Sunteți pe pagina 1din 6

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA

ANLISE DE TENSO Investigao das tenses em um ponto; Mtodo fotoelstico para anlise de tenses; Cascas finas de revoluo; Equao de equilbrio para cascas finas de revoluo.

PROJETO DE MEMBROS PARA OS REQUISITOS DE RESISTNCIA Projeto de membros com agarramento axial; Projeto de membros de toro; Critrios de projeto para vigas prismticas; Projeto de vigas no prismticas; Projeto de membros complexos.

DIEGO JUNIOR GUSTAVO BARROS JEAN CARLOS PAULO VICTOR RAPAEL THIAGO ANDRADE

Orientador: Professor LEANDRO VILARIN

Trabalho acadmico apresentado Faculdade de Engenharia Mecnica da Universidade de Rio Verde como parte das exigncias da disciplina de Mquinas Trmicas.

RIO VERDE GOIS 2013

CASCAS FINAS DE REVOLUO Uma casca de revoluo tem uma superfcie mdia que forma uma superfcie de revoluo. Esta superfcie pode considerar-se gerada pela rotao de uma curva plana em torno de um eixo, o chamado eixo de revoluo, a curva geratriz um meridiano. Num ponto da superfcie d-se a intercepo de um meridiano com um paralelo. O paralelo fica na intercepo de um plano normal ao eixo de revoluo com a superfcie mdia. Um meridiano identificado pela distncia angular do plano que contm o meridiano e o eixo de revoluo com um plano meridiano de referncia, plano que contm o eixo principal e o meridiano de referncia. O paralelo identificado pelo ngulo formado pela normal superfcie mdia no ponto com o eixo de revoluo. Os meridianos so curvas para as quais = constante e os planos meridianos contm o eixo de revoluo. Os paralelos so curvas para as quais = constante, sendo os planos paralelos normais ao eixo de revoluo. Esta notao est de acordo com a figura 9.1a, na qual se representa uma superfcie de revoluo, estando tambm representados os planos meridiano e paralelo que passam no ponto P. O raio de curvatura do meridiano designado por R1 e a distncia de um ponto ao eixo de revoluo designada por R. Na figura 9.1b est representado um meridiano de uma casca de revoluo. A distncia, medida sobre a normal superfcie mdia num ponto, ao eixo de revoluo, designada por R2 e o segundo raio de curvatura da superfcie mdia. O raio do paralelo, R e o segundo raio de curvatura R 2 esto relacionados entre si atravs do sen dongulo , isto : R = R2 sen

Figura 1: Superfcie de Revoluo O sistema de eixos O xyz da figura 9.1 tal que o eixo dos zz coincidente com o eixo de revoluo e Oxy existem num paralelo, sendo oxz um plano que contm o plano meridiano de referncia. No ponto P considera-se um sistema de eixos cujos vetores so i, j, k e cujas direes so respectivamente a da tangente ao paralelo no ponto P, da tangente ao meridiano no ponto P e a da normal superfcie no ponto P, como se representa na figura 9.1. Para obter o sistema de eixos Px, y, z cujo vetores so i, j, k necessrio proceder a uma rotao no plano Oxy, obtendo-se o sistema de eixos Ox"y"z", dando uma rotao no plano O y"z" obtm-se o sistema de eixos Oxyz, a partir do qual se obtm finalmente Pxyz por

translao OP. As componentes dos vetores i, j, k no sistema de eixos Oxyz so as que se representam na figura 1.

Quadro 1: Componentes no sistema de eixos Oxyz dos vetores i, j, k As derivadas dos vetores i, j, k em ordem a e so:

O sistema de eixos no ponto P est devidamente caracterizado, sendo a posio do ponto P definida atravs da distncia R do ponto ao eixo de revoluo e das coordenadas e .

SIMPLIFICANDO: Em geral a atuar numa casca existem esforos de membrana, de flexo e de corte com j foi referido. no entanto possvel considerar que s so relevantes os esforos de membrana, N, , no caso, por exemplo, de cascas de revoluo sujeitas a foras uniformemente Repartidas na direo e sentido de k. Os esforos de flexo M, , e os esforos de corte T e T s sero significativos junto das ligaes entre vrios componentes tipo casca, junto das ligaes com o exterior e/ou na presena de outras aes externas. Considera-se que a teoria de membrana vlida desde que se verifiquem as seguintes condies: 1 - A espessura da casca pequena quando comparada com as restantes dimenses.

2 - As aes exteriores so tais que os esforos se desenvolvem somente na superfcie mdia da casca. 3 - As reaes de apoio devem estar localizadas no plano meridiano, caso contrrio desenvolver-se-o esforos transversos e esforos de flexo junto da regio de fronteira. 4 - A variao do raio de curvatura R1 da curva geratriz da superfcie de revoluo lenta, no existindo descontinuidades. Nas zonas junto de descontinuidades existiro esforos transversos e momentos fletores. 5 - As tenses resultantes de esforos de membrana consideram-se uniformemente distribudas ao longo da espessura da casca. Para valores de RM / e 10 e para variaes graduais da espessura esta hiptese pode considerar-se vlida. Note-se que RM o menor dos raios de curvatura e a espessura da casca. 6 - A tenso radial pequena quando comparada com as restantes, sendo possvel considerarse um estado de tenso plana. 7 - Os deslocamentos na direo normal superfcie mdia, designados por W, so pequenos e dentro do domnio elstico. Valores de w aceitveis so tais que w e/2. Foram referidas algumas das situaes para as quais podem considerar-se irrelevantes os esforos de flexo e corte. Note-se ainda que para se poder considerar simetria do tensor N dos esforos de membrana a espessura deve da casca deve ser pequena EQUAO DE EQUILBRIO PARA CASCAS FINAIS DE REVOLUO Considere-se um elemento ABCD da superfcie mdia da casca de revoluo, formado por dois meridianos e + d e por dois paralelos e + d como se representa na figura abaixo.

1. Esforos de Membrana.

Note-se que os dois paralelos e os dois meridianos so considerados infinitamente prximos. Os esforos unitrios atuantes em AB so N e N, os esforos de membrana que atuam em BC so N e N. Os segmentos AB e BC tm de comprimento R1d e Rd respectivamente. A rea do elemento ABCD RR1 dd. A equao vectorial de equilbrio de esforos no elemento ABCD : 2.

Tendo em conta as equaes vetoriais 1, pode-se substituir a equao vectorial 2 por trs equaes escalares que traduzem o equilbrio de esforos na direo do vetor , do vetor e do vetor , estas so as equaes:

Estas so as equaes de equilbrio dos esforos de membrana no caso das cascas estarem sujeitas a carregamentos arbitrrios. No caso das aes exteriores serem axi-simtricas, as derivadas em ordem a pode ser consideradas nulas e as equaes anteriores tomam a forma seguinte: a)

b)

c)

A equao b independente das restantes, no caso das cascas finas carregadas simetricamente e sujeitas a esforos de membrana, esta equao fornece diretamente o esforo N= N.

CRITRIOS DE PROJETO PARA VIGAS PRISMTICAS A tenso normal mxima ocorre no ponto onde o momento fletor mximo.

O projeto de vigas requer que a tenso normal mxima no ultrapasse o valor da tenso admissvel do material da qual ela ser construda. Este critrio nos leva a determinar o mdulo de resistncia mnimo aceitvel para a seo da viga.

Entre as sees de viga que satisfazem esta condio, ser escolhida aquela mais econmica, ou seja, aquela que apresenta o menor peso por unidade de comprimento ou menor rea da seo transversal. COEFICIENTE DE SEGURANA (CS) Fator de correo com a finalidade de aumentar as dimenses da estrutura garantindo, desse modo, maior segurana ao projeto. TENSO ADMISSVEL A tenso admissvel obtida dividindo-se a tenso de escoamento do material utilizado no projeto pelo coeficiente de segurana empregado, pode ser calculada do seguinte modo:

EQUAO GERAL DA FLEXO A equao matemtica que dimensiona uma estrutura sujeita a esforo de flexo dada por:

MDULO DE RESISTNCIA FLEXO (W) Representa em termos numricos como determinado tipo de seo reage ao esforo, ou seja, representa a resistncia da seo em relao ao esforo de flexo. Para cada tipo de seo transversal estudada tem-se uma equao diferente para se calcular o valor de W.

S-ar putea să vă placă și