma e do Advento Orao do Dia: O celebrante diz Oremos e faz um minuto de silncio para que todos sintam bem a presena de Deus e formulem interiormente seus pedidos. O rito de entrada se encerra com a Orao do Dia, ou Coleta, que consiste numa splica coletiva (da o nome Coleta) a Deus Pai, por Cristo, no Esprito Santo. A Orao do Dia tem sempre trs elementos: a invocao dirigida a Deus, um pedido que se faz e a finalidade do pedido. Aprenda mais: Tempos Litrgicos: Os Tempos Litrgicos so divises do Ano Litrgico onde se celebram como memorial, os mistrios de Cristo, assim como a memria dos Santos. Estes tempos litrgicos existem em toda a Igreja Catlica. H apenas algumas diferenas entre os vrios ritos, nomeadamente em relao durao de cada um e data e importncia de determinadas festividades. A descrio que se segue corresponde ao Rito romano. Vale lembrar que o Ano Litrgico inicia-se em Novembro com o primeiro Tempo, o Advento, seguido pelos tempos do Natal, Comum I, Quaresma, Pascal e Comum II. Significado dos gestos e posies SENTADO: uma posio cmoda, uma atitude de ficar vontade para ouvir e meditar, sem pressa. DE P: uma posio de quem ouve com ateno e respeito. Indica a prontido e disposio para obedecer. (Posio de orante). DE JOELHOS: Posio de adorao a Deus diante do Santssimo Sacramento e durante a consagrao do po e vinho. GENUFLEXO (ajoelhar-se): um gesto de adorao a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na igreja e dela samos, se ali existir o Sacrrio. INCLINAO: Inclinar-se diante do Santssimo Sacramento sinal de adorao.

MOS LEVANTADAS: atitude dos orantes. Significa splica e entrega a Deus. MOS JUNTAS: Significam recolhimento interior, busca de Deus, f, splica, confiana e entrega da vida. SILNCIO: O silncio ajuda o aprofundamento nos mistrios da f. Fazer silncio tambm necessrio para interiorizar e meditar, sem ele a Missa seria como chuva forte e rpida que no penetra na terra.

Liturgia da Palavra Aps o AMM da Orao da Coleta, a comunidade senta-se mas deve esperar o celebrante dirigir-se cadeira. A Liturgia da Palavra tem um contedo de maior importncia pois nesta hora que Deus nos fala solenemente. Fala a uma comunidade reunida como Povo de Deus. A liturgia da Palavra composta das seguintes fases: Primeira Leitura: geralmente tirada do Antigo Testamento, onde se encontra o passado da Histria da Salvao. O prprio Jesus nos fala que nele se cumpriu o que foi predito pelos Profetas a respeito do Messias. Salmo: aps a Primeira Leitura, vem o SALMO RESPONSORIAL, uma resposta mensagem proclamada para ajudar a Assembleia a rezar e a meditar na Palavra acabada de proclamar. Pode ser cantado ou recitado. Segunda Leitura: Epistolas sempre tirada das Cartas de Pregao dos Apstolos (Paulo, Thiago, Joo etc.) s diversas comunidades e tambm a ns, cristos de hoje. Canto de Aclamao: terminada a Segunda Leitura, vem a Munio ao Evangelho, que um breve comentrio convidando e motivando a Assembleia a ouvir o Evangelho. O Canto de Aclamao uma espcie de aplauso para o Senhor que vai nos falar. O Evangelho de Jesus Cristo segundo Joo, Marcos, Mateus e Lucas conforme o tema do dia, toda a Assembleia est de p, numa atitude de expectativa para ouvir a Mensagem. A Palavra de Deus solenemente anunciada, no pode estar dividida com nada: com nenhum barulho, com nenhuma distrao, com nenhuma preocupao. como se Jesus, em Pessoa, se colocasse diante de ns para nos falar. A Palavra do Senhor luz para nossa inteligncia, paz para nosso Esprito e alegria para nosso corao.

Homilia: a interpretao de uma profecia ou a explicao de um texto bblico.A Bblia no um livro de sabedoria humana, mas de inspirao divina. Jesus tinha encerrado sua misso na terra. Havia ensinado o povo e particularmente os discpulos. Tinha morrido e ressuscitado dos mortos. Misso cumprida! Mas sua obra da Salvao no podia parar, devia continuar at o fim do mundo. Por isso Jesus passou aos Apstolos o seu poder recebido do pai e lhes deu ordem para que pregassem o Evangelho a todos os povos. O sacerdote esse homem de Deus. Na homilia ele atualiza o que foi dito h dois mil anos e nos diz o que Deus est querendo nos dizer hoje. Baseado nas leituras, sempre relacionadas entre s, o Sacerdote faz a explicao e reflexo do que foi ensinado. Esta uma hora muito importante da Santa Missa pois quando aprendemos grandes lies de vida e fazemos o firme propsito de aplic-las em nossas vidas. tambm a hora em que podemos entender o poder da Palavra de Deus que nos liberta e faz de ns seus novos apstolos. As leituras so escolhidas pela Santa Igreja conforme o tempo que estamos vivendo, isto , de acordo com o Calendrio para Litrgico: tempo missas especificas comum, como

Advento, Natal, Quaresma, Pscoa, Pentecostes e Batismo, Primeira Comunho, Crisma, etc.. Profisso de F

A comunidade professa sua f em comunho com os ensinamentos da Igreja e pela liturgia da palavra, confessando crer em toda doutrina Catlica, no perdo dos pecados e na presena viva de Jesus. A f a base da religio, o fundamento do amor e da esperana crist. Crer em Deus tambm confiar Nele. Creio em Deus Pai, com essa atitude queremos dizer que cremos na Palavra de Deus que foi proclamada e estamos prontos para p-la em prtica. Orao dos fiis

A Comunidade unida em um s pensamento e desejo eleva a Deus seus pedidos e anseios, pedidos coletivos e tambm pessoais. As oraes podem ser conforme o

tempo litrgico ou campanhas da igreja, como por exemplo a Campanha da Fraternidade. Depois de ouvirmos a Palavra de Deus e de professarmos nossa f e

confiana em Deus que nos falou, ns colocamos em Suas mos as nossas preces de maneira oficial e coletiva. Mesmo que o meu pedido no seja pronunciado em voz alta, eu posso coloc-lo na grande orao da comunidade. Assim se torna orao de toda a Igreja. Ritos da Liturgia da Palavra Primeira Leitura Os fiis devem acompanhar atentamente a leitura proporcionada para o dia. Ao final da leitura quando o leitor dizer Palavra do Senhor, todos devem responder: Graas a Deus. Salmo Responsorial Os fiis devem acompanhar atentamente o salmo e participarem dele, se o mesmo for cantado. Segunda Leitura Os fiis devem acompanhar atentamente a leitura proporcionada para o dia. Ao final da leitura quando o leitor dizer Palavra do Senhor, todos devem responder: Graas a Deus. (* A segunda leitura somente proclamada nas festas e solenidades: Dia do Senhor (Domingo), Festas de Padroeiros etc. No h segunda leitura nas missas semanais, mas como j dito se a Festa ou Solenidade cair na semana h, sim, segunda leitura. Aclamao ao Evangelho Cantado o Alelu Exceto nos tempos litrgicos do Advento e da Quaresma. Proclamao do Evangelho No incio da proclamao os fiis devem rezar o Pelo Sinal da Santa Cruz e devem ouvir atentamente ao Evangelho. Reflexo / Homilia o momento aonde o presidente realiza a explicao da mensagem das leituras do dia. Credo - Neste momento os fiis professam a f atravs da orao do CREDO Orao da Assemblia / Preces realizado vrias intenes (Pela Igreja, Pelos Doentes, Pelos Governantes, Pelos Cristos.)

Liturgia Eucarstica Na Missa ou Ceia do Senhor, o Povo de Deus convidado e reunido, sob a presidncia do sacerdote, que representa a pessoa de Cristo para celebrar a memria do Senhor.

Iniciam-se com as oferendas. A comunidade oferece seus sacrifcios atravs do po e do vinho entregues ao Sacerdote para a transformao. Procisso das Oferendas As principais ofertas so o po e vinho. Essa caminhada, levando para o altar as ofertas, significa que o po e o vinho esto saindo das mos do homem e da mulher que trabalham. As demais ofertas representam igualmente a vida do povo, a coleta do dinheiro o fruto da generosidade e do trabalho dos fiis. Deus no precisa de esmola porque Ele no mendigo e sim o Senhor da vida. A nossa oferta um sinal de gratido e contribui na conservao e manuteno da casa de Deus. Na Missa ns oferecemos a Deus o po e o vinho que, pelo poder do mesmo Deus, mudam-se no Corpo e Sangue do Senhor. Um povo de f traz apenas po e vinho, mas no po e no vinho, oferece a sua vida. O sacerdote oferece o po a Deus, depois coloca a hstia sobre o corporal e prepara o vinho para oferec-lo do mesmo modo. Ele pe algumas gotas de gua no vinho que simboliza a unio da natureza humana com a natureza divina. Na sua encarnao, Jesus assumiu a nossa humanidade e reuniu, em si, Deus e o Homem. E assim como a gua colocada no clice torna-se uma s coisa com o vinho, tambm ns, na Missa, nos unimos a Cristo para formar um s corpo com Ele. O celebrante lava as mos: essa purificao das mos significa uma purificao espiritual do ministro de Deus. Santo Prefcio um hino abertura que nos introduz no Mistrio Eucarstico. Por isso o celebrante convida a Assemblia para elevar os coraes a Deus, dizendo Coraes ao alto! um hino que proclama a santidade de Deus e d graas ao Senhor. O final do Prefcio termina com a aclamao Santo, Santo, Santo tirado do livro do profeta Isaas (6,3) e a repetio um reforo de expresso para significar o mximo de santidade, embora sendo pecadores, de lbios impuros, estamos nos preparando para receber o Corpo do Senhor. A Consagrao do po e do vinho,

o momento mais importante da celebrao. Consagrao do Po e Vinho

Pelas mos e orao do Sacerdote o po e o vinho se transformam em Corpo e Sangue de Jesus. O celebrante estende as mos sobre o po e vinho e pede ao Pai que os santifique enviando sobre eles o Esprito Santo. Por ordem de Cristo e recordando o que o prprio Jesus fez na Ceia e pronuncia as palavras TOMAI TODOS E O celebrante faz uma genuflexo para adorar Jesus presente sobre o altar. Em seguida recorda que Jesus tomou o clice em suas mos, deu graas novamente, e o deu a seus discpulos dizendo: TOMAI TODOS E FAZEI ISTO EM MEMRIA DE MIM! aqui se cumpre a vontade expressa de Jesus, que mandou celebrar a Ceia. Novamente comea o Sacrifcio de Jesus e diante de ns est o Calvrio, e agora somos ns que estamos ao p da Cruz. No silncio profundo e no recolhimento do nosso Devemos

corao adoramos o nosso Salvador, que est crucificado diante de ns.

oferecer a Jesus, nossa vida, dores, misrias e sofrimentos para ser crucificado junto com Ele, na esperana da Salvao e da vida-eterna. Tudo isso no podemos ver com

os olhos do corpo, mas temos que ver com os olhos do corao e da alma. Tudo isso Mistrio da f EIS O MISTRIODA F Estamos diante do Mistrio de Deus. E o Mistrio s aceito por quem cr. Oraes pela Igreja A Igreja est espalhada por toda a terra e alm dos limites geogrficos: est na terra, como Igreja peregrina e militante; est no purgatrio, como Igreja padecente; e est no cu como Igreja gloriosa e triunfante. Entre todos os membros dessa Igreja, que est no cu e na terra, existe a intercomunicao da graa ou comunho dos Santos. Uns oram pelos outros, pois somos todos irmos, membros da grande Famlia de Deus. A primeira orao pelo Papa e pelo bispo Diocesano, so os pastores do rebanho, sua misso ensinar, santificar e governar o Povo de deus. Por isso a comunidade precisa orar muito por eles. Rezar pelos mortos um ato de caridade, a Igreja mais para interceder do que para julgar, por isso na Missa rezamos pelos falecidos.

Finalmente, pedimos por ns mesmos como povo santo e pecador. POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO Neste ato de louvor o celebrante levanta a Hstia e o clice e a assembleia responde amm. PAI NOSSO O Pai Nosso, no apenas uma simples frmula de orao, nem um ensinamento terico de doutrina. Antes de ser ensinado por Jesus, o Pai-Nosso foi vivido plenamente pelo mesmo Cristo. Portanto, deve ser vivido tambm pelos seus discpulos. Com o Pai Nosso comea a preparao para a Comunho Eucarstica. Essa belssima orao a sntese do Evangelho. Para rezarmos bem o Pai Nosso, precisamos entrar no pensamento de Jesus e na vontade do Pai. Portanto, para eu comungar o Corpo do Senhor na Eucaristia, preciso estar em comunho com meus irmos, que so membros do Corpo Mstico de Cristo. Pai Nosso recitado de p, com as mos erguidas, na posio de orante. Pode tambm ser cantado, mas sem alterar a sua frmula. Aps o Pai Nosso na Missa no se diz amm pois a orao seguinte continuao. A paz um dom de Deus. o maior bem que h sobre a terra. Vale mais que todas as receitas, todos os remdios e todo o dinheiro do mundo. A paz foi o que Jesus deu aos seus Apstolos como presente de sua Ressurreio. Assim como s Deus pode dar a verdadeira paz, tambm s quem est em comunho com Deus que pode comunicar a seus irmos a paz. FRAO DO PO O celebrante parte a hstia grande e coloca um pedacinho da mesma dentro do clice, que representa a unio do Corpo e do Sangue do Senhor num mesmo Sacrifcio e mesma comunho. CORDEIRO DE DEUS Tanto no Antigo como no Novo Testamento, Jesus apresentado como o Cordeiro de Deus.Os fiis sentem-se indignos de receber o Corpo do Senhor e pedem perdo mais uma vez. 7. Rito da Comunho

Jesus agora est vivo e presente sobre o altar. presena real no meio de ns e se manifesta em bondade e amor. A Eucaristia um tesouro que Jesus, o Rei imortal e eterno, deixou como Mistrio da Salvao para todos os que nele creem. Comungar receber Jesus Cristo, Reis dos Reis, para alimento de vida eterna. MODO DE COMUNGAR Quem comunga recebendo a hstia na mo, deve elevar a mo esquerda aberta, para o padre colocar a comunho na palma da mo. O comungante imediatamente, pega a Hstia com a mo direita e comunga ali mesmo na frente do padre ou ministro. Ou direto na boca. quando a comunho nas duas espcies, ou seja, po e vinho diretamente na boca. Quando verdadeiramente preparados, somos convidados a participar do Banquete Celestial. Jesus novamente realiza o milagre da multiplicao, partilhando o seu Corpo e seu Sangue com a comunidade. Agora seu Corpo descido da cruz no ir mais para o sepulcro, mas vai ressuscitar dentro de cada um de ns. o momento sagrado em que Jesus fala diretamente conosco, nos ilumina e d foras para viver cada vez melhor para podermos refletir sua imagem onde quer que estejamos. Terminada a comunho, convm fazer alguns momentos de silncio para interiorizao da Palavra de Deus e ao de graas.

Ritos Finais hora da reflexo final, tudo que sentimos e vivemos, ser completado pela beno final, pelas mos do Sacerdote, Deus nos abenoa. preciso valorizar mais e receber com f a beno solene dada no final da Missa. E a Missa termina com a beno. Ao deixarmos o interior da Igreja, a celebrao deve continuar em cada momento de seu dia-dia, pois Jesus no

ficou no altar, mas est dentro de cada um de ns. Estamos fortalecidos e prontos para vivenciar a salvao. Olhando o mundo de nova maneira, acolhendo bem a todos os irmos, praticando a caridade e fraternidade, principalmente com os excludos deste mundo, aos doentes, presos, marginalizados e com aqueles que no conhecem a Jesus, ensinando-os a conhec-lo. S ai a Santa Missa ter o verdadeiro sentido e nos far caminhar e aproximar-nos cada vez mais da vida eterna junto Santssima Trindade.

S-ar putea să vă placă și