Sunteți pe pagina 1din 6

MANUAL TCNICO Amanco Ramalfort

Desenho e Dimenses

Figura 1

Os tubos Amanco Ramalfort foram desenvolvidos para conduo de gua no trecho compreendido entre o ponto de derivao da rede de distribuio de gua e o kit cavalete (hidrmetro) de uma residncia.

Tabela 1

DN Cor Preto 15,4 20 2,3 50 100 D (mm) d (mm) e (mm) A (m)

20 Azul 15,4 20 2,3 50 100 50 26 32 3,0

32 Preto Azul 26 32 3,0 100 50

Aplicao
Execuo de sistemas de ramais prediais de gua, compreendidos entre a rede de distribuio de gua e o hidrmetro da residncia. Execuo de redes de ramais de condomnios.

Peso (g) 122,5 145,0 121,0 143,5 261,0 285,0 257,7

1. CARACTERSTICAS TCNICAS
Matria Prima: Polietileno PE 80 Cores: Preto ou Azul Tubos Ponta Ponta Bobinas de 50 e 100 m Dimetros: DN 20 e DN 32 Presso de Servio 1,0 MPa temperatura de 30C Normas de Referncia: - ABNT NBR 8417/1997 - Sistemas de ramais prediais de gua - Tubos de Polietileno PE Requisitos (especificao para tubos na cor Preta). - SABESP NTS 048 - Tubos de Polietileno para ramais (especificao para tubos na cor Azul).

2. BENEFCIOS DA SOLUO AMANCO RAMALFORT


Instalao rpida e fcil. Reduo do nvel de perda de gua no sistema. Longa durabilidade. Melhor desempenho hidrulico: Os tubos Ramalfort apresentam excelente desempenho hidrulico devido s suas partes internas lisas, o que reduz a perda de carga distribuda. Facilidade no transporte e na operao por serem tubos leves e flexveis. Elevada resistncia qumica. Grande flexibilidade: O tubo Amanco Ramalfort se adapta a qualquer topografia e absorva as tenses provocadas por esforos externos.

Rev: Out/08

LIGAO DE GUA - 1/6

MANUAL TCNICO
3. TIPOS DE CONEXO
(DANIELETTO, 2007)

Os tubos Amanco Ramalfort podem ser unidos atravs de dois tipos de juntas: soldveis e mecnicas.
* Obs: Adesivos plsticos no podem ser utilizados para unir tubos de polietileno.

A) JUNTA SOLDVEL
A junta soldvel pode ser feita por eletrofuso ou termofuso. O princpio dessa junta elevar a temperatura das peas, fundindo as partes em contato, tal que promova a interao molecular e unio das mesmas, formando uma nica pea. A regio soldada deve ser protegida contra intempries.

Termofuso Solda de Topo


A solda por termofuso a forma mais tradicional e utilizada de soldagem de tubos de polietileno, sendo aplicada em geral para tubos com DE 63 mm. No procedimento, os tubos e conexes a serem soldados so presos horizontalmente por abraadeiras. Atravs de uma unidade de comando, movem-se no sentido de pressionar um material contra o outro topo a topo, por isso a denominao de Solda de Topo. Nas extremidades unidas forma-se um cordo de solda interno e outro externo.

Figura 2 (Fonte: DANIELETTO, 2007) Figura 3 (Fonte: DANIELETTO, 2007)

Eletrofuso
A solda por eletrofuso apresenta grande segurana e facilidade de instalao por sua execuo praticamente toda automatizada, minimizando possveis erros operacionais. indicada para tubos de polietileno com DE < 160 mm. No procedimento, a bolsa dos tubos/conexes possui uma resistncia eltrica espiral incorporada, cujas extremidades so conectadas a terminais localizados na parte externa da pea, e quando submetida a uma intensidade de corrente eltrica por um determinado perodo, geram calor e promovem a unio das peas.

Figura 4 (Fonte: DANIELETTO, 2007)

Rev: Out/08

LIGAO DE GUA - 2/6

MANUAL TCNICO
B) JUNTA MECNICA
Existe grande variedade de peas com junta mecnica para tubos de polietileno, sendo que as conexes de presso so as mais conhecidas e utilizadas para ligao de ramal predial. O procedimento consiste de uma bolsa onde o tubo introduzido, fazendo-se a vedao por anel de borracha oring (Figura 5). A conexo morde o tubo atravs de uma garra com capacidade de travamento para resistir ao esforo de trao quando submetido presso do ramal de gua. uma alternativa de fcil instalao, principalmente em manuteno do sistema. Por serem auto-travadas, no necessitam de ancoragem, adequando-se naturalmente s condies do terreno.

Figura 5 (Fonte: DANIELETTO, 2007)

4. RECOMENDAES PARA INSTALAO EM VALAS DE ACORDO COM NBR 8417/1997 E NTS 164/2002
A execuo do ramal predial com os tubos Amanco Ramalfort deve obedecer ao projeto executivo e demais informaes tcnicas. Durante toda a execuo de instalao, o local deve ser mantido limpo e aps concluda a recomposio do pavimento deve ser efetuada a limpeza final e todo o entulho removido do local.

4.1 Abertura da Vala


A instalao dos tubos Amanco Ramalfort deve ser iniciada com a abertura da vala no local da rede de abastecimento onde ser conectado o ramal, tomando-se o cuidado com as tubulaes j assentadas. As dimenses da vala no ponto da rede onde sero instalados os tubos Amanco Ramalfort variam em funo da situao da rede existente, sendo que a largura da vala do ramal deve ser a mnima possvel, visando restringir a ao de cargas sobre o tubo. A vala no deve exceder a largura de 0,30 m e a profundidade, no caso de vias pavimentadas, deve ter no mnimo 0,50 m de cobrimento sobre o tubo do ramal. No caso de vias no pavimentadas a profundidade deve ter, no mnimo, 0,70 m. O comprimento da vala determinado em funo da distncia entre a localizao da rede de gua e o local de instalao do tubo Amanco Ramalfort (Unidade de Medio e Controle ou Cavalete).

Figura 6 (FONTE: NTS 164/2002)

4.2 Escoramento da Vala


As valas com profundidades superiores a 1,25 m devem obrigatoriamente ser escoradas com estruturas dimensionadas para esse fim, com objetivo de manter sua estabilidade.

Rev: Out/08

LIGAO DE GUA - 3/6

MANUAL TCNICO
4.3 Montagem do Amanco Ramalfort
O tubo Amanco Ramalfort deve ser montado desde a rede de distribuio at a unidade de medio e controle (UMC) ou o kit cavalete da residncia. Passo 1 Instale o t de servio ou colar de tomada na tubulao de distribuio de gua, conforme Figura 7, seguindo orientaes do fabricante das peas. Passo 6 Assente o tubo na vala, sobre uma base de 15 cm de areia isenta de pedras ou material ponteagudo (ver Figura 14). Passo 7 Ligue uma extremidade do Amanco Ramalfort ao t de servio ou colar de tomada e a outra na unidade de medio e controle (UMC) ou kit cavalete, de acordo com a Figura 11.
*Obs: Devido entrada de sujeira no ramal ou em algum componente durante a instalao, efetue uma descarga com gua da rede para a limpeza do tubo Amanco Ramalfort antes de conect-lo unidade de medio e controle (UMC) ou kit cavalete.

Figura 7

Passo 2 Faa a perfurao do tubo de distribuio com a ferramenta de corte adequada, seguindo as instrues do fabricante (Figura 8).

Figura 8

Figura 11 (Fonte: DANIELETTO, 2007)

Passo 3 Mantenha o registro da ligao de gua na posio fechado. Passo 4 Prepare a ponta do tubo Amanco Ramalfort utilizando um equipamento de corte e chanfro, conforme Figura 9.
Ponta Chanfrada

Ao assentar o tubo Amanco Ramalfort deve-se observar para que no fique estrangulado ou tracionado. Essas situaes podem ocorrer caso a distncia entre a rede de gua e a UMC ou kit cavalete for pequena exigindo raios de curvatura menores que o admitido. (DANIELETTO, 2007)

Figura 9

Passo 5 Faa a conexo do tubo Amanco Ramalfort no t de servio ou colar de tomada (Figura 10).

Figura 12 (Fonte: DANIELETTO, 2007)

figura 10

* Obs: No permitido aquecer o tubo com a finalidade de se obter curvas, execuo de bolsas ou furos. Caso ocorra essa situao, os tubos Amanco Ramalfort perdem a garantia. Depois de instalado abra ambos os registros.

Rev: Out/08

LIGAO DE GUA - 4/6

MANUAL TCNICO
4.4 Teste de Estanqueidade
Aps o assentamento do tubo Amanco Ramalfort, deve-se manter fechado o registro da UMC ou kit cavalete, e abrir o registro da ligao de gua que passa pelo t de servio ou colar de tomada. Nesse momento ser executado o teste de estanqueidade para correo de eventuais vazamentos. Constatado que os componentes do sistema no apresentam vazamentos, deve ser aberto o registro da UMC ou kit cavalete para abastecimento de gua na residncia.

4.5 Reaterro
O reaterro das valas deve ser feito utilizando-se terra, sem pedras nem materiais pontiagudos. Toda a compactao deve ser realizada tomandose o cuidado para no afetar a tubulao. No caso de compactao manual, cada camada de solo, depois de compactada, deve ter espessura menor que 15 cm. No caso de compactao mecnica, o assentamento do tubo Amanco Ramalfort deve ser efetuado sobre uma base de areia de 5 cm e coberto por uma camada de areia de 10 cm e acima desta uma camada de 15 cm de terra socada com uma mo de pilo (apiloada). As camadas seguintes devem ter no mximo 20 cm de espessura cada e grau de compactao 95% (Teste Proctor Normal).

Material isento de pedras e partes ponteagudas

Terra isenta de pedras e partes ponteagudas Areia isenta de pedras e partes ponteagudas

Figura 13 (FONTE: Adaptado de NTS 164/2002)

Figura 14 (FONTE: Adaptado de NTS 164/2002)

4.6 Recomposio de Pavimentao


Aps a concluso do reaterro, a vala deve ser imediatamente fechada com concreto e recomenda-se a execuo da recomposio do pavimento no prazo mximo de 72 horas. A repavimentao deve ser alinhada com o piso original, tanto no caso da recomposio do pavimento asfltico quanto para o pavimento de paraleleppedo ou bloquetes. As obras devem sempre seguir as orientaes do projeto e da prefeitura municipal local.

Rev: Out/08

LIGAO DE GUA - 5/6

MANUAL TCNICO
5. TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO 5.1 Transporte
Os tubos Amanco Ramalfort so fornecidos em bobinas e devem ser carregados e descarregados com cuidado, de preferncia manualmente.
* Obs: No recomendado o uso direto de empilhadeiras, pois podem danificar os tubos. Indica-se utilizar corda para amarrar as bobinas.
Figura 15 (Fonte: DANIELETTO, 2007)

No canteiro Os tubos no podem ser arrastados ou batidos e devem ser transportados afastados do solo. Descarga As bobinas devem ser empilhados uma a uma, manualmente. proibido o lanamento dos tubos sobre o solo.

O carregamento dos caminhes deve ser feito sem causar danos ou deformaes no material durante o transporte. Para isso, os tubos devem ser apoiados em toda sua extenso, evitando: Curvar e andar sobre os tubos Balanar e manusear bruscamente Entrar em contato com extremidades pontiagudas Colocar materiais ou ferramentas sobre o tubo

Figura 16 (Fonte: DANIELETTO, 2007)

5.2 Armazenamento
O local de armazenamento deve prever: A rea de apoio horizontal para receber as bobinas, nivelada e sem pedras ou objetos pontiagudos. Procurar locais sombreados, livres de ao direta de exposio contnua ao sol. Deve-se evitar a permanncia prolongada dos tubos ao longo da vala aberta e exposio ao sol. A amarrao das pilhas dever ser feita com cordo, evitando o uso de elementos metlicos e pontiagudos que possam danificar os tubos. Recomenda-se o empilhamento mximo de 10 bobinas por pilha.

6. SOLUES AMANCO PARA LIGAO PREDIAL DE GUA LINHA AMANCO RAMALFORT


ATENDIMENTO AMANCO 0800 701 8770 atendimento.tecnicoambr@amanco.com www.amanco.com.br

Referncias Bibliogrficas: - ABNT NBR 8417/1997 - Sistemas de ramais prediais de gua - Tubos de Polietileno PE Requisitos (especificao para tubos na cor Preta). - SABESP NTS 048 - Tubos de Polietileno para ramais (especificao para tubos na cor Azul). - DANIELETTO, J. R. Manual de Tubulaes de Polietileno e Polipropileno: caracterstica, dimensionamento e instalao. So Paulo: Ed. Linha Aberta, 2007. 258p.

20 32 DN Preto Azul Preto Cor Azul Comprimento (m) 50 100 50 100 50 100 50 Cdigos 13182 13183 13186 13314 13184 13185 13187
Rev: Out/08

LIGAO DE GUA - 6/6

S-ar putea să vă placă și