Sunteți pe pagina 1din 14

ndice

1.0 Introduo ................................................................................................................................. 1 2.0 Metodologia .............................................................................................................................. 2 3.0 Psitacose.................................................................................................................................... 3 3.1 Breve Historial da Ornitose ...................................................................................................... 3 3.2 Etiologia .................................................................................................................................... 3 3.3 Epidemiologia ........................................................................................................................... 4 3.4 Espcies atacadas ...................................................................................................................... 4 3.5 Sintomas.................................................................................................................................... 4 3.6 Forma da doena ....................................................................................................................... 5 3.6.2 Forma ornitsica .................................................................................................................... 6 3.7 Transmisso e sade pblica (Zoonose) ................................................................................... 6 3.8 Diagnostico ............................................................................................................................... 7 3.9 Achados ante-mortem ............................................................................................................... 7 3.10 Achados post-mortem ............................................................................................................. 8 3.11 Tratamento .............................................................................................................................. 9 3.12 Deciso sanitria ................................................................................................................... 11 3.13 Controlo e Preveno ............................................................................................................ 11 4. Constataes ............................................................................................................................. 12 5. Bibliografia ............................................................................................................................... 13

1 1.0 Introduo

A psitacose, tambm conhecida como ornitose, causada pela bactria Chlamydia psittaci; Essa doena caracteriza-se por um incio insidioso, sintomas brandos e no especficos, lembrando infeces de vias areas superiores, como a gripe, sendo uma doena de difcil diagnstico. Chama-se clamidiose aviaria, quando nas espcies de psitacdeos, e ou como ornitose quando ocorre em quaisquer outras espcies de pssaros. Doena de distribuio universal, ocorrendo em qualquer estao do ano. (OLIVEIRA, et al, 2008) Em situaes zoonticas, acomete, principalmente, indivduos que mantm contacto direto com aves e animais, a exemplo de trabalhadores em matadouros de aves, lojas de animais ou proprietrios de pssaros e outros animais domsticos, o que lhe d um carter de doena ocupacional nessas situaes. (MOSCHIONI, 2001) Os surtos esto associados a locais onde existam animais confinados, como zoolgicos e em situaes envolvendo transporte de animais. Infeces em crianas so raras. H relato da ocorrncia da doena grave em gestante, seguida de aborto, aps contacto com ovelha infectada. (OLIVEIRA, et al, 2008)

1.1 Objectivos

Geral

Fazer um estudo detalhado sobre a Ornitose, desde a etiologia, a epidemiologia, os sinais clinico e diagnstico e das formas de controlo e preveno.

Especifico

Identificar as medidas de preveno e controlo da ornitose Detalhar sobre alguns cuidados a ter com os animais assim como homem no combate a referida enfermidade Identificar alguns sinais clnicos para o diagnstico da ornitose Descrever os principais componentes/rgos observados ante e post-mortem.

2.0 Metodologia O presente trabalho resultado consultas bibliogrficas em livros e manuais e tambm consultas na internet e a sua posterior sntese e organizao da matria.

3 3.0 Psitacose

Psitacose tambm conhecida como Ornitose uma doena infecciosa causada por bactrias Chlamydia psittaci que infectam preferencialmente os psitacdeos, englobando os papagaios, periquitos, araras e rolas podendo eventualmente infectar o homem quando ele entra em contacto com animais portadores (CALNEK 1991). Outros nomes: Ornitose, psitacose, febre dos papagaios, e ou clamidiose

3.1 Breve Historial da Ornitose Esta doena, no inicio do seu conhecimento, foi designada por psitacose, por se supor que fosse doena privativa dos psitacdeos (Papagaios). Em virtude do conhecimento posterior dela atacar todas as aves ANDREWS e MILLES propuseram a designao de ornitose. (AMARAL e DAMBRS, 2012) Esta doena foi primeiramente registada em 1879 na Sua onde RITTER referiu sete casos de pneumonia no homem, coincidentes com uma importao de papagaio. S em 1929/1930 foi dedicada a esta doena especial ateno, quando surgiu, em vrios pases como doena transmissvel ao homem, tendo sido identificada nos E.U.A com 169 casos e 33 mortes. Em 1964 ainda houve 53 casos. (AMARAL e DAMBRS, 2012) Hoje esta doena est espalhada por toda parte, onde os perus de todas as idades so susceptiveis, mas a mortalidade maior nos jovens. endmica, mas pode torna-se epidrmica e esta sujeita presena de diversos germes de sada: estreptococos, Bacilos de Friedlander, etc. A doena transmitida pelo papagaio assume sempre, no homem, forma grave. (MOSCHIONI, 2001)

3.2 Etiologia O agente etiolgico da ornitose uma bactria intracelular que pertence ao gnero Chlamydia (Chlamydia psittaci). (CALNEK 1991).

4 3.3 Epidemiologia uma doena universal que ocorre em qualquer estao do ano. Acometem, principalmente, trabalhadores de matadouros de aves, lojas de animais ou proprietrios de pssaros como papagaios, periquitos, araras e rolas (grupo dos psitacdeos) e outras aves (galinhas, pombos, paves), nessas situaes a doena possui um carter ocupacional. Locais onde existam zoolgicos e situaes de transporte de animais esto mais suscetveis a surtos. (AMARAL e DAMBRS, 2012) Uma grande variedade de espcies de aves domsticas e silvestres susceptvel a doena. Algumas espcies de mamferos tambm podem ser afetadas, como caprinos e ovinos. Cerca de 130 espcies de aves j foram documentadas como hospedeiras da bactria. (MOSCHIONI, 2001) Os estresses decorrentes do cativeiro, do transporte, da postura, da superlotao e das infeces intercorrentes so importantes na ocorrncia dos surtos da doena. (OLIVEIRA, et al, 2008) 3.4 Espcies atacadas Em suma pode se dizer que a Ornitose ataca: quase todas as espcies de aves (psitacdeos papagaios, periquitos, araras e rolas galinhas, pombos, paves e muitas outras aves) e pequenos ruminantes (caprinos e ovinos) e at ao prprio Homem (Zoonose). (MOSCHIONI, 2001)

3.5 Sintomas O quadro sintomatolgico muito diverso, consoante a cuidado da infeco e a idade do doente, podendo haver uma forma hiperaguda, uma forma aguda e uma forma sub-aguda. (MELDAU, 2001) A forma hiperaguda rapidamente mortal e a sua sintomatologia resume-se em tristeza, inapetncia, penas eriadas e as vezes, diarreia, os animais morrendo em menos de 24 hora, sendo esta uma forma rara.

5 A forma aguda de sintomatologia igualmente vaga, de incio apresentando animal sonolento e abatido, depois surge febres altas ate 43, catarro nasal e ocular, com corrimento mucoso ou mucopurulento, conjuntivite, lacrimejamento e fotofobia (muito frequente em pombos como a bronquite), diarreia esverdeada ou cinzento-esbranquiado, que pode torna-se sanguinolento. Pouco a pouco o animal enfraquece, o emagrecimento cada vez mais acentuado e a morte sobrevm dentro de 8 a 10 dias. Um sintoma muito caracterstico nos pombos-correios a morte das crias no ninho entre os 14 e os 21 dias de idade. A forma Subaguda h predomnio dos sintomas respiratrios, aparecendo tosse, dispneia e corrimento nasal e ocular, mucopurulento. Nos perus muito caracterstico o aspecto cianosa da cabea. Nesta forma como a anteriormente referida, cerca de 50% dos doentes. (BIRCHARD, 1998)

3.6 Forma da doena GORET e BRION 1955 (citado por CALNEK, 1991) distinguem uma forma psitacsica e uma ornitsica: 3.6.1 Forma psitacosica Desenvolve-se um tipo hiperagudo, matando em algumas horas, depois de manifestaes comatosas. Um tipo agudo com anorexia, sonolncia, tremores, penas eriadas e asas pendentes incontinncia fecal, diarreia sorosa, esverdeada ou acinzentada com sangue, catarro culo-nasal, tosse e dispneia. Neste tipo h emagrecimento intenso, verdadeira fuso muscular e, s vezes, convulses, paralisias e morte em 8 a 10 dias. H ainda um tipo subagudo com sintomas atenuados e arrastados, e que termina pela morte, ou pela passagem ao estado crnico. (MELDAU, 2011)

6 3.6.2 Forma ornitsica No d, s vezes, qualquer sinal relevador. Mas, sob a influncia de causas diversas, como a fadiga, a subalimentao e sobretudo a carncia em tiamina, a doena exterioriza-se e provoca astenia, corpo em bola, tosse e respirao sibilante. (MELDAU, 2011) Os sinais oculares parecem ter um valor diagnstico especial; conjuntivite bilateral, com lacrimejamento, congesto da conjuntivite e inflamao, com leso da totalidade aparente do globo ocular, as infeces secundrias podem deformar e espessar as plpebras, tornando-lhes os bordos irregulares. (MOSCHIONI, 2001)

3.7 Transmisso e sade pblica (Zoonose)

A transmisso ocorre atravs da via aergena (inalao de p contaminado por fezes, secrees respiratrias, penas contaminadas com secrees dos animais doentes ou portadores), e tambm pelo contacto entre o bico da ave e a boca do proprietrio. (AMARAL, 2012) Os corpos elementares extracelulares infectados so eliminados nas secrees orais e ou nasais e nas fezes e podem sobreviver fora do hospedeiro por um ms ou mais. Pode ocorrer disseminao atravs de pratos de comida ou de poeira fecal aerossolizada. (BIRCHARD, 1998). Constitui uma zoonase, a cometendo especialmente os indivduos que esto em contacto directo com as aves. A contaminao ocorre quando o p das aves ou fezes infectadas inalado, bem como por meio de picada de uma ave infectada e, raramente, de uma pessoa para outra pessoa atravs de perdigotos. (CALNEK, 1991) O perodo de incubao dessa bactria, nos humanos, dura cerca de 4 semanas. Apos esse perodo, o portador apresenta febre arrepios, cansao, perda de apetite, alm de excesso de tosse, que inicial seca produzindo por consequncia um muco esverdeado. Esses pacientes podem tambm apresentar epistaxe e esplenomegalia, com quadro similar a de uma pneumonia atpica. A febre costuma durar 2 a 3 semanas, desaparecendo gradativamente. De acordo com a idade do

7 indivduo infectado e da extenso do tecido pulmonar acometido, a doena varia de grave a severa. (OLIVEIRA, et al, 2008) J nas aves, o perodo de incubao varia de 3 a 106 dias. O quadro clinico pode ser diferenciado em forma de serosa ou respiratria, digestiva ou na forma mista, donde os animais emagrecem, ficando caquticos e acabam morrendo, normalmente apresentando um quadro de paralisia em um a duas semanas. Pode ocorrer morte sbita sem que haja a apresentao de sinais clnicos. (AMARAL, 2012) Todas as aves abrigadas dentro do mesmo espao que umas aves infectadas (gaiola, viveiro ou gaiolas prximas) so consideradas expostas infeco e devem ser testadas. Os resultados dos testes devem ser interpretados pelo mdico veterinrio, juntamente com o histrico completo da ave, exame fsico e testes de laboratrio. (BIRCHARD, 1998).

3.8 Diagnostico O diagnostico clinico epidemiolgico e sorolgico realizado por meio de reaes de fixao de complemento e/ ou ELISA. A confirmao do diagnstico alcanada quando h presena de ttulos elevados em 4 vezes a fase aguda e a coalescncia obtidas no intervalo de 2 a 3 semanas entre cada coleta. (OLIVEIRA, et al, 2008) Nas aves o diagnostico normalmente feito por meio de quadro clinico apresentado pelos animais. Em doena aguda, geralmente observa-se alteraes nos exames de sangue. Por meio de exames radiogrficos, a esplenomegalia o achado mas comum. (BERCHIERI, 2000)

3.9 Achados ante-mortem Os achados devem ser normais nos portadores inaparentes, suspeita-se de clamidiose em aves com mau empenamento, perda de peso ou sinais de gastro-enteropatia ou doena respiratria. (ver anexo). O perfil bioqumico srico em uma doena aguda, geralmente se observa

8 leucocitose, frequentemente com >40.000 leuccitos/l, demonstrando heterofilia com desvio a esquerda, tambm encontra-se frequentemente monocitose relativa e linfcitos reativos. (MOSCHIONI, 2001) Radiograficamente a hepatoesplenomegalia a mais comum, podendo ser encontrada tambm uma nebulosidade difusa de sacos areos no caso de aerossaculite. (BERCHIERI, 2000) Figura 1: Sinais de uma ave com Psitacose durante a inspenco ante-mortem

Fonte: BERCHIERI, 2000

3.10 Achados post-mortem Infiltrado pulmonar difuso com reas extensas de consolidao alveolar A inspeno post-mortem da Psitacose nas aves feita mediante a observao da regio pulmonar dos animais. Os animais com Psitacose geralmente manifestam-se por serosa ou respiratria, digestiva, onde a bactria se aloja nos pulmes ou no tubo digestivo, causando a obstruo. Desta forma pode se encontrar alguns sinais da bactria nestes locais. (AMARAL, 2012)

9 Fig.2: Sinais de Psitacose em uma radiografia nos pulmes, na inspeno post-mortem

Fonte: BIRCHARD, 1998 Figura 3: Inspenco post-mortem. Figura 4: Estruturas de Chlamydia psittaci.

Fonte: BIRCHARD, 1998

Fonte: CALNEK 1991

3.11 Tratamento As tetraciclinas so os antibiticos mais efetivos contra Chlamydia. (BIRCHARD, 1998) As raes com clortetraciclina, conseguindo-se uma concentraro sangunea teraputica de 1g/ml por 4 dias, constitui o tratamento oficialmente aprovado mais comum. Encontram-se

10 comercialmente disponveis sementes impregnadas com clortetraciclina e raes peletizadas ou pode se preparar uma mistura cozida com clortetraciclina 1%. Reduza o clcio diettico para 0,7% da dieta, pois o clcio interfere na absoro da clortetraciclina. No entanto, esse regime de tratamento pode no ser efetivo devido m aceitao dessas misturas alimentares. As infeces micticas ou bacterianas entricas secundariam devidas alterao da flora intestinal normal constituem um problema comum. (BIRCHARD, 1998) A doxiciclina parece ser mais clinicamente efetiva que a clortetraciclina. Ela s se encontra disponvel em uma forma oral ou endovenosa nos Estados Unidos. No se deve injetar a forma endovenosa na forma intramuscular ou subcutaneamente. (AMARAL, 2012) Administre a forma oral da doxiciclina uma dose de 25mg/kg, a cada 12 horas, ou de 50mg/kg, a cada 24horas, por 45 dias, se tolerar-se essas dosagens sem vmito. (BIRCHARD, 1998) Terapia suporte com fluidoterapia, alimentao forada e calor, bem como antibitico terapia, se encontrar uma infeco bacteriana secundaria. (ANGELO, 2000) Figura 4: Frmacos usados para o tratamento e controlo da Psitacose nas aves

Fonte: ANGELO, 2000

11 3.12 Deciso sanitria A Psitacose (Clamidiose aviar), considerada em Moambique e no mundo todo, como sendo uma doena de controlo obrigatrio, segundo o artigo 81, de B. R Moambique de Diploma Ministerial 219/2002 de 5 de Dezembro: As doenas de Declarao Obrigatria, constantes no anexo I do presente Regulamento (B312), so de declarao imediata e obrigatria, constituindo dever de qualquer cidado participar Autoridade Veterinria ou administrativa da rea de jurisdio mais prxima, o aparecimento de qualquer anormalidade no estado de sade dos animais. Segundo o artigo 85., do captulo V (Inspeco sanitria da criao mida e da caa), todas as aves que na inspenco ante ou post-mortem, forem reconhecidas doentes ou suspeitas de o estarem quanto a tuberculose, infeco diftrico-variolica, Psitacose-ornitose, sero reprovadas totalmente e destrudas.

3.13 Controlo e Preveno

Eliminao das fontes infecciosa nos locais com aves domsticas infectadas pode-se eliminar ou trata-las e fazer a desinfeco local, vigilncia adequada de granjas, avirias e locais de venda desses animais, regularizar a importao, criao e transporte de aves, manter os animais em quarentena, utilizao de antibiticos ou quarentena desses animais, quando necessrio, educao em sade pblica para alertar a populao sobre os riscos de exposio aos reservatrios, tratar ou eliminar aves infectadas. O corpo do animal acometido deve ser submetido a desinfeco antes de a eliminao identificar a procedncia das aves infetadas. (ANGELO, 2000)

12 4. Constataes

Durante a realizao deste presente trabalho, constatou-se que, a aquisio de animais exticos, como as aves, para diferentes finalidades envolve sempre um risco da importao de agentes etiolgicos de zoonoses, inclusive a Psitacose. A preveno e o controle da Psitacose d-se na correta vigilncia de locais onde se encontram as aves, j que elas so os principais hospedeiros da bactria Chlamydia psittaci. Portanto, deve-se regulamentar a importao, criao e transporte de aves e tambm educar em sade pblica a populao que entra em contato direta ou indiretamente com esses animais. Quando a Psitacose diagnosticada em aves, deve-se tratar ou descartar os animais contaminados a fim de evitar o contgio entre pessoas ou at mesmo outros animais. Constatou-se ainda que a psitacose, uma doena zoontica, pelo que pode se transmitir do animal para o Homem, assim sendo, oferece um risco maior para os criadores e os trabalhadores de matadouros por estarem em contacto directo com as aves diariamente.

13 5. Bibliografia

AMARAL, C. dos Santos e DAMBRS, H. P. Psitacose. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012 ANGELO, B,Jr., MARCOS, M. DOENAS DAS AVES, Editora facta, 2000. BIRCHARD, S.J., SHERDING, R.G. CLINICA DE PEQUENOS ANIMAIS, Manual Saunders, editora Roca, p.1406-08, 1998. BRASIL. Ministrio da Sade. Doenas infecciosas e parasitrias. 6 Edio revisada. Braslia: Ministrio da Sade, 2005. CALNEK, B.W., JOHN, B.H., BEARD, C.W., REID, W.M., YODER, H.W. DISEASES OF POULTRY, ninth edition, Chlamydiosis (Ornithosis), cap. 14, p.311-25, 1991. GUIA BRASILEIRO DE VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA, 1998. MOSCHIONI, Cristiane. et al.; Pneumonia grave por Chlamydia psittaci. J Pneumol; 27(04): 219 222, julho/agosto de 2001. MELDAU, Dbora Carvalho. Psitacose. Infoescola. www.infoescola.com.br, acesso em 27 de Abril de 2013 2011, disponvel em

OLIVEIRA, et al. Clamidiose (psitacose), revista cientfica electrnica de medicina veterinria de gara, Editora FAEF, Brasil, 2008 B R . Decreto 26/2009 Regulamento de sanidade Animal. Imprensa Nacional de Moambique, 2009

S-ar putea să vă placă și