Sunteți pe pagina 1din 23

ALEXANDRIA PTOLOMAICA.

UMA CIDADE, VRIOS POVOS, VRIAS CULTURAS


Jos das Candeias Sales (Universidade Aberta; CHUL) sales@univ-ab.pt

RESUMO
A Alexandria do Egipto, a mais clebre de todas as cidades antigas que tomaram o nome do grande conquistador macednio Alexandre Magno, tornou-se, entre os sculos IV e I a.C., a principal cidade cultural e comercial do Mediterrneo. Fundada sob o impulso de Alexandre Magno, Alexandria s ganharia projeco e pujana urbana no perodo ptolomaico, sob a liderana poltica da dinastia lgida, especialmente dos seus primeiros reis. Foram eles que exploraram e desenvolveram, com muita eficcia, as potencialidades que, desde o incio, a cidade apresentava, sendo, realmente, os responsveis pela edificao de um conjunto de importantes infraestruturas, de edifcios e de instituies que marcaram a feio da cidade. Os intensos fluxos migratrios que a capital dos Ptolomeus captou, com a mira posta nas possibilidades econmicas, administrativas e culturais que oferecia, tornaram-na sede de uma populao multicultural e justificaram muitas das referncias que encontramos em autores antigos (ex.: Polbio, Estrabo, Quinto Crcio, Plutarco, Arriano, Diodoro da Siclia, Pseudo-Calstenes) sobre a sua gnese, evoluo, caractersticas, diferentes comunidades e respectivos contingentes demogrficos. Procuramos aqui conferir especial destaque a estas referncias e explicar como muito do brilho que, histrica e miticamente, a cidade de Alexandria projectou para a posteridade tem a indelvel marca desse esplendor urbano cosmopolita do perodo ptolomaico.

ALEXANDRIA PTOLOMAICA. UMA CIDADE, VRIOS POVOS, VRIAS CULTURAS


Jos das Candeias Sales (Universidade Aberta; CHUL) sales@univ-ab.pt

A Alexandria do Egipto (a mui brilhante Alexandria, na designao de Sfocles) foi a principal cidade cultural e comercial do Mediterrneo no perodo compreendido entre os sculos IV e I a.C., grosso modo, o chamado Perodo Ptolomaico da dominao poltico-institucional do Egipto antigo. Neste perodo, a cidade era, porm, um caso parte na geografia do Egipto, uma vez que se assumia explicitamente que se distinguia claramente da parte provincial, rural, do territrio (a chra). Em consonncia, as fontes apelidam-na frequentemente de Alexndreia prs Aigypti, Alexandria junto do Egipto, para acentuarem as diferenas significativas que patenteava como cidade grega em terra egpcia1. Apesar de fundada por Alexandre Magno, em 331 a.C., na zona da antiga povoao egpcia de Raked/ Rakedet (em grego Rakotis, ) na embocadura ocidental do Nilo, na sequncia das vitoriosas campanhas do general macednico, e de ter recebido o seu nome, seriam os Ptolomeus, sobretudo os primeiros reis da dinastia (Ptolomeu I Ster I, Ptolomeu II Filadelfo e Ptolomeu III Evrgeta I), a contribuir de forma decisiva para a sua enorme pujana e projeco, dotando-a de condies de urbanidade, nomeadamente um considervel e sustentado crescimento fsico e demogrfico, com espessura scio-espacial (Chauveau 2001; Sadek 1997; Rowlandson 2004; Sales 2005). Alm da Alexandria junto do Egipto, os Ptolomeus (no caso, Ptolomeu I, Ster) fundaram ainda, no Alto Egipto, uma outra cidade de significativa importncia, Ptolemais Hermeiu, com cerca de 50.000 habitantes, mas nada que rivalizasse com a cidade da costa mediterrnica, capital do Egipto lgida (Estrabo XVII, I, 42, 46; Bernand 1996; Rowlandson 2004). O estatuto mtico que a cidade de Alexandria alcanou, em muito resultado dos tempos ureos do Perodo Ptolomaico, quando se projectou, com uma experincia urbana assinalvel, pelas suas artes, pela sua cultura, pelos seus poetas e pensadores,

Esta situao excepcional e distintiva continuou no perodo romano, sendo a cidade chamada Alexandrea ad Aegyptum. Cf. Bernand, 1994: 49, 50; Sales 2008: 61 e 169.

ecoou durante milhares de anos e marcou indelevelmente a memria da posteridade. No mundo mediterrnico, Alexandria gozar do privilgio, partilhado com Atenas, Roma e Bizncio, de incarnar toda uma civilizao, o que , em ltima instncia, o reconhecimento de que o seu modo de vida (o modo de vida alexandrino) ultrapassava largamente os limites geogrficos da cidade (Bernand 1996). Desde cedo, a cidade encantou e deslumbrou quantos a visitavam, viessem de onde viessem. Os cronistas antigos, particularmente maravilhados com as caractersticas singulares da cidade e cientes da importncia de registarem as suas observaes, legaram-nos textos e passagens alusivos urbanizao (processo de formao e de construo da cidade) da antiga urbe, especialmente no perodo ptolomaico e romano, designadamente sobre a sua condio multicultural, os padres de comportamento da populao urbana, seus grupos e relaes, que merecem a nossa considerao. Fundao da cidade: entre o mito, a histria e a memria A dimenso cosmopolita, internacional, centro de atraco e de fixao de populaes oriundas de todas as partes do mundo conhecido de ento que a cidade cedo assumiu e desenvolveu, merece, de facto, um particular destaque e faz dela um grande exemplo histrico da vivncia e coexistncia multicultural em contextos urbanos. O extraordinrio que, mesmo perante povos, culturas e religies profundamente diferentes, foi possvel alcanar um aprecivel nvel de coabitao (no sem, certo, uma ou outra escaramua e luta mais sangrenta) que durou vrios sculos (Bernand 1996). Esta condio multicultural que a antiga cidade de Alexandria conheceu marcou, inclusiv, de forma indelvel, a sua matriz mtica, no que se refere justamente aos relatos post-eventum sobre a sua fundao. Independentemente de algumas discrepncias (ex.: o momento exacto da fundao da cidade por ordem de Alexandre Magno), discordncias (por exemplo, em relao s razes que motivaram o estabelecimento da cidade) e da maior ou menor credulidade que denotam em relao aos fenmenos miraculosos associados sua gnese, todos os autores (Arriano, Plutarco, Quinto Crcio Rufo, Diodoro da Siclia, Estrabo e o Pseudo-Calstenes) reflectem nos seus relatos post-eventum sobre a fundao da cidade a condio cosmopolita e multicultural que a caracterizou durante os perodos ptolomaico e romano e que a inscreveu como urbe de excepcional destino e predestinao (Erskine 2004; Green 1996; Bernand 1996). Estrabo (c. 64 a.C.- c. 24 d.C.), que muito plausivelmente residiu em Alexandria

entre c. 26 e c. 20 a.C. (incio do governo de Augusto), ofereceu-nos uma descrio sistemtica da cidade que o nico guio disponvel fivel para uma reconstituio do seu plano e das primeiras intervenes urbansticas e arquitectnicas de Lgidas e Romanos (Strabon 1997). Sobre a pretensa cerimnia de fundao-delimitao do permetro da cidade, diz-nos o seguinte:
(...) Alexandria e os seus arredores constituem a parte principal e a mais rica do [Egipto]. (). Assim que Alexandre visitou o local e percebeu as suas vantagens, decidiu erguer a cidade e o porto. Os escritores recordam, como signo de boa sorte que se associou desde ento cidade, um incidente ocorrido durante o traado das linhas das fundaes. Enquanto os arquitectos marcavam com terra branca a linha da muralha, a terra branca acabou. O rei chegou nesse preciso momento; os seus intendentes arranjaram ento uma parte da farinha preparada para a alimentao dos trabalhadores e foi com ela que as ruas foram traadas em grande nmero. Este acontecimento, diz-se, foi interpretado como um pressgio positivo. (Estrabo, Geographie, XVII, 1, 6 a traduo nossa).

Estrabo menciona explicitamente a utilizao de farinha para a marcao do traado da cidade, em substituio da terra branca que, como refere, acabara, aparentemente por deficiente planeamento dos arquitectos. Embora refira que este acontecimento foi interpretado como signo de boa sorte e como um pressgio positivo, no nos indica nem explica em que assentava essa leitura do incidente. Tal ausncia de explicao pode significar que o autor considerava desnecessrio ou suprfluo fornec-la, tal o conhecimento alargado que existia sobre o que a cidade era e no que se tornara. Plutarco (46-120 d.C.), que escreve depois de Estrabo, mais prolixo e rico em pormenores e explicaes, aludindo, alm da utilizao da farinha para a marcao do traado da cidade, ao episdio do voo voraz de aves provenientes do rio Nilo e do lago Maretis que devoraram toda a farinha. Faz tambm meno inspirao onrica que teria estado subjacente da fundao da cidade:
Dizem, com efeito, que, depois da conquista do Egipto, [Alexandre] quis fundar uma cidade grande e populosa, habitada por Gregos, sua epnima, e, a conselho dos arquitectos, fazia medir e traar o circuito em certo lugar, quando noite, dormindo, teve uma viso maravilhosa. Parecia-lhe ver um varo, de cabelos muito brancos e de aspecto venerando, que se colocava a seu lado e lhe dizia aqueles versos. Depois h uma ilha no mar de vagas tumultuosas/ Em frente do Egipto: chamam-lhe Faros.2 To depressa se levantou, partiu para Faros, que ento era ainda uma ilha, um pouco acima da boca de Canopo, mas que hoje est ligada ao continente por um aterro. Quando viu um lugar de extraordinrias vantagens naturais, porque era uma lngua de terra, com um istmo de suficiente dimenso, entre um grande lago por um lado, e, pelo outro, um mar que termina num grande porto, dizendo que Homero, sendo admirvel em tudo, era tambm o mais hbil arquitecto, determinou se traasse o plano da cidade, em harmonia
2

O varo a que Plutarco alude, que inspirou Alexandre para a construo de Alexandria, Homero e os versos que cita so os da Odisseia, IV, 354-355. Em Pseudo-Calstenes (Romance de Alexandre), o ancio que apareceu a Alexandre o prprio deus Amon e a viso teria ocorrido aquando da visita do rei macednico ao santurio lbico de Siuah (Cf. Pseudo-Callisthne 1994: 59 e 167).

5 com a posio do lugar. Como no dispunham de cr, servem-se de farinha e traam sobre a terra enegrecida uma rea circular, cuja circunferncia interior limitava duas bases rectas, de forma a produzir a figura de uma clmide, com as linhas comeando nas franjas e estreitando uniformemente a superfcie. O Rei estava encantado com este plano, quando subitamente vm do rio e do lago inmeras aves, de toda a espcie e grandeza, que descem sobre o local, como nuvens, e no deixam nem rasto da farinha. Alexandre ficou perturbado com o pressgio, mas os adivinhos aconselharam-no a ficar tranquilo, dizendo-lhe que a cidade, que ali fundar, ter de tudo em abundncia e alimentar habitantes vindos de todos os pases do mundo. Ordenou, pois, aos encarregados que metessem mos obra, e ele partiu para o templo de Amon, viagem longa, cheia de dificuldades e de fadigas, e que tem dois grandes perigos: a falta de gua, consequncia de haver vrios dias de marcha em pleno deserto; depois, o risco de ser surpreendido, ao atravessar estas imensas plancies de areias movedias, por um vento violento do Sul, como dizem ter acontecido ao exrcito de Cambises: este vento, tendo levantado vastas pores de areia, transformou toda esta plancie num mar proceloso, sepultou e destruiu cinquenta mil homens. (Plutarco, Alexandre, 26).

A verso de Plutarco estabelece uma leitura mais completa ou talvez mais acrtica dos factos. Apesar da perturbao de Alexandre Magno perante a aco das inmeras aves, de toda a espcie e grandeza, vindas de todo os lados (do rio e do lago), a interpretao do augrio tambm claramente positiva: a cidade em projecto tornar-se-ia seguramente uma grande cidade, capaz de atrair, albergar e alimentar (material e espiritualmente, como o porvir demonstrara) habitantes vindos de todos os pases do mundo. Ela seria, indubitavelmente, como Alexandre pretendia, uma cidade grande e populosa. No sculo I d.C., na sua Historiae Alexandri Magni Macedonis, Quinto Crcio Rufo atribuiria igualmente um sentido benfazejo ao prodgio e, por extenso, ao auspicioso futuro da cidade:
Alexandre, quando chegou, no regresso do templo de Amon, ao lago Maretis, situado perto da ilha de Faros, ao contemplar a natureza do lugar, decidiu de imediato fundar uma cidade na mesma ilha. Depois, ao comprovar que a ilha no oferecia condies para uma cidade de grande dimenso, escolheu para localizao da mesma o lugar em que agora est Alexandria (chamada assim devido ao nome do seu fundador). Abarcando todo o terreno que se estende entre o lago e o mar, destinou para as muralhas um permetro de 80 estdios e, depois de deixar ali os encarregados de edificar a cidade, dirigiu-se a Mnfis. ().Os habitantes das cidades vizinhas receberam ordem para emigrar para Alexandria e assim a nova cidade alcanou uma grande populao. Conta-se que, ao marcar com a farinha o circuito sobre o qual se haviam de erguer as muralhas, como costumam faz-lo os Macednios, um bando de aves chegou voando e comeu a farinha, e como a maioria interpretou como fatdico aquele pressgio, diz-se que os adivinhos responderam que uma grande multido de estrangeiros viria a habitar aquela cidade e que esta ofereceria alimento para muitos pases. (Quinto Crcio, Historia de Alejandro Magno, IV, 8, 1-3; 56. A traduo nossa).

A abundncia material da cidade seria a razo da sua enorme atraco sobre os diferentes povos e, em consequncia, do seu acentuado crescimento demogrfico. Seria uma cidade de grande dimenso bvio que a compreenso do mecanismo do

vaticinium post eventum (profecia sobre algo que j aconteceu) aqui envolvido fundamental: o cronista escrevia com a certeza histrica daquilo em que Alexandria se transformara e no como algum que colocava uma hiptese a confirmar pelo devir histrico. No momento da redaco os acontecimentos imaginados j ocorreram; no so, como se pretende na lgica narrativa adoptada, pretensamente ante-eventum, eventos possveis. Tambm Flvio Arriano Xenofonte (95-175 d.C.), j no sc. II d.C., na sua Anabasis de Alexandre Magno, volta a fazer a mesma leitura sobre o destino de abundncia e de fertilidade da Alexandria do Egipto, embora fixe na narrao da fundao apenas a primeira parte do prodgio (a marcao com farinha):
A propsito, conta-se uma histria, que eu acho que no totalmente inacreditvel. Quis o prprio Alexandre indicar aos pedreiros os limites onde se deveriam erguer as obras de fortificao, mas no tinha com que marcar o traado na terra. Ocorreu a um dos mestres construtores faz-lo com a farinha que os soldados transportavam em barris, e desenhou com ela o contorno circular da fortificao da cidade, precisamente onde o rei tinha indicado que se fizesse. Reflectindo sobre isto os adivinhos, especialmente os Aristandro, o telmisio, que j, em muitas ocasies anteriores, havia interpretado a Alexandre, com exactido, muitos outros augrios, vaticinaram que a nova cidade seria prspera por muitas razes e em especial pela sua fertilidade em frutos da terra. (Arriano, Anbasis de Alejandro Magno, III, 2, 1 e 2. A traduo nossa).

Para Quinto Crcio, era de destacar que uma grande multido de estrangeiros viria a habitar aquela cidade e que esta ofereceria alimento para muitos pases. Para Arriano, aparentemente mais crtico em relao aos relatos/ s fontes, a nfase era que a nova cidade seria prspera por muitas razes e em especial pela sua fertilidade em frutos da terra. Para ambos os autores, em ambos os relatos, Alexandria surge inscrita numa senda certa e irreversvel de prosperidade e riquezas materiais, potenciadoras e justificadoras de uma forte atraco sobre populaes oriundas de muitos pases. Diodoro da Siclia (c.90 - c.20 a.C.), que visitou Alexandria no ano 59 a.C., foi o primeiro a escrever sobre a cidade de Alexandria. A sua descrio, substancial e precisa, reveladora de que conhecia bem a capital ptolomaica, foi a base para muitas das anotaes e referncias dos autores anteriormente citados, designadamente no que se refere fundao e crescimento da cidade. Ele , porm, o primeiro e o nico a introduzir no seu relato dados quantitativos sobre a populao da cidade, a que os outros autores posteriores no conferem qualquer ateno ou comentrio:
Ele [Alexandre] decidiu fundar uma grande cidade no Egipto e ordenou aos homens que deixara para esta misso que a construssem entre o lago e o mar. Depois de ter feito as medioes do lugar e de ter traado as principais ruas detalhadamente segundo a melhor tcnica, designou-a pelo nome de Alexandria, a partir do seu prprio nome. A sua localizao excelente, perto do porto de Faros, e ao traar com muito rigor a orientao

7 das suas estradas, Alexandre fez com que a cidade fosse varrida pelos ventos etsios, que, ao soprarem desde as enormes extenses do mar, refrescam o ar da cidade, e propiciou aos seus habitantes um clima moderado e muito saudvel. Alexandre iniciou tambm a construo das muralhas do seu permetro que sobressaa pela sua dimenso e era uma maravilha pela sua solidez. Situada entre um grande lago e o mar, s tem dois acessos, ambos estreitos e muito fceis de guardar. Deu-lhe uma forma semelhante a uma clmide e est cortada, mais ou menos a meio, por uma grande avenida de dimenses e beleza admirveis que a atravessa de porta a porta, com um comprimento de quatro estdios e um 3 pleto de largura. Est adornada em toda a sua extenso com luxuosos edifcios e templos. Alexandre ordenou tambm que se construsse um palcio que fosse digno de admirao pelas suas dimenses e pela envergadura das suas obras. Mas no foi s Alexandre, mas sim todos aqueles que governaram o Egipto depois dele at aos nossos dias, com pouqussimas excepes, que a aumentaram com luxuosas dependncias. A cidade conheceu tal incremento em todos os aspectos durante os anos seguintes que considerada por muitos a primeira cidade do mundo. Com efeito, pela sua elegncia e pelo seu tamanho, pelo volume dos seus ingressos e por tudo aquilo que contribui para o seu luxo, supera em muito as demais cidades. O nmero dos seus habitantes ultrapassa o de outras cidades. Com efeito, na poca em que chegmos ao Egipto, os encarregados do censo afirmaram que o nmero de homens livres que nela residia era superior a trezentos mil e que o rei obtinha do Egipto mais de seis mil talentos em contribuies. (Diodoro, XVII, 52, 1-7).

Merece, pois, particular destaque neste extracto de Diodoro a grande densidade demogrfica de Alexandria, cumprindo assim a deciso de Alexandre Magno de fundar uma grande cidade no Egipto. O relato de Diodoro refere-se j, no fundo, a uma poca de decadncia da prpria cidade, quando o seu poder de atraco se esbatera e muitos habitantes por isso a haviam j abandonado, o que torna plausvel para muitos estudiosos o nmero total dos homens livres recenseados em 300.000 para meados do sculo I a.C. e torna aceitvel a ideia de um nmero superior (talvez at meio milho de habitantes) para outras pocas mais recuadas e gloriosas, por exemplo nos trs primeiros reinados da dinastia ptolomaica. A perspectiva histrica explicitada na narrativa de Diodoro permite reconhecer que a aco de Alexandre no foi suficiente para a projeco que a cidade veio a atingir: Mas no foi s Alexandre, mas sim todos aqueles que governaram o Egipto depois dele at aos nossos dias, com pouqussimas excepes, que a aumentaram com luxuosas dependncias. Foi esse incremento urbanstico ptolomaico em Alexandria que a elevaram a primeira cidade do mundo e que a tornaram desejvel aos olhos de milhares de emigrantes. Da estimativa de 6 milhes de habitantes para todo o Egipto no incio da dinastia ptolomaica, um significativo nmero concentrava-se na capital e apresentava uma fortssima dimenso multicultural (Schwentzel 1999). O Pseudo-Calstenes (sc. III d.C.) no escapa aos comentrios sobre a mtica fundao da cidade, ao mesmo tempo que reflecte tambm sobre interveno
3

Um pouco mais de 30 metros.

urbanstica entretanto empreendida pelo poder poltico, e d-nos preciosas indicaes sobre os bairros de Alexandria, ou seja, sobre o modelo de urbanizao adoptado e desenvolvido:
No existe cidade maior do que Alexandria. (...). Alexandre encontrou a uma rede de cursos de gua, de canais e de aldeolas. Olhando da terra para o mar, reparou numa ilha e quis saber o seu nome. Os indgenas responderam-lhe: Faros, a ilha onde viveu Proteu; o seu tmulo, que veneramos, encontra-se aqui, no cimo de uma colina. (...) Alexandre ofereceu um sacrifcio ao heri Proteu e, vendo que o tmulo havia sido destrudo pelo tempo, mandou-o restaurar. De seguida, ordenou que traassem no solo o permetro da cidade. Para isso, foi utilizada farinha; mas, ento, um bando de aves de todos os tipos abateu-se sobre a farinha e devoram-na antes de retomarem voo. Alexandre, contrariado, chamou os adivinhos e contou-lhes o que se passara. E eles concluiram: a cidade que acabas de fundar alimentar o mundo inteiro e, por todo o lado, encontrar-se-o... os seus naturais; pois as aves voaram para todo o mundo inteiro. (...). Assim que as fundaes da maior parte da cidade foram terminadas, Alexandre mandou desenhar a planta de cinco bairros, designando cada um com uma letra: A, B, , e . A para Alexandre; B para basileus, o rei; e para gnos Dios, descendentes de Zeus, e E para ektisen, e fundou uma cidade eterna. (PseudoCalstenes, Romance de Alexandre, I, 4 a traduo nossa).

Verifica-se no Pseudo-Calstenes a mesma certeza proftica de que a cidade (a maior cidade de ento) alimentaria e albergaria povos oriundos do mundo inteiro e de que dela sairiam igualmente populaes que se espalhariam por todo o lado: a cidade que acabas de fundar alimentar o mundo inteiro e, por todo o lado, encontrar-se-o... os seus naturais; pois as aves voaram para todo o mundo inteiro. Quer o episdio da marcao do traado da cidade com farinha quer a interveno devoradora do bando de aves estavam j consolidados. Alm disso, junta a informao singular sobre os cinco bairros da capital lgido-romana. Uma primeira concluso que podemos estabelecer a partir da considerao dos vrios relatos, quase verses, da fundao da cidade de Alexandria nos autores antigos citados, dos sculos I a.C. a III d.C., que os tpicos-chave das suas descriesprofecias literrias post-eventum so: i) a viso onrica, ii) a marcao dos limites da cidade com farinha, iii) o voo devorador das aves, iv) a excelente localizao geogrfica escolhida, com boas condies naturais e agrcolas, com bons ventos e moderado clima; v) a sua abundncia e prosperidade material e vi) a sua demogrfica e culturalmente significativa populao. Para um cabal enquadramento destas referncias literrias leituras retrospectivas ou em retroaco da histria da cidade disfaradas de escrita prospectiva, no profecias puras , necessrio esboar o quadro histrico a que, directa ou indirectamente, reportam.

2. Uma cidade, vrios povos e vrias culturas Sob encomenda de Alexandre Magno, quem projectou e desenhou a cidade, com muralhas, grandes avenidas, palcios, teatros, museus, hipdromos e um complexo sistema de canalizao que levava gua potvel cidade desde o lago Maretis, situado a sul, foi Dincrates de Rodes, com o auxlio de Dases e Kharias, engenheiros militares de Alexandre. A planta da cidade, concebida segundo o modelo hipodmico (aquele que Hipdamo de Mileto aplicara para o desenho da sua cidade natal), que se tornaria o modelo permanente de toda a urbanstica do perodo helenstico, assemelhava-se a uma clmide, a tradicional capa macednica ligeira que os soldados usavam presa no ombro direito (Billows 2004; Bernand, 1994). A forma de clmide da planta da cidade , como vimos, referida por Plutarco (26), por Diodoro da Siclia (XVII, 52, 1-7) e tambm por Estrabo (XVII, 1,8) . Com o mar em fundo e rodeada por uma pribolos, muralha (com cerca de 15 Km de comprimento no perodo ptolomaico4), que delimitava o espao urbano propriamente dito, que se estendia entre o lago Maretis e o mar Mediterrneo, a cidade articulava-se em torno de uma via principal, que a atravessava de leste a oeste, justamente no sentido do seu comprimento, a chamada Via Canpica5. No sentido nortesul, uma outra rua principal cortava perpendicularmente a Via Canpica. Vrias ruas ortogonais da cidade compunham o resto da grelha rectangular segmentando muitas delas, perpendicularmente, quer a Via Canpica, quer o eixo norte-sul. Ao escolher, por razes prticas, essencialmente de ordem militar, erguer uma cidade numa regio com uma costa inspita e perigosa, mas com um grande lago de gua doce a sul, alimentado por canais provenientes do Nilo, capaz de beneficiar extensas reas de irrigao, Alexandre ter percebido, de imediato, alm da sua potencial fertilidade, as enormes possibilidades estratgicas que o seu porto apresentaria (Bernand 1996). Desde incio, a cidade foi, por isso, orientada para o mar. Essas potencialidades seriam, depois, exploradas e desenvolvidas com os primeiros Ptolomeus. Foram estes soberanos a criar formas organizativas e de gesto mais eficazes para a cidade e a explorar e a desenvolver com muita eficcia as
No incio do perodo romano, a muralha teria entre 30 a 40 estdios de comprimento, ou seja, entre 5550 e 7400 m, e 7 a 10 m de largura (Cf. Sadek 1997). Vide tambm Garian 1998 e Empereur 1998a. 5 Os extremos oeste e este da Via Canpica eram, respectivamente, a Porta da Lua e a Porta do Sol. A Via Canpica corresponde aproximadamente actual rua Bab-Charkieh. Como refere Diodoro da Siclia, a Via Canpica tinha quatro estdios de comprimento, ou seja, mais de 700 m (Cf. Strabon 1997: 74, nota 88).
4

10

potencialidades que, desde o incio, Alexandria apresentava, sendo, realmente, os responsveis pela edificao de um conjunto de importantes infra-estruturas que marcaram a feio da cidade, de que se destacam, pelo seu impacto no futuro da cidade, os dois porto: o Porto Eunostos, porto do feliz regresso, a ocidente, e o Porto Magnus, grande porto, a oriente. Ambos os portos de Alexandria funcionavam como portos de exportao (trigo, papiro, tecidos, perfumes os artigos de Alexandria), de importao (madeira, metais, mrmore, azeite, e vinhos finos) e de trnsito, introduzindo no mercado internacional os produtos que lhe chegavam da frica profunda (marfim, ouro, plumas de avestruz, escravos negros, animais selvagens), da Arbia ou da ndia (aromas, perfumes e sedas) (Lvque 1987). O trfego martimo e fluvial centrado em Alexandria ou que em Alexandria fazia transbordo, com a maior procura de bens e servios que arrastou e o forte impulso econmico que trouxeram cidade, assumidamente voltada para o mar, na primeira metade do sc. III a.C., so unanimemente reconhecidos como os principais factores de desenvolvimento econmico na poca greco-romana e de atraco indisfarcvel que a cidade passou a exercer sobre os povos vizinhos, particularmente do mundo mediterrnico, interessados em aproveitar as excepcionais possibilidades de enriquecimento na vida comercial ou de estabilidade socio-econmica pela entrada na hierarquia burocrtica do Estado lgida. Paralelamente ao estabelecimento das infra-estruturas essenciais, os Ptolomeus foram dotando a cidade de edifcios e instituies de referncia, como o heptastdio, o farol de Alexandria, um dos mais clebres monumentos da cidade, uma das sete maravilhas do mundo antigo, iniciado no reinado de Ptolomeu I Ster, em 297 a.C., e terminado no do seu filho Ptolomeu II Filadelfo, os clebres Museu6 e Biblioteca7, verdadeiros smbolos de prestgio e fama para os seus fundadores, e o Soma, tmulo de
O Museu, templo das Musas, fundado por Ptolomeu I Ster, ficou para sempre associado ao desenvolvimento da cincia no perodo helenstico. Entre os seus primeiros directores contaram-se Demtrio de Falero (o filsofo do poder por detrs da prpria concepo do Museu) e Estrato de Lmpsaco, discpulos de Aristteles, defensores e promotores do saber universal que o seu mestre proclamara (Moss 1992; Bernand 1996; El-Abbadi 1992). 7 A Biblioteca de Alexandria, igualmente criada por Ptolomeu I Ster, tambm com o concurso de Demtrio de Falero, foi, sem dvida, mesmo com a rivalidade com a de Prgamo, a mais famosa de toda a Antiguidade. Graas a ela, Alexandria conheceu uma mpar, durvel e florescente vida intelectual (ElAbbadi 1992). Como centro depositrio do saber antigo e produtor da cultura helenstica, a Biblioteca de Alexandria possua a maior coleco de livros at ento reunida (400.000 volumina ou rolos de papiro, segundo Calmaco de Cirene). Entre os seus bibliotecrios mais famosos, contou com homens ilustres, de autntico esprito enciclopdico, como Zendoto de feso, Apolnio de Rodes, Eratstenes de Cirene, Aristfanes de Bizncio e Aristarco de Samotrcia (Cf. Bernand 1996; Lallot 1992; Jacob 1992).
6

11

Alexandre, autntico memorial de enorme repercusso identitria8. Dos autores antigos, Estrabo o que mais informaes nos fornece sobre os vrios espaos e edifcios pblicos e sagrados da cidade, j do perodo romano, como o Museion, o Soma, palcios, teatro, arsenais, templos, ginsio, hipdromo, etc., que, no fundo, construtiram a espacialidade urbana de Alexandria (Estrabo, XVII, 1,8-10). Os intensos fluxos migratrios com destino capital dos Ptolomeus, com a mira posta nas possibilidades econmicas, administrativas e culturais que oferecia, enquadram, pois, e justificam, entre outras, as referncias de Quinto Crcio (Os habitantes das cidades vizinhas receberam ordem para emigrar para Alexandria e assim a nova cidade alcanou uma grande populao) e de Diodoro da Siclia (o nmero dos seus habitantes ultrapassa o de outras cidades e a cidade ganhou tal incremento durantes anos sucessivos que por muitos considerada a primeira cidade do mundo civilizado, e isso deve-se seguramente, antes de mais, sua elegncia, ao seu tamanho, sua riqueza e ao seu luxo.). As migraes macias para Alexandria obrigaram a uma reorganizao fundamental do espao urbano, de forma a corresponder s exigncias inerentes a esse inusitado movimento populacional. Ao se fixarem em Alexandria, as populaes imigradas tenderam quase naturalmente para uma certa segregao urbanstica, imposta ou livre, ocupando bairros (moirai) diferenciados designados pelas cinco primeiras letras do alfabeto grego. Como menciona o Pseudo-Calstenes, Alexandre mandou desenhar a planta de cinco bairros, designando cada um com uma letra: A, B, , e . Alexandria no constitua s um habitat favorvel ao desenvolvimento econmico, pela capacidade de produzir e expandir as suas mais-valias, como apresentava todas a s condies e garantias para um crescimento e uma complexificao da sua estrutura social. Apesar dos autores antigos serem muito parcos no tratamento dos vrios bairros, sabemos que os dois mais importantes eram os bairros de Rakotis (o bairro egpcio, o mais antigo e o mais popular, de ruas mais estreitas, onde residiam os egpcios nativos, com os seus monumentos de estilo faranico) e de Brucheion (o prestigioso bairro beta, situado perto do Grande Porto, onde se situavam os palcios reais ptolomaicos e as habitaes da elite urbana). O bairro Beta ou de Brucheion era, portanto, o mais prestigioso dos bairros, local de residncia das figuras gradas e eminentes da cidade. O
8

Cf. Empereur 1998a ; 1998b ; 1998c ; Bernand 1996.

12

conjunto de palcios costeiros era conhecido como Basileia e mais tarde Regia. Foi justamente no bairro de Brucheion (Bruquium), perto do mar, que o poder central instalou o Museu e a Biblioteca, formando parte do complexo palaciano, juntamente com outras edificaes governamentais. Foi tambm neste bairro que Jlio Csar se estabeleceu com as suas tropas, aquando da guerra de Alexandria, em 48 a.C., na sequncia da qual seria incendiada, acidentalmente, a antiga Biblioteca. Perto do porto fluvial onde aportavam as embarcaes provenientes do interior do pas, o bairro de Rakotis acolhia, sem dvida, a populao da chra que emigrava para a capital (Burkhalter 1998). Maioritariamente, eram de baixa condio, indo engrossar as camadas mais baixas da populao urbana de Alexandria. A populao egpcia estendia-se tambm zona da ilha de Faros. No entanto, preciso no esquecer os membros oriundos das elites indgenas, provinciais, de cultura demtica e mesmo hiertica, que acabaram por se helenizar, linguistica e intelectualmente, para ingressar nos quadros mdios e superiores da administrao ptolomaica (Yoyotte 1989; Sales 2008). O triunfo do dialecto helenstico chamado koin, quer dizer comum, tendo como base essencial o dialecto tico, como lngua de administrao, a adopo do critrio lingustico como critrio de entrada ou excluso da carreira pblica e a pretenso, concretizada em muitos casos, de assimilao da lngua dos conquistadores por parte da elite egpcia ligada burocracia (bilinguismo pragmtico) alteraram profundamente a situao linguistica do Egipto, em geral, e de Alexandria, em particular (Chauveau 1999 ; Criscuolo 1985; Thompson 1992b). Sabemos tamb m que cada bairro estava, por sua vez, subdivido em quarteires (o quarteiro diante da casa do navarca; o quarteiro no exterior da xylra, etc.) e em parcelas (designadas pelo nome do primeiro proprietario ou de um dos seus sucessores: na parcela de Potamn; na parcela de Sabinus, etc.9). Sabemos igualmente que na parte mais oriental da cidade ficava o bairro judeu (bairro delta), cuja comunidade, independente e oficialmente reconhecida, atrada tambm pelas riquezas e pelo saber existentes na cidade, chegou a Alexandria em 312 a.C. (logo depois da batalha de Gaza), constitua 2/5 da populao da cidade e a residiu at meados do sc. XX, at s primeiras vagas de emigrao, a partir de 194810.
9

Nos registos pblicos, cada domcilio alexandrino era referenciado atravs das trs indicaes que determinavam a sua localizao na malha do tecido urbano: o bairro, o quarteiro e a parcela (Cf. Burkhalter 1998). 10 Na poca de Ptolomeu II, 72 eruditos judeus vieram para Alexandria e, segundo a tradio, em 72 dias,

13

Conhecendo, desde a poca ptolomaica, uma visvel prosperidade material e uma franca participao na vida administrativa, social e militar de Alexandria, embora residindo em dois distritos especficos, os Judeus espalharam-se desde a poca ptolomaica por toda a cidade, misturados com o resto da populao, sem qualquer auto-guetizao. Como diz Andr Bernand, Sous les cinq premiers Ptolmes, les Juifs sadaptrent au pays, consolidrent leus positions, tablirent leurs communauts selon leurs propres traditions (Bernand 1996: 243)11. Ademais, a comunidade judaica dispunha de rgos administrativos e judiciais prprios, de liberdade religiosa, de liberdade de reunio e podia adquirir propriedades fundirias (Gaudemet 1967). Durante algum tempo, tomando por base Flvio Josefo, considerava-se que os Judeus viviam regidos por um politeuma, espcie de governo prprio que lhes permitia viver segundo as suas prprias leis. Hoje essa ideia est abandonada e defende-se que a comunidade judaica de Alexandria se organizava como um synodos, uma associao privada de tipo grego (Lanon, Schwentzel 1999). Sabemos ainda que os habitantes da cidade de origem helnica (basicamente o resto da populao), ao contrrio de outros, no se mantinham segregados, circulando e estabelecendo-se um pouco por todo o lado12. Tudo isto significa que embora Alexandria fosse considerada uma cidade grega (inquestionavelmente, a mais importante do seu tempo), era, de facto, uma cidade de cariz cosmopolita e multicultural, contando no seu seio com comunidades oriundas de todo o mundo conhecido de ento, quais bandos de aves provenientes do rio e do lago, como as profecias apontavam. Com a propaganda de atraco feita no reinado de Ptolomeu II Filadelfo assistiuse chegada de gregos livres provenientes da Grcia, das ilhas do Egeu e das cidades da sia Menor, o que aumentou consideravelmente a populao da cidade neste perodo e contribuiu, seguramente, para que Alexandria fosse considerada uma cidade grega, de cariz multicultural13.
traduziram para grego os seus livros sagrados, compostos em grande parte em hebreu e em aramaico. Da a designao de Traduo dos Setenta ou Septuaginta dada verso grega do Antigo Testamento. Segundo Flvio Josefo, os Judeus formaram o elemento estrangeiro mais importante do Egipto, a seguir aos Gregos, num total de cerca de um milhar de habitantes. 11 Cf. tambm Bernand 1995 ; Lvque 1987; Gruen 2004. 12 Para Jean Gaudemet, a segregao das comunidades em bairros especficos (por exemplo, da comunidade judaica) no era um aspecto negativo, mas mesmo um favor que lhes era prestado pelo poder central: a segregao facilitava a manuteno de uma certa coeso, bem como das respectivas tradies especficas de cada comunidade (Cf. Gaudemet 1967), 13 Ptolomeu II Filadelfo herdara e ampliara um imprio que, alm do Egipto, englobava a Lbia, Chipre, Rodes, a Palestina, a Cirenaica, a maior parte do Egeu e o Levante. Foi neste imprio ptolomaico,

14

Compreensivelmente, com este encorajamento imigrao massiva para a terra das oportunidades (Gmez Espelosn 1997), a populao de Alexandria aumentou exponencialmente, dividiu-se e hierarquizou-se fortemente. Havia 720 fratrias, 60 demos e 5 tribos14. Os Gregos eram a classe privilegiada dos cidados alexandrinos (a elite social da cidade), embora tambm entre eles existisse, obviamente, uma marcada hierarquia. Esta aristocracia de base helnica desempenhou um papel nico na economia martima de Alexandria e na administrao central sediada na capital. Ao aludir diviso social de Alexandria, Estrabo cita o historiador grego Polbio (200-118 a.C.), que visitara a cidade no reinado de Ptolomeu III Evrgeta I (145 a 116 a.C.), talvez em 140 a.C.15:
Tambm Polbio, que visitou a cidade, expressa o seu desgosto pelo estado em que a encontrou no seu tempo. Trs tipos de habitantes, diz ele, viviam na cidade: os Egpcios, ou seja, os nativos do pas (da chra), inteligentes e submissos s leis; os mercenrios, grosseiros, numerosos e indisciplinados que a nulidade dos prncipes ensinara mais a comandar que a obedecer (...) e o terceiro tipo, os Alexandrinos que (...) no eram fceis de governar, sendo, no entanto, melhores que aqueles [os mercenrios], pois, embora constitudos por uma populao mesclada, eram Gregos de origem e como eles no haviam esquecido os costumes comuns aos Gregos. (Estrabo, XVII, 1, 12. A traduo nossa).

O apontamento de Estrabo reconhece as desigualdades sociais da cidade e o seu impacto da rede de relaes e nos processos de sociabilizao, no deixando de responsabilizar o poder poltico por essa situao ao mencionar directamente a nulidade dos prncipes. A maioria demogrfica do pas, os Egpcios (representando entre 85 a 90 % da populao16), vinha da chra, era de baixa condio social e foi remetida para zonas perifricas da vida da cidade (em termos geogrficos, polticos, sociais e administrativos) e tinha um usufruto mitigado dos direitos de cidadania. A periferia urbana correspondia, portanto, periferia poltico-social-administrativa. Com o passar do tempo, a coabitao e coexistncia social, mais ou menos forada, das diferentes etnias conduziu a comportamentos (ora unilaterais ora bilaterais) de aceitao activa e passiva da dominao estrangeira17.
juntamente com as reas limtrofes (Macednia e Trcia, por exemplo) que se recrutaram os futuros habitantes de Alexandria. Esta populao livre de base helnica proveniente das possesses exteriores surge frequentemente referida na documentao papirolgica da poca Helenstica. 14 Uma tribo compreendia 12 demos e os demos 16 fratrias. possvel que, no incio, as 5 tribos correspondessem aos 5 moirai da cidade. 15 Cf. Strabon, Voyage en gypte Un regard romain. p. 96, nota 144. 16 Embora os dados numricos sejam incertos, possvel que a percentagem de imigrados se situasse entre os 10 a 15 %, distribudos de forma desigual pelo pas, com uma clara concentrao em Alexandria e na zona do Delta (Cf. Thompson 2004). 17 Barbara Anagnostou-Canas analisa o caso concreto das aproximaes sociais no meio militar (Cf. Anagnostou-Canas 1989-90).

15

Os mercenrios, grosseiros, numerosos e indisciplinados, em parte devido ineficcia da elite dirigente ou ao jeito que lhes fazia ter essas franjas da populao facilmente arregimentveis para os seus golpes palacianos, vinham, preferencialmente da Grcia ou de zonas helenizadas, ou seja, um pouco de todos os lados. A cidade foi um permanente chamariz para colonos indgenas e estrangeiros, para mercenrios e para todos aqueles que procuravam melhorar as suas condies de existncia na grande metrpole. Durante os sculos III e II a.C., o transfer de populaes foi constante. Os Alexandrinos, o terceiro tipo social de habitantes na narrao polibiana citada por Estrabo, eram a elite social da cidade, sendo essencialmente oriundos da Macednia e da Grcia continental e insular18. As interaces sociais resultantes das culturas e subculturas em presena, com os seus smbolos, valores, padres e prticas sociais mais ou menos sofisticadas, com dificuldades e tenses, continuidades e descontinuidades, convergncias e divergncias, colocaram novos desafios a todos os actores intervenientes na vida alexandrina (comunidades e poder poltico) e marcaram a experincia urbana da cidade. Concluso Verdadeiro melting pot of all nations incessantemente animado, barulhento e frentico, acompanhado do esplendor e da glria que os tempos da riqueza material proporcionaram, mas tambm da anarquia, querelas e rebelies e do esfacelamento institucional que se associam s pocas de confrontos e de decadncia, Alexandria atraiu povos de todos os lados, mas particularmente Gregos da Hlade, com os olhos postos na carreira administrativa dos Ptolomeus e nas excelentes condies comerciais que os seus movimentados portos ofereciam. Foi, por isso, durante muito tempo, a mais povoada das cidades do Egipto e do mundo helenstico, uma verdadeira terra das oportunidades, com um constante vai-e-vem de populaes, crescendo exponencialmente em termos demogrficos. Embora as aspiraes de prosperidade e de sucesso social fossem partilhadas por todos, imigrados e nativos, verificou-se uma clara superioridade da populao colonial imigrada (soldados, homens cultos, profisionais qualificados, pequenos e grandes comerciantes), sobretudo ao se constituir como a elite burocrtico18

Em contraste com a situao de Alexandria, a pennsula helnica conhece um perodo de empobrecimento demogrfico, com a deslocao da sua populao mais activa para as novas terras de futuro.

16

administrativa. O conflito com os imigrantes no abrangia apenas os Gregos ou os grupos helenizados (ex.: Trcios, Lcios e Crios), mas inclua tambm os Srios, os Judeus, os Samaritanos e outros imigrantes semitas provenientes dos quatro cantos do imprio ptolomaico alm-mar (Rowlandson 2004). Nem todos participaram efectivamente das promessas de melhores condies de vida. Para alguns, a cidade no ofereceu o alimento anunciado ou, pelo menos, o alimento esperado, o que explica as reaces de insatisfao por parte dos grupos menos abastados. Todos os Ptolomeus at Clepatra VII, inclusive, a mais longa das dinastias helensticas, se empenharam no embelezamento da cidade, construindo palcios, templos e edificos pblicos. A feio urbana e cosmopolita da cidade-capital favoreceu, sobretudo, os imigrantes Greco-macednios, sob patrocnio da administrao central: limmigrant grec, venu en gypte dans le but de senrichir ou de faire carrire, trouvait l, en sa faveur, une politique pro-hellne telle que lont dveloppe les premiers Lagides (Doyen 1992 : 63-85). A lngua, a cultura, as prticas e a conscincia de cada grupo social ampliavam os contornos do dualismo tnico autctones-ocupantes estrangeiros, em regra desfavorvel aos Egpcios e permitiam que aqueles se impusessem a estes (Anagnostou-Canas 1989-90; Erskine 2004). No se deve, todavia, olvidar que a intelligentsia egpcia, usando a lngua grega, desempenhou um papel preponderante no desenvolvimento intelectual da cidade (Shoucri 1997; Thompson 1992a; Peremans 1982 , 1983; Derchain 1998). Em consequncia, a cidade, conjugando uma srie de factores favorveis (recursos agrcolas, condies comerciais, estrutura social complexa, diviso social do trabalho e relaes hierrquicas de poder) e no obstante os inevitveis diferenas e mudanas de ritmo ao longo dos sculos, cresceu e implantou-se como primeira cidade cosmopolita (desde o perodo ptolomaico), consolidando a sua importncia comercial e cultural no perodo romano, que manteve, no fundo, at ao perodo medieval. Residncia do rei e da corte e sede da administrao do pas, repleta de palcios, de templos e de magnficas construes e embelezada por cada novo monarca (lembremos o relato de Diodoro), Alexandria tornou-se o centro da civilizao do seu tempo: tudo derivava dela e tudo terminava nela. Foi, no fundo, este mosaico populacional de mltiplas provenincias e culturas que fez a riqueza (econmica, administrativa, cultural, urbanstica, etc.) da antiga cidade de Alexandria e a tornou na civitas opulenta, dives, fecunda como a declarou o imperador Adriano. Muito do esplendor que, historica e miticamente, projectou para a

17

posteridade tem a indelvel marca criadora deste encontro de gentes e de culturas. Como metrpole e capital do saber, Alexandria foi tambm um centro de atraco e de irradiao de sbios e letrados. Como disse Estrabo: Em Alexandria, no so apenas acolhidos numerosos estudiosos, como so enviados para o estrangeiro um nmero no negligencivel de Alexandrinos (Estrabo, XIV, 5, 13). Esta dimenso do cosmopolitismo de Alexandria merece igualmente uma referncia porque introduz na vida da antiga cidade uma dinmica que ainda hoje se lhe associa. Tambm neste aspecto, preciso atribuir ao poder poltico e elite dirigente ptolomaica os louros pela forma como soube fundar instituies culturais de referncia na cidade (sobretudo o Museu e a Biblioteca) que atraram, designadamente a partir de 295 a.C., pliades de cientistas, investigadores, poetas e filsofos, que trabalharam sob patrocnio e expensas reais (Thompson 1999; Newman 1997). Verdadeiros centros de investigao e de formao acadmica, as instituies alexandrinas fizeram do cosmopolitismo envolvente a sua prpria caracterstica fundamental.

18

BIBLIOGRAFIA
- Aavv. 1975. Alexandre Le Grand. Image et ralit. Fondation Hardt, Genve. - Aavv. 1998. LABCdaire dAlexandrie. Flammarion, Paris. - Aavv. 1992. Alexandrie IIIe sicle av. J.-C. Tous les savoirs du monde ou le rve duniversalit des Ptolmes. ditions Autrement, Paris. - Anagnostou-Canas, B. 1989-90. Rapports de dependance coloniale dans lgypte Ptolmaque I. Lappareil militaire. Bulletino delIstituto di Diritto Romano Vitorio Scialoja (BIDR), Vol. XXXIXXXII: 151-236. - Arriano. 1982. Anbasis de Alejandro Magno. Libros I-III e IV-VIII (ndia). Editorial Gredos, Madrid. - Bagnall, R. S. 1976. The administration of the ptolemaic possessions outside Egypt. E. J. Brill, Leiden. - __________. 1988. Greeks and Egyptians: Ethnicity, Status, and Culture, in Cleopatras Egypt. Age of Ptolemies, The Brooklyn Museum, Brooklyn, pp. 21-27. - Bakhoum, S. 1995. Les difices alexandrins daprs les documents montaires. Alexandrie. Lumire du Monde Antique. Les Dossiers dArchologie, n 201: 2-11. - Ballet, P. 1999. La vie quotidienne Alexandrie. 331-30 avant J.-C. Hachette, Paris. - Baslez, M-F. 1999. Histoire politique du monde grec antique. Nathan Universit, Paris. - Bernand, A. 1994. Leon de civilisation. Fayard, Paris. - _________. 1995. Alexandrie des Ptolmes. CNRS, Paris. - _________. 1996. Alexandrie la grande. Hachette, Paris. - Billows, R. 2004. Les cits, in A. Erskine (dir.), Le Monde Hellnistique. Espaces, socits, cultures 323-31 av. J.-C., Presses Universitaires de Rennes, Rennes, pp. 265-287. - Bingen, J. 1975. Le milieu urbain dans la chra gyptienne lpoque ptolmaque, in Proceedings of the XIV International Congress of Papyrology. Oxford, 24-31 July 1974, The British Academy, London, pp. 367-373. - ________. 1976. conomie grecque et socit gyptienne au IIIe sicle, in H. Maehler and V. M. Strocka (eds.), Das ptolemische gypten, Deutsches Archologisches Institute, Berlim, pp. 211-219. - Bonacasa, N. 1995. Alessandria capitale e lEgitto dei Tolemei, in A. Di Vita, C. Alfano (eds.), Alessandro Magno: Storia e Mito. Palazzo Ruspoli, Roma. 21 dicembre 1995 21 maggio 1996, Leonardo Arte, Milo, pp. 67-79. - Bosworth, A. B. 1988a. From Arrian to Alexander: Studies in Historical Interpretation. Clarendon Press, Oxford. -_______________. 1988b e 1995. A Historical Commentary on Arrians History of Alexander, 2 Vols., Clarendon Press, Oxford. - Braund, D. 2004. Lmergence du monde hellnistique. Laprs Alexandre (323-281), in Andrew Erskine (dir.), Le Monde Hellnistique. Espaces, socits, cultures 323-31 av. J.-C., Presses Universitaires de Rennes, Rennes, pp. 44-62. - Briant, P. 1987. De la Grce lOrient. Alexandre le Grand. Gallimard, Paris.

19

- _______. 1994. Alexandre le Grand. PUF, Paris. - Burkhalter, F. 1998. Lorganisation des populations in La gloire dAlexandrie, Catalogue gnrale de lexposition La gloire dAlexandrie (Paris, 7 mai-26 juillet 1998), Paris-Muses, Paris, p. 105. - Caruso, G. 1983. Alcuni aspetti dellurbanistica di Alessandria in et ellenistica : Il piano di progettazione, in N. Bonacasa, A. Di Vita (eds.), Alessandria e il mondo ellenistico-romano. Studi in onore di Achille Adriani, Vol. I, LERMA di Bretschneider, Roma, pp. 43-53. - Chapot, V. 1932. Alexandre, fondateur de villes, in Mlanges Gustave Glotz, Tome I, Presses Universitaires de France, Paris, pp. 173-181. - Chauveau, M.. 1999. Bilinguisme et traductions, in D. Valbelle et J. Leclant (dir.) Le dcret de Memphis. Colloque de la Fondation Singer-Polignac loccasion de la clbration du bicentenaire de la dcouverte de la Pierre de Rosette, Diffusion de Boccard, Paris, pp. 25-39. - __________. 2001. Rhaktis et la fondation dAlexandrie. gypte, Afrique & Orient 24: 13-16. - Clarysse, W. 1985. Greeks and Egyptians in the ptolemaic army and administration. Aegyptus. Rivista italiana de Egittologia e di Papirologia 65: 57-66. - __________. 1992. Some greeks in Egypt, in J. H. Johnson (ed.), Life in a multicultural society: Egypt from Cambyses to Constantine and beyond, The Oriental Institute of the University of Chicago, Chicago, pp. 51-56. - __________. 1993. Egyptian scribes writing greek. CdE LXVIII, Fasc. 135-136: 186-201. - __________. 1998. Ethnic diversity and dialect among the Greeks of hellenistic Egypt, in M. F. W. Verhoogt and S. P. Vleeming (eds.), The two faces of Graeco-roman Egypt. Greek and demotic and greek-demotic texts and studies, E. J. Brill, Leiden/ Boston/ Kln, pp. 1-13. - Criscuolo, L. 1985. Le istituzioni pubbliche nellEgitto tolemaico, in Egitto e societ antica. Atti del convegno. Torino 8/9. VI 23/24. XI. 1984, Vita e Pensiero, Milano, pp. 133-145. - Decobert, C. 1998. La vision dAlexandrie chez les Arabes, in La gloire dAlexandrie, Paris-Muses, Paris, pp. 304-306. - Derchain, P. 1998. Grecs et gyptiens en gypte lpoque hellnistique. Essai sur les rapprochements culturels. Bulletin de lAssociation angevine et nantaise dgyptologie Isis 5: 7-17. - Diodorus Siculus. 1983. Diodorus of Sicily in Twelve Volumes. VIII Books XVI. 66-95 and XVII with an English Translation by C. Braddford Welles. William Heinemann, Ltd., London. - Doyen, F. et R. Preys. 1992. La prsence grecque en gypte ptolmaque: les traces dune rencontre, in Latelier de orfvre. Mlanges offerts Ph., Peeters, Leuven, pp. 63-85. - Droysen, G. 1991. Alexandre Le Grand. Editions Complexe, Bruxelles. - Ducat, J. 1995. Grecs et gyptiens dans lgypte dans lgypte lagide: hellnisation et rsistance lHellnisme, in Entre gypte et Grce. Actes du colloque du 6-9 Octobre 1994, Acadmie des Inscriptions et Belles-Lettres, Paris, pp. 68-81. - El-Abbadi, M. 1998. La bibliothque dAlexandre, in La gloire dAlexandrie, Paris-Muses, Paris, p. 112. - Empereur, J.-Y. 1993. Alexandrie, ville grecque en terre gyptienne, in Le Grand Atlas de l'Art, Encyclopaedia Universalis, Paris, pp. 154-155.

20 - ____________. 1998a. Alexandrie redcouverte. Fayard/ Stock, Paris. - ____________. 1998b. Le phare d'Alexandrie. Dcouvertes Gallimard, Paris. - ___________. 1998c. Le phare dAlexandrie in La gloire dAlexandrie, Catalogue gnrale de lexposition La gloire dAlexandrie (Paris, 7 mai-26 juillet 1998), Paris-Muses, Paris, pp. 98-104. - ____________. 2001. Alexandrie. Hier et demain. Gallimard, Paris. - ____________. 2003. Du nouveau sur la topographie dAlexandrie. Comptes rendus de lAcadmie des Belles Lettres, fascicule 3: 921-933. - Errington, R. M. 1975. Alexander in the Hellenistic World, in Alexande Le Grand. Image et ralit, Fondation Hardt, Genve, pp.171, 172; 211-213. - Erskine, A. 2004. Pour aborder le monde hellnistique, in Andrew Erskine (dir.), Le Monde Hellnistique. Espaces, socits, cultures 323-31 av. J.-C., Presses Universitaires de Rennes, Rennes, pp. 25-42. - Favard-Meeks, C. 1989. Le Delta gyptien et la mer jusqu la fondation dAlexandrie. Studien zur Altptischen Kultur: 39-63. - Ferreira, J. R. e L. de N. Ferreira (orgs.). 2009. As sete maravilhas do mundo antigo. Fontes, Fantasias e Reconstituies. Edies 70, Lisboa. - Fraser, P. M. 1972. Ptolemaic Alexandria, Vols. 1 e II. The Clarendon Press, Oxford. - __________. 1996. Cities of Alexander the Great. Oxford University Press, Oxford. - Freeman, C. 1996. Egypt, Greece and Rome. Civilizations of the Ancient Mediterranean. Oxford University Press, Oxford. - Garian, Y. 1998. Les murailles dAlexandrie, in La gloire dAlexandrie, Paris-Muses, Paris, p. 8. - Gaudemet, J. 1967. Institutions de l'Antiquit. Sirey, Paris. - Gmez Espelosn, F. J. 1986. Las revueltas de Alejandra: Pautas de comportamiento de una masa urbana en poca helenstica. Estudios Humansticos 8: 49-75. - ___________________. 1997. Alejandra, la ciudad de las maravillas, in Ciudades del mundo antiguo, Ediciones Clsica, Madrid, pp. 63-81. - Goudriaan, K. 1988. Ethnicity in ptolemaic Egypt. J. C. Gieben, Publisher, Amsterdam. - __________. 1992. Ethnical strategies in Graeco-roman Egypt, in P. Bilde, T. E.-Pedersen, L. Hannestad and J. Zahle (eds.), Ethnicity in hellenistic Egypt, Aarhus University Press, Aarhus, pp. 74-99. - Green, P. 1991. Alexander et Macedon (356-323 B.C.). A historical biography. University of California Press, Berkeley/ Los Angeles. - _______. 1996. Alexanders Alexandria, in Alexandria and alexandrinism, The J. Paul Getty Museum, Malibu-California, p. 8 - Grimm, G. 1996. City planning ?, in Alexandria and alexandrinism, The J. Paul Getty Museum, MalibuCalifornia, pp. 55-74.

21 - Gruen, E. S. 2004. Juifs et Grecs, in A. Erskine (dir.), Le Monde Hellnistique. Espaces, socits, cultures 323-31 av. J.-C., Presses Universitaires de Rennes, Rennes, pp. 347-365. - Hairy, I. 2004. Mythes et ralit virtuelle: le cas dAlexandrie, in Virtual Retrospect 2003. Proccedings of the conference Biarritz (France) November 6th-7th 2003, Ausonius, Bordeaux, pp. 19-23. - Hlbl, G. 2001. A history of the ptolemaic empire. Routledge, London/ New York. - Horta, A. P. B.2007, Sociologia Urbana. Universidade Aberta. Lisboa. - Jacob, C. 1992. Un athlte du savoir: ratosthne in Aavv, Alexandrie IIIe sicle av. J.-C., Tous les savoirs du monde ou le rve duniversalit des Ptolmes, ditions Autrement, Paris, p. 127. - Jouguet, P. 1972. L' imprialisme macdonien et l'hellnisation de l'Orient. ditions Albin Michel, Paris. - Lallot, J. 1992. Znodote ou lart daccommoder Homre in Aavv, Alexandrie IIIe sicle av. J.-C., Tous les savoirs du monde ou le rve duniversalit des Ptolmes, ditions Autrement, Paris, pp. 100-113; - Lanon, B. et C.-G. Schwentzel. 1999. LEgypte hellnistique et romaine. Nathan, Paris. - Lvque, P. 1964. LAventure Grecque. Armand Colin, Paris. - _________. 1987. O Mundo Helenstico. Edies 70, Lisboa. - Levet, J.-P. 1997. Un savant dAlexandrie: Eratosthene (IIIe sicle avant J.-C.). Un regard daujourdhui. Le Monde Copte. Revue trimestrielle de la culture copte, ns 27-28: 45-58. - Manning, J. G. 2009. The last pharaohs. Egypt under the Ptolemies, 305-30 BC. Princeton University Press, Princeton. - Matthieu, B. 2004. Travaux de l'IFAO en 2003-2004: Alexandrie. Bulletin de l'Institut Franais d'Archologie Orientale 104: 634-638. - Moss, C. 1992. Dmtrios de Phalre: un philosophe au pouvoir in Aavv, Alexandrie IIIe sicle av. J.C.,Tous les savoirs du monde ou le rve duniversalit des Ptolmes, ditions Autrement, Paris, pp. 8392; - _________ 2005. Alexandre. O destino de um mito. Publicaes Europa-Amrica, Mem-Martins. -- Newman, J. H. C. 1997. Lcole dAlexandrie, prcurseur de luniversit moderne. Le monde copte, ns 27-28 :129-132. OBrien, J. M. 1994. Alexander the Great. The Invisible Ennemy. A Biography. Londres. - Pdech, P. 1984. Historiens compagnons dAlexandre. Callisthne. Onsicrite. Narque. Ptolme. Aristobule. dition Les Belles-Lettres, Paris. - Peremans, W. 1962. Egyptiens et trangers dans lEgypte ptolmaque, in Grecs et barbares, Fondation Hardt, Genve, pp. 121-166. - __________. 1970. Ethnies et classes dans lEgypte ptolmaque, in Recherche sur les structures sociales dans lAntiquit classique, CNRS, Paris, pp. 213-223. - __________. 1972. gyptiens et trangers dans larme de terre et dans la police de lEgypte ptolmaque. AncSoc 3: 67-76. - ___________. 1975/76. Classes sociales et conscience nationale en Egypte ptolmaque, in Miscellanea in Honorum Josephi Vergote, Departement Orintalistiek, Leuven, pp. 443-453.

22

- ___________. 1978. Les indignes gyptiens dans l'arme de terre des lagides. Recherches anthroponymiques. AncSoc 9: 83-100. - _____________. 1980/ 1981. trangers et gyptiens en Egypte sous le rgne de Ptolme Ier. AncSoc 11/ 12: 213-226. - _____________. 1981. Les mariages mixtes dans lgypte des Lagides, in Scritti in onore di Orsolina Montevecchi, Editrice Clueb, Bologna, pp. 273-281. - _____________. 1982. Sur le bilinguisme dans lEgypte des Lagides, in Studia Paulo Naster Oblata. II. Orientalia Antiqua, Uitgeverig Peeters, Leuven, pp. 143-154. - _____________. 1983. Le bilinguisme dans les relations grco-gyptiennes sous les Lagides, in E. Vant Dack, P. van Dessel and W. van Gucht (eds.), Egypt and the Hellenistic World. Proceedings of the International Colloquium. Leuven. 24-26 May 1982 Lovanii, pp. 253-280. - Peremans, W. and E. Vant Dack, L. Mooren, W. Swinnen, W. 1968. Prosopographia Ptolemaica. VI. La cour, les relations internationales et les possessions extrieures, la vie culturelle, ns 14479-17250. Publications Universitaires de Louvai, Louvain. - Petit, P. 1996. La civilisation hellnistique. PUF, Paris. - Petit, P. e A. Laronde. 1996. La Civilisation Hellnistique. PUF, Paris. - Plutarco. 1980. Vida de Alexandre, in Benoist-Mchin, Alexandre Magno (356-323 antes de Cristo)., Lello & Irmos Editores, Porto, pp. 289-364. - ________. 2001. Vies parallles. Gallimard, Paris. - Polbio. 1970. Histoire. ditions Gallimard, Paris. - ______. 1974. The Histories I-VI. Mass Loeb, London/ New York/ Cambridge. - Polignac, F. de. 1999. From the Mediterranean to Universality ? The Myth of Alexander, Yesterday and Today. Mediterranean Historical Revue 14: 1-17. - Pseudo-Calstenes. 1988. Vida y hazaas de Alejandro de Macedonia. Editorial Gredos, Madrid. - ______________. 1992. Le roman dAlexandre. La vie et les hauts faits dAlexandre de Macdoine. Les Belles Lettres, Paris. - ______________. 1994. Le roman dAlexandre. Vie dAlexandre de Macdoine. Flammarion Paris. - Quinto Crcio Rufo. 1986. Historia de Alejandro Magno. Editorial Gredos, Madrid. - Rice, E. E. 1997. Alexander the Great. Sutton Publishing, London. - Rowlandson, J. 2004. Ville et campagne dans lgypte ptolmaque, in A. Erskine (dir.), Le Monde Hellnistique. Espaces, socits, cultures 323-31 av. J.-C., Presses Universitaires de Rennes, Rennes, pp. 327-345. - Sadek, A. I. 1997. Alexandrie, fille de Rakotis et fruit des relations egypto-grecques. Le Monde Copte. Revue trimestrielle de la culture copte, ns 27-28: 7-20. - Sales, J. das C. 1999. As campanhas de Alexandre Magno e a definio de uma (nova) identidade poltico-cultural no final do sc. IV a.C. Discursos. Lngua, Cultura e Sociedade, III Srie, n 1. Regies/ Identidade: 57-89.

23 - ______________. 2005. Ideologia e propaganda real no Egipto Ptolomaico (305-30 a.C.). Calouste Gulbenkian, Lisboa. - ____________. 2007. Estudos de Egiptologia. Temticas e problemticas. Livros Horizonte, Lisboa. - ____________. 2008. Poder e Iconografia no antigo Egipto. Livros Horizonte, Lisboa. - Shoucri, M. 1997. Alexandrie hier et aujourdhui. Le Monde Copte. Revue trimestrielle de la culture copte, ns 27-28: 63-69. - Stoneman, R. 2008. Alexandre, o Grande. Edies 70. Lisboa. - Strabon. 1997. Voyage en gypte Un regard romain. Nil ditions, Paris. - Thompson, D. J. 1992a. Literacy and the administration in early ptolemaic Egypt, in J. H. Johnson (ed.), Life in a multicultural society: Egypt from Cambyses to Constantine and beyond, The Oriental Institute of the University of Chicago, Chicago, pp. 323-.326. - _______________. 1992b, Language and literacy in early hellenistic Egypt, in P. Bilde, T. E.-Pedersen, L. Hannestad and J. Zahle (eds.), Ethnicity in hellenistic Egypt, Aarhus University Press, Aarhus, pp. 3952. - _______________. 1992c. Conquest and literacy: the case of Ptolemaic Egypt, in D. Keller-Cohen (ed.), Literacy: interdisciplinary conversations, Hampton Press, New Jersey, pp. 323-326. - ________________. 1999. Cultura escrita y poder en el Egipto ptolemaico, in Cultura escrita y poder en el mundo antiguo, Editorial Gedisa, Barcelona, pp. 111-134; pp. 347-349. - _______________. 2004. Lgypte des Ptolmes, in A. Erskine (dir.), Le Monde Hellnistique. Espaces, socits, cultures 323-31 av. J.-C., Presses Universitaires de Rennes, Rennes, pp. 149-167. - Vial, C. 1995. Les Grecs de la paix dApame la bataille d Actium. 188-31. ditions du Seuil, Paris. - Vidal-Naquet, P. 1984. Arrien, Histoire dAlexandre. Lanabase dAlexandre le Grand et lInde suivie de Flavius Arrien entre deux mondes. Les Editions de Minuit, Paris. - Veyne, P. 1999. Prodiges, divination et peur des dieux chez Plutarque. Revue de lhistoire des religions, Tome 216, Fasccule 4: 389. - Yoyotte, J. 1989. Le nom gyptien du ministre de lconomie. CRAIBL: 73-90.

S-ar putea să vă placă și