Sunteți pe pagina 1din 12

GARANTIAS AO DIREITO DE ACESSO VENTILAO NATURAL: UM REFERENCIAL PARA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA

Irving Montanar Franco


Prof. Dr.FAU e PPGAU/UFPA

Marcelle Vilar da Silva


Mestranda do PPGAU/UFPA

Isabela Cristina Maral Avertano Rocha


Mestranda do PPGAU/UFPA

Dorival Freitas Pinheiro4


Mestrando do PPGAU/UFPA

Adry Kleber Ferreira de Lima5


Mestrando do PPGAU/UFPA (1)irvingmf@gmail.com (2)cellevilar86@yahoo.com.br (3)isabela.avertano@gmail.com (4)dorfpinheiro@yahoo.com.br (5)eng.adry@hotmail.com

RESUMO
Este trabalho discute tcnicas edilcias que favoream a permeabilidade da ventilao, destacando aspectos da circulao das massas de ar pela cidade, utilizando demonstraes conceituais instrumentalizadas por Computer Fluid Dynamics (CFD). Na parametrizao computacional, mensurou-se microclimas e registros atravs de imageamento infravermelho (no solo e sobrevoo). Descrevem-se, por anlise de causa-efeito as tendncias ao adensamento na cidade de Belm, principalmente localizada na Zona Sul (Primeira Lgua Patrimonial), focando o aumento da massa edificada e o ciclo absoro-dissipao de carga trmica para a atmosfera urbana. Detectou-se que o adensamento e consequente obstruo da circulao das massas de ar reduzem, significativamente, a eficincia com que o calor se dispersa, principalmente pelas prticas edificantes junto ao solo urbano e no, necessariamente, pela ao de edifcios altos. Acentuar a descentralizao de servios, solues de acessibilidade com melhorias nas modalidades de transporte, aes nos cdigos de obras e posturas de edificaes, h tempos, so apontadas por arquitetos e urbanistas como alternativa para a questo. Palavras chave: ventilao natural, planejamento urbano, qualidade ambiental, IFR, CFD.

ABSTRACT
This paper discusses techniques that encourage permeability of ventilation, highlighting aspects of the movement of air masses in the city, using conceptual statements instrumentalized by Computer Fluid Dynamics (CFD). In computational parameterization, were measured microclimates and records by infrared imaging (land and overflight). Describes, by analysis of cause-effect trends to crowding in the city of Belm, located primarily in its South Zone (The First Patrimonial League), focusing the increasing of the building mass the cycle of absorption - dissipation of thermal charge to the urban atmosphere. Was found out that the crowding and consequent obstruction of the circulation of air masses, significantly, reduces the efficiency with which the heat is dissipated, mainly by edifying practices along the urban land, and not necessarily by the action of tall buildings. Accentuate the decentralization of services, accessibility solutions with improved transporting modes, actions in building codes and standers, long, are appointed by architects and urban planners as an alternative to the issue.

Keywords: natural ventilation, urban planning, environmental quality, infrared survey, computer fluid dynamics.

1. INTRODUO Atualmente, possvel verificar a intensificao de aes que transformaram a paisagem de modo irreversvel a curto e mdio prazo. Identificar a extenso da transformao da paisagem e seus mltiplos desdobramentos perpassa pela avaliao da poro de cu e paisagem obstruda, fluxo de veculos, qualidade do ar e alterao dos padres de ventilao e conforto trmico, entre outros aspectos da qualidade ambiental urbana. Uma parcela da populao e gestores pblicos atentam para a necessidade da mobilizao para alm do desenvolvimento quantitativo, ponderando quanto ao desenvolvimento qualitativo e degradao da qualidade ambiental. O adensamento e a verticalidade gerados pela aderncia disponibilidade de moradia, junto s reas centralizadoras das ofertas de servio e pela baixa qualidade das modalidades de transporte, podem ser um dos reflexos da busca de solues pendularidade, promovida pelo deslocamento entre bairros dormitrios e pontos de atrao. O consenso entre verticalidade e adensamento est longe de seu ponto de equilbrio, ora inflexionado com nfase a favor das aes de desenvolvimento voltado cidade tecnomaterial e seus processo de acumulao de capital, ora voltado condio da qualidade de vida sob o aspecto simblico de sua paisagem e da qualidade de vida (ASCEREALD, 1999). Braslia, em seu plano piloto, concebida com sua descentralidade, seu ordenamento, j apontava solues que devem ser resgatadas e reinterpretadas dentro do contexto urbano da cidade de Belm, principalmente no que tange concepo da adoo da planta livre junto ao trreo, seus desdobramentos na circulao da ventilao, influenciando, diretamente, o conforto trmico e a disperso de poluentes junto ao solo urbano (Figuras 1, 2 e 3).

Figura 01 e 02 (esquerda e ao centro): Edifcios com pilotis em Braslia (Fonte: BITTENCOURT, 2008). Figura 03 (direita): Efeito da ventilao nos pilotis (Fonte: ROMERO, 2011).

1.1 Percepo Subjetiva do Conforto Ambiental Os fatores de adaptao do ser humano s condies ambientais so peas chave para a determinao da tolerncia da populao e do ambiente local s intervenes em seu territrio. Vale salientar que natural que em uma anlise superficial e pouco atenta, o aspecto da

tolerncia seja descrito como resposta da sensibilidade individual e, portanto, seja subjetivo e relevado ao territrio do incomensurvel, e, assim, irrelevante e pouco significativo, passvel de manipulao por interesses de primeira ordem. fato que fatores subjetivos estejam diretamente vinculados a uma concepo abrangente da percepo do biorritmo entre outros aspectos vinculados a descrio do estado fsico e mental do indivduo e do seu contexto histrico cultural. A percepo do aspecto de conforto trmico, descrito anteriormente como subjetivo e diretamente relacionado s condicionantes termo-higromtricas da qualidade ambiental inquestionvel quando se transporta anlise para a zona equatorial quente e mida, a exemplo cidade de Belm (latitude: -1,48). Tradicionalmente, a organizao da produo cientfica identifica claramente a necessidade de valorar, atravs de atributos de mensurao fsica do territrio, o grau de impacto em questo, assim objetivando a coleta de evidncia fsica como evidncia de primeira ordem e suficiente. Moraes (2004) vai adiante ao incorporar a investigao de valorao subjetiva atravs de questionrios. 1.2 Dos impactos ambientais no meio urbano Como anlise dos fatores de caracterizao de desempenho ambiental, tm-se os fenmenos termo-higromtricos, seja no desempenho da edificao (como na escala urbana) ou na identificao dos fenmenos de ilhas de calor. Tanto o edifcio como seu entorno imediato esto imbricados pelo efeito unitrio do edifcio e pelo efeito de sua relao com as edificaes da malha urbana, desenvolvida pela aglomerao e adensamento de edificaes trreas e/ou associadas a modalidades verticalizadas (Figuras 04, 05, 06 e 07).

Figuras 04 e 05: Demonstrao de fenmenos que ocorrem nos cnions urbanos (Fonte: ROMERO, 2011).

Figuras 06 e 07: Demonstrao de fenmenos que ocorrem nos cnions urbanos (Fonte: ROMERO, 2011).

Dentre outros impactos ambientais, esta anlise voltou-se aglomerao urbana, portanto tem-se o rudo urbano, a poluio atmosfrica e o desconforto trmicos oriundos das emisses de veculos automotores ou de sua localizao geogrfica, amplificados pela configurao urbana. A ao do vento tem papel decisivo na disperso de poluentes atmosfricos e no conforto trmico, sendo determinante na qualidade do ar. Se no houver acesso a um ndice de diluio adequado, a populao evitar as tcnicas de ventilao cruzada para condicionamento de seus domiclios quando mais prximos ao solo. Estudos de quantificao de impacto ambiental, na cidade de Belm, tm como destaque aes de identificao de ilhas de calor como apresentado por Cabral (1995). Lola (1998) descreve, alm do comportamento trmico urbano, o fenmeno urbano de ventilao para a cidade de Belm. Os fenmenos relatados pelos pesquisadores evidenciam ambientes sob aspectos especficos da qualidade ambiental, que descrevem as particularidades da fenomenologia que ocorre, simultaneamente, como elemento indissocivel da paisagem urbana. 1.3 Concepo do territrio edificado Para o estudo de caso de Belm do Par, a implementao tcnica do adensamento e/ou verticalizao, atravs de taxas de ocupao e de aproveitamento, um fenmeno j apropriado, ordenado. Trata-se de uma realidade relativamente recente que j produziu uma vasta gama de anlises para os urbanistas, gestores e agentes da promoo e gesto do espao urbano. O processo de verticalizao gerou uma percepo particular entre a populao tradicional, principalmente quanto aos efeitos nocivos da intensa verticalidade, verificada pelo aproveitamento mximo do lote, eliminando recuos e ocupando quase a totalidade do trreo. Existe o receio da degradao acentuada do conforto trmico traduzido na reduo da velocidade do vento e consequente restrio da ventilao natural, enfim, resultando no abafamento da cidade. Diante da velocidade com que se modifica cotidianamente a escala da vizinhana, possvel verificar a tenso polarizada entre os personagens da gesto da cidade material e a cidade dos aspectos qualitativos, como descrito anteriormente por Ascereald (1999). As duas tendncias buscam uma forma para viabilizar e garantir a implementao das suas prioridades, focando suas assertivas na relao custo-benefcio, enviesados por suas objetividades especficas.

As inter-relaes entre o edifcio, o lote e o meio urbano que definem um padro de rugosidade1, as interaes de microclima que se desenvolvem numa relao de interdependncia, segundo alguns autores, descritos pela concentrao da massa edificada, da verticalidade, das taxas de ocupao e aproveitamento do lote, esto, portanto, diretamente relacionados densidade e verticalidade (Figuras. 04 a 07). Um fator importante na concepo do territrio a orientao da malha urbana onde esto inseridas as edificaes. A exemplo do que descreve Rivero (1985), no so importantes, somente, dados quantitativos ou direcionais sobre o fluxo de ar, pois numa quadra urbana, as ruas so corredores e o ar no tem outra possibilidade seno a de canalizar por esses espaos. A direo do ar est ento determinada pelas ruas, ao mesmo tempo em que se geram turbulncias de toda ordem, entre as quais se incluem correntes ascendentes e descendentes que fazem inoperante qualquer esquema de ventilao baseado em dados proporcionados pelos servios meteorolgicos. Assim, ao se avaliar o desempenho de um edifcio e de um conjunto de edificaes, deve-se assumir a condio da funo temporal, pois, durante a sua vida til, haver uma transio do entorno ao qual est inserido. 1.4 Percepo ambiental e EIV-Estudo de Impacto de Vizinhana. O efeito do impacto de vizinhana, seja acentuado por deslocamentos e de presses oriundos do adensamento populacional e concentrao de servios, estabelece a relao de causa e efeito inerentes soluo da verticalidade. Verifica-se que somente os recuos das edificaes em relao s calhas das vias podem no ser suficientes para garantir o acesso ventilao e insolao. Atualmente, explicito atravs do Ministrio das Cidades (MC), por meio de regulamentao federal acerca dos instrumentos dos planos diretores, que sejam desenvolvidos processos de avaliao do impacto ambiental citados como EIV - Estudo de Impacto de Vizinhana, voltado ao diagnstico do desempenho ambiental na escala urbana, mais precisamente, a analisar a extenso dos reflexos no entorno imediato. As anlises de EIV-Estudos de Impacto de Vizinhana e sua regulamentao se transformaram em um ponto de inflexo na concepo do espao urbano. Assim, a quantificao de impactos, dos custos ambientais e da necessidade de mediar custos-benefcios entre a cidade tecnomaterial e a qualitativa o desafio que dever ser objeto da costura de compromissos, atualmente, retalhados e afastados quanto aos dilogos.

Rugosidade: espaamentos (entre edifcios e/ou entre arranjos morfolgicos) e alturas relativas ( entre edifcios e demais superfcies urbanas horizontais), so relaes morfolgicas concernentes rugosidades da estrutura urbana. (CABRAL, 1995)

2. MATERIAIS E MTODOS Os Nomogramas de Temperatura Efetiva por Koenigsberger e Webb - ndice de Conforto Equatorial2 - foram utilizados a ttulo de demonstrao para reforar a ideia da relao direta entre a incidncia de ventilao quanto sensao trmica, atravs da temperatura efetiva, ao correlacionar os valores de TBS, TBU, umidade e velocidade do ar, definindo uma possvel zona de conforto trmico para o ser humano que deve ser analisada para condies especficas do clima local (FROTA e SCHIFFER, 2003). Estes instrumentos de anlise, alm de pressuporem uma zona de conforto trmico subjetiva, possibilitam gerar parmetros quantitativos s sensaes humanas em relao ao microclima, o que nos leva associao com os demais dados para possibilitar uma demonstrao palpvel da relevncia da ventilao natural neste contexto. Devido necessidade de conhecer a distribuio do fluxo de ar ao longo da malha urbana, foram introduzidos neste trabalho alguns estudos realizados no software CFD (Ansys) para avaliar o comportamento da ventilao. Os modelos em CFD so capazes de simular a dinmica da maioria dos fluxos de ar e processos de transferncia de calor (ASHRAE, 1974/1984), bem como, computar trocas trmicas entre o fluxo e seus arredores, podendo ser uma boa forma de avaliao qualitativa da distribuio do fluxo de ar (BITTENCOURT, 2008). A aplicao da tcnica do IFR imageamento infravermelho permite a demonstrao do aquecimento superficial das massas edificadas que, atravs das trocas trmicas, aquecem a camada de ar elevando a temperatura local e no conjunto da cidade. Atravs da leitura das imagens, foram identificadas as superfcies resfriadas e aquecidas indicando tendncias ao maior ou menor aquecimento do ar, uma vez que a circulao dos ventos desloca o ar aquecido sobre estas superfcies. Ao mensurar a temperaturas do ar sua velocidade e direo, temperaturas superficiais das edificaes e arruamentos, obtiveram-se os parmetros de microclimas caractersticos para o estudo da primeira lgua patrimonial de Belm, permitindo esclarecer e reduzir os impactos gerados por edifcios no padro de ventilao natural urbana.

3. RESULTADOS E DISCUSSES A partir das discusses sobre a rugosidade da malha urbana, principalmente o acesso ventilao junto ao solo, pode-se perceber que a verticalizao somente no a grande barreira circulao do ar, uma vez que a localizao apropriada de edifcios altos, entre edifcios baixos, ir ventilar os espaos urbanos mais especificamente do que quando tem a mesma altura, resultando em melhores condies de conforto trmico (CABRAL, 1995). Logo, necessrio que haja

Modelos biometeorolgicos, ou ndices de conforto, tem sido desenvolvidos, combinando em equaes e diagramas, dados biolgicos do homem e dados metrolgicos, buscando definir que variveis do clima agem sobre o organismo humano e afetam sua sensao de conforto trmico, bemestar e sade (Universidade de Braslia, 1986)

porosidade3 na estruturao das edificaes urbanas, sendo este fator j observado por Cabral (1995), quando recomenda que haja uma ocupao porosa (espaamento entre as massas construdas) mediante exigncia de ndices de ocupao do lote e da quadra compatveis com uma adequada ventilao do tecido urbano. Ao se analisar os nomogramas de Temperatura Efetiva Corrigida (KOENIGSBERGER, 1977) e/ou ndice de Conforto Equatorial (WEBB apud FROTA E SCHIFFER, 2003), verifica-se que, em ambos os casos, a Temperatura Efetiva corrigida pela ao da velocidade do vento. Tais aes so necessrias para demonstrar a eficincia do vento em gerar sensaes trmicas diferenciadas. Em ambos os casos, numa anlise dimensional, possvel verificar um significativo incremento da temperatura efetiva quando da estagnao da velocidade do vento (Figuras 8 e 9).

Figura 08 (esquerda): Nomograma de Temperatura Efetiva Corrigido. Figura 09 (direita): Nomograma de ndice de Conforto Equatorial (Fonte: FROTA E SCHIFFER, 2003).

A anlise em questo demonstra as diferentes amplitudes (TE) obtidas pelos autores Koenigsberger e Webb quando adotam-se constantes para anlise de temperatura efetiva corrigida. Avaliando uma determinada condio para uma temperatura de bulbo seco de TBS = 27

Representada pela maior ou menor permeabilidade de uma estrutura urbana a passagem dos ventos expressa atravs da relao entre espaos abertos e espaos confinados (CABRAL, 1995)

C, numa situao de 80% de Umidade Relativa (UR%), obteve-se via carta psicromtrica para o nvel do mar (Belm situa-se entre 3,5 e 15 metros de altitude) uma temperatura de bulbo mido de TBU=25,6C. Em tais condies uma vez inseridas nos nomogramas acima e analisadas as velocidades do vento entre 0 a 1 m/s, obtiveram-se as respectivas amplitudes para os nomogramas: para Webb (Fig. 09), de TE = 2,1 C e para Koenigsberger TE = 1,5 C (Fig.

08). necessrio indicar que ao se impor a condio de 80% de UR junto carta psicromtrica (Fig. 10), ambas as situaes podem representar condies extremas, sendo no caso de Belm uma condio constante em clima equatorial mido,no sendo, portanto, suficiente para descrever o pior cenrio, enquanto que, para o nomograma de Koenigsberger, pode estar instrumentalizando o efeito de margem de segurana nos procedimentos descritos por Frota e Schiffer (2003), atravs do mtodo adaptado do CSTB condio brasileira.

Figura 10: Carta Bioclimtica Belm (Fonte: LAMBERTS et al., 1997).

Para definir o pior cenrio no clima quente-mido tropical (equatorial), forosamente temse que abordar a condio de temperatura ar-sombra e ar-sol, sendo esta ltima mais crtica quando da ausncia de ventilao, em outras palavras, para o clima quente-mido equatorial nos aproximar-se- das condies de conforto mais amenas quando se estiver sombra e com vento disponvel, e isto, no nomograma de Webb, apresenta uma amplitude maior em termos do efeito de temperatura efetiva (2,1 C). Existe ainda a necessidade da incorporao do conceito de exposio ao calor radiante, que pode ser concomitante ou no com a presena de insolao direta, pois estar sombra pode necessariamente, no levar condio de estar abrigado do calor radiante, que pode ser de origem solar ou irradiado das superfcies aquecidas, edificadas no meio urbano.

Na avaliao dos efeitos da massa construda e da geometria urbana no deslocamento das massas de ar, foram criados modelos esquemticos de edificaes para simulao em ambiente virtual do programa CFD - Computer Fluid Dinamics, dispostos de modo que a

simulao pudesse demonstrar e evidenciar os pontos que permitiriam uma maior fluidez e um provvel efeito de estratificao das camadas de ar. Bittencourt (2008) j dissertou sobre esta necessidade: Para a questo da ventilao geralmente obtm-se apenas as taxas de ventilao, ou renovao do ar, mas existe a necessidade tambm de conhecer a distribuio do fluxo de ar ao longo da malha urbana, por exemplo, o que pode ser obtido atravs das simulaes em CFD (Computer Fluid Dynamics), nico capaz de examinar alternativas de desenho e sua influncia nos padres de ventilao natural. Foi verificada, atravs dos estudos modelados em CFD, que a adoo de pilotis pode ser de grande importncia na permeabilidade do vento para o interior da malha urbana, hiptese que pde ser confirmada na comparao dos resultados de velocidade e temperatura dos dois modelos propostos para simulao, conforme a figura 09. Quando inserido o modelo com pilotis, a imagem apresenta um acrscimo de ventilao na regio inferior da edificao de maior altura na rea do vo livre, junto ao trreo, que conduz parte do fluxo que se avoluma de forma que este atravesse a edificao pelo vo livre.

Figuras 11 e 12: Simulao da distribuio do fluxo das massas de ar atravs de edificaes (acima) com e (abaixo) sem pilotis (Fonte: Irving Franco e Adry Lima, 2012).

Outro fenmeno observado o afastamento e descolamento em relao ao solo da esteira de turbilhonamento, que pode ser verificado na edificao de maior altura na cor azul claro (baixa velocidade), j nas edificaes mais baixas, o maior comprimento da esteira de turbilhonamento pode ser observado de forma mais concentrada prxima ao solo.

No estudo acima figura 09, possvel notar que, mesmo entre edificaes trreas afastadas nas mesmas propores de suas ocupaes (uma taxa de aproveitamento de 50%) ainda existe uma grande reduo da velocidade do vento, conforme indicado no campo em azul, indicando haver baixas velocidades entre edificaes trreas com significativos afastamentos. Tal condio indicativa de que no seriam apenas o nmero de gabaritos, as taxas de aproveitamento, a determinao de recuos, mas aes na implementao de cdigos de posturas de edificaes voltadas permeabilidade liberando o trreo para ventilao uma ferramenta significativa na buscar de mitigar e potencializar a ventilao junto ao solo da cidade. Vale notar que a estira de baixa velocidade em azul aps os edifcios trreos permanece colada junto ao solo por uma extenso maior quando comparada com a esteira de turbilhonamento do edifcio vertical junto ao trreo, onde verificamos um descolamento mais precoce, exemplificando o efeito citado previamente por Cabral (1995). Imagens termogrficas, registradas das 11:30 s 12:30 horas do dia 21 de setembro de 2012, buscam propiciar um recorte metodolgico voltado ao isolamento dos ganhos de calor por incidncia solar sobre superfcies verticais, devido a altitude solar registrada no equincio,

quando a altitude mxima e no h, praticamente, direo angular para incidncia solar. Diante dos registros de aquecimento superficial - nas diferentes formas e topologias de assentamentos destacam-se, principalmente, as superfcies horizontalizadas, fato constante em todas as aes de sobrevoos desenvolvidos para a completude do recorte metodolgico voltado anlise anualizada. Os edifcios verticais apresentam maior resfriamento de suas superfcies verticais, o mesmo ocorrendo em outros perodos de anlise, seja no equincio de maro ou nos solstcios de junho e dezembro. Ao observarmos, a nvel do solo e em sobrevoo, a importncia da dimenso da calha da rua para obter a proteo solar seja da vegetao como por sombreamentos propiciados pelos prprios edifcios. A influncia da ventilao, em estratos mais elevados de edifcios de mltiplos andares, permite uma troca de calor muito mais intensa, alm de favorecer a renovao do ar de forma mais abundante e com temperaturas inferiores as verificadas nos estratos prximos as coberturas das edificaes trreas. Assim, nestes estratos mais elevados, h ocorrncia de ventilao abundante com velocidade elevada camada limite, onde a temperatura do ar no est alterada pelo calor radiante e pelo contato com as superfcies da cidade junto ao trreo, o que permite, em muitos, casos obter conforto trmico aos moradores sem o uso de sistemas de condicionamento de ar. Tal efeito deve-se ao descolamento dos apartamentos verificados em posies mais elevadas do gradiente de ventilao que define a borda de conforto do canopy trmico urbano (WENG, 2009). Nem sempre, a ventilao abundante em estratos mais elevados implica perdas significativas de calor atravs da estrutura (temperatura radiante superficial), conforme observado em imageamento no infravermelho praticado na anlise anual, mas alteram decisivamente os

Bairro do Reduto

Bairro do Marco

Bairros Guam e Montese

Bairro da Cidade Velha

Figuras 12 a 16 Imagens infravermelhas em diferentes bairros de Belm: Bairro do Reduto (acima a esquerda), Bairro do Marco (acima a direita), Bairro do Guam e Montese (abaixo a esquerda), Bairro da Cidade Velha (abaixo a direita), (Fonte: Irving Franco, 2012).

ndices de temperaturas efetivas corrigidas de modo favorvel ao conforto trmico, quando da disponibilidade de velocidades mais elevadas do ar.

4. CONCLUSES Atravs de uma leitura atenta dos instrumentos propostos, evidencia-se a clara necessidade de propiciar acesso ventilao, de forma regulamenta nos cdigos de posturas do municpio, onde apenas recuos, ndices de ocupao e aproveitamento no so suficientes para garantir os a diluio da poluio e a dissipao do calor inerente ao meio urbano adensado. A adoo de uma poltica de arborizao mais intensa e responsvel pode reverter a rida paisagem verificada em inmeras ruas e avenidas da cidade de Belm. Para os edifcios altos, a adoo de estacionamentos elevados devido a suas caractersticas e exigncias de ventilao cruzada e junto ao trreo pilotis associado a planta livre, pode favorecer a permeabilidade, reduzindo o impacto sobre a vizinhana. A utilizao de imageamento IFR e de tcnicas de CFD demonstraram-se complementares, pois fornecem dados e permitem simular, respectivamente, situaes especficas de posturas de uso e ocupao do solo.

AGRADECIMENTOS Aos alunos do PPGAU, colaboradores da FAU, aos ps-graduandos da Embrapa, graduandos da UFRA, em especial a Pesquisadora Dra. Lucietta Martorano (Embrapa Oriental), ao LIA-laboratrio de Informtica da Arquitetura/FAU atravs da Diretora Vanessa Watrin, ao LACAN/FAU, atravs do Profs Drs. Jos Jlio Ferreira Lima e Juliano Pamplona Ximenes pelo incentivo e apoio financeiro, as Professoras Dras. Ana Cladia Cardoso e Elcione Lobato de Moraes, que permitiram diretamente consolidar nosso grupo de pesquisa. A Eletrobrs Procel Edifica, por fomentar os recursos necessrios para implementao do LADEC/FAU.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASCELRAD, H. Discursos da Sustentabilidade Urbana. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 79-90, 1999. BITTENCOURT, Leonardo; CNDIDO, Christhina. Introduo ventilao natural, 3 ed., Macei: EDUFAL, 2008. CABRAL, Cicerino. Clima e Morfologia Urbana em Belm. Belm: Universidade Federal do Par. NUMA, 1995. COSTA, A. C. L. Estudo de variaes meteorolgicas associadas ao processo de urbanizao em cidade de grande porte na regio equatorial : O caso de Belm PA.Universidade de So Paulo-USP, 1998. DUTRA, Luciano; LAMBERTS, Roberto; PEREIRA, Fernando O. R. Eficincia Energtica na Arquitetura. 2 edio, revisada. So Paulo: Pr Livros, 2004. FROTA, Ansia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de Conforto Trmico: arquitetura, urbanismo. 6. ed. So Paulo: Studio Nobel, 2003. KOENIGSBERGER, O. et alli. Vivienda y edifcios em zonas clidas y tropicales. Trad. Emilio Romero Ros. Madrid, Paraninfo, 1977. LAMBERTS, Roberto; MACIEL, Alexandra Albuquerque. Analysis SOL-AR. LABEE-UFSC. Disponvel em: http://www.labeee.ufsc.br/downloads/softwares/analysis-sol-ar MORAES; Elcione; LARA, Neyla. Mapa Acstico de Belm (Relatrio de Pesquisa). Belm: Universidadeda Amaznia, 2004. ______. Estudo psicosocial da molstia causada pelo rudo. In: Tecniacstica 2004, Guimares. Anais...Guimares: Sociedad Espaola de Acstica, 2004. NASCIMENTO, Cicerino Cabral do. Clima e Morfologia Urbana em Belm. Belm: UFPA, NUMA, 1995. RIVERO, Roberto. Arquitetura e Clima: acondicionamento trmico natural. Editora da Universidade (UFRGS). Porto Alegre, 1985. ROMERO, Marta Adriana Bustos. Arquitetura do lugar: uma viso bioclimtica da sustentabilidade em Braslia, 1 ed. So Paulo: Nova Tcnica Editorial, 2011. TARIFA, Jos Roberto; AZEVEDO, Tarik Rezende de Azevedo. Os microclimas e a configurao de cu na rea central. In: Os climas na cidade de So Paulo: teoria e prtica. So Paulo: GEOUSP- Universidade de So Paulo, 2001. WENG, Qihao. Thermal infrared remote sensing for urban climate and environmental studies: Methods, applications, and trends. ISPRS Journal of Photogrammetry and Remote Sensing. 2009. Disponvel em: <http//:www.elsevier.com/locate/isprsjprs>. Acessado em: 29/09/2012.

S-ar putea să vă placă și