Sunteți pe pagina 1din 4

HISTRIA DO CRISTIANISMO I

Prof. Wanderley Pereira da Rosa Lio 09

O NONO SCULO: O RENASCIMENTO CAROLNGIO

I. O CONTEXTO

1. Poltico

Encerramos o contexto poltico da lio anterior narrando a coroao de Carlos Magno (rei dos Francos carolngio) como Imperador pelo Papa Leo III no natal do ano 800. Nascia assim, o Santo Imprio Romano, tambm conhecido como Imprio Franco ou Imprio Carolngio. Carlos Magno procurou reformar a Igreja e a sociedade. Agiu contra o misticismo excessivo proibindo o surgimento de novos santos. Ordenou que os leigos decorassem o Pai-Nosso e o Credo na lngua do povo e que se confessassem uma vez por ano e que observassem as horas de orao durante o dia, marcadas pelo bater dos sinos. Instituiu o descanso dominical obrigatrio, passou a cobrar o dzimo como imposto e ordenou que a pregao fosse feita em linguagem simples. Contudo, o cristianismo no era a religio dos pobres, mas da classe dominante. A opo por concepes pags era o protesto silencioso da classe humilde. Com as conquistas rabes, o Mediterrneo deixou de ser domnio cristo e, conseqentemente, cessou o comrcio com o Oriente. No tempo de Carlos Magno o dinheiro deixou de circular. Cada regio tinha de sobreviver por si produzindo tudo. A terra se tornou a principal fonte de riqueza. Surge assim, o sistema feudal. O Feudalismo caracterizou-se como um sistema de hierarquia baseada na posse de terras, em que cada senhor feudal, recebia homenagens de seus vassalos, enquanto tambm prestavam homenagem a um superior. Com o passar do tempo o sistema feudal se tornou hereditrio. Criou-se uma gigantesca teia de compromissos, lealdades, juramentos etc. O resultado foi a fragmentao poltica e econmica da Europa Ocidental, e a decadncia de diversas monarquias, que dificilmente podiam exercer autoridade.

Isto afetou a vida da igreja. Os bispados e suas terras tambm viraram feudos (como no podiam casar, as terras no passavam para filhos). O mesmo valia para abades e abadesas que chegaram a possuir enormes extenses de terras e milhares de vassalos.

II. IGREJA

1. Expanso

Carlos Magno foi importante tambm para a expanso do Cristianismo com a conquista dos saxes que ocupavam a regio nordeste da Alemanha entre 772 d.C. e 804 d.C. princpio fora, depois atravs de bispados e mosteiros introduziu-se o cristianismo. Misso para Carlos Magno era uma espcie de guerra santa. Vemos isso em sua luta de 30 anos contra os saxes. Em 782 d.C., 4.500 saxes foram executados por no quererem se submeter a Cristo, isto , a Carlos. Aps sua morte um missionrio chamado Anscrio (801-865 d.C.) penetrou na Dinamarca em 826 d.C.. Em 829 d.C. e 830 d.C. trabalhou na Sucia. Em 831 d.C. foi nomeado arcebispo de Hamburgo com jurisdio sobre a Dinamarca, Noruega e Sucia. S mais tarde deu-se a plena cristianizao da Escandinvia. Em 864 d.C. o rei Blgaro Bris (852-884 d.C.) foi batizado. Os irmos Cirilo e Metdio, naturais de Tessalnica, foram os mais notveis missionrios entre os eslavos. Foram enviados em 864 d.C.. Cirilo inventou uma escrita eslava que se tornou a base para o atual alfabeto russo e comeou a traduzir os evangelhos. Tiveram grande xito na Morvia. Da o Cristianismo passou Bohemia, no fim do sculo IX. 2. Doutrina

Outra contribuio de Carlos Magno foi no campo do saber, conhecido como Renascimento Carolngio. As escolas mais importantes desta poca estavam na Inglaterra. Carlos Magno mandou buscar a Alcuno (735-804 d.C.). Este foi o principal auxiliar do Imperador na obra de promoo de um verdadeiro renascimento da cultura clssica e bblica, a qual atribuiu ao reinado um brilho jamais visto antes. Outros nomes

importantes neste reavivamento cultural so os de Paulo, o dicono um lombardo e Beda. Com o aumento da cultura, veio a discusso teolgica. Dois espanhis comearam a pregar o adocianismo. Em 792 d.C. e 794 d.C., por influncia de Carlos Magno, foram condenados. Tambm em 794 d.C., Carlos Magno conseguiu que fossem condenadas as decises do 7 Conclio Geral 0 2 de Nicia rejeitando a venerao dos cones. Nisto no foi apoiado pelo Papa. Em 809 d.C., num Snodo em Aachen, o Imperador aprovou a adio feita pelos espanhis em 589 d.C. da clusula FILIOQUE ao Credo Niceno. Filioque = e do Filho. O Esprito Santo procede do Pai e do Filho. A Igreja Oriental reagiu indignada. Acusaram-se mutuamente de heresia (estava em jogo maneiras diferentes de se entender a Trindade). O Papa no queria tomar partido. Ento, parou de usar o Credo Niceno e ressuscitou o Smbolo Romano que passou a ser chamado de Credo dos Apstolos. Por esta razo o mais usado at hoje por catlicos e protestantes. Esta clusula (FILIOQUE) vai se tornar a principal discusso no rompimento definitivo entre o Ocidente e o Oriente em 1054 d.C.

Em 831 d.C. o monge Radberto escreve Do Corpo e do Sangue do Senhor. Dizia ele que na hora da consagrao o po e o vinho se transformavam no Corpo e no Sangue do Senhor. Neste perodo os mais estudiosos encararam como um exagero. Mas, pouco depois comearam a falar em mudana de substncia, por fim, no sculo XIII, o 4 Conclio de Latro (1215 d.C.) promulgou a doutrina da Transubstanciao. Por volta de 845 d.C. o monge Gotescalco, aps estudar as obras de Agostinho, declarou que a Igreja estava distante dos ensinos do grande telogo. Em 848 d.C. foi condenado como herege e passou os 20 anos seguintes em priso monstica. Esta questo representava o recomeo da velha luta entre o agostinianismo radical e o agostinianismo modificado, que se tornara a teoria concretamente adotada por grande parte da Igreja. Na Igreja medieval no havia mais espao para o pensamento agostiniano acerca da graa e predestinao.

3. Cisma

O Cisma importante neste sculo o chamado Cisma de Fcio. Fcio foi Patriarca de Constantinopla entre 858 d.C. e 867 d.C., e entre 878 d.C. e 886 d.C.. Foi ele quem

acusou a Igreja Ocidental de heresia por haver includo a clusula Filioque no Credo, permitir o jejum no sbado, usar leite, manteiga e queijo durante a Quaresma, exigir o Celibato dos Sacerdotes e restringir aos Bispos o direito de administrar a confirmao. Em 867 d.C. Fcio presidiu um Snodo em Constantinopla que condenou o Papa. O Papa Nicolau I, de Roma, no conseguiu impor sua autoridade sobre a Igreja Oriental. O episdio s serviu para aumentar a desconfiana entre Oriente e Ocidente, a qual levaria, por fim, em 1054 d.C., completa separao entre as duas igrejas.

S-ar putea să vă placă și