Sunteți pe pagina 1din 3

A SUBLIMAO DO MERCRIO

Sublimao do mercrio feita pela via hmida para a Obra de Alberto o Grande descrita em Les Compos des Composs, Arch, Milano, pginas 51 a 93 e para a de Artephius em Le Livre Secret Du Tres ancien Philosophe Artephius, traintante de l'Arte ocuclte & de la pierre Philosofale: Numa escudela de barro ou de ao inoxidvel, misturai intimamente com uma colher tambm de ao inoxidvel, 400 g de vitrolo de Marte ou de Vnus cannico eflorescido ao Sol e reduzido a p fino num almofariz, 200 g de sal comum decrepitado e reduzido tambm a p fino e 200 g de sulfureto natural de mercrio (cinbrio), bem modo e passado por uma peneira de 60 linhas por centmetro ou 120 por polegada. As propores no so crticas e podereis vari-las at obterdes o melhor resultado dependendo da qualidade do mineral utilizado. Se no conseguirdes cinbrio natural de boa qualidade, como algum proveniente das minas de Almaden em Espanha, para fim experimental, podereis fazer um Etope mineral. O Etope mineral pode fazer-se da seguinte maneira: deitai, primeiro, num almofariz de vidro Pirex ou de porcelana 60 g de enxofre e, por cima deste, 100 g de azougue comum. Misturai e moei muito bem at que o enxofre absorva completamente o mercrio, o composto fique negro e no se vejam vestgios de mercrio. Deitai esse amlgama de azougue e enxofre numa soluo aquosa de potassa custica num matrs de 500 ml ou 1 litro e aquecei at temperatura de 60 durante algumas horas. Obtereis, assim, um cinbrio artificial de uma bela cor vermelho vivo, chamado vulgarmente vermelho que antigamente era usado na pintura. Despejai o lquido por decantao lavai-o bem com gua e secai-o numa cpsula de porcelana a uma temperatura de 40 ou 50 C. Depois de tudo muito bem misturado, por meio de um funil de boca larga, deitai a matria numa cucrbita cnica de 2 ou 3 litros e colocai-a numa escudela, em banho de areia, num fogo a gs. Colocai-lhe um capitel e um recipiente de 500 ml com respirador, aplicando silicone em todas as junturas. De incio, regulai o fogo para que o composto comece a suar, e depois, aumentai-o lentamente, para que destile gota a gota. Quando no destilar mais nada, aumentai o fogo para cerca de 300 C, para que a matria comece a sublimar. Podereis retirar o capitel e colocar uma rolha de borracha por cima da boca da cucrbita sem a tapar completamente, regulando assim, a entrada de ar. Vereis, ento, flutuando, no interior da cucrbita, pequeninos flocos de sublimado que um alquimista ibrico, na "sua" dita obra, chamou "Pombas de Diana" e se depositaro, depois, na superfcie do composto, formando uma camada branca como a neve.

Continuai sempre, com o mesmo regime de calor, at que no vejais aumentar mais a espessura da camada de sublimado. Ento parai e desligai o fogo. Se o mercrio comear a sublimar nas paredes da cucrbita, diminu a intensidade do fogo. No devereis respirar os vapores que exalam pelo respirador do recipiente ou pela abertura da cucrbita, porque so extremamente txicos. Por isso, esta operao ter de ser executada num local muito bem ventilado. No recipiente, encontrareis uma gua que uma mistura de esprito de sal de fraca graduao e vestgios de mercrio sublimado. Rejeitai-a. Retirai o capitel com o alambique ainda morno se no o retirastes na fase anterior. Pegai na cucrbita pelo colo e rodai a base lateralmente por cima da palma da mo, sacudindo-a lentamente, para que a camada de sublimado se desprenda do caput. Depois, inclinai a cucrbita e deitai o sublimado solto numa escudela. Guardai-o num frasco de boca larga bem fechado e identificado.

Mercrio sublimado

Com muita cautela, para no partirdes a cucrbita, com uma colher de madeira de cabo comprido, retirai o caput, rejeitando-o tambm. Repeti a operao, at obterdes todo o sublimado que necessitardes. Se o sublimado tiver ainda algumas impurezas de caput, voltai a sublim-lo, da mesma maneira, com a mesma quantidade de vitrolo e sal. Retirai-o pelo mesmo processo, com muita cautela. Guardai-o juntamente com o outro, num frasco de boca larga, bem fechado e bem identificado, pois trata-se de um veneno muito violento, bem conhecido pelos antigos alquimistas e espagiristas: o sublimado corrosivo ou bicloreto de mercrio. A propsito desta operao, no queremos deixar de vos dizer algo sobre este sublimado de mercrio, sob o ponto de vista alqumico.

Tivemos oportunidade de contactar pessoalmente com um alquimista muito conhecido no seu pas, por ter escrito diversos livros sobre alquimia e a "sua" obra em especial, nos quais a descreve alegoricamente sem fazer praticamente nenhuma referncia espagrica (qumica) s matrias e ao modus operandi, dificultando, assim a sua compreenso mesmo queles que tenham bastantes conhecimentos da Arte. Digamos que este artista, pelo menos nos livros que ns lemos no foi muito "caridoso". Esta operao, sob o ponto de vista qumico, nada tem de especial, pois trata-se de uma destilao e sublimao onde o vitrolo (sulfato), por aco do calrico, reage com o sal comum (cloreto) libertando cloro que, por sua vez, actua sobre o sulfureto (cinbrio) formando um bicloreto de mercrio que, por ser voltil quela temperatura, se sublima e deposita no interior da cucrbita por cima do composto. Alm desta primeira sublimao, e baseado no que diz Filaleto no seu tratado Entrada Aberta ao Palcio Fechado do Rei sobre a purificao do mercrio filosfico, este artista, recomenda sublimar sete vezes o "Azoth", semelhana do que relata Filaleto na sua obra. Ao contrrio das razes invocadas por Filaleto e Flamel para a purificao e sublimaes ou destilaes (pelo menos sete) do mercrio filosfico, no entendemos a razo prtica das sete sublimaes do tal "Azoth". O bicloreto de mercrio, com as posteriores sublimaes recomendadas, na nossa opinio, no se purifica mais nem melhora em qualidade, bem pelo contrrio, em cada sublimao h sempre uma perda de material, de trabalho de tempo e despesa. Com isto, apenas quisemos demonstrar-vos que, na nossa Arte, tambm necessrio conhecer qumica (espagria) para no confundir as coisas.
Rubellus Petrinus

S-ar putea să vă placă și