Sunteți pe pagina 1din 2

A madeira um dos materiais de utilizao mais antiga nas construes, foi utilizada por todo o mundo, quer nas

s civilizaes primitivas, quer nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente. Com a revoluo industrial a Inglaterra, como grande potncia impe a arquitectura em metal. Com a inveno do beto armado os tcnicos de nvel superior concentraram esforos no estudo do novo material, desprezando a utilizao da madeira. O uso da madeira como constituinte principal da estrutura de edificaes, no posta em p de igualdade com o beto ou com o metal, contudo tem se mostrado vantajosa, principalmente devido aos seguintes factores:

Anfiteatro - Estrutura em Madeira 1 Durabilidade Os arquelogos esto constantemente a encontrar peas antigas ainda existentes em madeira tais como: sarcfagos, embarcaes, esculturas, utenslios domsticos, armas, instrumentos musicais, elementos de construes, etc. Em Kyoto no Japo podemos encontrar templos milenares construdos com estrutura de madeira.

2 Resistncia ao ataque de xilfagos As madeiras usadas em estruturas (Jatob,etc) apresentam elevada resistncia ao ataque de organismos xilfagos. Estes s a atacam, quando as madeiras mostram sinais de apodrecimento. 3 Segurana A madeira no oxida. O metal quando sujeito a altas temperaturas pela ocorrncia de fogo deforma-se, perdendo a funo estrutural. Naturalmente, se o ferro do beto armado no estiver com o recobrimento adequado, este tambm perde a funo estrutural quando submetido a alta temperatura em caso de incndio fogo. A madeira na natureza j desempenha uma funo estrutural. Depois de serrada, quando utilizada como estrutura de uma edificao ela funciona como um elemento pr-moldado, de fcil montagem e que no passou pr processos de fabricao que determinem sua resistncia. O que determina a resistncia da madeira apenas a sua espcie.

4 Manuteno Pode-se evitar o apodrecimento precoce da madeira com alguns detalhes de projecto, tais como: - Evitar pontos de condensao de gua. - Aplicar impermeabilizantes nos encaixes e nos apoios. - Utilizar a madeira sempre 20 cm ou mais acima do solo. - Deixar espao livre entre o assoalho e o solo para ventilao. - Deixar espao livre entre o forro e a cobertura, tambm para ventilao.

Estrutura de uma cobertura em madeira 5 Economia de energia Na construo da estrutura de um pavilho com as mesmas dimenses utilizando como material estrutural: madeira, beto armado, ferro e alumnio. Comparando a energia despendida desde o fabrico dos materiais at o final da obra verifica-se que se gatou: Madeira 1 unidade Beto armado 6 unidades Ferro 16 unidades Alumnio 160 unidades De salientar que a madeira produzida na natureza, no devendo sta ser explorada de forma insustentavl. 6 Comparao da mo-de-obra e equipamentos necessrios para a construo de estruturas em Madeira e Beto armado Madeira Materiais madeira, pregos, parafusos. Mo-de-obra carpinteiros Equipamentos Serra circular, furador, grampos Materiais cimento, madeira (descartvel), pregos, parafusos, arame, areia, brita, gua, acabamentos diversos. Mo-de-obra carpinteiros, armadores de ferro. Equipamentos serra circular, furador, tesoura de cortar ferro, chave de dobrar ferro, betoneira, vibrador, etc.

S-ar putea să vă placă și