Sunteți pe pagina 1din 53

NDICE

1. INTRODUO ....................................................................................... 7

2. SUJEITO DO CRIME FALIMENTAR...................................................... 8

3. CLASSIFICAO DOS CRIMES FALIMENTARES ............................. 11

4. CONDIO OBJETIVA DE PUNIBILIDADE NO CRIME FALIMENTAR12

5. COMPETNCIA................................................................................... 15

6. NATUREZA DO INQURITO POLICIAL .............................................. 17

7. AO PENAL ...................................................................................... 19

8. ARQUIVAMENTO ................................................................................ 21

9. OFERECIMENTO DA DENNCIA ....................................................... 22

10. PROCEDIMENTO EM JUZO .............................................................. 25

11. DOS CRIMES EM ESPCIES ............................................................. 28 11.1. FALNCIA FRAUDULENTA (FRAUDE A CREDORES) ............................ 28 11.1.1. Causas de aumento de pena ................................................... 29 11.1.2 Causa de diminuio ou substituio de pena .......................... 30 11.2. VIOLAO DE SIGILO EMPRESARIAL ................................................ 32

11.3. INDUO A ERRO ............................................................................. 33 11. 4. FAVORECIMENTO DE CREDORES ....................................................... 34 11.5. DESVIO, OCULTAO OU APROPRIAO DE BENS ............................... 35 11.6. AQUISIO, RECEBIMENTO OU USO ILEGAL DE BENS .......................... 36 11.7. HABILITAO ILEGAL DE CRDITO..................................................... 37 11.8. EXERCCIO ILEGAL DE ATIVIDADE ....................................................... 38 11.9. VIOLAO DE IMPEDIMENTO .............................................................. 39 11.10. OMISSO DOS DOCUMENTOS CONTBEIS OBRIGATRIOS .................. 40

12. DA PRESCRIO ............................................................................... 42

13. DOS EFEITOS DA CONDENAO..................................................... 46

14. DA REABILITAO PENAL ................................................................ 48

15. DA PRISO PREVENTIVA .................................................................. 50

16. CONCLUSO ...................................................................................... 55

17. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS ..................................................... 56

1. INTRODUO

O presente trabalho destina-se a analisar os principais aspectos penais e processuais penais adotados pela Lei n. 11.101/2005. A importncia deste estudo reside na complexidade dos delitos falimentares, na escassez de trabalhos acadmicos devido pouca considerao dada ao tema pelos penalistas, que consideram a matria de competncia do direito empresarial; assim como por parte dos comercialistas, que acreditam pertencer ao mbito do Direito Penal.

Trata-se de um assunto de grande importncia, tendo em vista que os crimes falimentares afetam no s o patrimnio do devedor e daqueles que possuem uma relao direta com a empresa, mas tambm ordem econmica, gerando insegurana e instabilidade nas relaes creditcias.

Primeiramente ser realizada uma breve exposio acerca do conceito, os sujeitos dos delitos falimentares, assim como a competncia jurisdicional, abordando a discusso sobre qual lei, falimentar ou penal, devem-se disciplinar estes crimes. Tambm ser discutida a natureza jurdica dos delitos falimentares, os quais podem ser classificados como crimes contra o patrimnio, crimes contra a f pblica, crimes contra o comrcio ou crimes contra a ordem econmica.

Abordaremos a condio de punibilidade dos crimes, aspecto que foi ampliado com a entrada em vigor da Lei n. 11.101/2005, introduzindo a deciso concessiva de recuperao judicial e a sentena homologatria de recuperao extrajudicial, alm do decreto falimentar.

Sero estudadas a classificao dos crimes falimentares, prprios, imprprios ou comuns; as causas extintivas de punibilidade, com nfase na prescrio; o inqurito policial e a ao penal; o procedimento penal, os efeitos da condenao assim como a reabilitao aps o cumprimento da pena.

2. SUJEITO DO CRIME FALIMENTAR

O sujeito ativo dos delitos, na falncia ou na recuperao judicial ou extrajudicial de sociedades, o devedor. A ele igualam-se os scios, diretores, gerentes, administradores e conselheiros, bem como o administrador judicial que, assim, podem gurar como autores ou partcipes de todos os delitos previstos na lei. Podem ainda ser sujeitos ativos os tcnicos contbeis, contadores, auditores e quaisquer profissionais, nos crimes de fraude a credores, conforme dispositivo do artigo 168, 3 da referida Lei.

O devedor-empresrio o sujeito ativo dos crimes, por excelncia. A responsabilidade penal, entretanto, a ele no est limitada, podendo estender-se ao terceiro, seja empresrio ou no. Produzida a equivalncia dos antecedentes causais, os participantes do evento delituoso so postos em igualdade de condies. Por isso, demonstrado que o agente, a quem se imputou a autoria, no cometeu o delito, em regra no haver como condenar o co-participe.

De outro modo, o prprio credor ser sujeito ativo do delito de favorecimento de credores, previsto na norma do artigo 172, da Lei n 11.101/2005, desde que se beneficie ou possa se beneficiar com o ato de disposio ou onerao patrimonial feito pelo devedor em seu proveito e em prejuzo aos demais credores. Versar-se de delito de concurso necessrio que pode envolver o credor ou credores do devedor falido ou que haja obtido a recuperao judicial ou extrajudicial da sociedade empresria.
Art. 172. Praticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar plano de recuperao extrajudicial, ato de disposio ou onerao patrimonial ou gerador de obrigao, destinado a favorecer um ou mais credores em prejuzo dos demais: Pena recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorre o credor que, em conluio, possa beneficiar-se de ato previsto no caput deste artigo.

Os scios que detiverem a gerncia da sociedade so sujeitos ativos dos delitos previstos na Lei n 11.101/2005. Isso implica expor, que no basta a alegao de que o scio no exercia a gerncia da sociedade, para excluso da responsabilidade penal. Responde pelo crime praticado ou para o qual haja concorrido com ao ou omisso.

Outras pessoas vinculadas falncia, tais como o representante do Ministrio Pblico, o juiz, o administrador judicial, o gestor judicial, o perito, o avaliador, o escrivo, o oficial de justia ou o leiloeiro podem figurar como sujeitos ativos do crime prprio de violao de impedimento (art. 177), inclusive a interposta pessoa que haja intervindo na aquisio de bens da massa ou participado de especulao de lucro de bens pertencentes a devedor em recuperao judicial
Art. 177. Adquirir o juiz, o representante do Ministrio Pblico, o administrador judicial, o gestor judicial, o perito, o avaliador, o escrivo, o oficial de justia ou o leiloeiro, por si ou por interposta pessoa, bens de massa falida ou de devedor em recuperao judicial, ou, em relao a estes, entrar em alguma especulao de lucro, quando tenham atuado nos respectivos processos: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

A restrio da participao dos contadores, tcnicos contbeis, auditores e quaisquer profissionais como sujeitos ativos somente do delito de fraude a credores (art. 168) tambm sem propsito, podendo esses profissionais, por exemplo, figurarem como sujeitos ativos, dentre outros, do delito de induo a erro (art. 171) se no processo de falncia ou recuperao judicial ou extrajudicial, prestarem informaes falsas, induzindo o juiz a erro.
Art. 171. Sonegar ou omitir informaes ou prestar informaes falsas no processo de falncia, de recuperao judicial ou de recuperao extrajudicial, com o fim de induzir a erro o juiz, o Ministrio Pblico, os credores, a assembleiageral de credores, o Comit ou o administrador judicial: Pena recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Vale ainda, comentar, que o delito descrito na norma do artigo 178 da LFRE, traz como sujeitos ativos, no apenas os empresrios regulares relapsos, mas tambm os
9

empresrios irregulares e aqueles, que embora legalmente impedidos, exercem atividade negocial. Alcanando a punio do devedor empresrio que no elabora nem escritura nem autentica os documentos contbeis que a lei exige. Sendo o nico crime apenado com a deteno.
Art. 178. Deixar de elaborar, escriturar ou autenticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar o plano de recuperao extrajudicial, os documentos de escriturao contbil obrigatrios: Pena deteno, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa, se o fato no constitui crime mais grave.

10

3. CLASSIFICAO DOS CRIMES FALIMENTARES

Podemos classificar os crimes falimentares, em relao ao agente, em relao ao temo da ao e, em relao espcie de sano.

Quanto ao agente dividem-se em prprios, quando cometidos pelo prprio devedor falido ou seus scios; e imprprios quando praticados por pessoas diversas ao falido, mas relacionadas ao processo, tais como o juiz, o administrador judicial, o gestor judicial, membros do Ministrio Pblico, escrivo, leiloeiro ou algum credor.

Ainda podem ocorrer, durante o processo falimentar, crimes no falimentares, por parte do devedor ou de outros relacionados ao processo. Estes crimes sero apurados em aes prprias.

Em relao ao tempo da ao podemos dividi-los em que ocorrem em crimes prfalimentares, aqueles que ocorrem antes da quebra ou na fase de recuperao, crimes que ocorrem no curso do processo falimentar ou recuperao judicial; e, psfalimentares quando praticados aps a decretao da falncia, a concesso da recuperao judicial ou a homologao da recuperao extrajudicial.

Quando a espcie de sano, a LFE cita as penas de recluso e deteno, acrescida de multa.

11

4. CONDIO FALIMENTAR

OBJETIVA

DE

PUNIBILIDADE

NO

CRIME

A punibilidade a conseqncia jurdica resultante da prtica de uma conduta tpica criminosa. Conforme Anbal Bruno1: a prtica de um fato definido na Lei como crime traz consigo a punibilidade, isto , a aplicabilidade da pena que lhe cominada em abstrato na norma penal. Por sua vez, Damsio E. de Jesus2, ensina que: a punibilidade no requisito do crime, mas sua conseqncia jurdica. Os requisitos do crime, sob o aspecto formal, so o fato tpico e a antijuridicidade.

Denota dizer que a punibilidade exclusivamente advm posteriormente ocorrncia de um fato tpico e antijurdico. Ocorre que nem sempre, existindo a prtica de um crime, seja presumvel a aplicao da pena (punibilidade), em face da existncia, na prpria Lei, de causas que impedem que o Estado exera o seu jus puniendi, tais como as conjecturas de extino de punibilidade, as escusas absolutrias, bem como as condies objetivas de punibilidade.

Significa dizer que o rol do art. 107 do CP no taxativo. As escusas absolutrias, tambm conhecidas como causas de iseno de pena ou causas de excluso de pena, situam-se na parte especial do Cdigo Penal.

Nas hipteses de escusas absolutrias o delito existe, o fato praticado tpico e ilcito, entretanto por razes de poltica criminal, normalmente por relaes de parentesco, o legislador exclui a punibilidade atravs da expresso isento de pena, como exemplo, o art. 181 do CP, que ao tratar das disposies gerais dos crimes contra o patrimnio, dispe:
1 2

BRUNO, Anibal. Direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Forense, 1962, v. 3. p. 193. JESUS, Damsio E. Direito penal:parte geral. So Paulo: Saraiva, 1997, p. 667.

12

Art. 107. Extingue-se a punibilidade: I - pela morte do agente; II - pela anistia, graa ou indulto; III - pela retroatividade de lei que no mais considera o fato como criminoso; IV - pela prescrio, decadncia ou perempo; V - pela renncia do direito de queixa ou pelo perdo aceito, nos crimes de ao privada; VI - pela retratao do agente, nos casos em que a lei a admite; VII- (Revogado pela L-011. 106-2005). VIII- (Revogado pela L-011. 106-2005). IX - pelo perdo judicial, nos casos previstos em lei.

Art. 181. isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural.

Logo as condies objetivas de punibilidades, so condies externas ao tipo penal, ou seja, no fazem parte do dolo do agente, condicionam o jus puniendi do Estado ocorrncia de determinado fato.

O Decreto-Lei n. 7.661/45 era omisso quanto sentena declaratria de falncia, como condio objetiva de punibilidade dos crimes falimentares, entretanto a doutrina e jurisprudncia assim passaram a entender.

Arthur Migliari Jnior, abordando dos crimes falimentares da Lei revogada, expe que:
A sentena declaratria de falncia condio imprescindvel do Crime Falimentar. Sem a sentena declaratria da falncia todos os fatos antefalimentares, que a lei enumera como crimes falimentares so indiferentes penalmente, posto que a sentena declaratria o marco divisrio da existncia ou no de crimes falimentares .
3

Migliari Jnior, Artur. Crimes falimentares. Campinas, SP: CS Edies Ltda, 2002, p. 70.

13

Expor que o crime no existe, parece equivocado, pois a sentena declaratria da falncia, como condio objetiva de punibilidade, no influi na tipicidade da conduta.

A conduta existe, s no pode ser punida como crime falimentar, enquanto no houver a sentena declaratria de falncia que funciona como condio objetiva de punibilidade. Pode ser que a conduta praticada ante-falimentar - corresponda a um delito previsto no cdigo penal ou em lei extravagante, podendo nestas condies ser punida.

As condies objetivas de punibilidade e as condies objetivas de procedibilidade so alheias estrutura do crime, sendo exteriores conduta. Elas dependem da ocorrncia de um fato posterior conduta criminosa, exceto no caso dos crimes psfalimentares que necessitam da existncia da sentena que decreta a falncia antes da conduta criminosa, portanto neste caso, tal sentena figura como elemento objetivo do tipo.

14

5.

COMPETNCIA

Conforme a norma geral do Cdigo de Processo Penal, em seu artigo 70, descreve este, que a competncia jurisdicional ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo.
Art. 70. A competncia ser, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infrao, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o ltimo ato de execuo. 1 - Se, iniciada a execuo no territrio nacional, a infrao se consumar fora dele, a competncia ser determinada pelo lugar em que tiver sido praticado, no Brasil, o ltimo ato de execuo. 2 - Quando o ltimo ato de execuo for praticado fora do territrio nacional, ser competente o juiz do lugar em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado. 3 - Quando incerto o limite territorial entre duas ou mais jurisdies, ou quando incerta a jurisdio por ter sido a infrao consumada ou tentada nas divisas de duas ou mais jurisdies, a competncia firmar-se- pela preveno.

Segundo Fernando Capez4:


Recebida a denncia ou queixa, os autos sero remetidos ao juzo criminal competente, para prosseguimento da ao, de acordo com o procedimento ordinrio, seja o crime apenado com deteno, seja com recluso.

Nos precisos termos do artigo 183 da Lei de falncia e Recuperao de Empresa, determina:
Art. 183. Compete ao juiz criminal da jurisdio onde tenha sido decretada a falncia, concedida recuperao judicial ou homologado o plano de recuperao extrajudicial, conhecer da ao penal pelos crimes previstos nesta Lei.

Curso de Processo Penal. 9 ed., So Paulo, Saraiva, 2003, p. 576

15

Mencionando-se ao juiz criminal da jurisdio onde tenha sido decretada a falncia, a referida lei afasta qualquer dvida e retira do juzo universal da falncia, que de natureza extra penal, a competncia para o processo e julgamento dos delitos falimentares.

Lembrando que a nova Lei Falimentar, no prev a possibilidade de concordata preventiva ou suspensiva, uma vez decretada a quebra, concedida a recuperao judicial, ou, homologado plano de recuperao extrajudicial, competente para as questes penais eventualmente surgidas ser o juiz criminal da jurisdio onde tais atos se derem, aplicando-se quanto ao mais, para a fixao da competncia, no caso de pluralidade de juzes igualmente competentes, as regras gerais do Cdigo de Processo Penal.

16

6. NATUREZA DO INQURITO POLICIAL

O inqurito expresso adotada pelo Direito para instituir procedimento instaurado com a finalidade de obter subsdios para a apurao de uma conduta ilcita, na esfera penal, de um crime. Trata-se, pois, de expediente preparatrio no sentido de arrecadar informaes que permitam ao Ministrio Pblico diagnosticar a ocorrncia de fato delituosa e da, originar sua persecuo judicial. O inqurito , portanto, um auxiliar de diagnstico.

Se, nos delitos comuns, a fase investigatria da persecuo penal incumbncia da autoridade policial, nos crimes falimentares, pelo antigo sistema da Lei de Falncia, o perodo informativo da persecutio poenalis desenvolvia-se em juzo, transformando o julgador imparcial em regente de investigao.

Era o inqurito judicial um procedimento tendente apurao de crime falimentar e sua autoria, visando alicerar a inicial penal (denncia ou queixa). Essa modalidade investigatria deixa de existir com a vigncia da Lei n 11.101/2005. Incidindo o inqurito falimentar ser policial.

Sua importncia essencial no processo de falncia, pois determina um quadro de todas as vicissitudes que elucidam a quebra, desde os desmandos e equvocos da conduta do devedor ou dos administradores da empresa falida at a prpria incidncia penal, particularizando, os responsveis e especificando os eventuais crimes ocorridos.

Nada obstante, sua natureza jurdica, entendida, acerca da LFRE, tratar-se de procedimento meramente inquisitivo, preliminar e preparatrio da ao penal falimentar. (Waldo Fazzio Junior) Na viso do Joo Marcello de Arajo Junior5:
5

Joo Marcello de Arajo Jnior. Dos crimes contra a ordem econmica, So Paulo, Revista dos Tribunais, 1995, p.111.

17

Os crimes falimentares atingem um bem jurdico supra-individual, no qual esto embutidos aspectos de interesse individual de forma indireta. O interesse imediato na punio dos crimes falimentares o patrimnio dos credores. A punio destina-se a preservar a sade do sistema creditcio, com o fim de prevenir a insegurana no mercado, que a cada quebra se v abalado pela desconfiana gerada.

18

7.

AO PENAL

To logo seja intimado da sentena declaratria de falncia ou concessiva da recuperao judicial, o representante do Ministrio Pblico, se verificar indcios de qualquer crime falimentar tm duas opes:

a) Promover, desde logo, a ao penal; b) Se entender conveniente, requisitar a instaurao de inqurito policial, que observar a regncia do Cdigo Processual Penal.

Foi excluda a possibilidade de ao penal privada em se tratando de crime falimentar, pois, consoante dispe o art. 184 do novo diploma:
Art. 184. Os crimes previstos nesta Lei so de ao penal pblica incondicionada. Pargrafo nico. Decorrido o prazo a que se refere o art. 187, 1, sem que o representante do Ministrio Pblico oferea denncia, qualquer credor habilitado ou o administrador judicial poder oferecer ao penal privada subsidiria da pblica, observado o prazo decadencial de 6 (seis) meses.

H que se considerar, todavia, a possibilidade de ao penal privada subsidiria da pblica, prevista no art. 5, LIX, da Constituio Federal, e tambm nos artigos 29 do CPP e 100, 3, do Cdigo Penal.

Encerrado o inqurito policial, os autos sero remetidos ao Ministrio Pblico, que no prazo de 15 dias, poder agir de trs formas:

a) Ofertar denncia contra o devedor e outros co-responsveis; b) Determinar o retorno do inqurito polcia para diligencias necessrias; c) Requerer o arquivamento do inqurito policial.

19

A liberdade de apreciao da pea investigatria, pelo representante ministerial, a mais ampla possvel. Pois, sendo o Ministrio Pblico o titular da ao penal, agente da persecutio criminis em face do Poder Judicirio, quando na hiptese, de que o ru estiver solto ou beneficiado pela fiana, o representante ministerial pode aguardar a apresentao, pelo administrador judicial, da exposio circunstanciada sobre as causas da falncia, a conduta do devedor e outros responsveis por atos que posam tipificar crime falimentar ou delito a ele conexo. (Waldo Fazzio Junior)

Contudo, a nova Lei de Falncia, no se refere, especificamente, do pedido de arquivamento, porm, na medida em que o cdigo penal se aplica subsidiariamente, consoante artigo 188 da referida lei, se inexistirem sequer indcios de autoria ou materialidade delituosa, o Ministrio Pblico dever requerer o arquivamento do procedimento investigatrio.
Art. 188. Aplicam-se subsidiariamente as

disposies do Cdigo de Processo Penal, no que no forem incompatveis com esta Lei.

20

8. ARQUIVAMENTO

Mesmo quando o Ministrio Pblico requeira o arquivamento do inqurito, a queixa subsidiria ainda ser possvel. Da deciso que rejeitar a denncia ou a queixa caber apelao. No caso da denncia ser aceita poder o denunciado requere habeas corpus se comprovada violao de direito fundamental ou evidente constrangimento ilegal.

Embora a LRE se silencie quanto ao recurso contra deciso denegatria de inicial penal, cabe recurso em sentido estrito, tendo em vista a aplicao supletiva do Cdigo Processual Penal.

Impera destacar que ainda que requerido o arquivamento do procedimento investigatrio, se o juiz estiver convencido da materialidade e da autoria do crime, poder remeter os autos ao Procurador Geral de Justia do Estado, quem, por sua vez, determinar o arquivamento ou oferecer a denncia, se for o caso.

Finalmente, apontados que este arquivamento no definitivo, a qualquer momento poder ocorrer o desarquivamento em face de novas provas.

21

9. OFERECIMENTO DA DENNCIA

Dispe o art. 508 do CPP que:


O prazo para denncia comear a correr do dia em que o rgo do Ministrio Pblico receber os papis que devem instru-la. No se computar, entretanto, naquele prazo o tempo consumido posteriormente em exames ou diligncias requeridos pelo Ministrio Pblico ou na obteno de cpias ou documentos necessrios para oferecer a denncia.

O art. 187 da nova lei cuidou da matria nos seguintes termos:


Intimado da sentena que decreta a falncia ou concede a recuperao judicial, o Ministrio Pblico, verificando a ocorrncia de qualquer crime previsto nesta Lei, promover imediatamente a competente ao penal ou, se entender necessrio, requisitar a abertura de inqurito policial.

Em outras palavras, porm, com o mesmo objetivo, cuidou a lei de estabelecer, mantendo as linhas do regramento anterior, que a ao penal no poder ser iniciada sem que exista prvia sentena de decretao da quebra, e tambm agora, concedendo a recuperao judicial.

Fica mantida, portanto, a discusso a respeito da natureza jurdica da sentena declaratria da falncia, onde tambm se insere, a partir da nova lei, a natureza da deciso que concede recuperao judicial.

No particular assunto, entendemos que a melhor lio aquela apresentada por Damsio E. De Jesus, que assim se expressa:
Pensamos que nos delitos falimentares, conforme a figura penal, a declarao da falncia constitui condio de procedibilidade ou elemento do tipo. A diversidade da natureza jurdica da declarao da quebra depende dos elementos contidos no tipo penal. Quando a figura incriminadora no contm a

22

declarao

da

falncia

como

elementar,

ela

configura

condio

de

procedibilidade.

E arremata no notvel jurista: Quando, entretanto, a definio do crime contm a declarao da quebra, esta constitui elemento do tipo. Sem ela o fato a atpico.

Nos termos do caput do art. 187, intimado da sentena que decreta a falncia ou concede a recuperao judicial, o Ministrio Pblico, verificando a ocorrncia de qualquer crime previsto na lei, promover imediatamente a competente ao penal, prescindindo da instaurao de inqurito policial, porquanto dispensvel, apesar de sua inquestionvel utilidade e necessidade na esmagadora maioria dos casos.

Se o material probatrio disponvel no for suficiente para a formao de uma convico segura e responsvel acerca dos fatos sob anlise, o representante do Ministrio Pblico dever requisitar a abertura de inqurito policial.

Com ou sem inqurito, seguindo as linhas do 1 do art. 187 do novo regramento, o prazo para oferecimento da denncia regula -se pelo art. 46 do Decreto-Lei n 3.689, de 03 de outubro de 1941 (Cdigo de Processo Penal).

De forma saudvel, a lei adota como regra geral a ser observada, a adoo dos prazos regulados no art. 46 do CPP. Vale dizer: 5 (cinco) dias estando o investigado preso, e 15 (quinze) dias se o investigado estiver solto.

H, entretanto, uma ressalva. Em determinados casos o representante do Ministrio Pblico poder decidir, a juzo exclusivamente seu, portanto, sem ingerncia ou fiscalizao judicial anmala, por aguardar a exposio circunstanciada de que trata o art. 186 da nova lei, devendo, em seguida, oferecer a denncia em 15 (quinze) dias, conforme dispe a parte final do art. 187.

De tal hiptese somente se poder cogitar em se tratando de investigado solto.


23

A denncia dever seguir os requisitos apontados no art.41 do CPP, so eles: a exposio do fato com todas as circunstancias relacionadas a este, a qualificao do acusado, a classificao do crime, e definir o rol de testemunhas, quando for necessrio.

Eventualmente pode ocorrer o trancamento da ao penal, embora de forma excepcional, quando for comprovada a ausncia de justa causa, a inexistncia de elementos indicirios que demonstrem a autoria ou a materialidade do fato ou a presena de excludentes de punibilidade.

Por se tratar de ao penal pblica, no est sujeita a prazo decadencial, no ocorrendo prescrio do direito de ao, poder o Ministrio Pblico intentar a ao perante o juzo criminal da jurisdio da falncia, com ou sem inqurito policial.

24

10.

PROCEDIMENTO EM JUZO

De incio preciso anotar que apenas o crime do art. 178 punido com deteno, de 1 a 2 anos, e multa. Todos os demais so punidos com recluso, de 2 a 4 anos, e multa, exceo feita em relao aos crimes dos arts. 168 e 176, para os quais o legislador estabeleceu pena de recluso, de 3 a 6 anos, e multa, em relao ao primeiro, e de recluso, de 1 a 4 anos, e multa, quanto ao ltimo.

bastante reduzida a hiptese de aplicao dos institutos da suspenso condicional do processo e da transao penal (Leis 9.099/95 e 10.259/01) em se tratando de crimes falimentares, e a fixao da pena de recluso para a maioria dos ilcitos, somada ao patamar mnimo alcanado por ocasio da individualizao formal da pena, bem demonstra a inteno de se punir com maior rigor as condutas tipificadas.

Se por um lado o novo diploma claro quanto inteno acima destacada, e at merece algum aplauso por ter pretendido maior celeridade aos processos criminais em se tratando de delitos falimentares, como deixa entrever, por outro digno do mais forte repdio ao estabelecer no art. 185 que: recebida a denncia ou a queixa, observar-se- o rito previsto nos arts. 531 a 540 do Decreto-Lei n 3.689, de 3 de outubro de 1941, Cdigo de Processo Penal.

Para que se esclaream mais uma vez, preciso lembrar que a nica queixa que pode ser recebida em tais hipteses a queixa subsidiria, portanto, instauradora de ao penal privada subsidiria da pblica.
Superada a questo com o simples esclarecimento em termos de

complementao, o que resta espanto e desalento, alm da certeza de que o legislador realmente est despreparado para o enfrentamento das questes penais e processuais penais, o que, alis, j nos ocupamos de escrever outras tantas vezes (Renato Marco, Apontamentos sobre influncias deletrias dos Poderes Legislativo e Executivo em matria penal, RT 806/431; Direito penal brasileiro: do idealismo normativo realidade prtica, RT 781/484).

25

Com efeito, o procedimento regulado nos art. 531 a 540 do CPP o procedimento sumrio, e vrios dos dispositivos que cuidavam da matria j foram revogados, sendo recomendada para a perfeita compreenso do assunto consulta aos ensinamentos de Damsio E. de Jesus, em sua consagrada obra Cdigo de Processo Penal anotado, onde a matria se v abordada em toda sua amplitude e, bem por isso, esgotada.

Pela nova lei, indistintamente, o procedimento a ser aplicado aquele previsto para os crimes punidos com deteno.

No se desconhece que em outras hipteses o Cdigo de Processo Penal prev a aplicao de um s procedimento para crimes punidos com deteno e recluso, dando tratamento isonmico. o que ocorre, por exemplo, nos casos de crimes contra a honra, nos termos regulados no art. 519 do CPP. De ver-se, entretanto, que por aqui estamos diante de procedimento especial, inclusive e notadamente em razo do disposto no art. 520 do mesmo Codex, realidade que no se confunde com a indicada pela nova lei de falncia.

certo que o novo tratamento procedimental dispensado, de certa maneira tambm pode ser nomeado de especial, entretanto, tal reconhecimento decorreria exclusivamente do fato de se ter determinado a aplicao de um procedimento prprio para delitos punidos com deteno a delitos que basicamente so punidos com recluso, sem qualquer regra especial, diferenciadora do procedimento (ao contrrio do que ocorre, p. ex., na hiptese do art. 520 do CPP).

A especialidade, aqui, bastante simples, e resume-se ao fato de se ter escolhido normativamente, para crimes punidos com recluso, um procedimento prprio para delitos mais brandos.

A incompatibilidade que disso decorre preocupante e chega aos limites de um questionamento fundado em base constitucional, na medida em que se esbarra no princpio da ampla defesa, pois cedio que uma das formas bsicas de se
26

permitir o exerccio deste princpio estabelecer uma maior amplitude procedimental para os crimes combatidos com maior rigor punitivo no plano formal.

Deve haver uma correlao, uma congruncia, e, sempre, uma coerncia entre a pena formalmente fixada e o procedimento a ser aplicado na persecuo em juzo.

Para os delitos mais brandos, com conseqncias menos sensveis, os procedimentos mais cleres e menos formais. Para os delitos mais graves, punidos com recluso, os procedimentos mais amplos, com maior amplitude de defesa e formalismo.

No , entretanto, o que se v na normatizao sob comento, onde apenas um delito punido com deteno e o procedimento previsto para o processo em relao a todos os crimes o mais brando previsto no Cdigo de Processo Penal.

O descompasso flagrante, tanto quanto o equvoco da opo adotada pelo rgo legislador.

27

11.

DOS CRIMES EM ESPCIES

Utilizando

como

parmetros

tanto

posicionamento

doutrinrio

jurisprudencial da Antiga Lei de Falncia, em face de existncia de trabalho, bem como um comparativo dos novos crimes com os revogados.

11.1. Falncia Fraudulenta (Fraude a Credores)

O Art. 168, da nova lex, praticamente repete a figura do crime de falncia fraudulenta, tipificado na lei anterior no art. 187, entretanto com a pena exasperada, pois enquanto a lei anterior estabelecia uma pena de recluso de 01(um) a 04 (quatro) anos, na nova lei, a sano de 3 (trs) a 6 (seis) anos de recluso e multa.

O delito de falncia fraudulenta consiste em:


Art. 168. Praticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar a recuperao extrajudicial, ato fraudulento de que resulte ou possa resultar prejuzo aos credores, com o fim de obter ou assegurar vantagem indevida para si ou para outrem.

Sujeito ativo deste delito o empresrio falido ou em recuperao judicial ou extrajudicial, tratando ento de delito prprio, podendo ainda outras pessoas responder, na medida de sua culpabilidade, pelo mesmo crime, conforme disciplina o 3 do artigo em comento quando trata do concurso de pessoas:
Nas mesmas penas incidem os contadores, tcnicos contbeis, auditores e outros profissionais que, de qualquer modo, concorrerem para as condutas criminosas descritas neste artigo, na medida de sua culpabilidade.

No caso das sociedades, os scios, diretores, gerentes, administradores e conselheiros, de fato ou de direito, bem como o administrador judicial, tambm podero responder pelo delito do Art. 168, por fora do teor do art. 179.
28

O elemento subjetivo do crime o dolo, havendo ainda o elemento subjetivo especfico (com o fim de"), no existindo ento a figura do delito culposo para esse crime.

A conduta comissiva e consiste na prtica de ato fraudulento de que resulte ou possa resultar prejuzo aos credores, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar a recuperao extrajudicial.

Se no houver a decretao da falncia ou a concesso da recuperao judicial ou extrajudicial, a fraude poder caracterizar qualquer dos delitos de estelionato previsto no art. 171 do CP.

11.1.1. Causas de aumento de pena

O legislador trouxe ainda a previso de causa de aumento de pena em duas hipteses nos casos de fraude, seno vejamos:

a) No pargrafo 1 do Art. 168, estabeleceu um aumento de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um tero), se o agente:

I - elabora escriturao contbil ou balano com dados inexatos; II - omite, na escriturao contbil ou no balano, lanamento que deles deveria constar, ou altera escriturao ou balano verdadeiro; III - destri, apaga ou corrompe dados contbeis ou negociais armazenados em computador ou sistema informatizado; IV - simula a composio do capital social; V - destri, oculta ou inutiliza, total ou parcialmente, os documentos de escriturao contbil obrigatrios.

29

b) No pargrafo 2, sob nomem iuris contabilidade paralela, disps que a pena aumentada de 1/3 (um tero) at metade se o devedor manteve ou movimentou recursos ou valores paralelamente contabilidade exigida pela legislao.

Essa

ltima

hiptese

de

causa

de

aumento

de

pena,

no

encontra

correspondncia na lei anterior, sendo que as condutas previstas no 1 do Art. 168, algumas delas, correspondem as prevista anteriormente no art. 188, cuja pena prevista era a mesma do art. 187, ou seja, de 1 (um) a 4(quatro) anos de recluso. Veja que nessas hipteses o legislador foi mais rgido, pois com um s aumento, a pena poderia chegar a 8 (oito) anos.

11.1.2 Causa de diminuio ou substituio de pena

A nova lei no 4 do art. 168, ao tratar da causa de diminuio de pena, o fez sob o ttulo de "reduo", prevendo a hiptese de reduo de 1/3 (um tero) a 2/3 (dois tero), quando se tratar de falncia de microempresa ou de empresa de pequeno porte, exigindo ainda a no existncia da prtica habitual de condutas fraudulentas por parte do falido. Neste caso poder ainda o juiz substituir a pena privativa de liberdade por restritivas de direitos, por perda de bens e valores ou prestao de servio comunidade ou entidades pblicas, seguindo assim a mesma orientao da Lei 9.714/98, que alterou o Cdigo Penal quando aumentou as hipteses de penas restritivas de direitos, que so penas autnomas e substitutivas, conforme Art. 44, caput do CP.

Veja que por fora do art. 68 do Cdigo Penal, essas causas de aumento ou diminuio de pena, sero analisadas na terceira fase da fixao da pena (Sistema trifsico de Nelson Hungria).

J na hiptese da substituio da pena, faz-se necessrio que o juiz do feito, conclua a fixao da pena privativa de liberdade, para em seguida substitu-la, caso esteja presentes os requisitos exigidos pela lei, no sendo uma mera faculdade judicial e sim um direito subjetivo do ru a exemplo do que ocorre com as penas restritivas de

30

direito previstas no Cdigo Penal, cujo entendimento jurisprudencial e doutrinrio pela obrigatoriedade da substituio estando presentes os requisitos.
"Torna-se obrigatria a substituio de penas privativas de liberdade por uma das restritivas de direito, quando o juiz reconhece na sentena as circunstncias favorveis do art. 59, bem como as condies dos inc. Ie II do art. 44 c/c o seu pargrafo nico, todos do CP, caracterizando direito subjetivo do ru" - RSTJ 92/388.

O professor Damsio E. de Jesus, ensina que: " A substituio obrigatria, se presentes as condies de admissibilidade. No se trata de simples faculdade judicial". 6

Entretanto, h posio diferente como salienta Cezar Roberto Bitencourt, quando diz que:
"Na verdade, aqui, como na suspenso condicional, o risco a assumir da substituio deve ser na expresso de Jescheck, prudencial, e diante de srias dvidas sobre a suficincia da substituio esta no deve ocorrer sob pena de o Estado renunciar ao seu dever constitucional de garantir a ordem pblica e a proteo de bens jurdicos tutelados".
7

Vejamos o dispositivo legal do 4 do Art. 168 da Lei n 11.101/05:


"Tratando-se de falncia de microempresa ou de empresa de pequeno porte, e no se constatando prtica habitual de condutas fraudulentas por parte do falido, poder o juiz reduzir a pena de recluso de 1/3 (um tero) a 2/3 (dois teros) ou substitu-la pelas penas restritivas de direitos, pelas de perda de bens e valores ou pelas de prestao de servios comunidade ou a entidades pblicas".

No caso da substituio por prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas, o juiz da execuo penal quem designar o local ou entidade da prestao do servio, consoante art. 149, Inc. I da Lei n 7.210/84 Lei de Execues Penais LEP, sendo que as demais disposies referente substituio da pena privativa de liberdade
6

JESUS, Damsio E. Direito Penal Parte Geral, So Paulo: Ed. Saraiva, v.1, 26. ed. rev. e atual. Pg. 532.

BITENCOURT, Cezar Roberto, Tratado de direito penal: parte geral, v. 1, 8 ed. rev. e ampl. So Paulo: Saraiva 2003. Pg. 457.

31

por restritivas de direito, aplicar-se-o, as regras gerais estabelecidas no Cdigo Penal, sendo que como a lei foi omissa quanto ao descumprimento da pena substitutiva, dever o juiz proceder a converso em pena privativa de liberdade, seguindo a mesma regra do art. 44, 4 do CP, com o fundamento no teor do art. 12 do Cdigo Penal.

11.2. Violao de Sigilo Empresarial


Dispe a lei, em seu art. 169, que aquele que violar, explorar ou divulgar, sem justa causa, sigilo empresarial ou dados confidenciais sobre operaes ou servios, contribuindo para a conduo do devedor a estado de inviabilidade econmica ou financeira, responder por uma pena de 2 (dois) a 4 (quatro) anos de recluso, e multa.

Este delito no encontra correspondncia em nenhum dos delitos revogados, na antiga lei de falncia, tratando-se ento de novatio legis incriminadora, que no pode atingir queles que praticaram tal conduta na vigncia da lei anterior. Entretanto caso no haja a decretao da falncia ou a concesso da recuperao judicial ou extrajudicial, pode caracterizar algum dos delitos previsto no cdigo penal, entre eles podemos citar os crimes previstos nos arts. 153 e 154, do CP, respectivamente os crimes de violao de segredo ou violao do segredo profissional, conforme o caso concreto.

O bem jurdico tutelado a inviolabilidade do sigilo empresarial que no pode ser revelado sem justa causa.

O sujeito ativo qualquer pessoa e o passivo pode ser o empresrio ou a sociedade.

O elemento subjetivo do tipo o dolo, inexistindo a forma culposa, pois a culpa normativa. O delito no exige um fim especfico (elemento subjetivo especfico), basta que essa divulgao dolosa contribua para levar o devedor ao estado de inviabilidade econmica ou financeira.

32

J o elemento normativo do tipo a expresso "sem justa causa", indicando que no qualquer revelao de sigilo empresarial ou confidencial que ir caracterizar o delito ex: uma pessoa acusada de crime que entrega uma carta Autoridade Policial, cujo contedo venha revelar o verdadeiro autor que o empresrio, ou diretor de sociedade, bem como algum sigilo empresarial que possa lev-lo falncia. Tal pessoa no est divulgando sem justa causa. Alis, o art. 233, Pargrafo nico do Cdigo de Processo Penal, expressamente prev essa hiptese, quando dispe que: "as cartas podero ser exibidas em juzo pelo respectivo destinatrio, para a defesa de seu direito, ainda que no haja consentimento do signatrio".

11.3. Induo a Erro

O delito de induo a erro, previsto no art. 171 da nova lei, cuja pena em abstrato de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, tambm se trata de novatio legis incriminadora, pois no era previsto na lei anterior, vejamos o seu teor:
"Sonegar ou omitir informaes ou prestar informaes falsas no processo de falncia, de recuperao judicial ou de recuperao extrajudicial, com o fim de induzir a erro o juiz, o Ministrio Pblico, os credores, a assemblia-geral de credores, o Comit ou o administrador judicial".

Referido delito parente prximo do delito de Fraude Processual, previsto no art. 347 do CP, cuja pena de 3 (trs) meses a 2 (dois) anos e multa, o qual probe a inovao artificiosa, na pendncia de processo civil ou administrativo, ou estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir o juiz ou o perito a erro. Tratando-se de crime contra a Administrao da justia.

Trata-se de crime comum, podendo qualquer pessoa envolvida no processo de falncia, de recuperao judicial ou extrajudicial, com exceo do ru, ser sujeito ativo do crime de induo a erro, previsto no art. 171 da nova lei, sendo que como sujeitos passivos podem figurar o Juiz, o Ministrio Pblico, o Administrador Judicial (crime contra a Administrao da Justia), os credores, a assembleia-geral de credores, o Comit de Credores.
33

O elemento normativo do tipo seria sonegar ou omitir informaes (se calar) ou prestar informaes falsas (mentir), exigindo-se como elemento subjetivo, o dolo especfico de induzir o juiz, o promotor e as demais vtimas em erro, motivo pelo qual o ru foi excepcionado no pargrafo anterior com sujeito ativo, pois tem a seu favor o art. 5, inc. II, da CF, que garante o direito de no ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei, ou seja, poderia o ru fazer uso do seu direito constitucional de permanecer em silncio, sonegando ou omitindo informaes do juiz ou das demais vtimas relacionadas tipo penal, bem como mentir em seu favor, prestando informaes falsas.

A conduta sonegar ou omitir (omissivas) ou prestar (comissiva) deve ocorrer durante o processo falimentar, processo de recuperao judicial ou extrajudicial.

11. 4. Favorecimento de Credores

O legislador visando proteger os credores de boa-f, de atos praticados pelo empresrio devedor, em prol de um ou mais credores, inovou com o crime de Favorecimento de credores, atravs do art. 172, cuja pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de recluso e multa, para aquele que:
praticar, antes ou depois da sentena que decretar a falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar plano de recuperao extrajudicial, ato de disposio ou onerao patrimonial ou gerador de obrigao, destinado a favorecer um ou mais credores em prejuzo dos demais".

No pargrafo nico, previu a possibilidade do credor de m-f, beneficirio dessa disposio ou onerao patrimonial, tambm ser apenado em co-autoria no delito em comento.

O sujeito ativo ento o empresrio devedor ou no caso de sociedade, os seus scios, diretores, gerentes, administradores e conselheiros, de fato ou de direito, bem
34

como o administrador judicial, cuja conduta (comissiva) ser a de dispor ou onerar o patrimnio ou gerar obrigao, destinado a favorecer um ou mais credores em prejuzo do sujeito passivo que so os demais credores.

O tipo penal exige a ocorrncia do prejuzo ou a possibilidade de prejuzo, no caso da tentativa, pois o empresrio falido poderia ser flagrado durante o ato de disposio ou onerao do patrimnio, interrompendo ento o iter criminis, sendo que a conduta flagrada dever demonstrar nitidamente a hiptese de prejuzo.

11.5. Desvio, Ocultao ou Apropriao de Bens


O crime de desvio, ocultao ou apropriao de bens, previsto no art. 173, com pena de 2 (dois) a 4(quatro) anos de recluso e multa, encontra correspondncia com o delito revogado, que estava previsto no art. 189, inc. I da antiga lei de falncias, cuja pena era de 1(um) a 3(trs) anos de recluso, ocorrendo ento a novatio legis in pejus, que no pode retroagir para atingir queles que praticou o delito na vigncia da lei anterior.

O delito consiste em:


"apropriar-se, desviar ou ocultar bens pertencentes ao devedor sob recuperao judicial ou massa falida, inclusive por meio da aquisio por interposta pessoa".

No cdigo penal, os delitos de apropriao indbita (art. 168) e a receptao na modalidade de ocultar (Art.180), prevem condutas correspondentes ao crime em estudo, motivo pelo qual, se no houver a decretao da falncia, ou a concesso de recuperao judicial, poder o agente responder pelos delitos de apropriao indbita ou receptao, conforme o caso concreto apurado.

A norma protege o patrimnio do devedor ou da massa falida, visando resguardar os direitos dos credores, entretanto por se tratar de bens da massa falida e bens sob recuperao judicial, pode-se dizer que tambm protege a administrao da justia.

35

Na lei anterior, havia a previso expressa, do devedor responder pela prtica do desvio e da ocultao dos bens da massa falida. Neste novo crime, o legislador no incluiu o devedor, como sujeito ativo, entretanto como possvel o empresrio em falncia ter em depsito ou ter a guarda dos bens da massa, durante o processo falimentar ou a processo de recuperao judicial, entendo que poderia tambm responder pelo delito, sendo certo que no faltar opinies contrrias a esse entendimento.

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa que tenha a posse (guarda, depsito, penhor ou reteno) dos bens do devedor sob recuperao judicial, ou bens da massa falida. Veja que o legislador excluiu do tipo penal os bens do devedor sob recuperao extrajudicial por ter presumido que o empresrio nesta situao dever zelar com segurana do seu patrimnio. Ademais o Estado no tem responsabilidade sobre os bens do empresrio em recuperao extrajudicial, como ocorre nos casos da falncia ou recuperao judicial.

A apropriao significa apossar-se ou tomar como sua os bens do empresrio falido ou em recuperao judicial, enquanto o desvio significa dar outro destino aos bens e a ocultao esconder os bens do empresrio falido ou em recuperao judicial. A ocultao delito permanente, que perdura enquanto os bens estiverem escondidos, cabendo nessa situao a entrada a noite na residncia do agente, mesmo sem ordem judicial, hiptese prevista no Art. 5, inc. XI da Constituio Federal, pois trata-se de situao flagrancial.

O elemento subjetivo, das condutas alternativas, o dolo que visa auferir alguma vantagem dos bens do falido, sendo que tais condutas poder inclusive ser maquiadas atravs de aquisio por terceira pessoa (interposta pessoa), a qual se no estiver de boa-f, poder responder pelo mesmo crime, como partcipe, na medida de sua culpabilidade (art. 29 do CP).

11.6. Aquisio, Recebimento ou Uso Ilegal de Bens

36

No Art. 174, o legislador estabeleceu pena de 2(dois) a 4(quatro) anos de recluso e multa, para aquele que : adquirir, receber, usar, ilicitamente, bem que sabe pertencer massa
falida ou influir para que terceiro, de boa-f, o adquira, receba ou use.

Esse

crime

no

encontra

identidade

nos

crimes

da

antiga

lei,

portando novatio legis incriminadora.

No podem praticar esse delito, o juiz, o representante do Ministrio Pblico, o administrador judicial, o gestor judicial, o perito, o avaliador, o escrivo, o oficial de justia ou o leiloeiro, tendo em vista que o legislador estabeleceu um delito especfico, com a mesma pena, para essas pessoas.
Art. 177. Adquirir o juiz, o representante do Ministrio Pblico, o administrador judicial, o gestor judicial, o perito, o avaliador, o escrivo, o oficial de justia ou o leiloeiro, por si ou por interposta pessoa, bens de massa falida ou de devedor em recuperao judicial, ou, em relao a estes, entrar em alguma especulao de lucro, quando tenham atuado nos respectivos processos".

As condutas (adquirir, receber, usar) incriminadas de forma alternativas, devem ser praticadas ilicitamente, devendo o sujeito ativo, ter conhecimento que os bens pertencem massa falida. No caso dos bens pertencerem ao empresrio em recuperao judicial ou extrajudicial, no caracteriza o crime, pois no houve previso legal, no se podendo falar em analogia in mallan partem.

possvel a figura da tentativa e no existe a modalidade culposa, sendo que tais condutas somente sero consideradas como crime falencial, se houver a decretao da quebra da falncia, pois caso contrrio, poder o agente responder por receptao, caso tenha conhecimento que os bens adquiridos, sejam de origem criminosa.

11.7. Habilitao Ilegal de Crdito

37

O delito de habilitao ilegal de crdito, previsto no art. 175, da Lei n 11.101/2005, punido com pena de 2 (dois) a 4(quatro) anos, e multa idntico ao previsto no art. 189, inc. II do Decreto-Lei 7.661/1945, antiga lei de falncia.

O crime consiste em:


Apresentar, em falncia, recuperao judicial ou recuperao extrajudicial, relao de crditos, habilitao de crditos ou reclamao falsas, ou juntar a elas ttulo falso ou simulado".

O sujeito ativo do delito poder ser qualquer pessoa (credor, procurador do credor com conhecimento da falsidade), salvo o devedor, o falido ou as pessoas equiparadas pelo art. 179.

A falsidade dos ttulos deve ser convincente e idnea para enganar, pois caso contrrio, se for grosseira, no configura o delito. Alis, tratar-se-ia de crime impossvel, previsto no art. 17 do CP.

O legislador quis punir, alm dos credores de m-f, o espertalho (o estelionatrio) que percebendo a situao do falido, se apresenta como credor, para auferir vantagem patrimonial.

11.8. Exerccio Ilegal de Atividade


O exerccio ilegal de atividade, punido com pena de 1 (um) a 4 (quatro) anos de recluso est previsto no Art. 176, tambm trata-se de novatio legis incriminadora, pois na antiga lei de falncia no havia previso desse crime.

A conduta criminosa consiste em: "exercer atividade para a qual foi inabilitado ou incapacitado por deciso judicial, nos termos desta Lei", ou seja, apenas queles que foram inabilitados por deciso judicial, com transito em julgado que podero pratic-lo,

38

podendo aqui ser citado, o falido (ou equiparados), administrador judicial ou membros do comit de credores.

O delito comporta suspenso do processo, conforme art. 89 da lei 9.099/95, apesar da lei ser omissa nesse sentido, sendo que a doutrina j pregava a aplicao da Lei n 9.099/95, nos delitos falimentares da antiga lei de Falncias e Concordatas.

11.9. Violao de Impedimento


O delito de violao de impedimento, previsto no art. 177, consiste em:
"adquirir o juiz, o representante do Ministrio Pblico, o administrador judicial, o gestor judicial, o perito, o avaliador, o escrivo, o oficial de justia ou o leiloeiro, por si ou por interposta pessoa, bens de massa falida ou de devedor em recuperao judicial, ou, em relao a estes, entrar em alguma especulao de lucro, quando tenham atuado nos respectivos processos"

Referido crime punido com pena de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, no sendo novidade no ordenamento jurdico, visto que j estava contemplado na antiga lei de falncia, em seu art. 190, com pena inferior, ou seja, deteno de 1(um) a 2(dois) anos. Esse delito s pode ser praticado pelas pessoas ali referidas quando tenham atuado nos respectivos processos de falncia, ou recuperao judicial, ou seja:

- o Juiz (titular ou substituto da vara que tramita o processo, bem como os juzes de segundo grau, que tenham se manifestados nos recursos civis ou penais envolvendo a falncia ou a recuperao judicial);

- o Promotor de Justia (titular ou adjunto, ainda que eventual, mas que tenha oficiado nos autos da falncia ou da recuperao judicial);

- o administrador judicial, o gestor judicial, o perito, o avaliador (seja oficial ou nomeado pelo juiz),

39

- o escrivo (o responsvel pelo Cartrio onde tramita o processo falimentar ou a recuperao judicial);

- oficial de justia ou o leiloeiro, por si ou por terceira pessoa (interposta pessoa).

Veja que a lei no contemplou no tipo penal a pessoa do sndico, como na lei anterior, tendo em vista a extino da figura do sindico na nova lei, cujas funes sero desempenhadas pelo administrador ou gestor judicial, ou seja, para o sndico que praticou o referido delito, que tambm era previsto na lei anterior, ocorreu a abolitio criminis.

Trata-se de crime prprio, pois, s pode ser praticados pelas pessoas indicadas na lei.

O legislador, primeiramente, quis assegurar (dar maior garantia) aos direitos dos credores (futura satisfao de seus crditos), impedindo dessa forma que as pessoas relacionadas acima, adquiram por preso vil os bens da massa falida ou do devedor em recuperao judicial. Tambm so protegidos todos os interesses das demais pessoas envolvidos na falncia ou recuperao judicial, especialmente a Administrao da Justia e a F Pblica.

11.10. Omisso dos Documentos Contbeis Obrigatrios


A lei anterior, em seu art. 186, inc. IV punia com pena de deteno, de seis meses a trs anos, quando concorresse com a falncia, a inexistncia dos livros obrigatrios ou sua escriturao atrasada, lacunosa, defeituosa ou confusa.

A nova lei no repetiu esse crime, mas trouxe um delito muito semelhante no seu art. 178, punindo com pena de 1(um) a 2 (dois) anos de deteno a conduta (comissiva) do falido ou daquele que se encontrar em recuperao judicial ou extrajudicial que deixar de elaborar, escriturar ou autenticar, antes ou depois da sentena que decretar a

40

falncia, conceder a recuperao judicial ou homologar o plano de recuperao extrajudicial, os documentos de escriturao contbil obrigatrios.

Como a pena mnima igual h um ano, cabvel a suspenso do processo, nos termos do Art. 89 da Lei n 9.099/95.

A nova Lei de Falncia, em diversos trechos, faz meno aos livros obrigatrios e documentos contbeis sem defini-los, fazendo-se necessrio, utilizar-se de outras reas do direito, para se saber quais seriam esses livres.

Luiz Carlos Betanho, quando trata do crime de inexistncia de livros obrigatrios, cita o ensinamento de Rubens Requio que:
Os livros obrigatrios, em suas espcies, dependem da natureza da empresa ou de sua atividade. Atualmente, apenas um livro, o "Dirio", obrigatrio para qualquer empresa. O livro de "Registro de Duplicata" s ser obrigatrio se a empresa operar na venda a crdito e pretender emitir duplicatas. As instituies financeiras, as sociedades annimas, as companhias de seguros, tm livros especiais que as respectivas leis exigem .
8

No art. 2, da nova lei de Falncia, o legislador excluiu taxativamente algumas empresas ou instituio, da aplicao da lei, da a impossibilidade da ocorrncia desse crime, para tais empresas ou instituies, quais so elas:

I - empresa pblica e sociedade de economia mista;

II - instituio financeira pblica ou privada, cooperativa de crdito, consrcio, entidade de previdncia complementar, sociedade operadora de plano de assistncia sade, sociedade seguradora, sociedade de capitalizao e outras entidades legalmente equiparadas s anteriores.

BETANHO, Luiz Carlos. Leis Penais Especiais e sua interpretao jurisprudencial. Editora Revista dos Tribunais, vol. 1. pg. 1124.

41

12. DA PRESCRIO
A prescrio dos crimes previstos na Lei Falimentar rege-se pelas disposies do Cdigo Penal e interrompida com a decretao da falncia, nos casos em que a contagem tenha sido iniciada com a concesso da recuperao judicial ou com a homologao da recuperao extrajudicial. (art. 111-117, CP)

Termo inicial da prescrio antes de transitar em julgado a sentena final


Art. 111. A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, comea a correr: I - do dia em que o crime se consumou; II - no caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa; III - nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia; IV - nos de bigamia e nos de falsificao ou alterao de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido. V - nos crimes contra a dignidade sexual de crianas e adolescentes, previstos neste Cdigo ou em legislao especial, da data em que a vtima completar 18 (dezoito) anos, salvo se a esse tempo j houver sido proposta a ao penal.

Termo inicial da prescrio aps a sentena condenatria irrecorrvel


Art. 112. No caso do art. 110 deste Cdigo, a prescrio comea a correr: I - do dia em que transita em julgado a sentena condenatria, para a acusao, ou a que revoga a suspenso condicional da pena ou o livramento condicional; II - do dia em que se interrompe a execuo, salvo quando o tempo da interrupo deva computar-se na pena.

Prescrio no caso de evaso do condenado ou de revogao do livramento condicional


Art. 113. No caso de evadir-se o condenado ou de revogar-se o livramento condicional, a prescrio regulada pelo tempo que resta da pena.

42

Prescrio da multa
Art. 114 - A prescrio opera-se em dois anos, quando a pena de multa a nica cominada, foi a nica aplicada ou a que ainda no foi cumprida. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)Art. 114. prescrio da pena de multa ocorrer: I - em 2 (dois) anos, quando a multa for a nica cominada ou aplicada; II - no mesmo prazo estabelecido para prescrio da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada. A

Reduo dos prazos de prescrio


Art. 115. So reduzidos de metade os prazos de prescrio quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentena, maior de 70 (setenta) anos.

Causas impeditivas da prescrio


Art. 116. Antes de passar em julgado a sentena final, a prescrio no corre: I - enquanto no resolvida, em outro processo, questo de que dependa o reconhecimento da existncia do crime; II - enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro. Pargrafo nico. Depois de passada em julgado a sentena condenatria, a prescrio no corre durante o tempo em que o condenado est preso por outro motivo.

Causas interruptivas da prescrio


Art. 117. O curso da prescrio interrompe-se: I - pelo recebimento da denncia ou da queixa; II - pela pronncia; III - pela deciso confirmatria da pronncia; IV - pela publicao da sentena ou acrdo condenatrios recorrveis; V - pelo incio ou continuao do cumprimento da pena; VI - pela reincidncia.

43

1. Excetuados os casos dos incisos V e VI deste artigo, a interrupo da prescrio produz efeitos relativamente a todos os autores do crime. Nos crimes conexos, que sejam objeto do mesmo processo, estende-se aos demais a interrupo relativa a qualquer deles. 2. Interrompida a prescrio, salvo a hiptese do inciso V deste artigo, todo o prazo comea a correr, novamente, do dia da interrupo.

Art. 118. As penas mais leves prescrevem com as mais graves.

Deve levar-se em conta, alm da prescrio pretenso punitiva, que ocorre antes de transitar em julgado a sentena final, (CP, art. 109), a da pretenso executria, que ocorre depois de transitar em julgado a sentena condenatria (CP, art. 110).

Art. 109. A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, salvo o disposto no 1 do art. 110 deste Cdigo, regula-se pelo mximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se: I - em vinte anos, se o mximo da pena superior a doze; II - em dezesseis anos, se o mximo da pena superior a oito anos e no excede a doze; III - em doze anos, se o mximo da pena superior a quatro anos e no excede a oito; IV - em oito anos, se o mximo da pena superior a dois anos e no excede a quatro; V - em quatro anos, se o mximo da pena igual a um ano ou, sendo superior, no excede a dois; VI - em 3 (trs) anos, se o mximo da pena inferior a 1 (um) ano.
o

Prescrio das penas restritivas de direito


Pargrafo nico. Aplicam-se s penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de liberdade.

Prescrio depois de transitar em julgado sentena final condenatria


44

Art. 110. A prescrio depois de transitar em julgado a sentena condenatria regula-se pela pena aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um tero, se o condenado reincidente.
o

A prescrio, depois da sentena condenatria com trnsito em julgado

para a acusao ou depois de improvido seu recurso, regula-se pela pena aplicada, no podendo, em nenhuma hiptese, ter por termo inicial data anterior da denncia ou queixa.

Como todo o processo de falncia sempre foi extremamente moroso, e dificilmente se conseguia o seu encerramento no prazo de 2 anos fixado pelo Art. 132, em seu 1, passou-se a entender que o prazo prescricional de 2 anos, somente comearia a correr da data em que deveria estar encerrada a falncia.

Da o STF, atravs da smula n 147 estabeleceu que " A prescrio de crime falimentar comea a correr da data em que deveria estar encerrada a falncia, ou do trnsito em julgado da sentena que a encerrar ou que julgar cumprida a concordata".

Significa dizer que a prescrio penal dos crimes falimentares da lei anterior ocorreria no mximo em quatro anos, aps a sentena que declarasse a quebra, sendo que a ao penal por crime falimentar s teria incio aps a sentena de encerramento da falncia.

Sentena de encerramento da falncia Incio da ao penal _|___________________________________________|_____________________________ 2 anos 2 anos Se ultrapassar os dois anos, segue a Smula 147 do STF. Sentena que declara a quebra

Se ultrapassar os dois anos, segue a sumula 147 do STF.

Alguns autores indicam que a smula do STF, criou hiptese do crime falimentar j nascer prescrito, pois durante o processo falimentar (aps os quatro anos) seria possvel o ru cometer novos crimes falimentares.

45

13. DOS EFEITOS DA CONDENAO

Os efeitos da condenao esto determinados pelo art. 181 da Lei 11 101/05, assim como pelos art. 91 e 92 do CP. Estes efeitos no incidem de forma automtica, dependero de expressa e fundamentada declarao do juiz na sentena. Estes efeitos da condenao possuem prazo de cinco anos, findos os quais cessam os efeitos e poder o condenado volver ao comrcio. Este prazo tem incio na data da sentena condenatria, via de regra, salvo os casos de reabilitao penal no qual o prazo poder ser menor.
Art. 181. So efeitos da condenao por crime previsto nesta Lei: I a inabilitao para o exerccio de atividade empresarial; II o impedimento para o exerccio de cargo ou funo em conselho de administrao, diretoria ou gerncia das sociedades sujeitas a esta Lei; III a impossibilidade de gerir empresa por mandato ou por gesto de negcio. 1 Os efeitos de que trata este artigo no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena, e perduraro at 5 (cinco) anos aps a extino da punibilidade, podendo, contudo, cessar antes pela reabilitao penal. 2 Transitada em julgado a sentena penal condenatria, ser notificado o Registro Pblico de Empresas para que tome as medidas necessrias para impedir novo registro em nome dos inabilitados.
o o

Efeitos genricos e especficos (Cdigo Penal).


Art. 91. So efeitos da condenao: I - tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime; II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito;

46

b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso. 1
o

Poder ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto

ou proveito do crime quando estes no forem encontrados ou quando se localizarem no exterior. 2


o o

Na hiptese do 1 , as medidas assecuratrias previstas na legislao

processual podero abranger bens ou valores equivalentes do investigado ou acusado para posterior decretao de perda.

Art. 92. So tambm efeitos da condenao: I - a perda de cargo, funo publica ou mandato eletivo, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Publica quando a pena aplicada for superior a quatro anos; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)I - a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo: a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica; b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos. II - a incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) III - a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso. Pargrafo nico. Os efeitos de que trata este artigo no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena.

47

14. DA REABILITAO PENAL

A reabilitao do falido apaga e extingue todas as incapacidades de carter legal, reintegrando o empresrio no estado em que se encontrava antes da quebra. Compreende a extino das responsabilidades civis e penais do falido. Existem duas hipteses de reabilitao: a) Civil: que ocorre quando por inexistncia de crime falimentar, o juiz da falncia profere sentena declarando extintas as obrigaes do falido. Esta ocorre nas seguintes situaes: - pagamento dos crditos; - rateio de mais de 50% do passivo, aps a realizao de todo o ativo, sendo facultado o depsito da quantia necessria para atingir essa percentagem; - decurso do prazo de 5 anos aps o encerramento da falncia se o falido no foi condenado por crime falimentar; - decurso do prazo de 10 anos aps o encerramento da falncia se houve condenao penal do falido, ou; - prescrio de todas as obrigaes anteriormente ao decurso dos prazos decadenciais de 5 ou 10 anos. b) Penal: ser necessria nos casos de condenao do falido por crimes falimentares. O pressuposto da reabilitao penal o transcurso do prazo de 2 anos, contados do trmino do cumprimento da pena. A petio da reabilitao penal ser dirigida ao juiz que proferir a condenao penal, que decidir aps a oitiva do Ministrio Pblico. Esta reabilitao regida pelos art 93 a 95, do Cdigo Penal.
48

Art. 93. A reabilitao alcana quaisquer penas aplicadas em sentena definitiva, assegurando ao condenado o sigilo dos registros sobre o seu processo e condenao. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1980-1988/L7209.htm -

art93
Pargrafo nico. A reabilitao poder, tambm, atingir os efeitos da condenao, previstos no art. 92 deste Cdigo, vedada reintegrao na situao anterior, nos casos dos incisos I e II do mesmo artigo.

Art. 94. A reabilitao poder ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execuo, computando-se o perodo de prova da suspenso e o do livramento condicional, se no sobrevier revogao, desde que o condenado: I - tenha tido domiclio no Pas no prazo acima referido; II - tenha dado, durante esse tempo, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado; III - tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de o fazer, at o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renncia da vtima ou novao da dvida. Pargrafo nico. Negada a reabilitao, poder ser requerida, a qualquer tempo, desde que o pedido seja instrudo com novos elementos comprobatrios dos requisitos necessrios.

Art. 95. A reabilitao ser revogada, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por deciso definitiva, a pena que no seja de multa.

49

15. DA PRISO PREVENTIVA

O inciso VI, pargrafo nico, do artigo 14 da Lei Falimentar prev como um dos elementos componentes da sentena declaratria da falncia a decretao de priso preventiva do falido ou dos representantes da sociedade falida, quando for o caso, e, claro, com fundamento em provas evidentes. O artigo 193 da mesma lei vem, ento, complementar aqueles termos e, assim, o juiz tem poderes bastantes para decretar a priso preventiva do falido, dos representantes da sociedade falida e de quaisquer outras pessoas que se sujeitem s penalidades previstas na Lei Falimentar, por terem praticado atos nessa esfera criminosa. A priso preventiva a que nos referimos pode ser ordenada pelo juiz quer de ofcio ou a requerimento do representante do Ministrio Pblico.

Conforme preleciona o artigo 311 do CPP, a priso preventiva decretada a qualquer momento do inqurito policial ou instruo criminal, em razo do requerimento do Ministrio Pblico ou do querelante. Mediante representao da autoridade policial ou mesmo de ofcio pelo juiz. A referida no tem prazo determinado para a sua durao, como ocorre na priso temporria. A regra, todavia, de que perdure, at quando seja necessrio, durante a instruo, no podendo, lgico ultrapassar eventual deciso absolutria, bem como o trnsito em julgado da deciso condenatria.

muito salutar respeitar a razoabilidade de sua durao, no podendo interpor os limites do bom senso e da necessidade efetiva para a instruo do processo. Semelhantemente a durao razovel do processo no que se refere ao mbito judicial e administrativo, garantindo-se a celeridade de sua tramitao, segundo o que hodiernamente dispe o artigo 5, inciso LXXVIII ad instar ao artigo 7 da EC n. 45/2004, deve-se alcanar a durao razovel da priso cautelar, enquanto princpio constitucional implcito.

50

A priso preventiva tem a finalidade de assegurar o bom andamento da instruo criminal, no podendo esta se prolongar indefinidamente, por culpa do juiz ou por atos procrastinatrios do rgo acusatrio. Se assim acontecer, configura constrangimento ilegal. Por outro lado, dentro da razoabilidade, havendo necessidade, no se deve estipular um prazo fixo para o trmino da instruo, como ocorria no passado, mencionando-se como parmetro o cmputo de 81 dias, que era a simples somatria dos prazos previstos no Cdigo de Processo Penal para que a colheita da prova se encerrasse. Atualmente, outros prazos passaram a ser estabelecidos pelas Leis 11.689/2008 e 11.719/2008, consistentes em 90 dias, para a concluso da formao da culpa no jri (art. 412, CPP) ou 60 dias, para a designao da audincia de instruo e julgamento no procedimento ordinrio (art. 400, caput, CPP), ou ainda de 30 dias, para a designao de audincia de instruo e julgamento no procedimento sumrio (art. 531, CPP). (NUCCI, 2011, p. 605).

Para melhor entender o pensamento de Nucci, retro analisada, tem-se que o procedimento sumrio o cerne que contribui para a celeridade da tramitao dos processos e caracterizado pela simplicidade. Tal rito, com j peculiar, auxilia na efetividade processual, enquanto direito fundamental da pessoa, institudo no artigo 5, inciso LXXVIII da Lei Maior.

A Lei 9.034/95, em seu art. 8, mencionou que a durao da instruo do ru preso, com base em crime previsto naquela Lei, deve ser de 81 dias. A despeito de todos esses prazos para a concluso da instruo, usa-se uma interpretao lgicosistemtico. Assim, segui-se o princpio geral da razoabilidade, seguindo pela maioria dos tribunais brasileiros.

Em suma, os prazos estabelecidos para a concluso dos atos de instruo devero ser seguidos. Contudo, os referidos so imprprios e no h nenhuma propriedade em manter o acusado preso quando ultrapassados.

Em outros termos, deve-se terminar, em nvel ideal, a instruo nos prazos fixados pela lei. Porm, havendo fundamento para que tal no se d, admite-se a prorrogao e, existindo priso cautelar, adota-se o princpio da razoabilidade. Cada caso concreto deve ser isoladamente, analisado. No se pode ter uma padronizao.
51

Exige a Carta Magna que toda a deciso seja fundamentada (art. 93, XI), haja vista que para a decretao da preventiva, indispensvel que o magistrado apresente suas razes para privar algum de sua liberdade. previsto igualmente no artigo 315 do Cdigo de Processo Penal. Esta fundamentao pode ser concisa, sem implicar nulidade ou constrangimento ilegal. Tendo em vista a necessidade da motivao da deciso judicial, salienta-se que so trs os requisitos para decret-la, conforme preleciona o artigo 312 do CPP (nova redao dada pela Lei n. 12.403, de 04 de maio de 2011):

a) garantia da ordem pblica; b) garantia da ordem econmica; c) convenincia da instruo criminal; d) garantia da aplicao da lei penal, quando houve prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria.

Salienta-se que com a nova redao do artigo 312 do CPP, a priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares.
Art. 312 do CPP. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares (art. 282, 4)

Art. 313 do CPP. Nos termos do art. 312 deste Cdigo ser admitida a decretao de priso preventiva: I nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a 4 (quatro) anos; II se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentena transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-lei, n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal;

52

III - se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia. Pargrafo nico. Tambm ser admitida a priso preventiva quando houver dvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta no fornecer elementos suficientes para esclarec-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade aps a identificao, salvo se outra hiptese recomendar a manuteno da medida.

Art. 314 do CPP. A priso preventiva em nenhum caso ser decretada se o juiz verificar pelas provas constantes dos autos ter o agente praticado o fato nas condies nos incisos I, II ou III, do caput do art. 23 do Decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal.

Art. 315 do CPP. A deciso que decretar, substituir ou denegar a priso preventiva ser sempre motivada.

Art. 316 do CPP. O juiz poder revogar a priso preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, bem como de novo decret-la, se sobrevierem razes que a justifiquem

A garantia da ordem pblica a hiptese e interpretao mais ampla e insegura na avaliao da necessidade da priso preventiva. justificvel, pois imprescindvel manter a ordem pblica na sociedade, a qual abalada pela pratica de um ato ilcito. visualizada pelo trinnimo gravidade da infrao, repercusso social e periculosidade do agente. A garantia de ordem econmica uma espcie do gnero anterior, impedindo que o agente fique impune. A convenincia da instruo criminal o motivo resultante da garantia de existncia do devido processo legal, due processo of Law, no seu aspecto procedimental, ao passo que a garantia de aplicao da lei penal significa assegurar a finalidade til do processo penal

Nucci profere que pode o juiz substituir a priso preventiva pela domiciliar quando o agente for: a) maior de 80 (oitenta) anos; b) extremamente debilitado por motivo de doena grave;

53

c) imprescindvel aos cuidados especiais de pessoa menor de 6 (seis) anos de idade ou com deficincia; d) gestante a partir do 7 (stimo) ms de gravidez ou sendo esta de alto risco.

Para que haja a substituio nos casos acima elencados, faz-se necessrio a prova idnea dos requisitos estabelecidos, conforme leciona o artigo 318, pargrafo nico do CPP.

54

16. CONCLUSO

Diante do que foi exposto, verifica-se que mesmo o legislador tendo endurecido quanto s penas, bem como a criao de novos delitos falimentares, dificilmente um empresrio em situao de falncia ou recuperao judicial ou extrajudicial, que venha praticar os crimes aqui mencionados, ser preso ou condenado pela pratica desses delitos, pois embora a norma jurdica esteja presente, h inmeros subterfgios que o falido atravs de uma boa acessria jurdica, poder se valer para evitar a priso ou at mesmo descaracterizar a conduta praticada, fazendo-se necessria, uma apurao rgida e criteriosa por parte da Autoridade Policial que presidir o inqurito policial, para no levar impunidade.

Verifica-se ainda que as condutas tpicas podero ser cometidas antes ou depois da decretao da falncia ou concesso da recuperao judicial ou extrajudicial, mas s podero ser consideradas como crime falimentar, se houver decretao da falncia ou concesso da recuperao judicial ou extrajudicial, caso contrrio, ou sero atpicas ou caracterizaro outros crimes que no os falncias.

A mudana das regras quanto aos prazos prescricionais, determinando a aplicao das regras do Cdigo Penal, foi uma opo muito boa do legislador, pois na lei anterior, aliada jurisprudncia do STF, o prazo mximo para a prescrio da pretenso punitiva era de quatro anos, aps a sentena de quebra, e a prescrio executria era de dois anos, qualquer que fosse a pena aplicada, o que sempre levava impunidade do falido que cometia crime falimentar. Hoje, a maior prescrio da pretenso punitiva de 12 anos, no caso da fraude falencial, cuja pena mxima em abstrato de seis anos, isso se no existir nenhuma causa de aumento de pena.

55

17. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

- ALMEIDA, Amador Paes de, Curso de falncia e recuperao de empresas / Amador Paes de Almeida. 26. ed. - So Paulo: Saraiva, 2012.

- COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial, volume 3: direito de empresa/ Fbio Ulhoa Coelho 12. ed.- So Paulo: Saraiva, 2012.

- Comentrios Lei de falncia e recuperao de empresas / coordenadores Paulo F. C. Salles de Toledo, Carlos Henrique Abro. 4.ed. rev. e atual. - So Paulo: Saraiva, 2012.

- Comentrios nova lei de falncia e recuperao de empresas : lei no. 11.101, de 09 de fevereiro de 2005 / 2009 Livro.

- FAZZIO, Jnio Waldo. Lei de falncia e recuperao de empresas/ Waldo Fazzio Jnior 6.ed. - So Paulo: Atlas, 2012.

- LIMA, Osmar Brina Corra; LIMA, Sergio Mouro Correa (Coord.) (Coord). Comentrios nova lei de falncia e recuperao de empresas: lei no. 11.101, de 09 de fevereiro de 2005. Rio de Janeiro: Forense, 2009. 1424 p. ISBN 9788530926977.

- NEGRO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa: volume 3 / Ricardo Negro. 6. ed. - So Paulo: Saraiva, 2011.

56

- NUCCI, Guilherme de Souza. Leis penais e processuais penais comentadas. 3. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. 1181 p. ISBN 9788520332283

- SALOMO, Heloisa Estellita (Coord.). Direito penal empresarial. So Paulo: Dialtica, 2001. 303 p. ISBN 9788575000168

57

S-ar putea să vă placă și