Sunteți pe pagina 1din 6

AUDIO

ANATOMIA DA ORELHA
O rgo responsvel pela audio a orelha (antigamente denominado ouvido), tambm chamada rgo vestbulo-coclear ou estato-acstico. A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Alm da funo de ouvir, o ouvido tambm responsvel pelo equilbrio. A orelha est dividida em trs partes: orelhas externa, mdia e interna (antigamente denominadas ouvido externo, ouvido mdio e ouvido interno).

ORELHA EXTERNA
A orelha externa formada pelo pavilho auditivo (antigamente denominado orelha) e pelo canal auditivo externo ou meato auditivo.

Todo o pavilho auditivo (exceto o lobo ou lbulo) constitudo por tecido cartilaginoso recoberto por pele, tendo como funo captar e canalizar os sons para a orelha mdia.

O canal auditivo externo estabelece a comunicao entre a orelha mdia e o meio externo, tem cerca de trs centmetros de comprimento e est escavado em nosso osso temporal. revestido internamente por plos e glndulas, que fabricam uma substncia gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera. Tanto os plos como o cerume retm poeira e micrbios que normalmente existem no ar e eventualmente entram nos ouvidos. O canal auditivo externo termina numa delicada membrana - tmpano ou membrana timpnica firmemente fixada ao conduto auditivo externo por um anel de tecido fibroso, chamado anel timpnico.

ORELHA MDIA
A orelha mdia comea na membrana timpnica e consiste, em sua totalidade, de um espao areo a cavidade timpnica no osso temporal. Dentro dela esto trs ossculos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo. Esses ossculos encontram-se suspensos na orelha mdia, atravs de ligamentos.

O cabo do martelo est encostado no tmpano; o estribo apia-se na janela oval, um dos orifcios dotados de membrana da orelha interna que estabelecem comunicao com a orelha mdia. O outro orifcio a janela redonda. A orelha mdia comunica-se tambm com a faringe, atravs de um canal denominado tuba auditiva (antigamente denominada trompa de Eustquio). Esse canal permite que o ar

penetre no ouvido mdio. Dessa forma, de um lado e de outro do tmpano, a presso do ar atmosfrico igual. Quando essas presses ficam diferentes, no ouvimos bem, at que o equilbrio seja restabelecido.

ORELHA INTERNA A orelha interna, chamada labirinto, formada por escavaes no osso temporal, revestidas por membrana e preenchidas por lquido. Limita-se com a orelha mdia pelas janelas oval e a redonda. O labirinto apresenta uma parte anterior, a cclea ou caracol - relacionada com a audio, e uma parte posterior - relacionada com o equilbrio e constituda pelo vestbulo e pelos canais semicirculares.

A cclea um aparelho membranoso formado por tubos espiralados.

O diagrama da seco transversal (ao lado) mostra que a cclea composta por trs tubos individuais, colados um ao lado do outro: as escalas ou rampas timpnica, mdia ou coclear e vestibular. Todos esses tubos so separados um do outro por membranas. A membrana existente entre a escala vestibular e a escala mdia to fina que no oferece obstculo para a passagem das ondas sonoras. Sua funo simplesmente separar os lquidos das escalas mdia e vestibular, pois esses tm origem e composio qumica distintas entre si e so importantes para o adequado funcionamento das clulas receptoras de som. Por outro lado, a membrana que separa a escala mdia da escala timpnica chamada membrana basilar uma estrutura bastante resistente, que bloqueia as ondas sonoras. Essa membrana sustentada por cerca de 25.000 estruturas finas, com a forma de palheta, as quais se projetam de um dos lados da membrana e aparecem ao

longo de toda a sua extenso as fibras basilares. As fibras basilares prximas janela oval na base da cclea so curtas, mas tornam-se progressivamente mais longas medida que se aproximam da poro superior da cclea,. Na parte final da cclea, essas fibras so aproximadamente duas vezes mais longas do que as basais. Na superfcie da membrana basilar localiza-se o rgo de Corti, onde h clulas nervosas ciliares (clulas sensoriais). Sobre o rgo de Corti h uma estrutura membranosa, chamada membrana tectrica, que se apia, como se fosse um teto, sobre os clios das clulas sensoriais.

Cclea rgo de Corti

1- escala ou rampa mdia ou coclear 2- escala ou rampa vestibular 3- escala ou rampa timpnica 4- gnglio espiral 5- nervo coclear (partindo da membrana basilar)

O labirinto posterior (ou vestibular) constitudo pelos canais semicirculares e pelo vestbulo. Na parte posterior do vestbulo esto as cinco aberturas dos canais semicirculares, e na parte anterior, a abertura para o canal coclear. Os canais semicirculares no tm funo auditiva, mas so importantes na manuteno do equilbrio do corpo. So pequenos tubos circulares (trs tubos em forma de semicrculo) que contm lquido e esto colocados, respectivamente, em trs planos espaciais (um horizontal e dois verticais) no labirinto posterior, em cada lado da cabea. No trmino de cada canal semicircular existe uma vlvula com a forma

de uma folha - a crista ampular. Essa estrutura contm tufos pilosos (clios) que se projetam de clulas ciliares semelhantes s maculares. Entre os canais semicirculares e a cclea est uma grande cavidade cheia de um lquido chamado perilinfa - o vestbulo. No interior dessa cavidade existem duas bolsas membranceas, contendo outro lquido a endolinfa: uma pstero-superior, o utrculo, e uma ntero-inferior, o sculo. Tanto o utrculo quanto o sculo contm clulas sensoriais agrupadas em estruturas denominadas mculas. Clulas nervosas da base da mcula projetam clios sobre uma massa gelatinosa na qual esto localizados minsculos grnulos calcificados, semelhantes a pequenos gros de areia - os otlitos ou otocnios. O utrculo e o sculo comunicam-se atravs dos ductos utricular e sacular.

S-ar putea să vă placă și